Vous êtes sur la page 1sur 3

UEMANET ANA CAROLINA ABREU SOARES SISTEMAS OPERACIONAIS

1) Qual o conceito de Tempo de Resposta de um sistema? Por que os sistemas que processam em tempo real exigem ateno especial para o tempo de resposta? Um sistema de tempo real dito ser previsvel no domnio lgico e no domnio temporal quando, independentemente de variaes ocorrendo nvel de hardware (i.e. desvios do relgio), da carga e de falhas, o comportamento do sistema pode ser antecipado, antes de sua execuo.Sistemas dedicados a uma classe de aplicaes, tipicamente de controle e medio, que exigem monitoramento contnuo de instrumentos. Ex: sistemas de controle industriais, sistemas robticos, sistemas de realidade virtual, automao domstica, etc. Ex: QNX, CMX-RTX, LynxOS, RTMX, etc. Possuem restries temporais bem definidas (o tempo de resposta considerado crtico). Pode ser hard ou soft real-time. Uma das crenas mais comuns que o problema de tempo real se resolve pelo aumento da velocidade computacional. A rapidez de clculo visa melhorar o desempenho de um sistema computacional, minimizando o tempo de resposta mdio de um conjunto de tarefas, enquanto o objetivo de um clculo em tempo real o atendimento dos requisitos temporais de cada uma das atividades de processamento caracterizadas nesses sistemas. 2) Como funciona o processamento do tipo Time Sharing? Sistemas time-sharing so diferentes. Esta tcnica utilizada para aplicaes interativas. A chave para se medir a eficincia de um sistema o tempo de resposta. Como o tempo entre duas transaes consecutivas usualmente longo o espao de memria pode ser gerenciado pela tcnica do roll in/roll out. 3) Qual a finalidade e a importncia do escalonador de tarefas no sistema operacional? Para que a CPU no fique muito tempo sem executar tarefa alguma, os sistemas operacionais utilizam tcnicas para escalonar os processos que esto em execuo ao mesmo tempo na maquina. O escalonamento de processos uma tarefa complicada, pois nenhum algoritmo totalmente eficiente e a prova de falhas, principalmente em se tratando de sistemas interativos, como o Windows, pois a interao com o usurio fundamental para este sistema onde quem o utiliza procura respostas rpidas e a todo o momento processos so interrompidos pelo usurio. O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em ingls scheduling) uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribudo, possibilitando executar os processos

mais viveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos, como os de I/O Bound e os CPU Bound. 4) Explique o mecanismo de funcionamento das interrupes. A interlocuo e a interaco do processador com o exterior no se confinam utilizao de instrues que promovem a entrada e sada de dados, podemos levar mais longe a sensibilidade do processador a acontecimentos externos, interrompendo a qualquer momento a atividade corrente do processador, por activao de uma entrada de interrupo e vectorizar o processador para uma ISR (Interrupt Service Routine) que satisfaa a aco pretendida pelo dispositivo que promoveu a interrupo. Esta tcnica uma alternativa vantajosa em alguns aspectos ao polling (pesquisa continuada), dado que deste modo ser a mquina de controlo do CPU a testar continuadamente o acontecimento externo, evitando que o programador tenha que contemplar ao longo do seu programa a observao desta entrada, tendo como consequncia uma melhor estruturao da aplicao. 4) Quando a memria RAM de um PC no suficiente para executar todos os processos que o usurio necessita, o que o Sistema Operacional pode fazer? Usar a memria virtual ou gerenciar quais tarefas tem prioridade na execuo. 6) Quais as responsabilidades do gerenciador de processos? Quais as responsabilidades do gerenciador de entrada e sada? Para que o Sistema Operacional gerencie os processos, primeiro ele deve ser capaz de: crilos, reservar memria e colocar os processos numa fila de espera para uso do processador. O prprio Sistema Operacional um conjunto de vrios processos que tambm compartilham a CPU para serem executados. Uma das principais funes do Sistema Operacional gerenciar os dispositivos de Entrada e Sada (E/S) ligados ao computador. tarefa do sistema operacional enviar sinais, informando as aes que o usurio espera que o dispositivo realize; tratar as interrupes e erros gerados pelos dispositivos. 7) Diferencie os sistemas operacionais convencionais dos sistemas distribudos e apresente aplicaes para o uso de ambos os sistemas. Entende-se por ambiente distribudo como um conjunto de processadores interligados por uma rede de interconexo e sem memria compartilhada. A ausncia de memria compartilhada obriga a uma interao entre processadores de uma forma distinta do ambiente centralizado: ao invs de variveis ou arquivos compartilhados utiliza-se troca de mensagens. O sistema operacional tradicional centralizado, aplicado a sistemas convencionais, recursos centralizados, arquiteturas mono ou multi-processadas (multiprocessador), sistemas multi-tarefas e multi-usrios. Caractersticas: compartilhamento de recursos, todos os recursos so acessveis internamente, comunicao entre processos via memria compartilhada ou atravs de providas pelo ncleo do sistema.

8) Na sua opinio, que fatores devem ser levados em conta na hora de escolher o sistema operacional de um servidor, do ponto de vista da gerncia de processos, memria e arquivos? Cite pelo menos dois sistemas operacionais que se enquadram nestes fatores. Examinando os servios oferecidos aos usurios; Analisando a interface disponibilizada aos usurios e programadores; Desmontando o sistema em seus componentes mais bsicos. Procure enumerar as atividades que voc realiza e recursos que voc costuma utilizar em computadores no seu dia a dia, para depois comparar com os servios prestados por um sistema operacional, listados ao final desta aula.

Vous aimerez peut-être aussi