Vous êtes sur la page 1sur 2

Chamada de trabalhos da I Jornada de Filosofia Poltica da UnB

Filosofia, Poltica e Engajamento


Convidamos a comunidade acadmica a participar da I Jornada de Filosofia Poltica da UnB, que ter como tema Filosofia, Poltica e Engajamento. O evento ser promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade de Braslia (PPGFIL-UNB), entre os dias 29 a 31 de outubro de 2013, na Universidade de Braslia DF. H um intenso debate que vem ocorrendo no Brasil e no mundo em torno da articulao entre o pensamento e a vida, a poltica e a justia, entre a teoria e a prtica. O fato desses temas figurarem como importantes pontos de pauta na agenda nacional e internacional de nossa contemporaneidade revela o grande interesse da sociedade civil e da academia em discutir o no s a filosofia como atividade formuladora de conceitos abstratos ou metafsicos, mas sobretudo em que medida o pensamento filosfico pode contribuir para a crtica e para a transformao da sociedade. O tema do engajamento constitui aspecto essencial para a filosofia poltica, que possui uma vocao eminentemente prtica. O cenrio atual mundial, e sobretudo, o brasileiro, apresentam um mosaico de problemas que exigem reflexo e uma interveno filosfica. O problema da desigualdade, do combate misria, do pluralismo cultural, da tolerncia, da efetivao dos direitos humanos e da participao popular noo reclamada publicamente por diversas manifestaes no Brasil ocorridas recentemente so alguns exemplos. O interesse do grupo reunido em torno deste projeto se reflete no empenho dos seus pesquisadores em pensar a articulao da filosofia e da poltica com os problemas do Estado democrtico contemporneo, no compromisso efetivo de favorecer um amplo debate com a comunidade acadmica do Centro-Oeste e do Brasil. Aguardamos a inscrio de todos os interessados. O evento conferir certificados.

Sobre a inscrio: O prazo para inscrio dos trabalhos ser at 20 de setembro de 2013. As propostas devero ser enviadas (em formato .doc) para o endereo eletrnico jornadaunb@gmail.com, contendo o ttulo do trabalho, nome, titulao, vinculao acadmica do proponente e resumo (at 300 palavras). A lista dos trabalhos aceitos ser divulgada at dia 25 de setembro de 2013. Os estudantes que participaro como ouvintes devem enviar e-mail com nome completo e curso, com a palavra OUVINTE no campo assunto para jornadaunb@gmail.com at 15 de outubro de 2013. Facebook: HTTP:// www.facebook.com/jornada.unb

Comit Cientfico do Evento

Prof. Dr. Ruy Fausto (Professor Emrito/USP) Profa. Dra. Maria das Graas de Souza (Professora Titular/USP) Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves (Ps-Doutor/UFPA) Prof. Dr. Sadi dal Rosso (Ps-Doutor/UnB) Prof. Dr. Jos Jorge de Carvalho(Ps-Doutor/UnB)

Conferencistas convidados

Prof. Dr. Adriano Correia (UFG) Prof. Dr. Edson Teles (UNIFESP) Profa. Dra. Maria das Graas de Souza (USP)

Comisso Organizadora

Prof. Dr. Alex Calheiros (UnB) Prof. Dr. Cludio A. Reis (UnB) Prof. Dr. Gilberto Tedeia (UnB) Profa. Dra. Maria Ceclia Pedreira de Almeida (UnB) Prof. Dr. Rodrigo Dantas (UnB)

Vous aimerez peut-être aussi