Vous êtes sur la page 1sur 4

Os primeiros registros do uso de uma lngua diferente do Latim na Pennsua Itlica datam do sculo XI, apesar de o movimento para

a utilizao do vulgar apenas tomar fora no sculo XIV, com o encorajamento de grandes poetas da poca como Dante, Boccacio e Petrarca. Pode-se dizer, porm, que o ltimo captulo do longo debate sobre a lngua italiana s veio pelo sculo XVIII, em que a estabilidade territorial e poltica contriburam para a consolidao lingustica da Itlia. Mas a necessidade de uma gramtica italiana, despertada durante o sculo XV veio inicialmente das grandes mudanas culturais e sociais do Renascimento, e a disseminao do pensamento cientfico e humanista causou uma perda de identidade com o Latim. O estopim, porm, considerado a inveno da imprensa de Gutenberg, que aumentou a produo textual de forma extraordinria, apesar de ter sido uma inveno pouco aceita pela sociedade italiana num primeiro momento. A comercializao cada vez maior de livros trouxe um problema aos italianos, que para evitar prejuzos, precisavam de uma gramtica e de uma lngua que unificassem todos os dialetos falados na Pennsula Itlica na poca. De acordo com Dante, um sculo antes do contexto da gramatizao italiana podiam ser contabilizados 14 principais dialetos, que depois subdividiam-se em centenas de outros. Foi ento que entre os estudiosos de lngua da regio se instaurou uma querella, uma discusso sobre que lngua usar, e como sua respectiva gramtica devia ser, que ficou conhecida como questione della lengua. De um lado, quase toda a sociedade da Pennsula Itlica do sculo XV a favor da ideia do vulgar sendo usado apenas como lngua instrumental, tendo o latim como lngua oficial. Humanistas como Leonardo Bruni e Flavio Biondo argumentavam que o vulgar era uma lngua desorganizada, incapaz de ser gramatizada, enquanto alguns entusiastas, como Leon Battista Alberti, acreditavam que o vulgar, por ter fortes razes no latim, tinha capacidade de ser uma lngua gramatical. Essas discusses mais diretas entre Bruni e Alberti, que publicavam tratados para refutar as ideias um do outro de forma fervorosa, foram o contexto da criao da primeira gramtica italiana, apelidada atualmente de Grammatichetta Vaticana.

Dante foi um dos maiores propagadores do vulgar italiano, e um dos primeiros a dissertar sobre sua importncia, um sculo antes das discusses de Bruni e Alberti . Alm de sua macia campanha a favor do uso da lngua no dia-a-dia, tambm escreveu muitas de suas obras, como o caso de sua obra mais importante, A divina comdia, em vulgar.

Dante escreveu um tratado em Latim denominado Del volgari eloquentia, publicado apenas dois sculos depois sua concluso, dissertando sobre o vulgar ilustre que, para ele, trazia uma fuso do melhor dos dialetos italianos e por isso deveria ser usado principalmente para a produo literria. Pelo seu uso constante (alm do de escritores como Petrarca e Boccacio), o vulgar, por causa de Dante, comea a se difundir no meio literrio, por meio das imitaes, mas no para a torna-se a lngua das Accademie e das associaes culturais que esto se difundido por toda a Itlia, a lngua da poesia, da arte, da

literatura, da filosofia e das cincias escritas em vulgar italiano. (MARTINS, C. F. Algumas especulaes lingsticas na tradio italiana: a questione della lingua, 2011). Leon Battista Alberti foi um humanista italiano cujos tratados de arquitetura e artes plsticas tm grande importncia at hoje, quase seis sculos aps sua morte. Filho ilegtimo, era de uma famlia de banqueiros de Florena exilados em Gnova, onde nasceu em 1404. Comeou a estudar direito na Universidade de Bolonha em 1421 e, apesar de adoecer com a demanda de trabalho e no se interessar pelo assunto, concluiu o curso. Comeou a estudar matemtica como uma forma de relaxar do estresse que o estudo da lei lhe causava. Quando o decreto que havia exilado sua famlia fora revogado, passou a morar em Florena onde, atravs de um amigo, comeou a se interessar por arquitetura, e a partir da, dedicou-se arte e cincia. Comeou a trabalhar para um cardeal da Igreja Catlica em 1430, trabalho que o fez viajar por quase todo o norte da Europa. Dois anos depois, comeou uma carreira literria em Roma, onde escrevia biografias dos santos em latim. Em 1441 Junto a Piero de Medici, criou uma competio de poemas chamada Certame Coronario, com o intuito de valorizar o vulgar. Com a eleio do papa Nicolau V, em 1447, comeou a trabalhar como consultor de arquitetura da Santa S, onde foi responsvel pela construo de vrios prdios importantes de Roma. Em 1452 produziu sua maior obra, o De re aedificatoria, primeiro grande tratado moderno de arquitetura, dividido em dez volumes. Foi demitido em 1464, com a morte do papa Pio II, mas continuou sendo arquiteto. Faleceu em 1472, em Roma. A primeira gramtica das lnguas romnicas modernas, escrita por Leon Battista Alberti no possui nome ou data de composio definidos. Foi produzida no perodo Humanstico, durante o sculo XV, provavelmente no perodo de 14371441, e seu nome incerto pois foram encontradas cpias desta gramtica com tantos ttulos diferentes (uns em latim, com o nome Regule lingue florentina, outros em toscano, como Regule della lingua fiorentina foram alguns dos ttulos encontrados) que, para evistar confuso, ela foi apelidada simplesmente de Grammatichetta Vaticana, j que, atualmente, sua nica cpia manuscrita encontrar-se na Biblioteca Apostlica Vaticana sob o codice vaticano reginense latino 1370.

A Grammatichetta foi escrita muito rapidamente, quase como um desafio para demonstrar que o vulgar estava equipado estruturalmente tanto quanto o latim. Por isso, muito breve, objetiva e clara (apesar de seu apelido, no exatamente pequena). Usa das mesmas categorias de discurso usadas no latim: nome, pronome, verbo, preposio, advrbio, interjeio e conjuno assim como todas os critrios de gramticas antigas, para provar a capacidade de gramatizao do vulgar. Apesar disso, no possui carter terico, apenas expondo o uso prtico da lngua. Foi considerada revolucionria por no usar referncias dos grandes autores literrios, e sim descrev-la de acordo com o que as pessoas falavam na poca. Pode ser divida em oito partes, como aponta Zuccarelo (Histria da gramaticalizao italiana & Nascimento e evoluo do pronome de tratamento lei): 1.uso didtico dos esquemas e dos paradigmas (declinaes e conjunes); 2. observaes a respeito das nomenclaturas (em muitos aspectos, idnticas s da gramtica latina); 3. acenos de gramtica histrica (p.ex. a formao dos substantivos provenientes do ablativo latim); 4. exemplos; 5. algumas formas idiomticas mais usadas; 6. vcios de linguagem; 7. referncia a outros idiomas no italianos. 8. metodologia de no tratar separadamente as formas e o uso das vrias partes do discurso. Apesar de sua importncia, a Grammatichetta no foi circulada nem ficou conhecida pelo povo italiano, sendo redescoberta apenas em 1850, e reimpressa apenas em 1908, 500 anos aps sua formulao.

A Grammatichetta pode ser lida na ntegra aqui ou em portugus aqui

Vous aimerez peut-être aussi