Vous êtes sur la page 1sur 71

Mquinas, Equipamentos de Proteco e Sinalizao de Segurana

Proteco de Mquinas

Manual do Formando

4
Curso

PROTECO DE MQUINAS, EQUIPAMENTOS DE PROTECO INDIVIDUAL E SINALIZAO DE SEGURANA Manual do Formando

Proteco de Mquinas

PERFIL, DELTACONSULTORES

ISPA

Manual do Formando
Ficha Tcnica

Autor: Dinis Teixeira de Barros Ttulo: Proteco de Mquinas Coordenao do Projecto: Maria da Graa Pinto e Jos Garcez de Lencastre Edio: Maio 2007

Produo apoiada por:

UNIO EUROPEIA FUNDO SOCIAL EUROPEU

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

PROGRAMA OPERACIONAL DO EMPREGO, FORMAO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Perfil, DeltaConsultores e ISPA


Lisboa, 2007

ndice
Introduo Objectivos Proteco de Mquinas Nveis de risco nas mquinas Identificao de perigo Avaliao dos riscos Nveis de Risco Exigncias de Sistemas de Proteco em Funo do Nvel de Risco Requisitos de Segurana para as Mquinas Perigos derivados das mquinas Riscos mecnicos Grupo 1 Movimento De Rotao Grupo 2 Movimentos Alternativos e de Translao Grupo 3 Movimento de Rotao e Translao Grupo 4 Movimentos de Oscilao Outros riscos Controlo dos riscos Princpios de Proteco 13 14 14 15 16 17 18 21 21 21 22 24 24 25 25 26 26 26 7 9 9 10 11 1 2 3 3 5 5 6 Afastacorpos e afastamos Resguardos ligados ao comando Funcionamento Aplicao Tipos Resguardos regulveis e autoregulveis Aplicaes Resguardo autorregulavel Aplicaes Dispositivos de proteco Dispositivo detectores de presena Tipos de Detectores Detectores Mecnicos Detectores Fotoelctricos Segurana Outros dispositivos Manuteno de mquinas Dispositivos de segurana para evitar o arranque acidental Mquinas elctricas Organograma Proteco De Maquinas Resguardo Ferramentas e Equipamentos Ferramentas Os perigos mais comuns so Ferramentas elctricas manuais Medidas de Proteco contra estes riscos Medidas de Preveno para Ferramentas Elctricas Resumo Lista de Verificao Check list das Ferramentas Manuais 47 44 45 42 43 43 43 44 44 41 41 27 28 28 29 30 32 32 33 33 35 35 36 36 36 37 39 41

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Concepo Design Resguardos Campo de Aplicao Caractersticas Critrio e Uso Resguardos de encravamento Principio de Proteco Tipo de resguardo de encravamento Mtodo de encravamento Encravamentos elctricos Encravamentos de segurana com fechaduras Interruptores por transferncia de chaves

Condies de Segurana na Utilizao de Ferramentas Manuais Critrios de Avaliao Medidas a Tomar para Corrigir as Deficincias Detectadas Enquadramento legislativo Directiva "Mquinas" Legislao aplicvel Quais so os equipamentos abrangidos pela Directiva Mquinas? Campo de aplicao da Directiva "Mquinas" Definio de Mquina Exigncias essenciais de Segurana e de Sade, relativas concepo e ao fabrico de mquinas Especificaes tcnicas comuns a todas as mquinas Especificaes Relativas aos Riscos Mecnicos Especificaes Relativas aos Protectores Especificaes Relativas Proteco de Riscos Vrios Especificaes Relativas Manuteno Especificaes Diversas Manual de instrues Estrutura do Manual de Instrues da Mquina Elementos Adicionais do Manual de Instrues dos Equipamentos Mveis e de Elevao de Cargas A avaliao da conformidade do equipamento e a "Declarao CE de conformidade" Bibliografia ndice Remissivo Informaes 61 64 65 66 61 59 59 59 60 60 58 58 58 57 56 56 56 50 55 55 56 48 49

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Introduo
Proteco de Mquinas a primeira das unidades do Curso 4 Proteco de Mquinas, Equipamentos de Proteco Individual e Sinalizao de Segurana que vai frequentar, matrias destinadas prioritariamente a trabalhadores que querem desempenhar nas suas empresas, funes de Tcnico de Segurana Higiene e Sade no Trabalho de nvel bsico, como se estabelece no Artigo 6 do Anexo do Decreto-Lei n. 109/2000 de 30 de Junho. No trabalho com mquinas, a maior parte de acidentes poderiam ser evitadas se os processos produtivos fossem modificados a tempo, se fossem tomadas medidas oportunas para controlar os riscos que as originam. As mquinas so, por definio, perigosas devido grande quantidade de energia produzida e aos seus elementos mveis. Se os elementos mveis no so protegidos (correias de transmisso, polis, correntes e engrenagens) o grau de perigosidade aumenta, dado que colocam os trabalhadores em posio de risco. Com o desenvolvimento tecnolgico, as mquinas atingiram melhores nveis de eficincia mas, por outro lado, agravaram-se ou surgiram novos riscos inerentes sua utilizao. O aumento das velocidades de operao, aliada a maior complexidade de operaes realizadas em simultneo, obrigou empregadores e empregados a encontraram solues de compromisso sob a forma como esse trabalho deve ser efectuado em segurana.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Isto quer dizer que os sistemas de proteco devem ser parte integrante das mquinas. A ausncia de acidentes produzidos por uma mquina que no disponha dos meios de proteco adequados no significa que as partes ou os seus elementos sejam perigosos. Por vezes os dispositivos de segurana no so suficientes para evitar o contacto do trabalhador com zonas perigosas das mquinas, assim, a necessidade de identificar e controlar essas zonas importante para a preveno de acidentes. Para evitar estas situaes na empresa onde trabalha, na medida do possvel, deverse-iam planear adequadamente as aces de preveno e organizar infraestruturas que permitisse responder a estes casos com a maior eficcia possvel.
1

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Com a realizao deste curso, poder participar activamente na proteco da sade dos seus colegas de trabalho. Alm disso, seguir este curso apresenta-lhe vantagens: Poder conhecer os conceitos bsicos utilizados na preveno de Riscos Profissionais; Poder manusear a documentao bsica, que se utilizar na sua sua empresa, relacionada com a preveno de riscos; Conhecer os diferentes organismos a que se pode dirigir para obter informao e auxlio em matria de Segurana, Higiene e Sade no trabalho, etc.

Objectivos
A Unidade 1 Proteco De Mquinas do curso que vai frequentar, pretende atingir os seguintes objectivos: Conhecer as causas dos acidentes devidos s mquinas e aos equipamentos, alm de determinar aces a serem empreendidas no sentido de os evitar; Promover comportamentos seguros e utilizao correcta dos equipamentos de trabalho mquinas, e fomentar a cooperao dos trabalhadores na aco preventiva; Identificar os tipos de riscos profissionais existentes e os possveis danos derivados do trabalho com equipamentos de trabalho; Eliminar ou reduzir os riscos, na medida do possvel (integrao da segurana na concepo e no fabrico da mquina); Adoptar medidas de proteco necessrias em relao aos riscos que no possam ser eliminados; Informar os utilizadores dos riscos residuais devidos eficcia incompleta das medidas de proteco adoptadas, indicar se for exigida uma formao especfica e assinalar, se necessrio, um equipamento de proteco individual; Realizar avaliaes elementares de riscos; Colaborar na avaliao e controlo de riscos gerais e especficos que mais acidentes causa nos diferentes postos de trabalho da empresa.


2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Proteco de Mquinas
Nveis de risco nas mquinas

s riscos so fontes potenciais de acidente. O seu controlo dentro de limites aceitveis o objectivo a atingir, j que a sua eliminao s muito raramente possvel.

Existem quatro processos para o controlo de riscos: Limitar/eliminar o risco Envolver o risco Afastar o Homem; Proteger o Homem.

Os dois primeiros envolvem medidas chamadas construtivas ou de engenharia que actuam sobre meios de trabalho

Mquinas O terceiro uma medida organizacional que actua no sistema

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Homem Mquina Ambiente

O ltimo refere a medidas individuais ou seja, de Proteco Individual

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Estes processos podem ser: Preveno Intrnseca Actua sobre a forma, disposio, modo de montagem, e princpio dos elementos construtivos funcionais da mquina, sem acrescentar elementos especificamente concebidos para garantir a segurana (Exemplos: dimensionamento de partes mecnicas; desenhos dos circuitos nos quais as falhas no sejam possveis; eliminao de arestas vivas; isolamento de mecanismos de transmisso perigosos). Tcnicas de Proteco Incorporao de resguardos e dispositivos de proteco nas situaes em que no vivel a preveno intrnseca (exemplos: controlo de parmetros limite de elementos de mquinas; utilizao de resguardos fixos ou de elementos da mquina; etc.). Tcnicas de Formao e Informao Indicam as condies nas quais possvel a utilizao de uma mquina sem perigo. O empregador, como utilizador das mquinas, deve pr em prtica trs medidas essenciais: Adquirir mquinas seguras, isto , mquinas que cumprem com a Directiva mquina e que possuem marcao CE; Instalar, utilizar e manter as mquinas de forma adequada seguindo as instrues do fabricante; Dar formao aos operadores da mquina.

A utilizao das tcnicas de preveno de riscos possibilita empresa proceder ao controlo de um dos riscos operativos que mais acidentes causa. Para isso a empresa deve:

1 Fase Identificao de perigo

2. Fase Analise de riscos

3. Fase Controlo de risco

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Identificao de perigo

Fig. 1 (Ferramenta de corte (tipo sem fim) Fig. 2 (Pontos de priso)

Avaliao dos riscos


Aps a identificao de um perigo, h necessidade de definir o risco correspondente. A avaliao dos riscos disponibiliza informao necessria hierarquizao dos mesmos, permitindo priorizar adequadamente o seu tratamento. Para efectuar a avaliao de riscos necessrio atender probabilidade da ocorrncia, e s suas consequncias. A metodologia de avaliao utilizada baseia-se na metodologia australiana do Workplace Health and Safety. Probabilidade Muito provvel Provvel Pouco provvel Nada provvel
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Com Que Probabilidade Podem Ocorrer Frequentemente Ocasionalmente Raramente Provavelmente no acontecer

Grau De Gravidade Elevado Mdio Menor

Consequncias Mortes, desastres, incapacidade permanente Ferimentos significativos, incapacidade temporria Necessidade de primeiros socorros, sem perda de tempo

Para cada perigo identificado, utilizada uma ficha de avaliao de riscos.


5

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Nveis de Risco As exigncias de segurana e a fiabilidade de alguns sistemas de proteco, como resguardos de encravamento, controlo, etc., so funo da probabilidade de ocorrncia dum acidente na zona a proteger. necessrio definir diferentes nveis de risco para se determinar quando se deve aplicar maiores exigncias de segurana e fiabilidade nos sistemas de proteco. Distingue-se os seguintes nveis de risco: a) Risco Normal Diz-se que uma mquina ou zona envolvente a ela tem um risco normal de acidente quando o mtodo de trabalho no implica acesso ao ponto ou a zona de perigo. necessria uma falha no sistema de proteco simultaneamente com a falha ou erro do operrio para que se produza um acidente. b) Risco Alto Diz-se que uma mquina ou zona envolvente a ela tem um risco alto de acidente quando o mtodo de trabalho exige o acesso permanente zona de perigo e uma falha no sistema de proteco conduz com toda a certeza um acidente. c) Risco Muito Alto Diz-se que uma mquina ou zona envolvente a ela tem um risco muito alto de acidente quando, seguindo o mtodo de trabalho estabelecido, uma falha do operrio ir produzir um acidente com absoluta certeza.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Exigncias de Sistemas de Proteco em Funo do Nvel de Risco

erifica-se, actualmente, uma tendncia para a concepo de sistemas que garantam duas condies fundamentais de proteco:

Inviolabilidade; Fiabilidade.

Se se garantisse segurana pela posio do ponto ou zona de perigo a colocao de resguardos ou dispositivos no deve ser facilmente violvel. As tcnicas de fixao dos resguardos mediante parafusos com cabea embutida, sinalizao com cores especiais, fechadura com chaves especiais, conexo de diodos, etc., obedeceriam a esta condio. A funo de um sistema de proteco a de eliminar ou reduzir um perigo antes que se possa aceder zona de perigo cumprindo com fiabilidade proporcional ao risco que se est a controlar.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

A condio de fiabilidade deve ser permanentemente vigiada perante falhas nos equipamentos (falha mecnica, queda de tenso, falha no fornecimento de energia, etc.) falhas nos circuitos de comando e falhas operativas recorrendo a sistemas de segurana positiva, a concepes ergonmicas donde um bom design de painis de comando e controlo, reduzem os esforos desnecessrios que prejudicam a fiabilidade da resposta do operrio. Segundo o nvel de risco existente h que exigir maior grau de fiabilidade ao sistema de proteco de modo a reduzir a probabilidade de acidente. Assim, as situaes de risco muito alto so inadmissveis em qualquer caso, salvo se tecnicamente for impossvel realizar o trabalho de forma menos perigosa.

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Nas situaes de alto risco aplicar-se- o critrio de segurana positiva tanto para o design do sistema de proteco como para a mquina. Quanto ao nvel de risco normal, os dispositivos e elementos a utilizar sero de grande fiabilidade, no sendo necessrio que sejam de segurana positiva. Diz-se que um sistema de segurana positiva quando uma falha nele conduz uma paragem imediata da mquina.

Nveis de Risco Mtodo de trabalho sem acesso a Zona de Perigo Normal Duas falhas em simultneo Operrio Mtodo de Trabalho Normal com acesso a zona de perigo Alto Falha no Sistema de Proteco Sistema

Muito Alto

Uma falha do operrio seguindo o mtodo de trabalho estabelecido

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Requisitos de Segurana para as Mquinas Para evitar os acidentes produzidos pelas mquinas o empregador dever por em prtica duas medidas de segurana: Adquirir mquinas seguras (mquinas com certificao CE); Instalar, utilizar e manter as mquinas de forma adequada.

Outros requisitos de segurana: As mquinas devem ter todos os dispositivos / guardas de proteco e instrues sobre manuteno e segurana; Os protectores, ou partes da mquina que possam ser abertas durante a utilizao devem dispor de interruptores ou mecanismos que desliguem automaticamente a corrente elctrica; No momento em que a mquina instalada, deve-se ter o cuidado de verificar se todos os protectores esto correctamente colocados e em boas condies de funcionamento.

Certas mquinas requerem dispositivos de proteco especiais, como por exemplo, as prensas, guilhotinas, fresadoras, etc., porque envolvem operaes em que as mos tm acesso a zonas perigosas. importante que: O dispositivo de segurana no constitua um obstculo ao trabalho; O dispositivo de segurana no dificulte a manuteno da mquina; Os dispositivos de segurana estejam incorporados em todos os pontos da mquina onde o contacto com partes mveis possa causar ferimentos; Os dispositivos de segurana sejam suficientemente robustos para suportarem a sobrecarga mxima a que possam ser submetidos.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Perigos derivados das mquinas


A ausncia de acidentes produzidos por uma mquina em funcionamento que no disponha dos meios de proteco necessrios, no significa que as partes ou elementos da mesma no sejam perigosos. Embora a superviso, formao e coordenao desempenham um importantssimo papel na preveno de acidentes, nunca substituem as medidas de proteco. As leses provocadas pelas mquinas so resultado de: Projeco de uma pea de trabalho; Projeco de elementos da prpria mquina;

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Contacto com qualquer material em fase de fabricao; Ser agarrado e arrastado como consequncia de uso de roupa larga; Contacto com peas quentes.

Em linhas, gerais pode-se considerar que estes so os incidentes que originam as leses devido a riscos mecnicos, sem deixar de considerar a existncia de outros perigos. Todos estes incidentes e acidentes manifestam-se em cada uma das seguintes situaes: No funcionamento normal da mquina quer por falta de proteco ou por violao dos sistemas de proteco existentes; Nas fases de ajuste, afinao, manuteno, reparao e montagem; Nas situaes de perturbaes transitrias.

Riscos mecnicos Os movimentos das diferentes partes ou elementos duma mquina so, essencialmente, movimentos de rotao, de translao, alternativos e ainda a combinao destes. Dependendo da posio dos seus diversos elementos, a mquina pode provocar acidentes por aprisionamento ou golpes. As partes giratrias podem tambm produzir acidentes por arrastamento do operrio. Todas as partes perigosas de uma mquina podem ser classificados em quatro grandes grupos que englobam os elementos mais comuns que se encontram na maioria das mquinas. Estes elementos devem estar protegidos segundo os mtodos especificados na Norma....
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

10

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Grupo 1 Movimento De Rotao

Elementos de rotao considerados separadamente: a) rvore Inclui acoplamentos (ligaes), hastes, brocas, parafusos e barras. So um foco de perigo. As chavetas, pernes ou parafusos que sobressaem dos eixos ou de diversas funes rotativos podem ser considerados como causa de acidentes graves. Os motores e eixos so utilizados em todo o tipo de maquinaria, motores, transmisses entre mquinas. Estes elementos so perigosos embora sendo lisos e giram lentamente.
Fig. 3 (Broca) Uma causa muito frequente de acidentes reside na captura da manga da camisa do operador pela broca. Este risco pode ser reduzido mediante o uso de protectores para os braos ou de camisas de mangas curtas. As pessoas que usam os cabelos compridos devem prend-los com redes. Esta precauo aplicase a todas as pessoas expostas a mquinas que possuem partes giratrias. Anteparos ajustveis colocados nos engenhos de furar, por exemplo, evitam esse tipo de risco.

b) Ressaltos e Aberturas Podem ser considerados como partes rotativas descontinuas entre as quais se incluem os ventiladores, engrenagens, cadeias dentadas, roldanas radiadas, braos de misturadoras, cardas, tambores de centrifugao, etc. Estes elementos tm sido considerados como os mais perigosos pelos ressaltos e aberturas que possuem. O contacto pode provocar leses graves pelo que de especial importncia o uso de vesturio adequado e evitar o uso de luvas.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 4 (Cadeias dentadas)

c) Ferramentas de corte e abrasivas. Ferramentas de corte do tipo semfim. Entre estas inclui-se uma ampla gama de ferramentas, como esmeriladoras, serras circulares, fresadoras, trituradoras, plainas, serra de fita e outras mquinas.

11

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

As esmeriladoras so muito utilizadas no trabalho com metais, cujas partculas frequentemente causam leses nos olhos. Podem tambm ocorrer outros acidentes, como a quebra do rebolo da esmeriladora durante a operao. Toda a esmeriladora fixa ou porttil deve ter um sistema de ventilao local. Na falta deste, o trabalhador deve usar equipamento de respirao autnomo.

Os requisitos de segurana para as esmeriladoras so muito exigentes. Uma esmeriladora deve dispor de uma proteco contra a quebra do disco durante a operao, uma proteco contra estilhaos, e uma placa de equilbrio ajustvel. Use sempre proteco ocular, isto , um anteparo de vidro de segurana e culos de segurana, ao trabalhar com uma esmeriladora.

Pontos de captura (priso) a) Entre Peas girando em sentido contrrio Este caso aparece quando dois ou mais arvores ou cilindros giram em sentido contrrio, os eixos paralelos em contacto directo ou com uma ligeira separao. Exemplo: Calhandras (Fig. 5). Os cilindros utilizam-se para diversos fins, como laminao de metais, fabricao de pastas na imprensa, fabricao de goma, etc. O principal risco o aprisionamento entre os cilindros derivados fundamentalmente da alimentao de produto.
Fig. 5 (Calhandra - cilindro)

O melhor mtodo de prevenir acidentes durante a utilizao destas mquinas consiste na colocao de proteces nas suas partes mveis expostas. Se no for possvel obter uma proteco completa para estas partes, deve ser colocada uma proteco suplementar na zona de perigo, para evitar qualquer possibilidade de contacto directo com as partes mveis ou riscos similares.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Todos os "pontos de alimentao" devem ser protegidos. No pense que apenas uma placa de aviso ser suficiente para evitar acidentes

b) Entre partes giratrias e outras com deslocamento tangencial Existem riscos tpicos: de engate, aumentando o perigo com a utilizao de roupa larga e de priso e arrastamento no ponto de contacto da correia com a roldana, corrente com roda dentada, engrenagem de cremalheira.

12

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

c) Entre peas giratrias e partes fixas O perigo est no aprisionamento, abraso originado por uma pea que est a girar em relao a outra fixa. Como exemplo, encontram-se em numerosas mquinas como elementos de transmisso da fora com a sua prpria carcaa de proteco, mola abrasiva em relao a porta-ferramentas, misturadoras em relao a carcaa de proteco, etc.

Fig. 6 (Peas giratrias)

Grupo 2 Movimentos Alternativos e de Translao

a) Peas com movimento alternativo ou translao e partes fixas Neste tipo de movimentos as peas deslocam-se sobre as guias encontrando-se o ponto de perigo no local onde a pea mvel se aproxima da outra fixa ou mvel. Entre estas peas, incluem-se ferramentas utilizadas nas prensas mecnicas, hidrulicas e pneumticas, mquinas de estampar, de moldar, serras mecnicas de movimento alternativo, etc. O movimento transversal de uma mquina ferramenta em relao a uma parte fixa que no faz parte da mesma, pode apresentar este tipo de risco.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Os acidentes de esmagamento e amputao ocorrem se as mos ou outras partes do corpo forem enganchadas pelas partes da mquina em movimento e fixas.

Fig. 7 (Movimento alternativo)

13

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

b) Movimento de Translao Simples O risco deriva fundamentalmente da natureza do elemento que se move, como, por exemplo, as partculas abrasivas duma lixadora de banda ou dentes duma serra.

Fig. 8 (Movimento translao simples)

Grupo 3 Movimento de Rotao e Translao

Existem mecanismos de determinadas mquinas que tem movimento de rotao e translao como o caso de algumas mquinas de imprimir, mquinas da indstria txtil, conexes de bielas, etc.

Fig. 9(Movimento rotao e translao)

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Grupo 4 Movimentos de Oscilao

Os mecanismos oscilantes podem originar um risco de limalhas entre os seus prprios elementos ou com peas diferentes. O perigo de esmagamento pode ocorrer quando o extremo dos elementos alternativos aproxima as partes fixas ou mveis.

Fig. 10 (Movimento de oscilao)

14

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Outros riscos

As mquinas podem apresentar outros riscos que se deve ter em conta para adoptar medidas adequadas e prevenir os perigos. Entre as classes de risco mais frequente, de origem no mecnica mencionam-se: Elctricos (incluindo electricidade esttica), Radiaes ionizantes procedentes de fontes radioactivas, equipas de radiologia, eliminadores de cargas estticas radioactivas, etc.; Radiaes no ionizantes, que podem ser de alta-frequncia e microondas (fornos de microondas, aquecimento por induo dielctrico) ultravioleta (soldadura a arco elctrico, tcnicas de impresso por ultravioleta) lazer, Rudo e Vibraes; Exploses; Ps (txicos ou susceptveis de formar misturas explosivas); Presso e vazio; Alta e baixa temperatura; Perigos derivados da no aplicao das regras de Ergonomia ao posto de trabalho.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

15

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Controlo dos riscos


sabido que, hoje em dia, a maior parte dos processos tecnolgicos faz uso de diversas fontes de energia mais ou menos complexos, que alimentam mecanismos industriais. Estes mecanismos tm um denominador comum caracterizado pelo risco a que esto sujeitas as pessoas que os utilizam ou se encontram nas suas proximidades. Aps, a hierarquizao dos riscos procede-se ao controlo sistemtico dos riscos atravs de medidas adequadas, consistindo na sua eliminao ou, nos casos em que tal no possvel, devero ser minimizados. As medidas de controlo devem ser escolhidas de acordo com a seguinte hierarquizao. Nvel 1: Eliminar o risco; Nvel 2: Minimizar o risco atravs da substituio por uma mquina menos

perigosa e/ou modificao do design da mquina e/ou isolamento da mquina;

Nvel 3: Nos casos em que no possvel minimizar o risco atravs de medidas tcnicas, implementar medidas controlo administrativo e/ou equipamento de proteco individual adequado.

Este controlo, nem sempre fcil, entre as fontes de perigo e as suas possveis vtimas (trabalhadores), requer a implementao de barreiras Dispositivos de proteco, com o fim de evitar os possveis acidentes. Cada tipo de instalao industrial ou de mquina exige um tipo de proteco. O nmero de formas que este pode tomar muito varivel. No entanto para melhor sistematizao, vamos agrup-los em trs grupos fundamentais: Proteces fixas; Proteces amovveis; Proteces automticas.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

16

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Princpios de Proteco

aplicao dos meios de proteco juntamente com a superviso, coordenao, treino e constante ateno do operrio, so condies para uma ptima segurana na utilizao das mquinas.

O principio fundamental de proteco apresentado de vrias maneiras remete-se sempre ao conceito bsico de que, a menos que a prpria posio do ponto ou zona de perigo garanta a sua segurana, as mquinas devem estar providas de um meio de proteco que elimina ou reduza o perigo antes que se possa aceder ao ponto ou zona de perigo. Este principio pode dividir-se em: O ponto ou zona de perigo deve ser seguro pela sua prpria posio ou colocao da mquina; A mquina deve possuir proteco que impea ou dificulte acesso ao ponto ou zona de perigo; A mquina deve estar provida de um adequado meio de proteco que elimine ou reduza o perigo antes que se possa atingir o ponto ou zona de perigo; Em muitas mquinas a aplicao destes princpios nas zonas de trabalho impossvel; As Normas de Segurana para estas mquinas (mquinas ferramenta, mquinas para madeiras, etc.) s se podem especificar meios de proteco compatveis tanto com a sua utilizao como com o treino de operrios enquanto mtodos seguros de trabalho.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

17

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Para a aplicao destes princpios de proteco deve-se ter em conta os seguintes pontos:
Concepo Design

1.

Preveno Integrada

So tcnicas de segurana aplicadas pelo fabricante nas fases de desenho e construo da mquina. Estas tcnicas podem ser: a) Preveno Intrnseca Actua apenas na forma, na disposio e no modo de montagem, no princpio dos elementos constitutivos funcionais da mquina sem incluir elementos especificamente concebidos para garantir a segurana. Exemplo: Dimensionamento das partes mecnicas; desenhos de circuitos em que as falhas no so possveis; eliminao das arestas vivas; afastamento de mecanismos de transmisso perigosos. b) Tcnicas de Proteco Incluem resguardos e dispositivos de proteco nas situaes em que no factvel a aplicao de tcnicas de preveno intrnseca. Exemplo: Controlo de parmetros limites de elementos de mquina utilizao de resguardos fixos ou de elementos de mquina; utilizao de resguardos fixos ou de encravamento. c) Tcnicas de Formao e Informao Indicam as condies em que possvel o uso da mquina sem perigo. Exemplo: Indicaes para o transporte, armazenamento, instalao, montagem, manuteno, formas de utilizao, etc.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

2.

Construo

Todos os meios de proteco devem ser, por design e construo, slidos e com uma resistncia adequada para resistir sem danificar durante o seu tempo til sempre que utilizado conforme as descries do fabricante da mquina. Os resguardos podem ser de diversos materiais, dependendo a escolha do uso a que se destinam. Para a seleco do material a utilizar na construo dos resguardos, deve-se ter em conta possveis problemas derivados do peso e dimenses dos mesmos em relao

18

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

a necessidade de retir-los e coloc-los durante o trabalho ou durante a manuteno normal da mquina.

Fig. 11 (Resguardo regulvel)

Os materiais que podem ser usados: Material Compacto: Normalmente o mais resistente, mas deve permitir uma refrigerao adequada. Material Perfurado: Mantm a relao abertura-distncia ao ponto de perigo. Janelas Transparentes: Quando atravs dum resguardo houver a necessidade de observar zonas da operao da mquina deve-se utilizar janelas de material transparente tais como o vidro temperado ou plstico rgido.

3.

Sistema de Proteco

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Os sistemas de proteco de mquinas podem dividir-se em trs grupos: Resguardos; Dispositivos detectores de presena; Outros dispositivos (comando as duas mos, paragem de emergncia).

19

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

4.

Seleco de Meios

Partindo de princpio que a automatizao de um processo a forma de trabalho mais segura para o pessoal da produo do posto de trabalho, quando ela no possvel deve-se recorrer a diferentes meios de proteco. De entre eles, o resguardo fixo o que proporciona a mxima segurana e deve ser usado sempre que possvel, quando no preciso o acesso normal a zona de perigo durante o funcionamento da mquina. A eleio dos meios far-se- tendo em conta se ou no necessrio o acesso a zona de perigo durante o funcionamento normal da mquina.

Fig. 12 (Proteco Fixa - Resguardo Fixo)

H que ter presente que, nalgumas mquinas pode ser preciso adoptar vrios meios de proteco combinados para a proteco dos operrios ou de terceiros.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig 13 (Resguardo distanciador)

20

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Resguardos
Os resguardos podem ser de trs grandes tipos: Fixos; Distanciadores; Bloqueadores. Resguardo Fixo o Resguardo que no tem partes mveis combinadas ou associadas aos mecanismos da mquina ou dependentes do seu funcionamento, e quando colocado correctamente impede o acesso ao ponto ou zona de perigo. Os resguardos fixos podem ser do tipo rede, painel compacto de material rgido opaco ou transparente ou ainda do tipo barra.
Campo de Aplicao

Engloba toda a maquinaria (Directiva de Mquinas) assim como a outras mquinas no contempladas pela Directiva, mas que pela presena de risco se aplica.
Caractersticas

A sua fixao deve ser slida e rgida ao corpo da mquina sendo impossvel abri-los ou retir-los sem a utilizao de ferramenta adequada, A construo deve ser suficientemente robusta de forma a suportar as cargas de trabalho, roturas dos elementos protegidos e s condies ambientais; A sua concepo e desenho sero executados de forma a evitar o acesso as partes perigosas da mquina.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

21

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Critrio e Uso

Sempre que seja necessrio o acesso as partes perigosas da mquina durante o seu funcionamento, e a sua construo seja vivel na mesma, deve orientar o design de resguardos fixos como elementos mais seguros de proteco.

Figs. 14 e 15 ( Resguardos fixos)

Aberturas em Resguardos Fixos Os resguardos fixos tm a possibilidade de possuir uma abertura no seu desenho quando for necessrio alimentar a mquina. A dimenso da abertura depende da distncia ao ponto de perigo, de tal forma que impea o acesso do operrio de modo voluntrio ou acidental ao ponto de perigo. As cadeias de transmisso e rodas dentadas protegidas so os extremos devido a grandes distncias.

Caso 1 Cadeia e Roda Dentada Slida O resguardo concebido para proteger os ngulos de captura (priso) entre a roda e a cadeia, dente, cadeia e o prprio resguardo.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 16 (Cadeia e roda dentada slida)

22

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Caso 2 Cadeia e Roda Dentada Flexvel (com abertura) O resguardo protege os ngulos de captura referidos no caso 1 e os das aberturas da roda com resguardo.

Fig. 17 (Cadeia e roda dentada flexvel)

Caso 3 Transmisso situada a um nvel inferior do solo

Fig. 18 (Transmisso situada a um nvel inferior do solo)

O cho (pavimento) actua neste caso como meio de proteco sempre e quando rena os requisitos especificados em qualquer dos casos anteriores. No caso de ngulos de captura o resguardo pode adoptar as formas da

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 19 (ngulos de captura)

Nos casos em que a alimentao da mquina apresenta ngulos de captura, a linha de perigo deve determinar-se a uma distncia D do eixo dos intercentros das roldanas que proporciona uma abertura livre E entre os mesmos nunca inferior a 9,5mm em direco da abertura do resguardo.
23

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Mesa de Alimentao e Resguardo com abertura Recomendaes Na medida do possvel recomenda-se que, as operaes de manuteno e controlo se realizam sem que seja necessrio desmontar o resguardo. Deve-se evitar, para a fixao do resguardo, parafusos com entalhe longitudinal. Resguardos de encravamento
Principio de Proteco

Quando o trabalho requer acesso a zona de perigo e no se pode utilizar um resguardo fixo que impede o acesso constante, torna-se necessrio dispor de um dispositivo ou sistema de proteco que elimina ou reduz o perigo antes de aceder a esta zona perigosa. Este o principio de proteco de um resguardo de encravamento constitudo por um resguardo mvel conectado, mediante um dispositivo de encravamento aos circuitos ou mecanismos de comando da mquina de tal forma que: At que o resguardo no esteja perfeitamente fechado, a mquina no pode ser accionada. O resguardo permanece fechado e bloqueado de forma a no abrir-se at que a maquina tenha sido parada e terminado o movimento perigoso. Se a mquina no tiver movimento residual ou inrcia ou esta insuficiente para originar o risco, pode permitir-se que o resguardo no fique bloqueado, sempre que ao retir-lo se desligue a maquina. O funcionamento destes sistemas de proteco baseia-se no principio apresentado na figura, na qual A uma barra ligada ao resguardo; B uma barra deslizante que acciona o interruptor de arranque. Quando o resguardo est na posio aberta C a barra A impede que a barra B accione o interruptor. O movimento do resguardo para a posio de fechado D, obriga o encaixe A a permitir o deslocamento de B. O resguardo no pode ser retirado at que a barra B saia do encaixe, o que implica a paragem da mquina.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 20 (Principio de resguardo de encravamento)

24

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Tipo de resguardo de encravamento

Distingue-se dois tipos ou classes de resguardos de encravamento. Um, prprio para situaes de alto risco chamado resguardo de encravamento de risco elevado; Outro tipo o que se aplica s demais situaes encravamento normal.

A adopo de cada um deles depende de casos pontuais e da valorao da importncia relativa de cada um dos factores: Frequncia necessria ao acesso rea de perigo. a) Frequncia necessria ao acesso rea de perigo. b) Risco previsvel e a gravidade do dano que se pode produzir no caso de falha do sistema de encravamento tendo em conta: O mtodo de trabalho; As necessidades de acesso a zona perigosa O movimento das partes protegidas pelo encravamento As caractersticas da mquina.

Mtodo de encravamento

Os encravamentos so sistemas de segurana que, aplicados a duas ou mais partes mveis, impedem ou permitem o movimento duma delas quando as outras ficam bloqueadas numa posio predefinida. Distingue-se os seguintes mtodos de encravamento, segundo a zona dos circuitos ou mecanismos de comando sobre as quais actuam os dispositivos de encravamento:
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Encravamento sobre o circuito de comando; Encravamento sobre o circuito de energia; Encravamento complementar ao do circuito de comando; Duplo circuito de encravamento.

O encravamento sobre o circuito de comando aconselhvel nas situaes de pouco risco, enquanto que os outros mtodos so adequados s situaes de risco elevado.

25

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Encravamentos elctricos

Os sistemas que utilizam dispositivos de encravamento elctrico so frequentemente utilizados devido a sua versatilidade e facilidade de aplicao. Contudo, pelas caractersticas tcnico-construtivas dos circuitos dos elementos elctricos, estes sistemas esto sujeitos a falhas que produzem o aparecimento de falsos sinais que podem provocar a anulao de sistemas de proteco originando situaes de grave risco. Por este motivo, necessrio prestar ateno especial ao realizar e conceber estes tipos de encravamento, comeando por uma adequada seleco dos componentes que interviro na gerao, transmisso e execuo das ordens. Basicamente, um circuito de comando formado por uma combinao de elementos auxiliares de comando tais como, pulsadores auxiliares e automticos (por ex. termstatos, temporizadores, contadores). Estes elementos podem ser mecnicos electromagnticos ou de estado slido. Os mecnicos e electromagnticos esto sujeitos a falhas como: Contacto que no se fecham (Exemplo: Bobina avariada ou suja); Contactos que no se abrem (Exemplo: Colaram-se); Avaria mecnica (Exemplo: Sujidade, desgaste, deformao); Falhas de afastamento, etc.

Estes riscos podem reduzir-se mediante uma rigorosa seleco dos componentes, juntamente com uma adequada execuo da instalao para eliminar as falhas por vibraes, sujidade, etc. Encravamentos de segurana com fechaduras
Interruptores por transferncia de chaves

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Os encravamentos com base em fechaduras que utilizam o sistema de chave presa, possuem uma vantagem considervel sobre outras formas de encravamento, dado que podem ser aplicadas a numerosos pontos ou elementos separados ainda que a distncia mdia entre eles seja considervel. Tambm importante a autonomia do sistema dado que no necessria ligao mecnica ou elctrica. Este tipo de encravamento tambm pode ser utilizado em combinao com dispositivos elctricos. O seu funcionamento baseia-se no mesmo principio que as fechaduras convencionais diferenciando-se destas, porque a chave fica presa numa determinada posio (que normalmente coincide com o desbloqueio do elemento).

26

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Atendendo a funo que desempenham os encravamentos de fechadura classificam-se em: Elementos activos ou primrios; Elementos passivos ou secundrios.

A diferena entre ambos que enquanto os primrios actuam directamente sobre os aparelhos a encravar, os segundos so meros intermedirios que colaboram para a execuo das sequncias necessrias (temporizadores, por ex.) Os encravamentos por fechadura utilizam-se nas situaes em que pode existir a possibilidade de uma falha operativa que ponha ou pode por em perigo a segurana duma planta, ou processo pessoal. Este sistema elimina radicalmente as duas causas, origem de todo o acidente: Imputvel condio perigosa da mquina; Devido ao acto perigoso ou falha humana do operador.

Afastacorpos e afastamos

So utilizados para garantir a inacessibilidade dos elementos mveis das mquinas que no precisam da interveno do operrio durante o funcionamento, mas que necessrio o acesso do operrio no ponto da operao para alimentar ou retirar a pea correspondente. Actualmente, o dispositivo retiramos apresenta grandes desvantagens, sendo ineficaz e at perigoso, pelo que considerado como meio de proteco dispensvel. Condies de Funcionamento O acesso a zona de perigo far-se- atravs da zona coberta pelos afastacorpos ou afastamos e devem tapar os vos com resguardos fixos adicionais; O movimento do afastacorpos no deve originar riscos de golpes ou prises adicionais; Os resguardos devem estar solidamente fixos mquina de forma a no poderem ser retirados sem uso de ferramentas; Devem ter um movimento tal que assegure o afastamento das mos ou do corpo do operrio; A parte ou elemento mvel do resguardo deve entrar em funcionamento ao iniciar-se o movimento do elemento perigoso da mquina;

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

27

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

O mecanismo deve ser concebido de forma que permita um uso continuado e uma manuteno mnima; A distncia da barra horizontal do afastacorpos, at linha de perigo, em projeco horizontal deve estar em funo da altura da barra e da linha de perigo ao cho. (DIN 31001)

Resguardos ligados ao comando Conhecidos tambm por Resguardos de Controlo, so uma sub classe dos resguardos de encravamentos de encravamento concebidos para a proteco de mquinas que se podem parar em qualquer altura e/ou inverter o seu movimento, tais como, prensas hidrulicas e pneumticas.
Funcionamento

Estes resguardos devem cumprir as seguintes condies: A mquina no pode funcionar at que o resguardo esteja fechado; O fecho do resguardo inicia o funcionamento sequencial da maquina; O resguardo no fica bloqueado na posio de fecho quando a mquina est em funcionamento. Se se abrir quando as partes perigosas se encontram em movimento, este pra imediatamente ou, se for necessrio inverte-se a marcha.

Exemplo: No caso representado na figura

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 21 (Modo de funcionamento do resguardo ligado ao comando)

S quando se baixa o resguardo A e se fecha totalmente, a leva C permite que a haste se estende e a vlvula D mude accionando a prensa. Enquanto desce a ferramenta, se se abrir o resguardo, a vlvula D pressionada fazendo retroceder imediatamente a ferramenta.
28

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Neste caso, o operrio quem realiza o deslocamento do resguardo, ao solt-lo a mola B encarrega-se de a colocar na posio inicial. Estas operaes podem-se realizar de forma automtica se, em vez da mola, for utilizado outro cilindro. Quando o cilindro A entrar em funcionamento a janela de segurana desloca-se (fechado), este movimento provoca o regresso da ncora que em posio de fechado permite o movimento do cilindro B (que representa a prensa). Se for accionado a paragem ou se a janela for retirada o cilindro B pra ou inverte o seu movimento. Resguardos Distanciadores um resguardo fixo que no cobre totalmente e a zona de perigo mas coloca-o fora do alcance normal. Este tipo de resguardo de muito fcil concepo e instalao, o que, a par dos seus reduzidos custos podem fazer com que a sua disseminao, por exemplo, na indstria de lanifcios, seja um xito.
Aplicao

A sua aplicao foi pensada nos casos em que, como nos resguardos fixos com abertura, necessrio alimentar manualmente a maquina, ou por razes de dimenso (envergadura) no procede o resguardo fixo. Os resguardos fixos no permitem uma abertura superior a 120mm, sendo ento o resguardo distanciador o que permite outros sistemas de alimentao manual da mquina.

Fig. 22 (Resguardo Distanciador)

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

O dimensionamento deste tipo de resguardo efectua-se com base na Norma Portuguesa EN 294, sendo dependente do nvel de risco, nomeadamente: risco reduzido ou risco elevado. Os parmetros a considerar para o dimensionamento so trs: Altura da zona perigosa (a); Altura do resguardo (b); Distncia horizontal zona perigosa (c).

29

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Tipos

O resguardo distanciador adopta a forma requerida pela mquina para alimentao sendo, no entanto os mais comuns: Resguardo Tnel; Barra de disparo distanciadora.

Para os casos em que a rea da zona ou ponto de perigo no pode ser protegida mediante o resguardo fixo usa-se a Barra Fixa. Resguardo Tnel Como o prprio nome indica adopta a forma de tnel com uma relao distnciaabertura, que no permite acesso ao ponto de perigo.

Fig. 23 (Resguardo Tnel)

A base de suporte do resguardo tnel normalmente :


2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Encerramento do tnel; Mesa de Alimentao; Tela ou cinta transportadora; Transportador de rodas.

Como norma, o resguardo tnel deve ser aparafusado mquina e mesmo nos casos que por necessidade de manuteno ou limpeza contnua da zona de alimentao requer o levantamento do mesmo, permite instalar um sistema de encravamento ligado ao comando da mquina que impede o funcionamento at que esteja na sua posio de segurana.

30

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Barra de Disparo Distanciadora um dispositivo consistente, uma barra distanciadora acoplada ao sistema de encravamento ligado aos comandos da mquina. A sua filosofia de trabalho tal que no permite o funcionamento da mquina at que a barra no seja retirada para fora da zona de perigo, ficando encravada na posio de segurana at que a operao esteja terminada.

Fig. 24 (Barra Distanciadora)

Barra Fixa Nas situaes em que a proteco do ponto ou da zona de perigo no vivel com resguardo fixo, pode-se usar uma barra fixa com uma determinada altura que impede o acesso normal ao ponto de perigo. A altura da barreira em funo da distncia zona de perigo, deve ser determinada por normas baseadas nas medidas gerais da populao.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

31

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Resguardos regulveis e autoregulveis um resguardo fixo que incorpora um elemento regulvel para ser ajustado, e que, uma vez fixado permanece nessa posio at que seja efectuada uma nova regulao. Este tipo de resguardo utiliza-se para as mquinas que tem uma rea de perigo que no pode ser tapada totalmente. O princpio de funcionamento consiste em proteger a zona de corte que fica a descoberto durante uma determinada operao. A regulao do resguardo em comprimento ou altura depende da pea a mecanizar, sendo necessrio o treino da pessoa que a trabalha. Este tipo de resguardo requer uma manuteno peridica para controlar a falta de folgas no elemento regulvel uma vez fixado. Da mesma forma, o desenho do resguardo no deve permitir que o elemento regulvel se desloque facilmente.
Aplicaes

Este resguardo pode aplicar-se nas Fresadoras, Plainas de madeira; Garlopa, Disco de corte e Serras de fita. Em funo das caractersticas da mquina, podem-se desenhar os elementos regulveis duma pea ou telescpico.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 25, 26 e 27 (Resguardos Regulveis)

Nota: A regulao do resguardo devido as dimenses da pea a mecanizar, implica que seja reduzida ou nula nas mquinas de produo em srie.

32

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Resguardo autorregulavel

um resguardo mvel que em posio de repouso, protege a rea de perigo e acciona-se por empurro da pea a mecanizar, de tal modo que a abertura do mesmo coincide com a dimenso da pea, actuando esta parcialmente como meio de proteco. Uma vez terminada a operao, volta posio de segurana.

Fig. 28 (Resguardos Autorregulveis)

Aplicaes

Utiliza-se fundamentalmente na indstria da madeira nas mquinas como a garlopa, serras circulares e de fita. Tal como com o resguardo regulvel, ao terminar determinadas operaes, torna-se necessrio o uso de um empurrador (punho) como elemento complementar de segurana.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

33

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Resguardo Bloqueador O resguardo bloqueador possui determinadas partes directamente ligadas aos mecanismos de comando da mquina e/ou fonte de energia, de forma a que a parte da mquina que est na origem do perigo no possa ser colocada em movimento sem que o resguardo esteja na posio de segurana. No se poder aceder a essa parte da mquina enquanto exista perigo.

Fig. 29 (Funcionamento de um resguardo bloqueador)

O dispositivo que bloqueia a abertura da porta pode ser mecnico ou no mecnico.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 30 (Dispositivo de Bloqueio Mecnico)

34

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Dispositivos de proteco
Dispositivo detectores de presena O dispositivo de Segurana um meio de proteco diferente do resguardo que elimina ou reduz o risco antes de atingir o ponto de perigo. Os dispositivos detectores de presena so meios de segurana que preestabelecem um limite de aproximao a zona de perigo da mquina em funcionamento e que uma vez superado esse limite, actua de vrias formas: Parando a mquina; Detendo os elementos perigosos da mquina e invertendo, se for preciso, o movimento.

O limite de segurana, seja qual for o mtodo escolhido, deve ser calculado para que o tempo de acesso do operrio ao ponto de perigo seja maior que a mquina inverte ao adoptar a posio de segurana uma vez accionando o dispositivo. Para estes clculos, estabeleceu-se que a velocidade do gesto : Igual ou superior a 1,6m/s para detectar os movimentos que comeam e terminam a velocidade zero; Igual ou superior a 1,8m/s para a deteco de movimentos j iniciados.

No sendo um resguardo, a sua eficcia depende em grande parte das caractersticas da mquina, concretamente do tempo de paragem devendo ser exigidos margens muito estreitos e se for necessrio, acoplar um sistema de paragem. Exige-se, como condio iniludvel, a activao manual da mquina ou elemento perigoso, caso de actuao dos dispositivos. Normalmente estes dispositivos actuam sobre o circuito de comando da mquina, pelo que o tipo de risco a proteger considerado normal.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

35

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Tipos de Detectores Os dispositivos detectores de presena classificam-se em: Detectores Mecnicos; Detectores Fotoelctricos Detectores Ultrasnicos; Detectores Capacitivos; Tarimba Sensvel Presso.

Detectores Mecnicos

Consistem num elemento mecnico ou numa barreira que deve ser colocado ou movido para entrar em funcionamento

Fig. 31 (Detectores Mecnicos)

Detectores Fotoelctricos

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Detector Fotoelctrico Este dispositivo gera um fluxo luminoso que cria uma barreira imaterial entre o operador e a zona perigosa da mquina e que, ao ser transposta, o dispositivo ordena a paragem imediata da mquina ou do elemento perigoso.

Para constituir um sistema de proteco eficaz, a barreira fotoelctrica ter que ser instalada de acordo com as seguintes exigncias: No existir espao suficiente, entre a mesa de alimentao e a barreira, para que possa entrar uma pessoa sem ser detectada pela parte inferior da mesma;

36

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

A largura da barreira dever ser tal que impea o acesso ao ponto de perigo pela parte inferior ou superior da mesma; Para ambos os casos, se no for possvel respeitar a dita distncia, poder-se- optar pela colocao de uma segunda barreira fotoelctrica perpendicular a um resguardo bloqueador. A sua fixao ser tal que as vibraes prprias da mquina no os afectaro.
Segurana

Este dispositivo deve responder ao conceito de segurana positiva, pelo que qualquer falha num dos seus rgos principais (auto-controlo) provoca paragem: Imediatamente, no caso em que o elemento perigoso avana para o ponto de perigo e carece de protector mecnico; Quando dispondo de protector mecnico pra ao terminar o ciclo, anulando qualquer ordem posterior de marcha do elemento perigoso No inicio de cada ciclo de trabalho da mquina, o dispositivo auto-verificar (teste de segurana) confirmando o perfeito estado do funcionamento e ausncia de falhas. Os estados de anomalia ou funcionamento correcto devem ser assinalados por indicadores luminosos incorporados no dispositivo. As barreiras fotoelctricas no podem ser instaladas nas mquinas que trabalham com embraiagem de revoluo completa.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 32 (Barreiras Fotoelctricas)

37

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Detector Sensvel Presso O dispositivo de segurana sensvel presso ordena a paragem imediata da mquina ou do elemento perigoso, quando sobre si exercida determinada presso. Os dispositivos detectores sensveis presso podem ser de dois tipos: Barra sensvel: quando o operador exerce determinada presso sobre a barra, o dispositivo de segurana pra a mquina ou o elemento perigoso; Tapete: quando o operador exerce presso sobre o tapete, o dispositivo de segurana para a mquina ou o elemento perigoso.

Fig. 33 (Dispositivos Detectores Sensveis Barra sensvel)

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

38

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Outros dispositivos Dispositivo de Comando a Duas Mos Com este dispositivo de segurana, s possvel accionar a mquina ou o componente perigoso, quando o operador pressionar simultaneamente dois botes e apenas enquanto estiver a carregar. Este dispositivo requer pois a utilizao de ambas as mos.

Um dos riscos que apresentam os autoclaves o de prender as mos entre as partes activas da mquina. Uma das solues para a segurana, ser garantir que durante a aco perigosa da mquina, as mos do operador esto ocupadas com o accionamento e longe da zona de perigo

Fig. 34 (Comando s Duas Mos)

Os dispositivos de comando a duas mos instalar-se-o a uma distncia e de forma a que no seja possvel introduzir as mos na zona de perigo depois de abandonar os rgos de comando.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

39

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Dispositivos de Paragem de Emergncia Sempre que exista perigo para o operador, deve existir um dispositivo de paragem de emergncia.

Os dispositivos de paragem de emergncia instalam-se onde exista perigo para o operador, mesmo que existam outros dispositivos de proteco. Os dispositivos de paragem de emergncia podem ser basicamente de dois tipos. Cabo de emergncia quando a zona perigosa tem largura aprecivel, instala-se este tipo de dispositivo de emergncia;

Fig. 35 (Cabo de Emergncia)

Boto de emergncia este tipo de dispositivo existe aempre que exista perigo para o operador, mesmo em situaes onde pode existir outro dispositivo de emergncia.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 36 (Boto de Emergncia)

40

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Manuteno de mquinas A reviso cuidadosa das mquinas um dos pontos mais importantes da segurana no trabalho. Nunca fazer a reviso ou reparar uma mquina em funcionamento. Mesmo que a mquina esteja parada, h sempre o risco de que comece a funcionar repentinamente, ou que seja accionada por algum que desconhea que ela est em manuteno. Infelizmente, acidentes deste tipo so muito frequentes. Para evit-los, deve-se colocar placas de aviso por cima do motor de arranque e do interruptor, onde se leia: "Perigo! Mquinas em manuteno. No ligue o interruptor". Mas estas placas podem facilmente cair ou ser retiradas por acaso, pelo que a melhor forma.de evitar estes problemas bloquear o interruptor ou o motor de arranque e remover os fusveis Dispositivos de segurana para evitar o arranque acidental Muitos acidentes ocorrem durante a inspeco, reparao ou manuteno de mquinas por causa do seu arranque acidental. Esse tipo de trabalho no deve ser iniciado at que a mquina esteja parada e tenham sido colocadas uma placa de aviso e um encravamento. Os comandos, botes e pedais de mquinas que so usados para accionar operaes perigosas devem ser projectados e posicionados de tal forma que no possam ser activados acidentalmente. Os botes que travam o funcionamento da mquina, por outro lado, devem ser vermelhos e de fcil acesso. Mquinas elctricas A nica maneira de evitar acidentes com mquinas elctricas consiste em certificar-se de que elas foram construdas adequadamente e de que esto em boas condies de funcionamento antes do inicio da sua utilizao pelo trabalhador. As partes que conduzem corrente elctrica devem ser adequadamente isoladas, e elementos tais como alavancas e volantes de controlo devem ser confeccionados em material isolante. A estrutura dos motores e caixas de proteco deve ser ligada terra e os operadores de mquinas elctricas fixas devem apoiar os ps sobre um material isolante. Os fios e os cabos das mquinas devem estar fixados parede. Um dispositivo de paragem de emergncia deve estar ao alcance do operador ou de outras pessoas quando surja a necessidade de parar rapidamente uma mquina. o caso de botes de paragem de emergncia que existem nas escavadoras, correias de transporte ou linhas de produo automatizadas. Estes dispositivos, em geral, imobilizam imediatamente todas as funes de uma mquina. No devem, contudo, provocar movimentos perigosos, como por exemplo, desactivar os traves electrnicos. As instalaes de mquinas elctricas devem estar equipadas com rels que desligam a mquina automaticamente quando h um corte ou queda da corrente elctrica. O rel deve ser reajustado antes de um novo arranque da mquina, quando a energia elctrica voltar a nveis normais.
41

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Organograma Proteco De Maquinas - Resguardo

No
H acessos aos rgos mveis?

No h necessidade de resguardo

Sim No
Resguardo fixo

Pode-se aceder ocasionalmente para operaes de manuteno etc?

No

Pode-se aceder aos rgos mveis durante o funcionamento da mquina?

Sim
Estas operaes so frequentes?

Resguardo fixo Resguardo mvel com dispositivo de encravamento e de bloqueio

Sim
Pode-se aceder continuamente aos rgos mveis durante a alimentao manual da pea a trabalhar?

Sim

Sim
Ao abrir o resguardo depara-se com rgo mvel antes do acesso?

Resguardo autorregulavel Resguardo de reg. manual

No
Resguardo mvel com dispositivo de encravamento e de bloqueio.

No

Pode-se aceder no incio e fim de cada ciclo operativo?

Sim
Resguardo mvel com dispositivo de encravamento

Sim
Ao abrir o resguardo h paragem do rgo mvel antes que acesso seja possvel?

No
Resguardo mvel com dispositivo de encravamento e de bloqueio

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Sim
Resguardo mvel com dispositivo de encravamento Resguardo ligado ao comando

42

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Ferramentas e Equipamentos
Ferramentas uitas das leses que se produzem nos locais de trabalho, devem-se a utilizao de ferramentas sejam elas manuais ou motorizadas.

As causas principais dessas leses so: Utilizao incorrecta das ferramentas, por exemplo: utilizao de chaves ajustveis em vez de chaves de fenda ou de boca para apertar as porcas; Utilizao de ferramentas defeituosas; Uso de ferramentas de m qualidade, exemplo: as ferramentas de percusso (martelos, formes, marretas, etc.) devem ser confeccionadas em ferro de dureza adequada, e no apresentar rebarbas, que podem soltar-se, causando leses; Transporte e armazenamento incorrecto. O transporte de ferramentas deve ser feito de forma a no representar perigo.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Pode-se prevenir acidentes se se usar as ferramentas adequadas para cada tipo de trabalho, de boa qualidade e terem boa manuteno. Substitua-as por ferramentas novas antes que se desgastem completamente Os perigos mais comuns so Contacto com elementos cortantes; Projeco de fragmentos; Quedas por esforo excessivo.

43

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Ferramentas elctricas manuais As ferramentas elctricas manuais substituem frequentemente as ferramentas manuais convencionais. Como o seu uso implica maiores riscos de acidentes, os cuidados devem ser maiores. As ferramentas elctricas motorizadas mais perigosas so: Os martelos pneumticos; Furadores; Motoserras.

Medidas de Proteco contra estes riscos Aquisio de ferramentas de qualidade; Usar as ferramentas apenas para o fim a que se destinam; Formao adequada para utilizao de cada tipo de ferramenta; Uso de culos de proteco sempre que existirem risco de projeco de partculas; Uso de luvas ao manipular ferramentas cortantes; Manuteno peridica (reparao, afiao, limpeza, etc.); Reviso peridica do estado dos cabos, revestimentos; isolamentos, etc. Arrumao em caixas ou painis adequados onde cada ferramenta tem um lugar prprio.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Fig. 37 (Ferramenta - Motoserra)

Medidas de Preveno para Ferramentas Elctricas As normas a serem aplicadas so as mesmas que para as ferramentas manuais, acrescentando-lhes a Preveno contra os riscos decorrentes da energia utilizada (electricidade, ar comprimido, etc.) As ferramentas elctricas portteis devem funcionar com uma tenso reduzida de segurana (24 volt) ou estar dotadas de isolamento duplo.
44

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Resumo

A segurana das mquinas tem uma importncia vital para a manuteno da integridade fsica e da sade dos trabalhadores. Para evitar acidentes com mquinas, deve-se tomar duas medidas: Adquirir mquinas seguras; Instalar, utilizar e manter a mquina de forma adequada, seguindo as instrues do fabricante.

objectivo da Segurana melhorar as condies de trabalho at ao ponto de ser impossvel ou, pelo menos, muito difcil, ocorrer um acidente.

Pela versatilidade das mquinas devem ser previsto o acoplamento de diferentes tipos de proteco. Os meios de proteco classificam-se em:
Fixo Encravamento RESGUARDOS Afastacorpos associado s mos Distanciadores Regulveis Distanciadores Autoregulaveis

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Detector mecnico MEIOS DE PROTECO DETECTORES DE PRESENA Detector fotoelctrico Disp. Cap. E Ultrasons

Comando duas mos Movimento Residual DISPOSITIVOS Reteno mecnica Alimentao e Extraco

45

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

A eleio dos meios de proteco far-se-, tendo em conta se ou no necessrio o acesso a zona de perigo durante o funcionamento normal da mquina.

Resg. Fixo Falsa Mesa NO NECESSRIO O ACESSO A ZONA DE PERIGO Resg. Distanciador Barreira Resg. Tnel

Dispositivo Detector de Presena Resguardo de Encravamento Afastacorpos Detector de Presena NECESSRIO O ACESSO A ZONA DE PERIGO Resguardo Regulvel Resguardo Autoregulvel Dispositivo de Comando com duas mos Dispositivo de Homem Morto

Uma utilizao adequada das ferramentas dar origem tanto a um trabalho bem feito como integridade fsica dos trabalhadores salvaguardada. As principais causas de leses so:
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Utilizao inadequada; Inadequao das ferramentas ao trabalho; Ferramentas defeituosas; Transporte e armazenamento incorrectos.

46

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Lista de Verificao Check list das Ferramentas Manuais


Ver tabelas nas pginas seguintes.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

47

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Condies de Segurana na Utilizao de Ferramentas Manuais


Empresa: _________________________________________________________________________ Posto de Trabalho: ____________________________________ Data: _______________________ N Pessoas Expostas: _________

Prxima actualizao: _______________________

Responsvel: _______________________________________

Perguntas
1 As ferramentas utilizadas foram concebidas e so especficas para o tipo de trabalho realizado?

Sim

No

Devem ser adoptadas ferramentas especficas para o tipo de trabalho a realizar, tendo em conta a natureza dos materiais a operar. Procurar adoptar ferramentas de desenho ergonmico, fceis de manusear e que se possam adaptar s caractersticas de cada operador. A qualidade das ferramentas, nomeadamente a resistncia dos seus materiais e a sua ergonomia, deve ser considerada. Reservar tempo para a limpeza e manuteno de ferramentas e equipamentos. Substituir todas as ferramentas que se encontrem em mau estado. Deve adoptar-se quantidade de ferramentas em funo do processo produtivo e do nmero de trabalhadores. As ferramentas devero ter locais prprios de arrumao e serem de fcil acesso a cada posto de trabalho. Proteger as ferramentas que apresentem risco de corte ou de perfurao com as proteces fornecidas pelo fabricante. As que no possuam proteces devem ser arrumadas em compartimentos distintos das ferramentas que no apresentem esses riscos. Corrigir hbitos incorrectos atravs de formao adequada e de implementao de normas e procedimentos. Melhorar os mtodos de trabalho evitando posturas incorrectas, sobreesforos, movimentos bruscos e repetitivos, etc.

2 As ferramentas utilizadas so fceis de manejar?

Sim

No

3 As ferramentas so de boa qualidade?

Sim

No

4 As ferramentas encontram-se em bom estado de limpeza e de conservao? 5 A quantidade de ferramentas disponveis suficiente para o nmero de trabalhadores existente e para as tarefas que tm de realizar? 6 Existem lugares definidos e adequados para a arrumao e organizao das ferramentas?

Sim

No

Sim Sim

No No

7 As ferramentas de tipo cortantes e/ou perfurantes possuem protectores adequados quando no so utilizadas?

Sim

No

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

8 Esto implementados e so praticados hbitos correctos de trabalho na utilizao de ferramentas manuais? 9 As tarefas so realizadas de forma segura, sem sobreesforos e/ou movimentos bruscos? 10 Os trabalhadores esto formados e informados quando ao uso e manejo correcto das ferramentas de trabalho? 11 So usados equipamentos de proteco individual sempre que existe o risco de projeco de materiais ou de corte?

Sim Sim Sim Sim

No No No No

48

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Critrios de Avaliao Condies Muito Insuficientes Resposta negativa a: Mais de trs questes Resultados da Avaliao Muito Insuficiente Objectiva Subjectiva Insuficiente A melhorar Correcta Condies Insuficientes Resposta negativa s questes: 1, 7, 10, 11 Condies a Melhorar Resposta negativa a: 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

49

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Medidas a Tomar para Corrigir as Deficincias Detectadas 1. Adquirir, substituir ferramentas adequadas ao trabalho a realizar e de boa qualidade.
Sector Alterao Proposta Prazo de Execuo Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Cumprido? No No No No No No No No

2. Utilizar cada ferramenta nica e exclusivamente para o fim para que foi concebida.
Sector Alterao Proposta Prazo de Execuo Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Cumprido? No No No No No No No No No

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

50

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

3. Verificar o bom estado das ferramentas ao iniciar cada trabalho.


Sector Alterao Proposta Prazo de Execuo Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Cumprido? No No No No No No No No No

4. Garantir que as ferramentas de corte estejam perfeitamente afiadas e encapsuladas quando no esto em uso.
Sector
Equipamento

Alterao Proposta

Prazo de Execuo Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Cumprido? No No No No No No No No No

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Sim

5. Utilizar equipamentos de proteco individual.


Sector
Equipamento

Alterao Proposta

Prazo de Execuo Sim Sim Sim Sim Sim


51

Cumprido? No No No No No

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Sim Sim Sim Sim

No No No No

6. Guardar as ferramentas aps a sua utilizao de forma ordenada por posto de trabalho e por tipo (as ferramentas cortantes devem ser guardadas de forma alinhada e em local diferente das no cortantes).
Sector
Equipamento

Alterao Proposta

Prazo de Execuo Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Cumprido? No No No No No No No No No

7. Realizar uma manuteno peridica das ferramentas por pessoal especializado.


Sector
Equipamento

Alterao Proposta

Prazo de Execuo Sim Sim Sim

Cumprido? No No No No No No No No No

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Sim Sim Sim Sim Sim Sim

8. Transportar as ferramentas em caixas, bolsas ou cintos especialmente concebidos para o efeito.

52

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Sector

Equipamento

Alterao Proposta

Prazo de Execuo Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Cumprido? No No No No No No No No No

No Cumprimento de Prazos

1. Adquirir, substituir ferramentas adequadas ao trabalho a realizar e de boa qualidade. Razo: Invivel Vivel Nova Proposta: Prazo Cumprido?
Sim No

2. Utilizar cada ferramenta nica e exclusivamente para o fim para que foi concebida. Razo: Invivel Vivel Nova Proposta:
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Prazo

Cumprido?
Sim No

3. Verificar o bom estado das ferramentas ao iniciar cada trabalho. Razo: Invivel Vivel Nova Proposta: Prazo Cumprido?
Sim No

53

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

4. Garantir que as ferramentas de corte estejam perfeitamente afiadas e encapsuladas quando no esto em uso. Razo: Invivel Vivel Nova Proposta: 5. Utilizar equipamentos de proteco individual. Razo: Invivel Vivel Nova Proposta: Prazo Cumprido?
Sim No

Prazo

Cumprido?
Sim No

6. Guardar as ferramentas aps a sua utilizao de forma ordenada por posto de trabalho e por tipo (as ferramentas cortantes devem ser guardadas de forma alinhada e em local diferente das no cortantes). Razo: Invivel Vivel Nova Proposta: Prazo Cumprido?
Sim No

7. Realizar uma manuteno peridica das ferramentas por pessoal especializado. Razo: Invivel
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Vivel Nova Proposta:

Prazo

Cumprido?
Sim No

8. Transportar as ferramentas em caixas, bolsas ou cintos especialmente concebidos para o efeito. Razo: Invivel Vivel Nova Proposta: Prazo Cumprido?
Sim No

54

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Captulo

Enquadramento legislativo
Directiva "Mquinas"
Directiva 89/392/CEE, substituda pela Directiva 98/37/CE, normalmente denominada de Directiva "Mquinas", estabelece as exigncias essenciais de Segurana e Sade aplicveis s mquinas e componentes de segurana e entendida como uma das mais importantes directivas especiais, publicadas aps a Directiva--Quadro 89/391/CEE. O seu contedo e objectivos tm como princpio fundamental a preveno integrada, no sentido de que todas as exigncias de segurana e sade sejam consideradas, ainda na fase de projecto e fabrico das mquinas e componentes de segurana. Esta directiva pretende ser, tambm, um documento de harmonizao legislativa entre os estados membros da Unio Europeia, estendendo-se apenas aos requisitos essenciais de carcter obrigatrio, mas tendo em considerao: A necessidade de quebrar os entraves s trocas comerciais no interior da Comunidade, fruto da grande diferena dos sistemas legislativos e dos sistemas de atestao de conformidade e de certificao nacionais, no que respeita preveno de acidentes com mquinas; A necessidade das disposies nacionais, em matria de segurana e de sade que asseguram a proteco contra os riscos causados por mquinas, deverem ser aproximadas, para garantir a livre circulao das mquinas sem baixar os seus nveis de proteco existentes e justificados nos Estadosmembros; A necessidade de reduzir o elevado custo social decorrente do elevado nmero de acidentes directamente provocado pela utilizao das mquinas, bem como a necessidade de se diminuir, drasticamente, esse elevado nmero de acidentes; Que o sector de mquinas constitui uma parte importante do sector de mecnica e um dos ncleos industriais da economia da Unio Europeia.
55

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Obrigatoriedade das Prescries da Directiva Maquinas A Directiva "Mquinas" entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1993, tendo um perodo de transio de 2 anos em que coexistiu com a legislao nacional em vigor no nosso pas. A partir de 1 de Janeiro de 1995, a directiva passou a ser de aplicao obrigatria.

Legislao aplicvel
Aps a sua publicao, esta directiva sofreu duas alteraes importantes, sendo mais tarde substituda pela Directiva 98/37/CE, transposta para o direito interno portugus atravs do Decreto-Lei n. 320/2001, de 12/12. A primeira alterao deu origem Directiva 91/368/CEE, com a incluso das mquinas mveis e dos equipamentos de elevao, sendo tambm alterada a definio de mquina. A segunda alterao deu origem Directiva 93/44/CEE, com a incluso dos componentes de segurana e das mquinas para elevao e deslocao de pessoas, e o termo "mquina" passa tambm a abranger os componentes de segurana. Quais so os equipamentos abrangidos pela Directiva Mquinas?
Campo de aplicao da Directiva "Mquinas"

A directiva aplicvel aos seguintes equipamentos:


2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Todas as mquinas novas, provenientes de dentro e de fora da Unio Europeia; Mquinas recondicionadas (mquinas em segunda a mo, sujeitas a recondicionamento que altere ou melhore as suas caractersticas); Mquinas em segunda mo, provenientes de fora da Unio Europeia; Mquinas colocadas em servio a partir da entrada em vigor da directiva.

Definio de Mquina

A definio de mquina torna-se, neste contexto, bastante importante. Para que no restem dvidas quanto sua aplicabilidade, considera-se, deste modo, que a directiva mquinas aplicada a todas as mquinas abrangidas pelas

definies de "mquina", mencionadas no nmero 2 do artigo 1. da Directiva 98/37/CE ou da alneas a) e b) do ponto 1 do artigo 2. do D.L n. 320/2001, de 12/12 .

"Conjunto de peas ou de rgos ligados entre si, em que pelo menos um deles mvel e, se for caso disso, de accionadores, de circuitos de comando e de potncia, etc, reunidos de forma solidria com vista a uma aplicao definida, nomeadamente para a transformao, o tratamento, a deslocao e o acondicionamento de um material";
56

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

"Um conjunto de mquinas que, para a obteno de um mesmo resultado, esto dispostas e so comandadas de modo a serem solidrias no seu funcionamento"; "Um equipamento intermutvel que altera a funo de uma mquina, que colocado no mercado no intuito de ser montado pelo prprio operador, quer numa mquina, quer num tractor, desde que o referido equipamento no constitua uma pea sobressalente nem uma ferramenta"; "Um componente que no seja um equipamento intermutvel, e que o fabricante ou o seu mandatrio, estabelecido na Comunidade, coloque no seu mercado com o objectivo de assegurar, atravs da sua utilizao, uma funo de segurana, e cuja avaria ou mau funcionamento ponha em causa a segurana ou a sade das pessoas expostas".

Importante, tambm, a definio de fabricante, para melhor se compreender a origem das responsabilidades de aplicao da Directiva Mquinas. Sendo assim, considera-se fabricante: Quem assume a responsabilidade da concepo e do fabrico da mquina, podendo estar estabelecido na Unio Europeia ou fora dela; Quem modifica a utilizao prevista de uma mquina, assumindo a responsabilidade das consequncias que derivem desse facto; Quem fabrica mquinas ou componentes de segurana para uso prprio; Quem monta mquinas, partes de mquinas ou componentes de segurana de origens diferentes.

Exigncias essenciais de Segurana e de Sade, relativas concepo e ao fabrico de mquinas

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

No anexo I da Directiva "Mquinas" ou do D.L n. 320/2001, de 12/12 esto descritas as especificaes tcnicas a respeitar pelo fabricante, desde a fase de concepo e fabrico da mquina, tendo como objectivo a garantia da segurana e da sade das pessoas expostas durante o seu tempo de vida til (instalao, utilizao, afinao, manuteno e desmantelamento). O fabricante tem a obrigao de determinar todos os riscos aplicveis mquina e, seguidamente, conceb-la e constru-la tendo em conta a anlise efectuada.

57

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Especificaes tcnicas comuns a todas as mquinas

Enumeram-se, de seguida, as especificaes tcnicas, comuns a todas as mquinas, que so referenciadas naquela legislao: Comandos: Segurana e fiabilidade dos sistemas de comando; rgos de comando claramente visveis e identificveis, dispostos fora de zonas perigosas, acessveis e situados de modo que a sua manobra no provoque riscos adicionais, fabricados de forma a resistirem aos esforos previsveis; Arranque por aco voluntria; Comando de paragem que permita a paragem total da mquina em condies de segurana e comando de paragem de emergncia com bloqueamento, que provoque a paragem do movimento perigoso num perodo de tempo to reduzido quanto possvel; Ordem de paragem com prioridade sobre a ordem de arranque; No deve verificar-se o arranque intempestivo, aps uma avaria do circuito de alimentao de energia ou do circuito de comando.

Especificaes Relativas aos Riscos Mecnicos

Medidas de proteco contra riscos mecnicos:


2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Estabilidade, risco de ruptura em servio; Riscos devidos s quedas e projeces de objectos; Riscos devidos a superfcies agressivas, arestas, ngulos; Riscos devidos s mquinas combinadas e riscos devidos s variaes de velocidade de rotao das ferramentas; Seleco de proteco contra os riscos ligados aos elementos mveis de transmisso e aos elementos mveis que concorrem para o trabalho;

Especificaes Relativas aos Protectores

Caractersticas exigidas para os protectores e dispositivos de proteco: Ser robustos, no ocasionar riscos suplementares, no devem ser facilmente escamoteados ou tornados inoperantes, devem estar situados a distncia suficiente da zona perigosa, no devem limitar mais do que o absolutamente necessrio observao do ciclo de trabalho, devem permitir intervenes indispensveis colocao e/ou substituio de ferramentas;
58

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Exigncias especiais para os protectores lixos, para os protectores mveis e para os protectores regulveis que limitam o acesso; Exigncias especiais para os dispositivos de proteco.

Especificaes Relativas Proteco de Riscos Vrios

Medidas de proteco contra: Riscos de contacto com a energia elctrica; Riscos devidos a temperaturas extremas; Riscos de incndio e exploso; Riscos devidos ao rudo, vibraes, radiaes; Riscos devidos s emisses de poeiras, gases, vapores ou lquidos; Riscos de aprisionamento e de queda.

Especificaes Relativas Manuteno

Segurana na manuteno de equipamentos: Conservao da mquina; Meios de acesso ao posto de trabalho ou aos pontos de interveno; Isolamento das fontes de energia; Limitao das causas de interveno do operador; Limpeza das partes interiores.

Especificaes Diversas

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Indicaes: Dispositivos de informao; Dispositivos de alerta; Aviso sobre riscos residuais; Marcao: nome e endereo do fabricante, marcao CE, designao da srie ou do modelo, nmero de srie, ano de fabrico, etc.; Manual de instrues.

59

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Manual de instrues O Anexo I da "Directiva Mquinas" ou do D.L n. 320/2001 estabelece, em vrios pontos, que qualquer equipamento deve ser acompanhado pelo Manual de Instrues. Este Manual de Instrues dever ser elaborado numa das lnguas comunitrias pelo fabricante ou pelo seu mandatrio estabelecido na Comunidade, acompanhado de uma traduo em lngua portuguesa. As instrues de manuteno que se destinem exclusivamente a ser utilizadas por pessoal especializado, dependente do fabricante ou mandatrio, podem ser redigidas numa nica lngua comunitria, se esse pessoal compreender essa lngua. No entanto, as instrues devem tambm ser traduzidas na lngua do pas de utilizao, na parte que compete ao utilizador.
Estrutura do Manual de Instrues da Mquina

O Manual de Instrues dever conter, no mnimo, indicaes nos domnios seguintes: Nome e endereo do fabricante (eventualmente do mandatrio ou importador); Designao da srie ou do modelo e ano de construo; Descrio pormenorizada das caractersticas da mquina; Descrio das condies de utilizao previstas e avisos relativamente s eventuais contra-indicaes, para o caso da mquina no ser utilizada para os fins ou condies para as quais foi concebida; Indicao do posto ou postos de trabalho susceptveis de serem ocupados pelos trabalhadores; Instrues para que possam ser efectuadas, em segurana, as operaes de: Movimentao e manipulao; Montagem e desmantelamento; Instalao;
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Colocao em servio, utilizao, afinao e regulao; Manuteno (conservao e reparao); Intervenes reservadas a assistncia autorizada; Eventualmente, instrues de aprendizagem. Avisos sobre os riscos inerentes ao funcionamento da mquina; -Desenhos e esquemas necessrios colocao em servio, manuteno, inspeco, verificao do bom funcionamento e reparao; Informaes teis, nomeadamente quanto segurana;

60

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Indicaes relativas ao rudo areo emitido pela mquina, quer em valor real quer em valor estabelecido a partir da medio efectuada numa mquina idntica.

Para alm destas indicaes mnimas, o Manual de Instrues deve, no caso de equipamentos mveis e de elevao de cargas (equipamentos para movimentao mecnica de cargas), conter as seguintes indicaes especficas: Vibraes da mquina, quer o seu valor real, quer um valor determinado a partir de medies efectuadas numa mquina idntica; Complemento das caractersticas tcnicas, nomeadamente: Quadro de cargas; Reaces nos apoios e nas fixaes e as caractersticas das vias; Definio e os meios de instalao de lastros, se for caso disso. Contedo do livrete de acompanhamento da mquina, se no for fornecido com a mquina; Conselhos de utilizao, nomeadamente para remediar as insuficincias de viso directa da carga, pelo operador; Instrues necessrias para efectuar as provas antes da primeira colocao em servio das mquinas, que no sejam montadas nas instalaes do fabricante, na sua configurao de utilizao.

Elementos Adicionais do Manual de Instrues dos Equipamentos Mveis e de Elevao de Cargas

A avaliao da conformidade do equipamento e a "Declarao CE de conformidade"

O fabricante do equipamento deve emitir uma declarao que comprove que a sua mquina ou componente de segurana est de acordo com a Directiva Mquinas e com as normas europeias e/ou nacionais aplicveis, e que, deste modo, satisfaz todas as exigncias essenciais de segurana e sade que lhe dizem respeito.
2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Declarao CE Esta declarao designa-se por "Declarao CE de conformidade", estando a sua emisso sujeita a determinados requisitos obrigatrios. Requisitos Obrigatrios Para a certificao da sua mquina, o fabricante dever: Verificar se esta cumpre os requisitos essenciais de segurana e sade aplicveis;

61

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Constituir um "Dossier Tcnico de Fabrico", de acordo com o previsto no Anexo V da "Directiva Mquinas". Este dossier um instrumento destinado a demonstrar que a mquina ou o componente de segurana foi concebido e construdo de acordo com as exigncias de segurana e sade requeridas pela "Directiva Mquinas", bem como a demonstrao de que foi realizado um trabalho sistemtico de identificao de perigos e avaliao de riscos e a correspondente implementao de solues preventivas; Emitir a "Declarao CE de conformidade" e fazer a aposio da marcao CE, na mquina.

Os Elementos da Declarao CE A "Declarao CE de conformidade" o procedimento estabelecido pelo Anexo V da directiva "Mquinas" ou D.L n. 320/01 e a sua assinatura autoriza o fabricante, ou o mandatrio estabelecido na Unio, a fazer a aposio da marcao CE na mquina e a coloc-la no mercado. Os elementos que devem constar da declarao CE de conformidade (Anexo II) para as mquinas, so os seguintes: Nome e endereo do fabricante e/ou mandatrio estabelecido na UE; Identificao da mquina: tipo, modelo, n. de srie; Legislao qual a mquina obedece: directivas comunitrias, normalizao, especificaes tcnicas; Documento datado e assinado por fabricante.

Nos casos em que haja um processo de avaliao de conformidade (mquinas e componentes de segurana listadas no Anexo IV da "Directiva Mquinas" ou D.L n. 320/2001, respeitando ou no normas tcnicas harmonizadas), aos elementos anteriores devem ser adicionados os seguintes elementos: Identificao do organismo Notificado que efectuou o "Exame CE de tipo"; N. do certificado CE de tipo.

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

A marcao CE materializa a conformidade da mquina com um conjunto de obrigaes relativas ao produto, quanto s exigncias de segurana e sade e proteco do consumidor. As iniciais CE, de acordo com o grafismo definido pelo Anexo III da Directiva "Mquinas", no constitui uma marca de qualidade, mas sim a garantia de um nvel de segurana em conformidade com as Directivas aplicveis.

62

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Um exemplo demonstrativo de uma "Declarao CE de conformidade". Nome:. Morada:.

Pela presente declara que : Mquina: Prensa hidrulica Marca: XPTO; Modelo: X -100; N. srie: A -100

Cumpre com as seguintes directivas comunitrias: Directiva Mquinas 98/37/CEE; Directiva baixa Tenso 73/23/CEE; Directiva Recipientes sob presso simples 87/404/CEE

Cumpre com as normas:


2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

NP EN 292 -1 : 1993; NP EN 292 -2 : 1993 ; NPEN294: 1996; NP EN 418 : 1996; EN 574 : 1996; EN 953 : 1997; EN 982 : 1996 ; EN954-1:1996; EN 983 : 1996; EN 1037 : 1995; EN 1050 : 1996; EN 1088 : 1995.

63

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Bibliografia
Higiene, Segurana, Sade e Preveno de Acidentes de Trabalho Um guia prtico imprescindvel para a sua actividade diria Verlag Dashofer, Lda. Manual De Higiene e Segurana do Trabalho, Alberto Srgio Miguel, Porto Editora Seguridad en el Trabajo; Bestraten Bellovi, M. (coord) e outros (1990) Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo Seguridad en el Trabajo, Guia del Monitor, Bestraten M. y Guasch, J. (1995) Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo Higiene Industrial Guasch Farras, J (coord) e outros (1994) Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo Higiene Industrial, Guia del Monitor, F. Bernal. (1996), Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

64

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

ndice Remissivo
avaliao de riscos, 5, 62 avaliao dos riscos, 5 Controlo dos riscos, 16 Declarao CE de conformidade, 61, 62, 63 Directiva "Mquinas", 55, 56, 57, 62 Directiva 89/392/CEE, 55 dispositivos de segurana, 1, 9 dispositivos detectores, 35, 36, 38 Equipamentos de Proteco Individual, 0, 1 ferramentas, 11, 13, 27, 43, 44, 46, 48, 50, 51, 52, 53, 54, 58 Fiabilidade, 7 Inviolabilidade, 7 Manual de Instrues, 60, 61 manuteno de equipamentos, 59 Manuteno de mquinas, 41 mquinas elctricas, 41 medidas de proteco, 2, 9 nveis de risco, 6 Preveno Intrnseca, 4, 18 princpios de proteco, 18 Proteco de Mquinas, 0, 1, 3 riscos mecnicos, 10, 58 Riscos mecnicos, 10 riscos profissionais, 2 segurana positiva, 7, 8, 37 Sinalizao de Segurana, 0, 1 sistemas de proteco, 1, 6, 10, 19, 24, 26 Tcnicas de Proteco, 4, 18 tipo de proteco, 16

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

65

P R O T E C O

D E

M Q U I N A S

Informaes

m http://www.elearning-pt.com/HST encontra-se mais informao sobre o conjunto de produtos desenvolvidos pela parceria em projectos diversos relacionados com a Higiene, Sade e Segurana no Trabalho.

Para qualquer esclarecimento contacte:


Perfil Psicologia e Trabalho Lda. Eng. Lus Faria Vieira Travessa da manuteno n 4 -3 1900-322 Lisboa Tel.: 218 538 440 Fax: 218 535 867 E-mail: perfil@perfil.com.pt Website: http://www.perfil.com.pt

DeltaConsultores Eng. Jos Garcez de Lencastre Rua da Bempostinha n. 25 CV 1150-065 Lisboa Tel.: 218 850 051 Fax.: 218 850 246 E-mail: projectos@dlt.pt Website: http://www.dlt.pt

ISPA Dr. Slvia Ramalho Rua Jardim do Tabaco, 34 1149-041 Lisboa Tel.: 218 811 700 Fax.: 218 860 954 E-mail: dfp@ispa.pt Website: http://www.ispa.pt

2007 Perfil, DeltaConsultores e ISPA em parceria

Perfil, DeltaConsultores e ISPA Ficheiro: HST_MN_4-Maquinas_v06.doc Impresso em: 17-08-2007

66

Vous aimerez peut-être aussi