Vous êtes sur la page 1sur 4

1.

Assinale a alternativa que aborda corretamente o conceito de tributo:

a) prestao pecuniria facultativa, em moeda cujo valor nela se possa expressar, que no constitua sano de ato ilcito, instituda por lei e cobrada mediante atvidade adinistrativa planamente vinculada. b) prestao pecuniria compulsria, em moeda cujo valor nela se possa expressar, que constitua sano de ato ilcito, instituda por lei e cobrada mediante atvidade adinistrativa planamente vinculada. c) prestao pecuniria compulsria, em moeda cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. d) prestao pecuniria opcional, em moeda cujo valor nela se possa expressar, que constitua sano de ato ilcito, instituda por lei e cobrada mediante atvidade judicial planamente vinculada. 2. De acordo com o sistema tributrio brasileiro, so especes de tributos:

a) impostos, taxas e contribuio de melhoria; b)impostos, taxas, contribuio especial e emprstimo compulsrio; c)impostos, taxas, contribuio de melhoria e emprstimo compulsrio; d)impostos, taxas, contribuio de melhoria, emprstimo compulsrio e contribuies especiais. 3. Os impostos residuais, ou seja, aqueles no previstos expressamente na Constituio Federald de 1988 podero ser institudos: a)pela Unio Federal apenas; b)pela Unio Federal e Estados-Membros; c)pe Unio Federal, Estados-Membros e Distrito Federal; d)por todas as pessoas polticas, oui seja, pelos entes que possuem Poder Legislativo prprio. 4. IPTU, ISS e ITBI so tributos de competncia:

a)da Unio. b)dos Estados. c)dos Estados e Distrito Federal. d)dos Municpios 5. a) b) c) d) Assinale a alternativa que no se enquadra nos impostos de competncia da Unio Federal: ITR e IFG. ICMD e ITBI. IOF e IE. IR e IPI.

6. Criado por lei ordinria e tm natureza vinculada, pois dependem de uma atuao estatal (exerccio do poder de polcia ou servios pblicos divisveis utilizados ou utilizveis (potencialmente). um tributo considerado bilateral, tendo em vista que de um lado o Estado presta alguma atividade e por outro o contribuinte realiza o recolhimento. De acordo com o pargrafo segundo do artigo 145, da CF no podero ter base de clculo prpria de imposto. Trata-se de: a) b) c) d) Imposto. Contribuio de Melhoria. Taxa. Contribuio especial.

7. Via de regra, os tributos so institudos por lei ordinria. Aponte qual alternativa que apresenta a nica espcie tributria que sempre dever ser instituida por lei complementar: a) b) c) d) Taxa; Imposto; Contribuio Especial; Emprstimo compulsrio.

8. Qual a espcie tributria que se destina a suprir de recursos financeiros as entidades pblicas com oramento prprio, e que podero ser apenas institudas pela Unio, com exceo das de custeio previdencirio?. a) b) c) d) Taxa. Contribuio de Melhoria. Contribuio Especial. Emprstimo Compulsrio.

9. Determinado Municpio realizou obra em uma via pblica aumentando e modernizando as caladas, arborizando os canteiros e inaugurando diversos parques o que resultou numa valorizao das propriedades da regio. Nesse caso possvel que o Municpio institua alguma espcie de tributo? a) No, pois os muncipes j pagam outros tributos que servem justamente para custear as despesas pblicas. b) Sim, poder cobrar tanto taxa como contribuio de melhoria, tendo em vista a utilidade da obra realizada. c) Sim, poder posteriormente sua realizao instituir contribuio de melhoria, tendo em vista a valorizao imobiliria resultante da obra. d) Sim, poder instituir apenas taxa, tendo em vista que houve uma prestao de servio por parte do Municpio. 10. Assinale a alternativa que aborda corretamente o conceito de competncia tributria: a) a atribuio de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra. b) a atribuio do poder de tributar conferido pela Constituio federal. De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional a competncia tributria delegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra. c) a atribuio do poder de tributar conferido pela Constituio federal. De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional a competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra. d) Nenhum dos conceitos est correto. 11. O poder de tributar est previsto na Constituio Federal de 1988, assim como seus limites. Qual o princpio que consagra a necessidade das pessoas pblicas de direito pblico terem que se valer da lei (produto normativo do Poder Legislativo) para criar ou majorar tributos? a) b) c) d) Princpio da irretroatividade das leis. Princpio da capacidade contributiva. Princpio da Legalidade. Princpio da no diferenciao tributria.

12. A norma constitucional que veda aos entes federativos a instituio de impostos sobre templos de qualquer culto representa a) b) c) d) anistia tributria remisso tributria imunidade tributria iseno tributria

13. No se enquadra nas hipteses de imunidade tributria a proibio de instituir impostos sobre: a) b) c) d) templos de qualquer culto; livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso; patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos; a renda, apenas, das instituies de educao.

14. excluso do crdito tributrio por norma infraconstitucional pelo perdo do ilcito e da penalidade tributria d-se o nome de: a) b) c) d) Anistia. Remisso. Transao. Moratria.

15. Qual o meio legal pelo qual a Unio pode instituir emprstimo compulsrio? a) b) c) d) lei delegada; medida provisria; decreto; lei complementar.

16. Previsto expressamente na Constituio Federal como sendo um princpio direcionado aos impostos para que, sempre que possvel, tenham carter pessoal e atendam s condies econmicas do contribuinte, corresponde ao princpio da: a) b) c) d) Isonomia. Pessoalidade. Capacidade contributiva. Dignidade da pessoa humana.

17. A eliso e a evaso fiscal so temas relacionados ao planejamento tributrio. Sobre o tema, assinale a laternativa correta: a) A eliso fiscal a utilizao de mtodos ilegais para diminuir o peso da carga tributria num determinado oramento, ou seja, um planejamento respaldado na prpria legislao tributria. b) A evaso fiscal o planejamento tributrio de determinado oramento, permitido-se a reduo da carga tributria de maneira legal. c) A evaso no se confunde com a eliso fiscal, tendo em vista que a primeira configura-se na utilziao de meios ilcitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos, ao passo que a segunda, num planejamento tributrio prvio com finalidade de diminuio da carga tributria. d) Todas as alternativas esto incorretas, tendo em vista que a legislao tributria no permite planejamento prvio acerca do recolhimento de tributos com o intuito de reduzir a carga tributria. 18. O Princpio da Irretroatividade da Lei Tributria dispe que: a) vedado cobrar tributos sem lei anterior que o estabelea. b) nenhum tributo pode ser cobrado no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou. c) a lei tributria nunca pode retroagir. d) vedado cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. 19. A obrigao tributria e o crdito tributrio surgem, respectivamente: a) b) c) d) da base de clculo do tributo e com o lanamento do tributo. com a ocorrncia do fato gerador e com o lanamento do tributo. com o lanamento do tributo e com a ocorrncia do fato gerador. com a publicao da lei que institui o tributo e com a ocorrncia do fato gerador.

20. No so hipteses de suspenso do crdito tributrio: a) b) c) d) Pagamento e compensao Parcelamento e moratria Recurso administrativo e parcelamento Liminar em Mandado de Segurana e Recurso Administrativo

21. So hipteses de excluso do crdito tributrio a) b) c) d) Isenao e anistia Prescrio e decadncia Parcelamento e moratria Compensao e remisso

22. A Constituio Federal prev que possvel instituir emprstimo compulsrio nas hipteses de despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; e ainda no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional. Diante disso, o prefeito do municpio de Diadema instituiu o referido tributo para enfrentar despesas extraordinrias decorrentes dos estragados ocasionados por fortes chuvas. Essa medida :

a) b) c) d)

Certa, porque est de acordo com as hipteses de incidncia previstas pela ConstituioFede ral. Errada, pois s o Poder Legislativo Municipal tem competncia para criar tributo. Certa, porque no sendo o emprstimo compulsrio um tributo, pode ser criado pelo Poder Executivo. Errada, porque s a Unio pode instituir emprstimo compulsrio.

23. 2. Roberto de Lima Sobrinho foi notificado pela Receita Federal para esclarecer informaes constantes de sua Declarao de Imposto de Renda Pessoa Fsica do exerccio financeiro de 2008. Aps a verificao das razes apresentadas, Roberto foi notificado a pagar o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) de tributo e multa. Diante disso, o referido contribuinte aceitou o parcelmanto da dvida em vinte parcelas mensais sugerido pelo auditor da Receita Federal. Nesse caso, correto afirmar que: a) o parcelamento gerou a extino do crdito tributrio, na medida em que a dvida anterior foi substituda por outra. b) houve a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, cuja extino s se dar com a quitao total do valor verificado pela Receita. c) o parcelamento gerou a excluso do crdito tributrio, pois no havia ainda sido constitudo pelo Fisco, d) houve a extino da obrigao tributria, o que impedir o Fisco de ingressar com execuo fiscal em face do contribuinte. e) o crdito tributrio no foi afetado pelo parcelamento. 24. Relacione os casos s respectivas modalidades de lanamento tributrio abaixo enumeradas, marcando em seguida, a alternativa que apresenta a ordem correta dos itens relacionados. I. II. III. IV. Lanamento de Ofcio; Lanamento por declarao; Lanamento por homologao expressa; Lanamento por homologao tcita.

(___) Nesta modalidade de lanamento, o contribuinte presta informaes autoridade administrativa, calcula o valor do tributo devido, recolhe esse tributo e notificado de que o lanamento por ele efetuado est de acordo com a lei. (___) A administrao pblica apura a ocorrncia do fato gerador e a legislao aplicvel, informando o valor do tributo e notificando o contribuinte para proceder o pagamento. (___) No prazo de cinco anos, o Fisco silencia quanto `o tributo pago pelo contribuinte. (___) O lanamento do ISS pago pelas sociedades civis de profissionais liberais feito mediante o preenchimento do DECA que um formulrio dirigido Secretaria de Finanas do Municpio constando dados sobre as atividades exercidas.

a) b) c) d) e)

III, I, IV, II. II, IV, III, I. I, III, II, IV. IV, I, II, III. III, II, I, IV

Vous aimerez peut-être aussi