Vous êtes sur la page 1sur 2

Coordenao de Matemtica Disciplina: Matemtica

Professor: Ceclia Almeida LISTA PA E PG

Os nmeros que exprimem o lado, a diagonal e a rea de um quadrado esto em PA, nessa ordem. Calcule o permetro do quadrado. 500 moedas so distribudas entre trs pessoas A, B e C, sentadas em crculo, da seguinte. maneira: A recebe uma moeda, B duas, C trs, A quatro, B cinco, C seis, A sete, e assim por diante, at no haver mais moedas suficientes para continuar o processo. A pessoa seguinte, ento, receber as moedas restantes. a) Quantas foram as moedas restantes e quem as recebeu? b) Quantas moedas recebeu cada uma das trs pessoas?

Existem 10 caixas contendo, cada, 10 unidades de um certo produto, idnticas em forma e tamanho, sendo que cada unidade de uma determinada caixa pesa 1,1 kg, enquanto as unidades restantes 1 kg cada. Pretende-se, com uma nica pesada (utilizando qualquer tipo de balana), identificar a caixa cujos produtos pesam 1,1 kg cada unidade. Para tal, usou-se o seguinte procedimento: numeram-se as caixas aleatoriamente de 1 a 10 e de cada uma delas retiram-se tantas unidades quanto seu numero; juntaram-se essas unidades retiradas, pesando-as e obtendo 55,4 kg. Qual alternativa corresponde ao numero da caixa que contem as unidades que pesam 1,1 kg cada: a) 1 b) 4 c) 3 d) 10 e) 5

Seja (an) uma progresso geomtrica de 1 termo = 1 e razo , onde q um nmero inteiro maior que 1. Seja (bn) uma progresso geomtrica cuja razo q. Sabe-se que = Neste caso: a) Determine o primeiro termo em funo de q. b) Existe algum valor de n para o qual = ? c) Que condio n e m devem satisfazer para que = ? Se 3 x, x, 9 x,... uma progresso aritmtica, determine x e calcule o quinto termo. Calcule a soma dos termos da progresso aritmtica 2,5,8,11,... desde o 25 at o 41 termo, inclusive.

Calcule a soma de todos os inteiros que divididos por 11 do resto 7 e esto compreendidos entre 200 e 400 . Quantos so os inteiros, compreendidos entre 100 e 500, que no so divisveis nem por 2 , nem por 3 e nem por 5 ? Quanto vale a soma desses inteiros?

Determine o maior valor que pode ter a razo de uma progresso aritmtica que admita os nmeros 32, 227 e 942 como termos da progresso. Os inteiros de 1 a 1000 so escritos ordenadamente em torno de um crculo. Partindo de 1, riscamos 1,16,31,... O processo continua at se atingir um nmero j previamente riscado. Quantos nmeros sobram sem riscos? Um bem, cujo valor hoje de R$8000,00, desvaloriza-se de tal forma que seu valor daqui a 4 anos ser de R$2000,00 . Supondo constante a desvalorizao anual, qual ser o valor do bem daqui a 3 anos? Aumentando de 20% o raio da base de um cilindro e diminuindo de 30% sua altura, de quanto variar seu volume? A soma de trs nmeros em progresso geomtrica 19. Subtraindo-se 1 ao primeiro, eles passam a formar uma progresso aritmtica. Calcule-os. Quatro nmeros so tais que os trs primeiros formam uma progresso aritmtica de razo 6 , os trs ltimos uma progresso geomtrica e o primeiro nmero igual ao quarto. Determine-os.

Vous aimerez peut-être aussi