Vous êtes sur la page 1sur 13

As boas escolas ensinam, mas s quem pode educar para a vida so os pais!

MATERNIDADE X PATERNIDADE
De maternidade, todo mundo fala. Uma profuso de artigos e reportagens publicada todos os meses em revistas femininas e, diariamente, em jornais. Paternidade tema escasso, inclusive em publicaes internacionais. No entanto, a figura paterna fundamental na estruturao da personalidade da criana e, o papel de pai, diferentemente do da me, mudou radicalmente nos ltimos 100 anos.

A MUTAO DO PAI
"H 100 anos, o papel do homem era o de provedor financeiro da famlia. Ele se relacionava com o filho na transmisso do ofcio em alguns outros aspectos da educao. Mas se limitava a isso. Os cuidados e a educao do dia a dia eram funo da me. Hoje, h outro tipo de participao, h mais intimidade. O papel do pai autoritrio, dominador, que ditava normas de procedimento e comportamento vem sendo abandonado."

A FAMLIA CRESCE
"Quando uma criana chega numa famlia em que bem-vinda, ela cria uma experincia interna de que o mundo a aceita. Isso fundamental porque, nos primeiros anos de vida, a criana cria sua estrutura emocional, adquire confiana em si prpria e no mundo. Pais inseguros, ansiosos, imaturos, ambivalentes em relao ao filho, geram uma criana com dvidas, inseguranas, necessidade de ser e agir de acordo com expectativa dos pais. Isso gera na criana um medo de que o mundo no vai receb-la bem, de que preciso ficar preocupada em agradar ou no ser bem recebida."

O PRIMEIRO FILHO
"A chegada do primeiro filho tem um impacto emocional muito grande. Gera fantasias e expectativas nicas que, a partir do segundo, so diferentes."

PAPEL X FUNO DE PAI


"Temos que distinguir entre o papel e a funo de pai. O papel mais normativo, tem a ver com as obrigaes morais que ele deve ter diante de sua famlia. A funo algo mais profundo, diz respeito ao mundo interno da criana, sua personalidade, seu lado emocional."

FUNO DE PAI

funo do pai estabelecer limites criana, passar a ideia de que existem limites na vida.

ME E LIMITE
A me madura, tambm exerce essa funo do limite. Ela explica para a criana que tem que trabalhar, que quer ver televiso, conversar com as amigas.

CONFLITOS
Os filhos trazem para os homens, principalmente os menos maduros, uma rivalidade no muito consciente. O filho tira do homem a ateno da mulher.

AMA QUEM PODE


Ama quem pode, no quem quer. Ou seja, no porque voc deseja algo que ter a capacidade interna de realizar aquilo.

AUSNCIAS
"H vrias dimenses de ausncias. Algum pode, inclusive, estar junto e ser ausente. Pode ser presente fisicamente e ausente emocionalmente. Mas tambm pode estar distante fisicamente, mas presente emocionalmente, buscando na escola, ligando, conversando o tempo todo."

Vous aimerez peut-être aussi