Vous êtes sur la page 1sur 18

MIMESIS TRIPARTIDA, UMA LEITURA HERMENUTICA DE O ALMADA DE MACHADO DE ASSIS THREEFOLD MIMESIS, AN HERMENEUTIC APPROACH TO THE POEM O ALMADA,

OF MACHADO DE ASSIS Adna Candido de Paula*

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma leitura hermenutica do poema O Almada de Machado de Assis. Ser abordada nessa anlise a intertextualidade, explicitamente evocada pelo poeta na Advertncia que antecede o poema, com os poemas O Hissope de Antnio Diniz da Cruz e Silva e Le Lutrin de Nicolas Boileau. Outrossim, a anlise problematiza a relao entre o conceito de triple mimsis postulada por Paul Ricoeur e a representao sociocultural do poema. PALAVRAS-CHAVE: Poesia, Machado de Assis, Mimesis, Paul Ricoeur, Hermenutica. ABSTRACT: The article aims at presenting an hermeneutic approach to the poem O Almada, of Machado de Assis. It will be emphasised the intertextuality evoked by the author in the section antedating the poem, which discusses two poems: O Hissope (Antnio Diniz da Cruz e Silva) and Le Lutrin (Nicolas Boileau). The text also discusses the relationship between Paul Ricouers conception of triple mimsis and the socio-cultural representations of Assis poem. KEY WORDS: Poetry, Machado de Assis, Mimesis, Paul Ricoeur, Hermeneutics.

* Ps-doutoranda da Universidade Estadual de Campinas, bolsista da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo. Email: adnapaula@ yahoo.com.br.

MIMESIS TRIPARTIDA, UMA LEITURA HERMENUTICA DE O ALMADA DE MACHADO DE ASSIS

um perigo para o poeta assinalar-se fortemente nos domnios da prosa. Com essa frase, Manuel Bandeira inicia suas consideraes acerca do poeta Machado de Assis. Esse texto, que foi utilizado pela Editora Nova Aguilar como introduo s Poesias Completas de Machado de Assis, apresenta uma constatao que freqentemente aparece nas anlises sobre a poesia machadiana. De uma maneira geral, como observou o Professor Cludio Murilo Leal, os crticos consideram que, em poesia, Machado de Assis no se revelou to genial quanto na prosa, mas tanto ele, quanto o professor Mrio Chamie e outros tentam mostrar que o gnero potico machadiano no est distante dos demais gneros empreendidos pelo escritor: a crnica, o romance, o teatro, o conto e a crtica. Ao contrrio, possvel perceber, luz de uma leitura global da obra de Machado de Assis, que esses gneros dialogam entre si e que apresentam caractersticas comuns. provvel que essa intertextualidade interna da obra de Machado de Assis seja a responsvel por uma das caractersticas marcantes de sua poesia, a dimenso narrativa. A poesia narrativa, que tem origem clssica,


A conferncia A vocao narrativa da poesia de Machado de Assis foi proferida pelo Professor Cludio Murilo Leal, no dia 28 de novembro de 2000, no Ciclo de Conferncias Machado de Assis Cronista e Poeta organizado pela Academia Brasileira de Letras.

com a epopia e a tragdia, interessa ser investigada naquilo que oferece como elemento prprio o limite entre prosa e poesia, as contribuies mtuas e as especificidades que no so comutveis. Mas antes de tratar da poesia, especificamente, vale, a ttulo de informao, considerar alguns dados arrolados pelo professor Leal em sua pesquisa doutoral. Segundo ele, existem quarenta e dois ensaios, artigos e resenhas em jornais e revistas sobre a poesia de Machado, inditos em livro, na Biblioteca Nacional, no Gabinete Portugus de Leitura, na Casa de Rui Barbosa e na Academia Brasileira de Letras. No uma produo de grande vulto se considerarmos o que j foi produzido e o que ainda est sendo produzindo, levando em conta as dissertaes de mestrado e as teses de doutorado, a respeito da prosa machadiana, mas sem dvida um nmero relevante, indicativo da ateno que a poesia de Machado de Assis suscita e merece. Ainda segundo Leal, Machado de Assis publicou duzentos e setenta e oito poemas e quase vinte e um mil versos: Crislidas, publicado em 1864; Falenas, em 1870; Americanas, em 1875, e Ocidentais, que foi publicado com as Poesias completas, em 1891; alm de poemas esparsos publicados em revistas e jornais da poca. A leitura de Poesias completas nos permite perceber um gama de poemas cuja temtica romntica, ainda no influenciada pela escola realistanaturalista francesa. O idealismo romntico aparece nos poemas dos trs livros. Temos, por exemplo, o poema A Mosca Azul que uma releitura da flor azul de Novalis. estrutura dessas poesias se misturam a rigidez do parnasianismo e a sonoridade e mistrio do simbolismo. Machado de Assis no parece ter sido influenciado pela Gerao de 70 portuguesa, que apresentou em suas poesias a crtica social, alimentada pelo materialismo dialtico, e o cientificismo, proporcionado pelo advento das cincias naturais. Fato que os poetas homenageados em sua poesia so: Alfred de Musset, Shakespeare, Lamartine, Gonalves Crespo, entre outros. Misturados aos poemas temos algumas tradues, tais como: A Elvira de Lamartine, O Corvo de Edgar Allan Poe, To be or not to be de Shakespeare e Os Deuses da Grcia de Schiller. O presente artigo analisa o poema O Almada designado como: Poema Herico-Cmico em 8 cantos. Na verdade, trata-se de fragmentos do poema, visto que alguns cantos inteiros foram suprimidos, ao que tudo indica, por orientao do prprio poeta. O poema antecedido por uma Advertncia e pela anlise de alguns pontos dessa que iniciamos esse

110

Adna Candido de Paula

trabalho. A primeira frase desse texto introdutrio oferece-nos a seguinte informao: O assunto deste poema rigorosamente histrico. E assim resumido o fato:
Em 1659, era prelado o administrador do Rio de Janeiro o Dr. Manuel de Sousa Almada, presbtero do hbito de S. Pedro. Um tabelio, por nome Sebastio Ferreira Freire foi vtima de uma assuada, em certa noite, na ocasio em que se recolhia para casa. Queixando-se ao ouvidor-geral Pedro Mustre Portugal, abriu este devassa, vindo a saber-se que eram autores do delito alguns fmulos do prelado. O prelado, apenas teve notcia do procedimento do ouvidor, mandou intim-lo para que lhe fizesse entrega da devassa no prazo de trs dias, sob pena de excomunho. No obedecendo o ouvidor, foi excomungado na ocasio em que embarcava para a capitania do Esprito Santo. Pedro de Mustre suspendeu a viagem e foi Cmara apresentar um Protesto em nome do rei. Os vereadores comunicaram a notcias do caso ao governador de cidade, Tom Alvarenga; por ordem deste foram convocados alguns telogos, licenciados, o reitor do colgio, o dom Abade, o Prior dos Carmelitas, o guardio dos Franciscanos, e todos unanimente resolveram suspender a excomunho do ouvidor e remeter todo o processo ao rei. (ASSIS, 2006, p. 227)

A Advertncia tem uma funo muito peculiar literatura moderna, a da metalinguagem, ou metaliteratura, cujo paradigma A filosofia da composio de Edgar Allan Poe. Machado de Assis apresenta nessa advertncia os elementos e as escolhas estruturais que fez na composio do poema O Almada. Para alm do fato histrico, acima reproduzido, o poeta procura categorizar sua produo dentro do gnero pardia, respeitando a designao dada s obras parodiadas - O Hissope, poema heri-cmico de Antonio Diniz da Cruz e silva e Le Lutrin, pome hroco-comique de Nicolas Boileau-Despraux. Enfim, trata-se de uma pardia heri-cmico. Cabe a essa anlise perceber cada uma das designaes que compem o gnero de O Almada e, para tanto, necessrio empreender um processo investigativo. Em que medida o poema uma pardia? Quais caractersticas do gnero herico, pico ou trgico, o texto comporta? Qual a dimenso da comicidade presente no texto? A melhor forma de investigar o alcance da pardia no poema de Machado de Assis perceber a extenso da intertextualidade entre esse e as duas outras obras. Considerando o ano de publicao dessas, devemos iniciar a anlise com Le Lutrin.

Mimesis tripartida, uma leitura hermenutica de O almada de Machado de Assis

111

O poema foi publicado em 1674 com apenas os quatro primeiros cantos; os dois ltimos foram publicados em 1683. A primeira caracterstica e a mais marcante do gnero herico, ou pico, a estruturao do poema na trs partes caractersticas das epopias clssicas: Proposio, Invocao e Narrao. Assim se apresenta a proposio de Boileau:
Je chante les combats, et ce prlat terrible Qui par ses longs travaux et sa force invincible, Dans une illustre glise exerant son grand coeur, Fit placer la fin un lutrin dans le choeur. Cest en vain que le chantre, abusant dun faux titre, Deux fois len fit ter par les mains du chapitre: Ce prlat, sur le banc de son rival altier Deux fois le reportant, len couvrit tout entier. (BOILEAU, Canto I)

O poeta portugus, Antonio Diniz, publica seu poema em 1817 e igualmente faz uso de Proposio: Eu canto o BISPO, e a espantosa guerra,/ Que o HISSOPE excitou na Igreja dElvas. Machado de Assis faz uma inverso, apresenta na primeira parte do primeiro canto, tanto a Invocao quanto a Proposio, sendo que essa ltima vem em segundo plano: A magna causa e a temerosa guerra/ Que viu desatinado um povo inteiro,/ Homens do foro, almotacs, Senado,/ Oficiais do exrcito e do fisco,/ Provinciais, abades e priores,/ E quantos mais, a uma defendiam/ O povo, a Igreja e a rgia autoridade. As trs obras apresentam a segunda parte da epopia clssica a Invocao. Nesse ponto, podemos perceber que h uma reao em cadeia presente na intertextualidade dessas obras. A Invocao de Boileau, por ser a primeira obra dessa trade, no reporta a nenhuma outra: Muse redis-mois donc quelle ardeur de vengeance/ De ces hommes sacrs rompit lintelligence,/ Et troubla si longtemps deux clbres rivaux. Antonio Diniz, na seqncia, faz sua Invocao assumindo a filiao de sua obra de Boileau:
Musa, Tu, que nas margens aprazveis, Que o Sena borda de rvores viosas, Do famoso Boileau a frtil mente Inflamaste benigna, Tu me inflama; Tu me lembra o motivo; Tu, as causas,

112

Adna Candido de Paula

Por que a tanto furor, a tanta raiva Chegaram o Prelado, e o seu Cabido. (CRUZ E SILVA, Canto I)

Machado de Assis, em sua Invocao, fecha o ciclo da intertextualidade reafirmando a filiao que j anunciou na Advertncia. Para tanto, alm de citar Boileau, utiliza-se do pseudnimo de Antonio Diniz Elpino Nonacriense:
MUSA, CELEBRA a clera do Almada Que a fluminense igreja encheu de assombro. E se ao douto Boileau, se ao grave Elpino Os cantos inspirastes, e lhes teceste Com dceis mos as imortais capelas, Perdoa se me atrevo de afront-la Esta empresa tamanha. [...] (ASSIS, Canto I)

Aps a Invocao, segue a Narrao para todos. Interessante observar que Antonio Diniz, compatrcio do maior poeta pico portugus, no seguiu seus passos incluindo uma Dedicatria estrutura interna do poema. O espao geogrfico que serve como pano de fundo diverso nos trs poemas, apesar de O Hissope e Le Lutrin terem sido publicados em Paris. A histria de Boileau se passa na Frana, na cidade de Paris. J o poema de Antonio Diniz tem como palco uma cidade portuguesa Elvas. A descrio feita por Machado de Assis do local onde se deu a contenda que narra cria uma bela imagem romntica de um Brasil colonizado:
Deixa que o vu dos sculos rompendo A minha voz ressurja a infncia tua. Viveremos um dia aquele tempo De original rudez, quando a primeira Cor que se te mudou do muito afago De mos estranhas e de alheias tintas, A tosca, ingnua fronte te adornava, No de jias pesadas, mas viosa De folhagens agrestes. Quo mudada Minha volvel terra! Que da infncia Te poliu a rudez pura e singela? (ASSIS, Canto I)

Mimesis tripartida, uma leitura hermenutica de O almada de Machado de Assis

113

As trs obras, como vimos, tem por mote uma disputa que envolve membros da igreja. A diferena que nos dois primeiros casos O Hissope e Le Lutrin a disputa se d entre membros da prpria igreja, o que no se reproduz no poema de Machado de Assis. Em Le Lutrin, o combate se d entre o Prlat [prelado] e o Chantre [chefe do coro] e o que alimenta a contenda a inveja e o orgulho que o primeiro sente em relao ao sucesso do segundo e, de acordo com o Prlat, inadmissvel a intromisso do Chantre em atividades que lhe competem. J em O Hissope, a discrdia se d entre o Deo e o gordo bispo, seu superior, e trata-se de um caso de insubordinao por parte do primeiro que o ego do segundo no pde admitir. O que fomenta essas disputas representa mais uma caracterstica do gnero herico a interveno de divindades que, sorrateiramente, alimentam o nimo dos contendores. Assim como Vnus e Baco, em disputa, interferiam no destino dos portugueses em Os lusadas, em O Hissope a divindade Senhoria tenta impedir o cumprimento da ordem do Gnio tutelar das Bagatelas, que representado com as mesmas caractersticas de Zeus, o deus supremo do Olimpo. O Gnio decide, em assembleia com as demais divindades, premiar o gordo bispo, por conta de sua ateno para com as bagatelas, as coisas ridculas e fteis, fazendo com que o Deo lhe v porta esperar com o hissope. A Senhoria, que constantemente honrada na casa do Deo, no favorvel deciso do Gnio das bagatelas e confessa sua opinio no que rechaada pela Excelncia, outra divindade. Esse agravo empreendido pela Excelncia suficiente para provocar a ira da Senhoria, que fomentar a recusa do Deo em cumprir as ordens do gordo Bispo. No caso de Le Lutrin, a divindade Discorde quem alimenta no Prlat o cimes do Chantre, despertando nesse o desejo de vingana. Seguindo os conselhos da Discorde, recebidos durante o sono, o Prlat ordena seus subordinados a atentarem contra o Chantre. Por um instante, outras foras divinais la Mollesse e la Nuit quase frustram o intento do Prlat, mas a Discorde restabelece as foras e intenes de seus cmplices:
Songez quel dshonneur va souiller votre gloire, Quand le chantre demain entendra sa victoire. Vous verrez tous les jours le chanoine insolent, Au seul mot de hibou, vous sourire en parlant. Votre me, ce penser, de colre murmure : Allez donc de ce pas en prvenir linjure ;

114

Adna Candido de Paula

Mritez les lauriers qui vous sont rservs, Et ressouvenez-vous quel prlat vous servez. (BOILEAU, Canto III)

No foi a primeira vez que o Prlat agiu contra o Chantre, le prlat trop jaloux lui rogna de trois doigts. No poema de Machado de Assis, as divindades tambm agem, e, ali, a Discrdia, presente tanto em O Hissope quanto em Le Lutrin, recebe a denominao de Ira: Porm a Ira, a quem blasfmias prazem,/ A tempo chega e lhe desata a lngua. Nos trs poemas temos um desfile de divindades que tomam a forma humana, ou caractersticas humanas como uma fala mansa, a fim de sugestionar e manipular as personagens, sobretudo aquelas envolvidas diretamente nas contendas. So as divindades que controlam o destino dos humanos. Por exemplo, a guerra interna da igreja, em Le Lutrin, s teve lugar porque as boas divindades estavam de frias, e so elas que, no regresso rpido, restabelecem a ordem e a paz:
Tandis que tout conspire la guerre sacre, La Pit sincre, aux Alpes retire, Du fond de son dsert entend les tristes cris, De ses sujets cachs dans les murs de Paris. Elle quitte linstant sa retraite divine La Foi, dun pas certain, devant elle chemine ; LEsprance au front gai lappuie et la conduit ; Et, la bourse la main, la Charit la suit. (BOILEAU, Canto VI)

Dois mundos se configuram e exercem influncias mtuas, essa , sem dvida, a caracterstica mais marcante do gnero herico a que os trs poetas se reportam ao classificar seus poemas. Considerando que a mais antiga das trs obras foi publicada no sculo XVII, um sculo depois da publicao de Os lusadas, que o pico emblemtico na representao renascentista da mistura entre a cultura greco-latina e os elementos do cristianismo, outra caracterstica pica presente nesses poemas exatamente a da imbricao dessas duas vertentes culturais. Nessas obras, as divindades no recebem nomes de deuses gregos, mas agem da mesma forma e com o mesmo poder de deciso sobre os humanos. Os nomes dados a essas divindades so nomes de virtudes teologais (F, Esperana, Piedade), e de pecados capitais (Gula, Preguia, Ira). Vale ressaltar que na obra de Machado de Assis

Mimesis tripartida, uma leitura hermenutica de O almada de Machado de Assis

115

no existe a dicotomia bem/mal, todas as divindades so do grupo dos sete pecados capitais. Quanto comicidade, alguns trechos so dignos de nota, para alm da caracterizao fsico-psicolgica das personagens, sobre a qual falaremos adiante. Por exemplo, em Le Lutrin, a guerra de livros que acontece na livraria entre, de um lado, o Prlat e seus comparsas e, de outro, o Chantre e os seus: Les volumes, sans choix la tte jets,/ Sur le perron poudreux volent de tous cts:/ L, prs dun Guarini, Trence tombe terre;/ L, Xnophon dans lair heurte contre un la Serre,/ Oh! que dcrits obscurs, de livres ignors,/ Furent en ce grand jour de la poudre tirs! uma stira explcita desvalorizao da cultura, da literatura mais especificamente. Livros relevantes, que mantm a poeira acumulada sobre eles ao longo dos anos em que no foram manuseados, e muito menos lidos, servem de arma em uma guerra mesquinha de egos feridos. Outro episdio cmico que se destaca , segundo Machado de Assis, parodiado por Antonio Diniz do canto XIX da Ilada, cena em que o cavalo de Aquiles Xanto inspirado pela deusa Hera, anuncia sua morte. Em O Hissope o episdio do vaticnio do galo assado, que se levanta do prato e ameaa o Deo:
O velho Galo, que num prato estava, Entre franges e pombos, lardeado, Em p se levantou, e as nuas asas Trs vezes sacudindo, estas palavras, Em voz articulou triste, mas clara: Em vo, cruel Deo, em vo celebras Com nosso sangue o prspero sucesso, Que a futura vitria te promete; Que por fim ceders a teu contrrio. (CRUZ E SILVA, Canto VII)

No poema de Machado de Assis, como ele prprio anunciou na Advertncia, a comicidade garantida no contraste da causa com os efeitos, to graves, to solenes, to fora de proporo. Alm desses exageros intencionais, para garantir o risvel caracterstico da pardia, outra forma encontrada por Machado de Assis foi a construo de uma comdia de costumes sa manire, e nessa caracterizao de sujeitos sociais se encontra a crtica a comportamentos e aes. Vejamos somente mais um elemento de intertextualidade parodiado pelos escritores desses trs poemas, antes de

116

Adna Candido de Paula

analisar especificamente O Almada. Machado de Assis confessa ter imitado, no canto IV, o episdio de Heitor e Andrmaca, na Ilada. Segundo ele, os outros dois poetas imitaram, da Eneida, o episdio de Dido e Enias, mas os trs so anlogos ao parodiar a relao amor-dever. A resignao diante do dever a cumprir, sofrendo com a perda da prpria vida e tambm do amor tema herico, tanto nas epopias quanto nas tragdias clssicas, mas nesses trs poemas a pardia torna ridcula tal resignao diante do mesquinho dever. Em Le Lutrin, a cena parodiada protagonizada pelo fameux perruquier e sua esposa Anne, la perruquire. Anne implora ao marido que no cumpra a misso do Prlat contra o Chantre, mas o perruquier, usando o discurso do dever a cumprir, lembra-lhe a que foras serve: Que te dirai-je enfin? Cest le ciel qui mappelle,/ Une glise, un prlat mengage en sa querelle,/ Il faut partir: jy cours. Dissipe tes douleurs,/ Et ne me trouble plus par ces indignes pleurs. Em O Hissope, o dilogo e apelo amoroso tambm se d entre um casal lcito. A esposa de Gonalves, o escrivo atrevido que no demonstra medo diante do poder do gordo Bispo, aceita a misso do Deo e vai entregar a apelao. Seu discurso de consolo esposa, diferente do perruquier, se aproxima mais do discurso dos textos hericos, onde o valor da misso est acima do medo da represlia. Contudo, o escrivo no se sente cumprindo seu fado, como ocorria com os heris clssicos, mas defende sua misso pela fora do trabalho, uma concepo moderna de dever que nada tem a ver com valores ticos ou morais:
Enxuga o belo pranto, oh bela Esposa, Que sem causa derramas, pois com ele O forte corao me despedaas. Eu no vou combater algum Gigante, Nem tenho o Tamorlo por inimigo; Vou fazer meu ofcio, e bem conheo A quanto me abalano, e me aventuro. Mas que dir o Mundo, se vir hoje, Que eu fujo dos trabalhos com o corpo? De mais, que deste excesso, a que me arrojo, Tu a causa s s; pois doutra sorte Mal poderei, Meu rico Bem, compra-te A Saia, a Capa, a Fita, o Leque, o Pente. Os anos esto caros, e eu no devo

Mimesis tripartida, uma leitura hermenutica de O almada de Machado de Assis

117

Um gancho desprezar, que raras vezes A Ventura depara, e nos oferece. (CRUZ E SILVA, Canto VI)

Em O Almada, o discurso de Brgida, mescla robusta de frico sangue e sangue dalva Europa, se aproxima em muito do discurso de Andrmaca, que em vo tenta dissuadir Heitor de sua misso. A pardia, nesse caso, est no fato de Cardoso, o mensageiro do Almada que entrega a intimao com a ameaa de excomunho ao Mustre, ser padre. O prprio Machado de Assis pergunta em nota se era necessrio explicar que padrinho era um eufemismo: A idia de perder-vos me acobarda./ Que ser desta msera criana,/ Se o padrinho lhe falta, e sem conforto,/ Nem amparo, nem mo experiente/ Houver de caminhar do bero campa? Como foi mencionado acima, a comicidade est presente na descrio do comportamento de indivduos da sociedade brasileira do sculo XIX. Ao final de sua Advertncia, Machado de Assis desculpa-se com a igreja afirmando no ter tido a inteno de faltar com o respeito devido ao clero e s coisas da religio. Justifica-se dizendo que, como era do conhecimento de todos, o clero da poca era mais passvel de escrnio que respeito, assim como o afirmou o Padre Manuel da Nbrega, da Companhia de Jesus: Os clrigos desta terra tm mais ofcios de demnios que de clrigos. Em O Almada, a divindade Ira, to fortemente presente nas trs obras, divide a cena com outra divindade que mais caracteriza todo o clero, a Gula. uma disputa acirrada entre as divindades por domnios de ao e influncia: Deste jeito falando a voraz Gula,/ Os brios da Preguia abala e acorda./ E a lembrana lhe traz desconsolada/ De quantas vezes a terrvel Ira/ As obras malogrou das artes suas. Alis, a presena da Gula to incidente na vida dos clrigos, expe a animalidade desses glutes, assim como fez Ea de Queiroz em O crime do padre Amaro. A comida passa a ser, no poema, uma forma de barganha, visto que, o Almada, a fim de conseguir apoio dos demais membros da igreja, manda preparar um banquete com as melhores iguarias servidas nos mais refinados pratos e talheres:
Ento o Lucas Que, desde que estreara a lauta mesa, Come com quantos dentes tem na boca, Que uma assada cutia despachara, Quatro pombos, e de uma garrafa torta

118

Adna Candido de Paula

Ia j caminhando em mais de meio, A boca levantou do eterno pasto E falou dessa sorte: Bem humilde meu brao, senhor; mas se a defesa Dos sacros foros meu esforo pede, Contar podeis comigo neste lance, E certo estou que em deciso e zelo Ningum me h de exceder. (ASSIS, Canto III)

Essa preocupao explcita do poeta em se justificar pelo realismo utilizado na caracterizao dos personagens, alm do cuidado em assumir que seu poema se baseava num fato histrico refuta a idia de que Machado de Assis no tinha viso do mundo exterior, que ele no se preocupava com os problemas sociais. bvio, e mesmo uma leitura plana o pode atestar, que a poesia machadiana est bem distante da poesia de crtica social, da poesia de panfleto. O que no equivale a dizer que o mundo externo no esteja presente nessa poesia. O prprio processo de construo do poema O Almada demonstra isso, alm da inteno expressamente anunciada pelo poeta: Numa obra deste gnero pode-se e deve-se alterar a realidade dos fatos, quando assim convenha ao plano da composio; mas as feies gerais do tempo e da sociedade, a essas necessria a fidelidade histrica. (ASSIS, 2006, p. 229). Primeiro Plato, com a Repblica, e depois Aristteles, com a Potica, foram os primeiros tericos a perceber que a literatura imita o real, produzem a mimesis dos comportamentos e aes humanas. Modernamente, o filsofo Paul Ricoeur prope uma juno entre a idia de intriga, cara a Aristteles, e as reflexes de Agostinho sobre o tempo. Para Ricoeur, h uma correlao entre a atividade de contar uma histria e o carter temporal da experincia humana. A idia central da tese de Ricoeur concentra-se na avaliao da ao, do agir humano, e, para chegar construo da hiptese de que o sujeito se interpreta interpretando narrativas, ele recupera dois conceitos aristotlicos: o da construo do enredo (mythos) e o da atividade mimtica (mimesis). A fim de explorar a mediao entre tempo e narrativa, Ricoeur, a partir da separao empreendida anteriormente por Aristteles de mimesis-mythos-catharsis, divide o processo da mimesis em trs momentos e os denomina da seguinte forma: mimesis I, II e III. Esse procedimento valioso para que a hermenutica possa cumprir com a sua

Mimesis tripartida, uma leitura hermenutica de O almada de Machado de Assis

119

tarefa a de reconstruire lensemble des oprations par lesquelles une oeuvre senlve sur le fond opaque du vivre, de lagir et du souffrir, pour tre donne par un auteur un lecteur qui la reoit et ainsi change son agir. (RICOEUR, 1983, p. 106-107). Em mimesis I, tambm denominada como prefigurao, temos a prcompreenso do mundo da ao em todos os seus domnios, naquilo que ela objetiva, no que ela causa e nos seus potenciais agentes. Ou seja, a investigao do mundo real a ser configurado, o tempo da ao, do vivido. Considerando o poema O Almada, o prprio poeta oferece indicaes do mundo real que lhe serviu de base para a elaborao ficcional. A primeira delas, citada no incio desse artigo, o fato histrico, a determinao geogrfica e temporal Rio de Janeiro, 1659. A segunda marca temporal e espacial se encontra na terceira parte do canto I: Reinava/ Afonso VI. Da coroa em nome/ Governava Alvarenga, incorruptvel/ No servio do rei, astuto e manso. Outros dados se somam a esse determinando a vida social e cultural. Por exemplo, na descrio da atividade econmica do pai de Margarida, a piv da disputa amorosa entre Vasco, o sobrinho do Prelado, e Freire, o tabelio da cidade: Que o pai, varo de bolsa e qualidade,/ Que repousava das fadigas longas/ Havidas no mercado de africanos; e ainda no mesmo canto III: Do rspido negreiro; a esposa o segue,/ E logo atrs a suspirada moa. No se trata de realismo puro, ou imitao. Esse reconhecimento do mundo real, essas pequenas marcas, so necessrias para que haja interpretao. Sem reconhecimento no h trabalho hermenutico possvel, pois a referncia primeira se perde e o leitor no consegue alcanar o segundo sentido das referncias presentes no texto. Sem reconhecimento, h leitura, mas no h interpretao, pois no h nada no texto passvel de ser interpretado. A fico cria em cima de uma linguagem acessvel, com elementos plurais da referncia primeira, do mundo real, ou seja, ela tem uma liberdade relativa e Machado de Assis demonstra estar consciente disso: No poema esto os principais elementos da histria, com as modificaes e acrscimos que de regra e direito fazer numa obra de imaginao. A mimesis II representa a configurao, o momento da ficcionalizao dos dados investigados em mimesis I. o momento artstico, propriamente dito, o do trabalho de composio do enredo, onde o poeta reconfigura o heterogneo, ou seja, o tempo e o espao real. Segundo Ricoeur, a construo do enredo organiza um todo onde esto presentes os eventos, os incidentes individuais, os agentes, os objetivos, os meios, as interaes, as

120

Adna Candido de Paula

circunstncias, os imprevistos, tudo isso dentro de um espao e tempo que tem por referncia o real. O que a fico cria um novo mundo, que Ricoeur denomina como um mundo passvel de ser habitado. O processo de ficcionalizao empreendido por Machado de Assis na elaborao de O Almada j vem descrito na Advertncia. Mas, sem a presena da Advertncia tambm seria possvel depreend-lo, atravs do primeiro momento do ato de leitura, o da decodificao dos smbolos. Essa decodificao tem a ver com as etapas da tarefa hermenutica, ou seja, o leitor identifica as referncias e estabelece, ele mesmo, assim como fazem os crticos literrios, o processo investigativo. Machado de Assis ficcionalizou um fato histrico, somou a esse a intertextualidade com dois outros poemas de diferentes autores, publicados em perodos histricos diversos, procurou se enquadrar num determinado gnero literrio e desenhou perfis crticos de personagens comuns ao seu prprio perodo histrico. Existe ainda presente no poema a assinatura do escritor, aquilo que nunca falta numa obra machadiana. O escritor estrategista, que demonstrar ter total conscincia do seu processo criativo, assim como Allan Poe, e que se diverte em conduzir o leitor no percurso inverso da criao, por isso, sempre que possvel, estabelece com esse o dilogo direto ou indireto: Que lance h hi, nessa comdia humana,/ Em que no entrem moas? Descoradas,/ Como herona de romance de hoje,/ Alva, como as mais alvas deste mundo,/ Tal que disseras lhe negara o sangue/ A madre natureza. A propsito, a histria de amor entre Margarida e Freire praticamente um rcit-enchss. Afinal, mesmo tendo sido o atentado de Vasco, sobrinho do Prelado e preterido por Margarida, contra o Freire, o motivo da devassa que o Mustre abriu contra o Almada, nenhuma relevncia tem esse fato na ponderao dos nimos. A histria de amor, o tringulo amoroso, o possvel impedimento amoroso representado na figura do pai da donzela, o escravocrata, nenhum desses fatos tem relao direta com a contenda entre a igreja e a lei. Nem mesmo quando Vasco assume a responsabilidade do crime: Ora pois! Fosse a causa amor ou dio/ (O tio diz) importa nada ao caso,/ Nem por isso uma linha s recuo/ Do meu procedimento. A terceira mimesis, a da refigurao, representa o ponto de chegada do texto literrio, ou seja, o do ato de leitura, a recepo do texto pelo leitor. O que o leitor recebe no somente o sentido da obra, mas a possibilidade de, atravs desse mundo desvelado, dessa experincia traduzida em linguagem, conhecer novos paradigmas de aes e de experincias. Em mimesis

Mimesis tripartida, uma leitura hermenutica de O almada de Machado de Assis

121

III, o leitor apropria-se desse mundo desvelado, que um mundo cultural. De qualquer forma, o ciclo hermenutico no se fecha com a mimesis III, pois na juno do mundo da obra com o mundo do leitor h uma dupla transformao. O leitor transformado pelo texto pois, no ato de leitura, interpreta a si mesmo ao interpretar o novo mundo manifesto. Por outro lado, o leitor traz para o mundo da obra novos elementos que a completam, que intensificam a sua heterogeneidade. O ciclo no se fecha porque o ato de leitura tem o poder de descontextualizar uma obra literria e recontextualiz-la em diferentes momentos. Esse processo contnuo fundamental para a histria da humanidade, trata-se da oportunidade de rememorao contnua. Por exemplo, no poema de Machado de Assis, uma mcula da histria revivida pelo leitor contemporneo e ser tambm recontextualizada no futuro:
No crebro agitado lhe traava A mo da Ira mil diversos planos Contra o fero ouvidor. Ora imagina, Em saco estreito atado na cintura, Mandar deit-lo aos peixes; longos anos Encerr-lo em medonho, escuro crcere; Ou j numa fogueira, concertava Pelas discretas mos do Santo Ofcio, Esmero darte e punio de hereges, Como um simples judeu, torr-lo aos poucos. (ASSIS, Canto IV)

O mundo desvelado pela recontextualizao da obra literria expe sujeitos agentes e situaes. O leitor, graas ao distanciamento do mundo real promovido pelo ato de leitura, pode avaliar, julgar, compadecer-se, tomar partido, fazer escolhas nesse mundo ficcionalizado, escolhas e aes que iro interferir no seu mundo real. No possvel mensurar o alcance e o efeito que a recontextualizao de uma obra literria possa ter, mas essa , sem dvida, a caracterstica mais marcante da literatura, a capacidade de sobreviver ao tempo e de permitir a transformao dos sentimentos e da histria. Talvez por isso, a passagem do tempo e a possvel observao dessa passagem faam do tempo um tema to fascinante, tanto para os filsofos quanto para os literatos. O poder transformador do tempo, que a literatura tem a capacidade de manifestar tambm aparece no poema O Almada:

122

Adna Candido de Paula

Obra do tempo foi o que tudo acaba, Que as cidades transforma como os homens. Agora a flor da juventude o seio, Que as mantilhas despira de outra idade, Graciosa enfeita; crescers com ela At que vejas descambar no espao O ltimo sol, e ao desmaiado lume Alvejarem-te as cs. Ento, sentada Sobre as runas ltimas da vida, Velha embora, ouvir nas longas noites A teus ps os solues amorosos Destas perptuas guas, sempre moas (ASSIS, Canto I)

Para finalizar esse breve estudo, vejamos uma ltima intertextualidade entre os poemas de Machado de Assis e Antonio Diniz. Em O Almada, no canto III em que o poeta insere a histria de amor de Margarida e Freire, ao analisar as caractersticas psicolgicas de Freire, o eu lrico faz a seguinte considerao: Como os outros mortais, morrer de amores;/ E amar e ser amado , neste mundo/ A tarefa melhor da nossa espcie,/ To cheia de outras que no valem nada. Essa considerao est diretamente ligada com a questo do tempo e com a da fragilidade humana, muito bem descrita nos versos de O Hissope, no momento em que o Gnio das bagatelas profere sua deciso final para resolver a guerra santa entre o Deo e o gordo bispo:
pois minha vontade, ordeno, e mando, Sob pena de incorrer no desagrado Do meu Real Favor, de abrir os olhos Do mundo fascinado, e de mostrar-lhe Que nada tem de real vossas Pessoas, Que todos so fantsticas Quimeras:

exatamente como Quimeras, como fico e como sonho, que os homens procuram se compreender para alm das bagatelas. Referncias Bibliogrficas ASSIS, Machado de. Obra completa. Volume III. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar S.A., 2006.

Mimesis tripartida, uma leitura hermenutica de O almada de Machado de Assis

123

BOILEAU DESPREAUX, Nicolas. Oeuvres I: satires, le lutrin. Chronologie et introduction par Jerome Vercruysse. Paris: G. Flammarion, 1969. CRUZ E SILVA, Antnio Diniz da. O hissope: poema heri-cmico em 8 cantos / reproduo de um manuscrito indito do sculo XVIII. Prefcio e anotaes de Jos Pereira Tavares. Lisboa: A. Pinto, [1950]. RICOEUR, Paul. Temps et rcit, tome 1: Lintrigue et le rcit historique. Paris: Le Seuil, 1983.

Recebido em 26 de novembro de 2007 Aceito em 27 de fevereiro de 2008

124

Adna Candido de Paula

Vous aimerez peut-être aussi