Vous êtes sur la page 1sur 3

LISTA DE ATIVIDADES DE HISTRIA

8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL


DATA: ___/___/____ 2 BIMESTRE PROFESSORAS: ANA PAULA/THAIS

Aluno:______________________________________________________________n:______Turma:________ 1) (ESPM-SP) A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado ter grande repercusso no mundo inteiro. O documento um manifesto contra a sociedade hierrquica de privilgios nobres, mas no um manifesto a favor de uma sociedade democrtica e igualitria. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienvel e inviolvel.
(Eric Hobsbawm. A Era das Revolues)

A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado foi elaborada na: (Valor: 0,5) a) Revoluo Francesa, em sua fase da Conveno Nacional. b) Revoluo Francesa, em sua fase da Assembleia Nacional. c) Independncia dos Estados Unidos. d) Revoluo Puritana na Inglaterra. e) Revoluo Gloriosa na Inglaterra. Socialmente, os sans-culottes representam citadinos que vivem de seu trabalho, seja como artesos, seja como profissionais de ofcio; alguns, depois de uma vida laboriosa, se tornam pequenos proprietrios na cidade e usufruem as rendas de um imvel. Portanto, os sans-culottes no devem ser confundidos com o indigente que eles querem socorrer. Vocabulrio Laboriosa: trabalhadora.
PRONNET, Michel. A Revoluo Francesa em 50 palavraschave. So Paulo: Brasilense, 1988, p. 248-249.

2) A respeito da Revoluo Francesa no sculo XVIII e a atuao dos sans-culottes, julgue os itens em (C) para os certos ou (E) para os errados. (Valor: 0,5) 1. (C) (E) A sociedade francesa, na segunda metade do sculo XVIII, era uma sociedade dividida em clero e nobreza, compondo o primeiro e o segundo estados, respectivamente, que exploravam e oprimiam o terceiro estado, formado por uma composio muito heterognea: burguesia, camponeses e sans-culottes. 2. (C) (E) Os sans-culottes, trabalhadores urbanos, no perodo da Revoluo Francesa, exigiam mudanas radicais, como o voto universal. 3. (C) (E) Apenas o terceiro estado pagava os impostos, j que o clero e a nobreza tinham iseno tributria, mas eram eles que usufruam os tesouros reais, por meio das penses vitalcias e dos cargos polticos. 4. (C) (E) Os sans-culottes, do ponto de vista material, ganharam muito pouco com a Revoluo Francesa, mas, politicamente, deixaram a sua marca na tradio da ao popular, inspirando os sonhos revolucionrios durante o sculo XIX. 5. (C) (E) Duas das principais reivindicaes do terceiro estado eram a abolio dos privilgios de nascimento e a instaurao da igualdade civil.

3) (Udesc - com adaptaes) Entre 1789 e 1799, a Frana atravessou um perodo profundamente transformador, conhecido por Revoluo Francesa, que contribuiu significativamente de forma violenta para a derrubada dos privilgios feudais, desde o incio, com a queda da Bastilha, at sua fase final, no Diretrio. Em relao s caractersticas desse processo revolucionrio e seus desdobramentos, julgue os itens em (C) para os certos ou (E) para os errados. 1. (C) (E) A Frana foi inovadora, pois no havia notcias de uma revoluo de carter burgus e liberal na Europa do sculo XVIII. 2. (C) (E) Durante os dez anos do processo revolucionrio, houve uma srie de acordos que garantiram uma transio tranquila e pacfica da monarquia absolutista para a Repblica Federativa. 3. (C) (E) A Revoluo Francesa pode ser subdividida em quatro momentos: a Assembleia Constituinte, a Monarquia Constitucional, a Conveno Nacional e o Diretrio. 4. (C) (E) A Queda da Bastilha considerada o marco inicial da Revoluo Francesa, momento em que a Assembleia Nacional Constituinte aboliu os direitos feudais e formulou uma Constituio. 5. (C) (E) A Revoluo Francesa disseminou nova concepo poltica e organizacional do Estado. Suas ideias influenciaram a propagao de guerras e conflitos, e seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade passaram a ser buscados por quase todas as naes do mundo contemporneo.

Napoleo chegou ao topo devido sua inteligncia e talento, devido s circunstncias histricas favorveis e tambm devido ao entusiasmo de seus soldados pelos ideais da Revoluo Francesa.
BOULOS JNIOR, A. Histria: sociedade & cidadania. 8 ano. So Paulo: FTD, 2009, p. 147. (com adaptaes).

4) Tendo o trecho anterior e os estudos a respeito da Era Napolenica como referncias iniciais, julgue os itens em (C) para os certos ou (E) para os errados. 1. (C) (E) Napoleo conseguiu seu cargo de general no exrcito francs conspirando contra seus superiores. 2. (C) (E) Napoleo manteve-se como presidente da Frana por cerca de quinze anos, sempre por voto popular, sendo reeleito a cada mandato. 3. (C) (E) A Revoluo Francesa favoreceu a chegada de Napoleo Bonaparte ao poder, pois aboliu os privilgios que reservavam nobreza todos os altos postos do Exrcito e da Igreja. 4. (C) (E) Outro fator que contribuiu para que Napoleo chegasse ao poder foi o desejo dos soldados franceses de um governo capaz de estabelecer a paz e pr fim corrupo. 5. (C) (E) Sua capacidade de gerenciar conflitos, sua administrao racional e sua capacidade de convencer os franceses de que as guerras de conquista eram movimentos de libertao contriburam para o enorme poder alcanado por Napoleo na Europa.

5) No perodo da Conveno Nacional, destacaram-se vrias faces ou agrupamentos polticos conhecidos por denominaes especficas, entre eles jacobinos e girondinos. Esclarea os interesses definidos pelos girondinos e pelos jacobinos e indique qual deles, no recinto do plenrio da Assembleia, sentava-se na ala esquerda e na ala direita. Girondinos representavam a burguesia industrial e comercial. Defendiam o voto censitrio, o direito propriedade privada e eram contrrios participao popular na Revoluo. Sentavam-se direita no plenrio. Jacobinos defendiam um governo central forte, o voto universal e a participao popular no processo revolucionrio. Sentavam-se esquerda no plenrio.

Sistema COC de ensino.

O mapa mostra a reestruturao geopoltica realizada pelas potncias europeias aps a derrota definitiva de Napoleo na Blgica, em 1815. 6) Acerca do que foi estudado a respeito da Era Napolenica, responda o que se pede. a) O que foi o Congresso de Viena? Uma reunio entre Inglaterra, ustria, Prssia e Rssia para decidir os rumos da Europa. Reorganizar o mapa poltico europeu. b) O que foi a Santa Aliana? Uma organizao militarizada de defesa mtua envolvendo Prssia, ustria e Rssia que se julgavam ter o direito de intervir militarmente em todo e qualquer pas onde estivessem ocorrendo movimentos liberais ou com o objetivo de independncia nas colnias.

Vous aimerez peut-être aussi