Vous êtes sur la page 1sur 21

UNIVERSIDADE DE SO PAULO LICENCIATURA EM GEOCINCIAS E EDUCAO AMBIENTAL 044002 - TCNICAS DE MAPEAMENTO GEOLGICO

RELATRIO PR-CAMPO SOBRE A BACIA PARAN

Nomes: Marcos Jesus Amaral Natlia Leite de Morais Rodrigo Gomes Benedito Sandra Vivian

So Paulo 2012

ndice
1.INTRODUO.................................................................................................................... 3 2.EMBASAMENTO DA BACIA...............................................................................................4 3.ESTRUTURAS REGIONAIS ..............................................................................................6 4.EVOLUO ESTRATIGRFICA DA BACIA DO PARAN.................................................6 5.SUPERSEQUNCIAS.......................................................................................................10 6.MAGMATISMO SERRA GERAL.......................................................................................18 7.SNTESE EVOLUTIVA......................................................................................................20 8.REFERNCIA................................................................................................................... 21

1. INTRODUO
A Bacia do Paran est localizada na poro Centro-Oeste do continente sulamericano e cobre mais de 1,1 milhes de km2 da parte meridional do Brasil (Quintas et al., 1999), compreendendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alm de estender-se pelos territrios do Paraguai, Argentina e Uruguai, totalizando mais de 1,7 milhes km2 de extenso. Desenvolvida completamente sobre crosta continental da Plataforma Sul Americana, a Bacia do Paran definida como intracratnica e est preenchida por rochas sedimentares e vulcnicas com idades variantes entre o Ordoviciano e o Cretceo (Zaln et al. 1990). As rochas vulcnicas tm como origem um dos maiores derrames continentais de basalto do planeta e esto representadas pela formao Serra Geral. Devido a um alongamento na direo NNE-SSW gerado pelos eventos geotectnicos meso-cenozicos sofridos pelo continente sul-americano (Milani, 1997), seu formato oval e possui aproximadamente 1.750km de comprimento, 900Km de largura (Quintas, 1999) e 7km de profundidade no seu depocentro, que ocupa aproximadamente seu centro geomtrico (Zaln et al., 1990). Os limites da Bacia do Paran so: oeste no Arco de Assuno, leste na faixa de dobramentos Ribeira de trend ENE-WSW, norte na faixa Paraguai-Araguaia e sul na faixa Dom Feliciano (Vidotti et al.,1998).

Figura 1 Mapa de localizao da Bacia do Paran (modificado de Zaln et al, 1990)

2. EMBASAMENTO DA BACIA
O embasamento da Bacia do Paran se deu no ciclo tectono-magmtico Brasiliano, entre o Pr-Cambriano Superior e o Neo-Paleozico. O embasamento teve falhas reativadas no Neo-Ordoviciano criando uma flexura, por compresso, pelo contato das placas tectnicas Sul-americana e africana a leste e Sul-americana e de Nazca a oeste, formando assim o embaciamento da regio.

Figura 2: Arcabouo geotectnico regional para o domnio sul-ocidental do Gondwana, em parte baseado em Ramos & Vujovich (1993). Setas indicam o movimento convergente entre o continente e a litosfera do Panthalassa. (fonte: Milani, 1998)

O registro tectono-estratigrfico conhecido sugere que os fenmenos orognicos das bordas da Placa Sul-Americana influenciaram os eventos epirognicos intraplaca, correspondentes a pocas de subsidncia, soerguimento e magmatismo. (excerto do texto de ROSTIROLLA et al, 2000), ou seja, que a formao das montanhas ao redor permitiu que ocorresse movimentao vertical da placa, por princpio de isostasia ou conveco mantlica.

A eroso do material superior da placa provoca uma diminuio ou redistribuio de peso, e isto permite que a placa soerga. Outros autores defendem outra origem da bacia, como contrao trmica, sobrecarga deposicional, e outros. De qualquer forma a depresso da regio est disposto de NE-SW e sua inclinao de E-W permite que o sedimento percorra uma poro maior continental, at o Rio Paran.

3. ESTRUTURAS REGIONAIS
De acordo com Milani & Ramos(1998) a Bacia do Paran delimitada ao Ento limita-se ao norte pelo alinhamento de Arax-Rio Grande (ASMUS, 1978) e ao sul pelo do Rio Paranapanema (FLFARO, 1974). Sua estrutura tem em seu embasamento o Craton do Rio da Prata na parte SE e o Craton Amaznico a NW, com um rifteamento central NESW, permeada por faixas mveis brasilianas e circundada por um corpo cristalino. Na zona de rifteamento as falhas permitiram a ocorrncia do derrame de basalto de Serra Geral, no Eo-Cretceo. Zaln et al. (1990 in Milani et al. 2006) sugerem que a Bacia do Paran corresponde superposio de vrias bacias sobre a mesma placa, pois h no registro diversas formaes e hiatos no registro sedimentar, mas com cerca de 7000m na poro mais profunda. Pela antiguidade da bacia e vrias sequncias deposicionais e erosivos possvel que tenha ocorrido, mas no h estudo/material ainda que comprove esta hiptese. Segundo RAMOS (1970) j existiu a depresso deposicional de Taquari que foi inteiramente preenchida, recebendo grande quantidade de sedimentos do Grupo Aquidauana, durante o Carbonfero Superior.

4. EVOLUO ESTRATIGRFICA DA BACIA DO PARAN


A anlise estratigrfica da bacia do Paran se estabelece numa sequencia sedimentar magmtica com espessura mxima de 7000 m que se deposita sobre o embasamento Pr-Gondwanico. Millani (1997) reconheceu no registro estratigrfico da Bacia do Paran de seis supersequncias, na forma de camadas rochosas, imprimindo a cada uma delas intervalos de tempo com dezenas de milhes de anos de durao de deposio.

Para que haja acumulao e preservao de espessas camadas de sedimentos em uma determinada bacia preciso que ocorra a subsidncia tectnica da superfcie terrestre.

Figura 4: Distribuio da bacia do Paran e Seo Geolgica Apesar de a Bacia do Paran ser muito estudada sob vrios aspectos, ainda existem pontos incertos no que diz respeito a sua origem, principalmente em relao aos modelos propostos para os mecanismos de subsidncia. Diversas hipteses j foram estabelecidas para a sua origem, entretanto muitas delas so controversas. De acordo com Flfaro et al. (1982) a subsidncia mecnica serviu como condutora do processo inicial de formao da bacia, sendo controlada por riftes

abortados, possibilitando a implantao da bacia na Plataforma Sul-Americana, em um embasamento consolidado no Cambro-Ordoviciano. J Milani (1997) acredita que a depresso crustal foi causada por uma subsidncia mecnica inicial controlada pela propagao na placa sulamericana das orogenias pr-andinas, que propiciaram a reativao de lineamentos SW-NE do embasamento. No entanto, evidente o senso comum de que a evoluo desta bacia est estreitamente relacionada com as orogenias paleozicas, ligadas ao Ciclo Brasiliano, ocorridas durante o estabelecimento do Gondwana e, mais tarde, pela abertura do Atlntico Sul. De acordo com Zaln et al (1990) a bacia se formou por um estiramento crustal e a sedimentao da bacia representa a superposio de trs bacias diferentes, cujas geometrias e limites variam de uma para a outra, em decorrncia do movimento das placas que conduziu a evoluo do Gondwana no tempo geolgico. Estas bacias representariam trs fases de subsidncia: a primeira foi responsvel pela deposio da sequncia silurodevoniana em um golfo aberto para o paleo-Oceano Pacfico; a segunda representa a sequncia permocarbonfera desenvolvida em um mar interior e a terceira seria a jurocretcea quando ocorreu a fase de erupo de lavas. J segundo Milani (op. cit.), a existncia de diferentes unidades geotectnicas que compem o substrato da sinclise e de zonas de fraqueza limitando tais blocos justapostos, diz respeito ao comportamento heterogneo da crosta sob a bacia diante aos campos tensionais diversos a que foi submetida. Isto refletiria uma compartimentao da bacia em termos de taxas de subsidncia durante a sua histria. O registro total da Bacia do Paran inclui estratos que se distribuem do NeoOrdoviciano ( 450 Ma) ao Neocretceo ( 65 Ma), compondo uma unidade estratigrfica de 1 ordem. A bacia no possui um registro deposicional contnuo e sim um conjunto de supersequncias, ou seja, uma sucesso de unidades de 2 ordem distribudas de modo descontnuo ao longo de 385 Ma. Estas unidades so designadas por Milani (1997) como: Supersequncia Rio Iva (450 Ma a 428 Ma), Supersequncia Paran (410 Ma a 365 Ma), Supersequncia Gondwana I (310 Ma a 245 Ma), Supersequncia Gondwana II (237 Ma a 218 Ma),

Supersequncia Gondwana III (150 Ma a 128 Ma) e Supersequncia Bauru (115 Ma a 65 Ma).

Figura 5: A carta estratigrfica da Bacia do Paran com as Supersequncias

5. SUPERSEQUNCIAS
5.1. Supersequncia Iva Ordoviciano Siluriano (450 Ma a 428 Ma)
Grupo Rio Iva Formao Alto Garas arenitos e arcsios Formao Iap diamictitos polimticos Formao Vila Maria pelitos fossilferos (fsseis-guia) Ampla rea e pouca espessura Registro da glaciao neo-ordoviciana Neste primeiro ciclo de sedimentao est representado pela Supersequncia Rio Iva, com depsitos que retratam o primeiro ciclo transgressivo-regressivo de 2 ordem da referida bacia. Ainda neste primeiro ciclo de sedimentao depositou-se tambm o pacote devoniano (Supersequncia Paran), representado por depsitos fluviais arenosos da Formao Furnas, que gradam para os depsitos nerticos da Formao Ponta Grossa eminentemente pelticos

5.2. Supersequncia Paran Devoniano (410 Ma a 365 Ma)


Episdio regressivo Grupo Paran Formao Furnas homogeneidade litolgica Conglomerados basais e arenitos branco amarelados Estratificaes cruzadas acanaladas ambiente continental fluvial passando a marinho no topo Formao Ponta Grossa folhelhos, folhelhos slticos, siltitos e arenitos Marcas onduladas e bioturbado ambiente marinho raso

Fossilfero e s vezes carbonosos Aps um longo perodo de no-deposio reiniciou-se o processo de deposio na bacia.

5.3. Supersequncia Gondwana I (310 Ma a 245 Ma)


Carbonfero Permiano Maior instabilidade na evoluo Fatores climticos e tectnicos inibiram a sedimentao Hiato de 45 ma Grupos Itarar, Guat e Passa Dois Carter transgressivo A deposio destes sedimentos est relacionada a uma sequncia transgressivaregressiva, referente ao Grupo Itarar e das formaes Rio Bonito, Palermo, Irati, Serra Alta, Teresina, Rio do Rastro e Pirambia. Grupo Itarar diamictitos, folhelhos, siltitos e arenitos Ambiente de gelo e degelo forte afluxo sedimentar Fm. Lagoa Azul, Campo Mouro, Mafra, Campo do Tenente, Taciba) Formao Aquidauana equivalente na poro N-NW da bacia Grupo Guat arenitos, carvo, siltitos e folhelhos Fm. Rio Bonito carvo, folhelhos e siltitos - ambiente deltico Fm. Dourados arenito fino calctico a caulintico Fm. Palermo siltito, siltito arenoso plataforma marinha rasa Grupo Passa Dois golfos e baas de profundidade Fm. Irati folhelhos, arenitos, margas e folhelho pirobetuminoso fsseis importantes - mar restrito, hipersalino

Fm. Serra Alta folhelhos ciclo regressivo Fm. Teresina argilito e siltito cinza, calcrio ooltico ambiente mars Fm. Rio do Rastro arenito, siltito, folhelho - ambiente deltaico

5.4. Supersequncia Gondwana II Trissico (237 Ma a 218 Ma)


Evento orognico com reflexos em toda a Bacia Formaes Pirambia, Rosrio do Sul e Santa Maria Arenito avermelhado e esbranquiado, s vezes conglomertico Ambiente continental flvio-elico, com lagos rasos Estratificao cruzada acanalada e planar A Fm. Rosrio do Sul rica em fsseis de vegetais, vertebrados e invertebrados A Supersequncia Gondwana II corresponde a Formao Santa Maria que formada por arenitos e folhelhos.

5.5. Supersequncia Gondwana III (150 Ma a 128 Ma)


Jurssico Eocretceo Grupo So Bento Formao Botucatu Ambiente desrtico - extenso campo de dunas Arenitos avermelhados com grandes estruturas cruzadas Formao Serra Geral Derrames de lava por fissuras pacotes 2.000m Basaltos e diabsios Incio da abertura do Gondwana

Arenito intertrapp A Supersequncia Gondwana III ocorreu no perodo juro-cretceo ocorreu a deposio dos sistemas elico-fluviais da Formao Botucatu sem influncia marinha. Em seguida, com a quebra do Gondwana, sobreveio o grande derrame basltico da Formao Serra Geral no incio do Cretceo. Por ltimo, depositaram-se sobre as lavas, os sedimentos continentais do Grupo Bauru (Supersequncia Bauru) Perodo Cretceo. Por ltimo, depositaram-se sobre as lavas, os sedimentos continentais do Grupo Bauru (Supersequncia Bauru) Perodo Cretceo

5.6. Supersequncia Bauru (115 Ma a 65 Ma) Cretceo Superior


Grupo Bauru e Grupo Caiu Depsitos continentais areno-conglomerticos Seixos de vrias litologias e depsitos sltico-argilosos com caliches Macios ou com estratificaes acanaladas Para alguns autores no pertence Bacia do Paran por constituir nova bacia psGondwanica.

Distribuio das supersequncias da Bacia do Paran

Fonte: Milani et al. 2007

Figura: 6 Distribuio das Supersequncias da Bacia do Paran

Supersequncias da Bacia do Paran

Fonte: Milani et al. 2007.

Figura 6: Supersequncias da Bacia do Paran em relao ao Tempo Geolgico

Figura 7: Supersequncias da Bacia do Paran em relao ao Tempo Geolgico II.

Fonte: Orlandi Filho et al. 2007, adaptado de Schneider et al. 1974.

Figura 8: Litoestratigrafia da Bacia do Paran com diviso por UF

Figura 9: Perfil com o esquema com a distribuio das camadas geolgicas

Figura 10: Apresentao em planta da exposio das camadas geolgicas

Figura 11: Distribuio dos aquferos na Bacia do Paran (Fonte: Petrobrs)

6. MAGMATISMO SERRA GERAL


A Formao Serra Geral uma provncia magmtica que recobre cerca de dois teros da poro brasileira da Bacia do Paran, est constituda predominantemente por basaltos e basalto-andesitos de filiao toleitica e esse derrame atinge aproximadamente 1300m de profundidade, sendo que a espessura da cobertura vulcnica somada cobertura de rochas sedimentares ultrapassa 6000m (Zaln et. al., 1990). Essa formao contempornea abertura do oceano Atlntico Sul durante o Cretceo Inferior (Vidotti et al., 1998), sendo originada por um volumoso magmatismo toleitico causado, provavelmente, por uma grande pluma mantlica, cujos derramamentos de lavas baslticas preencheram as bacias do sul da Pangea (Paran, Etendeka e Angola). A intensa atividade intrusiva alimenta o sistema de derrames em plat, que geralmente representado por diques e sills, que acompanham as principais descontinuidades estruturais da bacia. Em afloramentos, normalmente, as rochas so encontradas bastante fraturadas, predominantemente com fraturas conchoidais.

A partir das variaes composicionais, dos dados geocronolgicos e das caractersticas texturais, foi possvel dividir o magmatismo Serra Geral em oito fcies, sendo que cinco esto relacionadas ao magmatismo mfico (fcies Esmeralda, Lomba, Gramado, Pitanga, Campo Er e Paranapanema) e quatro ao magmatismo de intermedirio a flsico (fcies Alegrete, Chapec, Vrzea do Cedro e Palmas).

Figura 12 Provncias magmticas contemporneas abertura do oceano Atlntico.

Figura 13: Seo geolgica esquemtica regional

7. SNTESE EVOLUTIVA
A evoluo da Bacia do Paran ocorreu por influncias tectnicas e estratigrficas, no qual processos orognicos (Perodo Fanerozico) foram os responsveis pelo soerguimento da margem sudoeste dando origem aos Arcos de Ponta Grossa e Arco do rio Grande. A bacia possui uma grande camada de sedimentos, cuja acumulao e preservao se deram pela ocorrncia de uma subsidncia, que segundo Milani (1997) foram causadas pelas orogenias pr-andinas, contudo muitos estudiosos concordam que a evoluo da bacia est ligada ao Ciclo Brasiliano, no qual ocorreu com a abertura do Atlntico. A orientao da bacia NE-SW com grandes depresses alongadas, as quais esto apoiadas em um substrato pr-cambriano. Segundo Zalan (1990) este alongamento se deu por conta de estiramentos crustais o que permitiu a sedimentao de trs bacias: a primeira com deposio no perodo siluriano-devoniano em regio de golfo aberto; a segunda no perodo permo-carbonfero em um mar interior e, por ltimo, a bacia do perodo jurocretceo com a fase de erupo vulcnica.

J Milani defende a ideia de diferentes unidades geotectnicas resultando numa compartimentao da bacia. A deposio de sedimentos no ocorreu de forma contnua, surgindo assim, segundo Milani, um conjunto de supersequncias, que so: Supersequncia Rio Iva (450 Ma 428 Ma), Supersequncia Paran (410 Ma 365 Ma), Supersequncia Gondwana I (310 Ma 245 Ma), Supersequncia Gondwana II (237 Ma 218 Ma), Supersequncia Gondwana III (150 Ma 128 Ma) e Supersequncia Bauru (115 Ma 65 Ma). O topo da Supersequncia Iva apresenta uma discordncia denominada Neoordoviciano representando o primeiro ciclo transgressivo e regressivo do mar no continente (depsitos marinhos). Em seguida, acima desta sequncia depositou-se a Supersequncia Paran do Perodo Devoniano com depsitos arenosos. Depois houve um longo perodo sem deposio (hiato), cujo processo reiniciou no Pensilvaniano indo at o Eotrissico, a Supersequncia Gondwana I que apresenta caractersticas de transgresso e regresso marinha. A Supersequncia Gondwana II depositou-se sobre a anterior formando grandes arenitos e folhelhos durante o anisiano-carniano. Em seguida, no juro-cretceo tem-se depsitos elicos-fluviais, sem nenhuma influncia marinha, caracterstica esta da Supersequncia Gondwana III. Depois com a separao do continente Gondwana originou um derrame de rochas baslticas no Perodo Cretceo e sobre estes pacotes depositaramse sedimentos continentais originando a Supersequncia Bauru.

8. REFERNCIA
http://www.cprm.gov.br/Aparados/ap_geol_pag05.htm http://www.brazadv.com.br/brasil-geologia/parana-etendeka.htm Milani, E. J.; Melo, J. H. G. de; Souza, P. A. de; Fernandes, L.A.; Frana, A. B.; Bacia do Paran. B. Geoci. Petrobras, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 265-287, maio/nov. 2007. VIEIRA, P.C.; HIPTESE SOBRE A ORIGEM DA DEPRESSO PERIFRICA PAULISTA. Revista IG, So Paulo, 3(2):61 -67, jul./ dez. 1982. MILANI, E. J.; RAMOS, V. A.; OROGENIAS PALEOZICAS NO DOMNIO SULOCIDENTAL DO GONDWANA E OS CICLOS DE SUBSIDNCIA DA BACIA DO PARAN. Revista Brasileira de Geocincias 28(4): 473-484, dez. 1998. ROSTIROLLA, S. P; ASSINE, M. L., FERNANDES, L. A; ARTUR P. C.; REATIVAO DE PALEOLINEAMENTOS DURANTE A EVOLUO DA BACIA DO PARAN - O EXEMPLO DO ALTO ESTRUTURAL DE QUATIGU. Revista Brasileira de Geocincias 30(4):639-648, dez. 2000.

Vous aimerez peut-être aussi