Vous êtes sur la page 1sur 6

Reflexes sobre um projeto de incluso digital: menos teoria, mais prtica

Fbio Ferrentini Sampaio1, Telma Par1


Ncleo de Computao Eletrnica Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) Caixa Postal: 2324 - CEP: 20001-970 Cidade Universitria - Ilha do Fundo Rio de Janeiro - RJ
1

ffs@nce.ufrj.br, telma@coep.ufrj.br Resumo. O presente trabalho pretende primeiramente apresentar um dos conceitos da incluso digital e qual vem sendo a sua importncia atualmente. Em seguida, apresentar alguns dados sobre a excluso digital no Brasil e no mundo, a partir de dados recentes divulgados pela FGV, explicitando as principais aes no combate excluso digital e apresentando de que forma essas aes se constituem um veculo para o aumento da cidadania e para a melhoria das condies de vida. Apresenta tambm o projeto de Incluso Digital do NCE/UFRJ. Palavras-chave: excluso digital, informtica, educao.

Abstract. This work aims to present first of all one of the concepts of digital divide and which has been its importance nowadays. Secondly, it presents some data about digital divide in Brazil and the world context based on recently data divulged by FGV. This data shows the way the society and government has been dealing with this problem in order to improve peoples life conditions. It also presents the project on digital divide that has been developed in NCE/UFRJ. Key words: digital divide, informatics, education .

1. Introduo So crescentes os debates sobre as dimenses sociais, polticas, econmicas e culturais das novas tecnologias digitais de comunicao e informao (TDCIs). Uma das preocupaes tem sido o que vem se chamando de Excluso Digital (do ingls digital divide). Por excluso digital entende-se o surgimento de mais uma barreira scio-econmica entre indivduos, famlias, empresas e regies geogrficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TDCIs, hoje simbolizadas na Internet. Para darmos um exemplo, podemos citar informaes contidas no recente relatrio sobre excluso digital elaborado pela FGV [Nri 2003] e publicada nos jornais O GLOBO [2003] e Jornal do Brasil [2003]:
Os apartheids racial e digital caminham de mos dadas no Brasil, mesmo quando consideramos brancos e afro-brasileiros que obtiveram as mesmas condies de educao, emprego etc. Mesmo sob a igualdade destas condies a chance de um branco ter acesso internet 167% maior que a de um no branco. ...nessa mesma linha, ao compararmos pessoas de mesma renda e nvel educacional, um paulista ou carioca tem mais chance de possuir um computador que um morador do Piau, Rondnia ou Tocantins.

A fim de eliminar mais este fosso que se forma entre os muito poucos que detm muito e a grande massa da populao brasileira j excluda dos benefcios da sociedade urbana-industrial e agora tambm da sociedade da informao, que tm sido criados no pas vrios esforos para se levar a informtica e a Internet a esta parcela da populao que no pode ter acesso a estes bens pela falta de poder aquisitivo [Nrio 2003, MCT 2000]. Esse trabalho trata do detalhamento de um projeto de incluso digital j em execuo como mais uma ao no sentido de diminuir o apartheid digital que hora se instala no pas.

2. O projeto de Incluso Digital do NCE/UFRJ

2.1 Caracterizao do Problema O Ncleo de Computao Eletrnica tem uma forte tradio em ministrar cursos de capacitao, aperfeioamento e especializao em diversas reas da computao. O pblico destes cursos , na sua grande maioria, composto de pessoas que j tm curso superior ou esto fazendo algum tipo de graduao. Fazem parte, portanto, de um seleto grupo de brasileiros (aproximadamente 15% da populao) com 11 ou mais anos de estudo, de acordo com os dados do PNAD-IBGE 2001. A didtica empregada nestes cursos, bem como os materiais de apoio utilizados dentro e fora de sala de aula, sem dvida levam em conta as caractersticas deste grupo. So propostas de cursos fortemente baseadas na transmisso de conceitos e leitura de material de apoio (livros, apostilas,

internet); as aulas so apresentadas utilizando-se slides powerpoints que apenas resumem a fala do professor; forte nfase no saber o qu (know what) ao invs do saber como (know how). Em meados de 2002, um dos integrantes do GINAPE/NCE/UFRJ decidiu elaborar um projeto de incluso digital para o pessoal de apoio daquela instituio (marceneiros, pedreiros, carregadores, auxiliar de limpeza, etc.) com os seguintes objetivos de curto prazo: (1) investigar novas possibilidades pedaggicas de introduo informtica mais adequadas ao grupo de alunos pretendidos para o curso, uma vez que em sua maioria so pessoas que no tm o ensino fundamental completo e no esto acostumadas leitura e ao desenvolvimento de trabalhos acadmicos; (2) permitir que tais pessoas passassem a ter acesso s tecnologias da informao e pudessem, entre outros, participar da comunidade eletrnica do NCE, recebendo e enviando informaes de/para todo o grupo, receber informaes da administrao central da UFRJ, acessar o banco eletrnico, ajudar parentes e amigos em suas atividades acadmicas. A mdio prazo espera-se que os envolvidos passem a reconhecer que o retorno aos estudos gera uma contribuio significativa na melhoria da sua qualidade de vida . Dado os objetivos colocados acima, o projeto iniciou-se em duas frentes: busca de recursos humanos (voluntrios) e tecnolgicos (laboratrio de computadores) para o projeto; elaborao de uma proposta pedaggica que atendesse as caractersticas do pblico-alvo.

2.2 Recursos Humanos e Tecnolgicos A partir de conversas informais com o pessoal de apoio da instituio (no corredor, no caf, no local de almoo), montou-se uma lista com cerca de 32 funcionrios interessados em participar deste projeto. Nestas conversas, tocou-se nos seguintes tpicos: O que o curso curso exclusivo para o pessoal de apoio da instituio para aprenderem a usar o computador e internet; Horrio do curso o curso aconteceria em horrio que fosse possvel ter a participao dos interessados, sem que interferisse no trabalho deles. As possibilidades eram antes do horrio de trabalho, aps o horrio de trabalho, ou horrio de almoo. Organizao do curso aulas semanais no laboratrio para turmas pequenas. Durao indefinida

Em paralelo iniciou-se o processo de cooptar pessoas para trabalharem como voluntrios do projeto. Basicamente utilizou-se o correio eletrnico e chamadas na pgina internet da instituio, informando sobre o projeto e convidando para a participao como voluntrios . Dentro de um conjunto de aproximadamente 160 pessoas em condies tcnicas de trabalhar como voluntrios, conseguiu-se 12 funcionrios interessados que compareceram a uma 1a reunio. J no inicio da estruturao do projeto era sabido a necessidade de apoio institucional para que recursos tecnolgicos e espao fsico pudessem ser alocados ao curso. Uma vez que a direo da instituio se mostrou sensvel ao projeto, conseguiu-se permisso para utilizao de seus laboratrios de computadores durante alguns horrios especficos, liberao de contas para

conexo a rede UFRJ e instalao de um computador conectado a internet na rea de almoo e recreao do pessoal de apoio.

2.3 A Planejamento: Aspectos Organizacionais e Pedaggicos A elaborao da proposta do curso foi, sem dvida, o maior desafio do incio do projeto. Queria-se iniciar o trabalho adaptando-se outras experincias que tivessem obtidos resultados positivos, para tentar minimizar as chances de repetir erros. Desta forma, sabendo que o tema era relativamente recente, no espervamos encontrar literatura tcnica (livros e artigos) em livrarias ou anais de eventos acadmicos. Iniciou-se uma busca exaustiva na World Wide Web (internet) a fim de levantar materiais que discutissem/propusessem modelos de cursos de incluso digital. Apesar de ter-se encontrado um nmero enorme de pginas falando do assunto e descrevendo projetos em andamento, no se encontrou qualquer pgina falando de metodologias e/ou propostas pedaggicas. Chegou-se mesmo a ligar para algumas instituies que desenvolviam projetos de incluso digital, mas pouca informao foi conseguida. Assim optou-se pelo desenvolvimento de uma proposta prpria com as seguintes caractersticas: Organizao dos interessados em turmas de 06 alunos aproximadamente com 2 instrutores por turma. Aulas no laboratrio de computadores com 1 aluno por computador e tempo mximo de 50 minutos. Aulas com uma forte componente prtica onde se objetivava o aprender a interagir com o computador e usar a internet: o Manuseio do mouse; o Ligar/desligar o computador; o Rodar o Internet Explorer; o Abrir uma conta num provedor de internet gratuito; o Enviar e receber e-mails; o Visitar pginas na WWW e procurar informaes de interesse de cada aluno; o Explorar as caractersticas hipertextuais da WWW.

Durao prevista de 8 a 12 aulas seguidas de uma reavaliao do projeto.

A partir das caractersticas listadas acima, organizou-se uma segunda reunio com os voluntrios para decidir o horrio das aulas, alocar os instrutores pelos dias de aula e apresentar a proposta do curso.

Nesta reunio ficou decidido que teramos 05 turmas acontecendo em paralelo (de 2a a 5a feira) no meio do horrio de almoo (de 12:30 s 13:20-13:30 horas). Tal alocao permitia atendermos 30 alunos e trabalharmos com cerca de 08 professores-voluntrios. A proposta do curso foi montada utilizando o acesso internet como o elemento central do curso. Percebeu-se que a melhor forma de manter os alunos participando das atividades era montando as aulas de tal forma a dar nfase ao saber como (know how) fazer ao invs do saber o qu (know what) focalizar a explicao dos conceitos prticos, minimizando as explicaes tericas e o uso da www era sem dvida a melhor ferramenta para atrair a ateno dos alunos. importante ressaltar o valor do uso da internet em atividades deste tipo. Ao contrrio de outras ferramentas computacionais como editores de texto e editores de imagens comumente utilizados como primeiras ferramentas introduzidas em cursos de informtica a World Wide Web permite uma troca muito maior entre o usurio e o computador, dando a ele a oportunidade de buscar materiais que so de seu interesse. Parece, s vezes, funcionar como uma banca de jornal que expe suas revistas e jornais de forma a atrair o pblico e mesmo que no comprem nada impossvel no dar uma parada para olhar as matrias expostas.

2.4 Desenvolvimento As atividades iniciaram aproximadamente em novembro de 2002 e duraram cerca de 10 encontros, quase 3 meses, devido ao intervalo de Natal e ano-novo. Ao final deste perodo os professores-voluntrios se reuniram para discutir a continuidade ou no do curso. Uma vez que se podia perceber uma diferena grande de aprendizado entre os alunos e ao mesmo tempo uma motivao muito grande por parte deles para continuarmos as atividades, decidiu-se dividir o conjunto de alunos em 2 grupos: Uma parte deles continuaria tendo os encontros semanais como proposto no projeto e um segundo grupo (7 alunos) que se destacou nas atividades com o computador, passou para uma outra turma s segundas-feiras onde teria aulas de introduo a computao, focando tpicos apresentados em cursos de introduo a informtica e ambiente Windows. O objetivo era o de dar aos alunos deste grupo a oportunidade de receberem um certificado de participao em cursos ministrados pela instituio.

3. Resultados Parciais Numa amostra de 18 alunos da turma, apenas um deles tem o ensino mdio completo (5,55%), nove deles tem o ensino fundamental completo (50,0%), mas no terminaram o ensino mdio e oito deles (44,4%) sequer chegaram a 8a srie. Entretanto, apesar do baixo grau de escolaridade demonstrado pelos nmeros acima, o curso tem tido uma participao significativa dos alunos, com uma desistncia no superior a trs alunos. As faltas que acontecem so, na maioria dos casos, justificadas e geralmente relacionadas impossibilidade de estar de folga no horrio da aula.

4. Consideraes Finais O presente trabalho apresenta um projeto de um curso de incluso digital que acontece numa instituio de ensino superior no pas. Do ponto de vista dos objetivos apresentados na concepo do projeto, o mesmo pode ser considerado um sucesso, dado o nvel de interatividade e destreza atingida pelos alunosparticipantes no uso do computador. Vale ressaltar tambm a impressionante falta de prtica dos alunos com a palavra escrita. Escrever mensagens no computador, responder a perguntas feitas pela mquina e ler informaes apresentadas pelos diferentes aplicativos em uso, era algo de extrema dificuldade para a maioria deles. Levando tambm em considerao o fato de que hoje, aps cinco meses de experincia com o computador e o mundo da internet, os alunos usam boa parte de seu tempo na mquina apenas para entretenimento pessoal, cabe perguntar A que serve este projeto de incluso digital?. A resposta para tal pergunta transcende os objetivos deste artigo, mas cabe ressaltar que qualquer trabalho de incluso digital no pode apenas ser limitado introduo dos participantes no mundo computacional. necessrio que estas atitudes venham acompanhadas de outras atividades que visem tambm reverter o quadro de analfabetos funcionais em que muitos destes participantes esto includos.

5. Referncias Afonso, C. A. (2000) Internet no Brasil: o acesso para todos possvel ? Friedrich Ebert Stiftung, Policy Paper, no. 26, So Paulo. Jornal do Brasil (2003) Apartheid Digital. Caderno Internet Rio de Janeiro. 14 de Abril de 2003 Jornal O Globo (2003) Retratos do Brasil Excluso Digital Rio de Janeiro. 11 de Abril de 2003. Nri, M. C. (2003) Mapa da excluso digital - Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2003. MCT - Ministrio da Cincia e Tecnologia. Sociedade da Informao no Brasil Livro Verde Cap. 3 Universalizao de Servios para a Cidadania. Braslia, set. 2000.

Vous aimerez peut-être aussi