Vous êtes sur la page 1sur 2

(UECE) Rochas, relevo e solos so temas respectivos dos seguintes mapas: a) pedolgico, geomorfolgico e geolgico. b) litolgico, pedolgico e geomorfolgico.

c) geomorfolgico, topogrfico e fitoecolgico. d) geolgico, geomorfolgico e pedolgico. e) biolgico, pedolgico e pedolgico.


Letra d

Os mapas referentes a Rochas so chamados de mapas geolgicos devido ao fato de a Geologia ser a rea do conhecimento que estuda as rochas e suas dinmicas. Os mapas referentes ao Relevo so chamados de mapas geomorfolgicos, porque sempre que se refere superfcie fsica da terra, bem como a sua dinmica, estamos falando da Geomorfologia. O estudo dos solos, separados do estudo das rochas e formas de relevo, recebe o nome de Pedologia, uma subrea da Geologia. Por isso, os mapas sobre solo so chamados de mapas pedolgicos.

Se tomssemos como base o desenho de um prdio em que X mede 12 metros e Y mede 24 metros, e fizssemos um mapa da sua fachada reduzindo-a em 60 vezes, qual seria a escala numrica desta representao? a) 1: 60 b) 1: 120 c) 1: 10 d) 1: 60.000 e) 1: 100

Sobre a tcnica de criao e projeo de mapas, assinale o que for incorreto: a) As projees cartogrficas so tcnicas de representao do globo esfrico da superfcie terrestre em um plano, por isso, sempre haver distores. b) Mapas temticos so mapas especializados em um determinado tema, como reas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros. c) Os smbolos cartogrficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais. d) Legenda a parte de um mapa responsvel por apontar a proporo entre a superfcie real e a representao grfica dessa superfcie. e) Os SIGs (Sistemas de Informaes Geogrficas) so resultado da unio entre as tcnicas milenares da Cartografia e as inovaes grficas e tecnolgicas.
Letra d

Legenda a parte do mapa responsvel por dizer o significado dos smbolos e cores dispostos em um mapa. O elemento cartogrfico responsvel por apontar a proporo entre a superfcie real e a representao grfica a escala, e no a legenda.

BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yuk on ho! So Paulo: Conrad, 2008. Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califrnia, nos Estados Unidos, para o territrio do Yukon, no extremo norte do Canad. Considerando as reas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretao no ltimo quadrinho. Esse erro mostra que Haroldo no sabe que o globo terrestre elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartogrfica: a) escala pequena b) projeo azimutal c) tcnica de anamorfose d) conveno equidistante e) conveno fenomenal

Sobre a localizao do Brasil nas representaes grficas da Terra, assinale o que for correto. a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfrio: o Sul. b) O Brasil est localizado em dois hemisfrios diferentes, a maior parte no hemisfrio norte e uma pequena parte no hemisfrio sul. c) O Brasil est localizado em trs hemisfrios diferentes. d) O Brasil est localizado em quatro hemisfrios diferentes. e) O Brasil no cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginrias da Terra: o Meridiano de reenwich e a Linha do Equador.
Letra C

O Brasil est localizado nos hemisfrios norte, sul e oeste, alm de ser cortado pela Linha do Equador.

Vous aimerez peut-être aussi