Vous êtes sur la page 1sur 6

Publicamos abaixo texto do professor e ativista poltico Jos Ignacio Ponce Lpez, do Departamento de Histria Poltica da Universidade de Valparaso.

O texto faz um paralelo entre a atual jornada de luta dos estudantes chilenos, que levou dezenas de milhares de pessoas s ruas, e a histrica rebelio estudantil de Crdoba na Argentina, em 1918. O fio condutor tanto de uma como de outra um sistema educacional retrgrado, arcaico, anti-democrtico, correspondente s estruturas de nossas sociedades latino-americanas, crescentemente dominadas pelo imperialismo. Como diferena, o fato de que, atualmente, a luta contra a privatizao das instituies de ensino e a mercantilizao da produo de conhecimento adquiriu papel central nessas mobilizaes. Tambm interessante a retomada de vrios pontos do Manifesto de Crdoba. --------------------------------------------------------------Os estudantes de toda Amrica Latina, ainda que levados luta por protestos peculiares sua prpria vida, parecem falar a mesma linguagem. (Jos Carlos Maritegui) A partir de hoje temos no pas um vergonha a menos e uma liberdade a mais. As dores que restam so as liberdades que faltam. Acreditamos no equivocar-nos, as ressonncias do corao nos advertem, pisamos sobre uma revoluo. (Manifesto de Crdoba, 1918).

Em 21 de junho de 1918, os estudantes da Universidade de Crdoba na Argentina estremeciam todo o continente americano com um grito que demandava o fim da estrutura oligrquica das instituies universitrias daquele pas e de todo o continente. Este fenmeno esteve permeado por todas as lutas transformadoras que comeava a viver o mundo. As dcadas de 1910 e 1920 foram os anos da crise capitalista expressa na Primeira Guerra Mundial, com a qual grande parte da humanidade comeou a se ver caminhando para o precipcio. Obviamente, os primeiros a cair no inferno seriam os setores populares e mdios da sociedade. Eram os que deviam ir guerra, os que passavam fome e que morriam diariamente. No contexto daquela crise mundial, esses mesmos condenados da terra sero os que diro: Basta! No decorrer dessas dcadas, quando tudo parecia arruinar-se, foram os trabalhadores, os camponeses, os estudantes e os setores mdios empobrecidos que impulsionaram as maiores reformas sociais e polticas do sculo XX. Desde a Amrica Latina, comandados por Emiliano Zapata,

emergia a Revoluo Mexicana; na Rssia liderados por Lnin os trabalhadores e camponeses desse pas apontavam as armas entregues pelo czar para a guerra, contra o prprio czar.

Imbudos desse mundo que tratava de nascer enquanto o velho morria, os estudantes cordobenses alavam a voz sustentando que as universidades tm sido at aqui o refgio secular dos medocres, a renda dos ignorantes, hospitalizao segura dos invlidos e o que pior ainda o lugar onde todas as formas de tiranizar e de insensibilizar acharam a ctedra onde lecionar. A lucidez dos universitrios argentinos ficou demonstrada na compreenso do problema das instituies nas quais se formavam, vendo que estas haviam chegado a ser o reflexo destas sociedades decadentes, que se empenham em oferecer o triste espetculo de uma imobilidade senil. Colocando assim a necessidade de transformar completamente as Universidades, com fortes tons revolucionrios. Baseando-se nisso, lutaram por um governo estritamente democrtico e [sustentaram] que o DEMOS universitrio, a soberania, o direito de dar-se um governo prprio radica principalmente nos estudantes, o que possibilitaria que a partir desse momento s poderiam ser professores na futura repblica universitria os verdadeiros construtores de almas, os criadores de verdade, de beleza e de bem. Para elucidar bem o tema, sustentaram que a juventude universitria de Crdoba afirma que jamais fez questo de nomes nem de empregos. Se levantou contra um regime administrativo, contra um mtodo docente, contra um conceito de autoridade. As funes pblicas se exercitavam em benefcio de determinadas camarilhas. Como vemos, os estudantes viam como principal horizonte de sua luta a democratizao da Universidade para poder remover os obstculos que as impediam de ser instituies que cumprissem um real papel cientfico a servio da comunidade. Ademais, o Manifesto de Crdoba destacava: o papel transformador dos jovens e o profundo sentido latino-americanista de seu chamado. Viam claramente que a juventude do continente e da Argentina estava chamada a impulsionar mudanas e revelar os problemas sociais, para eles a juventude vive sempre em transe de herosmo. desinteressada, pura. No tem tido tempo ainda de contaminar-se. Atribuindo-se um papel poltico, sustentavam que A juventude universitria de Crdoba acredita que tem chegado a hora de colocar este grave problema para a considerao do pas e de seus homens representativos. assim como os estudantes de Crdoba se concebiam como atores do desenvolvimento social e que podiam ajudar a construir uma sociedade melhor. Por outro lado, retomando uma longa linha de pensamento continental, os lderes desse movimento compreenderam as similitudes dos pases latino-americanos no marco do sistema mundial e quais as causas dos obstculos para lograr um maior bem-

estar social. assim que desde Crdoba se lhes dizia aos demais americanos que aprendamos a lio, companheiros de toda a Amrica; acaso tenha o sentido de um pressgio glorioso, a virtude de um chamamento luta suprema pela liberdade. Para terminar, manifestando que a juventude universitria de Crdoba, por intermdio de sua federao, sada os companheiros de toda a Amrica e lhes incita a colaborar na obra de liberdade que se inicia. importante mencionar isto, porque grande parte dos que geraram este movimento universitrio tanto na Argentina como em Cuba, Peru e Chile passaram a engrossar as fileiras dos movimentos sociais e polticos anticapitalistas durante os anos 20.

As causas desse enorme movimento universitrio de carter grandemente rebelde e que terminou sendo continental, foi a crescente pauperizao da vida que atingiu grande parte das sociedades latino-americanas da poca. Os setores mdios ou mesocrticos, com expectativas nas universidades para o ascenso social, as encontraram tpico produto da incapacidade das instituies educacionais para reagir dbcle que comeava a experimentar o sistema capitalista e que terminou desatando-se em 1929. Com isto, ficaram expressas as contradies desse sistema econmico e a impossibilidade de um sistema educacional democrtico, de excelncia e servio do desenvolvimento autnomo das sociedades latino-americanas no marco do capitalismo desigual e dependente no qual estavam imersas. No obstante, a luta pela reforma que se expressou durante quase toda a dcada de 20 em muitos pases do continente se fundiu com distintos conflitos anti-oligrquicos e anticapitalistas liberais dessa poca, demonstrando o impulso que deram as lutas universitrias e juvenis s dos operrios e camponeses para pr em questo a dominao das classes no poder. Ainda que as revolues nas quais terminaram ditos processos no tenham sido triunfantes em toda sua magnitude, lograram sim enormes mudanas, quanto a avanos democratizantes tanto nos direitos polticos como sociais, provocando o Estado a garantir muitos deles, tais como a educao. Os ensinamentos do Grito de Crdoba para os universitrios chilenos do sculo XXI: A importncia de comemorar este fato radica na necessidade de refletir sobre as perspectivas do movimento estudantil que se desenvolve hoje em nosso pas.

Primeiro, devemos dizer que o contexto no qual estamos difere enormemente ao dos princpios do sculo XX. No obstante, devemos retomar que ao longo desse mesmo sculo e tambm na reforma de 67-68, os estudantes jogaram um papel importantssimo nas lutas reivindicativas e democrticas de todos os pases do mundo. De fato, os estudantes sempre estiveram nas ruas contra as classes dominantes demandando que se terminasse com as desigualdades sociais, propendendo a uma cada vez maior democratizao, de maneira pluralista e libertria. E mais, sempre os universitrios buscaram ligar-se aos setores populares para apoiar suas reivindicaes, j que viam que a soluo do problema radicava em poder superar o sistema capitalista no qual estamos imersos, entendendo que nesse contexto os trabalhadores jogavam um papel central. Assim, se concebeu que uma educao democrtica, de excelncia e a servio das comunidades em geral no se podiam lograr em um sistema onde estivesse controlada pela minoria da sociedade, seno que pela grande maioria social, expressa nos setores populares e mdios. Com o qual, podemos ver que os estudantes tem jogado um papel dinamizador nas lutas sociais, fazendo ver aos trabalhadores o nvel de explorao aos qual esto submetidos e que eles tambm so parte de um sistema opressor, do qual devem desfazer-se. Por outro lado, no devemos desconhecer que as demandas estudantis do sculo XXI so diferentes as do sculo XX e que se bem a democratizao joga um papel primordial, o raqutico estado das Ues (Universidades) chilenas conduz a que o tema do financiamento seja outro grande elo do problema. O ltimo, s confirma que na atualidade mais do que nunca as Universidades esto a servio do sistema capitalista, superando o mero papel reprodutor deste e passando a ser diretamente empresas onde se lucra com elas. O sistema capitalista tem levado a que os anteriormente valorizados funcionrios da rea de servios agora no sejam mais que a expresso moderna da classe trabalhadora com precrias condies laborais e que seja o futuro de grande quantidade de pessoas nas Universidades, assim como dos chamados ilustres desempregados. Tudo causado pela enorme inverso de capitais para lucrar com o sonho das famlias de ter um trabalho digno para seus filhos.

Porm, o importante que os estudantes chilenos se tm aborrecido desse sistema, tm dito novamente: J BASTA! Cada vez mais forte a conscincia dos universitrios pela profunda transformao do sistema educacional, quando se coloca a necessidade de dar um novo sentido ao conjunto das instituies. Hoje so estudantes universitrios e secundrios, como tambm professores os que se unem nessa luta. Porm tambm durante a ltima semana, se somaram distintos atores do mundo do trabalho para apoiar e aprofundar a demanda dos estudantes. De fato, os dias 15 e 16 de junho de 2011 passaram histria por ter representado dois importantes marcos. O primeiro, por haverem sado mais de 20.000 estudantes, trabalhadores do mbito privado e subcontratados de El Teniente[1] marchando juntos nas ruas da capital do pas. O segundo, por haverem-se manifestado quase 200 mil pessoas em toda a nao por um melhor sistema educacional. Isto ratifica a progressiva generalizao da luta estudantil e a enorme transcendncia que esto logrando com seu estado de nimo combativo que est irradiando para o conjunto da sociedade. Contudo, se pode elucidar que a nica forma para construir uma sociedade melhor no contexto atual est criticando, propondo e tambm lutando nas ruas. Depois de 93 anos, os estudantes chilenos voltam a gritar que se necessita uma mudana profunda em nossa sociedade, para desperta-la do sonho neoliberal e que s a lograr por uma luta conjunta da cidadania, porm que depende fundamentalmente do nvel de unidade que possam alcanar os trabalhadores com os estudantes, porm tambm que possam manifestar uma crescente radicalidade nas suas demandas. Por isso, a consigna de NACIONALIZAR o COBRE para uma EDUCAO GRATUITA para todos os CHILENOS , a expresso mais potente e passar para a histria do GRITO chileno de 2011. Porque tem chegado a hora do Chile, tem chegado o momento em que os estudantes devam LUTAR, UNIR E VENCER. Jos Ignacio Ponce Lpez, Departamento de Histria Poltica, Faculdade de Humanidades, Universidade de Valparaso, membro do Coletivo Estudantes Mobilizados, Universidade de Valparaso. Retirado do stio Rebelion. Traduzido para o portugus pelo MEPR.

[1] Diviso El Teniente, pertencente Corporao Nacional do Cobre do Chile, responsvel pela explorao da maior mina subterrnea de cobre do mundo, localizada a 80 km de Santiago. (Nota do MEPR).

Vous aimerez peut-être aussi