Vous êtes sur la page 1sur 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS REA DE QUMICA

ROTEIRO DE AULA PRTICA CET 650 - Qumica Aplicada Biologia

Professor: Rodrigo Luis Santos

OPERAES PRELIMINARES COM O BICO DE BUNSEN o (Prtica n 04)

1. Uso do bico de Bunsen 1.1. Introduo H vrios tipos de bicos de gs usados em laboratrio, tais como: bico de Bunsen, bico de Tirril, bico de Mecker etc. Todos, entretanto, obedecem ao mesmo princpio de funcionamento: o gs combustvel introduzido em uma haste vertical, onde h uma abertura para a entrada de ar atmosfrico, sendo queimado na sua parte superior. Tanto a vazo do gs como a entrada de ar podem ser controlados de forma conveniente. Como se v na Figura 1a, com o regulador de ar primrio parcialmente fechado, distinguimos trs zonas de chama. Abrindo-se o registro de ar, d-se entrada de suficiente quantidade de O2 (do ar), dando-se na regio intermediria uma combusto mais acentuada dos gases, formando, alm do CO, uma maior quantidade de CO2 e H2O, tornando assim a chama quase invisvel.

As reaes qumicas bsicas da combusto so: 2 H2 + O2 (ar) 2 H2O 2 C + O2 (ar) 2 CO 2 CO + O2 (ar) 2 CO2 O bico de Bunsen usado para a quase totalidade de aquecimentos efetuados em laboratrio, desde os de misturas ou solues de alguns graus acima da temperatura ambiente, at calcinaes, feitas em cadinhos, que exigem temperaturas de cerca de o 600 C. Procedimentos mais avanados de laboratrio podem requerer mantas com aquecimento eltrico, chapas eltricas, banhos aquecidos eletricamente, maaricos oxiacetilnicos, fornos eltricos e outros. Para se aquecerem bequer, erlenmeyer, bales etc., no se deve usar diretamente o bico de Bunsen; estes aquecimentos so feitos atravs da tela de amianto, cuja funo deixar passar o calor uniformemente e no permitir que passe a chama.

1.2. Para acender o bico do gs, proceda da seguinte maneira:

1.3. Aquecimento de tubos de ensaio

Os tubos de ensaio com lquidos podem ser aquecidos a) Feche completamente a entrada de ar no bico; diretamente na chama do bico de Bunsen. A chama b) Abra lentamente a vlvula do gs e aproxime a deve ser mdia e o tubo deve estar seco por fora, para chama de um fsforo lateralmente, obtendo uma evitar que se quebre ao ser aquecido. O tubo deve chama grande e luminosa, de cor amarela. ficar virado para a parede ou numa direo em que c) Abra vagarosamente a entrada de ar de modo que no se encontre ningum, pois comum, aos a chama fique completamente azul; operadores sem prtica, deixar que repentinamente o d) Caso a chama se apague ou haja combusto no lquido quente salte fora do tubo, o que pode interior do tubo, feche a entrada do gs e reinicie as ocasionar queimaduras. O tubo seguro prximo de operaes anteriores. O gs combustvel geralmente sua boca, pela pina de madeira e agita-se o gs de rua ou o G.L.P. (gs liquefeito de petrleo). O brandamente, para evitar superaquecimento do comburente, via de regra, o ar atmosfrico. lquido. ______________________________________________________________________________________________ Mantenha horizontalmente por 30 seg. um fio de cobre e um de alumnio nas seguintes posies da chama: a) no topo da chama b) no topo do cone inferior c) na base do cone inferior Observao: O cobre funde a 1083C e o Alumnio a 660C 2.2. Aquecimento de lquidos em bquer 2.2.1. Colocar 50 mL de gua em um bquer de 100 mL; acrescente gua, algumas prolas de ebulio; 2.2.2. Colocar o bquer sobre a tela de amianto, suportada pelo trip de ferro; 2.2.3. Aquecer o bquer com a chama forte do bico de Bunsen (janelas abertas e torneira de gs totalmente aberta). Observar a ebulio da gua e anotar sua temperatura de ebulio. 2.2.4. Apagar o bico de Bunsen e deixar o bequer esfriando no mesmo local. 2.3. Aquecimento de lquidos em tubo de ensaio 2.3.1. Coloque 4 ml de gua em um tubo de ensaio; 2.3.2. Com pina de madeira, segurar o tubo na regio de cima de tubo; 2.3.3. Aquecer a gua, na chama mdia do bico de bunsen (torneira de gs aberta pela metade e janelas abertas pela metade), com o tubo voltado para a parede, com inclinao de cerca de 45 e com pequena agitao, at a ebulio da gua. 2.3.4. Retirar o tubo do fogo e deix-lo esfriar na estante para tubos de ensaio.

2. Procedimento Experimental (1) Materiais Bico de Bunsen;Trip de ferro; Fio de cobre; Tela de amianto; Fio de alumnio; Tubo de ensaio; Anel de ferro; Pina de madeira; Pina metlica; Bquer de 300 mL; Termmetro. 2.1. Uso do bico de bunsen 2.1.1. Luminosidade da chama a) Note o que acontece chama quando cada uma das partes ajustveis do bico movimentada, particularmente quando a vlvula de ar aberta e fechada; qual ajuste das partes regulveis do bico produz uma chama no luminosa e qual produz chama luminosa? b) Mantenha, segurando com as prprias mos, por alguns segundos, uma cpsula de porcelana contendo um pouco de gua fria, na chama luminosa por 2-3 segundos. No que consiste o depsito preto formado na cpsula? Por que se coloca gua na cpsula? 2.1.2. Regies da chama: Ajuste o bico e a velocidade de fluxo de gs de forma que a chama seja no luminosa. Note que ela forma um cone bem definido e faa um esquema da chama indicando as 3 regies bem definidas. 2.1.3. Temperatura da chama: Para ter uma ideia das temperaturas relativas em diferentes regies de uma chama no luminosa proceda da seguinte forma:

Vous aimerez peut-être aussi