Vous êtes sur la page 1sur 9

HIDRULICA

NCLEO DE ERMESINDE
Page 2

ACTION PROGRAMME OF THE EUROPEAN UNION LEONARDO DA VINCI PROJEKT NO.: 2002 LA 112 628 BILVOC Language Competence Through Bilingual Teaching at Vocational Colleges

Mdulo de aprendizagem n 2
Data da produo Tema Tpico: Titulo: Grupo alvo: Pr-requisitos: Nvel de competncias lingusticas Follow - Ups: Objectivos: Benefcios: 09/2005 Fundamentos da leo-Hidrulica Princpios fsicos associados leo-Hidrulica Fundamentos fsicos Jovens e activos cujo perfil profissional tenha alguma relao com a utilizao da leo-hidrulica; Conhecimentos genricos de fsica; Nvel mdio de domnio de ingls; Perceber os fenmenos associados leo-hidrulica Entender e aplicar os principais princpios fsicos e as unidades inerentes leo-Hidrulica; No final do mdulo os alunos devero saber: Noes bsicas de hidrosttica (Fora, Presso, Trabalho, Multiplicao da presso); Noes de hidrodinmica (caudal, cilindrada, potncia); Clculo de Circuitos (bombas, cilindros, tubagens).

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 3

Mdulo 2 Tempo pedaggico 20 minutos Contedos 2- Princpios fsicos Actividades / Tarefas Meios pedaggicos Mtodo pedaggico Apresentao e demonstrao para todo o grupo; Demonstrao para todo o grupo dos fenmenos, conceitos e leis elementares. Resoluo de exerccios tericos. Demonstrao para todo o grupo dos fenmenos, conceitos e leis elementares. Resoluo de exerccios tericos. Demonstrao para todo o grupo dos mtodos de resoluo de problemas tericos To summarize the matter using the interrogative method. Practical resolution of theoretical exercises;

30 minutos

2.1- Hidosttica

Apresentar conceitos fsicos gerais que regem Transparncias; a hidraulica nomeadamente noes de apontamentos; apresentao FORA; PRESSO; CAUDAL. PowerPoit; quadro de canetas. Apresentar os fenmenos associados Transparncias; hidrosttica, bem como as principais unidades apontamentos; apresentao de medida, utilizadas na medio de foras e PowerPoit; quadro de presses. canetas. Apresentar os fenmenos associados Transparncias; hidrodinmica, bem como as principais apontamentos; apresentao unidades de medida, utilizadas na medio de PowerPoit; quadro de caudais e cilindradas. canetas.

30 minutos

2.2- Hidrodinmica

90 minutos

25 minutos

Clculo de bombas e de Fazer exercicios prticos de clculo sobre Transparncias; cilindros hidraulicos bombas e cilindros apontamentos; apresentao PowerPoit; quadro de canetas. Resumo Fazer um resumo dos principais Transparncias; conhecimentos a adquirir neste mdulo. apontamentos; apresentao PowerPoit; quadro de canetas.

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 4

NDICE
2 FUNDAMENTOS FSICOS.............................................................................................................4

2 FUNDAMENTOS FSICOS
O campo da hidromecnica ou mecnica dos fluidos, divide-se em: Hidrosttica e Hidrodinmica. Por Hidrosttica, entende-se por Mecnica dos fluidos estticos, ou seja, o estudo das condies de equilbrio esttico dos fluidos.

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 5

Por Hidrodinmica, entende-se por Mecnica dos fluidos dinmicos (fluidos em movimento), ou seja, o estudo das condies de movimento esttico dos fluidos (teoria da vazo). Para que a compreenso destas leis seja melhor, devemos antes de mais considerar as grandezas fsicas envolvidas.

2.1 HIDROSTTICA
Lei de pascal A lei de pascal somente aplicada a lquidos incompressveis e diz que, a presso exercida num fluido se transmite integralmente a todos os pontos do lquido e s paredes do reservatrio.

A unidade de Presso no sistema internacional o Pascal ( Pa), mas devido ao facto de esta ser uma grandeza muito pequena, muito frequente utilizar-se outras unidades, nomeadamente o bar que embora no pertena a qualquer sistema, d uma percepo mais real do fenmeno. comum ainda aparecerem outras grandezas.

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 6

Sabia que: Quando mete ar nos pneus do seu automvel e lhe dizem para pr 30 frente e 28 atrs, lhe esto a falar em Psi. Repare aquando do enchimento dos pneus, que 28 Psi equivale a aproximadamente 2 bar (2Kg/cm2)

Vejamos a figura e analisemos o fenmeno:

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 7

Desta anlise podemos retirar que tambm em hidrulica o que se ganha em termos de fora perdese em deslocamento. Neste exemplo podemos pois verificar que se a rea B for o dobro da rea A, a fora em A ser metade da fora em B, assim como o deslocamento em B tambm metade do deslocamento em A. Um exemplo prtico deste fenmeno o macaco hidrulico dos mecnicos de automveis. De facto o mecnico faz pouca fora manual, para elevar a viatura, mas no entanto por cada deslocamento do seu brao, o carro eleva-se muito pouco...

2.2 HIDRODINMICA

Para se determinar o caudal que passa numa determinada tubagem, basta definir a rea do tubo e um determinado espao.

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 8

2.3 EXEMPLO DE CLCULO 1


Pretende-se saber as caractersticas da bomba hidrulica, que se deve colocar no circuito, por forma a satisfazer as seguintes necessidades: Velocidade sada do mbolo = 5 cm/s; Fora necessria 5 ton.; Accionamento com motor elctrico cujo n = 1500 rpm DADOS D = V1 = n = F = Dimetro do mbolo Velocidade de descida Rotaes do motor Fora a aplicar D V1 n F = 80 mm = 8 cm = 5 cm / s = 1500 rot / min = 5000 Kg

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 9

Conclui-se que a Bomba deve: Fornecer um caudal de 5,08 L/min; Ter uma potncia de 3,33 cv; Ter uma cilindrada de 10,05 cm3 / rot.

2.4 EXEMPLO DE CLCULO 2


Para um determinado mecanismo, dispe-se de um cilindro hidrulico, cujo mbolo tem um dimetro de 100 mm, desenvolve uma fora de 50 toneladas, e accionado por uma bomba de cilindrada 20 cm3 s 1500 rpm. Determine a presso do sistema, a potncia instalada e a velocidade de descida do cilindro. DADOS D C n F = = = = Dimetro do mbolo Cilindrada da Bomba Rotaes do motor Fora a aplicar D = 100 mm = 10 cm C = 20 cm3 / rot n = 1500 rot / min F = 5000 Kg

HIDRULICA
NCLEO DE ERMESINDE
Page 10

Com este cilindro e esta bomba o sistema desenvolve: Uma presso de 637 bar; O cilindro tem uma velocidade de descida de 6 cm/s; Uma potncia de 42,44 cv.

Vous aimerez peut-être aussi