Vous êtes sur la page 1sur 3

(LISTA-2)

Professor:

ALEX
ALUNO(A):______________________________________________________________________ DATA: 22 / 08/ 09

QUIMICA
FUNES INORGNICAS (BASES) 01 - (Unimontes MG/2009) Os elementos qumicos tambm apresentam periodicidade nas suas propriedades qumicas. O esquema abaixo mostra algumas caractersticas de uma determinada famlia de elementos denominada, genericamente, de Y ao reagir com H2O, Cl2 e O2. II

Tanto o leite de magnsia como a soda custica so compostos alcalinos. III A soda custica (NaOH) uma base forte; o leite de magnsia (suspenso de Mg(OH)2) uma base fraca. Isto ajuda a entender por que o leite de magnsia pode ser ingerido, mas a soda custica no. Dessas afirmaes, a) apenas I correta. b) apenas II correta. c) apenas III correta. d) II e III so corretas. e) I e III so corretas. 04 - (UFSCAR SP/2002) O reboco das paredes de casas pode ser feito com a aplicao de uma pasta feita de argamassa com gua. A argamassa uma mistura de areia com cal extinta, Ca(OH)2. Nas paredes, a pasta vai endurecendo devido evaporao da gua e subseqente reao do hidrxido de clcio com o gs carbnico do ar. O reboco seco constitudo por uma mistura rgida de areia e: a) Ca3(PO4)2. b) CaSiO3. c) CaSO4. d) Ca(HCO3)2. e) CaCO3. 05 - (MACK SP/2001) Na reao entre os gases N2 e H2 , obtm-se unicamente gs amnia. A soluo aquosa de amnia recebe o nome de amonaco (hidrxido de amnio), que o componente ativo de produtos de limpeza usados para remoo de gorduras. A partir dessas informaes, considere as seguintes afirmaes: I. O hidrxido de amnio tem frmula NH3 . II. Na formao do gs amnia, a reao ocorrida de sntese. III. O amonaco tem frmula NH4OH . IV. A amnia tem frmula NH4OH . V. O cheiro irritante e forte, que se sente quando se usa amonaco, proveniente do gs nitrognio. Esto corretas, somente: a) b) c) d) e) I e IV . II e V . II e III . I e II . III e V.

Baseando-se nas informaes apresentadas, pode-se afirmar que Y corresponde famlia dos a) alcalino-terrosos. b) alcalinos. c) halognios. d) calcognios. 02 - (UFV MG/2009) A formao de hidrxido de clcio resultante da reao de um sal desse metal com uma base pode ser representada por: a) Ca + + OH Ca(OH) b) Ca 2+ + 2OH Ca(OH) 2 c) d)
Ca 3+ + 3OH Ca(OH)3 Ca 4+ + 4OH Ca(OH) 4

03 - (FATEC SP/2006) Leia atentamente a seguinte notcia publicada em jornal: Alunos tomam soda custica durante aula e passam mal. Dezesseis alunos de uma escola particular de Sorocaba, interior de So Paulo, foram internados aps tomar soda custica durante uma aula de qumica. Os alunos participavam de um exerccio chamado teste do sabor: j haviam provado limo, vinagre e leite de magnsia e insistiram em provar a soda custica, produto utilizado na limpeza domstica. Em pouco tempo, os alunos j comearam a sentir os primeiros sintomas: ardncia na lngua e no estmago, e foram encaminhados ao Hospital Modelo da cidade. (Adaptado do Dirio do Grande ABC OnLine, 19/09/2005.) Sobre essa notcia, foram feitas as seguintes afirmaes: I Os produtos ingeridos pelos alunos (limo, vinagre, leite de magnsia e soda custica) so todos cidos e, por isso, corrosivos.

06 - (VUNESP SP/2000) O magnsio pode ser obtido da gua do mar. A etapa inicial deste processo envolve o tratamento da gua do mar com xido de clcio. Nesta etapa, o magnsio precipitado na forma de: a) MgCl2 . b) Mg(OH)2 . c) MgO. d) MgSO4 . e) Mg metlico. 07 - (FEEQ CE) A formao de hidrxido de alumnio, resultante da reao de um sal desse metal com uma base, pode ser representada por: + a) Al + OH Al(OH) 2+ b) Al + 2OH Al(OH)2 3+ c) Al + 3OH Al(OH)3 4+ d) Al + 4OH Al(OH)4 5+ e) Al + 5OH Al(OH)5 08 - (USJT SP) Sabor adstringente o que percebemos quando comemos uma banana verde (no-madura). Que substncia a seguir ter sabor adstringente? a) CH3COOH b) NaCl c) Al(OH)3 d) C12H22O11 e) H3PO4 09 - (PUC MG) Urtiga o nome genrico dado a diversas plantas da famlia das Urticceas, cujas folhas so cobertas de plos finos, os quais liberam cido frmico (H2CO2) que, em contato com a pele, produz uma irritao. Dos produtos de uso domstico abaixo, o que voc utilizaria para diminuir essa irritao : a) vinagre b) sal de cozinha c) leo d) coalhada e) leite de magnsia 10 - (PUC MG) A dissoluo de uma certa substncia em gua representada pela equao: M(OH)3(s) + nH2O M
3+ (aq)

III. em soluo aquosa, torna a fenolftalena vermelha A substncia que se enquadra nas propriedades dadas : a) BaSO4 b) CH4 c) Mg(OH)2 d) SO3 e) HCl 12 - (UFPA) Entre as bases a seguir, indique quais so praticamente insolveis em gua: I. KOH II. Mg(OH)2 III. NaOH IV. Al(OH)3 V. Fe(OH)2 VI. LiOH a) V e VI b) IV e VI c) II, III e IV d) II, IV e V e) I, III e VI 13 - (UECE) No processo de digesto os alimentos permanecem no estmago por vrias horas, perodo no qual o esfncter pilrico mantm-se fechado. Quando o esfncter se relaxa, uma pequena quantidade de alimento semidigerido e altamente acidificado (quimo) passa para o intestino delgado. O contato do quimo com a mucosa intestinal provoca o fechamento do esfncter, o que neutralizam o quimo, o esfncter pilrico se abre novamente, permitindo que mais um pouco de alimento (quimo) chegue ao intestino. Com relao aos sucos pancretico, entrico e a bile, podemos afirmar que eles so: a) cidos b) alcalinos c) neutros d) no interferem no processo de neutralizao do quimo e) n.d.a 14 - (ITA SP) Em trs frascos rotulados A, B e C e contendo 100 mL de gua cada um, so colocados 0,1 mol, respectivamente, de hidrxido de potssio, hidrxido de cobre (II) e hidrxido de nquel (II). Aps agitar o suficiente para garantir que todo soluto possvel de se dissolver j esteja dissolvido, mede-se a condutividade eltrica das misturas. Obtm-se que as condutividades das misturas dos frascos B e C so semelhantes e muito menores do que a do frasco A. Assinale a opo que contm a afirmao FALSA: a) Nos frascos B e C, a parte do hidrxido que est dissolvida encontra-se dissociada ionicamente. b) Os hidrxidos dos copos B e C so bases fracas, porque nem toda quantidade dissolvida est dissociada ionicamente.

+ 3 OH (aq)

Que pode representar a dissoluo de: a) amnia b) hidrxido de clcio c) hidrxido de sdio d) hidrxido de alumnio e) brometo de hidrognko 11 - (MACK SP) De uma certa substncia, fazemos as afirmaes a seguir: I. reage com cido, dando gua e sal II. em presena de gua, sofre dissociao inica parcial

A condutividade eltrica da mistura do frasco A a maior porque se trata de uma soluo 1 molar de eletrlito forte. d) Os trs solutos so bases fortes, porm os hidrxidos de cobre (II) e de nquel (II) so pouco solveis. e) Solues muito diludas com igual concentrao normal destes 3 hidrxidos deveriam apresentar condutividades eltricas semelhantes. c) 15 - (FEI SP) Explique porque praticamente impossvel medir a condutividade eltrica de um hidrxido que no seja de um metal lcalino. 16 - (ITA SP) Descreva como o hidrxido de sdio obtido em escala industrial. Sua descrio deve incluir as matrias primas utilizadas, as equaes das reaes qumicas envolvidas no processo, as condies de operao e o aproveitamento de eventuais subprodutos obtidos no processo. 17 - (MACK SP) A equao que representa corretamente a dissociao inica de uma base pouco solvel, de frmula M(OH)x, : x+ a) M(OH)x M + OH + b) M(OH)x xM + xOH x+ c) M(OH)x M + xOH x+ d) M(OH)x M + OHx + e) M(OH)x xM + OH 18 - (UFG GO) O Mg(OH)2 em gua (leite de magnsia) consumido popularmente como laxante e anticido. De acordo com a equao a seguir, pode-se afirmar que o Mg(OH)2. Mg(OH)2 (s) + H2O () Mg 01. 02. 04. 08. 16. 32.
2+

20 - . (Fuvest SP) Assinale a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas. a) detergente e vinagre b) sal e coalhada c) leite de magnsia e sabo d) bicarbonato e acar e) coca-cola e gua de cal GABARITO: 1) Gab: B 2) Gab: B 3) Gab: D 4) Gab: E 5) Gab: C A reao de sntese da amnia pode ser representada por: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g) O amonaco o nome popular do hidrxido de amnio (NH4OH ). Logo, as afirmaes II e III so corretas. 6) Gab: B 7) Gab: C 8) Gab: C 9) Gab: E 10) Gab: D 11) Gab: C 12) Gab: D 13) Gab: B 14) Gab: D RESOLUO Os hidrxidos de Cobre - II e Nquel - II so fracos. 15) Gab: Porque praticamente insolvel em gua. 16) RESOLUO Processo: O Hidrxido de sdio obtido industrialmente por eletrlise de solues aquosas de NaCl: Matrias primas: NaCl e H2O Equaes: 2NaCl + H2O 2NaOH + H2(g) + Cl2(g) Sub-produtos Hidrognio gasoso: usado em outras reaes qumicas. Cloro gasoso: aproveitado no para diversas outra reaes como de clorao, obteno de compostos para o tratamento de gua etc. 17) Gab: C 18) Gab: 01-V; 02-V; 04-F; 08-V; 16-F; 32-F 19) Gab: C 20) Gab: C

+ 2OH

(aq)

uma substncia bsica; em gua pouco solvel; em gua produz uma soluo neutra; em gua produz um (1) ction e dois (2) nions; tem duas (2) cargas positivas e uma (1) negativa; em gua um processo qumico.

19 - (ITA SP) Das afirmaes seguintes, assinale a ERRADA: a) Os hidrxidos dos metais de transio, via de regra, so coloridos e muito pouco solveis em gua. b) Os hidrxidos dos metais alcalino-terrosos so menos solveis em gua do que os hidrxidos dos metais alcalinos. c) O mtodo mais fcil de preparao de qualquer hidrxido consiste na reao do respectivo xido com gua. d) Existem hidrxidos que formam produtos solveis quando so tratados com solues aquosas, tanto de certos cidos como de certas bases. e) Hidrxido de alumnio, recm-precipitado de soluo aquosa, geralmente se apresenta na forma de um gel no cristalizado.

Bom Trabalho! alexchemistry@uol.com.br

Vous aimerez peut-être aussi