Vous êtes sur la page 1sur 6

TRABALHO DE DIREITO AGRRIO

1) O QUE CADASTRO RURAL E QUAIS SO AS ESPCIES DE CADASTRO RURAL? Essa preocupao com o cadastramento dos imveis rurais no recente. Comeou com a Lei n 601/1850, art 13, onde o governo manifesta o interesse em conhecer a situao das terras que ele possui. O Considera-se como justificativa dessas leis a defesa da integridade do territrio nacional, a segurana do Estado e a distribuio da propriedade. Espcies de Cadastro a) De imveis rurais b) De propriedade e detentores de imveis rurais c) De arrendatrios e parceiros rurais d) De terras publicas 2) QUAIS SO AS FINALIDADES DO CADASTRO RURAL? O cadastramento tem duas finalidades: a) Fiscal: onde tem o objetivo de identificar o imvel e o tipo de sua explorao para efeito de classificao e lanamento do ITR sobre ele. b) Econmica: com o objetivo de fazer um quadro demonstrativo da situao por municpios, ou por regies, da explorao agrria no pas, com todos os problemas existentes. 3) DESCREVA SOBRE A POLTICA AGRRIA CONTEMPLADA NA CONSTITUIO FEDERAL DE 88? A partir da Constituio Federal de 1988 a reforma agrria adquiriu status constitucional, j que a ele foi dedicado um captulo especfico ( artigo 184 e seguintes). Primeiramente observa-se que compete a Unio e to somente a ela, a desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria. 4) O QUE CRDITO RURAL E QUAIS AS LINHAS DE CRDITO RURAL EXISTENTES? O crdito rural um financiamento destinado a produtores rurais e cooperativas ou associaes de produtores rurais. Seu objetivo estimular os investimentos e ajudar no custeio da produo e comercializao de produtos agropecurios. As linhas de crdito do Pronaf:

Pronaf Custeio

Destina-se ao financiamento das atividades agropecurias e de beneficiamento ou industrializao e comercializao de produo prpria ou de terceiros agricultores familiares enquadrados no Pronaf. Pronaf Mais Alimentos - Investimento Destinado ao financiamento da implantao, ampliao ou modernizao da infraestrutura de produo e servios, agropecurios ou no agropecurios, no estabelecimento rural ou em reas comunitrias rurais prximas. Pronaf Agroindstria Linha para o financiamento de investimentos, inclusive em infraestrutura, que visam o beneficiamento, o processamento e a comercializao da produo agropecuria e no agropecuria, de produtos florestais e do extrativismo, ou de produtos artesanais e a explorao de turismo rural. Pronaf Agroecologia Linha para o financiamento de investimentos dos sistemas de produo agroecolgicos ou orgnicos, incluindo-se os custos relativos implantao e manuteno do empreendimento. Pronaf Eco Linha para o financiamento de investimentos em tcnicas que minimizam o impacto da atividade rural ao meio ambiente, bem como permitam ao agricultor melhor convvio com o bioma em que sua propriedade est inserida. Pronaf Floresta Financiamento de investimentos em projetos para sistemas agroflorestais; explorao extrativista ecologicamente sustentvel, plano de manejo florestal, recomposio e manuteno de reas de preservao permanente e reserva legal e recuperao de reas degradadas. Pronaf Semirido Linha para o financiamento de investimentos em projetos de convivncia com o semirido, focados na sustentabilidade dos agroecossistemas, priorizando infraestrutura hdrica e implantao, ampliao, recuperao ou modernizao das demais infraestruturas, inclusive aquelas relacionadas com projetos de produo e servios agropecurios e no agropecurios, de acordo com a realidade das famlias agricultoras da regio Semirida. Pronaf Mulher Linha para o financiamento de investimentos de propostas de crdito da mulher agricultora. Pronaf Jovem Financiamento de investimentos de propostas de crdito de jovens agricultores e agricultoras. Pronaf Custeio e Comercializao de Agroindstrias Familiares

Destinada aos agricultores e suas cooperativas ou associaes para que financiem as necessidades de custeio do beneficiamento e industrializao da produo prpria e/ou de terceiros. Pronaf Cota-Parte Financiamento de investimentos para a integralizao de cotas-partes dos agricultores familiares filiados a cooperativas de produo ou para aplicao em capital de giro, custeio ou investimento. Microcrdito Rural Destinado aos agricultores de mais baixa renda, permite o financiamento das atividades agropecurias e no agropecurias, podendo os crditos cobrirem qualquer demanda que possa gerar renda para a famlia atendida. Crditos para agricultores familiares enquadrados no Grupo B e agricultoras integrantes das unidades familiares de produo enquadradas nos Grupos A ou A/C. 5) O QUE SEGURO AGRCOLA? O Seguro Rural um dos mais importantes instrumentos de poltica agrcola, por permitir ao produtor proteger-se contra perdas decorrentes principalmente de fenmenos climticos adversos. Contudo, mais abrangente, cobrindo no s a atividade agrcola, mas tambm a atividade pecuria, o patrimnio do produtor rural, seus produtos, o crdito para comercializao desses produtos, alm do seguro de vida dos produtores. O objetivo maior do Seguro Rural oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor e sua produo, sua famlia, gerao de garantias a seus financiadores, investidores, parceiros de negcios, todos interessados na maior diluio possvel dos riscos, pela combinao dos diversos ramos de seguro. 6) COMENTE SOBRE A IMPORTNCIA DO PROGRAMA DE GARANTIA DE ATIVIDADE AGROPECURIA PROAGRO?

A percepo dessa realidade levou adoo de uma postura mais conservadora, principalmente no que se refere aos mtodos de superviso e controle, resultando na divulgao de novo regulamento pela Resoluo n. 2.103/94. Como conseqncia direta pode-se observar a inverso da tendncia de formao de resultados j a partir da safra 94/95. Finalmente, inteno da administrao do PROAGRO acrescentar, ainda, alguns aperfeioamentos sua base normativa, de forma a permitir a ampliao de sua abrangncia e que a definio dos nveis das alquotas passe a ser feita em bases essencialmente atuariais, reduzindo assim a dependncia de recursos da Unio, o que um dos objetivos do Decreto n. 175/91.

7) O QUE COOPERATIVISMO?
LEI N 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971. Art. 1 Compreende-se como Poltica Nacional de Cooperativismo a atividade decorrente das iniciativas ligadas ao sistema cooperativo, originrias de setor pblico ou privado, isoladas ou coordenadas entre si, desde que reconhecido seu interesse pblico.

8) DESCREVA A CLASSIFICAO DAS COOPERATIVAS EM CATEGORIAS? Art. 6, DA LEI 5764/71: As sociedades cooperativas so consideradas: I - singulares, as constitudas pelo nmero mnimo de 20 (vinte) pessoas fsicas, sendo excepcionalmente permitida a admisso de pessoas jurdicas que tenham por objeto as mesmas ou correlatas atividades econmicas das pessoas fsicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos; II - cooperativas centrais ou federaes de cooperativas, as constitudas de, no mnimo, 3 (trs) singulares, podendo, excepcionalmente, admitir associados individuais; III - confederaes de cooperativas, as constitudas, pelo menos, de 3 (trs) federaes de cooperativas ou cooperativas centrais, da mesma ou de diferentes modalidades. 1 Os associados individuais das cooperativas centrais e federaes de cooperativas sero inscritos no Livro de Matrcula da sociedade e classificados em grupos visando transformao, no futuro, em cooperativas singulares que a elas se filiaro. 2 A exceo estabelecida no item II, in fine, do caput deste artigo no se aplica s centrais e federaes que exeram atividades de crdito. O movimento Cooperativista possui duas classificaes para as sociedades cooperativas. A primeira, por Grau, hierrquica, possui trs classificaes e se baseia nos quadros sociais. J a segunda, por segmento de atuao, no possui hierarquia e, no Brasil, separa as entidades em 11 ramos. Classificao por grau: Cooperativas de Primeiro Grau: tm seu quadro social composto por pessoas fsicas; Cooperativas de Segundo Grau: so as centrais de cooperativas e as federaes de cooperativas. Seu quadro social formado por cooperativas singulares; Cooperativas de Terceiro Grau: so as cooperativas cujo quadro social formado por centrais de cooperativas e federaes. Classificao das cooperativas brasileiras por ramo de atividade:

Cooperativas agropecurias: produo, comercializao e benefcios aos produtos agropecurios; Cooperativas educacionais: fornecimento de ensino com qualidade ou ensino do cooperativismo; Cooperativas de trabalho: promoo da fora de trabalho de seus associados; Cooperativas de produo: produo de bens e produtos para comercializao em ao cooperativa; Cooperativas de sade: prestao de servios na rea de sade; Cooperativas de consumo: aquisio e distribuio de bens de consumo; Cooperativas habitacionais: compra ou construo da casa prpria a preo justo; Cooperativas de servio: prestao de servios especficos; Cooperativas de minerao: explorao de minrio e pedras preciosas; Cooperativas especiais: compostas por menores de idade e grupos que necessitem de tutela, entre eles portadores de necessidades especiais; Cooperativas de crdito: concesso de crdito e prestao de servios de cunho bancrio. neste segmento que a Cooperforte atua.

9) O QUE COLONIZAO E QUAIS SO OS TIPOS EXISTENTES?

10) O QUE CONTRATO AGRRIO? CITE OS CONTRATOS TPICOS E ATPICOS? Alfredo Vasconcelos em "Dos Contratos Agrcola e Pecurio", Saraiva, 1992, definiu da seguinte maneira os Contratos Agrrios: "Chama-se de contrato agrrio aquele que tem por objeto servios referentes ao cultivo do solo, e sua produo, mediante um salrio em moeda ou em frutos cultivados ou colhidos pelo locador". Contratos Agrrios Atpicos so contratos no regulamentados por lei, que tm por objeto regular relaes negociais menos comuns, ou sui generis, no descritas ou especificadas na lei. O novo Cdigo Civil em seu art. 425, diz: " lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas neste Cdigo". Os contratos atpicos, assim como os contratos tpicos, tambm so disciplinados pelo Dec. 59.566/66. Os contratos atpicos tambm so erroneamente chamados de contratos inominados, em virtude de os contratos tpicos serem chamados de nominados por estarem previstos e

regulados na lei, porm o fato de ser nominado na lei no o caracteriza como tpico, uma vez que o contrato poder ter seu nome genericamente citado na lei, mas no regulamentado por esta, sendo assim um contrato atpico. Nos contratos atpicos as partes interessadas aproveitam o grau de flexibilidade existente em normas legais supletivas (tambm chamadas de permissivas ou facultativas), submetendo-se no mais ao imprio das normas obrigatrias.

11) NA QUESTO CONTRATUAL, QUAL A DIVERGENCIA DOUTRINRIA COM RELAO A APLICABILIDADE DO CDIGO CIVIL. EXPLIQUE? 12) QUAIS SO OS ELEMENTOS NORTEADORES DAS MODALIDADES CONTRATUAIS DA PARCERIA E DO ARRENDAMENTO? 13) DESCREVA SOBRE O DIREITO DE PREFERNCIA NA ALIENAO DO IMVEL RURAL CONTRATADO? 14) QUAIS SO AS CAUSAS DE EXTINO CONTRATUAL? 15) CASO DE INDENIZAO AO ARRENDATRIO OU PARCEIRO OUTORGADO, A EXISTNCIA DE UMA PLANTAO DE SOJA, NA REA, OBJETO DO CONTRATO? 16) QUAL A RELAO DOS BENS PBLICOS E O DIREITO AGRRIO? EXPLIQUE.

Vous aimerez peut-être aussi