Vous êtes sur la page 1sur 10

1 INTRODUO

1.1 INTRODUO

A necessidade despertada no homem primitivo, em evoluir os meios de caa, locomoo fez surgir os processos de transformao, afiando uma pedra e acoplando a um pedao de pau, assim fabricando um machado por exemplo. Fabricar transformar matrias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos (SOUZA, 2011).

Tomando como parmetro o que diz Souza sobre fabricar, pode-se considerar a usinagem um dos processos de fabricao do metal.

Segundo Chiaverini, a usinagem favorece na obteno do produto final, tanto em relao ao custo quanto a produtividade, pois tem um melhor acabamento da pea, em comparao aos processos metalrgicos convencionais. H uma variedade de operaes de usinagem, dentre elas o torneamento, processo mecnico de usinagem destinado a obteno de superfcies de revoluo com auxilio de uma ou mais ferramentas monocortantes (SOUZA, 2011). Podendo ser retilneo ou curvilneo, o que difere um do outro o comportamento da ferramenta cortante, sendo reto ou curvo respectivamente.

O tema principal deste trabalho a Ferramenta de Corte do Torno Mecnico, pea produzida de maneira experimental no Laboratrio de Mecnica da Faculdade Norte Capixaba So Mateus UNISAM, procurou-se esclarecer questes a respeito dos ngulos de corte e superfcies da ferramenta. Abordando procedimentos para obteno da ferramenta.

1.2 JUSTIFICATIVA

A ferramenta de corte do torno mecnico de suma importncia, pois a escolha errada poder gerar custo e tempo desnecessrios. O processo de fabricar esta

ferramenta trar conhecimento suficiente para a escolha adequada do tipo de ferramenta de corte a ser usada para obteno da pea desejada a partir do tipo de material da pea a ser moldada.

1.3 OBJETIVO

Desenvolver conhecimento no que diz respeito ao processo de fabricao de peas a partir de um tarugo de metal e aos ngulos da ferramenta de corte.

1.4 METODOLOGIA

O mtodo empregado na fabricao da ferramenta de corte foi atravs de desbaste de um pea de 120 mm de comprimento com arestas de 12,8 mm. A fabricao da pea seguiu algumas etapas. Utilizaram-se ferramentas para obteno da pea em questo.

2 REFERENCIAL TERICO
Segundo Souza (2011) existe algumas variveis no processo de torneamento, sendo que em algumas pode haver interveno (independente de entrada) e em outras no (dependente de sada). Estas variveis podem ser vistas na figura 1 ilustrada abaixo:

Figura 1 - Relao de entrada e sada do torneamento Fonte:

Dentre as variveis independente de entrada que se destacam na figura acima, iremos abordar a ferramenta de corte em relao a sua geometria.

2.1 FERRAMENTA CORTANTE

A ferramenta cortante a responsvel pelo desbaste da pea, ela ir retirar o excesso de material da pea chamado de cavaco, transformando-a no objeto pretendido. O material de fabricao da ferramenta de corte pode ser: cermico, metal duro, ao carbono e ao rpido. A escolha desse material est relacionada ao tipo material que produzido da pea a ser processada.

No processo de torneamento utiliza-se ferramenta de geometria definida. A geometria da ferramenta influencia na sada do cavaco, na formao do cavaco, no desgaste da ferramenta, nas foras de corte e qualidade final do trabalho.

2.1.1 SUPERFCIES DA FERRAMENTA

A Norma Brasileira NBR 6163/90 que trata da geometria das ferramentas de corte discrimina cada superfcie da ferramenta, conforme mostrado na figura abaixo:

Figura 2: Superfcies da ferramenta de corte Fonte: NBR 6163/90

2.1.1.1 SUPERFCIE DE SADA Superfcie sobre a qual o cavaco formado e sobre a qual o cavaco escoa durante a sua sada da regio de trabalho de usinagem (NBR 6163/90).

2.1.1.2 SUPERFCIES DE FOLGA (PRINCIPAL E LATERAL/SECUNDRIA) Superfcies da que se defronta com as superfcies em usinagem (pea) (NBR, 6163/90).

2.1.1.3 ARESTA PRINCIPAL DE CORTE Aresta formada pela interseco das superfcies e sada e de folga principal e voltada direo de avano no plano de trabalho (NBR 6163/90).

http://www.geocities.ws/cmovbr73/ProcFabr_Cap2_GeometriaFerramenta.pdf

2.1.1.4 ARESTA LATERAL/SECUNDRIA DE CORTE Aresta formada pela interseco das superfcies e sada e de folga lateral (NBR 6163/90).

2.1.1.5 PONTA DE CORTE Parte da ferramenta onde se encontram as arestas principal e secundria de corte. A ponta de corte pode ser a interseco das arestas, ou a concordncia das duas arestas mediante um arredondamento ou chanfro. (NBR 6163/90).

2.1.2 NGULO DA CUNHA

O fenmeno de corte realizado pelo ataque da cunha da ferramenta; o rendimento desse ataque depende dos valores dos ngulos da cunha, pois esta que rompe as foras de coeso do material da pea. (Acesso em 13 de Setembro de 2012. Disponvel
Postado por

em:

http://tecformausinagens.blogspot.com.br/2012/03/tipos-de-

ferramentas.html). Os ngulos da ferramenta de corte so classificados em: de folga (alfa), de cunha (beta), de sada (gama), de ponta (epsilon), de posio (chi s) e de inclinao de aresta cortante (lambda), conforme figura abaixo: (Acesso em 13 de Setembro de 2012. Disponvel em: http://tecformausinagens.blogspot.com.br/2012/03/tipos-deferramentas.html).

Figura 3: ngulos da ferramenta de corte Fonte: www.tecformausinagens.blogspot.com.br

2.1.2.1 NGULO DE FOLGA o ngulo entre a superfcie de folga e o plano de corte, medido no plano de medida/ortogonal. O ngulo de folga positivo quando o plano de corte da ferramenta ficar fora da cunha de corte (NBR 6163/90). Nos materiais duros o processo de torneamento requer um ngulo pequeno. Nos materiais moles deve ser maior. O ngulo varia de 6 a 12 em ferramentas de ao rpido e de 2 a 8 nas de metal duro .

Figura 4: ngulo de folga F o n t e : www.tecformausinagens.blogspot.com.br

2.1.2.2 NGULO DE CUNHA o ngulo entre a superfcie de sada e a superfcie de folga, medido no plano de medida/ortogonal (NBR 6163/90). Para processar peas de materiais moles, deve estar entre 40 a 50; materiais tenazes, como ao, entre 55 a 75; materiais duros e frgeis, como ferro fundido e bronze, entre 75 a 85 (Acesso em 14 de Setembro de 2012. Disponvel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABOxoAA/ferramentas-corte).

Figura 5: ngulo de cunha F o n t e : www.tecformausinagens.blogspot.com.br

2.1.2.3 ngulo de sada o ngulo entre a superfcie de sada e o plano de referncia, medido no plano de medida/ortogonal. O ngulo de sada positivo quando o plano de medida/ortogonal ficar fora da cunha de corte (NBR 6163/90).

Para tornear materiais moles, g = 15 a 40; materiais tenazes, g = 14; materiais duros, g = 0 a 8. Geralmente, nas ferramentas de ao rpido, g est entre 8 e 18 ; nas ferramentas de metal duro, entre -2 e 8. (Acesso em 14 de Setembro de 2012. Disponvel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABOxoAA/ferramentas-corte).

Figura 6: ngulo de sada F o n t e : www.tecformausinagens.blogspot.com.br

A soma dos ngulos , e , medidos no plano de medida, igual a 90.

Figura 7: ngulo de sada F o n t e : www.tecformausinagens.blogspot.com.br

2.1.2.4 NGULO DA PONTA o ngulo entre os planos de corte correspondentes (plano principal e lateral/secundrio), medido no plano de referncia (NBR 6163/90).

Figura 8: ngulo da ponta F o n t e : www.tecformausinagens.blogspot.com.br

2.1.2.5 NGULO DE POSIO PRINCIPAL o ngulo entre o plano de corte e o plano de trabalho, medido no plano de referncia. O ngulo de posio sempre positivo e situa-se forma da cunha de corte, de forma que seu vrtice indica a ponta de corte (NBR 6163/90). Direciona a sada do cavaco e influencia na fora de corte. A funo do ngulo c controlar o choque de entrada da ferramenta. O campo de variao deste ngulo est entre 30 e 90; o valor usual 75 (Acesso em 14 de Setembro de 2012. Disponvel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABOxoAA/ferramentas-corte).

Figura 9: ngulo de posio principal F o n t e : www.tecformausinagens.blogspot.com.br

2.1.2.6 NGULO DE INCLINAO DA ARESTA CORTANTE o ngulo entre o a aresta de corte e o plano de referncia da ferramenta, medido no plano de corte. O ngulo de inclinao situa-se sempre de forma que o seu vrtice indica a ponta de corte. positivo quando o plano de referncia da ferramenta ficar fora da cunha de corte (NBR 6163/90).

Tem por finalidade controlar a direo do escoamento do cavaco e o consumo de potncia, alm de proteger a ponta da ferramenta e aumentar seu tempo de vida til; o ngulo de inclinao pode variar de -10 a + 10; em geral, l = -5 (Acesso em 14 de

Setembro

de

2012.

Disponvel

em:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABOxoAA/ferramentas-corte).

Figura 10: ngulo de inclinao da aresta cortante F o n t e : www.tecformausinagens.blogspot.com.br

Vous aimerez peut-être aussi