Vous êtes sur la page 1sur 3

PLATO A Repblica

A repblica (em grego politeia) o dilogo mais clebre de Plato, o mais lido e o mais comentado ao longo da histria. Plato queria resolver o problema de seu tempo. Como impedir que a cidade, que no vivia mais numa tradio por todos aceita e que submetia todas as disputas ao princpio da discusso, no naufragasse na anarquia dos interesses particulares e da disperso? Como salvar a cidade da confuso em que estava imersa, chegando a ponto de condenar morte aquele que tinha sido o farol da verdade nas discusses, ou seja, Scrates? A Repblica contm diversos temas filosficos, sociais e polticos entrelaados. A questo chave a da justia em seu sentido amplo, oportunidade que Plato aproveita para tecer comentrios sobre a educao e o tema genrico do conhecimento das coisas. O livro I goza de uma certa independncia, sendo que os demais (ao todo so X), se dispersam em temas variados: A formao das lideranas (os guardies), nos livros II, III, IV e V. A formao dos governantes, classe especial dos guardies, nos livros VI e VII. Uma vez compreendida a tarefa pblica, Plato a compara com o que acontece nas cidades existentes (livro VIII). Diante do desafio de Trasmaco ao tratar das convenincias da tirania (livro IX), Plato termina (livro X), com a proposio de um mito (sobre a arte, o destino e a liberdade). 1. Em que consiste a justia (livro I e comeo do livro II) Depois de algumas digresses sobre a velhice, Polmarco sustenta que a justia consiste em dar a cada um o que lhe devido, em fazer o bem aos amigos e o mal aos inimigos. Mas, como considerar que algum nosso amigo? Poderia o homem justo fazer mal a algum? A argumentao apresentada por Trasmaco radical: a justia no nada mais que reforar o poder dos fortes contra os fracos. No isto que fazem os tiranos, com suas leis autoritrias? A interveno de Scrates sbia: governar estar a servio dos governados, como um mdico curando os doentes. A justia superior injustia e prefervel sofrer a injustia do que pratic-la. Onde se pratica a injustia, a est a desunio e a discrdia. Onde houver justia, a est a felicidade. Glucon e Adimanto contra-argumentam dizendo que todos os homens so gananciosos e querem mais do que seriam merecedores e que assim cumprem as leis por pura convenincia. 2. Os princpios da Justia (livros II a V) Diante das teses referidas, Scrates levado a argumentar que a justia tem valor em si mesma, dependendo apenas das condies para o seu exerccio. Da que ela mais fcil de ser encontrada na atividade pblica (na cidade), do que nas pessoas. S depois vamos transp-las para a conduta individual.

Ento, o primeiro princpio da justia a solidariedade social, ou as formas pelas quais a pessoa contribui para o bem estar coletivo, pois este que tem a prioridade. Assim sendo, fica ressaltado um segundo princpio, necessrio para a manuteno da integridade social: o desprendimento, o dever consciente de pessoas realmente dispostas a prover o bem comum. Da a necessidade de criar uma classe social distinta das atividades econmicas, a dos guardies, futuros reis-filsofos que sustentaro a felicidade do Estado. Para tanto, ser necessria a distino da sociedade em trs classes, como so os distintos metais: ouro para os chefes dos guardies, prata para os prprios guardies (ou militares) e ferro para os produtores e artesos. Os guardies so mantidos pelo Estado e no tm direito riqueza. 3. A distino da justia no indivduo e no Estado A principal finalidade da cidade educar as pessoas e ela no precisa legislar sobre tudo. A cidade sbia porque governada por reis-filsofos; a cidade corajosa, porque garantida por guardies valentes. H que haver temperana nas paixes e ela deve ser praticada tanto pelas pessoas como pelos governantes. A justia consiste em cada um fazer o que deve: o sbio governar, o professor ensinar, o arteso produzir, etc. A alma humana composta de trs partes: os desejos, a razo (nous) e os impulsos (thymos). Estes so dominantes, em certas ocasies, superando as contenes racionais (a histria de Lencio e o desejo de ver os cadveres). A justia, portanto, consiste na harmonia entre estas trs partes, o que a faz aproximar-se da moral. 4. Scrates e suas trs proposies revolucionrias (livro V) 1) Na classe dos guardies, homens e mulheres so iguais, capazes de exercer as mesmas tarefas. 2) Eles no podem constituir famlia. 3) No podem possuir bens; seu poder deriva de seu saber (os reis-filsofos). 5. A racionalidade da Justia (livros VI e VII) Cultivar a filosofia subir numa escala de competncia e dignidade, para que ela no seja desvirtuada. O fim da subida atingir a idia do Bem, que superior a da justia e de todas as outras, por ser o seu fundamento. Contudo, como definir o Bem? Por meio de metforas, como aquela do sol que nos d luz e calor. A alegoria da caverna, no comeo do livro VII nos fornece a ilustrao de como podemos atingir a verdade em nosso conhecimento e em nossas aes: imaginemo-nos presos a uma caverna, de costas para a sua abertura. Nessa condio, s podemos perceber o movimento das sombras do que est acontecendo l fora. De repente, um de ns livra-se das correntes e sai para o mundo exterior, onde encontra vida, cor, luz e calor. Ao retornar, relata aos prisioneiros o que viu. Inconformados, estes ameaam

mat-lo. Sem outra condio, o liberto cria fantasias e mitos para justificar as aparncias, procurando assim poupar a sua vida. 6. A decadncia da Cidade (livros VIII e IX) A cidade ideal degrada-se naturalmente, como tudo o mais. Com o esfriamento das virtudes dos timocratas, com a concentrao do poder nas oligarquias, com o individualismo das democracias, o resultado fatal s poder ser o surgimento da tirania. Esta a ordem natural da decadncia dos regimes polticos, destrudos pelas suas prprias negatividades. 7. Arte, Moral e Filosofia (livro X) O real possui graus diferenciados de apreciao, cabendo aos artistas, em suas diferentes habilidades, represent-lo. Cada um fica submisso sua tcnica, como se no tivesse escolha para expressar-se diferentemente. Da a fora inelutvel do gnio de cada um. Isto afeta igualmente a moral e a filosofia.

Vous aimerez peut-être aussi