Vous êtes sur la page 1sur 9

Senso de Autodisciplina

Senso de Bem-Estar

Senso de Limpeza

Senso de Ordenao

Senso de Utilizao

Programa 5S.

Somando esforos para melhorar resultados.

Apresentao: Programa 5S na Vale


O sucesso do trabalho da Vale feito diariamente, com responsabilidade, disciplina e conscincia de todos ns. Voc sabe disso. Sabe tambm que para alcanar nossos objetivos e trabalharmos cada vez melhor, precisamos contar com um ambiente agradvel, seguro e produtivo. a que entra o Programa 5S: uma ferramenta que conhecemos bem e que sempre til para melhorar nosso desempenho. O Programa 5S foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japo do ps-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia ento, de colocar ordem na grande confuso a que ficou reduzido o pas aps sua derrota para as foras aliadas. O Programa demonstrou ser to eficaz enquanto reorganizador das empresas e da prpria economia japonesa que, at hoje, considerado o principal instrumento de gesto da qualidade e produtividade utilizado naquele pas. O Programa 5S ganhou esse nome devido s iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: SEIRI (Utilizao), SEITON (Ordenao), SEISSO (Limpeza), SEIKETSU (Bem-Estar) e SHITSUKE (Autodisciplina). Na nossa empresa, a aplicao deste programa de responsabilidade de todos ns: empregados prprios, terceiros e estagirios. O modelo estrutural do Programa 5S baseado em estgios de implantao. Os sensos apresentam uma relao de interdependncia, condicionando o atendimento mnimo do Senso anterior para validar o prximo estgio. Assim, para ter um senso implantado nas reas preciso o mnimo de 80% na avaliao do mesmo por meio do Check List 5S.

Como implantar

A implantao do Programa 5S deve seguir os seguintes passos:


Mapear postos de trabalho: o objetivo definir um responsvel para cada rea de trabalho. Auto-Avaliao: Avaliaes conduzidas pelo responsvel pelo posto de trabalho. Essa avaliao servir de base para identificar os desvios da rea e elaborao do plano de ao para tratamento dos desvios identificados. Selecionar amostra para Avaliao de Validao: consiste em definir quantos e quais sero os postos que passaro pela avaliao de validao. Avaliao de validao: Avaliao conduzida pelos diagnosticadores do programa 5S com o objetivo de verificar se a avaliao realizada pela rea est em conformidade e identificar necessidade de melhorias. Tratar desvios e verificar eficcia: elaborar um plano de ao com o objetivo de eliminar todas as no conformidades e implantar as oportunidades de melhoria. Monitoramento dos resultados e divulgao: os resultados da implantao dos sensos devem ser acompanhados em reunies de gerenciamento de rotina e divulgados para as reas.

Cronograma de implantao
Saiba quais so as etapas de implantao de cada senso do Programa 5S:

O Que
Reviso do mapeamento dos postos de trabalho da Diretoria Envio do mapeamento dos postos de trabalho da Diretoria Realizao da Auto Avaliao Divulgao da amostra para Avaliao de Validao Consolidao dos indicadores, referente Auto Avaliao Realizao da Avaliao de Validao Consolidao dos indicadores, referente Avaliao de Validao Divulgao do resultado o cial do ciclo

Quem
Coordenao 5S Diretoria Coordenao 5S Diretoria Todos os postos de trabalho Coordenao 5S Vale Coordenao 5S Diretoria Coordenao 5S Diretoria Coordenao 5S Diretoria Coordenao 5S Vale

JAN

FEV
01

MAR
31

ABR

MAI

JUN

JUL
01-31

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

05 dia til 01 30 05 dia til 05 dia til 01-30 05 dia til

05 dia til 01

30
05 dia til 05 dia til 01-30 05 dia til

10 dia til

10 dia til

importante que voc acompanhe todos os estgios de implantao de cada Senso. Sempre que tiver dvidas voc tambm pode consultar o REG 76 que explica como funcionam todas as etapas do Programa 5S na Vale. Saiba mais sobre os cinco sensos e como aplic-los no seu dia a dia.

Senso de Utilizao:
Baguna demais atrapalha o nosso dia a dia, pois perdemos tempo e energia procurando o que precisamos. Assim, ficamos desmotivados para o trabalho, deixando de enxergar solues e boas ideias. Devemos ter noo dos objetos e ferramentas que precisamos para a nossa atividade e deixar por perto somente o necessrio. Devemos ver o que realmente est em uso, o que pode ser til em outro lugar, o que no serve para ningum e quando vamos precisar de outra coisa.

O que acontece quando o Senso de Utilizao faz parte do nosso trabalho?


Ganhamos tempo; Deixamos tudo mais organizado; Conseguimos enxergar solues mais rapidamente; No atrapalhamos o desenvolvimento de boas ideias.

Senso de Ordenao:
Quando mantemos a organizao no nosso ambiente de trabalho, temos mais facilidade para encontrar materiais e arquivos, o que agiliza, significativamente, a execuo das tarefas. preciso que cada objeto esteja sempre no lugar certo, e que cada atividade tambm seja realizada na ordem correta. Alm disso, uma mesa organizada apresenta melhor comunicao visual e transmite uma boa impresso. Lembre-se sempre: a sua mesa o seu espelho! Por meio da organizao ou falta de organizao dos materiais possvel identificar o perfil do empregado que trabalha ali. Por isso, procure mant-la sempre limpa e ordenada.

Para contribuir com a organizao, voc pode:


Organizar documentos fsicos em pastas separadas; Etiquetar as pastas e arquivos fsicos; Determinar uma forma de arquivar os documentos que facilite o manuseio.

O que acontece quando o Senso Ordenao no faz parte do nosso trabalho?


A falta de organizao contribui para o risco de acidentes. Materiais espalhados e jogados no cho provocam tropees, quedas e cortes. Por isso, esteja sempre atento se as suas ferramentas de trabalho esto no devido lugar, contribuindo para a segurana e boa comunicao visual do ambiente.

Senso de Limpeza:
A limpeza fundamental e deve se estender do nosso uniforme at os banheiros da empresa. Significa limpar tudo e manter ambientes como vestirios, mesas, ferramentas, mquinas, pisos, paredes e vidros sempre limpos. Isso porque um ambiente limpo favorece o desempenho no trabalho e as boas relaes. Sem sujeira voc v o ambiente. Ento, vamos limpar e manter limpo nosso ambiente e nossos recursos. Ateno, persistncia e comprometimento so as atitudes que devemos ter e repassar a todos os empregados.

O que acontece quando o Senso de Limpeza faz parte do nosso trabalho?


Deixamos o ambiente mais agradvel; Maior rendimento no trabalho; Favorece as boas relaes.

Senso de Bem-Estar:
Passamos muitas horas do nosso dia no trabalho, por isso, importante criarmos um clima saudvel, seguro e agradvel. Comece contribuindo para as boas condies nos banheiros, vestirios e reas comuns. Nunca se esquea que depois de voc, outras pessoas utilizaro aquele mesmo ambiente. Preocupe-se tambm em respeitar e seguir as normas de sade e segurana definidas pela nossa empresa, evitando contaminaes e acidentes. Manter uma relao harmoniosa com os colegas outro fator fundamental. Para isso, seja positivo e procure sempre ajudar as pessoas. Dessa forma, voc vai sentir prazer em ir para o trabalho e encontrar os colegas. Tambm importante que voc cuide da sua sade. Faa exames mdicos peridicos, pratique exerccios fsicos regularmente e motive toda a equipe a fazer o mesmo. Com todos esses cuidados, possvel garantir a integridade fsica e mental, mantendo corpo, mente e ambiente sempre saudveis.

O que acontece quando o Senso Bem-Estar faz parte do nosso trabalho?


Quando respeitamos e seguimos corretamente as dicas acima, contribumos para a manuteno da higiene no local de trabalho, para a reduo das taxas de absentesmo, e, principalmente, contribumos para que o nosso ambiente de trabalho seja favorvel sade fsica e mental.

Senso de Autodisciplina:
preciso transformar o 5S em hbito. Isto implica em cumprir todos os procedimentos naturalmente, positivamente e, mais do que isso, contribuir para um ambiente agradvel dentro da nossa empresa. Juntos, possvel manter e melhorar a cada dia os resultados obtidos por meio da metodologia 5s.

O que acontece quando o Senso Autodisciplina faz parte do nosso trabalho?


Adquirimos mais qualidade, melhor produtividade e segurana no trabalho; Tornamos o trabalho dirio agradvel; Conquistamos melhorias nas relaes humanas; Conseguimos cumprir, com facilidade, os procedimentos operacionais e administrativos;

A internalizao dos cinco sensos apresentados leva os empregados a compreenderem melhor o seu papel dentro da empresa, fazendo nascer a conscincia de que preciso ser disciplinado para conquistar os resultados em equipe. Lembre-se sempre: compromisso, dedicao, participao e persistncia so a chave para a internalizao do 5S no seu dia a dia.

Vous aimerez peut-être aussi