Vous êtes sur la page 1sur 5

Tipo de Solos do Piau Latassolo:

Origem: So originados de coberturas areno-argilosa. Localizao: rea de chapadas altas e baixas com ocorrncia nos municpios de Ribeiro Gonalves, Uruu, Santa Filonena, gua Branca e etc. Vegetao: O cerrado, Floresta Subcadufiflia e Canducflia, Caatinga e reas de transio. Atividade Econmica: Agricultura e pecuria extensiva.

Podzlico (Vermelho-Amarelo):
Origem: Predominante do arenito, sendo possvel encontrar esse solo eutrfico associado a folhe-las, silitos e arenitos. Localizao: Abrange os municpios de Gilbus Itaueira, So Joulio, So Joo do Piau, Angical e Picos. Vegetao: Destaque a caatinga, podendo ser encontrado ainda em reas de transio caatinga/cerrado Atividade Econmica: Agricultura e pecuria extensiva

Podzlico (Vermelho-Amarelo e Podzlico Vermelho-Amarelo Concessionrio):


Origem: Originam-se do arenito, seltitos e folhelhos intercalados. Localizao: Abrangem reas dos municpios de Buriti dos Lopes, Barras, Joaquim Pires e Monsenhor Gil. Vegetao: Variado como cerrado, Caatinga e babau Atividade Econmica: Pecuria Extensiva e na atividade extrativista babau.

Podzlico Acinzentado:
Origem: Originados de deposies areno-argilas da formao de barreiras ou da formao do Piau Localizao: Abrange os municpios de Barras e Lus Correia. Atividade Econmica: Pouco utilizada para a pecuria extensiva e para o plantio de milho e feijo. Plintossolo: Origem: Apresenta horizonte plnticio e de drenagem interna difcil, sujeito ao efeito temporrio de excesso de unidade. Localizao: Ocupada grande reas no norte do estado, principalmente no municpios de Campo Maior, Sendo originado de diversas formaes sedimentares, Long, Itapecuru, Pedra de Fogo, Pimenteiro, Piau e Grupo Barreiras. Vegetao: Abrangem reas de cerrado, Floresta subcaduefolia, caatinga e floresta ciliar de carnaba. Atividade Econmica: Pecuria extensiva, agricultura de milho, feijo e mandioca.

Brunizem Avermelhado:
Origem: Originou-se de rochas eruptivas bsicas e folhelhos e siltitos das formaes long, Itaueira e Pastos Bons. Localizao: Esto associados a floresta subcaducifocia e a transies floresta. Vegetao: Subcaduciflia/Caatinga e caatinga com carnaba.

Bruno No Clcio:
Origem: Originou-se de rocha de Pr-Cambriano, com destaque para o granito e o gnaisse. Localizao: Encontrados nos municpios Pio IX, Paulistano, So Joo do Piau e So Raimundo Nonato. Vegetao: Cerrado com ou sem carnaba e caatinga

Atividade Econmica: Cultura de milho, algodo e mamona.

Planossolo:
Origem: Deriva de decomposies recentes de quaternrio ou de arenitos com siltito e folhelho intercalados de varias formaes geolgicas. Localizao: Principalmente nos municpios de Campo Maior e Lus Correia Vegetao: Caatinga com ou sem carnaba, floresta ciliar de carnaba e o complexo de Campo Maior. Atividade Econmica: Pecuria extensiva de bovinos, caprinos e ovinos.

Solonetz Soldizado:
Origem: Derivado de deposies recentes no Holoceano. Localizao: Ocorre no municpio de Lus Correia Atividade Econmica: Pecuria extensiva em condies precrias.

Cambiossolo:
Origem: Deriva-se de sedimentos de origem colvio aluvial do quartenrio, possuindo substrato, folhelhos de basalto e arenitos das formaes Long e Pedra de Fogo. Localizao: Encontra-se nos municpios de Alto Long, Itaueira Picos e So Pedro do Piau. Vegetao: Ocorre em formaes vegetais de caatinga com e sem carnaba, floresta subcaduciflia, cerrado, babau e transies. Atividade Econmica: Pecuria extensiva e em culturas de subsistncia

Vertissolo:
Origem: Originou-se da deposio de sedimentares do quaternrio em depresses, abaixamentos ou a partir de rochas intrusivas bsicas. Localizao: Encontra-se nos municpios de Piracuruca, Buriti dos Lopes, Batalha e no Sudoeste do Estado Vegetao: Predominante cantiga com ou sem carnaba, floresta ciliar de carnaba e floresta subcaduciflia. Atividade Econmica: Pecuria Extensiva

Solonchak:
Origem: Originado de sedimentos aluviais recentes, relacionados com sedimentos do Holoceano em reas altimetricamente baixas. Localizao: Prximos as reas do litoral prximo dos rios. Vegetao: Abrangente de espcies halfilas. Atividade Econmica: Pecuria extensiva e agricultura

Solos Aluviais:
Origem: Deposies do baixo Parnaba, desde Miguel Alves at Parnaba alto Parnaiba Localizao: desde Miguel Alves at Parnaba nos muncios de Amarante, Palmeirais e Teresina, ao Longo dos rios Gurgueia, Canind, Itaim. Vegetao: Floresta ciliar de carnaba e transies de Floresta/Cerrado, alm de reas com ocorrncia de caatinga. Atividade Econmica: Cultuas do milho, arroz e feijo

Regossolo:
Origem: Originou-se de rochas cristalinas, como o gnaisse e o granito no Pr-Cambriano. Localizao: Predomina em reas de caatinga, e utilizado nas culturas de milho. Vegetao: Caatinga Atividade Econmica: Culturas de milho, feijo e mandioca, alm de pecuria extensiva.

Areia Quartzosa:
Origem: Formou-se de rochas das seguintes formaes: Sambaiba, Pimenteiras, Itapecuru, cabeas, Pedra de Fogo e Grupo Barreiras. Vegetao: tpica do cerrado, caatinga e transies, sendo pouco utilizado na agricultura e pecuria.

Solos Litlicos:
Origem: Originaram-se de rochas do pr-cambriano e abrangem rea da vegetao do cerrado, caatinga. Atividade Econmica: Sendo pouco utilizadas na agricultura, no que se destacam milho e algodo.

Vous aimerez peut-être aussi