Vous êtes sur la page 1sur 2

Impresso de pt.chabad.

org

Parte 2 - A Anatomia Humana


O prximo estgio de reflexo sobre os poderes da alma meditar sobre como a Cabal Clssica relaciona estes poderes aos aspectos da anatomia humana. Esta identificao dos poderes espirituais com membros do corpo ilustra o pensamento cabalista de hitlabshut ("revestimento") no qual uma realidade superior revestida em uma inferior. Neste exemplo, um poder da alma a realidade superior que revestida e se expressa por meio de uma realidade inferior, por exemplo, um recipiente fsico como um membro ou rgo do corpo. importante notar que na literatura tradicional da Cabal, coloca-se grande nfase na correlao entre as sefirot celestiais e os membros e rgos fsicos do corpo humano, saltando diretamente de um plano do Divino ao plano do fsico. Somente em um estgio posterior no desabrochar histrico da revelao da sabedoria oculta da Tor, o Bal Shem Tov e seus discpulos revelaram e descreveram em detalhes os correlatos psicolgicos tanto das sefirot celestial e seus paralelos fsicos. Estes correlatos psicolgicos servem como intermedirios espirituais atravs dos quais as sefirot Divinas podem de fato tornar-se revestidas e refletidas nos membros fsicos do corpo. A correspondncia apresentada na Cabal entre as sefirot e os membros do corpo pode ser resumida da seguinte forma:

Sefir keter chochm bin da'at chessed guevur tiferet netzach hod yessod malchut coroa sabedoria entendimento conhecimento bondade poder beleza vitria agradecimento alicerce reino

Partes correspondentes do corpo crnio crebro (especificamente o lobo direito do crebro) corao (relacionado com o lobo esquerdo do crebro) lobo posterior do crebro brao direito brao esquerdo torso perna direita perna esquerda rgo procriador boca (tambm associada coroa na extremidade do rgo procriador)

Keter manifesta-se no corpo como o crnio. Assim como uma coroa circunda a cabea, da mesma forma, relativamente, o crnio a coroa do corpo. O crnio ainda sugere a idia de colocar um horizonte em nosso campo da experincia consciente. Dando definio mente e limites a sua capacidade de expandir-se e inflar, a conscincia est sempre cercada por uma fronteira de experincia inconsciente que por si mesma d forma conscincia. Chochm, de todos os poderes mentais, considerado como sendo a mente essencial ou a "mente dentro da mente." Conseqentemente, bin relativo a chochm, alm de referir-se ao prprio corao (o assento fsico da experincia emotiva nascida do entendimento da mente), pode ser considerado como o relativo "corao dentro da mente." Esta distino tambm se representa no corpo, onde chochm est posicionado no lobo direito e bin no lobo esquerdo do crebro. O terceiro elemento adicional, da'at, est localizado no lobo posterior do crebro, no ponto em que o crebro encontra a espinha - a posio do lobo occipital. Quanto aos trs atributos emotivos do corao, encontramos que o brao direito incorpora chessed, e o brao esquerdo, guevur. Isso mencionado no versculo "Seu brao esquerdo est sob minha cabea, e seu brao direito me abraa" e no dito de nossos Sbios: "Deixe o brao esquerdo empurrar, e o brao direito aproximar." "Empurrar, neste contexto, significa desengatar, dando outra parte um senso de independncia (antes de pux-lo para perto). Similarmente, a imagem de "seu brao esquerdo est sob minha cabea" significa que ele nutre minha conscincia de auto-independncia (antes de abraar-me com seu brao direito). A posio de equilbrio da beleza, aquela que vincula todas as partes do corpo em geral e est centrada entre os braos em particular, o torso.

Das propriedades comportamentais da alma, aquelas de netzach e hod correspondem s pernas do corpo. As pernas representam o primeiro e mais contnuo contato com a realidade exterior. Alm disso, as pernas facilitam o movimento do corpo como um todo, levando a pessoa aonde quer ir. Netzach a qualidade de "colocar para frente o melhor p da pessoa " numa postura afirmativa. Hod a perna esquerda, que mantm o movimento de uma pessoa em curso, monitorando e validando seu avano afirmativo. Finalmente, a propriedade de yessod mencionada como o "sinal do Pacto Sagrado," que corresponde aos rgos reprodutivos, feminino e masculino. Mencionado como "a concluso do corpo," yessod a manifestao fsica do corpo de sua prpria capacidade de se realizar, bem como conectar-se e se comunicar com os outros. O ltimo poder da alma manifesta-se na boca. Malchut (reino) o domnio da influncia de uma pessoa. Como est escrito, "A palavra do rei governa," significando que o alcance do governo do rei marcado pela distncia que sua palavra viaja. A capacidade de falar da boca, de se auto-expressar, o poder de afetar o ambiente da pessoa, seu prprio mundo.

O contedo desta pgina possui copyright do autor, editor e/ou Chabad.org, e produzido por Chabad.org. Se voc gostou deste artigo, autorizamos sua divulgao, desde que voc concorde com nossa poltica de copyright.

Chabad.org uma diviso do Chabad-Lubavitch Media Center Em eterna memria de nosso fundador, Rabino Yosef Y. Kazen 1993-2013 Chabad-Lubavitch Media Center

Vous aimerez peut-être aussi