Vous êtes sur la page 1sur 10

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____. VARA DA COMARCA DE QUIXAD, ESTADO DO CEAR.

Francisco Xavier Ferreira e Silva, brasileiro, casado, mecnico, titular de carteira de identidade Registro Geral n. 2003041054187, inscrito no Cadastro de Pessoas Fsicas sob o n. 05437401874, domiciliado em Quixad, Estado do Cear, onde reside Rua Santa Isabel, n. 587, Bairro Puti, por seus advogados e bastantes procuradores (procurao anexa - Doc. 01), Leoni Pinheiro Sousa, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seo Quixad, sob n. 19874, e Lucas Brito de Oliveira, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seo Quixad, sob n. 19702, ambos com escritrio Rua Castelo Branco, n. 125, nesta cidade, onde recebem notificaes e intimaes, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia requerer o

RELAXAMENTO DE PRISO EM FLAGRANTE

com fulcro no artigo 5, LXV, da Constituio Federal, pelas razes de fato e de direito seguir expostas:

I DOS FATOS

1. O requerente encontra-se preso por supostamente ter ajudado seu irmo Antnio Sergio Ferreira e Silva a praticar o homicdio que vitimou Gilberto Sousa Viana no dia 20 de Agosto de 2013, crime previsto no Art. 121 do Cdigo Penal.

2. No dia do crime, como era de costume, o requerente convidou seu irmo Antnio Srgio Ferreira e Silva e seus amigos Gilberto Sousa Viana, vulgo Gil, e Joaquim Bezerra Mota, vulgo Beb, para um jogo de baralho a s er realizado em sua residncia.

3. Feito o convite, apareceram para a jogatina por volta das 14h30min daquele dia. O Sr. Joaquim Bezerra Mota, por motivo que no cabe aqui explanar, disse no poder comparecer no horrio mencionado, mas que, se desse certo, iria mais tarde.

4. A Sr. Malieuda de Jesus e Silva, esposa do requerente, encontrava-se na casa de sua sogra. Assim, at aquele momento, encontravam-se na casa apenas o requerente, seu irmo Srgio e seu amigo Gil.

5. O Sr. Antnio Srgio Ferreira, irmo do requerente, e o Sr. Gilberto Sousa Viana bebiam enquanto jogavam. Disputavam nas cartas pequenos valores em dinheiro. Ressalte-se que apesar de o requerente beber ocasionalmente, este estava impedido de faz-lo por motivo de sade.

6. Passadas duas horas de jogo, por volta das 16h30min, o Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva teve profunda desinteligncia com o Sr. Gilberto Sousa Viana, sendo que este acusava aquele de estar trapaceando. Neste momento, chega casa do suplicante seu amigo Sr. Joaquim Bezerra Mota, vulgo Beb. Tanto o requerente quanto o amigo recm chegado, ante a celeuma, pediram calma ao Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva e ao Sr. Gilberto Sousa Viana, dizendo que aquilo era o lcool falando por eles.

7. Depois de extensas acusaes de ambas as partes, parecendo mais calmo, o Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva, irmo do suplicante, disse que iria pegar mais cerveja para o grupo.

8. Ocorre que o suplicante, por j ter sua oficina mecnica assaltada diversas vezes, conseguiu a permisso da autoridade competente (DOC) para possuir uma arma de fogo calibre 38 e transportar a arma de sua residncia ao trabalho e deste para aquela. A arma, infelizmente, encontrava-se na residncia do requerente, sobre seu guardaroupas.

9. O irmo do suplicante sabia o local onde este guardava a arma, j que, por uma nica vez, o viu guard-la. Ento, pegou a arma e a escondeu na cintura, de modo que no era possvel saber estar ele armado.

10. Aps 05 (cinco) minutos, o irmo do suplicante retornou ao quintal da casa, onde acontecia o jogo, trazendo a cerveja que tinha prometido. Logo recomearam o jogo.

11. Ante a demora do Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva em trazer a cerveja que havia prometido, o Sr. Gilberto Sousa Viana, o Sr. Joaquim Bezerra Mota e o requerente brincaram, perguntando se o Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva tinha mandado fazer a cerveja. Disse o irmo do requerente ter ido ao banheiro, motivo pel o qual demorou.

12. Por volta das 17h45min, o Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva e seu amigo Sr. Gilberto Sousa Viana voltaram a discutir, pelo mesmo motivo da contenda anterior (suposta trapaa no jogo de cartas), porm, a discusso desta vez foi mais acalorada, sendo que o Sr. Gilberto Sousa Viana, vulgo Gil, disse que na famlia dos Ferreira e Silva s tem ladro que no sabe perder. 13. Novamente, o suplicante e seu amigo Beb pediram calma aos outros dois, na tentativa de dar prosseguimento ao jogo e, mais ainda, tentando evitar resultado mais gravoso, como agresses fsicas. Infelizmente tanto o requerente quanto Beb no obtiveram sucesso em seus desideratos.

14. Depois de contundentes acusaes injuriosas entre o Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva e o Sr. Gilberto Sousa Viana, aquele, para surpresa de todos, sacou a arma de fogo de seu irmo e efetuou 02 (dois) disparos contra o Sr. Gilberto Sousa Viana, que de imediato veio a bito.

15. Transtornado pelo ocorrido, o suplicante, em tentativa desesperada, entrou em confronto com seu irmo, a fim de tomar a arma do crime. Neste interim, o Sr. Joaquim Bezerra Mota tentava reanimar seu amigo morto naquele instante.

16. S depois de certo tempo, conseguiu o requerente tomar o revolver calibre 38 do Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva, que agora esbravejava para o corpo sem vida do Sr. Gilberto Sousa Viana, dizendo: Eu lhe disse que sou homem rapaz! Lhe disse! T a o que voc queria!. Certo que parecia profundamente desnorteado e comeava a

falar coisas desconexas, talvez pelo lcool que havia ingerido durante toda aquela tarde.

17. O requerente jogou a arma de fogo para longe de seu irmo, prximo cadeira em que ele prprio usava para jogar.

18. Neste momento, vrios vizinhos adentraram residncia do suplicante, encontrando l o cadver do Sr. Gilberto Sousa Viana ao lado da mesa usada no jogo. O Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva encontrava-se encostado na parede aos fundos do muro da residncia, pondo as mos na cabea, incrdulo no que havia feito. O requerente ao lado de seu irmo, falava-lhe da besteira que havia feito. Beb, a esta altura, j havia desistido da reanimao, j conformado com a morte da vtima. A arma estava prxima do requerente, a dois metros deste.

19. Passados poucos minutos, o suplicante, ante o fatdico, ligou para sua mulher e relatou-lhe o ocorrido. A Sra. Malieuda de Jesus e Silva, esposa do requerente, percebendo a gravidade dos fatos, e a pedido de seu esposo, informou polcia os fatos e o endereo de sua casa, local do homicdio.

20. Aps 10 (dez) minutos, por volta das 17h45min, a polcia j encontrava-se no local.

21. Constatando tratar-se de homicdio, os policiais prenderam em flagrante delito o Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva, e depois de perguntar se a arma era do suspeito j preso, e tendo por reposta pertencer a arma ao requerente, para surpresa dos presentes, o Sr. Francisco Xavier Ferreira e Silva, requerente, tambm foi preso em flagrante por ter, nas palavras do policial que conduziu os irmos Ferreira e Silva, ajudado no crime, j que emprestou a arma usada.

22. A imputao feita ao requerente a de participao no homicdio qualificado por motivo ftil (art. 121, 2., inc. II, combinado com o art. 29, caput, ambos do Cdigo Penal) praticado no dia 20 de agosto do corrente ano, que teve como vtima o Sr. Gilberto Sousa Viana, vulgo Gil.

II DO DIREITO

Trata-se de flagrante ilegal, devendo ser imediatamente relaxado. Com efeito, a ordem jurdica instalada no permite as prises ilegais, asseverando o art. 5o, inciso, LXV, da Carta Cidad que: A priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade competente.

de verificar-se que o dispositivo mandamental alhures se reveste de verdadeira garantia fundamental, sendo a liberdade corolrio do Estado Democrtico de Direito, no podendo ser outra a opo poltica/jurdica da Repblica Federativa do Brasil. No que diz respeito priso em flagrante, guisa de explicao, necessrio se faz trazer baila o excelente magistrio de Guilherme de Sousa Nucci que leciona: Flagrante significa tanto o que manifesto ou evidente, quanto o ato que se pode observar no exato momento em que ocorre. Neste sentido, pois, priso em flagrante a modalidade de priso cautelar, de natureza administrativa, realizada no instante em que se desenvolve ou termina de se concluir a infrao penal (crime ou contraveno penal). (NUCCI, 2008, p. 587)

Quanto as hipteses autorizadoras da priso em flagrante, veja-se o disposto no art. 302, do Cdigo de Processo Penal, litteris:

Considera-se em flagrante delito quem: I est cometendo a infrao penal; II acaba de comet-la; III perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao; IV encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele o autor da infrao.

So estas as restritas hipteses em que possvel a priso em flagrante. Assim, no aceitvel haja priso em flagrante delito em situao diversa das conjecturas imperativas do dispositivo supra. Isto posto, a ilegalidade a que norma constitucional pretende afastar (art. 5o, inciso, LXV,CF/88), no que tange a priso em flagrante, pode ser dividida em duas categorias distintas de vcio, a primeira a dos vcios extrnsecos, que dizem respeito a no observncia do previsto no caput do art. 304 do Cdigo de Processo Penal, j a segunda categoria, prevista no 1o do mesmo artigo, a dos vcios intrnsecos, que se concretizam quando a priso em flagrante feita em hipteses diversas das estritamente previstas no art. 302, do Cdigo de Processo Penal, se no vejamos:

Art. 304, do Cdigo de Processo Penal: 1o resultando das respostas fundada a suspeita contra o conduzido a autoridade mandar recolh-lo priso, exceto no caso de livra-se solto ou prestar fiana, e prosseguir nos atos do inqurito ou processo, se para isso for competente; se no o for, enviar os autos autoridade que o seja. (grifo nosso)

Neste ponto, porque indispensvel ao pretendido, salutar explanar que a autoridade policial, quando da lavratura do auto de priso em flagrante, deve se revestir do mnimo de certeza quanto a autoria e circunstncias do fato criminoso, dizer, quando as conjunturas dos fatos e dos depoimentos das vtimas no restar convencimento suficiente que justifique a priso em flagrante, deve a autoridade, de imediato, promover a soltura do conduzido, no o fazendo padece a priso de ilegalidade, por vcio intrnsecos. No h aqui espao para presunes descabidas ou elasticidade de conceitos, isto porque, por se tratar de restrio a liberdade do indivduo, a interpretao do dispositivo supra, deve ser, no mais das vezes, conforme. Por ser imputado ao Sr. Francisco Xavier Ferreira e Silva, requerente, a participao no homicdio de que foi vtima o Sr. Gilberto Sousa Viana, insta explanar, em linhas gerais, alguns aspectos relevantes da participao. No dizer sempre expressivo de Fernando Capez, diz-se participe aquele que concorre para que o autor ou coautores realizem a conduta principal, ou seja, aquele que, sem praticar o verbo (ncleo) do tipo, concorre de algum modo para a produo do resultado

(CAPEZ, 2011, p. 365 366). Ainda no entendimento do citado doutrinador, duas caractersticas so indissociveis participao, quais sejam, a) vontade de cooperar com a conduta principal, mesmo que a produo do resultado fique na inteira dependncia do autor; b) cooperao efetiva, mediante uma atuao concreta acessria da conduta principal. Ao ensejo da concluso deste item, veja-se ainda o que Fernando Capez explica quanto aos requisitos do concurso de pessoas, do qual a partio espcie:

Pluralidade de condutas: para que haja concurso de agentes, exigem-se, no mnimo, duas condutas, quais sejam, duas principais, realizadas pelos autores (coautoria), ou uma principal e outra acessria, praticadas, respectivamente, por autor e partcipe; Relevncia causal de todas elas: se a conduta no tem relevncia causal, isto , se no contribuiu em nada para a ecloso do resultado, no pode ser considerada integrante do concurso de pessoas; Liame subjetivo ou concurso de vontades: imprescindvel a unidade de desgnios, ou seja, a vontade de todos de contribuir na produo dos resultados, sendo o crime uma cooperao desejada e recproca. Sem que haja um concurso de vontades objetivando um fim comum, desaparecer o concurso de agente [...]; e Identidade de infrao para todos: [...] em regra, todos, coautores e partcipes, devem responder pelo mesmo crime, ressalvadas apenas as excees pluralsticas. (grifo nosso) (CAPEZ, 2011, p. 371 -372).

Emps substancial esclio de cunho didtico.

No caso em tela, o Sr. Francisco Xavier Ferreira e Silva, requerente, foi preso em flagrante pela hiptese do art. 302, II, do Cdigo de Processo Penal, legitimando, portando a deteno sem mandato judicial. Ocorre que, na realidade, inexiste flagrante. O art. 302 do Cdigo de Processo Penal, em seu inc. II, diz estar em flagrante delito o agente que acaba de cometer a infrao penal, no entanto, para a caracterizao da hiptese de flagrncia, faz-se cogente, antes de tudo, indcios mnimos de autoria ou participao do agente no fato, o que no ocorre no presente caso.

Como ficou sobremaneira cristalino quando da narrao dos fatos ensejadores da priso em flagrante do requerente, mormente pelo fato de o requerente no saber que seu irmo Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva adentrou a casa com a finalidade de armar-se, o Sr. Francisco Xavier Ferreira e Silva em nenhum momento contribui, moral ou materialmente, para a consumao do crime previsto no art. 121, 2., II do Cdigo Penal, delito praticado no dia 20 de agosto do corrente ano, que teve como vtima o Sr. Gilberto Sousa Viana, vulgo Gil. Ora, presente no momento do fatdico estava, alm da vtima, do apontado como autor do crime e do prprio requerente, por bvio, o Sr. Joaquim Bezerra Mota, vulgo Beb, que no auto de priso em flagrante testemunha presencial, quando inquerido sobre a participao do requerente disse que este em momento algum ficou a ss com seu irmo, suspeito, ou mesmo levantou-se da mesa onde o jogo de cartas acontecia, como se extrai das narrativas dos fatos de n. 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13. Disse ainda Beb, em seu depoimento, que o requerente a todo o momento, assim como ele prprio, tentou acalmar os nimos dos contendores. Outrossim, a Sr. Lucineide Pereira de Medeiros, segunda testemunha do auto de priso em flagrante, vizinha do requerente, primeira pessoa a chegar na casa deste depois de consumado o homicdio, corroborou com o descrito na narrativa ftica n. 17, afirmando que o requerente, repetidamente, falava que o irmo tinha feito besteira, que ele tinha acabado com a vida dele, dentre outras palavras de desaprovao e espanto pelo ocorrido. Cumpre mencionar, o suspeito de autoria do ilcito, irmo do requerente, em seu depoimento pessoal, reduzido a termo no auto de priso em flagrante, aps confessar o crime, quando questionado da participao de seu irmo, afirmou veementemente que o suplicante em nenhum momento lhe deu a arma de fogo, ou mesmo lhe induziu ou instigou a praticar o crime. No bastasse isso, o policial condutor dos irmo Ferreira e Silva afirmou que deu voz de priso ao requerente baseado, pura e simplesmente, no fato de a arma de fogo, instrumento do crime, ser de propriedade deste arma esta que registrada (Doc. 02) e, conforme as diligncias da prpria polcia, era armazenada de forma correta e por ser ele irmo do Sr. Antnio Srgio Ferreira e Silva, acusado de ser o autor do homicdio, no obstante os presentes, incluindo, por certo, o prprio suplicante, protestarem a priso. Inquerido sobre a atitude do requerente, disse ainda o policial condutor ter o requerente colaborado.

Como se nota pelo acima estampado, falta o liame subjetivo entre o requerente e seu irmo, elemento essencial do concurso de agente, no que fica prejudicada a sua configurao. Assim, no h se falar em concurso de agentes na modalidade de participao se nem sequer houve, no caso em tela, concurso de vontades. Ainda, o requerente armazenava sua arma, repita-se por oportuno, devidamente registrada (Doc. 02), na forma devida, no tendo agido com negligncia em nenhum momento. Decorre do exposto que, indubitvel, h ilegalidade na priso em flagrante do requerente. Com efeito, a autoridade policial, mesmo diante da clareza dos fatos, lavrou o auto de priso em flagrante baseado em uma presuno que no se sustenta frente aos depoimentos constantes do prprio auto de priso em flagrante. Certo que, a priso medida extrema, que s deve ser imposta nas estritas hipteses do art. 302 do Cdigo de Processo Penal, e, mesmo nessas hipteses, deve o conjunto probatrio ensejar fundada suspeita contra conduzido, na dico expressa do art. 304, 1o , do CPP, como j exaustivamente salientado. Deveria sim a autoridade policial, j que os fatos e circunstncias do fatdico no comportam presunes elsticas e aberrativas, ter determinado a soltura do suplicante que a 07 (sete) dias suporta priso ilegal. Nessa esteira, renomado mestre Guilherme de Souza Nucci:

No crvel que a autoridade policial comece, formalmente, a lavratura do auto de priso em flagrante, sem certificar-se, antes, pela narrativa oral do condutor, das testemunhas presentes e at mesmo do preso, de que houve, realmente, flagrante por um fato tpico. Assim, quando se inteira do que houve e acreditando haver hiptese de flagrncia, inicia a lavratura do auto. Excepcionalmente, no entanto, pode ocorrer a situao descrita no 1. do art. 304, isto , conforme o auto de priso em flagrante desenvolve-se, com a colheita forma dos depoimentos, observa a autoridade que a pessoa presa no , aparentemente, culpada. Afastada a autoria, tendo sido constatado o erro, no recolhe o sujeito, determinando sua soltura. (grifo nosso) (NUCCI, 2008, p. 598)

Outra no a posio da jurisprudncia:

Priso em flagrante - Inocorrncia - Agente que no foi surpreendido cometendo a infrao penal, nem tampouco perseguido imediatamente aps sua prtica, no sendo encontrado, ademais, em situao que autorizasse presuno de ser o seu autor." (TJSP - Cm. Crim. h.c. n 128260, em 3.2.76, Rel. Des. Humberto da Nova - RJTJESP 39/256)

III DO PEDIDO

Por todo o exposto, requer o imediato relaxamento da priso ilegal, com a consequente expedio de alvar de soltura, aps ouvido o D. Representante do Ministrio Pblico. O requerente compromete-se a comparecer a todos os atos de persecuo penal, ocasio em que provar sua inocncia.

Termos em que, colocando-se disposio para maiores esclarecimentos, pede e espera deferimento.

Quixad, 26 de agosto de 2013.

Lucas Brito de Oliveira 19702 OAB/CE

Leoni Pinheiro Sousa 19874 OAB/CE

Vous aimerez peut-être aussi