Vous êtes sur la page 1sur 9

FACULDADE EDUCACIONAL ANHANGUERA TECNOLOGIA EM GESTO FINANCEIRA ATIVIDADE PRTICA SUPERVISIONADA

ATPS - tica e Relaes Humanas no Trabalho

LARISSA FIDELIS BRUNO RA6948470316 FABIANA MELO DA SILVA RA6942009138 NATLIA ELOISA DA SILVA RA6505240348 SULLIANY PALLUCE RA6580314232 ISABELA GOMES RA4200066671 MARIANA SANTOS RA6944436627

Prof. Tutora EAD Monique M. Metzner de Lima.

PIRACICABA/SP 2013

SUMRIO

Introduo tica e administrao A tica no filme Amor sem escalas Sinopse do filme Anlise das situaes que envolve tica Consideraes Finais Referncias Bibliogrficas OBS: ao final do pontilhado, vocs devem incluir o nmero da pgina que corresponde ao incio do assunto, ok?

INTRODUO
A tica surge a partir da necessidade de formar a conduta das pessoas de uma sociedade, com o objetivo de aprovao ou reprovao da prtica da Moral e seus valores, a fim de alcanar a pretenso da perfeio humana. Hoje a tica est em evidncia, porque os valores morais esto desaparecendo e os valores utilitrios esto sobressaindo nas pessoas e nas organizaes. A ascenso no meio social e nas organizaes se faz pelo que se possui e no pelo o que se , o ter pelo ser. A tica tem como funo crucial a investigao e explicao das mudanas nas pessoas e sociedades a fim de entender o passado e poder estipular o comportamento ideal, tambm tem a funo de auxiliar na separao entre o certo e o errado. Alm disso, relacionase com a questo das diferenas de classes e preocupa-se com o papel que as organizaes desempenham diante da sociedade. a partir dos cdigos de tica que se orienta o comportamento ideal, pois o mesmo se preocupa com o cumprimento de valores de acordo com a sociedade vigente, procurando manter a devida conduta a ser seguida por indivduos, grupos, organizaes, enfim, pela sociedade em geral. A tica tem se colocado como um eixo fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade, dentro de parmetros voltados para o dever de agir de acordo com o bem comum entre os homens, e em concordncia com os valores morais que prezam pela ao virtuosa preocupada com o bem entre os diferentes. Mesmo sabendo que a reflexo tica se apropria dos valores morais considerados bons, no sentido de uma cincia do comportamento moral do homem em sociedade,admitimos que a dificuldade de se pensar a tica no mundo dos negcios est no fato de que o mundo da administrao em organizaes econmicas e complexas,muitas vezes exige posturas do administrador que possam dar conta de enfrentar os desafios colocados por uma ao pautada na tica convencional, e de uma ao pautada nas exigncias do mundo dos negcios, ou uma tica dos negcios.

TICA E ADMINISTRAO
Vemos que, atualmente, a tica e todos os seus valores colocados antigamente, esto se desintegrando da essncia do povo brasileiro compondo a crise tica vivida neste momento. necessrio que toda a sociedade brasileira se conscientize do benefcio da tica, e do crescimento que a tica concede, aplicando esta em todas as ordens da vida humana. Segui com tica pode transformar as pessoas, seus propsitos, e as relaes sociais. A sociedade e suas vrias ordens tm suas parcelas de importncia e seus papis primordiais como transformadoras das percepes e do comportamento humano. O respeito aos valores culturais, morais, cvicos e humanos, onde no cresa o oportunismo, em detrimento da integridade. Temos que mudar nossa conduta, optar por decises e atitudes ticas para que possamos ter um Brasil melhor. Segundo JORDO, Snia, ser e manter-se um profissional tico no fcil de administrar, principalmente para brasileiros que foram criados querendo tirar vantagem sempre.Aprendemos fazer o que certo,se deixa a tica de lado as escondidas e passam a liderar a ideia de que no h problemas de se obter vantagens.O que mais tem so corruptos , e seus delitos so apoiados e at aplaudidos por alguns.Agir com tica uma deciso pessoal. Devemos nos atentar as normas de condutas e valores para que tenhamos sucesso garantido. Entretanto, para se realizar uma administrao renovada, onde a valorizao do ser humano elemento central, necessrio viabilizar uma empresa tica (PATRUS-PENA; CASTRO, 2010) a qual implica num questionamento de numerosos pressupostos, ideias, princpios e, sobretudo, atitudes, que fundaram a tradio gerencial. Entende-se por empresa tica aquela que busca o lucro, mas no a todo custo, que economicamente vivel, mas no exclusivamente, pois tambm leva em considerao o social e o meio ambiente em suas atividades, com o foco no longo prazo. Torna-se premente o entendimento de que a empresa tica possui o ser humano como valor fundamental, reconhecendo nele suas capacidades intelectual e emocional. Entretanto, no raro ouvir caso de profissionais antiticos que abrem mo da tica para salvar empresas e at para beneficiarem a si prprios. Deixam-se levar por comodidades, facilidades, egosmo e esquece-se de seus juramentos, da tica Profissional. Em todos os ramos profissionais, necessrio assumir o papel da tica, ou seja, no s aparentar, falar a respeito, mas assumi-la como caracterstica.
4

Um profissional tico sabe colocar o respeito e a educao como prioridades, no esquecendo de cumprir o Cdigo de tica da sociedade e/ou organizao a que pertence, ou seja, no esquecendo seus valores, conforme nos diz Jacomino (2000, p. 30): Ser tico nada mais do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros [...] Ser tico , tambm, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Ainda no dizer de Jacomino (2000), alguns tpicos fundamentais podem ser citados para que um profissional se mantenha tico. Destacam-se: a) honestidade constante atravs dela que se consegue credibilidade; b) coragem para decidir manter-se firme nas decises, ainda que no agrade a todos; c) tolerncia e flexibilidade saber ouvir, para analisar melhor os fatos e tomar a melhor deciso; d) integridade no esquecer os valores; e) humildade ponto crucial para o trabalho em equipe e conquista dos pontos citados acima. Segundo esses mandamentos, conseguir-se- a permanncia das organizaes no mercado, conquistando cada vez mais a confiana dos clientes e fornecedores e um melhor inter-relacionamento com colaboradores e scios. Consoante o que diz Dubrin (2001) existem cinco fatores principais que originam o descumprimento da tica: a) ambio e egocentrismo verificados quando um administrador pensa apenas na sua ascenso financeira e hierrquica; b) tolerncia da empresa a mesma aceita sem altercar as decises do administrador ainda que antiticas; c) comportamento imoral o administrador toma a deciso pensando apenas em si prprio, sem pensar no bem-estar da organizao e da sociedade, julgando existir coisas mais importantes do que se preocupar com terceiros; d) roubo do tempo os colaboradores utilizam indevidamente dos benefcios que a empresa lhes concede. Uma dessas maneiras so os chamados bicos, atividade de fora da empresa feitos dentro da mesma, utilizando, alm dos recursos da empresa, o tempo acordado de trabalho na mesma. Outro caso o intervalo utilizado de forma abusiva, ou seja, ultrapassam o tempo estipulado do mesmo, atrapalhando assim o alcance de metas; e) as gratificaes em prol da omisso mediante a tomada de uma deciso antitica e a cincia desta por terceiros, o autor, numa tentativa de omisso, procura conceder prmios, ascenso de cargos ou presentinhos para conseguir o silncio do ciente tornando-o um cmplice de tal ato.

TICA PROFISSIONAL SINPSE DO FILME AMOR SEM ESCALA: O filme relata o trabalho de um executivo, onde o mesmo tem a funo de demitir pessoas pelo pas. Como o seu pas est passando por uma grande crise econmica, a demanda de demisso fica freqente, onde sua vida resumida em viagens a trabalho. Por estar sempre viajando, Ryan no tem uma vida social e nem convvio com seus familiares, sempre demonstrando ser uma pessoa solitria em funo de seu trabalho. Por ser uma pessoa com muita competncia e inteligncia emocional, considerado um dos melhores funcionrios da empresa em que atua, sempre com seu mtodo de demitir, em que consegue dar perspectiva a vida, dizendo sempre que uma demisso um novo comeo para a vida, um momento de fazer tudo que deixamos para traz. No filme tambm notamos, o quanto uma mudana no ambiente de trabalho pode afetar a vida dos funcionrios, um exemplo explicito, quando a jovem Natalie apresenta seu novo mtodo de trabalho em fazer demisses, ou seja, demitir por vdeo conferncia, onde a empresa adotou o projeto rapidamente, pois assim cortaria totalmente as despesas da empresa com viagens e hotis. Com este novo projeto, Ryan via como uma ameaa a carreira que ele mesmo construiu, pois assim no iria mais ter que viajar, e acabaria com o nico planejamento futuro, (chegar a 1 milho de Milhas). Perante estas situaes que o filme nos traz, podemos ver como a comunicao importante dentro das empresas, e em qualquer momento, principalmente na demisso, que se requer muito cuidado, tambm podemos notar como as pessoas se sentem humilhadas e desrespeitadas sendo demitidas por atrs de uma tela de computador, sentem-se como se nunca tivessem sido teis, at mesmo tendo reaes inesperadas. O filme especifica que uma mudana na organizao mal planejada conseqentemente apresentar falhas, e um grande impacto na vida das pessoas envolvidas, portanto no temos que nos basear apenas em lucros, mas sim em questes emocionais de cada um, para irmos rumo ao sucesso, sem precisar voltar aos mtodos anteriores.

Anlise das situaes que envolvem tica


De acordo com o filme foi observada algumas cenas que revelam como o trabalho afeta a sade metal de um indivduo, a falar sobre o prprio Ryan que vivia sua vida em funo do trabalho sem se preocupar em se estabelecer em qualquer lugar, ficar prximo sua famlia, muito menos casar ou ter filhos, para ele era a vida que ele queria, mas ao conviver com outras pessoas, principalmente a Alex a qual ele comeou a se envolver e nutrir um sentimento verdadeiro, quando descobriu que ela era casada e tinha famlia e que ele era apenas um parntese na vida dela, ele se deu conta de como ele era sozinho e mesmo quando ele conseguiu alcanar os dez milhes de milhas to almejadas ele j no se sentia mais feliz por isso. Esta cena mostra que mesmo o indivduo acreditando que feliz com o seu trabalho, isto no suficiente para ficar em estado de bem estar fsico e mental, pois as pessoas precisam se relacionar com outras e conviver em grupo para que numa situao como esta, o indivduo no fique com sentimento de isolamento o qual propicia a depresso e baixo estima, que hoje um fator contrrio sade metal. Outra situao encontrada no filme quando Natalie ao participar das demisses e visualizar as diferentes atitudes das pessoas ao ouvir que estavam demitidas, ela se sentia um carrasco e ficava espantada como Ryan conseguia fazer isso o tempo todo sem se abalar emocionalmente. Natalie j no se sentia to motivada quela funo como logo quando chegou, pois pde presenciar o sofrimento das pessoas que no sabiam o que esperar da vida com aquela demisso. Quando uma funcionria disse que ia se suicidar se jogando da ponte, ela ficou desorientada por ter que propiciar momentos de desespero s pessoas, mas Ryan a convenceu de que aquelas histrias que as pessoas falavam no eram verdadeiras, eram apenas um drama de momento que logo passava. Depois de um tempo quando Natalie descobriu que a mulher realmente se suicidou, ela pediu demisso do trabalho. Esta situao mostra que Natalie estava passando por momentos de stress e sofrimento psquico na vida profissional em ter que se submeter aquele emprego que na verdade no era o que ela queria fazer. Tem um momento no filme que mostra que o melhor remdio para manter e assegurar a sade mental de um funcionrio a motivao, como por exemplo, a cena que quando o funcionrio recebe a notcia que estava demitido, ele fica preocupado e desolado, sem perspectiva de vida por depender daquele emprego pra sua sobrevivncia e de sua famlia e saber que num momento de crise no seria fcil encontrar outro emprego, e nem saberia o que
7

dizer aos seus filhos. Mas, Ryan tem um discurso bastante motivacional, influenciando aquele homem a seguir sua carreira de cozinheiro, que essa situao para ele era uma oportunidade de seguir seu sonho. Para Ryan pode no ter significado nada, fazendo parte apenas do seu script de demisso, mas para aquele homem foi muito essencial ouvir aquelas palavras, fazendo com que ele sasse de cabea erguida, motivado a fazer o que ele sempre quis que era ser cozinheiro.

CONSIDERAES FINAIS Bom aps assistir o filme me fez chega concluso de que s vezes damos uma importncia demasiada ao trabalho, mas venho tentando entender por meios de estudos que a certa preocupao fora do campo empresarial, que os seres humanos tm seus anseios lgicos que muito deixam isso de lado em busca de uma carreira ou de uma vida financeira melhor, mas sabemos que sempre temos que buscar uma melhoria, mas de uma forma equilibrada, s que o mundo empresarial e dinmico e temos que sempre estar adaptvel a tais mudanas. Mesmo sabendo que a deciso de demitir iria acarretar na mudana brusca do estilo de vida dele e no sonho de atingir as milhas desejadas, ele teria que treinar a garota. Mas a lio e que tudo em demasia causa danos e que o mundo gira e precisamos ser dinmicos e aceitar o diferente e as diferenas mesmo que afetem diretamente ao nos mesmos, e sabendo que somos seres humanos movidos de sentimentos que esto alm de qualquer condio financeira ou de um status.

Retrata as concluses sobre as diversas etapas do trabalho. Pode fazer referncia a algumas dificuldades ou facilidades no tratamento do tema.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS As referncias dos documentos consultados para a elaborao do Projeto um item obrigatrio. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informao consultada no levantamento de literatura. Site para consulta das normas da ABNT para as referncias bibliogrficas: http://www.anhanguera.com/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/Arquivos/17_refer encia.htm ARISTTELES. tica a Nicmaco. Pietro Nassetti (trad.). Martin Claret, SP, 2007. PATRUS-PENA, Roberto, CASTRO, Paula Pessoa de. tica nos negcios: condies, desafios e riscos. So Paulo: Atlas, 2010 http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/resumo-do-codigo-deetica-do-administrador-a-etica-nas-organizacoes/47901 http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_sobre_reflexoes:_da_e tica_aristotelica_para_a_etica_na_sociedade_brasileira_atual http://www.eticaempresarial.com.br/> http://www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/File/Eticaenegocios/codetica_a dm.pdf Filme AMOR sem Escalas (Up in the Air). Direo: Jason Reitman. Intrpretes: George Clooney a Anna Kendrick. 2009

Vous aimerez peut-être aussi