Vous êtes sur la page 1sur 6

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT5

CT 5

Artigos Tcnicos podero ser encaminhados para anlise e eventual publicao para alvenaria@revistaprisma.com.br

PATOLOGIAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO


Roberto Jos Falco Bauer*

Palavras-chave:
Alvenaria estrutural, argamassa, patologias, blocos de concreto, fissuras, eflorescncias

Cuidados no projeto e na execuo das obras evitam problemas nos edifcios construdos com alvenaria estrutural. No entanto, quando as falhas surgem, nem sempre fcil detectar sua origem. Neste artigo, um engenheiro especialista em qualidade analisa as anomalias mais comuns e indica providncias para corrigi-las ou evit-las.

EXPEDIENTE O Caderno Tcnico Alvenaria Estrutural um suplemento da revista Prisma, publicado pela Editora Mandarim Ltda. ISSN 1809-4708 Artigos para publicao devem ser enviados para o e-mail alvenaria@revistaprisma.com.br Conselho Editorial: Prof. Dr. Jefferson Sidney Camacho (coordenador) Eng. MSc. Rodrigo Piernas Andolfato (secretrio); Eng. Davidson Figueiredo Deana; Eng. MSc.; Prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos; Prof. Dr. Emil de Souza Sanchez Filho; Prof. Dr. Flvio Barboza de Lima; Prof. Dr. Guilherme Aris Parsekian; Prof. Dr. Joo Bento de Hanai; Prof. Dr. Joo Dirceu Nogueira Carvalho; Prof. Dr. Luis Alberto Carvalho; Prof. Dr. Luiz Fernando Loureiro Ribeiro; Prof. Dr. Luiz Roberto Prudncio Jnior; Prof. Dr. Luiz Srgio Franco; Prof. Dr. Mrcio Antonio Ramalho; Prof. Dr. Mrcio Correa; Prof. Dr. Mauro Augusto Demarzo; Prof. Dr. Odilon Pancaro Cavalheiro; Prof. Dr. Paulo Srgio dos Santos Bastos; Prof. Dr. Valentim Capuzzo Neto; Profa. Dra. Fabiana Lopes de Oliveira; Profa. Dra. Henriette Lebre La Rovere; Profa. Dra. Neusa Maria Bezerra Mota; Profa. Dra. Rita de Cssia Silva SantAnna Alvarenga. Editor: jorn. Marcos de Sousa (editor@revistaprisma.com.br) - tel. (11) 3337-5633

33

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT5

PATOLOGIAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO


Este trabalho procura analisar as anomalias que podem ocorrer em alvenarias estruturais de blocos vazados de concreto, relacionandoas a uma ou mais caractersticas de qualidade eventualmente no atendidas. So geralmente decorrentes de deficincias de projeto, especificao de material, execuo, utilizao ou da forma de manuteno do edifcio.
PRINCIPAIS CARACTERSTICAS

Conhecimentos tcnicos adquiridos com base em experincia nacional, visando adequao e concepo dos projetos de fundaes e estrutural; Normalizao tcnica existente quanto especificao dos materiais constituintes e procedimentos de execuo; Controle de qualidade efetivo, seja dos materiais, com relao ao recebimento e estocagem, bem como, da execuo.

Por exemplo, no caso de blocos vazados de concreto, deve-se, com base na norma brasileira NBR 6136, especificar: - resistncia compresso; - umidade; - absoro de gua; e - caractersticas dimensionais; Para argamassa de assentamento e grautes, deve-se, com base na norma brasileira NBR 8798, especificar: - dosagens; - reteno de gua (argamassas); e - resistncia compresso; Os demais materiais utilizados (ao, cimento, cal hidratada, agregados, aditivos e gua) devem ser especificados conforme suas normas tcnicas. Pedido de compra: dever conter as especificaes tcnicas previamente acordadas entre as partes. Controle de recebimento e estocagem.
METODOLOGIA

As facilidades construtivas proporcionadas pelo emprego de um nico elemento, como o bloco de concreto, so diversas, podendo-se relacionar como principais vantagens: Tcnicas de execuo simplificadas; Menor diversidade de materiais empregados; Reduo do nmero de especializaes da mo-de-obra empregada; Reduo de interferncias, entre os subsistemas, no cronograma executivo (estrutura e alvenaria so executadas conjuntamente).
TCNICA EXECUTIVA

ANOMALIAS

Com base no diagrama idealizado pelo professor Ishikawa (diagrama de causa e efeito), podemos avaliar as eventuais anomalias que possam ocorrer, relacionando-as a uma ou mais caractersticas da qualidade no-atendidas, de forma a identificar os fatores que as geraram. Se lembrarmos dos 5 Ms da qualidade, representados na Figura 1, veremos que h necessidade de estimular a economia, diminuir desperdcio e anomalias, melhorando sensivelmente a qualidade e conseqentemente a imagem do sistema construtivo. Com relao ao 5 Ms da qualidade, pode-se relacionar os seguintes cuidados a serem adotados:
MATERIAL

Para atingir o desempenho tcnico adequado das edificaes em alvenaria estrutural armada de blocos vazados de concreto deve-se adotar cuidados especiais nas fases de concepo, projeto e execuo. Durante a concepo e projeto deve-se tomar os seguintes cuidados: Conceituao dos projetos arquitetnico e estrutural;
MATERIAL MTODO

Normas: necessrio introduzir o uso de normas tcnicas aplicveis na aquisio e emprego de materiais, na contratao de servios, e na construo em geral, uma vez que esta uma exigncia prevista no artigo 39, item VIII do Cdigo de Defesa do Consumidor, que afirma: vedado ao fornecedor de produtos ou servios colocar no mercado de consumo qualquer produto ou servio em desacordo com as Normas da ABNT ou de qualquer outra entidade credenciada pelo Conmetro. Projetos: projeto arquitetnico contendo detalhes construtivos com relao a medidas especficas quanto s condies de habitabilidade (trmica, acstica e de umidade);

Critrios de qualificao tcnica dos fabricantes de blocos estruturais. Qualificao tcnica dos fabricantes. Especificao tcnica, mediante normas tcnicas e cadernos de encargos (acordo prvio).

QUALIDADE MQUINA MO-DE-OBRA MEIO AMBIENTE

Figura 1 Representao dos 5 Ms da qualidade

34

prisma

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT5

Projeto estrutural com base em teorias atuais, fundamentadas em base experimental slida. Normas tcnicas e cadernos de encargos, contendo inclusive procedimentos de execuo. Procedimentos de recebimento de materiais e servios. Procedimentos com relao ao recebimento de outras atividades que possam intervir na execuo dos trabalhos e no desempenho como um todo (interfaces: lajes, contrapiso, instalaes em geral etc). Manual do proprietrio: dever conter os procedimentos de uso adequado e eventuais restries, cuidados na manuteno e limpeza, orientaes para a pintura, seja interna ou externa, periodicidade e especificaes dos produtos recomendveis.
MQUINAS

tar para a preservao do meio ambiente. necessrio entender que o lixo das cidades no pode ser constitudo de entulho de obras. Melhor dizendo: desperdcio, que cria junto com o lixo domiciliar esconderijo, alimentao, ambiente propcio para a criao de roedores, insetos e de agentes transmissores de doenas infecto-contagiosas. Os principais fatores de desperdcio podem ser resumidos em: perda de material e retrabalho, por falta de qualidade dos materiais, falta de qualificao da mo-de-obra e alta rotatividade, e falta de projeto especfico; perda de cerca de 20% de material utilizado no nivelamento de paredes fora de prumo ou em revestimento de paredes que apresentam variaes de espessura. armazenamento inadequado de materiais no canteiro de obras.
PRINCIPAIS ANOMALIAS

eventual presena de armaduras, existncia de paredes de contraventamento; Recalques diferenciais em fundaes; Movimentaes higroscpicas e trmicas. As Tabelas 1, 2 e 3 apresentam um resumo das diferentes configuraes das fissuras ocorridas em alvenaria estrutural e as provveis causas geradoras de cada uma destas tipologias. Eflorescncias: a eflorescncia decorrente de depsitos salinos, principalmente de sais de metais alcalinos (sdio e potssio) e alcalinosterrosos (clcio e magnsio) na superfcie de alvenarias, provenientes da migrao de sais solveis nos materiais e componentes da alvenaria. Elas podem alterar a aparncia da superfcie sobre a qual se depositam e em determinados casos seus sais constituintes podem ser agressivos, causando desagregao profunda, como no caso dos compostos expansivos. Para a ocorrncia da eflorescncia devem existir, concomitantemente, trs condies: existncia de teor de sais solveis nos materiais ou componentes, presena de gua e presso hidrosttica necessria para que a soluo migre para a superfcie. Portanto, para evitar esse fenmeno, deve-se eliminar uma das trs condies. Com relao origem dos sais, a Tabela 4 apresenta uma relao da natureza qumica dos sais solveis e suas provveis fontes. Com relao segunda condio para existncia de eflorescncia, nota-se que a gua pode ser proveniente da umidade do solo; da gua de chuva, acumulada antes da cobertura da obra ou infiltrada por meio das alvenarias, aberturas ou fissuras; de vazamentos de tubulaes de gua, esgoto ou guas pluviais; da gua utilizada na limpeza e de uso constante em determinados locais. Por fim, com relao presso hidrosttica, verifica-se que o transporte de gua por meio dos materiais e a conseqente cristalizao dos sais solveis na superfcie ocorrem por capilaridade, infiltrao em trincas e fissuras, percolao sob o efeito da gravidade, percolao sob presso por vazamentos de tubulaes de gua

indispensvel colocar, imediatamente, mquinas (ferramentas) simples disposio dos operrios. Por quanto tempo ainda nossos pedreiros continuaro a assentar blocos, fazendo 25 movimentos por pea, quando Tayler e Fayol j nos ensinaram que possvel faz-lo com oito movimentos? Ser que a caixa de argamassa no pode estar altura de 0,80 m, ergometricamente colocada, diminuindo a energia gasta em movimentos inteis e cansativos? A mquina humana deve ser cada vez mais inteligentemente utilizada. O emprego de pequenas e eficientes ferramentas iro melhorar a qualidade e produtividade. Os equipamentos utilizados nos processos construtivos, verificaes de servios, e ensaios devero estar conforme procedimentos e devidamente calibrados.
MO-DE-OBRA

Fissuras: as fissuras ocupam o primeiro lugar na sintomatologia em alvenarias estruturais de blocos vazados de concreto. A identificao das fissuras e de suas causas de vital importncia para a definio do tratamento adequado para a recuperao da alvenaria. A configurao da fissura, abertura, espaamento e, se possvel, a poca de ocorrncia (aps anos, semanas, ou mesmo algumas horas da execuo), podem servir como elementos para diagnosticar sua origem. Considerando-se as diferentes propriedades mecnicas e elsticas dos constituintes da alvenaria, e em funo das solicitaes atuantes, as fissuras podero ocorrer nas juntas de assentamento (argamassa de assentamento vertical ou horizontal) ou seccionar os componentes da alvenaria (blocos vazados de concreto). Outros fatores podem influenciar o comportamento das alvenarias: Qualidade dos blocos: dimenses incorretas, falhas na porosidade e acabamento superficial; Argamassa de assentamento: consumo de aglomerantes, reteno de gua e retrao; Alvenarias: geometria do edifcio, esbeltez,

A qualidade comea pela educao e acaba na educao. Uma empresa que progride em qualidade empresa que aprende, que aprende a aprender (prof. Ishikawa).
MEIO AMBIENTE

Nas fases de projeto e execuo, deve-se aten-

35

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT5

Tabela 1 Fissuras Verticais Principais tipologias e provveis causas Resistncia trao do bloco vazado de concreto superior resistncia trao da argamassa.

ou de vapor, pela condensao de vapor de gua dentro das paredes, ou pelo efeito combinado de duas ou mais dessas causas. A remoo das eflorescncias sobre a superfcie da alvenaria s poder ser realizada aps a eliminao da causa da infiltrao de gua (umidade) e secagem do revestimento, sendo ento procedida escovao da superfcie e, se necessrio, reparo de eventual regio com pulverulncia. Infiltraes de gua Entre as manifestaes mais comuns referentes aos problemas de umidade em edificaes encontram-se mancha de umidade, corroso, bolor, fungos, algas, lquens, eflorescncias, descolamentos de revestimentos, friabilidade da argamassa por dissoluo de compostos com propriedades cimentceas, fissuras e mudana de colorao dos revestimentos. H uma srie de mecanismos que podem gerar umidade nos materiais de construo, sendo os mais importantes os relacionados a seguir: - absoro capilar de gua; - absoro de gua de infiltrao ou de fluxo superficial de gua; - absoro higroscpica de gua; - absoro de gua por condensao capilar; - absoro de gua por condensao. Nos fenmenos de absoro capilar e por infiltrao ou fluxo superficial de gua, a umidade chega aos materiais de construo na forma lquida; nos demais casos a umidade absorvida na fase gasosa. A infiltrao de gua pode

Resistncia trao do bloco vazado de concreto igual ou inferior resistncia trao da argamassa.

Sob ao de cargas uniformemente distribudas, em funo principalmente da deformao transversal da argamassa de assentamento e da eventual fissurao de blocos ou tijolos por flexo local, as paredes em trechos contnuos apresentam fissuras tipicamente verticais.

Sendo constitudas de materiais porosos, as alvenarias tero seu comportamento influenciado pelas movimentaes higroscpicas desses materiais. A expanso das alvenarias por higroscopicidade ocorrer com maior intensidade nas regies da obra mais sujeitas ao da umidade como, por exemplo, cantos desabrigados, platibandas, base das paredes etc.

Tabela 2 Fissuras Inclinadas Principais tipologias e provveis causas Em trechos com a presena de aberturas, haver considervel concentrao de tenses no contorno dos vos. No caso da inexistncia ou subdimensionamento de vergas e contravergas, as fissuras se desenvolvero a partir dos vrtices das aberturas. Devido a cargas verticais concentradas, sempre que no houver uma correta distribuio dos esforos atravs de coxins ou outros elementos, podero ocorrer esmagamentos localizados e formao de fissuras a partir do ponto de transmisso da carga.

Recalques diferenciados, provenientes por exemplo de falhas de projeto, rebaixamento do lenol, falta de homogeneidade do solo ao longo da construo, compactao diferenciada de aterros e influncia de fundaes vizinhas provocaro fissuras inclinadas em direo ao ponto onde ocorreu o maior recalque.

ser agravada pela ao combinada do vento (presso), direo e intensidade tanto da chuva como do vento, e as condies de exposio da alvenaria. Eventuais anomalias, principalmente fissurao da parede, iro contribuir sobremaneira na gravidade das manifestaes patolgicas decorrentes. Infiltrao pelos componentes da alvenaria Na fase de projeto necessrio analisar os seguintes itens, visando a minimizar os efeitos advindos da penetrao de umidade: - orientao das fachadas em relao aos

36

prisma

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT5

ventos predominantes; - detalhes arquitetnicos e tcnicos das fachadas e muros, tais como frisos, pingadeiras, rufos e contra-rufos, beirais, platibandas, tipo de cobertura e respectivos detalhes, juntas de movimentao ou de controle em paredes e muros externos e respectivos materiais de selagem das mesmas; - intensidade e durao das precipitaes na regio da edificao; - conhecimento das propriedades dos materiais constituintes das alvenarias, quanto higroscopicidade, porosidade e absoro dgua. Infiltrao pelas juntas de assentamento A infiltrao de gua pelas juntas de assentamento pode acontecer por falhas na argamassa de assentamento, na interface argamassa/ bloco vazado de concreto e pela prpria argamassa de assentamento. A tabela 5 mostra as diversas causas geradoras. Infiltraes relacionadas a outros fatores Na fase de projeto devem ser adotados determinados cuidados, de modo a minimizar as infiltraes de gua. As chuvas, sob presso do vento ou no, provocam a formao de lminas de gua que iro escorrer sobre as fachadas. Portanto, para garantir a estanqueidade e minimizar a deteriorao do revestimento, devero ser adotados alguns detalhes construtivos, como pingadeiras, molduras, cimalhas, peitoris e frisos, visando a dissipar concentraes de gua. A geometria das fachadas dever ser estudada de modo a evitar que o fluxo de gua se dirija para pontos vulnerveis, como juntas e caixilhos, permitindo que o prprio fluxo de gua faa a limpeza do paramento. Assim, evita-se a deposio de fuligem e empoamento de gua. As prumadas externas de guas pluviais, em tubo de PVC, galvanizado ou zinco, em geral so fixadas da alvenaria. Caso a superfcie da parede apresente irregularidades, o que normal, a prumada e a alvenaria se tocaro em certos locais e a sujeira, como p e folhas, se acumularo formando deposies que retero umidade proveniente de gua de chuva. Se a

Tabela 3 Fissuras horizontais - Principais tipologias e provveis causas As fissuras horizontais nas alvenarias, causadas por sobrecargas verticais atuando axialmente no plano da parede, no so freqentes; podero ocorrer, entretanto, pelo esmagamento da argamassa das juntas de assentamento. Tais fissuras, contudo, no so muito raras em paredes submetidas flexocompresso. Em alvenarias pouco carregadas, a expanso diferenciada entre fiadas de blocos pode provocar, por exemplo, a ocorrncia de fissuras horizontais na base das paredes.

Na retrao por secagem de grandes lajes de concreto armado sujeitas a forte insolao poder ocorrer fissurao, devido ao encurtamento da laje, que provocar uma rotao nas fiadas de blocos prximos laje.

Devido a movimentaes trmicas, surgiro fissuras idnticas quelas relatadas para a movimentao higroscpica e retrao por secagem. Estas sero mais intensas nas lajes de cobertura e podero ser evitadas com um cintamento muito rgido ou sistema de apoio deslizante.

Tabela 4 Natureza qumica das eflorescncias Composio Qumica Carbonato de Clcio Fonte Provvel Solubilidade em gua

Carbonatao da cal lixiviada da argamassa ou concreto Pouco solvel Pouco solvel

Carbonato de Magnsio Carbonatao da cal lixiviada de argamassa de cal no carbonatada Carbonato de Potssio Carbonatao dos hidrxidos alcalinos de cimentos com elevado teor de lcalis Carbonato de Sdio Carbonatao dos hidrxidos alcalinos de cimentos com elevado teor de lcalis Hidrxido de Clcio Sulfato de Magnsio Sulfato de Clcio Sulfato de Potssio Sulfato de Sdio Cloreto de Clcio Cloreto de Magnsio Cloreto de Alumnio Cloreto de Ferro Cal liberada na hidratao do cimento gua de amassamento gua de amassamento Agregados, gua de amassamento Agregados, gua de amassamento gua de amassamento, limpeza com cido muritico gua de amassamento Limpeza com cido muritico Limpeza com cido muritico

Muito solvel

Muito solvel

Solvel Solvel Parcialmente solvel Muito solvel Muito solvel Muito solvel Muito solvel Solvel Solvel

37

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT5

Principais causas das infiltraes em alvenaria Anomalias Fissuras verticais contnuas na argamassa de assentamento Fissuras horizontais e verticais (tipo escada) Fissuras horizontais Fissuras na prpria argamassa de assentamento Fissuras na interface argamassa de assentamento e bloco vazado de concreto Infiltrao pela argamassa Retrao hidrulica da argamassa: argamassa excessivamente rgida - baixa reteno de gua da argamassa Deficincia de execuo (espessura elevada da argamassa > 1,0 cm - blocos excessivamente secos ou com contaminao - argamassa com baixa reteno de gua). Argamassa preparada com excesso de gua de amassamento (elevada porosidade e permeabilidade gua). Causas geradoras As principais causas geradoras foram analisadas no item Fissuras

CONSIDERAES FINAIS

A normalizao exerce papel preponderante no desempenho em pases altamente industrializados, como Alemanha e Japo. Essas naes, que aps a II Guerra Mundial construram, partindo do nada, todo seu parque industrial, e ingressaram na poca atual como grandes potencias industriais, utilizaram a tecnologia como fora motriz e as normas tcnicas como lastro. Portanto, deve-se incentivar o processo de normalizao do setor, visando a fornecer subsdios tcnicos aos projetistas, engenheiros, arquitetos, construtores e usurios, de modo a obter melhorias de qualidade e a conseqente reduo de anomalias.

alvenaria estiver em uma fachada ensolarada pode ser que no ocorram infiltraes. Porm, no possvel descobrir a tempo as infiltraes e podero ocorrer problemas srios antes que se perceba a causa. A utilizao de espaadores entre o parafuso de fixao e a prumada evitar possveis pontos de contato e, portanto, o acmulo de sujeira e umidade. Deve-se evitar que os parafusos de fixao sejam introduzidos diretamente nas argamassas de assentamento dos blocos, a fim de impedir que ocorram pontos preferenciais de penetrao de umidade. fundamental prever verificaes peridicas do estado da tubulao, quanto a eventuais entupimentos, perfuraes, corroso e estado da pintura, se for o caso. A elaborao de projeto de isolao trmica e impermeabilizao das lajes essencial para que se obtenha desempenho satisfatrio das alvenarias, evitando desta maneira a ocorrncia de trincas em alvenarias e de infiltraes de gua pelas fissuras do revestimento, ou por deficincia da impermeabilizao. conveniente que sejam evitados detalhes que favoream o acmulo de gua. Assim, no devem ser utilizadas sees em U desprovidas de pontos de drenagem em sistemas de captao de gua pluvial de coberturas. As superfcies horizontais devem ter inclinao de pelo menos 1%. Este caimento ser previsto
AUTOR
Roberto Jos Falco Bauer Engenheiro civil, diretor da L.A. Falco Bauer rbauer@falcaobauer.com.br

de modo que a gua verta para o exterior da obra. Alm disso, devero ser tomados cuidados especiais de manuteno, a fim de que os pontos de drenagem no fiquem obstrudos, de modo a garantir que a gua de telhados e balces verta distante da obra. Os ralos e respectivos condutos de captao de gua devem ser dimensionados corretamente, evitando vazamentos e encharcamentos de platibanda. Os caixilhos podem constituir um ponto vulnervel s infiltraes de gua na medida em que possam apresentar problemas de estanqueidade. As janelas devem ser submetidas a ensaio, para deteco de eventuais pontos suscetveis a infiltraes de gua e para que sejam procedidas as devidas correes no projeto que garantam perfeita vedao, evitando-se, dessa forma, a penetrao de gua, que possa gerar quadros patolgicos. Os ensaios de desempenho quanto a estanqueidade ao ar e gua e quanto resistncia carga de vento realizados conforme metodologias especficas, descritas nas normas NBR 6485, NBR 6486 e NBR 6487. O ensaio visa a simular condies de exposio a chuvas com vento, e ao vento simplesmente, com a aplicao de presses equivalentes a velocidades de vento determinadas seguindo as isopletas de vento, especficas para cada regio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Associao Brasileira da Construo Industrializada, Manual Tcnico da Alvenaria, Projeto Editores Associados, 1990, Patologias - ps. 97, 117, rcio Thomaz. Cincotto, Maria Alba, Patologias das argamassas de revestimento: anlise e recomendaes, So Paulo, IPT, 1983 (srie Monogrfica 8). Falco Bauer, Luiz Alfredo, Controle total da qualidade ou falncia da indstria da construo civil, So Paulo, 1990. Falco Bauer Luiz Alfredo, Materiais de construo, Rio de janeiro, LTC Editora, 1994 - 53 edio V.2 - captulo 30 p. 929. Hirschfeld, Henrique, A construo civil e a qualidade, Editora Atlas, 1996. Heveg, Klaus, Engenharia e poder nacional - In: 383 Reunio do Ibracon, Ribeiro Preto, 1996. L. A. Falco Bauer, Relatrios tcnicos sobre anomalias em alvenaria armada. Sabbatini, Femando Henrique, O processo construtivo de edifcios de alvenaria estrutural slico-calcria, USP, 1984. Souza, Roberto de, Sistema de gesto da qualidade para empresas construtoras, Sebrae/ Sinduscon-SP, 1994. Thomaz, rcio, Trincas em Edifcios - Causas, preveno e recuperao, IPT - Epusp - Pini, 13 edio, 1990.

38

prisma

Vous aimerez peut-être aussi