Vous êtes sur la page 1sur 2

Sentena sobre obrigao de seguradora de ressarcir danos causados por terceiros, afastando a acertiva de que seguro do SFH no cobre

riscos que no sejam estruturais ao imvel e coloca em risco a vida dos segurados

Doc. elaborado em 01 de outubro de 1999. 5 JUIZADO ESPECIAL CVEL REQUERENTE: REQUERIDO: SEGUROS MARTIMOS E TERRESTRES LTDA....... PROCESSO : Vistos, etc.

1. RELATRIO Dispensado o relatrio de acordo com o art. 38 da lei 9099/95.2.

2. FUNDAMENTAO Trata-se da AO DE COBRANA, em razo da requerente ter contratado a seguradora, ora requerida, pagando-lhe mensalmente determinada importncia a ttulo de seguro sobre o imvel de sua propriedade, que sofreu avarias em decorrncia de um caminho ter atingido e danificado o mesmo. Desta forma, a requerente julgava estar amparada pelo requerido na ocorrncia do sinistro, que entre os danos, esto a destruio de ladrilhos hidrulicos, piso cermico, peitoril, rompimento de trincas, danos na estrutura metlica, telhas, avarias na pavimentao de passeio. A requerida no entanto, alega que sua cobertura se limita a riscos expressamente contratados e que, a aplice de seguro do SFH, no cobre danos que no sejam estruturais ao imvel e coloquem em risco a vida dos segurados. Ao analisar o contrato em sua clusula terceira, em que h previso dos riscos cobertos, diz: " 3.1 Esto cobertos por estas condies todos os riscos que possam afetar o objeto do seguro, ocasionando: d desmoronamento parcial, assim entendido a destruio ou desabamento de paredes, vigas, ou outro elemento estrutural; 3.2 - Com exceo dos riscos contemplados nas alneas a e b do subitem, todos os citados no mesmo subitem devero ser decorrentes de eventos de causa externa, assim entendidos os causados por foras que, atuando de fora para dentro, sobre o prdio, ou sobre o solo ou subsolo, em que o mesmo se acha edificado, lhe causem danos, excluindo-se, por conseguinte, todo e qualquer dano sofrido pelo prdio ou benfeitorias que seja causado por seus prprios componentes, sem que sobre eles atue qualquer fora anormal." Da mesma sorte, a causa dos danos no est prevista na clusula quarta, em que se encontram previstos os riscos excludos, porm h expressa previso dos prejuzos indenizveis na clusula quinta, em que diz: " So indenizveis os seguintes prejuzos: a) Danos materiais, diretamente resultantes dos riscos cobertos. Reforando a tese da autora em seu pedido, existe a clusula 10 - sinistros: " 10.1 Em caso de sinistro, o segurado dever dar imediato aviso ao financiador, e este a seguradora.".

A requerente juntou provas dos comunicados de sinistro ( fls. 21, 22 e 23) assim como juntou aos autos oramentos que descrevem igualmente os danos comunicados (fls. 24, 25, 26, 27, 28 e 29), junta, ainda, aos autos fotos dos devidos danos sofridos pelo imvel. Mesma sorte no socorre a requerida ao afirmar que a interpretao restritiva, restringindo-se a cobertura apenas aos riscos expressamente contratados, pois se assim fosse, deveria ser esses riscos individualizados e enumerados um a um, e no com clusula estipulativa de condies para cobertura de todos os riscos que possam afetar o objeto do seguro. A palavra TODO torna genrica a previso do tipo de risco que possa vir a ocorrer no imvel segurado, no excluindo o caso em tela. Porm, h de se concordar que a cobertura darse- nos danos ocorridos no imvel, os danos ocasionados no passeio e no perfilado metlico situado do prdio, situado sobre a porta do condomnio, devem ser de responsabilidade do condomnio.

3. DECISO Isto posto, opino pela PARCIAL PROCEDNCIA DO PEDIDO, condenando o requerido a pagar requerente os valores correspondentes a remoo dos ladrilhos hidrulicos do piso da rea, colocao do piso cermico, execuo do peitoril e fechamento das trincas com argamassa, com valor total de R$ 1.980,00 (um mil, novecentos e oitenta reais), corrigidos monetariamente pelo IGP-M a partir da data do oramento de menor valor, e juros legais a partir da citao. A apreciao do Juiz de direito do 5 Juizado Especial Cvel.

Porto Alegre, 01 de outubro de 1999

Marcia Silvana Cezar Silveira Juza Leiga

Vous aimerez peut-être aussi