Vous êtes sur la page 1sur 7

REFLEXES SOBRE A PENA DE MORTE Valdemar W.Setzer www.ime.usp.br/~vwsetzer 24/4/07 1.

Introduo Devido comoo provocada pelo brbaro assassinato do menino Joo Hlio no Rio de Janeiro, quando foi arrastado pelo cinto de segurana por assaltantes jovens que haviam roubado o carro de seus pais (ver meu artigo "Violncia o que fazer?", onde aponto para solues para o problema da violncia distintas das normalmente aventadas), muitas pessoas, inclusive acadmicos, manifestaram-se a favor da reintroduo da pena de morte no Brasil. Neste artigo, abordo as razes em geral levantadas a favor da pena de morte, e apresento dois grupos de razes contra a mesma: as triviais e as profundas. Nestas ltimas o leitor encontrar minhas principais razes para ser contra a pena de morte. 2. Razes a favor da pena de morte Os principais argumentos a favor da pena de morte so os seguintes (no vou coment-los pois so bvios). F1. A pena de morte inibe os criminosos. F2. Eliminam-se indivduos indesejveis sociedade. F3. Diminuem-se os custos com carceragem. 3. Razes triviais contra a pena de morte C1. A pena de morte no tem efeito inibidor. Aparentemente, esse o caso em pases em que ela existe. No entanto, no caso dos assassinos de Joo Hlio, sua inteno no era matar. Como escrevi no artigo citado acima, provavelmente eles saram dirigindo o carro roubado em desabalada carreira, perdendo a capacidade de pensarem conscientemente no que estavam fazendo; possvel que estivessem reagindo como em jogos eletrnicos violentos, nos quais o jogador tem que reagir automaticamente, instintivamente, pois se pensar nas situaes do jogo perde pontos ou "morto" pelos "inimigos". Obviamente, a pena de morte s poderia inibir provveis assassinos em casos de assassinatos premeditados. C2. H possibilidades de inocentes serem condenados morte. Um exemplo clssico dessa razo so os vrios casos de condenaes injustas que ocorreram nos EUA, tendo-se verificado a inocncia do condenado depois que este foi executado.

C3. A pena de morte vai contra a cultura ocidental. De fato, desenvolveu-se na cultura ocidental um sentimento muito forte de respeito pela liberdade, pela dignidade e pela vida humanas. A pena de morte parece ser um retrocesso a tempos passados. Qualquer retrocesso a tempos j passados leva a uma degenerao, pois o ser humano e a cultura no so mais os mesmos. C4. O assassino tem que ser punido, isto , sofrer pelo que fez (pelo menos, com a perda da liberdade). Executando-se o assassino, ele no sofre mais. 4. Razes profundas contra a pena de morte Estou de acordo com as razes triviais expostas acima. No entanto, tenho algumas razes profundas para ser contra a pena de morte. C5. Imprevisibilidade do ser humano. impossvel prever qual ser o futuro de um ser humano. Existe um nmero enorme de casos em que, por exemplo, uma pessoa suplanta enormes dificuldades, que so aparentemente praticamente intransponveis. So casos de doenas incurveis, ou de dificuldades fsicas e psicolgicas, indicando que a pessoa jamais conseguiria, por exemplo, um sucesso na vida profissional ou social. So tambm casos de dificuldades financeiras, como por exemplo a necessidade de trabalhar precocemente, em lugar de estudar. No entanto, h pessoas que conseguem quase que milagrosamente ir contra todos os prognsticos negativos e realizar grandes feitos para a humanidade. Um caso concreto que logo vem mente foi o de Hellen Keller que, apesar de cega e surda e muda desde os 2 anos de idade, tornou-se um exemplo mundial de vontade de viver e de altrusmo (ver, por exemplo,http://en.wikipedia.org/wiki/Helen_Keller). Um outro foi o de Anne Frank, uma menina ainda sem expresso, que se tornou, apesar da restrio sua liberdade, um smbolo do sofrimento provocado pelo totalitarismo e desumanidade. Einstein no foi um estudante promissor, tendo sido reprovado inicialmente nos exames de ingresso universidade; de um simples funcionrio em um departamento de patentes, passou a um dos maiores gnios cientficos de todos os tempos. Finalmente, outro caso, mais afeto ao nosso tema, foi o de Henri Charrire, autor do famoso livro Pappillon que, condenado priso perptua e ao degredo, escreveu uma obra que se tornou um smbolo para a luta pela liberdade. Essa imprevisibilidade engloba qualquer ao humana. Portanto, no se pode garantir que o pior assassino no venha um dia a regenerar-se, passando a ser um cidado que possa novamente integrar-se sadiamente sociedade e, quem sabe, dar uma contribuio positiva nica para ela.

C6. No sabemos o que a vida humana. A imprevisibilidade abordada no item anterior conseqncia de um fato: no sabemos o que a vida, em particular a vida humana. Temos uma noo intuitiva do que vem a ser a vida, em particular a vida humana, mas de modo algum temos uma teoria cientfica que a explique (a esse respeito, veja-se meu artigo "Desmistificao da onda do DNA") e que nos faa compreend-la a ponto de podermos decidir se ela deve ser eliminada ou no. Rudolf Steiner (1861-1925, ver www.sab.org.br), em um de seus livros bsicos, coloca uma observao muito profunda: se um certo animal eliminado, a sua espcie no desaparece; todas as caractersticas da espcie perpetuam-se nos outros indivduos da mesma. No entanto, cada ser humano nico no universo pois tem caractersticas prprias que no ocorrem em nenhum outro. como se, principalmente do ponto de vista mental, cada ser humano fosse equivalente a toda uma espcie animal. Eliminar um ser humano como eliminar toda uma espcie. Essa individualidade faz com que se possa concluir: se matarmos uma pessoa, algo de nico desaparece no universo; que direito temos de decidir elimin-la, se no compreendemos profundamente o que significa sua vida e se est na hora de ela desaparecer? O conhecimento intuitivo de que, matando-se uma vaca, a espcie das vacas continua a mesma, talvez seja o motivo que leva certas pessoas a comerem carne de vaca. Por outro lado, o perigo do desaparecimento de uma espcie, como a de um certo tipo de baleia, faz com que certas pessoas reajam e lutem para que esse desaparecimento no ocorra. O reconhecimento de que cada indivduo humano como uma espcie animal deveria necessariamente levar atitude moral de que no se devem matar pessoas. Note-se que no so os animais que esto mudando o mundo, mas sim o ser humano infelizmente, de muitos pontos de vista, para pior. Reforando o que foi dito na razo C5, cada ser humano pode vir a ser um fator imprevisvel para uma mudana positiva no mundo independentemente do que ele tiver feito de negativo anteriormente. C7. A viso espiritualista da natureza humana. Existem duas vises de mundo mutuamente exclusivas (no sentido de que, se uma pessoa adotar uma, no pode adotar a outra) sobre o ser humano: as vises materialista e espiritualista. A viso materialista considera que qualquer coisa ou processo no universo, em particular o ser humano, um sistema puramente fsico, sujeito exclusivamente ao comportamento fsico da matria ou energia fsicas. Notese que errado considerar o ser humano como sendo uma mquina, pois todas as mquinas foram projetadas e construdas por seres humanos (eventualmente, com ajuda de outras mquinas), e nenhum ser humano foi projetado ou construdo (alguns

podem at ter sido bem planejados pelos pais, mas certamente no foram projetados e nem construdos...). Por isso usei a expresso de que o ser humano seria, na concepo materialista, um "sistema fsico" e no uma "mquina", como se costuma dizer modernamente (a antiga sabedoria impedia as pessoas de fazerem tal afirmao errnea a primeira manifestao escrita parece ser a J.O. de La Mttrie, que em 1748 publicou seu livro LHomme-machine). Por outro lado, uma viso espiritualista moderna do mundo admite, como hiptese de trabalho, que existem elementos no-fsicos em qualquer ser vivo (da ele ter vida), bem como processos no-fsicos no universo. Para que essa viso seja moderna, adequada ao ser humano atual, ela no deve ser baseada em crenas ou misticismo. Uma pessoa que tem crenas adota certos pontos de vista sem question-los, como os dogmas. Uma pessoa mstica a que admite a existncia de processos no-fsicos baseando-se em um sentimento de que eles existem. Ambos no procuram compreender esses processos ou observar objetivamente sua manifestao. No vou expor aqui as vrias razes para eu ter adotado uma viso espiritualista moderna; remeto o leitor interessado ao meu artigo "Por que sou espiritualista", onde exponho detalhadamente essas razes. Do ponto de vista materialista, a vida humana e o universo no podem fazer sentido; simplesmente existem, frutos do acaso na evoluo. Em particular, interessante notar como o neo-darwinismo, uma das manifestaes do materialismo e tambm um de seus pilares, baseado, por um lado, em mutaes genticas aleatrias, casuais, e por outro no determinismo da seleo natural. Ele considera que a evoluo no tem objetivo, simplesmente ocorre, o que tambm retira totalmente qualquer sentido para a vida, em especial a vida humana. Somente com uma viso de mundo espiritualista pode-se fazer a hiptese de que h um sentido para o universo e para a vida, e investig-lo. Um dos sentidos para a vida humana poderia ser o desenvolvimento da individualidade superior, distinta da individualidade do corpo, das memrias, dos sentimentos, etc., que estaria presente em cada ser humano (mas no nos animais e nas plantas). devido a ela que gmeos univitelinos, isto , com os mesmos genes, que foram criados juntos e estiveram nas mesmas classes, teriam interesses, ideais, profisso e vida em geral totalmente diferentes. O desenvolvimento dessa individualidade superior seria a razo para que ela esteja encarnada em um corpo fsico. Matar uma pessoa impedir esse desenvolvimento. bvio que a sociedade tem que se proteger de um indivduo que impede outros de se desenvolverem, por exemplo assassinando-os. Mas isso no significa que necessrio matar o assassino. Um confinamento desde que seja digno pode dar-lhe a oportunidade de reconhecer seu erro, arrepender-se e regenerar-se.

Isso nos leva a um ponto colateral fundamental: qual deveria ser a razo do confinamento de um criminoso? Se no me engano, isso est em nossas leis: o sistema prisional deve ter as finalidades de prover um confinamento, isto , isolar socialmente o criminoso para que se impea que a pessoa pratique outros atos criminosos enquanto ela tiver impulsos dessa natureza; deve servir de castigo, mostrando para o criminoso e o resto do mundo que vale mais a pena no cometer crimes; finalmente, deve ser correcional, isto , provocar uma mudana na pessoa a fim de que ela deixe de ser criminosa e possa ser til sociedade. Ora, condenando-se uma pessoa morte, deixa-se de dar um castigo que sirva de exemplo para a vida futura dessa pessoa (o exemplo s valeria para os outros), impede-se que ela se conscientize plenamente do mal que fez talvez um processo demorado , e no se tem o efeito correcional. Tem-se falado da diminuio da maioridade penal. O que se deveria discutir qual a melhor maneira de corrigir os desvios anti-sociais mostrados pelo menor, isto , qual a melhor pena a ser aplicada. Nesse sentido, sou contra penas fixas, para menores ou adultos. O confinamento deveria durar, em qualquer caso, tanto quanto levasse para que a pessoa reconhecesse seu erro e mudasse de comportamento, tornando-se um ser positivamente social. claro que no fcil avaliar essas caractersticas, pois so psicolgicas; mas isso poderia ser feito gradativamente, dando-se pessoa a chance de mostrar que se regenerou. Acima de tudo, preciso respeitar a dignidade humana mesmo do pior assassino (apesar de ele no ter respeitado suas vtimas...). A propsito, do ponto de vista materialista, no faz sentido falar-se em dignidade humana, pois da matria no pode advir dignidade. Por outro lado, animais e plantas no tm dignidade h algo de no-fsico no ser humano que no est presente nos outros dois, e que lhe confere caractersticas no existentes em plantas e animais: liberdade, auto-conscincia e individualidade superior. Sem liberdade, no se pode falar em dignidade ou em responsabilidade. No entanto, da matria no pode advir liberdade ver o meu artigo citado "Por que sou espiritualista" para sugestes de experincias pessoais que levam qualquer pessoa a admitir que pode ser livre em seu pensamento, o que deveria indicar-lhe que a hiptese espiritualista tem fundamento, bem como consideraes originais sobre como algo no-fsico pode atuar sobre a matria fsica. No h nenhuma chance de se mudar uma pessoa para melhor tratando-a indignamente. Nosso sistema prisional mostra isso claramente: as condies desumanas e indignas dos presos fazem com que as prises sejam verdadeiras escolas de crimes, e no escolas de cidadania. Em particular, elas deveriam prover trabalho, atividades sociais (de ajuda a outros) e artsticas, para que haja a reeducao necessria. Sem trabalho, sem a pessoa sentir-se socialmente til e necessria, no h vida digna. Por outro lado, atividades artsticas bem feitas sempre, absolutamente

sempre, elevam e dignificam o ser humano. Houve um exemplo disso justamente em um sistema correcional: na antiga FEBEM em So Paulo, o "Projeto Guri", uma iniciativa de se ensinar msica e formar orquestras de jovens deu resultados absolutamente extraordinrios no sentido da recuperao dos jovens envolvidos. Quem sabe muitas pessoas esto sendo a favor da pena de morte, sem perceberem que isso conseqncia inconsciente de seu conhecimento do resultado do nosso desumano sistema prisional, isto , de que o prisioneiro ser solto invariavelmente pior do que quando entrou na priso. Devemos corrigir a raiz do mal ou criar paliativos desumanos? Nesse sentido, claramente uma boa parte da raiz est em nossa misria social. Acabe-se com a misria social e a criminalidade certamente vai diminuir, e muito. Regulamente-se o uso de drogas, e estas deixaro de provocar o crime. Em nossos corruptos sistemas parlamentar, governamental, judicirio, e policial, sinto uma comicho de pensar que no h interesse financeiro em terminar com o problema das drogas, assim como no h interesse em diminuir o terrvel consumo de bebidas alcolicas, por exemplo eliminando ou mesmo restringindo a sua propaganda (principalmente pela TV, esse veculo de condicionamento de comportamento); tanto drogas psicotrpicas como bebidas alcolicas so causas preponderantes nos crimes e acidentes resultando em mortes. A questo da misria social leva a um problema complicado no Brasil. Se um preso tratado dignamente na priso, em muitos casos, seno na maioria deles, a vida prisional seria muito melhor da que a pessoa tinha antes do confinamento e mais segura! Isso mais um fator para a prioridade neste pas ser acabar urgentemente com a misria social. Mas isso passa por uma educao escolar decente. Faa-se uma experincia que eu fiz pontualmente: pergunte-se a tabuada para um aluno no fim do ensino fundamental ou no ensino mdio pblico; se o jovem souber a tabuada, pease-lhe para fazer uma diviso. O terrvel resultado, provavelmente semelhante ao que obtive com vrios jovens, mostrar a falncia de nosso sistema pblico de ensino (ver consideraes sobre isso em meu artigo "Consideraes sobre o projeto um laptop por criana"). 5. Resumo Sou contra a pena de morte, principalmente por ser espiritualista. Minha viso de mundo espiritualista faz-me adotar a hiptese de trabalho de que existe uma essncia no fsica, individual, em cada ser humano. A vida humana no um acaso, ela existe para que essa essncia desenvolva-se. Matar uma pessoa impedir esse desenvolvimento. No temos o conhecimento necessrio e suficiente dessa individualidade superior humana para concluir que uma pessoa deveria ser eliminada e deixar de se desenvolver.

Para proteger a sociedade, um criminoso deve ser confinado enquanto no mudar sua mentalidade e sua atitude. No entanto, deve-se dar a ele a chance de efetuar em si prprio essa mudana. Para isso, absolutamente necessrio que o preso seja tratado com dignidade. Porm, enquanto houver misria social e educacional, difcil falar em dignidade do preso e concretiz-la.

Vous aimerez peut-être aussi