Vous êtes sur la page 1sur 78

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

CURSO DE FORMAO ANEEL ESPECIALISTA EM REGULAO NOVEMBRO 2006 RAFAEL AMARAL SHAYANI ENGENHEIRO ELETRICISTA, MSc rafael@shayani.net
LABORATRIO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA FACULDADE DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASLIA

Populao Sem Acesso Eletricidade


Populao mundial: 6,2 bilhes de pessoas Sem acesso eletricidade: 1,6 bilhes de pessoas

26%
Populao brasileira: 168,3 milhes de pessoas Sem acesso eletricidade: 13,6 milhes de pessoas

8%
Fonte: Dados Mundiais: IEA WEO 2004 (dados 2002) Brasil: ANEEL, 2005 (dados 2000)

IDH-M

Domiclios com Energia Eltrica

Fonte: ANEEL, 2005

Marco Conceitual As fontes de energia alternativas devem ser utilizadas unicamente para atender aos locais sem energia eltrica, cujo custo para trazer a energia convencional, atravs de linhas de transmisso, no economicamente vivel?

Qual a Durao das Reservas de Petrleo?

Fonte: BP, 2006

Petrleo

Fonte: BP, 2006

Consequncias da Escassez de Petrleo no Mundo: Guerra do Golfo Kuwait - 1991

Conseqncias da Escassez de Petrleo no Mundo: Guerra da Chechnia 1994 1996

Consequncias da Escassez de Petrleo no Mundo: Guerra do Iraque - 2003

Existe Relao entre a Concentrao de Petrleo no Mundo e o Desenvolvimento dos Pases?

Qual a Durao das Reservas de Gs Natural?

Fonte: BP, 2006

Gs Natural

Fonte: BP, 2006

Existe Relao entre a Concentrao de Gs Natural no Mundo e o Desenvolvimento dos Pases?

Qual a Durao das Reservas de Carvo?

Fonte: BP, 2006

Considerando o Desenvolvimento Sustentvel, Prudente Continuar Utilizando o Carvo no Mundo?

Protocolo de Quioto
Meta para os pases industrializados: reduzir as emisses de gases de efeito estufa para valores 5% inferiores queles medidos em 1990, durante o perodo entre 2008 e 2012 Para pases em desenvolvimento no existe o ndice de reduo de emisso de gases, porm devem trabalhar para diminuir suas emisses.

O Setor Eltrico Brasileiro Est Caminhando para a Reduo de Emisses?

A Produo de Energia Primria no Brasil Caminha em Qual Sentido?


120.000

Produo de energia primria (10 tep)

100.000

80.000

60.000

40.000

20.000

1970

1973

1976

1979

1982

1985

1988

1991

1994

1997

2000

NO RENOVVEL

RENOVVEL

2003

22% 32% 46%

Externalidades Ambientais da Gerao Convencional


Emisso de gases poluentes para a atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e prejudicando a sade das pessoas; Deteriorao do entorno do campo petrolfero pois, durante o processo de extrao de resduos, ocorre a inundao do poo com polmeros, dixido de carbono ou solues custicas, podendo ocorrer tambm a injeo de gua e vapor no solo, os quais degradam o local;

Externalidades Ambientais da Gerao Convencional


Desastres ecolgicos durante o transporte do petrleo, cujos vazamentos de leo no mar afetam diretamente a fauna da regio; Necessidade de eliminao ecologicamente correta dos resduos do processo de refinamento do petrleo e do carvo; Contaminao da gua utilizada durante o processo de refino do carvo; Eliminao de fauna e flora devido ao alagamento gerado pelos reservatrios de usinas hidreltricas;

Externalidades Ambientais da Gerao Convencional


Inundao de belezas naturais, reas indgenas e locais arqueolgicos por usinas hidreltricas; Aumento da temperatura da gua do mar, ocasionado por usinas nucleares, o qual afeta os peixes e demais seres vivos marinhos da regio; e Risco de acidentes nucleares. Os danos causados pelo acidente de Chernobil foi avaliado em mais de 350 bilhes de dlares.

Externalidades Polticas da Gerao Convencional


Conflitos armados para controlar pases ricos em petrleo: Guerra do Golfo (1990-1991) Guerra da Chechnia (1994-1996) Guerra do Iraque (2003)

Subsdios da Gerao Convencional


Obteno de terrenos gratuitamente Isenes fiscais durante vrios anos e ajudas diretas do governo, o qual aplica dinheiro a fundo perdido para viabilizar os empreendimentos O PNUD menciona em seu informe La energia depus de Ro, publicado em 1996, subsdios para a energia convencional da ordem de 300 bilhes de dlares. Deste valor, estimou-se 90 bilhes de dlares para influenciar os preos da eletricidade em pases em desenvolvimento.

Subsdios da Gerao Convencional

Custos com Black-outs


14 de agosto de 2003 ocorreu um grande desligamento nos Estados Unidos, cujos prejuzos foram avaliados em mais de 8 bilhes de dlares, entre negcios perdidos, reparos e emergncias. Este problema ocorreu devido seguinte seqncia de acontecimentos: A demanda de eletricidade na regio estava elevada devido numerosa quantidade de aparelhos de ar condicionado ligados em um dia de vero com Sol intenso;

Custos com Black-outs


s 13h31 uma usina foi retirada do sistema por ter excedido sua capacidade de gerao de energia reativa, necessria para compensar a queda de tenso devido elevada demanda de ar condicionado; s 15h05 uma linha de transmisso foi retirada aps curto-circuito atravs do contato com uma rvore; s 15h32 outra linha de transmisso foi retirada aps contato com rvore tambm;

Custos com Black-outs


s 15h41 as demais linhas, sobrecarregadas, foram sendo retidas uma aps a outra, por excederem seu limite trmico, iniciando um efeito cascata; e s 16h05 todas as linhas de transmisso saram por sobrecarga.

Custos com Black-outs


A possibilidade de uma blecaute nesta situao poderia ser minimizada se a demanda transportada pelas linhas de transmisso fosse menor, o que no geraria o efeito cascata. Os sistemas solares podem ser utilizados para atender parte da carga de ar condicionado, pois nos momentos mais quentes do dia, quando o aparelho de climatizao consome mais energia, o sistema solar tambm tem sua gerao incrementada, pois ambos variam com a intensidade do Sol.

Custos com Black-outs


Logo, um investimento em sistemas fotovoltaicos pode ser feito para evitar a sobrecarga nas linhas de transmisso, cujo custo seria inferior ao gasto com o blecaute, alm de postergar investimentos com reforo na transmisso. Ainda nos Estados Unidos, dois blecautes ocorreram no vero de 1996 e situaes crticas surgiram no vero de 1999 e 2000. O custo de distrbios eltricos e blecautes neste pas estimado em 100 bilhes de dlares por ano.

Comparao entre Fontes para Gerao de Eletricidade


1. Fsseis, incluindo petrleo, carvo e gs natural; 2. Nucleares; e 3. Solares, incluindo: Raios solares Ondas Ventos Fora Hidrulica Materiais de origem vegetal (fotossntese)

ENERGIA SOLAR

SOLAR TWO ESTADOS UNIDOS 10 MW fototrmica

LEIPIZIG ALEMANHA 5 MV

Em construo: ALEMANHA 10 MW NDIA 5 MW CORIA DO SUL 1,2 MW

Projeto SOLAR TOWER AUSTRLIA 200 MW fototrmica 1 km altura

Projeto GENESIS SANYO Hipercondutores ao redor do planeta

Projeto SATLITE DE ENERGIA SOLAR 10.000 MW

ALEMANHA 1.000 TELHADOS SOLARES

ALEMANHA 100.000 TELHADOS SOLARES ESTADOS UNIDOS 1.000.000 TELHADOS SOLARES (FV, aquecimento de gua, ambiente e piscina)

Sistemas Isolados ou Autnomos


Eletrificaes de comunidades em reas remotas; Posto de sade em reas remotas; Estaes repetidoras de rdio microondas; Eletrificao de residncias de veraneio; Monitorao de sistemas de qualidade de gua e meio ambiente; Sistemas de navegao e bias ocenicas;

Sistemas Isolados ou Autnomos


Sistemas de bombeamento de gua; Sistemas de proteo catdica; Dessalinizao de gua; Veculos de recreao; e Sistemas de sinalizao.

Custo de Implantao de Sistemas Fotovoltaicos


Sistemas isolados at 1 kW: Variao de preo de 9 a 25 U$/W

Valor tpico: 13 U$/W


Sistemas conectados rede: 6 U$/W
Fonte: IEA-PVPS

Instalao FV 13 vezes mais cara que PCH/Trmica

Considerando 6 horas de Sol por dia, o preo quadruplica. Instalao FV CLCULO INCOERENTE! 52 vezes mais cara NO CONSIDERA que PCH/Trmica

O CUSTO DOS COMBUSTVEIS DAS USINAS TRMICAS

Metodologia para Comparao dos Custos


a) Comparao utilizando o preo da energia gerada, ao invs da potncia instalada b) Comparao com o preo pago pela unidade consumidora, englobando: - energia gerada pela usina; - linhas de transmisso; VANTAGENS DA - rede de distribuio; GERAO - operao e manuteno; DISTRIBUDA - encargos setoriais, em especial a conta de consumo de combustveis fsseis (CCC) - custos diversos, como racionamento de energia ocorrido em 2001.

Energia do PROINFA cara?

O preo na Unidade Consumidora 5,5 vezes mais caro que na usina

Potencial da Energia Solar


A energia do Sol deriva-se de uma reao de fuso nuclear. A cada segundo aproximadamente 6x1011 kg de H2 so convertidos em He, com uma perda de massa de aproximadamente 4x103 kg, o que transformado, atravs da relao de Einstein E=mc2, em 4x1020 J. Esta energia emitida principalmente como radiao eletromagntica entre a ultravioleta e infravermelha, com comprimento de onda variando de 0,2 3 m. A massa total do Sol de aproximadamente 2x1030 kg, o que projeta uma vida til de pelo menos 10 bilhes de anos.

Potencial da Energia Solar


A Terra recebe anualmente 1,5x1018 kWh de energia solar, o que corresponde a 10.000 vezes o consumo mundial de energia neste perodo. Logo, a energia solar incidente na Terra a cada dia equivalente a toda a energia consumida no mundo por 27 anos. A energia solar de trs dias equivalente energia armazenada em todas as fontes conhecidas de energia fssil: petrleo, gs natural e carvo.

Potencial da Energia Solar


Desta forma, possvel conceber um sistema de gerao de eletricidade independente de recursos fsseis, utilizando somente os recursos solares, seja diretamente obtidos dos raios solares, ou indiretamente, atravs de ondas e ventos, fora hidrulica e materiais de origem vegetal, os quais so produzidos pelo Sol atravs da fotossntese, como a biomassa.

Gerao de Eletricidade no Mundo

Evoluo da Gerao de Eletricidade por Fonte de Energia a Nvel Mundial

Fonte: IEA, 2005, modificado

Gerao de Energia Fotovoltaica no Mundo (2002)


Demais pases 15% Estados Unidos 1% Canad 5% Amrica Latina 11%

Alemanha 46%

Restante da Unio Europia 22%

Gerao de Energia Fotovoltaica no Mundo

Efeito Fotoeltrico

Efeito Fotoeltrico

Efeito Fotoeltrico

Efeito Fotoeltrico

Efeito Fotoeltrico

Efeito Fotoeltrico

Piranmetro

Tecnologias Solares Fotovoltaicas

Silcio Monocristalino

Silcio Policristalino

Tecnologias Solares Fotovoltaicas

Filmes Finos

Curvas Caractersticas

Curvas Caractersticas

Atlas Solarimtrico do Brasil

Vous aimerez peut-être aussi