Vous êtes sur la page 1sur 9

O mtodo foi desenvolvido de 1946-1951 Em 1946 Dr.

Herman kabat , Margareth Knott e Doroty Voss uniram-se para estudar os princpios neurofisiolgicos, biomecnicos e cinesiolgicos do movimento. Basearam nos estudos de Sherrington, observado minuciosamente os movimentos dos desportistas Inicialmente o Mtodo de Facilitao neuromuscular Proprioceptiva foi aplicado em pacientes neurolgicos, em um Centro de Reabilitao em Vallejo/Califrnia

FACILITAO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA.

Origem do Mtodo: 1945: Dr.Herman KABAT contrata a Ft. Maggie Knott 1948: Mudana para Vallejo, Califrnia 1951: Primeiro Curso de PNF em Vallejo 1951: Padres foram desenvolvidos e aperfeioados 1952: Knott e Voss comearam a viajar para ensinar PNF 1956: publicado o primeiro livro em PNF por M.Knott e D.Voss 1978 : Falecimento de Maggie Knott 1990 : Fundao da Associao Internacional em PNF 1997: Falecimento de Dr. kabat Princpios Neurofisiolgicos baseados nos trabalhos de Sherrington.

Anlise do Desenvolvimento Motor Normal

Anlise do movimento em atividades avanadas

Facilitao Neuromuscular Proprioceptiva

Conjunto de tcnicas que promovem e aceleram as respostas dos mecanismos neuromusculares, atravs da estimulao de todos os receptores possveis. um bombardeio sensorial em tempo e espao para obteno de uma resposta mais efetiva.

A Facilitao Neuromuscular mais que uma tcnica. uma filosofia de tratamento. A base desta filosofia est no conceito de que todo ser humano possui um potencial ainda no explorado (Kabat, 1950)

O enfoque teraputico sempre positivo, reforando e utilizando o que o paciente pode fazer, em nvel fsico e psicolgico. O objetivo primrio de todo tratamento facilitar o paciente a alcanar seu mais alto nvel funcional. PNF uma abordagem global, cada tratamento direcionado para o ser humano como um todo e no para um problema especfico ou segmento corporal.

Princpios Bsicos Para a Facilitao


Inputs Proprioceptivos:

Fornecem ao terapeuta ferramentas necessrias para ajudar a atingir funo motora eficiente. A eficincia da tcnica no depende da colaborao consciente do paciente, o controle do movimento realizado atravs de contatos manuais adequados e resistncia apropriada.
Input Visual Input Verbal Input Exteroceptivo: Contatos manuais

Estmulo de Estiramento Trao e Aproximao Posio e Biomecnica Corporal Resistncia Apropriada Irradiao Seqncia de Movimento Padres de Facilitao

Viso como guia do movimento Influenciar tanto no movimento da cabea quanto do corpo Importncia do contato ocular entre o terapeuta e o paciente

Viso: Controle e correo da postura. O feedback fornecido pelo sistema sensorial da viso pode promover uma contrao muscular mais potente.

Input Verbal: Tom e Ritmo Conciso e Especfico Tipos de Comando Velocidade Feedback Positivo para o paciente

COMANDO VERBAL

Preparao: prepara o paciente para a ao; Ao: diz ao paciente para comear a ao; Correo: Orienta o paciente como corrigir ou modificar a ao. Mos e braos se mantm relativamente relaxados.

INPUT EXTEROCEPTIVO Local a ser estimulado Informar a direo correta do movimento No causar dor Transmitir confiana ao paciente Resistncia apropriada incrementa a capacidade da contrao muscular Contato manual dever ser feito com os lumbricais para controlar o movimento e resistir a rotao. Proximal e Distal

Guiar o movimento com a utilizao de contatos manuais adequados e de resistncia apropriada.

Input Proprioceptivo

Contato Manual: Bom controle do movimento, sem causar dor ao paciente pelo apertar.

Estmulo de Estiramento TRAO E APROXIMAO Trao: o afastamento manual das superfcies articulares. Estimula-se fisiologicamente os receptores ligamentares que so de reaes rpidas. Relacionase principalmente com a promoo do movimento. Aproximao: a compresso manual das superfcies articulares. Estimula-se fisiologicamente os receptores capsulares e sinoviais, que so de respostas e reaes lentas. Promove estabilidade e sustentao postural.

o mximo alongamento dos musculares principais do padro.

componentes

Indicaes:Melhorar o tnus e as informaes sensitivas centrais atravs da estimulao proprioceptiva, ativando assim o sentido sinestsica. Contra Indicao: Ps Cirrgico imediato, fraturas no consolidadas e ocasionalmente espasticidade.

Posio Corporal do terapeuta:

Dentro da diagonal Contato Pessoal adequado Garante: Resistncia eficiente Bom posicionamento Posio corporal e biomecnica: O corpo do terapeuta deve estar em linha com o movimento; A resistncia advm do corpo do terapeuta; Mos e braos se mantm relativamente relaxados. Posio para o paciente: Sem dor Prximo do terapeuta De acordo com os objetivos, no nvel adequado

RESISTNCIA Apropriada ou Facilitao Apropriada

Facilitar a habilidade do msculo em se contrair; Aumentar o controle motor; Ajudar o paciente a adquirir conscincia dos movimentos Aumentar a fora muscular. fundamental que a resistncia no cause dor ou fadiga indesejada. As freqncias respiratrias devem ser controladas durante todo tempo.

RESISTNCIA APROPRIADA:

a maior quantidade de resistncia que se pode aplicar em uma contrao isotnica, permitindo total ADM. Quando se aplica em uma contrao isomtrica, a resistncia a maior quantidade que se pode aplicar, sem vencer ou quebrar a contrao do paciente. A Resistncia Apropriada, proporciona os meios para assegurar a irradiao dos grupos musculares mais fortes para os mais fracos.

IRRADIAO E REFORO: Kabat escreveu que a resistncia ao movimento responsvel pela irradiao, e a difuso da atividade muscular ocorrer em padres especficos. Irradiao: disseminao da resposta motora ao estmulo.

Seqncia de Movimentos Seqncia suave de atividades; Seqncia de contraes musculares que ocorrem em qualquer atividade motora resultando movimentos coordenados. Requer total habilidade do Fisioterapeuta, em comandar e organizar de maneira funcional as atividades realizadas.

Resistir as contraes de um membro sadio para produzir contraes dos msculos do membro contralateral.

PADRES DE FACILITAO

Os padres de facilitao so movimentos em massa, que se assemelham aos padres funcionais de movimento( como o que ocorrem durante a prtica esportiva e nas AVDs). Os padres de facilitao tem como caractersticas principais seus componentes em espiral e diagonal, que devem ser criteriosamente respeitados para execuo do mtodo. Cada diagonal de movimento tem dois padres antagonistas entre si que obedecem a lei de inverso de agonistas e antagonistas, permitindo assim o movimento nos dois padres.

Os padres de facilitao existem para os MMSS, MMII,Cabea, Pescoo e Tronco. O padro procura obter uma boa contrao muscular,colocando em mximo alongamento os componentes musculares principais destes padres. O trmino do padro obtido quando todos essas fibras musculares chegam a sua total contrao.

Tcnicas de Facilitao Neuromuscular Proprioceptiva

Tcnicas so ferramentas de facilitao com um objetivo especfico.

OBJETIVOS:

INICIAO RTMICA: CARACTERIZAO: Movimentos rtmicos dos agonistas realizados atravs da amplitude desejada, iniciado por movimento passivo progredindo at movimento ativo resistido. Descrio: Inicia movendo passivamente no paciente atravs da amplitude de movimento. Paciente solicitado a iniciar o trabalho ativamente na direo desejada. Terapeuta resiste o movimento ativo. Para terminar o paciente de mover-se sozinho.

Iniciar movimento Aprender um movimento Modificar a velocidade de um movimento Aumentar fora Aumentar estabilidade Aumentar a coordenao e o controle Aumentar a resistncia Aumentar a amplitude de movimento Relaxar e diminuir a dor

Rplica: Indicaes: Caracterizao: Tcnica utilizada para facilitar a aprendizagem motora de atividades funcionais. Ensinar o paciente o resultado de um movimento ou atividade importante para o trabalho funcional e para as atividades de auto-cuidado. Descrio: Coloque o paciente na posio final da atividade onde todos os msculos esto em posio de encurtamento. Paciente sustenta esta posio enquanto o terapeuta resiste em todas as direes daquele padro Pea ao paciente que relaxe e mova-o passivamente uma pequena distncia de volta na direo oposta, e ento solicite o retorno posio final.

Facilitar a iniciativa motora. Melhorar a coordenao e a sensao do movimento. Normalizar o ritmo do movimento ( aumentar ou diminuir). Ensinar o movimento. Ajudar o paciente a relaxar.

Descrio: Para cada rplica de movimento comece mais alm em direo ao nicio do movimento. No final o paciente deve realizar o movimento de forma independente.

Reverso Dinmica: Caracterizao: Alternncia do movimento ativo, de uma direo para a direo oposta, sem relaxamento. Descrio:

Indicaes: Ensinar o paciente a posio final e o objetivo funcional do movimento. Melhorar a coordenao. Melhorar a sensao do movimento.

Comea com a direo mais forte contra resistncia. No final do movimento o terapeuta prepara a mudana das mos. Aqui um comando de ao dado e solicita-se a mudana da direo, sem relaxamento. As reverses devem ser realizadas na freqncia necessria.

Indicaes: Aumentar a amplitude ativa do movimento. Aumentar a resistncia. Desenvolver coordenao. Aumentar a fora do movimento antagonista. Prevenir ou reduzir fadiga.

Vous aimerez peut-être aussi