Vous êtes sur la page 1sur 6

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras Letras Debate: Linguagem e Ensino Aula Inaugural - 10 de agosto de 2013

O ENSINO DO PORTUGUS BRASILEIRO NA ERA DA INFORMAO

Ataliba T. de Castilho Professor Emrito da USP Pesquisador do CNPq Assessor do Museu de Lngua Portuguesa (So Paulo) Abordagem multissistmica O sistema do Lxico compreende (i) o Lxico mental, lugar em que criamos ou matamos as palavras, e (ii) o Vocabulrio, lugar em que as armazenamos. A Lexicologia a disciplina que estuda a criao das palavras, e a Lexicografia a disciplina que coleciona os vocbulos, repertoriados nos dicionrios. O sistema do Discurso, constitudo pelas categorias conversacionais e pelos processos de construo dos textos a gerados, sendo os textos escritos um produto mais pobre segundo uns, mais rico segundo outros. A Anlise da conversao e a Lingustica do Texto so algumas das disciplinas cientficas que estudam o Discurso. O sistema da Semntica, por meio da qual criamos (i) os sentidos aninhados nas palavras, (ii) os significados aninhados na sentena, e (iii) as significaes geradas no intervalo que medeia entre o falante e as expresses lingusticas. A Semntica lexical (casada com a Lexicologia), a Semntica proposicional (casada com a Sintaxe) e a Semntica pragmtica (casada com o Discurso), organizam esse campo como disciplina cientfica. O sistema da Gramtica, por meio da qual (i) produzimos os sons e as slabas, (ii) estruturamos as palavras, e (iii) articulamos as palavras na sentena. A Fontica, a Morfologia e a Sintaxe so as disciplinas cientficas que do corpo ao sistema da Gramtica.

Dispositivo sociocognitivo (i) O dispositivo de ativao, ou princpio de projeo pragmtica, o movimento mental de seleo das categorias dos quatro sistemas. O dispositivo de reativao, ou de correo, o movimento mental por meio de que rearranjamos as categorias dos sistemas, retomando a construo do enunciado. Esse dispositivo encontra seu fundamento no sistema de correo conversacional. Finalmente, o dispositivo de desativao, ou da elipse, o movimento de abandono das categorias que estavam sendo ativadas. Este dispositivo mostra que o silncio igualmente

(ii)

(iii)

constitutivo da linguagem. Tambm ele assenta nas prticas conversacionais, quando ocorre a chamada despreferncia, que consiste em verbalizar o que no esperado.

1. Alteraes no quadro dos pronomes pessoais

Quadro 1 Os pronomes pessoais no Portugus Brasileiro PESSOA PB FORMAL PB INFORMAL Sujeito Complemento Sujeito Complemento 1 pessoa Eu Me, mim, comigo Eu, a gente Eu, me, mim, Prep + eu, sg mim 2 pessoa Tu, voc, o Te, ti, contigo, Voc /oc/ tu Voc/oc/c, te, ti, Prep sg senhor, a (Prep +) o senhor, + voc/oc (= doc, senhora com a senhora coc) 3. pessoa Ele, ela O / a, lhe, se, si, Ele / ei, ela Ele / ela, lhe, Prep + ele sg consigo / ela 1 pessoa Ns Nos, conosco A gente A gente, Prep + a gente pl 2. pessoa Vs, os (vos, convosco) vocs / ocs / cs vocs/ocs/cs, Prep + pl senhores, as (Prep +) os vocs/ocs senhoras senhores, as senhoras 3. pessoa Eles, elas Os / as, lhes, se, si, eles / eis, elas Eles / eis, elas, Prep + pl consigo eles / eis, elas Fonte: Castilho (2010), Cap. 11, Quadro 11.3.

A) Substituies: Voc substitui tu no Sudeste e no Centro-Oeste, resistindo nas regies Norte e Sul do pas, no por acaso perimetrais, pondo

em risco o morfema verbal {-s} da segunda pessoa do singular:


(1) O embate voc / tu a) Voc poderia deixar isso de lado. (Centro-Oeste e Sudeste do Brasil) b) Tu poderia deixar isso de lado. (Norte e Sul do Brasil) c) Eu te falei para voc que no ia dar certo. (ocorrncia geral)

A gente substitui ns, pondo em risco o morfema verbal {-mos} da segunda pessoa do singular:

(2) A gente como pronome pessoal a) A gente no est sabendo bem como sair desta, co-ocorrendo com Ns no estamos sabendo bem... b) Ns tem uma sinuquinha l que ns fizemos, a gente se fala legal. (PB informal). c) Ns rimos muito ontem noite, e a a gente comeamos a se entender (PB informal.

B) Alteraes: ele e eles esto se alterando para ei, eis, acentuando o risco de perda do morfema verbal {-am, -em}, j ameaado pela forma plena eles:
(3) Ele, eles > ei, eis no PB no padro a) Ei disse que no sabe, co-ocorrendo com Ele disse que no sabe. b) Eis pensa que t com tudo, co-ocorrendo com Eles pensam que esto com tudo.

C) Desaparecimentos: Vs desapareceu no portugus informal, levando consigo o morfema verbal {-ys/-des} da segunda pessoa do plural. Quando esse pronome ocorre em situaes discursivas muito especficas, no se sabe bem como conjugar o verbo:
(4) a) Vs foste e vieste, o que que trouxeste? (verbo na segunda pessoa do singular, em lugar da segunda pessoa do plural vs fostes e viestes...) b) Vs fsteis e visteis, o que que trouxsteis? (alterao do morfema da segunda pessoa do singular {-ste}, mediante ditongao de e > eis, inventando-se {-steis}: fsteis, em lugar da forma padro fostes, etc.)

O pronome tono da terceira pessoa o desapareceu, sendo substitudo (i) por um zero, representado pelo sinal [], (ii) por ele, reanalisado como pronome acusativo, (iii) por lhe, tambm reanalisado como pronome acusativo, pronunciado [li]. Em consequncia, o objeto direto fica sem representao fonolgica na sentena. Ele resiste em contextos em que aparecem os alomorfes mais encorpados lo, no:

(5) Adeus, pronome cltico o b) Ainda no vi ele hoje. / Ainda no vi hoje. c) Ser que vo ach-lo? / Acharam-no? Ser que vo ach ele? d) Eu li disse que ficasse quieto! / Eu no li vi, eu no li conheo.

O pronome reflexivo se s aparece nos usos formais do PB. Ele est desaparecendo tambm no PB informal, como consequncia da perda dos seguintes traos: (i) o de pessoa, (ii) o de reflexividade, (iii) o de apassivao. Isso d lugar representao da reflexividade atravs do demonstrativo de identidade mesmo (o menino machucou ele mesmo), e no desaparecimento da passiva pronominal (procura-se empregados).

(6) Como o pronome reflexivo, nas vascas da morte, tem se virado a) Que me importa me-l. Ele se conformou-se com a deciso tomada. (duplicao do reflexivo, demonstrando que seu valor desconhecido) b) Abre Tissamo! (interpretao de abre-te Ssamo, com deslocao do reflexivo para a direita, fundindo-se com o substantivo Ssamo, comprovando que no se reconhece o estatuto do reflexivo te). Exemplo de Jairo Nunes. c) PB no padro: Eu se alembro. / Voc se alembra. / Ele se alembra. / Eu se conformei com a deciso dele. / Sembora, pessoal! (perda do trao de pessoa, agravada pela procliticizao palavra seguinte, como em eu v simbora; agradeo a Milton Azevedo por esta dica) d) PB informal: A gente siv por a / eu sisqueci / eu selembrei. (o reflexivo se transforma em prefixo verbal) e) Eu conformei com a deciso dele. / Ele conformou com a deciso tomada (desaparecimento do reflexivo, que fica sem representao fonolgica). f) Sentem-sem. (mesma situao do exemplo 6 a: no se sabe mais o que fazer com o se, assimilado neste exemplo ao morfema {-em} da terceira pessoa do plural). Exemplo de Marilza de Oliveira. g) Vende-se flores. / Aluga-se casas. (= algum vende flores, algum aluga casas: despassivizao do se, desaparecimento da passiva pronominal)

2. Os pronomes demonstrativos
Quadro 2 - Esquema ternrio dos pronomes demonstrativos, em desaparecimento PESSOA PRONOME PESSOAL DEMONSTRATIVO Primeira eu este Segunda voc / tu esse Terceira ele aquele (7) Uso dos demonstrativos segundo esse esquema a) Este livro aqui est muito caro. b) Esse livro ali est mais barato. c) Aquele livro l mais barato. (8) Esquema binrio dos demonstrativos a) Este livro / esse livro aqui est muito caro. b) Aquele livro l mais barato. Quadro 3 - Comparando os pronomes pessoais com os possessivos OS PRONOMES PESSOAIS ERAM ASSIM eu tu ele ns vs OS PRONOMES POSSESSIVOS ERAM ASSIM meu teu seu nosso vosso OS PRONOMES PESSOAIS FICARAM ASSIM eu / a gente voc ele a gente vocs OS PRONOMES POSSESSIVOS FICARAM ASSIM meu seu dele nosso seus

eles

dele

eles

deles

(9) a) me era redobrado por a mim, em Deu-me a mim o livro. b) te era redobrado por a ti, em Deu-te a ti o livro. c) seu era redobrado por dele, em Roubaram seu carro dele. (10) Joo, voc sabia que seu filho Antnio perdeu seu carro? (10 a) Antnio perdeu seu carro dele. (10b) Antnio perdeu o carro dele. (11) a) Possessivo teu irado: Mulher, voc viu o que o teu filho fez com as minhas ferramentas? b) Possessivo teu no estilo ternurinha. O marido chega preocupado em casa e diz esposa: Marido: Tenho um problema no servio. Esposa: No diga tenho um problema, diga temos um problema, porque os teus problemas so meus tambm. Marido: T bem, temos um problema no servio: a nossa secretria vai ter um filho nosso.

3. Alteraes da morfologia verbal


Quadro 4 Simplificao da morfologia verbal PB FORMAL Eu falo Tu falas Ele fala Ns falamos Vs falais Eles falam

PB INFORMAL Eu falo Voc fala Ele fala A gente fala Os senhores falam Eles falam

Quadro 5 - Transformao dos pronomes pessoais do caso reto em morfemas verbais nmeropessoais no PB informal Pessoas Prefixos em funo Prefixos em funo de Sufixos em funo de sujeito no PB no complemento no PB no de sujeito no PB padro padro padro Primeira {eu} > {e-}: Eu vou > Me encontrou > Mincontr {-o}: falo {-mos}: falamos pessoa Ev {a gente} > {agm}: A gente vai / vamos > agemvai > agmvamo Segunda {voc > ce-}: Voc vai > Te encontrou > Tincontr {-s}: falas pessoa Cevai {-ys}: falais {vocs > ceis-}: Vocs vo > ceisvo Terceira {ele} > {ey-}: Ele vai > Se encontrou > Sincontr {-}: fala pessoa Eivai {-w/-y}: {eys-}: Eles vo > falam/falem eisvo Fonte: Castilho (2010), Cap. 11, Quadro 11.4.

Concluses
(27) Aumento da marcao prefixal no PB a) Pessoas do verbo: ver Quadro 5. b) Plural nominal: ozme, essas coisarada bonito (Amaral 1977: 48). c) Tempo futuro: vofal.

d) Modo verbal: popar, quepar? e) Aspecto imperfectivo tafalano e aspecto perfectivo tafalado. f) Modalizao sentencial asseverativa: (gramaticalizao de verbos afirmativos) Disque vai chover. g) Modalizao sentencial dubitativa (gramaticalizao de verbos evidenciais): xki vai chover.

Referncias bibliogrficas
CASTILHO, Ataliba T. de (2010). Nova Gramtica do Portugus Brasileiro. So Paulo: Editora Contexto. CASTILHO, Ataliba T. de; ELIAS, Vanda Maria (2012). Pequena gramtica do portugus brasileiro. So Paulo: Editora Contexto. MORAES DE CASTILHO, Clia Maria (2013). Fundamentos sintticos do portugus brasileiro. So Paulo: Editora Contexto, 2013.

Vous aimerez peut-être aussi