Vous êtes sur la page 1sur 2

GENEALOGIA, Sistema ABO, Fator Rh, 2 LEI DE MENDEL - Alelos Mltiplos, Poliibridismo - PRATICAR BIOLOGIA - Prof. Michael Rocha.

BiologiaParalela.blogspot.com

1. Na

espcie humana h um tipo de surdez hereditria recessiva que determinada por um par de genes. No heredograma a seguir, as pessoas surdas esto representadas por smbolos escurecidos. Com base nessa afirmao, assinale a opo correta quanto ao tipo de herana e os gentipos dos indivduos 1, 2, 3 e 4, respectivamente:

3. Uma

mulher de tipo sanguneo A gerou uma criana de sangue O. Por se tratar de um caso de paternidade duvidosa, foram investigados os grupos sangneos dos trs possveis pais dessa criana, que so os seguintes: homem 1 - AB; homem 2 - B; homem 3 - O. Qual (is) desses homens pode(m) ser excludo(s), com certeza, dessa paternidade? teste de tipagem sangunea do sistema ABO permite determinar quem no pode ser o pai. Assinale a alternativa que apresenta uma situao em que esse exame assegura a excluso da paternidade:

4. O

a) O filho do tipo O, a me do tipo O e o suposto pai tipo A. b) O filho do tipo AB, a me do tipo AB e o suposto pai do tipo O. c) O filho do tipo AB, a me do tipo A e o suposto pai tipo B. d) O filho do tipo B, a me do tipo B e o suposto pai tipo O. e) O filho do tipo A, a me do tipo A e o suposto pai do tipo B. a) b) c) d) e) autossmica dominante - ss, Ss, ss e ss. autossmica dominante - SS, ss, SS e SS. autossmica dominante - Ss, SS, Ss e Ss autossmica recessiva - SS, ss, Ss e SS. autossmica recessiva - Ss, ss, Ss e Ss.

5. A

2. A miopia uma anomalia hereditria recessiva (mm) comum


espcie humana, em ambos os sexos. Considerando a rvore genealgica representada abaixo, responda: a) Quais os gentipos dos indivduos de 1 a 9, sabendo que os indivduos afetados so recessivos? b) Qual a relao de parentesco percebida entre os indivduos: 8-9 e 4-6? c) Do cruzamento dos indivduos 5 e 8, qual a probabilidade de crianas nascerem doentes? a) b) c) d) e)

incompatibilidade materno-fetal ao antgeno Rh pode determinar um doena denominada Eritroblastose Fetal (doena hemoltica do recm-nascido). Se uma mulher foi orientada a usar a vacina anti-Rh logo aps o nascimento do primeiro filho, podemos dizer que seu fator Rh, o do seu marido e o da criana so, respectivamente: negativo; negativo; negativo. negativo; negativo; positivo. negativo; positivo; positivo. positivo; negativo; positivo. positivo; positivo; negativo. que ocorra a possibilidade da eritroblastose fetal preciso que o pai, a me e o filho tenham respectivamente, os tipos sanguneos:

6. Para

7. Na primeira gravidez, uma mulher perdeu o seu beb por


apresentar uma malformao congnita, j na segunda gravidez, seu filho morreu por nascer com eritroblastose fetal. Classifique, quanto ao grupo sanguneo Rh, a mulher, seu marido, a criana e o sangue que a mulher teve contato no primeiro parto:

8. O pai de uma criana do grupo sanguneo A e Rh+, cuja me


B e Rh-, poderia ser: a) b) c) d) e) AB e Rh+ A e RhAB e RhO e Rh+ B e Rh+

31/8/2013

Pgina 1 de 2

9. No heredograma a seguir esto indicados os fentipos dos 11.


grupos sangneos ABO e Rh. O indivduo 6 dever ser, em relao aos locos dos sistemas ABO e Rh,respectivamente:

Renata (III.1), cuja av materna e av paterno eram albinos,preocupada com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos,deseja saber qual a probabilidade de ela no ser portadora deste alelo. Assinale a alternativa que responde ao questionamento de Renata.

a) b) c) d) e)

heterozigoto - homozigoto dominante. heterozigoto - homozigoto recessivo. homozigoto - heterozigoto. heterozigoto - heterozigoto. homozigoto - homozigoto dominante.

12.

O av paterno de uma mulher pertence ao grupo sanguneo AB, enquanto todos os outros avs so do grupo O. Qual a probabilidade de esta mulher ser do grupo AB?

10.

Considere o heredograma acima, que mostra a tipagem ABO e Rh dos indivduos. Sabendo que o casal 56 j perdeu uma criana com eritroblastose fetal, a probabilidade de nascer uma meninado tipo O, Rh+ de:

1. 2.

E
a) 1 Mm, 2 Mm, 3 mm, 4 MM, 5 mm, 6 Mm, 7 Mm, 8 Mm, 9 mm. b) 8-9: tia-sobrinho; 4-6: sogro-nora. c) 1/2 = 50% (mm).

3. 4.

O homem n 1 AB B

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

C Rh+, Rh-, Rh+ Rh-, Rh+, Rh+, Rh+ A D 1/8 de possibilidade. 1/3 de possibilidade. Nula.

31/8/2013

Pgina 2 de 2

Vous aimerez peut-être aussi