Vous êtes sur la page 1sur 10

EXPEDIENTE

Instituto Brasileiro de Cincias Criminais

DIRETORIA DA GESTO 2009/2010


Presidente: Srgio Mazina Martins 1 Vice-Presidente: Carlos Vico Maas 2 Vice-Presidente: Marta Cristina Cury Saad Gimenes 1 Secretria: Juliana Garcia Belloque 2 Secretrio: Cristiano Avila Maronna 1 Tesoureiro: dson Lus Baldan 2 Tesoureiro: Ivan Martins Motta

CONSELHO CONSULTIVO:
Carina Quito, Carlos Alberto Pires Mendes, Marco Antonio Rodrigues Nahum, Srgio Salomo Shecaira, Theodomiro Dias Neto

Publicao do Departamento de Internet do IBCCRIM

DEPARTAMENTO DE INTERNET Coordenador-chefe:


Luciano Anderson de Souza

Coordenadores-adjuntos:
Joo Paulo Orsini Martinelli Luis Eduardo Crosselli Regina Cirino Alves Ferreira

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

HISTRIA
O CASO DOS IRMOS NAVES: TUDO O QUE DISSE FOI DE MEDO E PANCADA...
Camila Garcia da Silva

Em 1937 teve incio um dos casos mais clebres de injustia e erro judicirio de nosso pas, o caso dos irmos Naves. Dois irmos simples da cidade de Araguari em Minas Gerais so os protagonistas desta triste histria. Sebastio Jos Naves contava com trinta e dois anos, enquanto seu irmo, Joaquim Rosa Naves, vinte e cinco. Ambos trabalhavam na lavoura e comercializao de cereais. Joaquim tambm era scio de seu primo, Benedito Pereira Caetano, outra figura notvel nesse episdio, em um caminho Ford V-8, que transportava as mercadorias.

Benedito compra muitas sacas de arroz, gasta 136:000$000 (cento e trinta e seis contos de ris), esperando revend-las e lucrar consideravelmente. Contudo, o preo do arroz cai, e recebe apenas um cheque no valor 90:048$500 por toda mercadoria. No haveria lucro, alis, a soma no cobriria todas as suas dvidas. Logo aps receber o cheque Benedito resolve sac-lo e, dois dias depois, desaparece. Os irmos procuram o primo que estava hospedado na casa de Joaquim, visitam sua amante, Floriza, o fornecedor e o comprador das sacas de arroz. Com o passar do tempo, a preocupao aumenta e eles procuram a polcia, relatando, ao delegado Ismael do Nascimento, os ltimos fatos. A polcia realiza

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

78

buscas, porm Benedito no estava na fazenda dos pais, nem em parte alguma. O inqurito instaurado, os irmos Naves, bem como Floriza, Jos Lemos (comprador das sacas de caf) e outros dois amigos do desaparecido so testemunhas. Eles recontam os ltimos momentos com Benedito, na festa de inaugurao de uma ponte, entre Araguari e Gois. Joaquim explica que depois da comemorao, jantaram em casa e o primo resolveu sair para passear no parque de diverses, levando toda a importncia de que era portador. Floriza conta que, na verdade, danou com o desaparecido no cabar naquela madrugada, mas no haviam passado a noite juntos. Estava difcil resolver o sumio de Benedito, a polcia no tinha pistas e a presso popular aumentava.
Nada. Tudo sem rumo. O povo inquieto. O delegado malvisto. Mole. Mole. Mas no era. Honesto, sensato. No via, no atirava no escuro. Podia acertar noutro. No queria ser perigoso, nem injusto1.

Na busca por uma soluo do caso, um delegado militar convocado para conduzir as investigaes, Francisco Vieira dos Santos, figura central para a transformao do episdio. No mesmo dia em que assume o posto, intima novas testemunhas. Dentre elas, Jos Prontido, que trabalha no mesmo ramo dos irmos Naves e afirma ter visto e trabalhado com Benedito em Uberlndia, pouco tempo aps seu desaparecimento. Dona Ana Rosa Naves, me dos irmos e de mais outros 12 filhos, viva, contava com sessenta e seis anos, foi ouvida pelo delegado e confirmou a verso de Prontido. Em seguida, o delegado tomou os depoimentos da esposa de Sebastio, Salvina e a de Joaquim, Antnia. Ambas sabiam que na noite anterior ao sumio do primo, os irmos estavam nas respectivas casas. Um amigo de Benedito, Orcalino da Costa, em seu testemunho sugeriu que os responsveis pelo desaparecimento de Benedito eram os irmos Naves. O delegado preferiu seguir esta ltima pista. Os Naves e Prontido so presos, sofrem muitas agresses, passam fome e
1 ALAMY, Joo Filho. O Caso dos Irmos Naves Um erro judicirio. 3 Edio. Belo Horizonte. Editora Del Rey : 1993.

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

79

sede. O ltimo no agenta a tortura por muito tempo, modifica seu testemunho, diz que os irmos mandaram-no dizer aquelas coisas em troca de uma gratificao posterior. Deste modo, o delegado consegue a acusao que tanto desejava para revelar aquele crime, mas ainda espera a confisso. Os irmos continuam presos no poro da delegacia, nus, ainda sem receber alimentos ou gua, apanhando muito, porm nada diziam. Assim sendo, prendem Dona Ana, retiram-lhe as roupas e mandam os filhos baterem na me idosa, e eles, obviamente, recusam-se. Todos so torturados, Dona Ana chega a ser estuprada, porm solta aps alguns dias e procura um advogado. J no era a primeira vez em que ela procurava o Dr. Joo Alamy Filho, que, por fim, resolve defender os irmos. O primeiro habeas corpus data de janeiro de 1938 e relata a priso ilegal dos irmos com a finalidade de que confessem a sua suposta autoria ou responsabilidade pelo desaparecimento de Benedito Pereira da Silva. Novas testemunhas so ouvidas, como Guilherme Malta Sobrinho, que afirma ter visto o caminho de Joaquim na madrugada do dia 23 de novembro alm de acreditar que os irmos so os responsveis pelo desaparecimento de Benedito. Enquanto isso, os irmos continuam presos, o defensor dos Naves conta:
Dia a dia, levava os presos pro mato. Longe. Onde ningum visse. Nos ermos cerrades das chapadas de criar emas. Batia. Despia. Amarrava s rvores. Cabea pra baixo, ps pra cima. Braos abertos. Pernas abertas. Untados de mel. De melao. Insetos. Formigas. Marimbondos. Mosquitos. Abelhas. O sol tinia de quente. rvore rala, sem sombra. Esperava. Esperavam. De noite cadeia. Amarrados. Amordaados. gua? S nos corpos nus. Frio. Dolorido. Pra danar. Pra doer. Pra dar mais sede. Pra desesperar2.

Entretanto, a nica tcnica efetiva de tortura a separao dos irmos. For jam o assassinato de Sebastio, e Joaquim, apavorado, no mais resiste e decide confessar o crime. Declara, no dia 12 de janeiro de 1938, que ele e seu irmo convidaram Benedito para um passeio a Uberlndia, e no meio do caminho, decidiram tomar gua na margem do rio. Neste momento, Sebastio agarrou Benedito pelas costas e ele, Joaquim, introduziu uma corda no pescoo do primo, apertando-o. Deste modo, o primo desfaleceu e os irmos acharam um pano em sua cintura, contendo a importncia de noventa contos de ris, os quais foram postos em uma lata de soda, preparada anteriormente. Em seguida, atiraram o cadver do primo na cachoeira do Rio das Velhas. No caminho de volta
2

Ibidem, pg. 58.

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

80

para Araguari, escolheram uma moita de capim-gordura, entre duas rvores, aonde cavaram um buraco e esconderam o dinheiro roubado. A ltima parte do plano, era procurar Benedito assim que retornassem cidade, para que no se tornassem suspeitos do delito. O delegado levou Joaquim para que pudesse reconstituir o crime. Tambm houve busca e apreenso, que resultou negativa, j que no foram encontrados o pano que envolvia o dinheiro e muito menos a lata com os noventa contos. No havia o que procurar, era impossvel encontrar objetos que nunca foram usados, pois tal crime no havia ocorrido. Tambm no se achava o cadver de Benedito. Destarte, ignora-se o exame do corpo de delito direto ou indireto, e baseia-se somente em uma confisso. Joaquim estava to desesperado para conferir alguma veracidade a sua confisso falsa que chegou a envolver seu cunhado, Inhozinho, que negou ter recebido os noventa contos de ris. Ele explicou que fazia negcios com o cunhado, mas s havia recebido trs contos durante aquele perodo. As autoridades policiais tambm tentaram dar outro defensor aos irmos, que inseguros, recusam a oferta e mantm como advogado Joo Alamy Filho. Tambm prendem, novamente, Dona Ana, que se recusou a assinar o depoimento e contou:
Tudo quanto se tem dito contra si pura mentira, pois est absolutamente inocente (...)que seus filhos e sua nora esto doidos (...) se no esto doidos confessaram-se autores da morte de Benedito de medo de sofrerem espancamentos por parte da polcia3.

O processo bastante tumultuado, depois da denncia do Ministrio Pblico, ingressa o pai de Benedito, como assistente de acusao. importante ressaltar que Dona Ana tambm acusada, como cmplice do latrocnio. Tanto os irmos Naves, quanto sua me, ficam presos durante a instruo do processo. As esposas so presas e at mesmo os filhos de Sebastio so presos, privados de alimentao e agasalho, chegando a falecer o menor deles. Outro habeas corpus impetrado, mas apesar de ser concedido, em 5 de maro de 1938, a ordem no foi cumprida. A deciso de pronncia, de 21 de maro de 1938, aponta:
O crime de que se ocupa esse processo da espcie daqueles que exigem do julgador inteligncia aguda, ateno permanente, cuidado extraordinrio no exame das provas, pois, no Juzo Penal, onde esto em perigo honra e liberdade alheias, deve o julgador preocupar-se com a possibilidade de um tremendo erro judicirio.

3 BARBALHO, Ilza. O Caso dos Irmos Naves. Portal OAB-RJ. Trecho do Interrogatrio da Denunciada Ana Rosa Naves no inqurito instaurado para resolver o desaparecimento de Benedito Pereira da Silva.

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

81

(...) No caso em apreo, em que o cadver da vtima no apareceu, como no apareceu tambm o dinheiro furtado, a prova gira em quase que exclusivamente em torno das confisses prestadas pelos indiciados autoridade policial, sendo notar que o patrono dos acusados, nas razes de fls. 143, informa ao juiz que tais confisses foram extorquidas e so produto da truculncia, dos maus tratos e da desumanidade de que fez uso e abuso o delegado nas investigaes primrias do delito. (grifo nosso)4

Apesar da exposio acima, conclui o juiz que procedente a denncia em relao aos irmos Naves, entendendo pela improcedncia somente em relao Dona Ana, pois sua cumplicidade deu-se aps o fato. Esquecem de que os noventa contos tambm no pertenciam integralmente vtima, alis, apenas um dcimo daquela quantia lhe cabia. Os rus recorreram da deciso de pronncia, mas o Tribunal de Apelao de Minas Gerais negou provimento ao recurso, por conseguinte, foram levados ao Tribunal do Jri. Em junho de 1938, o juiz, Merolino Raimundo de Lima Corra pergunta a Sebastio o que ele pode alegar em sua defesa e ele lhe responde:
O que assinou e consta do processo o fez por medo e devido aos maus tratos recebidos da polcia; que o fizeram tomar purgante de 15 em 15 minutos, sentado sobre tachinhas; que foi amarrado e surrado at falar mentiras embora resistindo durante 38 dias; que apanhou tanto que ficou com o corpo coberto de sangue, sofrendo injustias e suplcios; que esses suplcios alcanaram sua prpria me, a qual nua, foi seviciada na polcia, que jura sua inocncia em nome de Deus e de seus filhos5.

J quando o juiz indaga o outro ru, ele responde:


Que no deve o crime que lhe imputado; que se falou polcia o que consta dos autos, foi a poder de pancadas, que se confirmou o que havia dito policia no interrogatrio feito pelo Juiz do sumrio foi devido a insinuao da prpria polcia, que lhe fez ameaas extremas caso no confirmasse; que tem sido bastante judiado na polcia e pede interveno do MM Juiz para que cessem os maus tratos infligidos6.

O jri negou a autoria dos fatos aos acusados, absolvendo-os por seis votos a um. Contudo, os rus deveriam permanecer presos, para o processamento da apelao. A promotoria interpe recurso devido a deciso do jri no ser unnime, desta forma, os rus vo novamente a julgamento pelo tribunal popular. Em maro de 1939 ocorre o segundo jri, Joaquim foi absolvido por cinco votos a dois e Sebastio, seis a um. Entretanto, cabe novo recurso do Ministrio
4 ALAMY, op. cit. Trecho da Deciso de Pronncia, do Juiz Merolino Raimundo de Lima Corra, no Caso dos Irmo Naves. 5 6 ALAMY, op. cit. Trecho da fala de Sebastio Naves, durante a realizao do 1 Jri. ALAMY, op. cit. Trecho da fala de Joaquim Naves, durante a realizao do 1 Jri.

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

82

Pblico, tendo em vista falta de unanimidade da deciso. Destarte, em julho de 1939, a Cmara Criminal do Tribunal de Apelao de Minas Gerais d provimento ao recurso, cassando a deciso do jri. Os irmos so condenados a cumprir pena de 25 anos e 6 meses de priso, alm de pagar multa de 16 sobre o valor do objeto roubado. A defesa pede reviso criminal, em 1940, que negada, apesar de a pena ser reduzida para 16 anos e 6 meses. J em 1942, os rus pedem indulto ao Presidente Getlio Vargas, que no atendido. Somente em 1946 conseguem o deferimento do pedido de livramento condicional e voltam para Araguari. Contudo, Joaquim sofre de uma doena grave e morre em 1948 em um asilo da cidade. Cabe a Sebastio provar sua inocncia, bem como a do irmo falecido. E somente em 24 de julho de 1952 o caso teve uma reviravolta, j que Benedito Pereira Caetano reaparece vivo na fazenda de seus pais, em Nova Ponte. Ele visto por Prontido, que avisa sobre a ressurreio de Benedito a Sebastio, o qual acompanhado de alguns policiais e de um reprter do Dirio de Minas, dirigem-se fazenda para reencontrar o primo, tido como morto por todos aqueles anos. No momento do reencontro Benedito teme, mas Sebastio o abraa e diz: Graas a Deus te encontrei para provar a minha inocncia. Ningum te quer matar, vem para a cidade, pro povo ver que voc est vivo e que eu sou inocente7. Assim, Benedito volta a Araguari, onde quase linchado por conta da ira popular, preso preventivamente, acusado de apropriao indbita. Fica detido por nove dias, mas j havia decorrido o prazo prescricional da pena do suposto ilcito, e sua priso relaxada. Aps o reaparecimento de Benedito, Sebastio e a viva de Joaquim pleiteiam a reviso criminal cumulada com indenizao, a qual deferida em 1953. Contudo, o valor s pago em 1962. importante ressaltar que na poca desse triste caso, o Brasil enfrentava um perodo ditatorial e os cidados tinham seus direitos e garantias limitados. A subverso ordem democrtica e jurdica deu ensejo realizao do que pode ser considerado o maior erro judicirio brasileiro. Ao longo do caso, nota-se inmeros desrespeitos tanto ao direito material de suas vtimas quanto ordem processual vigente na poca. Outro ponto relevante a utilizao da confisso como a rainha das provas.
7 ALAMY, op. cit., pag. 321-322.

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

83

O filme O Caso dos irmos Naves


Joo Alamy Filho, o advogado de defesa dos Naves, escreveu um livro descrevendo todo o processo envolvendo os irmos Naves. A histria foi adaptada por Jean-Claude Bernardet e Lus Srgio Person e o filme O caso dos irmos Naves foi lanado em 1967. Sebastio Naves foi interpretado por Raul Cortez e Joaquim, por Juca de Oliveira. A primeira cena j mostra Bene dito fugindo da cidade de Araguari e segue contando a busca dos primos. O filme retrata fielmente as torturas sofridas pelas personagens dessa histria. J se nota uma mudana no clima das investigaes quando o tenente militar assume o caso. Os interrogatrios so permeados pelas cenas de sofrimento no poro da delegacia, e as pessoas, atordoadas, assentem com aquilo que Francisco Vieira dos Santos dita ao escrivo, Aulete Ferreira. Os inquiridos so figuras amedrontadas, secundrias, tteres nas mos do militar. Outro ponto interessante a presena de um quadro de Vargas ao fundo da sala do tenente, que tambm intimida os acusados e as testemunhas. Uma passagem muito impactante aquela em que se realiza a busca pela lata de soda que conteria o dinheiro roubado, nela fica ntida a grande subjugao de Joaquim em relao aos soldados, que a todo momento o mandam cavar com as mos os possveis locais onde tal lata estaria enterrada. Quando o advogado dos acusados, Joo Alamy Filho, interpretado por John Herbert, impetra o primeiro habeas corpus, discute com o juiz e diz que A justia no tem que se haver com opinies, mas com os fatos e com a lei. E a lei est sendo desrespeita e mais uma violncia. Outra seqncia perturbadora revela a tomada dos depoimentos das mulheres dos Naves, as ameaas de violncia sexual so constantes, assim como a tortura empregada que consistia na ameaa de derrubar um dos bebs, que fica no colo

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

84

de um soldado, em um punhal, que est nas mos do tenente. J na cena em que retratado o primeiro jri, tem-se o embate entre o advogado de defesa e seu eloqente discurso a respeito de um homicdio sem cadver e um roubo sem dinheiro e a figura sombria do delegado militar, tentando coagir as pessoas presentes no tribunal. Por fim, vemos os irmos presos, mesmo aps as duas absolvies no jri popular e as manchetes de jornal subseqentes, que retratam o aparecimento do morto, o processo de reviso e o montante da indenizao paga pelo Estado.

Bibliografia:
ALAMY, Joo Filho. O Caso dos Irmos Naves Um erro judicirio. 3 Edio. Belo Horizonte. Editora Del Rey : 1993. BARBALHO, Ilza. O caso dos Irmos Naves. Portal OAB-RJ. Disponvel em: < http://ser.oab-rj.org.br/index.jsp?conteudo=605> Acesso em 12.02.2010. O CASO DOS IRMOS NAVES. Jean-Claude Bernardet e Lus Srgio Person. Elenco: Anselmo Duarte, John Herbert, Juca de Oliveira e Raul Cortez. 1967. 92 minutos. Preto e branco. MC Filmes Distribuidora. DOTTI, Ren Ariel. Casos Criminais Clebres. 2 Edio. So Paulo. Editora RT: 1999.

Camila Garcia da Silva


Acadmica da Faculdade de Direito do Largo So Francisco (Universidade de So Paulo - USP).

Revista Liberdades - n 4 - maio-agosto de 2010

85

Vous aimerez peut-être aussi