Vous êtes sur la page 1sur 16

A M

B O S Dir

A U N

I V RE

E D L

2 o eit

A I C V

2 . 0 01

BEM VINDOS FACULDADE CALOUROS DO DIREITO


Com grande alegria, o Centro Acadmico Clvis Bevilqua (CACB), bem como todo o corpo estudantil desta Centenria Faculdade, sadam a chegada de vocs, calouros nessa longa aventura que a vida universitria; sonhada por tantos, mas real para to poucos. Um novo mundo se descortinar para a maioria de vocs, como um dia j aconteceu aos que vos escreveram esse humilde informativo, que visa auxili-los nesse incio de jornada, repleta de alegrias, dvidas, desejos e possibilidades de aprendizagem. Faz-se importante que todos ns, estudantes, nos percebamos enquanto sujeitos ativos que somos na construo de uma Universidade Pblica, Gratuita e de Qualidade. Mas como ser ativo? Ora, com participao, que a maior arma na luta pela democracia e pela efetivao da justia; com alegria, que o ritmo que embala a juventude (e vocs calouros nos trazem novos ares desse sentimento); com ousadia, que a coragem de tentar se lanar ao novo; e com esperana, que a energia que nos move a buscar novos horizontes. Desejamos a vocs todos esses predicativos durante essa caminhada, sabendo que a estrada da formao jurdica crtica e qualificada somente se constri com todos lutando por mais Ensino, Pesquisa e Extenso (o famoso trip constitucional da Educao). Aproveitem esses primeiros dias para se deixarem surpreender, pois este um espao repleto de Histria e de histrias, de lendas e de relatos lendrios; so bustos, quadros (alguns fantasmagricos, como o da me do Clvis), escadarias, rvores, sob a sombra das quais (agora desfolhadas) gostamos de conversar, enfim ambiente onde tanto j aconteceu e ainda acontece (a histria se faz hoje e por ns). Conheam e se engajem, se possvel, em alguns dos grupos que sero apresentados na Semana de Recepo. Pesquisar a grande forma de produzir conhecimento na Universidade e de aprendizagem, enquanto a Extenso o meio de dialogamos com a sociedade acerca do saber produzido, construindo novos saberes mais democrticos. Nesse pequeno informativo, buscamos trazer informaes chave para vocs conhecerem a Universidade, algumas siglas, alguns termos utilizados por estudantes de Direito, eventos que acontecero neste ano e no incio do prximo, dentre outras coisinhas. Esperamos que gostem.

HISTRIA DA FD
11/08/1827 Criao dos cursos jurdicos no Brasil. 01/07/1897 O Presidente do Estado do Cear, Antnio Pinto Nogueira Acioli, envia mensagem Assemblia Estadual propondo a criao de uma Academia de Direito. 30/08/1901 Em sesso da Academia Cearense, hoje Academia Cearense de Letras, Raimundo Farias Brito alude a necessidade da criao de um curso jurdico no Cear, sugerindo que esta entidade encampe a idia. 21/02/1903 A Faculdade Livre de Direito solenemente inaugurada e ocorrida no prdio da Associao Comercial. 01/03/1903 A Faculdade de Direito Livre instalada no plenrio da Assemblia Estadual. 01/05/1903 proferida a primeira aula na Faculdade, provisoriamente instalada na sede do tradicional Liceu do Cear, depois transferida para uma sede na rua Cel. Bezerril, onde permaneceu por vrios anos. 08/08/1903 O Presidente do Estado, Dr. Nogueira Acioli, avoca para o Estado a Faculdade por meio da Lei 717. 23/11/1903 O Governo Federal, por meio do Decreto n 5.049, reconhece a Faculdade de Direito, demonstrando a importncia que lhe era atribuda na poca. 1916 Procede-se o primeiro concurso para catedrtico, tendo como vencedor o Dr. Eduardo Henrique Giro. 09/04/1934 A Faculdade torna-se federal, saindo da guarida do Estado atravs do Decreto Lei n 24.095. 26/02/1938 inaugurada a nova sede da Faculdade de Direito, pelo interventor Francisco de Menezes Pimentel, na antiga Praa do Encanamento (atual Praa Clvis Bevilqua), onde permanece at hoje. 24/01/1946 Ocorre a confirmao da faculdade como instituio federal atravs do Decreto Lei n88237. 1959 construdo o novo prdio da Faculdade de Direito no Governo de Juscelino Kubitschek. 22/02/1983 Comemorao da passagem dos 80 anos da Faculdade de Direito da UFC. 22/02/2003 Comemorao do Centenrio da Faculdade de Direito da UFC.

E C.A.? O QUE ?
A nossa realidade socio-histrica, em seus diversos mbitos, apresenta-se permeada por uma teia de contradies e conflitos estruturais que se materializam na negao histrica de direitos elementares. A Universidade Pblica, agora nosso novo habitat, no poderia destoar desse contexto, uma vez que ela representa um espao imprescindvel de reproduo social dessa realidade. E, de fato, vivenciamos uma poca de progressiva fragilizao do ensino superior pblico e de negao democratizao da educao como direito de todos. pricisamente da multipercepo dessa trama que surge a necessidade dos estudantes de se organizarem, de se identificarem uns com os outros e de se perceberem enquanto sujeitos formatadores da atmosfera social e poltica que os envolve e que, por vezes, os oprime. Eis, pois, os estudantes crtica e coletivamente em movimento. Almejando potencializar a fora reivindicatria e construtiva desse movimento-coletivo, historicamente consolidou-se a tendncia da organizao dos estudantes em torno de entidades representativas. Podemos, Assim, situar a formao e o autntico significado dos Centros Acadmicos de curso. Na nossa centenria Faculdade de Direito, podemos ver essa potencializao da organizao estudantil e do seu carter contestatrio espelhada na trajetria que o Centro Acadmico Clvis Bevilqua (CACB) percoreu no decorrer de sua histria. O CACB o centro acadmico mais antigo do Cear, tendo surgido nas primeiras dcadas de funcionamento da Faculdade. E deveras inegvel que nosso Centro Acadmico desempenhou um papel importante nas lutas estudantis em face dos grandes acontecimentos polticos locais e nacionais. J foi cercado por tropas estaduais por defender ideias contrrias ao ento presidente da provncia do Cear; poustou-se contra a Ditadura Vargas e foi fechado durante os horrendos anos do Regime de Exceo imposto com o golpe civil-militar de 1964; sendo reaberto somente em 1979 com o incio lento, seguro e gradual da liberalizao do perodo ditatorial.

GESTO C.A DE TODOS


A Gesto CA de Todos, atual diretoria do CACB, foi eleita em junho de 2010 com a misso de dar continuidade e de fortalecer essa trajetria de organizao e de luta dos estudantes de direito de nossa valorosa Salamanca; pautando-se sempre nos princpios que nortearam a sua formao e a sua caminhada desde o processo eleitoral, como Horizontalidade, Participao, Publicidade, tica, Pluralidade e Defesa da Dignidade dos Estudantes. Compreendendo a responsabilidade e a importncia do significado de um Centro Acadmico, queremos convidar a todos os estudantes a constru-lo conosco por entendermos ser ele no apenas um espao de mera representao, mas, antes de tudo, um espao de participao, de mobilizao e de luta por melhorias na nossa Educao Superior Pblica, devendo ser construdo coletivamente todos os dias. Assim, cumprimentando-os, convidamos a todos os estudantes a se engajarem no fortalecimento constante de uma Gesto plural, participativa, transparente e que ousa reivindicar uma Universidade pblica gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

COMO SE ORGANIZA O CACB?


O Centro Acadmico Clvis Bevilqua, com mais de 80 anos de histria, a entidade que rene todos os estudantes da Faculdade Direito. Nosso Centro Acadmico tem uma rica histria de luta! Sempre antenado s urgentes questes da sociedade brasileira, o CACB, como anteriormente frisado, j foi cercado por tropas estaduais, j se indisps com o Presidente da Provncia, lutou por democratizao durante a Era Vargas, lutou ativamente contra a Ditadura Militar (perodo Secretarias do C.A.C.B O Centro Acadmico Clvis Bevilqua adota o modelo de secretarias. Esse modelo de organizao interna caracteriza-se pela HORIZONTALIDADE, posto que no h hierarquias, evitando, assim, o personalismo no interior do CA. S o quatro secretarias que atuam conjunta e harmoniosamente, sempre buscando defender os interesses dos estudantes! As Secretarias do CACB so: Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE) A SAE responsvel pela articulao junto ao Movimento Estudantil da UFC e pela comunicao com os Movimentos de outros cursos e de outras regies do Brasil. Por meio da FENED (Federao Nacional dos Estudantes de Direito), a SAE busca promover o dilogo com outros Centros Acadmicos de todo o pas. Esta Secretaria aproxima-se das necessidades mais urgentes dos estudantes, tais como: problemas com o corpo docente, problemas com a biblioteca, problemas de infra-estrutura etc. Secretaria de Comunicao (SECOM) A Secretaria de Comunicao divulga os eventos da Academia, bem como acontecimentos relevantes da nossa sociedade, a todos os estudantes da Faculdade de Direito. Por meio da divulgao de Festas, Debates, Cines, mesas-redondas, Encontros e Reunies, a SECOM busca estreitar os laos junto ao corpo discente da Faculdade. em que foi dissolvido), participou do movimento Caras-Pintadas e de muitos outros acontecimentos relevantes na Histria do Brasil! Voc, calouro, agora constri esta histria A atual gesto do CACB, eleita em Junho de 2010, composta por diretores da Chapa C.A. de Todos, nascida do seio de um processo aberto, democrtico e participativo, formador do Movimento Estudantil crtico e defensor de uma Universidade Pblica, Democrtica e de Qualidade. Secretaria de Cultura e Esportes (SECULTES) A SECULTES, junto Atltica, busca promover eventos esportivos e festivos. Em parceria com NIDIL, NIDIDRA e NIDESA, a SECULTES busca, ainda, difundir a cultura na Academia, fortalecendo os laos entre os estudantes. a organizadora da Semana Zero, da Calourada e da recepo dos calouros Secretaria de Finanas (SEFIN) A SEFIN administra com transparncia os recursos do Centro Acadmico, responsvel pela gesto do estacionamento. Secretaria de Ensino Pesquisa e Extenso (SEPE) A SEPE busca aprimorar o trip educacional (Ensino, Pesquisa e Extenso) dentro da nossa Faculdade. Por meio de Fruns, Seminrios e Debates, procura fortalecer os Grupos de Pesquisa e de Extenso existentes na FD. Trata, ainda, das questes concernentes excelncia do ensino na Salamanca. Suplncia Os Suplentes tambm participam ativamente da gesto do Centro Acadmico, seja em reunies, seja em comisses organizadoras de eventos

NOMINATA DA GESTO
SEPE Ceclia Paiva de Sousa SIV Maria Solara- SIV Luana Pavan-SIII Nicole Lima-SIII Jorge Ulisses-SV Dillyane Ribeiro -SVI SAE Marcos Felipe- SVII Isaac Cunha- SIV Jos Teles- SVII Raphael Franco- SVII Acssio Pereira- SIV SECULTES Murilo Leite-SIII Jacy Luz-SIII Ladislau de Souza-SIV Ubirajara Souza-SV SECOM Iara Teixeira-SII Kauhana Hellen-SIV Pedro Scussel-SII SEFIM Edberto Arajo-SIV Haylton de Souza-SV SUPLNCIA Diogo Portela-SIV Artur Carvalhi-SIV Juliane Melo-SV Eginaldo de Oliveira-SIV Alexandre Batista-SIV

MAS QUEM FISCALIZA O CENTRO ACADMICO?


Bem, toda instituio precisa de um rgo que o fiscalize, a fim de manter a transparncia, a honestidade e publicidade das suas aes. Com o CACB no diferente, e quem cumpre essa funo um rgo chamado de CORETUR. E vocs ainda vai ouvir falar muito dele. O Conselho dos Representantes de Turma (CORETUR) o rgo deliberativo que fiscaliza a diretoria do CA, alm de discutir o curso de Direito como um todo. Composto por 2 membros de cada turma e por mais 2 da Diretoria do CACB, suas deliberaes so capazes de alterartoda a conjuntura acadmica da FD. Tem-se, portanto, grandiosa relevncia a participao de representantes e representados s reunies, costumeiramente quinzenais do rgo, para que possamos sempre nos orgulhar da qualidade da nossa Salamanca. Campanha CACB pela revitalizao do CORETUR.

UNIVERSIDADE?!
Nos ltimos anos, a universidade pblica tem vivenciado uma srie de dificuldades, principalmente no que concerne a um processo contnuo de fragilizao do to famoso trip constitucional ensino, pesquisa e extenso no qual a universidade se sustenta. Esse trip deve ser indissocivel, portanto cabendo a ns, alunos e alunas, lutar para termos um ensino, uma pesquisa e uma extenso crtica e de qualidade. Mas e o que seria esse trip ENSINO, PESQUISA E EXTENSO basilar para a Universidade? //Ensino Toda universidade deve, atravs de seus professores e alunos, fomentar uma ensino crtico e questionador da realidade, visando a formao, no apenas de bons profissionais para o mercado de trabalho, como tambm e principalmente, de cidados conscientes com a realidade social na qual esto inseridos, buscando ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitria. //Pesquisa A atividade da pesquisa deve ser constantemente estimulada, haja vista a sua importncia na construo e a produo do conhecimento dito cientfico renovado continuadamente. A formao de novos pesquisadores atentos dinmica social de suma importncia para que a teoria produzida na universidade esteja sempre dialogando com os atores sociais e tendo em vista as suas demandas, num movimento dialtico com a sociedade, visando garantir a produo de uma cincia atenta sua Funo Social. //Extenso Das trs bases da educao, a Extenso que vem sofrendo as maiores dificuldades, principalmente em termos de financiamento da universidade voltados para os projetos de Extenso. A atividade essencial da extenso na universidade permitir que ns alunos e o conhecimento construdo nas pesquisas e em sala de aula possamos ultrapassar os muros da universidade e dialogar com a sociedade. Extenso no so atividades que se mantm restritas aos alunos da Universidade, que so muitas vezes confundidas com atividades extra sala; a extenso deve ser uma Ponte aberta entre universidade e sociedade, a fim de construir um dilogo permanente entre ambas, levando sempre em considerao o principio da horizontalidade nessa relao.

PARA FICAR LIGADO NA PESQUISA E EXTENSO


Academia de Letras da Faculdade de Direito do Cear ALFD Fundada em 2008, a Academia conta com 25 membros entre professores, alunos e ex-alunos. Com o objetivo de resgatar a produo cultural e literria de nossa terra e estimular os novos talentos, a ALFD pretende promover eventos literrios, como o I Ciclo de Palestras promovido no segundo semestre letivo de 2008, que contou com a presena ilustrssima de professores como Cid Carvalho, Dimas Macedo, Glauco Barreira, entre outros. Atltica (Associao Atltica da Faculdade de Direito) A Associao Atltica da Faculdade de Direito, AAFD, uma associao civil de direito privado, sem fins lucrativos, de durao indeterminada, fundada no incio do sculo passado, com sede prevista para a sala anexa ao CACB, prximo a cantina. Tem por finalidades a prtica e difuso de atividades desportivas e de lazer, uma vez consideradas de carter social, cultural e educativo, visando integrao daqueles que fazem parte do corpo discente de nossa Faculdade. So realizadas vrias atividades desportivas (Campeonato Interno de Futebol Society, Campeonato de Xadrez) e outros eventos, como o j tradicional Bichurrasco. Tem ainda como objetivo a organizao de equipes para representar a Faculdade de Direito no mbito dos Centros, como o caso dos Jogos Internos da UFC disputado entre as diversas unidades acadmicas da Universidade, e, no mbito universitrio, selecionando os melhores atletas para compor as equipes da UFC que disputaro as diversas competies a nvel Estadual.

Acrescente-se que, na histria recente, nossa Faculdade voltou a alcanar expressivos resultados no mbito das competies esportivas das quais participou. Por fim, importante que se diga que o objetivo maior da Atltica contribuir, no s para o fomento da atividade desportiva no mbito universitrio, mas, principalmente, para criar e fortalecer os laos de amizade entre os alunos de nossa querida Faculdade. Somos um projeto sempre aberto a opinies, contribuies e crticas. Tenham certeza de que a Atltica far o possvel para todos se sentirem em casa! CAJU (Centro de Assessoria Jurdica Universitria) O CAJU um Ncleo de Assessoria Jurdica Universitria Popular marcado pelo protagonismo de estudantes que viso integrar aes de ensino, pesquisa e extenso voltadas para a luta pela efetivao de direitos humanos. Buscando levantar importantes debates na Universidade, realiza a Capacitao em Direitos Humanos e Assessoria Jurdica Popular no comeo do semestre, que hoje o principal meio de agregar novos membros ao ncleo. Alm da Capacitao, o ncleo se organiza em dois Grupos de Trabalho: um com a temtica indgena, articulando-se com o movimento indgena e desenvolvendo pesquisa sobre as dificuldades de demarcao das terras indgenas no Cear, e o outro com a temtica urbana, desenvolvendo projeto em parceria com o Escritrio Frei Tito de Alencar para contribuir na efetivao das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), instrumento jurdico-urbanstico que visa garantir o direito moradia na Capital. O CAJU faz parte ainda da Rede Estadual de Assessoria Jurdica Universitria REAJU e da Rede Nacional de Assessoria Jurdica Universitria RENAJU. CEDIC (Centro de Estudo de Direito Constitucional) O CEDIC busca o estudo do Direito Constitucional em sua interdisciplinaridade, observando que o estudo do direito por princpios tem por escopo dar vida constituio, requerendo, para a consecuo de seus fins, constantes revises dada a dinmica dos fatos sociais. A abordagem das disciplinas jurdicas, feita sob a gide do direito constitucional e, por conseguinte da nossa Lei Maior, tem por fim transcender o direito posto a partir da nova hermenutica constitucional e do dilogo com demais disciplinas propeduticas, no nos restringindo ao legalismo puro e simples, como forma de nos aproximar da real concretizao dos direitos do homem, desde j percebendo a dignidade da pessoa humana no Estado Social de Direito. Escritrio Modelo Professor Alcntara Nogueira O Escritrio Modelo Prof. Alcntara Nogueira EMPAN foi criado em 21 de junho de 1988, na gesto do reitor Prof. Raimundo Hlio Leite, com a finalidade de possibilitar aos acadmicos do Curso de Direito da Universidade Federal do Cear um conhecimento prtico a partir da teoria ministrada em sala de aula. Com isso, pretendeu-se tambm garantir um maior acesso justia por parte da populao carente da capital cearense. O referido Ncleo de Prtica Jurdica est vinculado ao Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito e mantm convnio com a Ordem dos Advogados do Brasil-Seo Cear, nos termos da Lei 8906/94, possibilitando ao acadmico de Direito, cursante do 6 semestre, sua inscrio na referida entidade na qualidade de estagirio, mediante aprovao em seleo pblica realizada, anualmente. GRUPE O GRUPE Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista - um organismo despersonalizado, de natureza acadmica e de defesa do Trabalhismo, sem fins lucrativos. Tendo em vista que o interesse pela reacresce vertiginosamente, a par da importncia que o tema efetivamente representa

para a sociedade, eis que nesse sentido constitui o GRUPE uma iniciativa de suma relevncia, porque possibilita a compreenso da essncia trabalhista, o acompanhamento das reformas legislativas, o combate precarizao do trabalho e o desenvolvimento do senso crtico. Prope-se a pesquisar, debater e aprimorar o estudo do Direito do Trabalho, lato sensu, e das instituies trabalhistas, de modo a propor solues e aes benficas para toda a sociedade, condizentes com a perspectiva do Trabalhismo renovado, sob orietao do Prof. Dr. Francisco Grson Marques de Lima. Realiza encontros quinzenais, nos quais o Tutor coordena o aprimoramento das anlises e solicita a elaborao de artigos cientficos dos partcipes. Ademais, edita-se o Informativo do GRUPE, peridico bimestral que divulga os escritos de seus membros sobre os assuntos discutidos nos encontros referentes ao Direito e aoProcesso Trabalhista, distribudo no meio acadmico, impresso e por correio eletrnico, aos interessados e instituies que atuam com as questes afeitas ao trabalho. Em sua atual conjuntura, formado por graduandos e mestrandos de Direito da UFC e das demais Universidades do Cear,alm deadvogados. Encontra-se aberto para a entrada de novos membros engajados com seara trabalhista,desde que sejada rea jurdica e tenha disponibilidade para participar dos encontros, que regularmente ocorrem aos sbados pela manh. O Grupo, apesar de sua avanada atuao, j beirando os trs anos de funcionamento, encontra-se em fase de regularizao para com a Universidade Federal do Cear, Processo n 12517/09-20 (Projeto de Extenso para Desenvolvimento de Estudos), distribudo em 24.06.2009. GTEIAs (Grupos Transdisciplinares de Estudo Interinstitucionais) Orientados pelo professor Flvio Jos Moreira Gonalves, com a coordenao discente de Artur Carvalho e Hedwiges Guadallupi, o GTEIAPSI e o GTEIABIO, respectivamente, renem pesquisadores de vrias instituies de ensino superior do Cear, embora sejam projetos cadastrados no Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Cear. Com encontros quinzenais aos sbados e itinerantes, os seus membros investigam questes contemporneas sob uma tica transdisciplinar. Em breve, ser criado um grupo de estudos em filosofia e argumentao jurdica (GTEIAFIO). O Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais e Anlise em Psicologia Jurdica (G-TEIAPSI) tem como objetivo incentivar a pesquisa nas reas do Direito e da Psicologia, dando sua contribuio a pesquisas transdisciplinares envolvendo a compreenso do homem nas cincias, tomando como referencial terico o pensamento complexo. Possui os seguintes eixos de pesquisa: (1) Magistratura, (2) Soluo Extrajudicial de Conflitos e (3) Direitos Humanos. Atualmente, conta com dez pesquisadores. Um edital, no incio do semestre 2010.2, ser lanado para o preenchimento das vagas remanescentes. O Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais em Ambiente, Biotica e Biodireito (G-TEIABIO) tem como objetivo incentivar a pesquisa nas reas do Direito Ambiental, da Biotica e do Biodireito, dando sua contribuio pesquisa jurdica e filosfica de temas que envolvam a tica nas cincias, tomando como referenciais tericos o pensamento ecolgico e a tica da responsabilidade. Atualmente, conta com nove pesquisadores. Um edital, no incio do semestre 2010.2, ser lanado para o preenchimento das vagas remanescentes. Contatos: gteiapsi@yahoo.com.br | gteiabio@yahoo.com.br NAJUC (Ncleo de Assessoria Jurdica Comunitria) A Assessoria Jurdica Popular tem por base os mtodos e princpios da Educao Popular, pautando poltica e juridicamente temas de interesse e relevncia para as comunidades em que est atuando, assim como para setores da sociedade e Movimentos Sociais que so companheiros na disputa de um novo projeto de Estado

e Sociedade. A AJP ento uma forma de atuao contra-hegemnica, tendo em vista que democratiza as informaes acerca do Direito posto pelo Estado, assim como traz ao mundo jurdico alternativas a esse direito estatal, atravs do direito produzido pelas comunidades e pelos movimentos sociais. A AJP a forma de atuao adotada pelo Ncleo de Assessoria Jurdica Comunitria NAJUC, ncleo de extenso da Faculdade de Direito da UFC, que hoje atravs de oficinas, rodas de conversa e trabalho comunitrio faz uma extenso universitria popular, tendo por norte a concepo de que a Universidade tem uma importante funo de transformao social, na medida em que produtora de conhecimento. O NAJUC compreende, ainda, que tal conhecimento deve ser pautado e voltado s demandas populares e no deve estar a servio do modelo de sociedade excludente como hoje se encontra. A cada semestre o ncleo discute a temtica a ser trabalhada, para esse semestre, o tema escolhido foi o Direito Cidade, com foco na luta das comunidades que so Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS, atravs do Projeto ZEIS.As atividades consistem em oficinas nas comunidades. Aqueles que acreditam nesse mtodo dialtico e quiserem a ns unir-se sero muito bem-vindos nas Rodas de Discusso. NECC (Ncleo de Estudos de Cincias Criminais) O NECC (Ncleo de Estudo de Cincias Criminais), grupo de extenso da Faculdade de Direito da UFC, foi fundado em 21 de janeiro de 2006, originalmente como grupo de pesquisa, tendo publicado dois boletins com artigos desenvolvidos pelos alunos integrantes. Atualmente, com carter extensionista, o NECC tem se preocupado em voltar seus trabalhos para a comunidade, como aconteceu com a Cartilha sobre Habeas Corpus, feita pelos prprios integrantes, sob a orientao do coordenador do grupo, o Prof. Dr. Nestor Eduardo A. Santiago. Apesar de seu novo enquadramento, o grupo no esqueceu suas razes e vem, aos poucos, tentando conciliar extenso pesquisa. Prova dessa fuso o projeto do NECC para o ano de 2010, o Planto Criminal, que consistir em um tira-dvidas atravs do qual os estudantes e demais membros da sociedade podero esclarecer questes no que concerne ao Direito Penal e Processual Penal, trazendo tona dvidas pessoais ou informaes a respeito de casos de grande repercusso na mdia. Os interessados em elucidar seus questionamentos podero enviar um e-mail para o endereo plantaocriminal@ gmail.com. No prazo de 72 horas, a dvida ser respondida pelos alunos integrantes do NECC, com a superviso do Coordenador do Projeto. Alm disso, um apanhado das perguntas e respostas ser publicado mensalmente aqui no site do CACB, resguardando-se o sigilo das identidades dos que tiverem suas questes abordadas. Com isso, espera-se que este projeto extensionista do NECC dissemine o contedo jurdico, valendo-se necessariamente da pesquisa como forma de complementao do conhecimento. NEL (Ncleo de Estudos da Longevidade) O Ncleo de Estudos da Longevidade NEL tem por objetivo desenvolver um ncleo universitrio de estudos, ensino, pesquisa, e extenso na rea de envelhecimento humano, incluindo vrias dimenses, notadamente a da sade, educao e cidadania. Um dos intuitos formar um cadastro e estudar meios de integrar entre si os diversos projetos de extenso da Universidade voltados para a terceira idade. J o PRISMA Projeto de Incluso Social na Maturidade um projeto de extenso cujo objetivo o de desenvolver oficinas e minicursos para o pblico da terceira idade, estimulando a prtica da cidadania, a valorizao da sade e a sua incluso social, na condio de protagonistas. NIDESA Ncleo Interdisciplinar em Direito e Stima Arte (Cineclube) O Ncleo Interdisciplinar de Direito e Stima Arte um projeto voluntrio criado pelos alunos da graduao da

Faculdade de Direito da Universidade Federal do Cear. Conhecido popularmente pelos alunos como Cineclube, o projeto ocorre normalmente as sextas no perodo da tarde onde so exibidos filmes e documentrios que abordam temas polmicos ou que apresentem algo relacionado com a rea do Direito, embora o foco no seja principalmente este. Posteriormente a exibio dos filmes so ministradas palestras e debates a fim de estimular os alunos a participarem e tentar desvincul-los um pouco do Direito, integrando-os a outros cursos da UFC ou a outras temas relevantes par o aprendizado geral. um projeto bastante agradvel e interessante de um modo geral devido a uma certa facilidade para se conseguir crditos. NIDIDRA (Ncleo Interdisciplinar de Direito e Dramaturgia) O NIDIDRA um projeto voluntrio que visa ao aprimoramento de qualidades importantes ao futuro jurista. Nesse intuito, sero realizados encontros em que, por meio da arte dramtica, sero feitos estudos e produes pertinentes tanto rea jurdica quanto teatral. Acreditando que, por intermdio das artes cnicas, seja possvel aguar a sensibilidade, caracterstica de extrema importncia para o ator, para o futuro aplicador do direito e mesmo para o ser humano, o grupo tem como objetivos: 1) Fomentar a cultura e o gosto pelas artes dentro da Faculdade de Direito; 2) Incentivar o trabalho em grupo; 3) Desenvolver e aprimorar aspectos de profunda relevncia na formao do jurista; 4) Produzir textos teatrais e/ou cientficos acerca dos temas abordados; 6) Criar uma cultura de integrao entre as artes e o mundo jurdico. Nos encontros, iremos discutir temas de teatro, procurando relacion-los com o Direito. As aulas no sero restritas apenas a estudo de teoria. Em boa parte delas, pretende-se, por meio de exerccios prticos, dar incio s discusses. Durante o semestre, possvel que haja oficinas relacionadas a reas especficas. Ao final do curso, possvel que haja uma apresentao construda sobre o que foi trabalhado durante os encontros. Jamile Morais atual coordenadora do projeto e-mail: jamile.mv@hotmail.com Rahym Costa colaborador e-mail: rahymcs@gmail.com

NIDIL (Ncleo Interdisciplinar em Direito e Literatura) O Ncleo Interdisciplinar em Direito e Literatura um projeto integrante do Ncleo de Artes da Faculdade de Direito. O grupo visa incentivar a leitura entre os estudantes, fomentando a discusso e a anlise de obras de grande valor literrio e cultural. Desde 2006, j foram abordados livros diversos, dentre a literatura indicada para o estudante de Direito e a literatura em geral. Alm de trabalhar a produo de artigos de opinio e fichamentos, o grupo promove debates dinmicos e descontrados, procurando encontrar um meio termo entre os Cdigos e as artes. PAULO FREIRE O Curso Paulo Freire rabisca hoje a primeira palavra, talvez com os mesmos gravetos que o menino Paulo riscava, sombra das mangueiras, o cho da casa/infncia de Recife. Cho duro e bom, a desafiar o riscador ao trao mais livre. O desafio: preparar alunos da Rede Pblica de Ensino para o vestibular, atravs da educao crtica de Paulo Freire. O riscador: os alunos do Curso e os educadores acadmicos da UFC capacitados para reagir ao prmoldado dos cursinhos tradicionais. A sombra das mangueiras: a Universidade Pblica. O projeto de extenso Curso Paulo Freire cuida em realizar uma das pilastras do Ensino Superior, alm de promover o ingresso de

universitrios crticos e multiplicadores do esprito freireano. S nos resta agora a primeira palavra riscada, ao final, a educao como prtica da liberdade. As aulas acontecem aos finais de semana, pela manh e pela tarde. O Curso oferece aos seus alunos material de estudo na forma de apostilas mensais. So oferecidas tambm aulas de especfica, preparatrias para a segunda fase do vestibular, durante todo o ano. Os professores participantes do projeto so todos alunos da Universidade Federal do Cear, e a sua participao totalmente voluntria. O Curso Paulo Freire oferece 80 vagas ao pblico anualmente, sendo realizada uma seleo no incio do ano, e uma no meio do ano para suprir possveis desistncias. cursopaulofreire@gmail.com. www.cursopaulofreire.blogspot.com SONU Simulao da Organizao das Naes Unidas A Simulao da Organizao das Naes Unidas (SONU) um projeto criado em 2005 por alunos da Faculdade de Direito para simular organismos internacionais. Desde ento, realizada uma simulao por ano, na qual busca-se reproduzir, fidedignamente, o funcionamento das mais diversas organizaes internacionais, proporcionando uma vivncia nica . Objetiva-se, assim, estimular interesse pelo Direito Internacional, em todos os seus aspectos, dentre os estudantes.

CALOURRIO: O DICIONRIO DO CALOURO


11 de Agosto: Data de Criao do curso de Direito no Brasil. Tambm Dia do advogado, do Rei e do Garom. A.F.: A Avaliao Final a recuperao do tempo do colgio. Todo estudante com mdia entre 4 e 7 estar apto a fazer A.F. Cuidado, se sua mdia menor que 4, ser reprovado automaticamente! Assessoria Jurdica Popular (AJP): Atuao desenvolvida por advogados e acadmicos de Direito junto a comunidades e movimentos sociais pautando-se por princpios da Educao Popular na luta pela efetivao dos direitos humanos. Assistncia Jurdica: Trata-se de prestao de servios de advocacia populao carente. Balana: Jornal dos estudantes da Faculdade de Direito. Em breve, nova edio cheia de novidades! Bolsa de Iniciao Cientfica: para quem est iniciando a caminhada no universo da pesquisa! Centros Acadmicos (CAs) e Diretrios Acadmicos (DAs): So as entidades que renem todos os estudantes de um mesmo curso. CONERED: Conselho Nacional das Entidades Representativas dos Estudantes de Direito. Renes os CAs e DAs de Direito de todo o Brasil. CORERED: Conselho Regional das Entidades Representativas dos Estudantes de Direito. Rene os CAs e DAs de Direito de cada regio do pas. CONED: Coordenao Nacional dos Estudantes de Direito. um rgo executivo eleito no ENED e composto por 13 CAs e DAs. CNPq: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) uma agncia do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa cientfica e tecnolgica. Conselho de Entidades de Base (CEB): CEB o rgo deliberativo do DCE em que se discutem

questes urgentes ligadas Universidade e ao Movimento Estudantil. Rene todos os D.A.s e CAs da Universidade. V a um CEB! Participe dos debates da sua Universidade! CORETUR: O Conselho de Representantes de Turma (CORETUR) rgo deliberativo que fiscaliza as aes do CACB. composto por dois estudantes de cada sala. Participe das discusses de nossa Faculdade! V as reunies do CORETUR! DCE: O Diretrio Central dos Estudantes (DCE) congrega todos os alunos da Universidade Federal do Cear. importante instrumento de defesa dos direitos dos estudantes, de busca por melhorias na Universidade Pblica e de luta pela efetivao de um ensino pblico, democrtico e de qualidade. Dinossauro: Ex-aluno. Verdadeiro fssil vivo sempre presente em festas e eventos sociais. Epistemologia: a reflexo acerca da natureza. Fened: Federao Nacional de Estudantes de Direito Hermenutica: Cincia da interpretao. Monitoria: Grande oportunidade de aprender e de reforar o contedo ministrado em sala de aula. No incio do ano, sempre surgem editais de seleo para monitoria. Fique ligado! Monografia: o trabalho de fim de curso em que o estudante, com a orientao de um professor, faz suas primeiras consideraes acerca de determinado assunto que considere relevante. Movimento Estudantil (ME): Situa-se entre os movimentos sociais e os movimentos sindicais. Constitudo por estudantes, sua principal finalidade a organizao estudantil em prol de uma Universidade verdadeiramente pblica, democrtica e de qualidade. Na Faculdade de Direito, o Movimento Estudantil tem lutado pela democratizao das instncias administrativas do curso, ressaltando-se a luta por democracia nas ltimas eleies para Coordenao do curso de Direito. NPJ: O Ncleo de Prticas Jurdicas (NPJ) da Faculdade de Direito situa-se no trreo do Prdio Velho. Est em fase de construo graas iniciativa estudantil! Salamanca: A Universidade de Salamanca foi o primeiro centro de Direito no mundo. Por isso, as faculdades pioneiras em cada estado recebem o nome de Salamanca. UNE: A Unio Nacional dos Estudantes (UNE) a maior entidade representativa dos estudantesou no.

FALANDO DE ORGANIZAO ESTUDANTIL NACIONA!


Estamos muito felizes por voc, calouro/a, estar aqui conosco a despeito de ser to restrito o acesso ao Ensino Superior em nosso Pas. Entrar na Universidade momento de muita festa e orgulho, mas, aos poucos, a gente vai percebendo que algumas coisas esto erradas: tem disciplina sem professor, falta livro na Biblioteca, o professor parece que est falando grego e para as paredes, os estudantes sem poder de deciso nas instncias administrativas da Universidade, os projetos de Extenso sem apoio institucional, uma vontade enorme de Pesquisar, mas nem a disciplina de metodologia do trabalho cientfico nos disponvel... Enfim, esses a de cima so s alguns desafios que temos que enfrentar e vencer durante os cinco anos da jornada que est comeando agora para vocs. Mas esses desafios no existem s aqui na Universidade Federal do Cear, eles esto presentes em quase todas as Universidades Pblicas do Pas. no esforo de juntar todos os estudantes de direito, seja de instituies pblicas ou privadas, numa s luta que beneficie a todos/as que existe a Federao Nacional de Estudantes de Direito FENED. A nossa Federao se divide em Regionais. No nosso caso, fazemos parte da Regional Nordeste III, junto com o Piau e o Maranho. Existem dois grandes momentos de encontro dos estudantes: o Encontro Regional de Estudantes de Direito ERED, que acontece em abril, e o Encontro Nacional de Estudantes de Direito ENED, que acontece em julho, cuja sede em 2011 ser So Paulo. Ao que tudo indica, a sede do prximo ERED seremos ns, o Cear. A FENED, hoje, est passando por um momento de renovao e fortalecimento, carregando a bandeira do ensino jurdico de qualidade. Para tal, uma articulao com o Ministrio da Educao est surgindo, alm da reativao da Comisso de Assuntos Estudantis na OAB nacional. No intuito de aproximar as discusses do Movimento Estudantil Nacional dos estudantes da FD, o C.A.C.B. se props a sediar o prximo Conselho Nacional de Entidades Representativas de Estudantes de Direito CONERED em setembro, que ser o primeiro a acontecer depois do ENED deste ano, que teve Braslia como sede. O CONERED uma reunio de C.A.s de Direito e de todos/ as os/as estudantes que quiserem participar e se engajar na construo da FENED. Mais informaes: www.fened.com.br. No canto inferior direito do site, existe um link para voc entrar na lista de e-mails da FENED e ter acesso s discusses que se passam por l.

SEMANA DE DIREITO. VAMOS JUNTOS CONSTRU-LA?


preciso estarmos atentos para as vrias questes que a sociedade coloca para os estudantes e profissionais do direito. nesse sentido, to sonegado pelo Ensino Jurdico tecnicista que, no ms de maio, realiza-se a Semana do Direito, espao conquistado e construdo pelos estudantes da Faculdade de Direito com o objetivo de ampliar e aprofundar as reflexes sobre nossa cincia e suas interfaces com as contradies de nossa sociedade. J ocorreram cinco edies do evento, cujo grande porte vem se consolidando. Durante os trs turnos da programao da Semana, ocorrem diversas palestras, encontros de pesquisa, oficinas e mini-cursos, somando 64horas/aula de atividades e muita experincia trocada. Neste ano, a gesto C.A. de Todos prope a democratizao da sua formulao e concretizao, instaurando um Grupo de Trabalho aberto a todos os estudantes que queiram se engajar nesta importante tarefa. Voc, calouro/a, est mais que convidado a contribuir nessa construo!

TELEFONES TEIS

Diretoria Diretor da Faculdade: Prof. lvaro Melo Filho Vice-Diretor: Prof. Mrcio Augusto Vasconcelos Diniz Endereo: Rua Meton de Alencar, s/n Centro CEP 60035-160 Fortaleza CE Fone: (85) 3366 7834 / 3366 7833 Fax: (85) 3366 7839 Pgina na Internet: www.direito.ufc.br Coordenao Coordenador: Fernando Basto Ferraz Fone: 3366 7843 Fax: 3366 7842 E-mail: fbferraz@ufc.br Coordenao de Atividades Complementares Fone: (85) 3366 7844 Departamentos Departamento de Direito Pblico Chefe do Departamento: Jos Cndido Lustosa Bittencourt de Albuquerque Fone: 3366 7836 Fax: 3366 7839 Departamento de Direito Privado Chefe do Departamento: Francisco Paulo Brando Arago Fone: 3366 7837 / 3366 7838 Departamento de Direito Processual Chefe do Departamento: Mrcio Augusto de Vasconcelos Diniz Fone: 3366 7835 Outros telefones Escritrio Modelo Coordenador: Prof. Idevaldo Barbosa da Silva Fone: (85) 3366 7845 / 3366 7846 Fortlivros: 3251-1152 Livraria da Margarida: 32316551 Livraria Gabriel: 3231-8851 Xerox Marcelo: 3231-2048

POR FIM...
Chegando ao final deste humilde informativo, esperamos que tenham gostado da leitura e que ele sirva como guia dos seus primeiros passos nessa jornada universitria. Desejamos boa sorte e clareza na caminhada, fora na luta pela humanizao do Direito e Constancia nas atividades desenvolvidas. Lembrem-se sempre que o verdadeiro Direito s se efetiva dentro da Justia Social, conquistada na luta cotidiana. Havendo qualquer outra dvida, no hesitem em esclarec-la com algum dos integrantes da atual gesto do CACB, C.A. de Todos, que tero o maior prazer em auxili-los no que for preciso. Bem vindos, Calouros, e Boa Sorte!!!!

APOIO

Vous aimerez peut-être aussi