Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE HUMANIDADES COORDENADORIA GERAL DAS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA

INFORMES REGIMENTAIS
01. Os Cursos Bsicos das Casas de Cultura Estrangeira da UFC tm durao de 07 (sete) semestres letivos de 60 h/aula cada, perfazendo uma carga horria de 420 h/aula; 02. O ingresso nos cursos bsicos se d atravs do Teste de Admisso ao semestre I, para alunos iniciantes; do Teste de Nvel para os semestres intermedirios, para os alunos que j tm algum conhecimento da lngua que desejam estudar, e do Teste de Seleo para cursos avanados; 03. O horrio do aluno aquele pelo qual fez opo no momento de sua inscrio, conforme oferta das diferentes Casas de Cultura. No caso do Teste de Nvel h de se verificar os horrios e vagas remanescentes para os diferentes semestres; 04. O aluno dever apresentar o comprovante do pagamento da taxa de matrcula no ato da matrcula. Caso, contrrio, a matrcula ficar sem efeito e sua vaga ser preenchida por outro aluno; 05. A mudana de horrio para alunos das Casas de Cultura Estrangeira poder ocorrer no perodo do ajuste, caso existam vagas no horrio pretendido, ou possibilidade de permuta com outro aluno; 06. No haver obrigatoriedade de ofertas de turmas com menos de 10 (dez) alunos. A deciso ficar a critrio da Coordenao da Casa, observando-se a convenincia e possibilidade do funcionamento da turma; 07. A promoo do aluno dar-se- atravs da verificao da aprendizagem e da freqncia: 7.1. O aluno tem direito a faltar 15 vezes durante o semestre, nas turmas que funcionam de segunda quinta, e 07 vezes, nas turmas que

funcionam duas vezes por semana, ou seja, deve ter, no mnimo, 75% de freqncia. As faltas somente sero justificadas com documentos. A justificativa da falta no libera o aluno das obrigaes de entrega de exerccios e quaisquer outros trabalhos que o professor venha a solicitar durante o perodo de ausncia do aluno. de total responsabilidade do aluno dar conta do contedo programtico estudado durante sua ausncia. 7.2. A verificao da aprendizagem, sem prejuzo de outras formas de avaliao, far-se- em duas etapas de provas de compreenso e expresso oral e escrita, realizadas no meio e no final do semestre letivo; 7.3. Para efeito de promoo, o aluno dever obter, no mnimo, no final do semestre letivo, mdia 7,0 (sete) nas habilidades oral e escrita, respectivamente. 7.4. A mdia escrita e a mdia oral constituem perfis especficos, o que significa que uma mdia no compensa a outra; 7.5. Nas Casas de Cultura Estrangeira o aluno que faltar a quaisquer das provas dever solicitar ao seu professor o formulrio de requisio de segunda chamada, que deve ser preenchido e entregue ao professor com as devidas justificativas e comprovaes at 48 horas aps a aplicao da 1 chamada. Caso no possa cumprir esse prazo, entre imediatamente em contato com seu professor para dar cincia da sua ausncia por motivo de fora maior. No h 3 chamada. 7.6. O aluno s poder fazer prova no seu horrio e com seu professor. 08. O aluno reprovado no semestre inicial de qualquer curso oferecido pelas Casas de Cultura Estrangeira UFC perder sua vaga e ter que passar por novo processo seletivo; 09. O aluno com 02 (duas) reprovaes no mesmo nvel do curso em semestres letivos subseqentes ou 01 (uma) reprovao e 01 (um) semestre afastado perder sua vaga, podendo retornar Casa de Cultura via processo seletivo; 10. O aluno aprovado que interromper o curso por apenas 01 (um) semestre letivo ter sua vaga assegurada no semestre subseqente quele que realizou, mas perder a prioridade de escolha de horrio; 10.1. Aps este perodo de afastamento, o aluno que se julgar capacitado, poder ingressar em semestre mais adiantado, mas para tanto, dever submeter-se ao Teste de Nvel; 10.2. O aluno aprovado que desejar passar para um semestre mais adiantado dever submeter-se ao Teste de Nvel; 11. Pontualidade - O aluno dever observar a pontualidade chegando sempre no incio da aula. A recorrncia no atraso s aulas pode causar-lhe prejuzos quanto freqncia; A tolerncia para o atraso de, no mximo, 10 minutos. Lembre-se que o atraso consecutivo causa a interrupo da aula, quebra da concentrao dos colegas e do professor, alm de ser prejudicial ao aproveitamento do prprio aluno.

11.1. No ser permitido ao aluno assistir aulas em outro horrio que no seja o seu. 11.2 No existe aluno ouvinte nem aluno convidado nas Casas de Cultura. Somente podero estar presentes em sala de aula os alunos que estiverem regularmente matriculados na turma e horrio. Se seu nome no constar na lista de chamada, informe imediatamente o seu professor, para que este possa tomar as providncias necessrias. Os alunos cujos nomes no aparecem na lista de chamada no esto no sistema e, portanto, no esto matriculados. 12. O aluno dever dirigir-se Coordenao da Casa sempre que necessitar de alguma informao e/ou esclarecimentos ou se julgar preterido em seus direitos; 13. O aluno das Casas de Cultura ter direito a utilizar somente o acervo da Biblioteca do Centro de Humanidades referente s Casas de Cultura Estrangeira, seja para emprstimo de livros e consulta de livros e/ou peridicos. Para tanto, dever providenciar sua inscrio logo que possvel; 13.1. O aluno em dbito com Bibliotecas da UFC no poder efetuar sua matrcula at que sua situao na respectiva Biblioteca seja regularizada. 14. O aluno das Casas de Cultura tem direito carteira de estudante. Para tanto, no prazo estipulado deve dirigir-se ao Diretrio Central dos Estudantes DCE/UFC, no endereo: Rua Clarindo de Queiroz, 933 Centro Fone: 3252.2416. Para retir-la, no entanto, necessrio que o aluno esteja regularmente matriculado no sistema. Os novos alunos devem aguardar at que seus nomes entrem no sistema para solicitarem suas carteiras de estudante. 15. No existe recuperao ou trancamento de matrcula nas Casas de Cultura. Contudo, aps concludo o semestre e devidamente aprovado, o aluno poder afastar-se por 1 semestre letivo sem perda de sua vaga, mas sem garantia de horrio. Para que o aluno se afaste necessrio que tenha sido aprovado no semestre imediatamente anterior ao seu afastamento.

Observaes:
1. Com parecer favorvel da Procuradoria Geral da Universidade Federal do Cear, conforme parecer n. 048/2002-PG referente ao Processo n. 23067.4248/02-98. 2. Aprovado em reunio do Colegiado da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Cear realizada no dia 25 de Junho de 2002.

Vous aimerez peut-être aussi