Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade Catlica de Gois

Universidade Catlica de Gois Departamento de Engenharia ENG 3500 Medidas Eltricas Professor: Fabrcio Luis

AULA PRTICA 02 AMPERMETRO


1) OBJETIVO - Introduzir as noes bsicas sobre o ampermetro CC; - Dar ao aluno o conhecimento adequado para realizar medies de corrente; - Demonstrar o emprego da resistncia shunt; - Comprovar na prtica os dados obtidos atravs da anlise terica. 2) ASPECTOS TERICOS Basicamente, o ampermetro CC um instrumento de bobina mvel e im permanente cuja operao se d com baixa intensidade de corrente, uma vez que a bobina do mecanismo suporta uma corrente muito pequena. Para medir uma corrente eltrica de intensidade maior que a suportada pela bobina do aparelho, torna-se necessria a utilizao de um resistor ligado em paralelo com a bobina mvel, o qual denominado derivador ou shunt. A Figura 1 mostra como o resistor shunt deve ser ligado.

Figura 1 Esquema do circuito de um ampermetro CC bsico Onde: I G max - Corrente que produz a mxima deflexo do mecanismo mvel Is - Corrente no circuito shunt IT - Corrente de final de escala a ser medida RG - Resistncia do mecanismo mvel Rs - Resistncia shunt O resistor shunt pode ser calculado pela equao abaixo: RG Rs = IT 1 I G max
Para cada valor desejvel para a corrente de deflexo mxima, possvel determinar ento o valor do shunt requerido. A faixa de medio de um instrumento de bobina mvel pode ser ainda mais expandida pela utilizao de vrios shunts selecionados por uma chave seletora de faixas. Um medidor assim

Medidas Eltricas

Universidade Catlica de Gois

configurado recebe o nome de ampermetro de escalas mltiplas. A Figura 2 mostra o diagrama esquemtico deste instrumento.

Figura 2 Diagrama eltrico de um ampermetro de trs escalas Atravs da chave seletora de faixas, trs escalas podem ser selecionadas atravs dos shunts RA, RB e RC. A chave seletora deve efetuar a mudana de escala sem que a bobina fique desprotegida e exposta corrente total, evitando danos ao instrumento bsico. O shunt universal ou shunt de Ayrton, mostrado na Figura 3, elimina a chance do galvanmetro ficar exposto corrente total, isto , ficar ligado ao circuito sem o resistor em derivao.

Figura 3 Shunt ou derivador universal Esta vantagem ganha ao preo de um aumento de resistncia total do instrumento. Ao mesmo tempo, este shunt proporciona uma excelente chance de aplicao de teoria bsica de malhas ou circuito prtico. 3) MATERIAIS UTILIZADOS: Mdulo Minipa M-1102; Multmetro digital; Fonte CC; Cabos e Acessrios. 4) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL a) No Circuito 02 do Mdulo M-1102, faa com que a corrente de fundo de escala do instrumento de bobina mvel seja de 1mA. Isso feito atravs do curto-circuito dos terminais 2c e 2d do Circuito 02.

Medidas Eltricas

Universidade Catlica de Gois

b) Mea a resistncia interna do mecanismo mvel atravs da insero de um multmetro digital entre os pontos 2a e 2b do Circuito 02.

c) Com o valor obtido no item anterior, calcule as resistncias shunt de forma que o instrumento em questo seja capaz de medir as correntes da tabela a seguir:

d) Mea atravs do multmetro digital as resistncias R1, R2, R3 do Circuito 03 do Mdulo M-1102, anote seus valores e compare com os shunts calculados no item anterior.

e) Monte os circuitos das Figuras 4, 5 e 6 e anote os valores indicados pelo instrumento de bobina mvel na Tabela.

Figura 4 Circuito para medir 1mA

Figura 5 Circuito para medir 10mA Medidas Eltricas 3

Universidade Catlica de Gois

Figura 6 Circuito para medir 100mA

Circuito Figura 4 Figura 5 Figura 6

Corrente Mxima que Pode ser Medida (mA)

Corrente Terica Calculada para o Circuito (mA)

Corrente Medida (mA)

5) QUESTES 1) Como deve ser ligado um ampermetro em um circuito eltrico? 2) Qual a finalidade da resistncia shunt conectada em paralelo para a determinao da escala do ampermetro? 3) Calcule o erro apresentado nas medidas de corrente registradas na tabela do item 4.e. 4) Um mecanismo dArsonval, no qual RG=100 e IGmax=1mA, deve ser convertido em um ampermetro de calibre igual a 0,5A. Calcule a resistncia shunt e desenhe o esquema eltrico do instrumento. 5) Para as caractersticas do instrumento de medio utilizado na experincia, faa um grfico do valor da resistncia shunt (Rs) em funo da corrente que se deseja medir. Utilize a corrente como sendo I= 1:1:20 mA. 6) BIBLIOGRAFIA

[1] Fundamentos de Medidas Eltricas, Slon de Medeiros Filho, Editora Guanabara. [2] Anlise de Circuitos em Corrente Contnua, Rmulo Oliveira Albuquerque, Editora rica. [3] Roteiro de Aula Prtica de Medidas Eltricas, Professor Wanderson Rainer.

Medidas Eltricas

Vous aimerez peut-être aussi