Vous êtes sur la page 1sur 34

Nova estao de Alghero

Prof. Luigi Snozzi Ano leitivo: 1 (2005/06)

Escolheu-se para este projecto, entre as duas possibilidades dadas, a localizao qua achamos melhor porque colocada num ponto crucial da cidade: a, de facto, que a rua ribeirinha que vem do centro divide-se em duas, uma segue a praia e outra vai para o interior. Portanto, esse n de transportes, que previa estao de comboios to como de nibus, ia-se pr entre a praia e a bixa (centro histrico), entre o mar e o interior, dando a possibilidade a quem chegue cidade de alcanar rapidamente qualquer sua parte. A estao composta por uma praa delimitada pelos edificios da estao de comboios e de autcarros do lado da cidade, um edificio comercial/restaurante e um acesso a praia do lado do mar, que, dos cantos onde cada um est colocado, delimitam rigidamente o espao com linhas claras e fortes, consoante o pensamento do prof. Snozzi. Foi procurado um jogo de cheios e vazios entre os dois edificios principais, e pensou-se no movimento das pessoas: o edificio comercial deixa seguir em frente com um porticado, o da estao obriga a entrar na praa: isso para marcar a funao do projecto a nvel urbano.

Planta de localizao

Cortes transversais | Corte longitudinal (edifcio estao)

Axonometria |Planta andar trreo

Maquete 3D | Alados (edifcio comercial) | Planta Andar 1

Kindergarten em Alghero
Prof. Josep Mias Ano leitivo: 3 (2008/09)

Escolheu-se para este projecto, entre as duas possibilidades dadas, a localizao qua achamos melhor porque colocada num ponto crucial da cidade: a, de facto, que a rua ribeirinha que vem do centro divide-se em duas, uma segue a praia e outra vai para o interior. Portanto, esse n de transportes, que previa estao de comboios to como de autocarros, vai-se por entre a praia e a bixa (centro histrico), entre o mar e o interior, dando a possibilidade a quem chegue cidade de alcanar rapidamente qualquer sua parte. A estao composta por uma praa delimitada pelos edificios da estao de comboios e de autcarros do lado da cidade, um edificio comercial/restaurante e um acesso a praia do lado do mar, que, dos cantos onde cada um est colocado, delimitam rigidamente o espao com linhas claras e fortes, consoante o pensamento do prof. Snozzi. Foi procurado um jogo de cheios e vazios entre os dois edificios principais, e pensou-se no movimento das pessoas: o edificio comercial deixa seguir em frente com um porticado, o da estao obriga a entrar na praa: isso para marcar a funao do projecto a nvel urbano.

Maquete

Representao Ville Savoye


Prof. Sebastiano Gaias Ano leitivo: 3 (2008/09)

A tarefa da cadeira foi representar um projecto do Le Corbusier de forma a manifestar as suas caracteristicas salientes: em particular, o edficio escolhido para eu representar foi a Ville Savoye de Poissy, quer dizer o ponto mais alto da produo do arquitecto francs no seu herico perodo purista. Foi ento adoptada a axonometria como forma de representao, para que fizesse ressaltar os dois pontos que achei mais importantes dessa obra: a relao da planta com a terraa no primeiro piso, e o percurso interior (a promenade architecturale) que liga a entrada do rs-do-cho ao solarium da cobertura, passando pelas famosas rampas centrais na composio. Axonometria porque deu-me a oportunidade de recordar a pesquisa pictrica desses anos feita pelo LC e ao mesmo tempo, no caso do percurso, procurar uma integrao de planta e corte com a terceira dimenso que produzisse uma percepo dinmica da imagem assim como o a experincia da habitao; a axonometria tambm gerida por linhas oblquas, que foram uma das conquistas das composies vanguardistas dos primeiros do XX sec.

Axonometria Promenade

Axonometria terraa elevada

Centro Estudantil
Projeto final de curso Prof. Luigi Snozzi Ano leitivo: 5 (2011/12)

A ideia do programa inspirou-se a um projecto construdo em Coventry (UK), onde, para resolver a necessidade de criar um centro comum s varias faculdades, foi pensado um edifcio multifuncional onde houvessem espaos livres para a gente se encontrar e estudar, assim como um ginsio, um auditrio, uma loja para estudantes etc. A escolha do stio onde localizar um projecto parecido at foi bastante fcil, porque sempre quis trabalhar nessa rea da minha cidade, ainda no resolvida, e porque essa tem muitas oportunidades nunca exploradas: os transportes de e para a cidade universitria e o n dos transportes interiores cidade, to como a sua proximidade baixa (centro histrico), davam a possibilidade de criar um lugar a partilhar pelos muitos estudantes universitrios que de verdade faz falta em Sassari. Dado o stio, um grande vazio urbano deixado pela linha do comboio, decidi fechar o quarteiro j construdo com um elemento forte que marcasse o limite da cidade, assim como o limite entre a cidade antiga e o novo foi marcado por um grande parco urbano de forma triangular. O edifcio foi pensado como um lugar fechado, uma tipologia a ptio, onde tudo fosse virado para o interior, mas que tivesse uma grande janela para a cidade e o seu movimento: s fachadas cegas exteriores contrapem-se as fachadas de vidro no interior. Isto levou-me a fazer com que as funes dessem para o ptio e logo a circulao interior fosse a volta delas, com corredores ligados na vertical por um grande vazio, molhado de luz do alto, em conflito com o cheio das paredes exteriores.

Planta de localizao

Maquete

Axonometria

Planta Andares Garagem e Trreo | Alado principal | Maquete 3D

Planta Andares 1 e 2 | Alado lateral | Maquete 3D

Biblioteca e Arquivo Municipal de Grandla (Portugal)


Concurso Escritrio Pedro Rodrigues - Arquitectura Global (Lisboa) Ano: 2011

O pedido do concurso previa a reabilitao ou demolio total ou parcial da biblioteca de Grandla, para construir um novo edifcio que acolhesse um maior espao, dedicado biblioteca, e o arquivo municipal. A ideia foi de manter o que restava do edifcio original biblioteca, que ainda mantinha uma relao com o envolvente, e rode-lo pela nova construo, que dada a extenso do programa ia encher o lote ate os seus limites. De facto, ao edifcio mais antigo, projectado para ser escola primria e a seguir adaptado a habitao, foram acrescentadas ao longo do tempo partes que acabaram por descaracteriz-lo: pensei demoli-las e com a minha interveno salientar o antigo, o original. Vm disso as regras com que foi concebido o novo: manter a altura da preexistncia, tentando ser neutros na aproximao a ela com fachada cegas que pusessem em evidncia as suas peculiaridades; criar um ptio que no competisse com a praa ao lado, mas que fosse um espao interior e introspectivo que desse acesso s varias partes da biblioteca. No interior, procurou-se uma organizao dos espaos que desse a possibilidade de usa-los de forma independente, com a circulao interior a volta do ptio: as funes mais publicas ficaram portanto na parte baixa, localizandose as outras no piso superior e o arquivo no subterrneo; enfim, no edifcio originrio pus a parte administrativa.

Planta de localizao | Maquete 3D (exterior), elaborada por Marcello Bertelli

Planta Andares -1 e Trreo | Maquete 3D (trio), elaborada por Marcello Bertelli

Planta Andares 1 e 2 | Maquete 3D (ptio), elaborada por Marcello Bertelli

Estgio MIAS Arquitetes


Maquetes

Maquete 1:50 (arame soldado e pintado) | Maquete 1:50 (arame e lato soldados, acrlico) | Maquete 1:50 (carto)

Maquete 1:500 (arame soldado e pintado) | Maquete 1:20 (acrlico)

FEDERICO MANNINO ARQUITETO federmann@hotmail.it (21) 8002 0061

Vous aimerez peut-être aussi