Vous êtes sur la page 1sur 178

SENAI-PE

PC I Processos Construtivos I

SENAI-PE

Federao das Indstrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Crte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antnio Carlos Maranho de Aguiar Diretor Tcnico Uaci Edvaldo Matias Diretor Administrativo e Financeiro Heinz Dieter Loges Ficha Catalogrfica 69 S474p SENAI.DR.PE. PC I Processo Construtivo I. Recife, SENAI.PE/DITEC/DET, 2004. 1. CONSTRUO CIVIL 2. REVESTIMENTO - ARGAMASSA 3. IMPERMEABILIZAO I. Ttulo

Direitos autorais exclusivos do SENAI. Proibida a reproduo parcial ou total, fora do Sistema, sem a expressa autorizao do seu Departamento Regional.

SENAI Departamento Regional de Pernambuco Rua Frei Cassimiro, 88 Santo Amaro 50100-260 - Recife PE Tel.: 81.3416-9300 Fax: 81.3222-3837

SENAI-PE

SUMRIO

Estruturas Infra-estrutura Superestrutura Revestimentos com argamassa e revestimento cermico piso e parede Pintura imobiliria Impermeabilizao de pisos e pavimentos Esquadrias e vidros Processo construtivo em cobertura Higiene e Segurana no Trabalho Terminologia Bibliografia

05 13 20 51 89 113 120 138 160 171 178

SENAI-PE

ESTRUTURA

D-se o nome de estrutura s partes resistentes de uma construo, de uma mquina, de um automvel, de um navio, de um avio, de um objeto, etc. Observando ao nosso redor, percebemos que tudo o que nos cerca possui uma estrutura: o edifcio em que estamos, o computador que usamos, a estante em que guardamos nossos livros e a cadeira em que nos sentamos tm uma estrutura. Ns prprios temos uma estrutura, constituda pelos ossos, msculos e tendes. Examine a seguir algumas estruturas encontradas na natureza, nos objetos do dia-dia e em obras de engenharia.

SENAI-PE

Breve histria da engenharia de estruturas H cerca de 10000 anos, tendo descoberto a agricultura e a pecuria, o homem deixou de ser nmade, passando a residir em um local fixo; surgiram ento os primeiros edifcios permanentes e as primeiras aldeias. Desde daquele tempo, o ser humano vem executando construes que o protejam, que permitam a reunies com um objetivo religioso, poltico ou de lazer, que possibilitem a transposio de um rio ou a barragem de um curso dgua. As primitivas construes iniciais foram s monumentais pirmides egpcias, aos harmoniosos templos gregos, s maravilhosas cpulas romanas, catedral gtica, s imensas pontes de ferro e de ao, aos imensos arranha-cus de ao e de concreto. Os esforos solicitantes das Estruturas Para que uma construo, seja uma mquina, um automvel ou um objeto funcionem bem, devem resistir as aes que atuam sobre eles ao longo de sua vida til (esforos solicitantes). Tais esforos solicitantes podem lev-la runa e podemos dizer que so de trs tipos: Foras: o peso prprio da estrutura, o peso dos objetos de uma edificao, a presso do vento sobre uma edifcio, a carga movimentada por um guindaste, as pessoas transportadas por um elevador, etc.

Variaes de temperatura: essas variaes, mudando a forma da estrutura, podem provocar esforos em seu interior.

SENAI-PE

Deslocamentos de apoio: todos conhecem os efeitos devastadores que os terremotos tm sobre as construes; mesmo quando os deslocamentos de apoio ocorrem lentamente, podem introduzir esforos importantes na estrutura.

O Projeto de uma Estrutura Ao fazer-se o projeto de uma estrutura preciso, portanto, estimar quais so os esforos que podero solicit-la ao longo de sua vida til, e projet-la para suportar adequadamente estes esforos. Algumas destas esforos solicitantes so conhecidas com bastante preciso, como o peso prprio da estrutura ou o empuxo da gua sobre as paredes de uma caixa dgua. A maior parte desses esforos solicitantes, entretanto, no bem conhecida, devendo ser determinada estatisticamente: o caso dos veculos que passam por uma ponte, das ondas do mar sobre um navio, dos deslocamentos de apoio provocados por um terremoto. Faz-se um estudo estatstico destas solicitaes, utilizando-se no projeto aes com uma probabilidade muito baixa de serem ultrapassadas durante a vida til da estrutura. Cada solo uma fundao O incio de uma obra definir o sucesso da construo, os alicerces e fundaes, se mal feitos, sero os responsveis por companheiras indesejveis das paredes: as trincas ou rachaduras, dependendo do erro a edificao poder ruir (desabar). A primeira providncia a ser tomada analisar o solo, embora deve-se verificar antes da compra do terreno.

SENAI-PE

Areia Argila Lodo Argila e pedregulho Rocha As caractersticas de um solo no podem ser descobertas pelo aspecto da camada superficial

A sondagem Tcnica que detecta as caractersticas do solo, a sondagem revela a disposio, a natureza e a espessura das camadas, como tambm a possibilita de descrio e nvel da gua. Nos terrenos utilizada para saber a capacidade que os diferentes tipos de solos tm para suportar o peso da edificao. Geralmente, so utilizados dois grupos de explorao de solo : a retirada de amostras ; os ensaios locais.

As amostras funcionam com abertura de poos de explorao, enquanto os ensaios so tcnicas de bombeamento, palheta, medida de presso, prova de carga, medida de recalque e ensaios geofsicos. Usualmente, as amostras de solo servem para distinguir dois tipos : 1. As deformaes para identificao e classificao : 2. As indeformadas para determinar as propriedades fsicas e mecnicas. Para tanto, preciso manter inalteradas a textura, a estrutura e a umidade, enquanto o estado de tenso perdido. A explorao mtodo de abertura de poos o que traz mais resultados, porm seu custo muito elevado e s vale para grandes obras.

SENAI-PE

Reconhecimento Primeiramente feito um furo com trato-cavadeira at que o solo comece a romper, observe a figura abaixo:

Segundo passo, insere-se o trado espiral, que alcana maiores profunidades:

Ao encontrar o lenol de gua preciso adotar o mtodo de percusso com circulao de gua, figura abaixo:

Para se conseguir a amostra necessrio utilizar um barrilete amostrador que tambm mede a resistncia a penetrao.

SENAI-PE

A resistncia testada pelo nmero de golpes dados no solo com um peso de 65 kg colocado a 75 cm de altura, at que alcance 30 cm do solo. A sondagem sempre acompanhada de um grfico com o perfil do solo, alm das indicaes sobre as caractersticas das camadas do solo e o tipo de ensaio empregado, o nvel do terreno e dos diversos lenis de gua e a resistncia a penetrao do barrilete amostrador. So considerado os melhores solos para uma fundao os de areia compacta ou argila rija. Mas, a areia mediamente compacta ou argila mdia tambm apresentam segurana para a fundao. Enquanto a perfurao no encontrar um desses quatro tipos de solo, a escavao deve continuar. O nvel de profundidade do solo firme determina qual o tipo de fundao a ser adotada, os demais tipos so nocivos a edificao, entre eles a areia pouco campacta, a argila orgnica, de consistncia mole e localizada em locais prximos as vrzeas e rios e a argila porosa, que perde resistncia quando encharcada. Algumas perguntas so fundamentais e devem ser consideradas pelo projetista: Qual a finalidade da construo? As caractersticas geogrficas da regio so favorveis? Qual o impacto ambiental da construo no meio ambiente? As condies climticas podem interferir na execuo da construo? Qual o tipo de solo existente? Ser necessrio fazer o rebaixamento do nvel dgua? O terreno est bem localizado? So boas as condies de acesso obra? Quais as caractersticas das construes prximas? A ao do vento pode provocar esforos significativos na estrutura? Quem vai utilizar a obra depois de pronta?

Analisando um Projeto Estrutural Ao analisar um projeto o projetista deve possuir, alm de capacitao tcnica e experincia, uma viso global da totalidade, sempre com uma postura crtica e questionadora, consciente de seu papel no contexto social. importante frisar que as diretrizes de um projeto geralmente esto relacionadas a uma deciso poltica e no a uma opo simplesmente tcnica.

10

SENAI-PE

Qualidade do projeto estrutural De acordo com o projeto de reviso da NBR-6118, a soluo estrutural adotada deve atender aos seguintes requisitos de qualidade: 1. Condies impostas ao projeto arquitetnicas estticas, de implantao, de drenagem, de impermeabilizao etc. funcionais finalidades e uso previsto para a estrutura construtivas compatibilizao do projeto estrutural com os mtodos e etapas construtivas estruturais adequao da solues estruturais adotadas em servio e na ruptura, caracterizada pela escolha apropriada e caractersticas dos materiais (concreto armado, concreto protendido, ao, pr-moldados), pelo sistema estrutural escolhido para resistir s aes verticais e s aes horizontais e pelo tipo de fundao. integrao com os demais projetos (eltrico, hidrulico, ar condicionado etc.) previso de rebaixos, furos, shafts ou de peas estruturais para viabilizar e compatibilizar a coexistncia da estrutura com os demais sistemas. econmicas otimizao dos custos de construo, associados aos de manuteno da estrutura em uso e de compatibilizao com os prazos desejados.

2. Exigncias tcnicas de segurana e durabilidade referem-se necessidade da estrutura, com grau apropriado de confiabilidade de: resistir a todas as aes e outras influncias ambientais passveis de ocorrer durante sua fase construtiva comportar-se adequadamente sob as condies previstas de uso, durante determinado tempo de existncia (vida til).

Esta confiabilidade fica caracterizada pela segurana adequada contra riscos de: ruptura instabilidade (perda de equilbrio esttico) vibraes excessivas deformaes inconvenientes e danosas

11

SENAI-PE

fissurao excessiva com vistas esttica estanqueidade e proteo da armadura

Esta confiabilidade deve ser complementada pelo atendimento s exigncias que protejam e preservem a estrutura contra sua deteriorao prematura (cobrimento das armaduras, drenagem, especificaes de materiais adequados e de medidas adequadas agressividade ambiente). A segurana e a durabilidade dependem ambas da qualidade dos detalhes das armaduras para evitar rupturas localizadas e a favorecer boas condies de adensamento do concreto. Caractersticas de alguns solos

12

SENAI-PE

INFRA-ESTRUTURA

Fundao Elemento estrutural com a funo de receber, suportar e transmitir as cargas oriundas de uma edificao, para o solo (terreno). Transmisso direta - as cargas so transmitidas ao solo pela base da fundao.

Transmisso indireta - as cargas so transmitidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundao e o solo.

13

SENAI-PE

Fundao direta rasa ou superficial A profundidade de assentamento, em relao superfcie do solo duas vezes inferior a menor dimenso da fundao. Ex: sapatas, blocos, radies, sapatas associadas, sapatas corridas. Exemplos de fundaes superficiais: Sapatas elemento de fundao superficial de concreto armado, pode ter espessura constante ou varivel e a forma de sua base pode ser quadrada, retangular, circular ou trapezoidal. Bloco tem faces verticais inclinadas ou escalonadas e formas quadradas ou retangulares.

sapata quadrada retangular trapezoidal viga

Diferena entre fundao de bloco e fundao de sapata A diferena entre uma fundao de bloco e outra de sapata, refere-se quanto forma de resistir aos carregamentos da estrutura do edifcio. os blocos so dimensionados pelo engenheiro calculista para resistir compresso, so executados apenas com concreto, sem o emprego de armadura. J as sapatas so dimensionadas para resistir flexo, e executadas com concreto armado, tendo o concreto a funo de resistir compresso e o ao a flexo. Bloco e sapata : particularidades um tipo de fundao que apresenta altura maior em relao s dimenses de sua base. A sapata um tipo de fundao que , ao contrrio do bloco, possui altura menor em relao s dimenses de sua base.

14

SENAI-PE

Sapata corrida o elemento da fundao que distribui as cargas do edifcio no solo, de forma linear, isto , de maneira contnua, acompanhando o desenvolvimento das paredes.

Sapasta corrida ou contnua, armada

Sapata redier

Conceito de compresso, trao e flexo Comprimir consistir em encurtar, aproximar partculas e tracionar significa distender, afastar partcular.

Fundao profunda Tipo de fundao onde as cargas da edificao so transmitidas ao solo pela sua base (transmisso direta), por sua superfcie lateral (transmisso indireta) ou por uma combinao das duas. A profundidade de assentamento, em relao superfcie do solo, duas vezes superior menor dimenso da fundao, tendo no mnimo, 3,0 metros de profundidade. Exemplo de fundao profunda

15

SENAI-PE

Estacas Estacas - estrutura feita inteiramente com equipamentos ou ferramentas. as estacas podem ser de ao, concreto pr-moldado, moldado no local ou mista, madeira. Tubulo Elemento de fundao profunda, cilndrico, requer a descida de operrio pelo menos na etapa final de sua execuo. O tabulam pode ser a cu aberto ou sob ar comprimido (pneumtico). sua base pode ser alargada. O tubulo pode ainda ser executado com ou sem revestimento que pode ser de concreto ou ao, nesse ltimo caso o ao ou camisa metlica pode ser perdida ou recuperada.

Estaca de hlice contnua O solo perfurado com trado contnuo e a concretagem feita com injeo de concreto mediante a prpria haste do trado. A perfurao executada pela rotao de uma hlice contnua at atingir a profundidade indicada no projeto. A concretagem comea com a injeco de concreto pela haste central do trado, ao mesmo tempo, a hlice contnua, sem rotao, retira o material escavado. A composio desse concreto consiste em: cimento(305 kg) e resistncia mnima de 20 mpa, areia, pedrisco e pedra nmero 1.

16

SENAI-PE

Estaca tipo Franki Tipo de estaca que tem uma base alargada, constituda de concreto ou material granular. A execuo consiste na cravao de um tubo com a ponta tapada por uma bucha de areia e pedra, por meio de golpes de pilo. Ao atingir a profundida de projeto, o tubo preso e a bucha expulsa, formando-se a base.

Antes de concretar (350 kg/m3), coloca-se uma armadura com a funo construtiva e faz-se a concretagem, lanando o concreto em pequenas quantidades.

17

SENAI-PE

Estacas de madeira Somente devem ser usadas quando for garantida a durabilidade da madeira a fim de que ela no apodrea por causa das variaes do lenol fretico. A madeira deve ser tratada para evitar ataque de fungos, se as estacas forem cravadas em terrenos firmes, as pontas devem ser protegidas com ponteiras de ao. A cravao feita com bate-estacas atravs da queda livre do martelo. Estacas de ao So constitudas de perfis laminados ou soldados e de tubos de chapa dobrada nas sees circular, quadrada ou retangular. A cravao pode ser feita com bate-estacas e as emendas, quando necessrias, so feitas com talas parafusadas ou soldadas, devidamente dimensionadas.

Estacas pr-moldadas Podem ser de concreto armado ou protendido, podem ter diversos comprimentos, variando de metro em metro, com sees quadrada, circular, octogonal, duplo t, etc. A introduo da estaca no solo pode ser feita por percusso, prensagem ou virao. Por percusso, utiliza-se o bate-estaca, por meio da queda de um martelo (peso), dimensionado para cravar a estaca at a cota do projeto.

18

SENAI-PE

Blocos de coroamento As cargas das estruturas so transferidas para as estacas atravs dos blocos de coroamento. recomendvel travar o bloco com vigas de amarrao: em duas direes para blocos de uma estaca e em duas direes para blocos de duas estacas. no caso de blocos com trs ou mais estacas, essa escolha fica a critrio do projetista de fundaes.

19

SENAI-PE

SUPERESTRUTURA

o conjunto de elementos estruturais que se encontram acima do nvel da fundao e que, combinados entre si, do forma, estabilidade e segurana s edificaes. Elementos estruturais : lajes, pilares, vigas. LAJES O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos ltimos anos graas s modernas tcnicas construtivas e ao desenvolvimento dos programas de anlise e projeto estrutural. No primeiro caso foram desenvolvidos sistemas de frmas removveis, metlicas ou plsticas, associados a sistemas eficientes de escoramentos, que possibilitaram a execuo de grelhas de uma forma prtica e simples. No segundo caso a evoluo dos programas computacionais passou a permitir, na anlise estrutural, um grau de sofisticao jamais visto. Alm da preciso da anlise, a integrao das informaes permitiu passar da anlise ao projeto (dimensionamento, detalhamento e desenho) de uma forma rpida e precisa. importante destacar aqui a grande contribuio dos sistemas computacionais desenvolvidos pela tqs para o avano da engenharia estrutural nesse campo. Graas a esses sistemas hoje possvel se fazer a anlise do pavimento de um edifcio permitindo tratar o conjunto de lajes nervuradas e vigas como uma nica estrutura em grelha, eliminando-se assim as restries decorrentes do uso de modelos simplificados para anlise destas estruturas. O sistema estrutural que se apresenta mais uma alternativa para a execuo de lajes nervuradas em estruturas de concreto armado. o sistema estrutural em si o mesmo, mudando apenas a forma construtiva. assim sendo as ferramentas de anlise e projeto so as mesmas empregadas nas estruturas usuais de lajes nervuradas. O sistema caracterizado pela utilizao de elementos pr-moldados, com armao treliada em uma direo, e pelo preenchimento dos espaos entre 20

SENAI-PE

nervuras com blocos de EPS (poliestireno expandido). em relao aos sistemas convencionais de lajes nervuradas o sistema proposto apresenta as seguintes vantagens: a-) Eliminao completa de frmas. b-) Reduo sensvel da quantidade de escoramentos. c-) Obteno de uma superfcie inferior plana eliminando a necessidade de forro. d-) Utilizao de elementos pr-moldados com armaduras pr-incorporadas em ambiente industrial. A armao e os elementos treliados Os elementos que aqui se apresentam, e que facilitam a execuo de lajes nervuradas, so a vigota treliada e o bloco de eps. A vigota treliada um elemento estrutural, pr-moldado, obtido com a colocao de uma armao treliada em uma sapata de concreto, adicionando ainda, se necessrio, uma armao complementar. A armao treliada a responsvel, no elemento pr-moldado, pela sua resistncia na fase de transporte e concretagem da laje. ela quem determina a rigidez do elemento, que leva a definio do espaamento entre as linhas de escoramento. essa armao fabricada, a partir de bobinas de aos ca-60b, por um processo de eletrofuso. a armao lateral da trelia, tambm denominada de sinuside, pode ser usada como armadura de cisalhamento para as nervuras da laje. Alm das vigotas treliadas so produzidos ainda outros dois elementos estruturais denominados de mini-painis e painis treliados. esses elementos so teis para uso de forma justaposta, sem a presena do elemento intermedirio (EPS) entre eles. Nesse caso a laje fica com acabamento inferior de uma laje macia. O uso de painis ou mini-painis treliados dependem exclusivamente da disponibilidade ou no de equipamento de transporte no canteiro de obras.

21

SENAI-PE

Os blocos de EPS Os blocos de eps possuem a funo exclusiva de material de enchimento para as lajes, preenchendo os espaos vazios entre nervuras. Dessa forma acabam tambm por propiciar uma superfcie inferior plana, sem as nervuras aparentes. O EPS, ou poliestireno expandido, um material plstico, derivado do petrleo, que aps um processo de polimerizao e expanso apresenta 98% de ar e 2% de matria slida. Seu peso especfico da ordem de 15 kg/m3. Como se v a leveza um dos grandes atributos desse material, que executa a funo de enchimento sem agregar peso laje. O EPS um excelente isolante trmico o que torna sua aplicao em lajes ainda mais interessante no caso de coberturas de edifcios. Os blocos de EPS para lajes so fornecidos de duas formas distintas: recortados e moldados. os blocos recortados so produzidos a partir do corte de blocos matrizes de grandes dimenses: 1000mmx1200mmx4000mm. No projeto de lajes nervuradas onde se preveja o emprego desses blocos importante se atentar para as suas dimenses de tal forma a no produzir grandes perdas no bloco matriz. Os blocos moldados so produzidos a partir da injeo de EPS em moldes metlicos. Suas dimenses nesse caso so as padronizadas pela indstria. Embora tenham essa desvantagem de restries de dimenses, os blocos moldados apresentam a vantagem de usarem menos matria prima, pois so internamente estruturados. No Brasil j se encontram blocos moldados fabricados com EPS de alta resistncia, aditivados com corantes que diminui a reflexo da luz solar por ocasio da montagem da laje, e aditivados tambm com produtos que os tornam retardantes chama (classe f). Sistemas de lajes Com a associao de vigotas treliadas e blocos de EPS podem ser projetadas lajes nervuradas unidirecionais e bidirecionais. Alm desses elementos emprega-se tambm concreto lanado in-loco para a formao da mesa de concreto sobre os blocos de EPS e para complemento das sees das nervuras.

22

SENAI-PE

As lajes unidirecionais apresentam nervuras em apenas uma direo. essas nervuras so formadas com as prprias vigotas treliadas. Os blocos de EPS, com formato de lajotas, possuem um desenho tal que permite o apoio sobre as vigotas (figuras a e b).

figura a

figura b

As lajes bidirecionais empregam um tipo de bloco de EPS especialmente desenhado para essa finalidade. trata-se de um bloco de formato quadrado que em uma direo possui encaixe para apoio sobre as vigotas treliadas e em outra direo possui abas para a formao de nervuras transversais s vigotas.

A figura apresenta um detalhe em perspectiva desse bloco.

23

SENAI-PE

Com a montagem desses blocos sobre as vigotas, e posterior concretagem, forma-se uma laje com nervuras em duas direes (figuras a e b).

figura a

figura b

As vigotas treliadas so colocadas, geralmente, nas direes de nervuras mais curtas para facilitar a montagem da laje. Elas so denominadas de nervuras principais. as nervuras na direo ortogonal, que no contm a armao treliada, so denominadas de nervuras secundrias. Observa-se pelo desenho que as nervuras principais possuem altura maior do que as nervuras secundrias. a diferena geralmente de 3 cm, e dada pela altura da aba do blocos de EPS, que deve ser igual altura da sapata de concreto da vigota treliada.

A foto da figura mostra o aspecto inferior de uma laje bidirecional, com nervuras treliadas e blocos de EPS, aps a remoo do material de enchimento.

As lajes unidirecionais so ideais para emprego em painis de forma muito alongada, onde a relao entre os vos maior do que 2. J as lajes bidirecionais so ideais para serem empregadas em painis de lajes de formato aproximadamente quadrado.

24

SENAI-PE

Mesmo quando se emprega o sistema unidirecional, nervuras transversais s vigotas so dispostas com a finalidade de travamento ou distribuio de cargas concentradas e lineares (alvenarias). Nesses casos o tratamento do sistema como grelha, o que possvel com o sistema tqs, altamente interessante. As lajes bidirecionais, por serem mais rgidas, permitem vencer vos maiores e apresentam grande facilidade de distribuio de cargas concentradas e lineares. Podem ser associadas tambm com capitis sobre pilares, e faixas macias, permitindo o projeto de tetos planos em edifcios. Concluses O sistema proposto, de lajes nervuradas com vigotas treliadas e blocos de EPS, tem-se revelado altamente interessante para a construo de edifcios de qualquer tipo. o sistema permite vencer grandes vos com economia de concreto e armaduras, eliminando completamente as frmas das lajes e reduzindo significativamente os seus escoramentos, alm de propiciar uma face inferior plana para a laje nervurada. Existem no mercado fornecedores de lajes e blocos de EPS com produtos de qualidade para essa finalidade. A LAJE PR-FABRICADA Elementos que a compem Vigota de concreto pr fabricada; Enchimento entre as vigotas de tijolo cermico, elemento de concreto ou EPS; Capa de concreto (capeamento) de espessura d = varivel.

d d

25

SENAI-PE

Variao das alturas A diferente altura dos elementos de enchimento, com o lanamento de capas de concreto em espessura adequada, resulta nas variadas alturas de lajes. - A diferente largura dos elementos de enchimento, proporciona os variados intereixos entre as vigotas. - Geralmente o concreto utilizado para realizar o capeamento das lajes pr fabricadas o de 18Mpa, 20 Mpa, ou segundo a orientao do calculista.

Vedaes Verticais So elementos de um subsistema de uma edificao que visa dividir e definir ambientes internos, controlando a ao de agentes indesejveis, como por exemplo : vento, chuvas, etc. Alm do que foi mencionado acima, a vedao vertical tem ainda as seguintes funes: a. criam condies de higiene, conforto e segurana da edificao; b. podem facilitar a racionalizao da produo, uma vez que as instalaes eltrica e hidro-sanitrias so geralmente embutidas nas mesmas; c. dificultam a ocorrncia de problemas patolgicos, em alguns casos, constitu a principal parte estrutural o caso da alvenaria estrutural.

26

SENAI-PE

Podemos classificar a alvenaria de acordo com o tipo de material empregado: 1. alvenaria de blocos cermicos, blocos de concreto; 2. alvenaria macia solo cimento, taipa, concreto, etc. Tipos de paredes Podemos afirmar que existem vrios tipos de paredes: paredes montadas a seco, pr-moldadas, etc. Descrevemos alguns tipos a seguir :

1. paredes de blocos de gesso 2. paredes de gesso acartonado 3. paredes de blocos concreto celular autoclavado CCA Execuo de alvenaria de vedao A palavra alvenaria deriva do rabe al bann aquele que constroi (bann significa construir). Objetivo: padronizar os procedimentos para a execuo de alvenaria em blocos cermicos, de forma a racionalizar o servio e obter maior produtividade, evitando-se o desperdcio e o retrabalho.

27

SENAI-PE

Documentos de referncia Projeto de arquitetura, projeto de alvenaria, projeto de instalaes hidrulicas, projeto de instalao eltrica, projeto de impermeabilizao, projeto de esquadrias, NR 18 condies e meio ambiente do trabalho na indstria da construo civil. Materiais e equipamentos Blocos cermicos, argamassa de assentamento, industrializada ou no, vergas e contra-vergas, telas de ao galvanizado, sistema de fixao a plvora (tiro de pino), escova de ao, chapisco industrializado, vassoura, prumo de face, nvel de bolha, trena metlica, colher de pedreiro, meio cana, esquadro de alumnio, andaimes e cavaletes metlicos, gua, recipiente estanque (dosador), nvel alemo ou a laser, caixote plstico ou metlico para armazenar argamassa industrializada, carrinhos para o transporte dos blocos cermicos, broxa, eletrodutos de pvc, caixinha de luz 4x4 e 4x2, escantilho. Condies para o incio da execuo do servio Marcao das paredes, conferncia das galgas ( altura da primeira fiada), chapisco executado pelo menos a 72 horas, colocao das telas galvanizadas, pontos eltrico e hidrulicos. Execuo da elevao da alvenaria Os pavimentos devem estar com a quantidade necessria de blocos cermicos (tipos), os transportes dos blocos podem ser executados atravs de minipaletes de madeira conforme figura abaixo:

28

SENAI-PE

Os blocos que recebero as caixinhas eltricas devem ser adquiridos pelo fornecedor j com o furo para eltrica. O local deve ter local para armazenagem da argamassa industrializada (caixote metlico ou plstico) ou maquina para o preparo da mesma. Exemplo abaixo de um caixote metlico.

Posicionar os escantilho nos extremos do vo a ser executado. Observe figura abaixo:

Assentar os blocos de cada extremidade aplicando argamassa(espessura dos cordes de aproximadamente 15mm) entre a face dos blocos e a face dos pilares, pressionar os mesmos firmemente contra o pilar, estar atento as alturas das fiadas (galgas).

29

SENAI-PE

Esticar uma linha de nilon entre as galgas do vo, conforme figura abaixo:

Estar atento a amarrao da alvenaria, espaos dos vos ( portas, janelas), esquadro dos ambientes, passagem de tubulao eltrica , hidrulica, colocao das vergas e contra-vergas, deixar um espao entre viga e alvenaria para a execuo do encunhamento cerca de 2,0 cm.

Retardar o mximo o encunhamento, iniciando-se o servio pela alvenaria dos pavimentos superiores em direo aos inferiores, no sendo possvel essa condio, recomendado que se tenha dois a trs pavimentos superiores com a estrutura j executada e o maior nmero possvel de pavimentos com a alvenaria concluda, porm no fixada. O encunhamento deve ser realizado com argamassa expansiva.

30

SENAI-PE

Histria do concreto Celular autoclavado - CCA O concreto celular autoclavado ou CCA, foi desenvolvido na Sucia em 1924, quando o engenheiro Ivar Eklund e o professor Lennart Forsn inciaram pesquisas a partir de argamassa de cimento e areia. Conceito do CCA Segundo a norma tcnica NBR 13.438 agosto de 1995, concreto celular autoclavado : Concreto leve, obtido atravs de um processo industrial, constitudo por materiais calcrios (cimento, cal ou ambos) e materiais ricos em slica, granulados finamente. Esta mistura expandida atravs da utilizao de produtos formadores de gasses, gua e aditivos, se for o caso, sendo submetidos presso e temperatura atravs de vapor saturado. O concreto celular autoclavado contm clulas fechadas, aeradas e uniformente distribudas. Devem possuir densidade aparente de 300 a 1000 kg/m3. Produo do CCA O CCA produzido a partir de uma mistura de cimento, cal, areia, gua e agente expansor ( p de alumnio): A areia, com alto teor de quartzo, refinada em um moinho de bolas, via mida, at atingir a granulometria adequada, e armazenada em tanques de homogeneizao. Os outros materiais cimento, areia, cal e o p de alumnio so estocados em silos. as matrias primas so prensadas e dosadas automaticamente, sendo ento conduzidas a um misturador onde adicionado, por ltimo, o agente expansor.

31

SENAI-PE

Esquema de produo Produo do CCA Aps perfeita homogeneizao dos materiais, a mistura depositada. O alumnio reage com os componentes alcalinos do cimento liberando gs hidrognio A liberao deste gs expande a mistura formando inmeras pequenas bolhas de ar, dispersas igualmente em toda a massa do material. Aps 2 horas, a forma lateral retirada e o material ento cortado, conforme programado utilizando-se arames especiais acoplados mquina de corte. A cura final do CCA A cura final do material ocorre em autoclaves, durante um perodo de, aproximadamente, 10 horas, em ambiente de vapor saturado presso de 12 atmosferas. Caractersticas tcnicas do CCA Devido as suas caractersticas tcnicas o cca um produto nico na construo civil , produzido na forma de blocos e de painis armados para lajes e vedao; Produtividade elevada; Leveza - o bloco CCA-Sical possui aproximadamente 1/5 do peso do concreto armado, sendo o mesmo produzido em dimenses que possibilitam fcil manuseio e transporte; Facilidade de corte o bloco pode ser serrado, furado, escarificado e pregado. utilizam-se as mesmas ferramentas empregadas em trabalho com madeiras, reduzindo as perdas; Versatilidade podem ser utilizados em diversas aplicaes, incluindo alvenarias de vedao ou estruturais, lajes, forros, pr-moldados, etc; Preciso o processo de produo dos blocos cca sical garantem preciso constante das medidas e caractersticas do material, resultando em menores perdas; Isolamento trmico oferece um excelente isolamento trmico, superior ao dos materiais normalmente empregados na confeco de paredes, como por exemplo o tijolo cermico e o bloco cermico; 32

SENAI-PE

Isolamento acstico oferece um excelente isolamento acstico e pode ser utilizado como uma efetiva barreira contra sons areos; Resistncia ao fogo o bloco CCA totalmente inorgnico e incombustvel podendo ser utilizado em diversas aplicaes que necessitam de proteo contra o fogo; No txico no contm substncias txicas ou agentes nocivos sade ou ao meio-ambiente; Economia de energia excelente isolamento trmico do CCA-Sical possibilita um ambiente interno agradvel, reduzindo os custos com refrigerao e/ou aquecimento; Durabilidade os produtos Sical no degradam nem alteram sua composio ao longo dos anos, sendo imune ao ataque de parasitas ou cupins; Resistncia possuem resistncia compresso de 2,5 mpa e 4,5 mpa em funo da densidade aparente de massa.

Blocos para vedao e estruturais Os blocos so classificados segundo a NBR 13.438 em funo da resistncia compresso seca (NBR13.439) e da densidade aparente de massa seca (NBR 13.440). Propriedades dos blocos Resistncia ao fogo; Racionalizao e economia de argamassas; Descarga e armazenamento;

Os blocos de CCA - Sical devem ser descarregados e armazenados bem empilhados (na vertical), em local coberto, seco e ventilado. Importante: os blocos no devem ser aplicados quando estiverem com umidade superior a 15% em volume, ou seja, densidade aparente de massa superior a 580 kg/m.

33

SENAI-PE

Como cortar o bloco CCA Sical Os blocos podem ser serrados, furados, escarificados e pregados. utilizam-se as mesmas ferramentas empregadas em trabalhos com madeiras, reduzindose as perdas. a sical fornece serrote com dentes especiais para este fim.

Argamassa de assentamento Para melhor acomodar as movimentaes, utilize argamassa com as seguintes caractersticas: Trabalhabilidade e coeso que possibilite o espalhamento para o assentamento de, no mnimo, trs com (1,80m), permitindo que estes estejam corretamente aprumados, nivelados e alinhados. Mdulo de deformao mxima de 10.000 kg/cm, determinado a partir de ensaio especfico. Aderncia bloco-argamassa, na flexo, mdia mnima igual a 2 kg/cm aos 14 dias de idade. na ausncia de um trao especfico, recomenda-se empregar argamassa convencional mista, 1:3:7,5 (cimento, cal hidratada ch1, e areia lavada mdia), em volume com espessura de 10 a 15 mm. Deve-se dar preferncia ao uso de argamassas industrializadas (ensacadas) desenvolvidas especialmente para o emprego em blocos de cca.

34

SENAI-PE

Elevao da alvenaria Para iniciar a marcao do pavimento, deve-se observar:

Concretagem do pavimento executada h pelo menos 45 dias; Retirada total do escoramento do pavimento h pelo menos 15 dias; Retirada completa do escoramento da laje do pavimento superior; Realizado o nivelamento do pavimento. A primeira fiada dever ser assentada com a mesma argamassa, utilizandose duas linhas (topo e base), para o perfeito alinhamento e prumo. Para iniciar o levante da alvenaria, deve-se observar:

Estarem concretadas pelo menos 4 lajes acima do pavimento; Estarem totalmente desformadas 2 lajes acima do pavimento; Devero ser assentadas no mximo 8 fiadas (2,40 m) por dia, sendo, de
preferncia 4 em cada perodo de trabalho do dia.

Fixao (encunhamento) O enchimento do vo de 3 cm entre a alvenaria e viga ou laje somente dever ser executado aps concluso de toda a alvenaria de edificao. Caso isso no seja possvel, adotar a seqncia proposta no item 7.4 do manual tcnico da Sical.

35

SENAI-PE

Argamassa de revestimento As paredes internas geralmente no necessitam de chapisco para receberem massa nica (tipo paulista). recomenda-se o trao 1:2:9 (cimento, cal hidratado da ch1 e areia lavada mdia), em volume. para este trao, e sem o uso de aditivos retentores de gua, recomenda-se umidecer levemente a parede ante a aplicao do emboo.

Espessura do revestimento A espessura usualmente empregada de 5 a 10 mm. o revestimento externo aplicado sobre a superfcie previamente chapiscada. O trao recomendado 1:1:6 (cimento, cal hidratada ch1 e areia lavada mdia), em volume. a espessura recomendada varia entre 25 a 35 mm, aplicada de uma nica vez. Recomendaes Estes traos so apenas referncias. as argamassas devero ser dosadas considerando-se o desempenho esperado e as caractersticas dos materiais locais. Tubulaes eltricas e hidrulicas Para sulcar as paredes de CCA-Sical, use o rasgador manual (fornecido pela Sical) ou eltrico, evitando o emprego de marreta e talhadeira.

36

SENAI-PE

Recomendaes prticas

1. Espessuras Deve-se observar o mnimo de 12,5 cm para as paredes externas, sendo 15 cm a espessura mais indicada. 2. Juntas de assentamento Devem ser preenchidas e ter espessura variando de 10 a 15 mm. caso opte-se pelo no preenchimento das juntas verticais, deve-se observar as prescries do item 6.2 do manual tcnico.

Juntas de assentamento Tm como funo limitar as dimenses do painel de alvenaria, a fim de que no ocorram elevadas concentraes de tenses em funo das deformaes intrnsecas ao mesmo, da estrutura e das fundaes. Devero ser previstas sempre que o comprimento do painel exceder 6,0 m, devendo ter espessura de 10 a 12 mm.

37

SENAI-PE

Unio entre as paredes As paredes devero ser unidas, preferencialmente, por juntas em amarrao. todas as juntas verticais entre os blocos que se interceptam e os blocos contguos devem ser preenchidos. Os blocos que compe a interseo devero ter comprimentos no mnimo igual a 1/2 bloco ou 30 cm.

Aberturas As vergas e contra-vergas, moldadas "in loco"com emprego ou no de blocos de cca, tipo canaleta, devem atender ao quadro abaixo. Para os casos comuns de aberturas, deve-se dispor duas barras de ao CA 50, 6,3 mm, no fundo canaleta e a seguir proceder a concretagem Verga e contra-verga

38

SENAI-PE

Embutimento de instalaes O embutimento de instalaes cujos dimetros sejam pequenos (menor que 1/3 da espessura dos blocos), o corte da alvenaria poder ser realizado com rasgador manual, eltrico ou com serra com disco para corte de materiais ptreos. Os rasgos devem ser preenchidos com argamassa forte (1:3 ou 1: 4) de cimento e areia. as tubulaes devem ser fixadas previamente com grampos de arame galvanizado

Paredes divisrias com blocos gesso O processo construtivo de paredes divisrias com blocos de gesso atende as necessidades da moderna construo civil, na busca da qualidade, produtividade e competitividade dos sistemas construtivos. Este processo, destinado vedao interna de edificaes residncias, comerciais, industriais, escolas e hospitais tem como componentes de gesso os blocos pr-moldados e a cola de gesso.

39

SENAI-PE

Tipos de blocos de gesso Tipo simples (cor branca) mistura de gesso e gua - aplicvel em quartos, salas, escritrios.

Tipo hidro (cor azul) mistura de gessos especiais, gua e aditivos, e aplicvel em locais midos como cozinhas, banheiros, reas de servios. Obs: a tipo hidro pode tambm ser aplicada na primeira fiada de parede construda em rea seca, mas sujeita a lavagem peridica.

Tipo GRG (cor verde) mistura de gessos especiais, aditivos e fibra de vidro, e aplicvel em ambientes com expressiva aglomerao de pessoas como cinemas, teatros, shoppings, hospitais,etc.

Tipo GRGH (cor rosa) mistura de gessos especiais, aditivos hidrofugantes e fibras de vidro, e aplicvel em ambientes midos e com aglomerao de pessoas como banheiros pblicos, cozinhas de restaurante, etc.

40

SENAI-PE

Principais caractersticas fsicas dos blocos

comprimento ---------------66,6cm altura -------------------------50cm espessura ---------7,0 7,6 8,0 e 10.0cm peso mdio -------18,0 18,0 19,0 e 34,0kg
A cola de gesso Produto em p especifico para adeso de pr-moldados de gesso e fixao de elementos decorativos de gesso, garantindo uma aderncia perfeita entre as superfcies.

Podendo esta ser aplicada com bisnagas, esptulas ou ferramentas similares. Algumas ferramentas usadas no processo. trena martelo de borracha serrote esquadro esptula rgua de alumnio desempeno de ao escantilhes linha de naylon

41

SENAI-PE

Pr-condies para montagem das paredes com bloco de gesso

piso assentado, contra-piso acabado ou laje perfeitamente acabada; paredes externas revestidas com argamassa em ambas as faces; colunas e vigas internas revestidas com argamassa na espessura final das
paredes; vos das sacadas protegidas contra alagamentos internos; verificao das cotas do projeto; verificar irregularidades com esquadro e prumo das paredes existentes. Primeira etapa da montagem (demarcar a locao da divisrias) deve-se fazer toda a locao das paredes divisrias conforme projeto; deixar os vos de paredes, portas e vos livres indicados no projeto; quando disponvel, utilizar escantilhes para facilitar a montagem das paredes. Segunda etapa da montagem (correo do piso)

para montagem de paredes sobre contra-piso ou condio que exige o


nivelamento do piso.

utiliza-se a rgua e nvel para correo do contra-piso com cola de gesso no


caso de pequenos desnveis. Terceira etapa da montagem (colocao de juntas elsticas)

quando esto previstas deformaes na estrutura (vigas, lajes, etc.),


recomenda-se a colocao de juntas elsticas na base da parede para absoro desses movimentos sem a transferncia da carga para a parede de gesso.

as juntas elsticas podem ser de cortia, feltro, borracha expandida ou outros


materiais prprios para este fim e quando apropriado podem ser coladas com a cola de gesso. obs: nos locais de piso lavveis a junta deve ser fixada sobre uma base de concreto com no mnimo 5,0cm de altura acima do nvel pronto.

42

SENAI-PE

Quarta etapa da montagem (montagem da 1 fiada)

montar a primeira fiada de blocos com o encaixe macho para baixo, cortando
os encaixes com o serrote ou esptula de ao. aplicar a cola de gesso no piso ou sobe a junta elstica. colocar os blocos sobe a cola, observando o alinhamento e o prumo. conferir o alinhamento dos blocos com rgua de alumnio fazendo o ajuste com o martelo de borracha. obs: no utilizar gesso de fundio na colagem dos blocos. montando as outras fiada de blocos iniciar a montagem da segunda fiada com um bloco partido ao meio e do mesmo lado que foi comeada a 1 fiada, de forma a se conseguir o desencontro das reas de colagem (juntas). a cola de gesso, colocada entre os blocos, deve fluir pelas fendas quando os blocos forem sendo assentados e batidos com um martelo de borracha. para garantir o adequado desempenho das paredes prontas, as fendas devem ter uma espessura de no mximo 2mm. Montagem dos encontros das paredes Quando paredes de gesso se encontram, duas situaes so observadas: as paredes cruzadas e as paredes perpendiculares. em ambos os casos, o assentamento dos blocos deve ser realizado de forma a se obter um engastamento perfeito das paredes que se cruzam e das que formam cantos. Assentamento das grades de portas As grades de portas podem ser fixadas com parafusos, chumbadores especficos ou espuma de poliuretano expandido. Sempre que possvel as grades de portas devem ser colocadas ao mesmo tempo em que as paredes so levantadas. Acima da grade de porta, o bloco deve ter a forma de l.

43

SENAI-PE

Quinta etapa da montagem No assentamento da ltima fiada de blocos, deve-se deixar uma folga de 1,5 a 2,0cm em mdia entre o topo do bloco e a laje ou viga do encontro. esta folga dever ser preenchida com gesso cola, 24h aps o assentamento da ltima fiada. Obs: quando esto previstas deformaes na estrutura (vigas, lajes, etc.) recomenda-se a colocao de juntas elsticas, no fechamento da parede (poliuretano expandido ou material similar, aps sobrecarregar a laje). Sexta etapa da montagem (execuo das instalaes prediais) Os dutos eltricos podem ser colocados no interior dos alvolos (blocos vazados) ou nos rasgos realizados com uma mquina especfica para esse trabalho. obs: o corte no deve coincidir com a regio de rejunte entre os blocos. os fechamentos dos rasgos devem ser preenchidos e acabados com gesso de fundio.

44

SENAI-PE

Stima etapa da montagem (acabamento final) Aps a montagem da parede e completa secagem, pode-se aplicar diversos tipos de acabamento, como:

cermica (utilizando-se cola de gesso para o assentamento); papel parede; frmica/laminados; sistema de pintura (selador, massa corrida, tinta pva, acrlica, etc).
Vantagem ao utilizar esse processo construtivo

aumento da produtividade; limpeza no local de trabalho; elimina desperdcios; facilidade de montagem; menor transporte de materiais; permiti a colocao do piso antes da montagem; ganho de rea til (espessura final da parede 7,0 a 10cm).
Vantagem ao utilizar esse processo construtivo

Excelente isolamento acstico

Corta fogo Diminui a possibilidade de propagao de incndio Mantm com mais facilidade a temperatura do ambiente

Isolante trmico Resistente

Capaz de suportar cargas Suspensas como pia e lavatrio Fcil de cortar, montar , Recompor

Verstil

Superfcie lisa

Pronta para receber Acabamentos diversos

45

SENAI-PE

Higro-ativo

Regula a umidade do ar, mantendo O ambiente confortvel Dimenses estveis e padronizadas

Preciso

Estocagem dos blocos gesso

posio vertical como encaixe macho para baixo. Entre uma camada e outra colocar ripas de madeira para evitar desgaste/ quebra do encaixe macho da camada de baixo. Estocagem gesso cola Estocar em local seco, protegido contra intempries

Estocar em local seco, protegido contra intempries. Empilhamento mximo 03 blocos de altura, sobre os estrados de madeira, na

Empilhamento mximo 15 sacos ou conforme recomendaes do fabricante. Gesso acartonado Material altamente verstil, integra-se aos profissionais brasileiros em todos os tipos de obras. alguns profissionais que j utilizaram este material, afirma que no voltam mais para os processos tradicionais. Este material bastante comum na europa e estados unidos, e no brasil vem ganhando mercado cada vez mais. Opes do gesso acartonado Placas de gesso acartonado substituem a alvenaria e argamassas de revestimento em uma nica operao, permitindo a fcil instalao dos dutos de energia, gua e dados. O sistema consiste em uma estrutura interna que suporta painel de gesso, formando paredes mais ou menos espessas que podem ser curvas. Este material pode ser aplicado a divisrias ou acabamentos internos, em ambientes diversos, como por exemplo : hospitais, hotis, banheiros, cinemas.

46

SENAI-PE

Logicamente, para se obter bons resultados, quando se pretende executar uma construo utilizando o sistema de construo a seco ou drywall, o primeiro passo a ser dado o planejamento cuidadoso, especificando cada ponto das instalaes de prateleiras, peas sanitrias, pontos de gua e de energia, sem improvisaes. Em segundo lugar, recomendvel utilizar o sistema completo para que ele realmente traga benefcios. no esquecendo que se deve trabalhar com empresas qualificadas. Para paredes que estejam niveladas e isentas de umidade, o revestimento pode ser aplicado diretamente sobre a mesma, por meio de argamassa colante especialmente formulada para esta aplicao. Quando a parede apresentar irregularidades, o sistema pode ser semidireto, fixando-se inicialmente pedaos de gesso acartonado, e sobre estes as placas de revestimento. Trata-se de uma soluo ideal para revestimento de paredes brutas ou de recuperao de ambientes para fins residenciais ou comerciais.

47

SENAI-PE

Nas figuras acima apresentadas temos, da esquerda para direita: 1. aplicao de argamassa adesiva no verso da placa; 2. colocao da placa contra a parede; 3. verificao do alinhamento com o uso de rgua;

Revestimento ou rebaixamento de tetos Podem ser executados em lajes de concreto armado e lajes pr-moldadas, eliminando-se as etapas tradicionais de chapisco, emboo e reboco. As placas de gesso acartonado so fixadas a uma estrutura constituda por perfis metlicos galvanizados. esta estrutura pode ser em uma nica direo ou em duas direes (perfis longitudinais e transversais), conforme as dimenses do teto a ser revestido.

48

SENAI-PE

No revestimento da laje pr-moldada, conforme figura ao lado , nota-se a colocao (opcional) de l mineral entre a laje e as placas de gesso acartonado, para um melhor desempenho termo-acstico.

As placas de gesso acartonado permitem a execuo de tetos simples (planos) at tetos mais ousados, com geometria diferenciada, proporcionando assim, grande liberdade para projetistas e construtores, conforme mostra a foto ao lado. Independente do fabricante, os revestimentos ou rebaixamentos de tetos com placas de gesso acartonado oferecem vrias vantagens, quando comparados com as etapas tradicionais de revestimento (chapisco, emboo e reboco).

49

SENAI-PE

Sistema bidirecional

Sistema unidirecional

Algumas vantagens da utilizao do gesso acartonado

facilidade de uso e rapidez de execuo; so adaptveis a qualquer tipo de estrutura (concreto, madeira e ao); permitem a incorporao de instalaes eltricas, hidrulicas, de
telefone, etc; pequena gerao de entulho; reduo de cargas nas estruturas e fundaes devido leveza das placas; elevada resistncia ao fogo, proporcionada pelo gesso; timo desempenho trmico e acstico; excelente acabamento , estando prontas para receber os revestimentos finais, tais como: tinta acrlica e tinta pva, tinta texturizada.

50

SENAI-PE

REVESTIMENTO DE ARGAMASSA

Funes do revestimento de argamassa

proteger os elementos de vedao das edificaes da ao direta dos


agentes agressivos chuva, vento, sol, etc. isolamento termoacstico e estanqueidade gua; serve de base de regularizao para o recebimento de outros revestimentos, como revestimento cermico; contribui para a esttica da edificao. Tipos de desempenos Desempeno grosso utilizado para revestimento com espessura maior que 5 mm. ex ; revestimento cermico. Desempeno liso - acabamento para pintura com massa corrida ou aplicada diretamente sobre o emboo. Desempeno feltrado - acabamento para pintura ltex pva ou acrlica, sobre massa corrida. As camadas do revestimento de argamassa Massa nica: constituda de uma nica camada de revestimento de argamassa. Camada dupla: emboo e reboco cada uma dessas camadas cumpre uma funo determinada, sendo o emboo uma camada de regularizao da base e o reboco um acabamento. Espessuras recomendadas paredes internas : 5 mm < espessura < 20 mm paredes externas : 20 mm < espessura < 30 mm tetos : espessura < 20 mm.

51

SENAI-PE

Espessuras adequadas No sendo possvel atender a essas determinaes deve-se tomar cuidados especiais. Para espessuras entre 3 e 5 cm, a aplicao da argamassa deve ser realizada em duas demos, respeitando o intervalo de 16 horas entre demos. para espessuras de 5 a 8 cm, aplicar trs demos e utilizar telas metlicas no revestimento. Propriedades do revestimento de argamassa Argamassa no estado fresco trabalhabilidade, reteno de gua, aderncia inicial, retrao na secagem. Argamassa no estado endurecido aderncia, capacidade de absorver deformaes, resistncia ao desgaste e durabilidade. Trabalhabilidade Propriedade que deixa a argamassa coesa, sem ser muito fluida, no adere colher ao ser lanada, distribui-se facilmento e preenche as reentrncias da base, no endurece rapidamente aps a sua aplicao. A utilizao da cal ou de aditivos melhoram a propriedade da argamassa. Reteno de gua Uma rpida perda de gua compromete a aderncia, capacidade de absorver deformaes e a resistncia mecnica. Isto prejudica a durabilidade e estanqueidade do revestimento. Pode-se melhorar a reteno de uma argamassa com a utilizao de aditivos retentores de gua e o uso da cal. Aderncia inicial Depende da porosidade e rugosidade da base e da limpeza da superfcie de contato da argamassa com a base.

52

SENAI-PE

Obtm-se uma boa aderncia se a argamassa possui uma boa trabalhabilidade e reteno de gua adequadas suco da base s condies de exposio. Retrao na secagem Decorrente da evaporao da gua e das reaes de hidratao e carbonatao dos aglomerantes. tal retrao causa fissuras no revestimento, tais fissuras so prejudiciais uma vez que, permitem a penetrao de gua no revestimento, comprometendo sua estanqueidade. Possveis causas da retrao na secagem A retrao na secagem pode decorrer da espessura e do intervalo de aplicao das camadas, do tempo de sarrafeamento e do desempeno. O tempo de sarrafeamento e desempeno corresponde ao perodo necessrio para a argamassa perder parte da gua de amassamento e adquirir umidade para as operaes de acabamento. Propriedades da argamassa endurecida Propriedade do revestimento de manter-se fixo ao substrato, atravs da resistncia s tenses normais e tangenciais que surgem na interface baserevestimento. Tal resistncia pode ser verificada atravs do ensaio de arrancamento por trao NBR 13.749/96. o limite de resistncia de aderncia trao (Ra) para emboo e massa nica, vai depender do local de aplicao e tipo de acabamento. Tabela limite da resistncia de aderncia trao Local parede interna externa teto Acabamento pintura ou base p/reboco cermica ou laminado pintura ou base p/reboco cermica ou laminado ....................................... Ra(MPa) >= 0,20 >= 0,30 >= 0,30 >= 0,30 >= 0,20

53

SENAI-PE

Capacidade de absorver deformaes As fissuras de um revestimento so decorrentes do alvio de tenses originadas pelas deformaes da base. so prejudiciais quando permitem a percolao de gua no revestimento. O aparecimento de fissuras prejudiciais compromete a aderncia, a estanqueidade, o acabamento superficial e a durabilidade do revestimento. A capacidade de absorver deformaes depende: Mdulo de deformao da argamassa quanto menor esse mdulo de deformao maior a capacidade de absorver deformaes. Espessura das camadas espessuras maiores ajudam a melhorar a propriedade de absorver deformaes, porm espessuras excessivas podero comprometer a aderncia. Detalhes construtivos Juntas de trabalho do revestimento tais juntas delimitam panos com dimenses menores, compatveis com as deformaes. Tcnica de execuo a compresso aps a aplicao da argamassa, como tambm durante o acabamento superficial, iniciado no momento certo, contribui para o no aparecimento de fissuras. Propriedades de uma argamassa para revestimento no estado endurecido Resistncia mecnica Propriedade que um revestimento deve apresentar para suportar as intempries = chuva, temperatura, umidade. A resistncia mecnica varia inversamente proporcional a relao gua / cimento da argamassa. Permeabilidade Um bom revestimento de ser estanque gua, impedindo a sua percolao, porm deve ser permevel ao vapor para favorecer a secagem de umidade de infiltrao, como a gua da chuva. 54

SENAI-PE

Essas propriedades dependem da natureza da base, da composio e dosagem da argamassa, da tcnica de execuo, da espessura da camada de revestimento e do acabamento. Durabilidade Resulta das propriedades do revestimento no estado endurecido, seu desempenho diante das aes do meio externo ao longo dos anos. Fatores que prejudicam a durabilidade do revestimento: fissurao, espessura excessiva, cultura e proliferao de microorganismos, qualidade da argamassa e falta de manutenobase. Chapisco : serve de ponte de ligao entre a base e a argamassa de revestimento. Emboo : camada de regularizao da base. Reboco : acabamento propriamente dito. Acabamento : pintura ou textura acrlica. Massa nica : tem a funo de regularizao e reboco.

Projeto de revestimento de argamassa de vedao vertical O projeto de revestimento de argamassa determinar um conjunto de informaes relativas as caractersticas de um revestimento e sua produo. No projeto deve definir: nmero de camadas, espessuras das camadas, tipo de argamassa elaborada em obra ou industrializada, procedimento de execuo. Metodologia de dosagem de argamassa de revestimento Parmetros : tipo de argamassa emboo, reboco ou massa nica, material- areia, cal, cimento, tipo de controle tecnolgico. Definio do trao: em massa, volume ou trao bsico (obra), testar no canteiro de obras o trao escolhido, se aprovado definir o trao aprovado.

55

SENAI-PE

Tipos de argamassas segundo a forma de produo NBR 13.530 / 1995 Preparada em obra, industrializada, dosada em central e a mistura semipronta.dependendo dessa escolha, ela ir interferir Nas atividades de produo, seu seqenciamento e escolha de equipamentos e ferramentas necessrias para a produo. Segundo a NBR 13.749 / 1996, temos: Revestimento parede interna parede externa teto Espessuras (mm) 5<= e <= 20 20<= e <= 30 e <= 20

Detalhes construtivos do revestimentoNo projeto de revestimento devem ser previstos detalhes construtivos que visam melhorar o desempenho do revestimento de argamassa, tais como : pingadeiras, peitoris, quinas e cantos, reforo do revestimento com aplicao de telas metlicas e juntas de trabalho. Exerccio processos construtivo 1 1 ) Calcular a quantidade de materiais a serem utilizados para a execuo de um revestimento interno e externo, com argamassa elaborada em obra, massa nica, no projeto abaixo. p direito de 2,6 metros. materiais : areia fina, cal , cimento. sabe-se que o trao a ser utilizado internamente ser de 1: 2 : 8 , e que seu rendimento de aproximadamente 12 m2/cm de espessura, e que o trao utilizado externamente ser de 1 : 2 : 6 , com rendimento aproximado de 10 m2/cm de espessura.

56

SENAI-PE

Aplicao de Massa nica Condies para o incio do servio

Certifique-se que os travamentos foram executados; Verifiquem se todos os batentes foram chumbados ou se os vos para portas
e janelas esto definidos; Conferir se os contramarcos foram chumbados; Instalaes eltricas e hidrulicas executadas e testadas; Preferncia que o contrapiso tem sido executado; Providenciar andaimes; Certifica-se se o trao da argamassa foi definido; Verificar se os EPIS esto em perfeitas condies de uso e se os equipamentos de proteo coletiva esto instalados; Assegura intervalo mnimo de 15 dias entre o final da fixao da alvenaria e o incio da execuo dos revestimentos. Preparando a base Remover sujeiras tais como: materiais pulverulentos, graxas, leos, desmoldantes, fungos, musgos e eflorescncias; Remover irregularidades como: pregos, fios e barras de tirantes de frmas, tratamento de pontas metlicas que no tenham sido removidas; No caso de superfcie de concreto, observar se foi executado o chapisco (industrializado, rolado ou convencional). Execuo do taliscamento Utilizar cacos de azulejos, assentados com a mesma argamassa que ser utilizada na execuo do revestimento. No caso de espessuras com cerca de 5 mm , que no possam ser utilizadas talisca de caco de azulejo, usar taliscas de madeira , com as seguintes dimenses 1 cm x 3 cm x 12 cm, na quantidade necessria. Prever a colocao de taliscas a 30 cm das bordas das paredes / tetos, bem como outro detalhe de acabamento como : vos de portas e janelas, frisos, etc. Proteger as caixas de passagem das instalaes eltricas, pontos hidrulicos, e qualquer outra abertura. 57

SENAI-PE

Distribuir as taliscas de forma que fiquem espaadas entre si cerca de 1,5 a 1,8 no mximo, conforme figura abaixo.

Fixe, com pregos, uma linha, aproximadamente, 20 cm abaixo do respaldo na extremidades da parede. Faa com que a linha esticada fique distante da parede 10 mm. Assente as talisca com a mesma argamassa que ser utilizada para a execuo do revestimento. A 30 cm do piso fixe outra linha e obedecendo o prumo das talisca colocadas na parte superior, coloque as taliscas inferiores. Com o prumo coloque as taliscas intermedirias entre as superiores e inferiores, observe figura abaixo.

58

SENAI-PE

Preenchendo as mestras

Molhe a parede entre as taliscas superior e inferior; Chape a massa entre as taliscas, preenchendo o espao entre elas; Apoiando a rgua nas taliscas superior e inferior, faa movimentos de cima
para baixo e de baixo para cima, operao conhecida como sarrafear; Sarrafear com a rgua at chegar ao fim das taliscas; Aparecendo falhas, sarrafear outra vez ou use desempenadeira de madeira; Retire as taliscas, encha os vazios com a argamassa que ser utilizada para revestir a parede, deixando a superfcie uniforme.

Mestras

Executando o revestimento

Molhe a parede nos intervalos entre as mestras; Chape a argamassa fortemente , enchendo os intervalos entre as mestras.
Aguarde o ponto de sarrafear, para se avaliar o ponto de sarrafeamento devese pressionar a argamassa com os dedos, o ponto ideal quando os dedos no penetram na camada, permanecendo, praticamente limpos, porm deformando levemente a superfcie, conforme figura abaixo.

59

SENAI-PE

Sarrafear no sentido horizontal, apoiando a rgua nas mestras, debaixo para cima. No caso o emboo receba posteriormente uma camada de 5 mm de reboco, o seu acabamento final deve ser simplesmente sarrafeado. Verificao do Servio Realizado

Verifique se o desempeno aplicado est de acordo com o acabamento final


previsto; Conferir a planicidade, utilizando uma rgua de alumnio com nvel de bolha acoplado; Observar o tempo cura , no mnimo de 7 dias, aps o emboo; Aplique a argamassa com uma desempenadeira de madeira, de baixo para cima, com uma espessura no superior a 5 mm; Observe o ponto de desempeno, percebido pelo toque, quando a argamassa no est fluida o suficiente para que o dedo penetre no revestimento; A desempenadeira deve correr livremente sobre a superfcie, o desempeno deve ser vigoroso e em movimentos circulares; Executada o desempeno com madeira executar em seguida o desempeno com ao ou espuma. Execuo de revestimento em teto

Montar os andaime apropriado para a execuo do revestimento, verificar a


estabilidade; Remover as rebarbas de concreto; Borrifar o teto com gua , utilizando a brocha; Chapiscar o teto, podendo utilizar chapisco industrializado, rolado ou convencional (fabricado na prpria obra); Aguardar a cura do chapisco, no mnimo 3 dias; Verificar o nvel do teto, podendo utilizar, mangueira de nvel, nvel alemo ou a laser; Assente as taliscar com a mesma argamassa que ser utilizada na execuo do revestimento;

60

SENAI-PE

Fixe uma linha, em nvel, prxima aos canto e junto s paredes; Construa as mestras intermedirias em toda a extenso do teto, a uma
distncia entre 1,5 e 1,8 m; Chape a argamassa no intervalo entre duas mestras consecutivas; Aguarde o endurecimento das mestras, comece a sarrafiar, apoiando a rgua nas mestras, com movimentos da direita para a esquerda e vice-versa, vindo de frente para trs; Em causo de falhas, enche-las com as costas da colher de pedreiro e sarrafiar novamente, deixando a superfcie plana; Corrigir os pequenos defeitos com a desempenadeira.

Observaes: Espessuras superiores ou igual a 3 cm, executar o revestimento por etapas, com um intervalo de 16 horas entre as cheias e no ultrapassando a espessura de 3 cm em cada camada de revestimento. Quando na aplicao do revestimento em blocos de concreto, onde existe uma alta absoro de gua, recomenda-se borrifar o mesmo com o auxlio da brocha. Na utilizao de uma argamassa industrializada, observar se a mesma indicada para a situao presente da obra, no ultrapassar o tempo de 2 horas e 30 minutos.

Acabamento e limpeza

Fazer a verificao da planicidade atravs de uma rgua de alumnio com


nvel de bolha acoplado encostando na parede, no sendo aceita irregularidades ou ondulaes; O local onde foi executado o servio deve estar totalmente limpo; Limpar as ferramentas de trabalho. Etapas de execuo de contrapiso e regularizao com argamassa Condies para o incio do servio Verificar se foram concludos os servios de marcao e elevao da alvenaria; 61

SENAI-PE

Verificar se as instalaes hidrulicas e eltricas que por ventura passem pelo piso esto concludas; Verificar se o local foi devidamente limpo: retirada de entulhos, leos, graxas, etc; Execuo do concreto magro que servir de base sobre a qual ser executado o nivelamento com a argamassa-farofa; A execuo do concreto magro dever ser executado da seguinte maneria: Excutar uma primeira camada de aproximadamente de 5 cm, que poder ser utilizado entulho da prpria obra, devendo o entulho ser molhado e bem compactado com soque pesado, em seguida preencha os espaos vazios e molhe bastante. Aps essa etapa lance o concreto magro no trao de 1 : 10, a camada de concreto dever ficar bem adensada (compactada) e nivelada, faa uso de re rgua e desempenadeira de madeira. Taliscamento 1 ETAPA - Nessa etapa voc dever transferir o nvel do contrapiso para cada cmodo, tal nvel dever ser previamente determinado pelo responsvel da obra o nvel aqui comentado se chamada nvel de referncia (tal nvel pode vir determinado no projeto da obra). Para tal procedimento pode-se utilizar : magueira de nvel, aparelho de nvel a laser, nvel alemo. A locao (posicionamento) das taliscas devem obedecer a tais nveis de referncia no deixando de esquecer que em reas molhadas deve ser observado o caimento correto em direo ao ralo ou porta de sada se for o caso. A NBR 13 753 Revestimento de Piso Interno ou Externo com Placas Cermicas e c\utilizao de Argamassa Colante diz: em ambientes no molhveis, como quartos e salas, deve ser executado em nvel ou com caimento mximo de 0,5%. em piso interno em ambiente molhveis, como banheiros, cozinhas, lavanderias e corredores de uso comum, devem ser executado com caimento de 0,5% em direo ao ralo ou porta de sada. Recomenda-se que no seja ultrapassado o valor de 1,5%. 62

SENAI-PE

nos boxes de banheiros, o caimento deve estar compreendido entre 1,5 % e 2,5 % em direo ao ralo.

2 ETAPA colocao das mestras molhas os locais onde sero colocadas as taliscas em seguida polvilhar com cimento nestes pontos formando uma nata fina, tendo a funo de garantir a aderncia. Assentar as taliscas utilizando material cermico nas posies determinadas, no deixando de observar os locais onde dever existir os caimentos, como por exemplo: banheiro, lavanderias,etc. O taliscamento no deve ter distncia superior a 2,0 metros uns dos outros. Realizar o taliscamento com antecedncia de 48 horas. 3 ETAPA - Nesta etapa voc ir, antes de lanar a argamassa, aplicar uma nata de cimento que tem a finalidade facilitar a aderncia, o povilhamento de cimento na proporo de 0,5 kg por m2. Polvilhar o cimento primeiramente nas reas onde sero executadas as mestras. 4 ETAPA logo aps o preenchimento das mestras executa-se o povilhamento do cimento no restante do piso, dever ser executado da seguinte maneira: lavar a superfcie com gua em abundncia , remover o excesso e em seguida prepare o povilhamento de cimento (cerca de 0,5 kg/m2) com o auxlio de uma vassoura espalhar e misturar o cimento com a gua, formando uma fina camada de ligao entre a base de concreto e a argamassa-farofa que ser aplicada. 5 ETAPA Lanar a argamassa-farofa, em excesso, sobre o contrapiso e entre as mestras compactado a mesma e, com o auxlio de uma rgua de 2 metros comear a sarrafear. No esquecendo de compactar bem a argamassafarofa com um soque de 8 kg. A rgua serve para nivelar o piso tendo como apoio as mestras.

63

SENAI-PE

Execuo de caladas

Local onde ser executada a calada O solo sobre o qual ser construda a calada dever ser compactado , em seuida faa o contrapiso de concreto magro de 5 cm, o trao indicado : 1 : 81/2 : 111/2 : 2 latas de gua( cp 32, areia grossa, brita) a lata usada de 18 litros. Espessura das camadas

3 cm ou 5 cm - DE ESPESSURA PARA PASSEIO 1,5 m a 1,8 m

7 cm - DE ESPESSURA NAS ENTRADAS DE CARRO 1,5 m a 1,8 m

64

SENAI-PE

Procedimento Faa a marcao da calada usando ripas no sentido da largura da calada (figura 1), distanciadas 1,5 m, estas ripas tem a funcionam como juntas, evitando rachaduras.

Na dosagem do concreto podem ser adicionados pigmentos, conferindo as caladas a cor desejada. As caladas, depois de prontas, podem tambm ser pintadas com tintas apropriadas. No esquecer de dar o caimento, que deve ser de 1% (1 cm para cada metro de largura da calada). em planos muito inclinados (ladeiras) deixar a superfcie da calada aspera, evitando que as pessoas escorreguem.

caimento

65

SENAI-PE

METROLOGIA Frmula para clculo de reas rea do quadrado: L x L . L = lado.

rea do tringulo: B x H / 2, B = base e H = altura.

rea do trapzio: (B + b) x H / 2, onde B = base maior, b = base menor, H = altura.

rea do retngulo: A x B, A e B lados do retngulo.

rea do crculo: pi x R x R, pi = 3,1415, r = raio da circunferncia.

66

SENAI-PE

ESTUDOS DOS DIVERSOS TIPOS DE CERMICA/AZULEJO A palavra cermica vem do grego keramus que significa queimar, j a palavra azulejo vem do termo rabe pedra cintilante. O azulejo veio para o Brasil atravs dos portugueses. O revestimento cermico um produto constitudo de: Biscoito corpo poroso do revestimento cermico. Face superfcie vidrada do revestimento cermico. Tardoz superfcie de aderncia do revestimento cermico.

TARDOZ (Biscoito)

M
CA

AD E

IN

68

Prensa Trimestre Ano

Classificao das cermicas As cermicas podem ser classificadas em esmaltadas ou no esmaltadas, dentro da mesma diviso em extrusadas ou prensadas e, podem ainda ser classificadas em funo do tipo de tratamento trmico utilizado: biqueima, monoqueima e monoporosa. Como podemos observar essas classificaes esto ligadas ao processo de fabricao, porm alm dessas subdivises, as placas cermicas para revestimentos so classificadas de acordo com suas caractersticas de absoro de gua de uso comercial, denominadas:

SS

SS

SS

10

M AR

BR

AZ IL

SUPERFCIE ESMALTADA (Decorao)

SS

67

SENAI-PE

Porcelanas Grs Semi-grs Semi-porosos Porosos

baixa absoro e resistncia mecnica alta. baixa absoro e resistncia mecnica alta. mdia absoro e resistncia mecnica mdia. alta absoro e resistncia mecnica baixa. alta absoro e resistncia mecnica baixa.

Obs: ter o conhecimento das caractersticas tcnicas das placas cermicas de fundamental importncia quando na especificao e assentamento da mesma, seja no piso ou na parede. Resistncia Abraso Representa a resistncia ao desgaste superficial do esmalte das placas cermicas, causado pelo movimento de pessoas e/ou objetos. Mtodos de Avaliao das Resistncia Abraso Superficial: para placas cermicas esmaltadas. Profunda: para no esmaltadas. O assentador deve estar atento classe de abraso dos pisos que est assentado e comparar com a necessidade do ambiente. PEI PEI 0 PEI 1 PEI 2 PEI 3 PEI 4 PEI 5 TRFEGO ------Baixo Mdio Mdio alto Alto Altssimo LOCAIS Paredes (desaconselhvel para piso) Banheiro residenciais, quatros de dormir, etc. Cmodos sem portas para o exterior e banheiros Cozinhas, corredores, halls e sacadas residenciais e quintais. Residncias, garagens, lojas, bares, bancos, restaurantes, hotis e escritrios. Residncias, reas pblicas, shoppings, aeroportos, padarias.

Resistncia ao Ataque Qumico e s Manchas a capacidade que a placa cermica tem de no alterar sua aparncia quando em contato com determinados produtos qumicos ou agentes manchantes.

68

SENAI-PE

QUMICA CLASSE A CLASSE B CLASSE C MANCHA CLASSE 5 CLASSE 4 CLASSE 3 CLASSE 2 CLASSE 1

tima resistncia a produtos qumicos Ligeira alterao de aspecto Alterao de aspecto bem definida Mxima facilidade de remoo de mancha Mancha removvel com produto de limpeza fraco Mancha removvel com produto de limpeza forte Mancha removvel com cido clordico/acetona Impossibilidade de remoo da mancha

FORMAS DE ASSENTAMENTO Classificao:

amarrada dama

dama

escama de peixe

prumo ou alinhada

diagonal

69

SENAI-PE

Execuo de Cortes em Diagonal Execuo de recortes para incio da aplicao (peas mestras) Exemplos:
15

Para o revestimento 15 x 25 cm

15

CORTE

20

Para o revestimento 20 x 20 cm

20

CORTE

20

Para o revestimento 20 x 25cm


20
CORTE

JUNTAS DE ASSENTAMENTO So espaamentos regulares entre placas especificados pelos fabricantes. Qual a finalidade das juntas?

Corrigir possveis diferenas de tamanhos; Permitir a movimentao nas dilataes e/ou contraes; Permitir a substituio de placas, sem o risco de quebrar as restantes; Proporcionar impermeabilidade para uso em fachadas, cozinhas e sanitrios,
quando o rejunte bem executado. Junta de movimentao ou dilatao So interrupes do revestimento cermico e do substrato, normalmente mais larga que as de assentamento, tendo como objetivo permitir absorver as deformaes originadas pelas variaes trmicas entre as placas cermicas. Tais juntas so previstas em projeto, sendo executadas na horizontal e na vertical, adotando-se normalmente 12 m2 de extenso mxima do pano de revestimento ou a cada 3m lineares. O preenchimento das mesmas dever ser feito com mastique elstico a base de poliuretano, seguindo as recomendaes do fabricante. 70

SENAI-PE

Largura mnima de 1c

Junta de movimentao

isopor

isopor

Juntas de separao ou estrutural Juntas existentes na estrutura do concreto, devendo ser mantidas na posio onde estiver . Juntas de dessolidarizao da unio So juntas executadas no encontro do piso com paredes, pilares ou outro obstculo vertical. FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO Todo profissional deve possuir as ferramentas necessrias para a execuo do servio e, as mesmas devem estar em perfeitas condies de uso. Ao trmino do servio lembre-se de limp-las. Todo operrio deve usar o equipamento de proteo individual (EPI), culos, protetor auricular, capacete, botas, luvas , etc. Cortador manual para placas cermicas - ferramenta utilizada realizar os cortes em placas cermicas conhecidos como trinchos. para

Rgua de pedreiro utilizada para o sarrafiamento do emboo.

71

SENAI-PE

Mangueira de nvel utilizada para verificao de nvel, salientando que existem instrumentos a laser para a verificao de nvel.

Prumo utilizado para verificao da verticalidade de uma alvenaria e emboo.

Nvel de bolha - utilizado na verificao do nvel.

Metro - utilizado para conferncia e marcao de medidas, determinao de alguma medida.

Recipiente plstico ou de metal - utilizado para o preparo de argamassa.

72

SENAI-PE

Rodo - utilizado na aplicao de rejunte em piso.

Broxa - utilizada para molhar superfcies para a aplicao da argamassa. O umidecimento s recomendado quando o revestimento executado sob sol intenso ou sujeito a baixa umidade relativa do ar, evitando assim que a superfcie retire gua em excesso da argamassa.

Esquadro utilizado para verificao da perpendicularidade entre paredes.

Lpis de carpinteiro - utilizado na marcao de medidas.

Desempenadeira dentada - utilizada para a aplicao da argamassa.

ngulo para estriamento de adesivo

73

SENAI-PE

Desempendeira de madeira - utilizada na aplicao revestimento interno e externo de paredes e/ou tetos.

da argamassa de

Desempenadeira de borracha - o desempeno ocorre em duas fases: na primeira utiliza-se o desempeno de madeira e na fase de acabamento final a desempenadeira de borracha, podendo tambm ser de ao ou de espuma.

Martelo de cermicas.

borracha

auxilia

no

acerto

da

posio

das

placas

Prego - serve para guiar no nivelamento ou alinhamento das placas cermicas. Nos mesmos so esticadas as linhas.

74

SENAI-PE

Linha de naylon ou barbante - auxilia no nivelamento e alinhamento para assentamento das placas cermicas, sendo as mesmas presas nos pregos localizados nas extremidades (cerca de 1,5 cm afastado das paredes laterais).

Colher de pedreiro - utilizada para preparao da argamassa e tambm no lanamento de argamassa sob a placa cermica.

Balde plstico - utilizado para transportar gua ou para imerso das placas cermicas.

Vassoura - utilizada para limpeza do local do servio.

75

SENAI-PE

Esptula de plstico - utilizada na aplicao de rejunte (assentamento cermico em parede).

PRE-CONDIO PARA O ASSENTAMENTO DA PLACA CERMICA Parede Alm de se certificar que as ferramentas esto completas e em perfeitas condies deve-se observar: Se a quantidade de cermica para cada ambiente est suficiente e especificada para a necessidade da obra. Reserve 10% para futuras substituies referente a cortes e rodaps; Possveis diferenas de tonalidade e/ou tamanho nas cermicas: No uso de uma argamassa industrializada, se a mesma serve para a necessidade da obra: AC I para uso interno e AC II ou AC III para uso externo fachada, AC III e uso interno e externo em porcelanatos. Observe o que o fabricante informa na embalagem; Como sero distribudos os cortes (trinchos) nos locais onde se encontram portas, janelas, interruptores, etc., Nestes pontos as placas cermicas sero cortadas. Evite deixar cortes em partes visveis; Possveis falhas na alvenaria, conferindo se a mesma est limpa e seca: O uso de tela galvanizada na unio entre estrutura de concreto e a alvenaria. Tal procedimento visa a absoro de possveis movimentaes da estrutura e evita o aparecimento de trincas. Use o transpasse de 15cm. Chapisque nos pontos de aplicao das telas, trao recomendado 1:3, d preferncia ao chapisco industrializado ou rolado.

76

SENAI-PE

Se nas reas molhadas existe vazamento da instalao hidrulica, se positivo providenciar correo. Nunca aplicar a argamassa de regularizao em local que apresente umidade.

ETAPAS DE ASSENTAMENTO DE PLACAS CERMICAS EM PAREDE Assentamento em parede 1 etapa Aps a etapa de pr-condio de execuo, iniciar a etapa de assentamento do revestimento cermico, sendo o primeiro passo a verificao do nvel, utilizando a mangueira de nvel ou instrumento eletrnico (nvel a laser).

metro Ponto inicial Segundo ponto Nvel de bolha

gua

rgua

2 etapa Coloque a rgua com argamassa fraca sobre o piso. A mesma dever ser colocada junto a parede. A soma da altura da argamassa mais a rgua dever corresponder espera do piso mais a de uma fiada ou a do rodap. Existem instrumentos que permitem regular a sada para a aplicao da cermica em paredes(suporte para iniciar azulejo).

linha Nvel de bolha Nvel de mangueira

77

SENAI-PE

3 etapa Nesta etapa dever ser estudada como ser executado o painel, ou seja, onde os trinchos (cortes da placa cermica) sero colocados. Recomenda-se que o trincho seja colocado no lugar menos visvel possvel, atrs das portas, das peas sanitrias, etc. A argamassa s ser preparada quando se tem certeza de como ficar o painel.

4 etapa Prepare a argamassa industrializada em um recipiente (plstico). Misturar a mesma com gua limpa, seguindo a proporo indicada pelo fabricante. Aps a mistura aguardar um perodo de 10 a 20 minutos, tempo em que ocorrero as reaes entre os componentes qumicos.

78

SENAI-PE

5 etapa Escolha da desempenadeira dentada. A norma NBR 13.753, recomenda o seguinte:

rea (s) da superfcie cermica em cm2 S<400 400 <s <900 S > 900

da Dentes da desempenadeira 6x6x6 8x8x8 8x8x8 (usar a Argamassa tambm)

no

verso

Obs: quando a desempenadeira apresentar desgaste maior que 1,0 mm, recomenda-se que a mesma seja substituda. 6 etapa Aplique a argamassa com a desempenadeira, usando o seu lado liso, de preferncia de baixo para cima. Agora, passe a desempenadeira dentada formando cordes, no sentido horizontal. Aguarde o tempo em aberto. O tempo de secagem superficial da argamassa pode ser mais rpido ou mais lento, dependendo das condies climticas (vento, umidade e insolao). Verifique com as pontas dos dedos se a argamassa colante ainda esta boa para se trabalhar, ou seja, se ainda est pegajosa. Caso contrrio, retire toda a argamassa.

79

SENAI-PE

7 etapa Assente as placas cermicas, de preferncia de baixo para cima, pressionado com as mos e depois batendo levemente com o martelo de borracha. Utilize espassadores, eles so comercializados em formatos de cruz ou em t, de espessuras e medidas diversas.

8 etapa Terminado o assentamento da cermica, aguarda-se um perodo de 3 dias para comear o rejuntamento. Utilize rejunte industrializado, observando as recomendaes do fabricante.

80

SENAI-PE

9 etapa Limpe o excesso de rejunte, aps esperar um perodo que varia de acordo com cada tipo de rejunte. A referida limpeza dever ser feita com uma esponja mida e depois com um pano seco.

10 etapa Ao trmino do servio lembre-se de: Deixar o local do servio limpo; Limpar as ferramentas, pois assim procedendo estar garantido uma maior durabilidade das mesmas.

ETAPAS DE ASSENTAMENTO DE PLACAS CERMICAS EM PISO Pr-condio de execuo Utilize o equipamento de proteo individual EPI; Verifique se as ferramentas esto completas e em perfeita condio de uso; Verifique as possveis falhas na execuo do contra-piso, observe se o contra-piso est nivelado, desempenado e com os caimentos perfeitos; A NBR 13 753 revestimento de piso interno ou externo com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante, diz:

81

SENAI-PE

441 em ambientes no molhveis, como quartos e salas, deve ser executado em nvel ou com caimento mximo de 0,5%. 442 em piso interno em ambiente molhveis, como banheiros, cozinhas, lavanderias e corredores de uso comum, devem ser executados com caimento de 0,5% em direo ao ralo ou porta de sada. Recomenda-se que no seja ultrapassado o valor de 1,5%. 443 nos boxes de banheiros, o caimento deve estar compreendido entre 1,5% e 2,5% em direo ao ralo. Verifique a perpendicularidade (esquadro) das paredes (*): Observe o contra-piso encontra-se sem umidade e limpo; Observe o tempo de cura do contra-piso: 14 dias no mnimo; Observe se os batentes esto instalados ou com alguma referncia definida; Avalie se as peas cermicas esto uniformes quanto ao calibre e a sua tonalidade; Verifique se a quantidade de cermica suficiente para o servio.

1 etapa Estude os cortes, observando os locais onde encontram-se colunas, pias, vasos e ralos. Evite cortes visveis e verifique a perpendicularidade (esquadro) entre paredes. (*)

2 etapa Prepare a argamassa industrializada, utilizando, de preferncia, um recipiente plstico. Despeje todo o contedo da embalagem e inicie a mistura com gua limpa na proporo indicada pelo fabricante. Aguarde a reao da argamassa colante.

82

SENAI-PE

3 etapa Inicie a aplicao da argamassa, passando a desempenadeira dentada, usando o lado liso primeiramente, para depois fazer os sucos (cordes) na argamassa j aplicada. Observe o tempo em aberto. No faa assentamento de placa cermica sobre argamassa quando esta j estiver seca. Observe o que a norma NBR 13.753 recomenda. rea(s) da superfcie da placa cermica 2 Cm S < 400 400 < s < 900 S > 900 Dente da desempenadeira

6x6x6 8x8x8 8x8x8 (usar argamassa no verso tambm)

Obs: quando a desempenadeira apresentar um desgaste maior que 1,0 mm, a mesma dever ser substituda. 4 etapa Assente as placas de cermica, de preferncia das extremidade para o centro, sempre pressionando com as mos, no deixando de bater levemente com martelo de borracha. Deve-se colocar tbuas sobre as placas cermicas j assentadas para poder trabalhar sem correr o risco de desnivelar e/ou desalinhar as mesmas, lembrando que existe no mercado produtos especficos para este fim. Utilize os espassadores, pois os mesmos ajudam no ajuste e alinhamento das placas cermicas, e tambm funcionam como amortecedor entre elas.

83

SENAI-PE

5 etapa Terminando a etapa de assentamento das placas cermicas, deve-se aguardar o perodo de 3 dias para comear o rejuntamento, de preferncia, utilize rejunte industrializado, siga a recomendao do fabricante.

6 etapa Terminado o rejunte, aguarde o tempo recomendando pelo fabricante do rejunte, realize a limpeza utilizando um pano mido e posteriormente com um pano seco.

7 etapa Ao trmino do servio lembre-se: Limpe as ferramentas, aumentando assim sua vida til; Deixe o local de servio limpo.

84

SENAI-PE

Observaes sobre o Processo Convencional de Assentamento O processo de assentamento de placas cermicas, seja no piso ou em parede, pode ser realizado atravs do preparo de argamassa feita na obra (cimento, cal e areia). O trao recomendado 1:3 ou 1:2 - argamassa de cimento, areia mdia lavada e gua limpa, preparado em recipiente estanque e limpo. No momento do assentamento, para evitar que a cermica absorva certa quantidade de gua da argamassa, deve-se, antes do assentamento, mergulhar as placas cermicas em gua num recipiente limpo, observando o tempo indicado pelo fabricante. Esse tempo no deve exceder a 2 horas.

DEFEITOS E PROBLEMAS DE UM MAU ASSENTAMENTO CERMICO Desprendimento do revestimento Causas: Aplicao com argamassa exclusiva de cal; Aplicao com adesivo por pontos;

Ausncia de juntas em painis sujeitos a mudanas temperatura; Imerso em gua por perodo superior a 2 horas.

bruscas de

85

SENAI-PE

Gretamento Trincamento da superfcie vidrada do revestimento. Causas:

Retrao da argamassa de aplicao devido presena excessiva de materiais finos;

Ausncia de juntas;

Aplicao do revestimento, logo aps a execuo da alvenaria, o painel retrai por perder gua, puxando o revestimento.

Falta de Esttica no Painel Executado Causas: Falta de regularidade nas juntas;

86

SENAI-PE

Falta de planejamento do painel; Colocao das juntas, no combinando com o produto aplicado; No coincidncia das juntas de parede com as juntas do piso.

Reticulado Irregular do Painel Causas: Variao de dimenses juntas;

entre

peas, agravada

pela ausncia de

Alinhamento descuidado por parte do aplicador;

Lascas no Canto das Peas Causas: Limpeza das juntas com a colher de pedreiro;

87

SENAI-PE

Manuseio incorreto pelo azulejista; Acerto da posio da pea com lmina da colher.

Manchas de Peas, Aps a Execuo do Painel Rejuntamento logo aps a execuo do paine ; Contrapiso no impermeabilizado, permitindo que ocorra infiltraes por capilaridade da gua do solo.

1. Uma cozinha tem 4,20m de comprimento e 2,10m de largura. Quantos m2 de cermica devem ser comprados para revestir o piso?

2. Numa copa sero colocados azulejos at a altura de 1,8m. o comprimento da copa de 3,50m e a largura de 4,0m. Quantos m2 de azulejos sero necessrios, sabendo-se que existem duas portas de 2,10 x 0,80m e uma janela de 1,60 x 2,0m?

88

SENAI-PE

PINTURA IMOBILIRIA

Nesta unidade curricular abordaremos o processo de pintura mobiliria, uma vez que o material tinta j foi tratado na unidade curricular Tecnologia dos Materiais I. Caractersticas fundamentais de uma boa tinta: Pintabilidade : facilidade de aplicao, a tinta deve espalhar-se com facilidade sem resistir ao deslizamento do picel ou do rolo. Nivelamento : as marcas de pincel ou rolo devem desaparecer pouco tempo, aps a aplicao da tinta deixando uma pelcula uniforme. Secagem: a secagem no deve ser to rpida, nem to pouco lenta, deve permitir o espalhamento e o repasse uniformes, no atrasando a aplicao das demos posteriores. Poder de cobertura : a tinta deve ocultar completamente a superfcie a ser pintada, com o menor nmero de demos. Rendimento : ter maior rendimento a tinta que cobrir a maior rea por galo, por demo, com igual poder de cobertura. Estabilidade: deve apresentar estabilidade durante o armazenamento.se houver a formao de algum sedimento, dever ser de fcil disperso. no deve formar nata demasiadamente grossa na superfcie que so seja removvel com esptula. Propriedade de resistncia e durabilidade: a capacidade da pintura permanecer por longo tempo com o seu aspecto inicial de aplicao, resistindo a ao da chuva, raios solares, maresia, etc., dependendo primordialmente da preparao da superfcie. Lavabilidade: capacidade de uma tinta resistir limpeza com agentes qumicos de uso domstico, como : sabo, detergente, amonacos, etc.

89

SENAI-PE

Transferncia: capacidade a tinta possui de passar do equipamento superfcie sem esforo, alm de no respingar. Cheiro: caracterstica de uma tinta para que seu odor no atrapalhe o aplicador e, aps a sua aplicao, desaparea do ambiente no menor tempo possvel. Armazenagem das tintas As embalagens so frgeis, mant-las bem fechadas durante a armazenagem, transporte e aps o uso, conservando-as em local coberto, seco, fresco, ventilado, protegido das intermpries (chuvas,ventos, insolao,etc.) voltadas para cima e imobilizadas, evitando choque, tombamento e derramamento. Para que usamos a tinta

Proteo; Acabamento; Decorao; Distribuia de luz; Higiene.

Substrato a ser pintando Sobre a alvenaria As tintas evitam o esfarelamento do material e a absoro da gua da chuva e da sujeira, impedem o desenvolvimento do mofo, distribuem a luz e tem grande participao na decorao de ambientes ao acrescentar cor, textura e brilho. Sobre madeira Alm de contribuir para o efeito decorativo, a pintura a soluo para o problema de absoro de gua e de umidade, que geram rachaduras e o apodrecimento do material.

90

SENAI-PE

Sobre metal no ferroso Recomenda-se o emprego da pintura para prolongar a vida dos sistemas de galvanizao e alumnio. Sobre metal ferroso A tinta a soluo mais econmica que se conhece at hoje para combater a corroso. Sobre PVC Neste caso a pintura no tem finalidade especifica de proteo, e sim de decorao ou sinalizao de gases ou lquidos especficos, visando oferecer maior segurana em laboratrios, prdios, empresas, etc. Clculo de reas e volumes Medidas de superfcie O metro quadrado A unidade fundamental das medidas de superfcie a superfcie de um quadrado de um metro de lado, chamado metro quadrado m2. Vejamos o quadro de seus mltiplos e submltiplos, que so unidades secundrias e que esto dispostas em ordem decrescente. Cada unidade de superfcie 100 vezes maior que a unidade imediatamente inferior, isto , as sucessivas unidades variam de 100 em 100.

91

SENAI-PE

Exerccio: 1 transformao de unidades: 24 dam2 = ( 24x100) m2 = 2400 m2. 1520 cm2 = (1520 : 10000) m2 = ,152 m2. 0,028 km2 = (............................ ) m2 = .......................m2. 135 dam2 = (............................) m2 = ........................m2. 100 m2 = (................................) cm2 = ......................cm2. 12,45dm2 = (................................) m2 = ..................... m2.

Metro cbico A medida de um slido ,ou um corpo de qualquer substncia, chama-se volume do slido. a unidade fundamental para se medir os slidos um slido geometrico chamado metro cbico, simbolizado por m3. O metro cbico um cubo de 1 m de aresta. Vejamos o quadro de seus mltiplos e submltiplos, que so unidades secundrias, e que esto dispostas em ordem decrescente: Cada unidade de volume 1000 vezes maior que a unidade imediatamente inferior, isto , as sucessivas unidades de volume variam de 1000 em 1000. Exerccio: 0,25 m3 = (0,25 x 1000 ) dm3 = 250 dm3. 320 000 dam3 = (320 000 ; 1000 000) km3 = 0,32 km3. 5 m3 = (.......................................) cm3 = ...................................... cm3. 1200 mm3 = (.......................................) cm3 = ................................. cm3. 630 dm3 = (..........................................) m3 = .................................. m3. 0,0321 dam3 = (......................................) cm3 = .................................. cm3.

92

SENAI-PE

Clculo de volume cubo = v = a3. paraleleppedo = v = axbxc. prismas = v = bxh.

pirmides = v= bxh / 2.

cone = v = 1/3xpixr2xh. cilindro = v = pixr2xh.

Ferramentas de trabalho Pinceis/trinchas Utilizados na aplicao de esmalte, tinta a leo e vernizes. suas medidas so expressas em polegadas, sendo as de a 4 polegadas, as mais utilizadas. os maiores so empregados para a pintura de superfcies planas e grandes , exemplo: portas lisas. os menores para superfcies irregulares, cantos e emendas. A qualidade do pincel tem um efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade com a qual a tinta controlada e aplicada. Cerdas escuras indicados para aplicao de tintas a base de solvente como os esmaltes, tntas leo e vernizes. Cerdas grisalhas indicado para plicao de tintas base de gua, como tintas pva e acrlica.

Para aumentar a vida til dos pincis essencial limp-los logo aps o uso. Para tintas a base solvente esmaltes, vernizes, tinta leo aps o uso limpe o pincel com jornal e lave-os com coralraz ou thinner. Ateno: dependendo da qualidade do material utilizado o thinner poder reagir como o material estragando o produto.

93

SENAI-PE

Arrume as cerdas com um pente, umedea-os com leo vegetal e guarde-os enrolados em papel empermevel. caso a tinta esteja endurecida, despeje num recipiente o coral removedor de tintas e deixe o pincel mergulhados de 15 a 20 minutos. lave-os com coralraz ou thinner e enxugue-os. Rolos So ideais para reas grandes como paredes ou tetos. existem vrios tipos de rolos para pintura, e a escolha apropriada depende do tipo de tinta que voc est planejando usar. Rolo de l plo baixo (sinttico ou de carneiro0 indicado para tintas pva e acrlica. Rolo de espuma indicado para esmaltes, tinta leo e vernizes. Rolo de espuma rgida ou borracha indicado para dar efeito em Textura. .

Na aplicao de ltex, antes de us-los, umedea-os com gua e retire o excesso sacudindo e esfregando-os contra a parede. aps o uso lave-os com gua e detergente. na aplicao de esmaltes, vernizes ou tintas leo com rolos de espuma, aps us-los, limpe-0s com coralraz. Esptulas Existem vrios tipos e tamanhos. so usadas para remoo de tintas e para aplicao de massa. Desempenadeiras de ao So usadas na aplicao de massa corrida, massa acrlica e argamassa em grandes reas. 94

SENAI-PE

Bandejas Conhecidas tambm como caambas de pintura facilitam a molhagem do rolo de pintura e consequentemente a aplicao da tinta. Revlver O mais usado o de presso, sendo utilizado na aplicao de tintas leo, esmaltes ou vernizes. Lixas So utilizadas para uniformizar as superfcies e aumentar a aderncia das tintas. existem quatro tipos de lixas com diversas granulaes, lixa para madeira, lixa para ferro, lixa para massa e lixa dgua. Mexedores So esptulas apropriadas para a homogeinizao da tinta. seu aspecto parecido com o de uma rgua. so de vital importncia na utilizao de qualquer produto, nunca deve-se utilizar como mexedor um objeto arredondado, pois a homogenizao ser imperfeita. Air less um sistema por presso, com pistola especfica e recipiente central especfico, servindo e facilitando a aplicao em exteriores e interiores, quando se pretende atingir locais de difcil acesso e a obteno de timo acabamento.

95

SENAI-PE

Tipos de produtos A pintura composta de fundos, massas e por fim da tinta de acabamento. cada conjunto deste, forma um sistema de pintura. Os fundos diminuem a absoro, uniformizam e selam as superfcies proporcionando uma economia das tintas de acabamento. As massas em geral propiciam uma superfcie mais lisa e homognea. os acabamentos do s superfcies proteo, beleza, cor, distribuem luz e isentam de micrbios, dando ao ambiente higiene. Existe uma ordem para pintar um ambiente . pintar um ambiente na ordem correta significa economia de tempo e dinheiro. Comece pelo teto (1), paredes (2), portas (3), janelas (4) e finalmente pinte o rodap (5). Observaes antes de comprar a tinta: Leve uma amostra de tecido, pisos e outros elementos decorativos, facilitando a escolha; Lembre-se de que as cores de qualquer cartela apenas indicativa; Compre apenas uma pequena quantidade da tinta escolhida, e faa no local a ser pintado um teste; Observe a cor da tinta no ambiente de dia e noite, com o tempo nublado, com luz natural e iluminao artificial. o tom altera-se a cada instante, de acordo com o tipo e o ngulo de incidncia da luz; A tonalidade definitiva da cor atingida aps a secagem total da tinta e depende da diluio e da quantidade de demos do produto aplicado; Em pocas chuvosas, evite pinturas externas, principalmente com cores muito intensas, pois podero ocorrer manchas por dependerem de um tempo maior de cura (secagem).

96

SENAI-PE

Preparao de superfcies Recomendaes Antes de executar qualquer trabalho de pintura lembre-se : utilize os seguintes equipamentos de proteo individual (EPI): mscara contra vapores de solventes e partculas, luvas resistentes a solvente. Durante a aplicao e lixamento do produto. no caso de aplicao dos produtos por pulverizao, utilizar preferencialmente, cabine de pintura com exausto e filtro. manter o ambiente ventilado durante a preparao da superfcie, aplicao e secagem dos produtos, com constante renovao por ar fresco. Alvenaria comum O primeiro passo o lixamento, com lixa para massa grana nmero 100 a 180, logo aps devemos remover o p. Em caso de fungos deve-se lavar a superfcie com uma soluo de gua e gua sanitria na proporo de 1 : 1, aguardar um perodo de 6 hora, posteriormente proceder a limpeza com gua pura, e aguardar a secagem da superfcie. Em caso de manchas de gorduras estas devero ser eliminadas, lavando-se a superfcie com uma soluo de gua e sabo. posteriormente deve-se proceder a limpeza com gua pura, deixando a superfcie secar aps a limpeza. No caso de umidade interna, a causa dever ser corrigida e sanada. a caiao dever ser eliminada com escova de ao. pequenas rachaduras devero ser corrigidas com massa de reboco. Furos de pregos podero ser corrigidos com massa corrida em interiores e massa acrlica em exteriores. E em locais com partes soltas ou crostas de tinta antiga devem ser eliminadas com esptula. paredes novas devero receber inicialmente uma demo de selador acrlico (externamente ou lquido selador (internamente) ou um fundo preparador de paredes, sendo a argamassa fraca, pouco coesa, evitando assim um posterior descascamento. 97

SENAI-PE

Para um fino acabamento, aplica-se massa acrlica (externamente) ou massa corrida(internamente0. quando seca, lixe com lixa para massa grana nmero 100 a 150. remova o p. como economia de acabamento recomenda-se a aplicao de uma demo de lquido selador sobre a massa corrida, para uniformizar a absoro. Paredes onde houver caiao, calcinao, partes soltas devero receber previamente uma demo de fundo preparador de paredes. superfcies brilhantes devero receber lixamento at a eliminao do brilho. Paredes em gesso e cimento amianto devero receber previamente uma demo de fundo preparador de paredes. repintura em bom estado, escove, lixe, elimine o p e aplique a tinta de acabamente. Pintura em mau estado, remova as partes soltas, lixe e elimine o p. aplique uma demo de fundo preparador de paredes e aplique acabamento. Ateno : paredes pintadas com tintas ltex podero ser lavadas com gua e sabo neutro somente decorridos um perodo mnimo de 20 dias aps pintura, quando o filme (a pelcula slida) estar ento completamente formado. Reboco novo s deve ser pintado depois da cura mnimo de 30 dias.

Alvenaria especiais Aparente Concreto Aparente Para preservar o tijolo aparente e concreto aparente devemos: Lixar e eliminar o p; Aplicar verniz acrlico, fundo preparador de paredes ou silicone.

Madeira Envernizamento Lixar a superfcie com lixa para madeira grana 60 a 100. Remover o p com pano embebido em coralraz Remover manchas de graxa, leo e gordura com um pano embebido com coraltraz. 98

SENAI-PE

Madeiras porosas e resinosas devem receber previamente uma demo de selador nitrocelulose concentrado (indicado para interiores), para uniformizar absoro da superfcie e posteriormente a aplicao do verniz para acabamento (diludo em at 100 % do volume com thinner sb coral 1018). Madeiras novas aplique a primeria demo de verniz diludo na proporo de 1 ; 1 com coralraz. deixe secar. lixe com lixa para madeira grana 120 a 150 e elimine o p. as demais demos subsequentes devero ser diludas com at 10 % com coraltraz. lixe entre demos com lixa para madeira grana 150. Repintura Em bom estado; lixe com lixa para madeira grana 120 a 150 at a perda total de brilho, elimine o p e aplique o verniz de acabamento, diludo com at 10 % de coraltraz. Em mau estado: remova as partes e o verniz com auxlio de removedor . limpe a superfcie com um pano embebido como coralraz, lixe e elimine o p. aplique a primeira demo do verniz de acabamento diludo na proporo 1 : 1 com coraltraz, e as demos subsequentes com at 10 % de coraltraz, no esquecendo de lixar entre demos com lixa para madeira grana 120 a 150. Pintura Madeira nova Lixe a superfcie nova com lixa para madeira grana 80 a 100; remova o p com pano embebido com coralraz, aplique uma demo de fundo preparador sinttico nivelador brando fosco, que permite bom lixamento, uniformizao da superfcie e economia da tinta de acabamento, lixe com lixa para madeira grana 120; Remova o p com pano embebido em coraltraz; Aplique tinta leo ou esmalte, deixe secar e lixe entre demos com lixa para madeira grana 150.

99

SENAI-PE

Repintura Antes de repintar retire as partes soltas da tinta velha e elimine gorduras, graxas, etc., com um pano embebido em coralraz. deixe secar. se a pintura antiga estiver em bom estado, lixe com lixa para madeira grana 150 at a total eliminao do brilho. elimine o p e aplique em seguida a tinta de acabamento. Ateno: importante ressaltar que a pintura s deve ser feita sobre madeira seca. Metais ferrosos Metais novos Remova o primer de serralharia com um removedor. elimine os pontos de ferrugem lixando com lixa para ferro grana 100 a 150 e lavando o metal com coralraz. deixe secar. aplique uma demo de zarco ou fundo universal. Deixe secar. lixe com lixa de ferro grana 150. remova o p com pano embebido em coralraz, aplique a tinta de acabamento. Ateno: no deixe as peas desprotegidas, somente pela tinta de fundo por mais de uma semana, pois decorrido este prazo a aderncia da tinta de acabamento ficar prejudicada. Metais no ferrosos A fim de promover maior aderncia da tinta de acabamento em material no ferroso, recomendamos limpar a superfcie e aplicar uma demo de fundo para galvanizado e posteriormente a tinta de acabamento. Em repintura lixe a superfcie pintada at a perda do brilho, elimine o p e repinte. Ateno: no deixe as peas desprotegidas somente pela tinta de fundo por mais de uma semana, pois decorrido este prazo a aderncia da tinta de acabamento ficar prejudicada. PVC Lixe a superfcie com lixa de ferro grana 220, elimine o p e posteriormente aplique tinta esmalte ou acrlica.

100

SENAI-PE

Problemas comuns antes e durante a aplicao: Ao abrir a lata: A parte slida da tinta se acumula no fundo da embalagem (sedimentao) devido a um longo tempo de armazenamento. Deve-se portanto homogeneizar a tinta, utilizando uma esptula adequada. no utilize chave de fenda ou qualquer outro objeto que no seja apropriado. Secagem retardada ambientes mido ou de temperatura muito baixa impedem que o solvente evapore. deve-se evitar a pintura em dias chuvosos ou muito frios (abaixo de 10 c). Cobertura insuficiente a diluio excessiva da tinta torna a espessura do filme inferior a ideal. para corrigir, adicionar tinta no diluda. No homogeneizao adequada da tinta na embalagem tambm pode causar uma cobertura deficiente na aplicao, j que os pigmentos tendem a assentar. Escorrimento diluio excessiva e utilizao de solventes no especificados, so razes para que a tinta escorra, por isso, devem ser evitados. Dificuldade de aplicao a tinta pode se tornar pesada na aplicao se no for diluda suficientemente. Falta de alastramento a tinta no se espalha ao longo da superfcie. pode ser decorrncia de uma diluio insuficiente ou da aplicao de camadas muito finas. Formao de espuma em madeira ocorre quando a pintura feita em superfcie demasiadamente umida. por isso, deve-se certifica-se que ela esteja devidamente seca antes da pintura. Pode ocorrer devido ao excesso de diluio dado a tinta ou tipo de equipamento utilizado. Diferena de brilho quando aplicamos uma tinta esmalte fosca ou acetinada sem a devida homogeneizao, fazendo com que a pelcula de tinta na superfcie fique brilhante. Por isso quando se adquirir qualquer tipo de tinta, deve-se homogeneiza-la devidamente com esptula apropriada, no utilize chave de fenda.

101

SENAI-PE

possvel ocorrer problemas que no tenham correo, resultado de reaes qumicas devidas ao armazenamento prolongado sob calor ou frio intenso e adio de solventes no apropriados. Exemplos: Separao dos slidos do veculo; Quebra de disperso (pigmentos se separam do veculo, sedimentao); Gelatinizao (solidificao da tinta); Formao de grumos ou arenosidade. sem

Solues para os problemas comuns de pintura Eflorscncia- manchas esbranquiadas na superfcie pintada. Causa: Quando a tinta foi aplicada sobre reboco mido ou devido a infiltrao. ocorre devido a migrao de umidade do interior para o exterior em paredes de reboco novo ou velho, cimento , fibrocimento, tijolos, etc., carregando consigo sais solveis. Correo: 1 passo 2 passo 3 passo 4 passo

- eliminar eventuais infiltraes; - aguardar a secagem da superfcie; - raspar a superfcie afetada; - aplicar uma demo de fundo preparador de paredes.

102

SENAI-PE

Saponificao So manchas que aparecem nas superfcies pintadas, provocando retardamento indevido da secagem dos esmaltes e tintas a leo, deixando a superfcie pegajosa.

Causa: Causada pela alcalinidade natural da cal e do cimento que compem o reboco. essa alcalinidade na presena de certo grau de umidade, reage com a acidez caracterstica de alguns tipos de resina. Correo: 1 passo remover totalmente a tinta com uso de coralraz raspando e lixando; 2 passo aplicar uma a duas demos de fundo preparador de paredes; 3 passo aplicar o acabamento. Obs: em caso de reboco novo deve-se aguardar sua cura ( mnima de 30 dias).

Calcinao Manchas que aparecem nas superfcies pintadas provocando descascamento ou destruio da tinta ltex. geralmente causados por dois motivos: causa 1: Pela alcalinidade natural da cal e do cimento que compem o reboco. Essa alcalinidade, na presena de certo grau de umidade, reage com acidez caracterstica de alguns tipos de resina. Correo: 1 passo - raspar, escovar ou lixar a superfcie eliminando partes soltas; 2 passo - aplicar uma demo de fundo preparador de paredes; 3 passo aplicar o acabamento. obs.: em caso de reboco novo deve-se aguardar sua cura (mnimo de 30 dias).

103

SENAI-PE

Causa 2 : Pelo final da vida til da tinta, que atravs do intemperismo vai se deteriorando. Correo: 1 passo - raspar, escovar ou lixar a superfcie eliminando partes soltas; 2 passo - aplicar uma demo de fundo preparador de paredes; 3 passo aplicar o acabamento. obs.: em caso de reboco novo deve-se aguardar sua cura (mnimo de 30 dias). Desagregamento o destacamento da pintura da superfcie juntamente com partes do reboco, tornando-se esfarelado.

Causa: Ocorre quando a tinta aplicada sobre superfcie de reboco novo no curado ou quando h infiltrao de umidade. Correo: 1 passo - raspar as partes sotas; 2 passo - corrigir as imperfeies profundas do reboco; 3 passo aplicar uma ou duas demos de fundo preparador de paredes. Obs.: em caso de reboco novo deve-se aguardar sua cura (mnimo de 30 dias).

104

SENAI-PE

Descascamento Pode ocorrer quando a pintura for executada diretamente sobre superfcies poeirentas como: caiao, partes soltas, reboco novo no selado ou gesso. Causa: A aderncia da tinta sobre a superfcie pulverulenta no boa ocasionando o descascamento. Correo: 1 passo - raspar ou escovar a superfcie at a remoo total das partes soltas ou mal aderidas; 2 passo - aplicar uma a duas demos de fundo preparador de paredes; 3 passo - repintar.

Manchas causadas por pingos de chuva Aparecem na superfcie recm pintada, devido a pingos de chuva isolados. Causa: Os pingos de chuva provocam a extrao de substncias solveis que afloram e mancham o filme da tinta. Correo: 1 passo lavar toda a superfcie com gua; Obs: importante que a lavagem da superfcie seja feita o mais rpido possvel, pois aps alguns dias as manchas no desaparecero, o tempo de cura da tinta ltex de 20 dias.

105

SENAI-PE

Bolhas na alvenaria Causa 1: Ocorre quando aplicada massa corrida PVA em exteriores, pois o produto indicado apenas para superfcie internas. Correo: 1 passo - remover atravs de raspagem toda a massa corrida PVA; 2 passo - aplicar uma demo de fundo preparador de paredes; 3 passo - aplicar massa acrlica; 4 passo repintar. Causa 2: Em repintura sobre tinta m de m qualidade, a umidade da tinta nova pode se infiltrar na antiga e provocar bolhar. Correo: 1 passo - raspar, remover e lixar as reas afetadas; 2 passo - aplicar uma demo de fundo preparador de paredes; 3 passo - repintar. Causa 3: Ocorre quando a poeira no foi eliminada aps o lixamento da massa ou quando a tinta no foi devidamente diluda. Correo: 1 passo - lixar e raspar as partes soltas; 2 passo - eliminar o p; 3 passo - aplicar uma demo de lquido selador (interiores) ou selador acrlico (exteriores). 4 passo repintura.

106

SENAI-PE

Fissuras So trincas estreitas, rasas e sem continuidade. Causa: Tempo insuficiente de hidratao da cal antes da aplicao do reboco ou camadas espessas de massa fina. Correo: 1 passo abrir a trinca; 2 passo escovar eliminando o p; 3 passo aplicar uma demo de fundo preparador de paredes; 4 passo aplicar selador para trincas, repassando-o aps 24 horas da primeira aplicao; 5 passo aplicar uma demo de impermeabilizante acrlico afixando tela de nylon; 6 passo aplicar trs demos de impermeabilizante acrlico; 7 passo aplicar massa acrlica, se necessrio; 8 passo repintar. Manchas e retardamento na secagem em madeira Causa: Pintura feita sobre madeira com resduos de soda cstica ou removedor, utilizada na remoo da pintura anterior. Correo: 1 passo remover a pintura; 2 passo lavar a superfcie com gua no caso de resduos de soda custica; 3 passo lavar a superfcie com coralraz no caso de resduo de removedor; 4 passo aguardar a secagem completa da superfcie; 5 passo repintar.

107

SENAI-PE

Trincas e m aderncia em madeira Causa: Ocorrem quando utiliza-se massa corrida PVA na correo de imperfeies da madeira, uma vez que o produto indicado para superfcie de reboco. Correo: 1 passo remover a massa corrida; 2 passo aplicar uma demo de fundo sinttico nivelador brando fosco; 3 passo corrigir imperfeies com massa leo; 4 passo lixar; 5 passo eliminar o p; 6 passo aplicar uma demo de fundo sinttico nivelador brando fosco; 7 passo repintar.

Manchas amareladas em paredes e tetos Causa: So provenientes de gorduras, leo, fumaa de cigarro (nicotina) ou poluio. Correo: 1 passo lavar a superfcie com uma soluo de gua com detergente base de amonaco; 2 passo repintar.

Mofo, bolor ou fungos Causa: Constituem-se num grupo de seres vivos vegetais, que proliferam em condies favorveis, principalmente em climas quentes, midos, mal ventilados ou mal iluminados. Correo: 1 passo lavar a superfcie com uma soluo de gua com gua sanitria na proporo de 1 : 1 ; 2 passo enxaguar a superfcie com gua em abundncia; 3 passo deixar secar; 4 passo repintar. 108

SENAI-PE

Enrugamento Causa: Ocorrem quando se aplicam demos de tinta demasiadamente espessa ou quando a aplicao feita sobre superfcie ou em ambientes com temperatura excessiva. Correo: Remover toda a tinta e aplic-la novamente. Crateras Causa: Ocorrem quando na diluio se emprega solventes no apropriados por contaminao da tinta, do material de pintura ou das superfcies por graxas, lubrificantes ou gua. Correo: Remover toda a pelcula de tinta e aplicar o sistema de pintura. Dicas coloridas Encurtando o ambiente para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura. Alongando ambiente quadrado aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra. Escondendo objetos pinte a parede no mesmo tom do objeto que voc quer esconder. Destacando objetos aplique uma cor intensa ou contrastrante na parede de fundo. Rebaixando o teto pinte o teto com uma cor mais escura que a das paredes. Elevando o teto pinte o teto com uma cor mais clara que a das paredes. Alargando o corredor pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor. 109

SENAI-PE

Alongando a parede fundamental que a parede seja bicolor; com a divisa entre as duas cores meia altura (nessa separao, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo. Encurtando a parede exatamente a situao inversa do item acima. a parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro que a cor da parte de baixo.

Texturas Produto que busca criar, nas paredes, um efeito decorativo, sofisticado e moderno. Seu acabamento foi inspirado nas texturas utilizadas nas regies mais belas da europa. Apresentadas na verso: rstico, design, liso e com o gel especial envelhecedor. Aplicao Aplique antes uma demo do texturatto diludo a 30 % em volume com gua, em seguida aplique o acabamento de acordo com sua escolha. Rstico: espalhe o produto sem diluio com desempenadeira de ao e obtenha o efeito riscado ou circular com desempenadeira de plstico. Design: espalhe o produto sem diluio com desempenadeira de ao e obtenha o efeito x com desempeandeira de ao de bordas dobradas. para obter outros efeitos usar desempenadeira dentada, pente, vassourinha de nylon, esptulas, etc. Diversos outros efeitos so obtidos dependendo da ferramenta utilizada e da habilidade do aplicador. Liso : espalhe o produto em diluio com desempenadeira de ao e obtenha diversos efeitos com rolos especiais de textura. para obter outros efeitos usar vassoura de piaava, pente, mo, esptulas, etc. 110

SENAI-PE

Gel especial envelhecedor: utilizado para obteno do efeito tipo envelhecido, sobre texturatto branco (sem tingimento) dando assim um toque rstico e sofisticado muito moderno na decorao atual. Pode ser utilizado sobre texturatto rstico, design ou liso. Oramento de pintura Memria de clculo para determinao de materiais Quantidade de gales = m2 x n de demos rendimento m2 = a rea em metros quadrados da superfcie a ser pintada. n = nmero de demos, a quantidade de camadas de tinta que voc vai aplicar para cobrir totalmente a superfcie a ser pintada. voc encontra orientao nas embalagens dos produtos. Rendimento = a quantidade de tinta necessria para cobrir totalmente a superfcie a ser pintada. tal informao encontra na embalagem dos produtos. Esta conta dever ser usada para calcular a quantidade de cada produto: Fundo Massa Acabamento

Frmula para pintura de grades Em barras retorcidas = m2 x n de demos x 4/ rendimento Em barras lisas = m2 x n de demos x 3 / rendimento Mo de obra Custo final = [consumo (fundo + massa + acabamento)] x 3

111

SENAI-PE

O custo de andaimes ou balacim, caso sejam necessrios, deve ser somado ao custo da tinta. O custo da mo de obra o custo dos produtos + mais o consumo dos materiais vezes trs. de posse desse resultado s subtrair o custo dos materiais o que sobrar o custo da mo de obra.

112

SENAI-PE

IMPERMEABILIZAO DE PISOS E PAVIMENTOS

Histria No de hoje que o homem vem buscando tornar as construes mais resistentes as intempries, as tentativas so to antigas quanto as prprias edificaes. No tempo do brasil colnia, a tcnica utilizada era a mistura de leo de baleia na argamassa para a execuo de alvenaria ou revestimentos das edificaes. Desde da antiguidade, j era do conhecimento do homem as propriedades do betume, conhecido popularmente como asfalto, a primeira comisso de estudo, para criao de um normas foi em 1975, onde a ABNT elaborou a primeira norma de impermeabilizao. Conceito A impermeabilizao de pisos e pavimentos de edifcios consiste num conjunto de camadas que tem a funo de assegurar vedao horizontal interna dos pisos, ou seja, estanqueidade de gua ou umidade. Componentes do sistema de impermeabilizao Suporte de impermeabilizao camada ou elemento em que se aplica camada impermevel.tal camada deve ter espessura fina ou lisa, caso contrrio, camada com superfcie spera ou ponteaguda pode perfurar a impermeabilizao. Camada de regularizao Consiste na aplicao de uma camada que visa regularizar eventuais irregularidades das superfcies horizontais (lajes) e verticais (parede) em contato com o sistema de impermeabilizao; possibilitar o caimento em direo ao ralo e arredondar cantos e arestas. A NBR 9574 /86 , dispe que os cantos e arestas vivos, devem ser arredondados com raio compatvel com o sistema de impermeabilizao a ser empregado.

113

SENAI-PE

Pintura primria definida pela NBR 8083/83 como uma pintura aplicada superfcie a impermeabilizar, com a finalidade de favorecer a aderncia do material constituinte do sistema de impermeabilizao. A pintura primria consiste na aplicao de um primer (produto elaborado a partir de uma soluo de asflto, diluda em solvente ou pode utilizar emulso asfltica, diluda em gua, na proporo de uma parte de emulso para uma de gua tem a finalidade de aumentar o poder de aderncia. No caso de sistemas a base de asfalto, a norma americana, informa que a pintura primria, alm de aumentar a aderncia da camada de asfalto, absorve o p da superfcie. Tipos de camadas Camada impermevel Camada que assegura a estanqueidade do sistema, ou seja, do elemento de vedao horizontal ou vertical. Segundo a din (norma alemo) 18195, a cama impermevel constituda de materiais impermeveis e pode ser obtida com aplicao de uma nica ou vrias camadas. Camada de separao Camada aplicada entre duas camadas, impede a aderncia da camada impermevel proteo mecnica, so camadas acessrias por no interferirem diretamente na estanqueidade do conjunto. Tipos De acordo com a funo especfica que a camada de separao exerce, ela pode ser denominada: Camada de separao inferior aplicada entre o suporte e a camada impermevel para evitar aderncia de uma outra; Camada de separao superior colocada entre a camada impermevel e a de proteo mecnica para impedir contato direto de ambas.

114

SENAI-PE

Camada de proteo mecnica Segundo a NBR 8083/83, a proteo mecnica, no caso de cobertas, uma camada sobrejacente impermeabilizao, com a finalidade de proteg-la da ao dos agentes atmosfricos e, eventualmente , das aes mecnicas. Em pisos do pavimento-tipo dos edifcios, essa camada protege a camada impermevel das aes mecnicas. Tal camada importante, uma vez que aps a sua aplicao, ainda ser feita uma srie de outros servios, com revestimento de paredes e piso, que podem, eventualmente, danificar a camada impermevel, a camada de proteo mecnica pode ainda servir como base para a aplicao do revestimento final de piso, confundindo-se com o contrapiso. Terminologia Manta: produto impermevel, industrializado, obtido por calandragem, extenso ou outros processos, com caractersticas definidas pela nbr 8083. Membrana: produto ou conjunto impermeabilizante, moldado no loca, com ou sem armadura NBR 8083. Membrana asfltica: membrana em que o produto impermevel bsico o asfalto NBR 8083. Classificao do sistema de impermeabilizao A bibliografia nacional e a estrangeira estabelecem classificaes dos sistemas de impermeabilizao, essas classificaes no se referem, especificamente, aos sistemas empregados nos pisos do pavimento. A classificao segundo a aderncia da camada impermevel: Quanto a aderncia: independentes, aderentes semi-independentes Quanto flexibilidade: rgidos, flexveis. Quanto ao mtodo de execuo: moldados no local, pr-fabricados. Quanto ao material: base de materiais asflticos, e polmeros sintticos.

115

SENAI-PE

A NBR 9689 Materiais e sistemas de impermeabilizao Classificao Sistema moldados no local: argamassa impermevel, membranas asflticas concretos impermeveis, membranas de elastmeros (policloroprenopolietileno clorossulfonado), resinas epoxdicas, membranas termoplsticas (acrlico), mastiques para vedao de juntas. Sistema pr-fabricados: mantas de elastmeros (butil), termoplsticos, compostas de asfalto, etc. Classificao quanto flexibilidade Os sistemas de impermeabilizao podem ser rgidos e flexveis. Um sistema rgido tem uma camada impermevel com pouca ou nenhuma capacidade de absorver deformaes, ou seja, no recomendada a sua aplicao em suportes sujeitos a grande deformaes. J o sistema flexvel, a camada de impermeabilizao absorve deformaes impostas pelo suporte no limite de usa resistncia trao. Classificao quanto ao mtodo de execuo Pr-fabricados: a camada impermevel constituda de mantas. No sistema moldados no local, a camada impermevel constituda de materiais aplicados tanto a frio como a quente. a aplicao pode ser feita em forma de pintura ou de aplicao de camadas na superfcie. Classificao quanto ao material Os sistemas de impermeabilizao podem ser classificados em: Argamassa Cristalizantes Cimentcios Asflticos Polimricos

116

SENAI-PE

Argamassa e cimentcio Camada impermevel obtida com argamassa de cimento, areia, aditivos hidrofugantes ou resinas polimricas. Cimentcio: camada constituda de materiais base de cimento , adicionado a resinas e aplicado na forma de pasta, formando uma pelcula impermevel na superfcie. Cristalizantes O princpio bsico da impermeabilizao cristalizante a formao de cristrais dos compostos do cimento nos poros do elemento a ser impermeabilizado. Tal sistema constitudo por cimentos e aditivos que penetram na superfcie, formando compostos que tampam os poros capilares do elemento. Asfltico e polimrico Asfltico: pode ser moldado no local em que se tem membranas a quente ou a frio ou ser pr-fabricada mantas. Polimrico: a camada impermevel obtida com a aplicao de polmeros na forma de membranas ou mantas. Pr-condio para execuo de servios de impermeabilizao Antes de se iniciar um servio de impermeabilizao devem estar concludos os seguintes servios: Alvenaria, instalaes eltricas e hidrulicas no piso e nas paredes, revestimentos de argamassa de paredes, fixao ou chumbamento de tubos passantes pela laje. Preparao da superfcie e interfaces com as instalaes Tal preparao consta de: Limpeza e remoo de materiais estranhos e desagregados; Tratamento das interfaces, ralos e tubos com o concreto; Tratamento de fissuras.

117

SENAI-PE

A NBR 9574 indica que a superfcie que vai receber a camada impermevel deve estar sem salincias e ter resistncia e textura lisa. caso a superfcie no tiver de acordo ou a superfcie no possuir os caimentos necessrios, deve ser aplicada camada de regularizao. dispe tambm que a superfcie de suporte deve estar seca, isenta de poeira, leo, graxa e material solto. Recomendaes de eventuais reparos O instituto brasileiro de impermeabilizao recomenda o reparo de eventuais falhas de concretagem, seguida de limpeza com escovao ou lavagem. alguns recomendaes: aplicao de mastique ao redor das tubulaes, limpeza para remoo de pregos, arames e pontas de ao, apiloamento da superfcie para remoo de salincias, restos de argamassa, madeira ou outros materiais estranhos. Principais detalhes impermeabilizao de pontos especficos dos sistemas de

Rodap: aplica-se a camada impermevel nas superfcies verticais que delimitam a rea. A Associao Francesa de Normalizao recomenda para os rodaps uma altura mnima de 10 cm, acima do nvel do piso acabado. para boxe recomenda-se 40 cm. Ralo: a camada impermevel deve penetrar no interior do ralo. Tubos passantes: camada impermevel que elevar-se nos tubos das reas impermeabilizadas. exemplo: tubos que ligam-se bacia sanitria, e escoamento de guas pluviais, em varandas.

118

SENAI-PE

Classificao quanto a: Sistema de Aderncia Flexibilidade Mtodo de impermeabilizao execuo com argamassa aderente rgido moldado no impermevel local cristalizantes aderente rgido moldado no local cimentcios aderente rgido ou moldado no flexvel local com membrana aderente flexvel moldado no asfltica a frio local com membrana aderente flexvel moldado no asfltica a quente local com manta asfltica aderente flexvel prou fabricado independente Material argamassa cristalizante cimentcio asfltico asfltico asfltico

119

SENAI-PE

ESQUADRIAS E VIDROS

So utilizadas na construo civil como elemento de fechamento de vos, no entanto, podem ser utilizadas como recurso de distribuio de iluminao natural e proporcionar tambm uma melhor ventilao dos ambientes. Os principais materiais empregados na fabricao de esquadrias so : madeira, alumnio, PVC e vidro. Janelas Elementos utilizados para controlar a quantidade de iluminao e ventilao dos ambientes, as janelas so constitudas de; batente, caixilho, folhas e ferragens.

Componentes de uma janela Batente pea de madeira ou metal, fixa diretamente em contato com o vo, no caso do caixilho de alumnio empregado contramarcos ou contrabatentes de alumnio como elemento de ligao entre as faces internas do vo. Caixilho conjunto de elementos fixos ou mveis que se insere no batente. Folha parte mvel da janela, pode existir folhas fixas. As janelas utilizadas nos edifcios podem ser classificadas segundo o movimento de suas folhas:

120

SENAI-PE

Janelas fixas no tm partes mveis, tem a finalidade de iluminao; Janelas mveis servem para iluminao e ventilao do ambiente.

Em funo do movimento de rotao em torno de um eixo, as janelas mveis podem ser classificadas em: Janela de tombar eixo horizontal inferior ideal para ventilar a parte superior do ambiente e pode ser mantida aberta em caso de chuva e ventos moderados, permitindo uma graduao da abertura. Sua utilizao restrita a pequenos vos, devido ao mecanismo de abertura, que projeta a janela para o interior do ambiente.

Janela projetante de eixo horizontal superior Ventila mais as reas inferiores do ambiente e pode ser mantida aberta mesmo com chuva. Tem boa estanqueidade, mas sua limpeza exige esforo e requer dispositivos especiais para evitar riscos.

121

SENAI-PE

Janela maxim-ar projetante deslizante Projeta-se na parte inferior para fora, enquanto sua parte superior desliza para baixo. Sua mobilidade de abertura e facilidade de limpeza a torna preferida em muitos projetos, devendo manter-se fechada em caso de ventos.

Janela de abrir francesa o tipo de janela (porta balco) mais utilizado na Europa. De eixo vertical, abre-se para o interior, podendo ter folha simples ou dupla. Quando abertas, estas folhas se projetam para o interior do ambiente, sendo de fcil limpeza.

Porta balco de abrir para o exterior/interior Permite excelente iluminao natural do ambiente, quando o vo est totalmente aberto, assim como a troca eficiente de ar. Seu uso em residncias feito com timos resultados.

122

SENAI-PE

Janela e porta de correr o tipo de janela de dormitrios mais utilizado no Brasil, com opes de trs ou seis folhas que permitem a abertura de at 50% do vo. Suas principais caractersticas so a construo simples e econmica, o manejo fcil, a ventilao permanente no perodo noturno (com as venezianas perfuradas), dosagem na renovao do ar ou claridade e a possibilidade de uso de telas, grades, cortinas ou persianas.

Janela pivotante horizontal Possui abertura basculante, que projeta a parte inferior para fora do ambiente e a superior para dentro, com movimentos comandados por um eixo horizontal, que permite abertura de at 180, e grande eficincia na ventilao.

Janela pivotante vertical Permite realizar a abertura de grandes vos com uma nica folha, girando verticalmente sobre um eixo, podendo vir dotada de persianas instaladas entre vidros selados trmicos ou acsticos.

123

SENAI-PE

Persianas de enrolar Alm da beleza e praticidade no controle da luz e do arejamento do ambiente, so dotadas na maioria dos casos de automao, oferecendo comodidade e facilidade de limpeza.

Janela basculante de mltiplos elementos Conhecida como vitr, utilizada em residncias trreas, especialmente em cozinhas, banheiros e reas de servio. Sua concepo simples e econmica e permite a ventilao constante do ambiente.

Janela projetante e janela de tombar A rea de ventilao ser proporcional abertura da janela, com menor eficincia de ventilao para ngulos pequenos (at 30), principalmente quando o vento incidir perpendicularmente ao plano da janela. O controle do direcionamento do ar s possvel quando a janela for projetante e de tombar para dentro.

124

SENAI-PE

Janela guilhotina Apresenta os mesmo comportamento da janela de correr, embora no permita normalmente o controle da rea til de ventilao, o que pode ser evitado com um contrapeso que permita a parada da folha em qualquer posio.

Partes das esquadrias Portinholas esquadrias de pequenas dimenses, podendo ser em madeira, ferro ou alumnio. As folhas so macias quando feitas de madeira, chapa de ferro ou alumnio. Quando se desejar ventilao, as folhas s executadas em venezianas de madeira ou metal. Geralmente, essas portinholas so usadas sob as pias de copa ou cozinha, nos abrigos de medidores de gua, luz, telefone e gs. Grade estrutura formada por barras de madeira ou metal, espaadas igualmente. Serve de resguardar um local ou vedar o acesso a ele. Ferrragens utilizadas nas esquadrias, podem ser fabricadas de ferro, alumnio, lato, bronze e nquel. Segundo o estilo podem ser: rstico, cromadas, niqueladas, polidas, foscas, semifoscas ou escovadas. Dobradias so peas metlicas constitudas de duas asas interligadas por um piv ou eixo vertical. Funciona como elemento de girao de duas peas. So fixadas por meio de parafusos, rebites ou soldagem. Existem dobradias de ferro, alumnio, bronze e lato. As dobradias so dimensionadas para vencer resistncias.

125

SENAI-PE

O VIDRO histrica A origem e data de descobrimento do vidro desconhecida, porm h indcios que foram os Fincios os primeiros a fabricar o vidro, sendo depois, essa tcnica levada aos egpcios. Os povos da Mesopotmia j conheciam tcnicas rudimentares de fabricao de vidro 27 sculos a. C. No sculo 15 a . C. no Egito, os artistas manipulavam uma pasta malevel produzindo jias e adornos que foram encontrados em perfeito estado no sarcfago de Tutancamon. A indstria do vidro espalhou-se entre os sculos II e IV pela Europa. Na Idade Mdia o vidro de Veneza tornou-se conhecido e, nos sculos XV e XVI, sua fabricao atingiu grande perfeio em ornamentao e tcnica. Era entretanto o vidro veneziano muito fino, sendo por isso, raramente lapidado. Em geral, era modelado em grande variedade de formas, tais como, flores, asas, folhas,etc. Na Inglaterra j no sculo IV usava-se vidro e no sculo X o vidro pintado foi muito usado em igrejas. No sculo XVI, a rainha Elizabeth possua muitos objetos de vidro Veneziano. O vidro Holands do sculo XVI e XVII sofreu influncia veneziana, alem e depois inglesa. No sculo XIX foram produzidos objetos domsticos teis e bonitos. Na Amrica do Norte o vidro foi feito pela primeira vez, no sculo XVII, mas somente no sculo XVIII, peas ornamentais foram fabricadas em New Jersey. O vidro americano feito por Stiegel, um alemo, em imitao ao ingls, em branco opaco, verde esmeralda e azul safira, era muito decorativo, principalmente quando Stiegel usava motivos camponeses alemes na decorao.

126

SENAI-PE

A indstria do vidro desenvolveu-se bastante nos ltimos anos no sculo XIX, criando-se novas formas, tipos e cores. O vidro na Alemanha, Sucia, Amrica do Norte e Inglaterra atingiu extraordinria perfeio tcnica, sendo um dos produtos mais usados modernamente em habitaes. O vidro em tijolos, ou longas folhas usado para paredes, para isolamento de calor ou frio. A variedade de cores, qualidade e formas infinita, sendo o vidro um produto indispensvel para a arquitetura e decorao moderna.

A composio do vidro A fuso de areia, calcrio e barrilha produz o vidro em estado lquido, que aps a moldagem a quente por diversos mtodos, o objeto de vidro recozido. Cerca de 40% das embalagens de vidro so recicladas no Brasil, o vidro 100% reciclvel, bastando derreter e mold-lo novamente. Produo do vidro plano A fabricao do vidro era feita atravs do sistema soprado, utilizando ar comprimido, formava-se um cilindro de cerca 13 m de comprimento e 1 metro de dimetro, tirado do banho de vidro fundido. Aps esse processo o mesmo era resfriado, cortado e alisado. Tal processo era considerado caro e lento, resultando num produto de baixa qualidade , sendo empregado somente em janelas, porm inaceitvel na fabricao de espelhos, vitrines, que usavam o vidro polido muito mais caro. Foi somente em 1914, que surgiu um processo chamado Fourcault, que consistia num processo de estiramento vertical atravs de uma barra de refratrio com uma ranhura, denominada debiteuse, por onde o vidro sobe em uma torre de 10 a 15 m de altura.

127

SENAI-PE

A espessura da lmina do vidro depende de quatro fatores: Temperatura do vidro na cmara quanto maior a temperatura, menor a espessura; Nvel de debiteuse quanto mais submersa, mais espessa a lmina ou mais veloz o estiramento; Resfriadores quanto mais prximos do vidro, e menor temperatura da gua de circulao, mais espessa a lmina; Velocidade do estiramento quanto mais veloz o estiramento, mais fina a lmina de vidro.
A debiteuse B resfriadores da lmina de vidro C mquina de estirar e recozimento vertical

Figura : processo de Fourcault de produo contnua de vidro estirado. Processo Libbey Owens Novo semelhante ao anterior, introduzido em 1920, o vidro se estira na forma vertical, porm a uma certa altura, a l6amina se curva sobre um rolo dobrador, e prossegue na forma horizontal. Tal processo apresenta as seguintes vantagens em relao ao de Fourcault: No necessita de debiteuse, no apresenta tantos defeitos de fabricao e melhor recozido. O recozimento visa eliminar as tenses internas que impedem o corte dos vidros.

128

SENAI-PE

A tanque de estiragem B resfriadores do vidro C rolo dobrador

Figura : processo Libbey-Owens de produo contnua de vidro estirado Processo Pittsburgh Introduzido em l925, semelhante ao Fourcault, porm a debiteuse substituda por um bloco refratrio submerso algumas polegadas abaixo da superfcie da massa fundente, e sua funo determinar a linha de origem da lmina e controlar as correntes de conveco na cmara, a qualidade do vidro superior ao do Fourcault.

A draw-bar submersa B resfriador do vidro C mquina vertical de estiramento e recozimento

O vidro e suas caractersticas Existem vidros comuns ou estirados , incolores ou coloridos, vidros que apresentam desenhos ou padres em sua superfcie, conhecidos como vidros fantasia. Existem ainda, vidros com caractersticas especiais como alta resistncia mecnica e segurana, atendendo a diversas aplicaes : reas de risco de acidentes.

129

SENAI-PE

O vidro e o consumo de energia Vidros Termoabsorventes Os vidros coloridos ou termoabsorventes, podem reduzir o consumo de energia de uma habitao. Os vidros termoabsorventes so fabricados pela introduo de xido metlico na massa de vidro, produzindo cores como verde, cinza, azul, bronze, reduzindo a transmisso do calor (luz solar). Em regies de clima quente, como o Nordeste, a soluo mais econmica a utilizar um envidraamento que no permitir a passagem intensa de calor, reduzindo, dessa forma, a necessidade de aquisio de um sistema de refrigerao. J em regies muito frias, o ideal ser a utilizao de vidros incolores, que permitiram a passagem mxima e calor e de luz para o ambiente projetado. A energia solar Utravioleta - com comprimento de onde inferior a 400 nm( energia invisvel), cerca de 2% da energia solar, causando descolorao em tapetes, sfas, mveis, etc. Luz energia solar a qual nossa retina sensvel, compreendendo um comprimento de onda de 400 a 700 nm repesentando cerca de 45 % da energia solar. Energia infravermelho compreende comprimentos de ondas de 700 a 3000 nm, responde por cerca de 53% da energia solar, sendo tambm invisvel. As trs partes anteriormente citadas quando absorvidas, so convertidas em que chamamos de calor. Podemos dizer que: a energia solar 43% energia luminosa e 100 % energia trmica. Logo, a importncia da balancear a quantidade de calor que penetra em determinado ambienta da habitao.

130

SENAI-PE

Vidros impressos ou fantasia Fabricao do vidro fantasia Processo utilizado em larga escala a partir de 1890, o vidro passa por dois rolos, vindo de um forno, um dos rolos possui um desenho gravado em sua superfcie, tal desenho ento transferido para o vidro, da passa para a galeria de recozimento, onde resfriado a cerca de 50 C, sendo em seguida cortado em dimenses predeterminadas. O vidro fantasia existe numa grande variedade de desenhos e acabamentos, so translcidos, tal vidro pode ser ainda temperado, aumentado assim, a sua resistncia. Outros vidros fantasia podem receber tratamento superficial base de acidose jatos de areia ou esmalte, sendo conhecidos como gravados e esmaltados. Os vidros esmaltados so utilizados quando se deseja obter luminosidade sem comprometer a privacidade, exemplos de utilizao de vidros impressos so painis decorativos, janelas, portas, fachadas e boxes de banheiro, etc. Tipo Martelado 4 Espessura (mm) desenho Desenhos em alto-relevo de forma circular e ranhurados Caneletas verticais Superfcie pontilhada Pequenos retngulos em alto-relevo Pequenos reentrncias e salincias superficiais liso liso acabamento brilhante

Canelado Miniboreal Jacarezinho Pontilhado Opaco Esmaltado

4 4 4 4/6/8/10 4/6/8/10 4/6/8/10

brilhante texturizado brilhante texturizado fosco esmaltado

131

SENAI-PE

Norma Tcnica A NBR 7199 determina o uso obrigatrio de vidros de segurana nos seguintes casos: Parapeitos e sacadas; Vidraas no verticais sobre passagens; Vidraas que do para o exterior, sem proteo adequada, at 0,10 m do piso, no caso de pavimentos trreos e 0,90 m do piso, para os demais pavimentos. Vitrines; Clarabias telhados.

132

SENAI-PE

O vidro e a energia solar

Figura: a transmisso luminosa

133

SENAI-PE

Vidros de Segurana A grande diferena do vidro de segurana para o vidro recozido observada quando o mesmo fraturado, produzindo menos fragmentos suscetveis de causar ferimentos graves em iguais condies. Existem trs vidros de segurana: Temperado Laminado Aramado O que vidro temperado? Tal denominao vem por analogia ao ao temperado, ambos tm a resistncia aumentada pela tmpera, processo de consiste em aquecer a uma temperatura crtica e resfria-lo rapidamente. Os efeitos desse tratamento so muito diferentes para os dois materiais. A tmpera no vidro produz um sistema de tenses que aumenta a resistncia, induzindo tenses de compresso na sua superfcie. Tenses do vidro temperado A resistncia de um vidro temperado da ordem de 1400 kgf/cm2 ou 140 MPa de trs a cinco vezes a do vidro comum recozido. Vidro Laminado Consiste em duas ou mais lminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e presso, por uma ou mais camadas de polivinil butiral PVB, resina muito resistente e flexvel, ou outra resina plstica aprovada. No caso de quebra do vidro laminado, os fragmentos ficaro retidos ao butiral, minimizando o risco de laceraes ou queda de vidros. Os vidro laminados so excelentes filtros de raios utravioleta, chegando a reduzir em 99,6 % a transmisso desses raios. Tambm melhoram o desempenho acstico do envidraamento.

134

SENAI-PE

Tipos de Vidros Laminados Laminados simples indicados para locais onde queira se evitar queda de lascas de vidro ou laceraes, ou proteo de objetos. Ex: uso em automveis, paredes divisrias, portas, vitrines,etc. Laminados mltiplos casos onde se exige severas exigncias de segurana, pra-brisas e janelas de carros blindados, torres de vigilncia, pra brisas de aeronaves, visores de navios, aeroportos, etc. Instalao dos vidros em caixilhos Recomenda-se que exista uma folga de 6 mm em cada direo em relao parte interna do caixilho, e no uso de vidros termoabsorventes , deixar uma folga de 8 mm. Dimenses mximas permitidas para vidros temperados de segurana Instalaes autoportantes as chapas de vidro temperado tem a sua montagem executada atravs de peas metlicas , podendo ser de ferro, alumnio, cobre, etc. Essas peas metlicas so conhecidas como ferragens, elementos de ligao entre os vidros e a estrutura de sustentao concreto, madeira, ao, alvenaria, etc. tal estrutura responsvel pela transmisso de esforos, funcionamento e fixao de uma instalao autoportante. Normas vidros temperados EB 97 ; uniformidade de tmpera, fragmentao. MB 191 estabilidade luz, resistncia umidade, distoro de visibilidade e transmisso luminosa. Tipos de Vidros Laminados Laminados simples indicados para locais onde queira se evitar queda de lascas de vidro ou laceraes, ou proteo de objetos. Ex: uso em automveis, paredes divisrias, portas, vitrines,etc. Laminados mltiplos casos onde se exige severas exigncias de segurana, pra-brisas e janelas de carros blindados, torres de vigilncia, pra brisas de aeronaves, visores de navios, aeroportos, etc.

135

SENAI-PE

Espessuras da pelcula de PVB de vidros laminados Espessura da pelcula de PVB 0,015 0,030 0,060 % de radiao UV filtrada EM 380 nanmetros 99,6 99,9 99,9

Tipos de vidros laminados e suas caractersticas Tipo Dimenses max. Cm Laminado 6/7/8/9/10 Incolor/verde/bronze Azul/incolor/bronze 300x190 simples Cinza/termorrefletor/branco Cinza/branco/verde Laminado 6 - 60 Incolor/verde/bronze Azul/incolor/bronze 100x200 mltiplo Cinza/termorrefletor/branco Cinza/branco/verde Normas Laminados MB 2437, MB 2438, MB 2439, MB 2434, MB 2433, MB 1531, MB 1530, MB 1529, O Vidro Aramado Foi em 1899, desenvolvido um vidro resistente ao fogo, testado e aprovado no EUA. A sua fabricao consiste em fundir junto ao vidro um malha metlica,atravs de um par de rolos, de tal modo que a malha fique posicionada aproximadamente no centro do vidro. Caracterstica principal a sua resistncia ao fogo, e quando o mesmo se parte no estilhaa, mantendo os fragmentos presos a tela metlica, com exemplo de seu uso; portas corta-fogo, janelas, paragens para sadas de incndio, locais sujeitos a impacto e abusos, sacadas, coberturas, divisrias, etc. Espessura Vidros PVB

136

SENAI-PE

Espessuras e dimenses das chapas vidro aramado - Brasil Espessura - mm 7 7 7 Comprimento mm 2.000 2.500 3.000 Largura - mm 1.510 1.510 1.510 Peso por chapa 53 66 79

Armazenagem do vidro As pilhas devem ser cobertas de forma no estanque, ou seja, permitindo a ventilao, devendo-se evitar o acumulo de poeira entre as chapas. Devem ser armazenadas sobre apoio de material que no lhes danifique as bordas madeira, feltro ou borracha, inclinadas de 6 a 8 % em relao a vertical.

Figura: armazenagem do vidro

137

SENAI-PE

PROCESSO CONSTRUTIVO EM COBERTURA

Conforto das habitaes Sentir satisfao, segurana, bem estar, o homem sempre procurou tal condio, e nada mais do que a sua prpria residncia para o mesmo desfrute do mnimo de conforto. Alm de depender das caractersticas fsicas e psicolgicas de cada pessoa, uma boa habitao deve garantir o bem estar, que depende dos seguintes fatores: 1. Equilbrio do organismo humano com o ambiente da casa; 2. temperatura, umidade, iluminao, cores, nvel sonoro e olfativo, dimensionamento, distribuio dos espaos, etc. O ser humano sempre procurou se proteger das agresses do meio. proteo contra o sol, chuva, frio, dos ataques de animais.A habitao sofreu enormes transformaes no passar dos anos. O conforto trmico resulta das condies climticas externas e, portanto, da eficcia das protees adequadas ; roupas, paredes, vidros, forros, etc. Sem contar, ainda, com as caractersticas do prprio ar, sua temperatura, umidade, presso, velocidade, posio da habitao em relao a predominncia dos ventos, etc. Enfim, se faz necessrio um estudo mais profundo da correta execuo de uma edificao, que realmente possibilite no s a segurana, mas conforto trmico. O equilbrio trmico Podemos pensar o homem como sendo um sistema trmico que deve se manter em equilbrio, e tal equilbrio dependede de um conjunto de condies externas, tais como temperatura radiante, umidade do ar e temperatura ambiente.

138

SENAI-PE

A transpirao e a respirao ajundam a mant-lo em neutralidade, proporcionando-lhe conforto. O clima um conjunto de fatores metereolgicos, extremamente variveis, que definem a atmosfera de um lugar. Fatores predominantes: intensidade da radiao solar, temperatura, umidade relativa do ar e intensidade das chuvas, direo e intensidade dos ventos. A habitao e seu envoltrio No s do teto depende o conforto trmico, mas tambm o seu envoltrio. Proteo trmica Num clima frio o isolamento importante se manter o calor gerado internamente, o mximo possvel, dentro do ambiente. J no clima quente, o importante arastar o calor gerado externamente, impendindo sua entrada no ambiente. Formas de proteo No caso do brasil deve-se observar o seguinte: Proterger as paredes da incidncia de radiao solar atravs da sombra/sombreamenteo, uso de cores claras nas superfcies, orientao correta da edificao e tamanho da janelas. Arrastar o calor de tico atravs do termossifo, utilizando-se para tal, um forro simples; arrastar a umidade pela ventilao interna. Proteo contra chuvas e ventos Conseguida atravs do uso das telhas que se garantem a estanqueidade e impermeabilidade.

139

SENAI-PE

A impermeabilidade uma telha no deve apresentar vazamentos ou formao de gotas em sua face inferior, sendo porm tolerado o aparecimento de manchas de umidade ( NBR 9601). Fixao uma boa telha deve possuir um excelente sistema de fixao, para que se evite o arracamento das mesmas atravs da ao do vento. Propagao do calor O corpo mais quente tende a ceder calor ao corpo mais frio, atravs dos seguintes processos: Conduo a transmisso do calor por contato entre corpos, dependendo da natureza fsica do material e da sua espessura. Conveno a transmisso de calor atravs do ar, causada pelo movimento relativo das partculas. depende da velocidade do vento e da direo do fluxo trmico. Radiao, reflexo e absoro a transmisso de calor por ondas eletromagnticas. as telhas absorvem essa energia, armazenam e em seguida retramsmitem-na. Dependendo da cor e da intensidade da radiao solar, da hora do dia e do estado de cu. A absoro do calor em superfcies claras de cerca de 30 %, enquanto em cores escuras da ordem de 70 %. Os materais quando expostos radiao solar buscam um balano energtico entre a radiao recebida e os efeitos de conduo e conveno, isto , tudo se passa como se existisse uma temperatura equivalente, que vem a ser: temperatura ambiente mais um acrscimo devido cor da telha e a intensidade da radiao solar.

A radiao solar Qualquer telhado, de qualquer material, absorve parcela da energia solar, em funo de sua cor. parcela da energia recebida refletida e quanto mais clara for a cor do telhado, tanto maior ser a reflexo.

140

SENAI-PE

Uma parte do calor eliminado por conveno e outra parte dissipada. ento, o restante do calor entra pelo tico, com uma ventilao convenientemente dimensionada, grande parcela do calor ser arrastada. Observe a figura abaixo:

A correta utilizao da telha de fibrocimento O forro constitui uma barreira que obstrui o fluxo trmico originado pela insolao da coberta, de modo a proteger o homem. As habitaes cobertas com telhas de fibrocimento, desde que possuam aberturas, atravs do beiral e cumeeira, para ventilao do tico, apresentam temperatura efetivas menores que as externas. Com o objetivo de alcanar solues construtivas para habitaes populares, cobertas com telhas de fibrocimento, que apresentassem um melhor desempenho trmico, foi plenamente alcando. Tal soluo alcanada pelo dimensionamento adequado de aberturas para entrada e sada de ar para a ventilao do tico e a utilizao de um forro de madeira com 6 mm de espessura. As telhas de fibrocimento possuem duas linhas de coberturas : as inclinadas e as horizontais. Telhados inclinadas a ventilao do tico conseguida atravs do efeito chamin ou termossifo. para casas populares, as experincias mostram que reas de entrada e sada de ar, com apenas 8 cm de altura, ao longo dos beirais e na linha de cumeeira, respectivamente , so suficientes. Telhados horizontais a ventilao neste tipo de telhada conseguida exclusivamente pela ao do vento.

141

SENAI-PE

Podendo assim, ser utilizado forro simples, desde que as aberturas para ventilao cruzada sejam da ordem de 15 a 20 cm, corrida ao longo dos beirais e na direo dos ventos predominantes. A importncia da cor O uso de pintura na cor branca, aplicada nas telhas de fibrocimento, promove significativa reduo de calor de radiao solar gerado pela cobertura, devido reflexo dos raios solares. Radiao, reflexo e absoro

Para materiais opacos os coeficientes de absoro ficam dependentes apenas da cor.

Absoro do calor em superfcies escuras = 0,7

Absoro do calor em superfcies claras = 0,3

142

SENAI-PE

Detalhes construtivos de um telhado Cumeeira ventilada com espaador metlico Propicia uma entrada de ventilao , com 8 cm de altura, ao longo da cumeeira e, dependendo d forro adotado, elimina de 85 a 95 % do calor de radiao. Cumeeira ventilada por peas plsticas Sua vantagem reside na utilizao de venezianas horizontais que impedem a entrada de pequenos animais.

Elementos geomtricos da cobertura

Comprimento inclinado altura do pontalete (h)

inclinao meia largura do telhado

143

SENAI-PE

Estrutura de uma tesoura Um dos tipos de estruturas usadas para a construo de um telhado conhecida como tesoura que uma trelia na forma de um tringulo e que tem a funo de vencer os vos sem o auxlio das paredes.

suspensrio

cumeeira Pendural

Perna, empena ou asa tera

Linha ou tirante Escora Frechal

Plano de gua Uma coberta constituda de superfcies planas inclinadas para o escoamento das guas das chuvas - chamada de plano de gua ou gua. quatro guas duas guas

direo da queda dgua.

144

SENAI-PE

Elemento geomtricos da cobertura Cumeeira o encontro de um divisor de duas guas de cota mais elevada do plano no sentido horizontal.

Espigo um divisor de guas em plano inclinado.

Rinco o encontro de captao de duas guas.

A inclinao de um telhado Calculo em porcentagem i = h/lx100 para converso em graus, basta consultar a tabela de caractersticas tcnicas. c

Calculo da altura do pontalete necessrio a uma dada inclinao usa-se a seguinte expresso h = lxi/100 Comprimento inclinado c = l x f, onde f o fator secante, que depende da inclinao e que est tabelado. 145

SENAI-PE

Ao se consultar a tabela de caractersticas tcnicas teremos as seguintes informaes: Comprimento nominais, nmero de apoios necessrios, largura til e total, beiral mximo, inclinao mnima, trespasse longitudinal e trespasse lateral. Inclinao do telhado de acordo com a telha a ser utilizada

Elementos estruturais de uma Coberta

Detalhe do apoio da tesoura sobre o frechal

146

SENAI-PE

Detalhe de contraventamento das tesouras

Teras As teras apoiam-se sobre as tesouras consecutivas (conforme figura acima) ou pontaletes, e suas bitolas dependem do espao entre elas (vo livre entre tesouras), do tipo de madeira e da telha empregada. - bitolas de 6 x 12 se o vo entre tesouras no exceder a 2,50m. bitolas de 6 x 16 para vos entre 2,50 a 3,50m. Obs: para vos maiores que 3,50m devemos utilizar bitolas especiais o que no aconselhvel pelo seu custo.

Detalhe do apoio das teras nas tesouras

147

SENAI-PE

Vo mximo das teras (m)


Vo (m) dos Francesa, Romana, Portuguesa ou plan A B
2,85 2,70 2,60 2,45 2,40 2,30

Colonial ou paulista A
2,50 2,40 2,30 2,20

caibros C
3,10 2,95 2,80 2,70 2,60 2,50 2,45 2,35 6 x 12 6 x 16

A
3,30 3,15 3,00 2,85 2,75

B
3,50 3,30 3,15 3,05 2,90 2,80

C
3,85 3,60 3,45 3,30 3,20 3,10 3,00 2,90

B
2,65 2,50 2,40 2,30 2,20

C
3,75 3,50 3,35 3,20 3,10 3,00

1,00 a 1,20 2,70 1,21 a 1,40 2,55 1,41 a 1,60 2,40 1,61 a 1,80 2,30 1,81 a 2,00 2,25 2,01 a 2,20 2,21 a 2,40 2,41 a 2,60 Seo transversal (cm)

2,90 3,20 3,40 2,75 3,05 3,20 2,60 2,90 3,10 2,50 2,80 2,45 2,40 2,35 2,85

6 x 12

6 x 16

Caibros Os caibros so colocados em direo perpendicular s teras, portanto paralela s tesouras. So inclinados, sendo que seu declive determina o caimento do telhado. A bitola do caibro varia com o espaamento das teras, com o tipo de madeira e da telha. - teras espaadas at 2,00m usamos caibros de 5 x 6. - quando as teras excederem a 2,00m e no ultrapassarem a 2,50m, usamos caibros de 5x7 (6x8). Os caibros so colocados com uma distncia mxima de 0,50m (eixo a eixo) para que se possa usar ripas comuns de peroba 1x5.

148

SENAI-PE

Vo Mximo dos Caibros (m Tipo de madeira A B C Seo transversal (cm) Francesa, Romana, Colonial ou Paulista Portuguesa ou plan 1,40 1,60 2,00 5x6 1,90 2,20 2,50 5x7 1,40 1,60 2,00 5x6 1,80 2,00 2,20 5x7

Ripas As ripas so a ltima parte da trama e so pregadas perpendicularmente aos caibros. So encontradas com sees de 1,0x5,0cm (1,2x5,0cm). O espaamento entre ripas depende da telha utilizada. Para a colocao das ripas necessrio que se tenha na obra algumas telhas para medir a sua galga (espaamento entre as telhas). Elas so colocadas do beiral para a cumeeira, iniciando-se com duas ripas ou sobre testeira. Como forma de garantir os espaamentos constantes, o carpinteiro prepara uma guia (galga) conforme figura abaixo: Detalhe da galga

149

SENAI-PE

Detalhe da ligao entre a linha e a perna

Detalhe da ligao entre a linha e a perna

150

SENAI-PE

Detalhe do apoio dos pontaletes sobre as paredes

Apoio dos pontaletes em beros

Detalhe do apoio dos pontaletes sobre as paredes

151

SENAI-PE

Detalhe da ligao entre a perna e a escora

Detalhe da ligao entre as pernas e o pendural

Detalhe da ligao entre as pernas e o pendural 152

SENAI-PE

Ferramentas de trabalho

Mascra descartvel utilizada para proteo contra poeiras, p fino. Serrote utilizado para serra madeira no temanho desejado. Martelo de unha pregar e retirar pregos. Torqus de carpinteiro Nvel de bolha conferir se as superfcies esto niveladas. Prumo de face conferir a verticalidade de uma estrutura. Esquadro verificao de canto em 90 graus. Trena marcar e medir distncias. Linha de pedreiro serve como ponto de referncia no alinhamento das estruturas, seja alvenaria, seja assentamento de cermica, telhado, etc. Formo ferramenta utilizada para dar acabamento ou execuo de detalhes na madeira. existem formes de 3/8, , e 5/8 em cabos de madeira ou de polipropileno. Furadeira e parafusadeira eltrica utilizada para realizao de furos em madeira, alvenarias, concreto, parafusar ou retiras parafusos. Serra circular eltrica realiza cortes precisos e rpidos na madeira. todo cuidado deve ser tomado no manuseio de uma serra circular. utilize o EPI equipamento de proteo.caso nunca tenha utilizado uma ferramenta deste tipo, procure orientao de um profissional experiente ou engenheiro ou tcnico de segurana do trabalho.

153

SENAI-PE

Tipos de telhas de fibrocimento

154

SENAI-PE

Acessrios para fixao das telhas de fibrocimento O material de fixao para tipo residencial feita por meio de: Parafusos de ao galvanizado a fogo, de dimetro 8 mm utilizados na fixao das telhas e peas de concordncia em teras de madeira, juntamente com o conjunto de vedao elstica; Ganchos com rosca; dobrados de ao carbono , galvanizado a fogo com dimetro de 8 mm e porca sextavada de 8 mm. Utilizadas na fixao de telhas e peas de concordncia em estruturas metlicas e de concreto, juntamente com o conjunto de vedao elstica.

Acessrios para fixao das telhas de fibrocimento Pino de rosca: pinos retos de 8 mm com rosca, para serem dobrados na obra. os pinos dobrados em obra devem receber pintura com tinta betuminosa nas partes suja galvanizao tenha sido afetada, de maneira a evitar a corroso. Gancho chato: podem ser utilizados em estruturas de madeira, juntamente com pregos de 17x12 de cabea chata e galvanizado. Gancho chato tipo s: para ser utilizado em estruturas metlicas. Chato especial: utilizado em estruturas metlicas ou de concreto. Descarga e armazenagem das telhas de fibrocimento

As telhas devem ser descarregadas uma de cada vez. A armazenagem deve dar preferncia em local prximo obra, em terreno plano, firme e livre de entulhos. As telhas podem ser empilhadas horizontalmente at o mximo de 100 unidades, desde que assentadas em calos adequados. Na posio vertical as telhas podem ser armazanadas na quantidade de 300 unidades, conforme figura abaixo: No misture telhas de comprimentos diferentes. 155

SENAI-PE

Transporte das telhas na obra

O transporte das telhas: as telhas at 1,53 m de comprimento um nico homem pode transport-la, acima desse comprimento, devem ser transportadas por dois homens. durante o transporte no flexione as telhas no sentido de sua largura. No caso de iamento: podem ser suspensas, desde que no cause esforo no sentido da largura das mesmas. Em construes de 2 a 3 pavimentos as telhas podero ser elevadas uma de cada vez, com corda munida de gancho na extremidade conforme figura:

Como cortar as telhas, montagem e perfuraes Para cortar as telhas, em pequena quantidade, pode-se utilizar serra, serrote para medeira dura ou torqus, no caso de corte dos cantos. Para grande quantidade , recomenda-se serra eltrica, munida de disco esmeril apropriado. Sempre utilizar mscara toda vez que cortar ou furar produtos com ferramentas eltricas que produzam p fino. O corte no sentido longitudinal das telhas pode ser feito por flexo, desde que as mesmas sejam previamente riscadas por um sulco feito com uma ponta metlica (vdia), numa profundidade de no mnimo 1 mm. Montagem: precaues - no se deve pisar diretamente sobre as telhas. deve ser utilizada tbuas , colocadas nos dois sentidos, de modo a permitir livre movimentao dos montadores. as tbuas tem a funo de distribuio dos esforos nos pontos de apoio das telhas. 156

SENAI-PE

Pefuraes as telhas podem ser perfuradas para passagem de tubos num dimetro de at 250 mm. para os dimetros maiores deve-se colocar apoios suplementares para garantir a resistncia das telhas. A furao deve ser executada com broca de ao rpido, serra e grosa para ajustes finais. prever tambm, o sistema de vedao com saia metlica e materiais vedantes. Como pintar as telhas de fibrocimento As telhas de fibrocimento devem ser limpas e isentas de p, podendo ser pintadas nas duas faces, ou somente na face externa, utilizando se tintas a base de emulso acrlica. A pintura somente na face interna, aconselhamos a utilizar caiao. maiores informaes, consultar o servio de orientao tcnica da Brasilit. Clculo de uma cobertura Determinar o material necessrio a cobertura de uma construo medindo externamente 11,00 x 20,0 m, utilizando telha ondulada brasilit. Dados tcnicos inclinao = 15 (26,8%) beiral = ,50 m (emvolta da construo) : telhado em 2 guas (estrutura em madeira) : conforme tabela de recobrimento, temos: recobrimento lateral = onde = 0,05 m. Recobrimento longitudinal = ,14 m Procedimento Determinar o comprimento da faixa ou rampa r r = (l/2 + beiral ) x n, onde n = 1/cos x ver tabela a grau porcentagem 10 17,6 15 26,8 20 36,4 25 46,6 30 57,7 35 70,0 R = (11,0/2 + ,5) x 1,035 = 6,21 m. 157 n 1,015 1,035 1,064 1,103 1,155 1,221

SENAI-PE

Tendo o clculo do valor de r, define-se o nmero de telhas por faixa, utilizando-se por base telhas de 1,83 m menos o recobrimento longitudinal, complementados por uma telha de outro comprimento qualquer observe tabela b. R= 6,21 m pela tabela b o valor mais prximo = 6,29 m. base telha complementar n de peas de 0,91 m 1,22 m 1,53 m 1,83 m 1,83 m 1 2,6 2,91 3,22 3,52 2 4,29 4,60 4,91 5,21 3 5,98 6,29 6,60 6,90 4 7,67 7,98 8,29 8,59 5 9,36 9,67 10,28 10,58 6 11,05 11,36 11,97 12,27 assim temos : 3 telhas de 1,83 m (base) 1 telha de 1,22 m (complementar) ou seja : 3 x (1,83 m 0,14 m) + 1,22 m = 6,29 m. determinando o nmero de telhas por fiada n telhas por fiada = comprimento do prdio + 2 x beiral / largura til da telha. n telha por fiada = 20,0 x 2 x 050 / (1,10 0,05) = 20 telhas clculo do n total de telhas e cumeeiras para as duas rampas da cobertura n telhas = n telhas por faixa x n de telhas por fiada x 2 rampas. telha de 1,83 m = 3 x 20 x 2 = 120 telhas. telha de 1,22m = 1 x 20 x 2 = 40 telhas. n de cumeeiras = n telhas por fiada cumeeira normal 15 = 20 cumeeiras.

2,13 m 3,82 5,51 7,20 8,89 10,58 12,27

2,44 m 4,13 5,82 7,51 9,20 10,89 12,58

158

SENAI-PE

Clculo dos acessrios de fixao cobertura em condies normais: cumeeira e telhas de beirais = 2 parafusos demais telhas = 2 ganchos chatos (opo). assim temos: fiada de beiral = 2 parafusos x 20 telhas x 2 lados =80 parafusos cumeeiras = 2 parafusos x 20 cumeeiras x 2 abas = 24 parafusos telhas de extremidades = 2 parafusos x 2 telhas x 3 fiadas x 2 lados = 24 parafusos. telhas internas = 2 ganchos x (20 2) telhas x 3 fiadas x 2 lados = 216 ganchos chatos. resultado 40 telhas de 1,22 x 1,10 m x 6 mm 120 telhas 1,83 m x 1,10 x 6 mm 20 cumeeiras normais de 15 216 ganchos chatos standas 140 mm 184 parafusos galvanizados d 8 mm x 110 mm 184 conjuntos de vedao elstica.

159

SENAI-PE

HIGIENE E SEGURANA NO TRABALHO

Pessoal Higiene pessoal conserva a sade e proporciona bem-estar. Escove os dentes pela manh, noite e aps s refeies; Enxugue bem os ps entre os dedos e use meias para trabalhar; Tome banho aps o trabalho.

Conserve sua roupa de trabalho limpa. Lave-a quando necessrio.

Mantenha os cabelos limpos e penteados; Mantenha as unhas aparadas e limpas; Evite o contato das mos com a boca, olhos, nariz e ouvidos; Beba somente gua potvel, em copo individual ou no bebedouro.

160

SENAI-PE

No alojamento Guarde sua roupa no armrio; Conserve o alojamento limpo; No feche a ventilao do local; No guarde calado ou roupa molhados, no armrio; No fume.

CONDUTA PESSOAL No traga qualquer tipo de arma para a obra; No faa algazarra, ela pode causar acidente; Seja educado, respeite seus colegas; Evite brincadeiras no horrio de trabalho; No desvie a ateno de quem est trabalhando; Mantenha e incentive clima de paz e harmonia; No tome bebidas alcolicas e no use drogas; elas so prejudiciais sade; Realize suas refeies somente no refeitrio; Esquente sua marmita na estufa ou em lugar adequado; No use a fiao eltrica para pendurar roupas; Respeite o descanso dos colegas.

161

SENAI-PE

No refeitrio Lave as mos e o rosto antes das refeies; Mantenha o refeitrio limpo.

Use talher para se alimentar; Use copo individual; Devolva seu prato ou bandeja no local indicado; Lave sua marmita em local apropriado.

INSTALAES SANITRIAS Lave as mos antes e aps usar o banheiro; Use papel higinico e coloque o papel usado no respectivo depsito; D descarga aps usar a bacia sanitria.

162

SENAI-PE

EQUIPAMENTO DE PROTEO Mantenha limpo seu calado de segurana, suas luvas e mscara; Limpe diariamente seu capacete, principalmente a carneira; Lave as botas de borracha ao trmino do trabalho.

E.P.I. USO PERMANENTE O canteiro de obras apresenta risco de acidente para a cabea e para os ps, permanentemente. Use sempre capacete e botas; Solicite a substituio do E.P.I., quando no estiver em condies de uso. Guarde e conserve seu E.P.I.

163

SENAI-PE

MANUTENO DE E.P.C. Os equipamentos de proteo coletiva preservam sua vida. No retire a madeira da proteo para us-la em suas tarefas; Recoloque a proteo ao final dos servios; Informe a existncia de qualquer local desprotegido; Participe e colabore com a CIPA.

FERRAMENTAS MANUAIS Essas so as suas ferramentas de trabalho. Conserve-as em bom estado.

164

SENAI-PE

LEVANTAMENTO DE ALVENRIA Recoloque as protees coletivas, logo aps o trmino da marcao da alvenaria.

Faa o travamento provisrio, ao trmino da alvenaria; Use andaime; Use luvas de ltex; Use cinto de segurana nos trabalhos de periferia.

165

SENAI-PE

REVESTIMENTO EXTERNO Verifique, antes de iniciar o trabalho: A fixao dos cabos de ao do andaime; A corda para fixao do cinto de segurana; As travas de segurana; O estado de conservao do guarda-corpo e do piso do andaime.

Mantenha o andaime suspenso, nivelado e amarrado na estrutura do prdio, de forma a ficar rente fachada; Mantenha o andaime sem sobrecarga e limpo; Trabalhe somente sobre o piso do andaime e no use escadas ou caixotes.

166

SENAI-PE

REVESTIMENTO INTERNO Em servios de revestimento de teto: Utilize andaime; Use culo de segurana; Use luvas de ltex; Use cinto de segurana nos trabalhos prximos periferia; Use cala e camisa.

Use os seguintes equipamentos de proteo ao cortar ladrilhos: culos de segurana; Luvas de ltex.

167

SENAI-PE

PISTOLA FINCA-PINOS Transporte a pistola fincapinos descarregada; Teste a pistola antes de us-la, acionando o gatilho sem o cartucho e sem o pino; No use pistola com bocal defeituoso; Espere 15 segundos e em seguida retire o cartucho e coloque-o dentro dgua, em caso de falha na detonao.

Apoie totalmente o bocal na superfcie de trabalho; Fique embaixo ou atrs da pistola e no ao lado, no momento do disparo; Amarre a escada porttil na parte superior; Evite a presena de qualquer pessoa nas proximidades do local de disparo; Coloque sinalizao de segurana.

168

SENAI-PE

FURADEIRA Verifique o estado de conservao da furadeira antes de iniciar os trabalhos; Use furadeira com cabo sem emendas e ligado na tomada atravs de pino (plugue).

No use brocas defeituosas; Interrompa temporariamente o trabalho, quando a broca estiver muita quente; Use andaime; Use cinto de segurana nos trabalhos de periferia.

169

SENAI-PE

REVESTIMENTO EXTERNO Use culos de segurana e protetor respiratrio na limpeza de pastilhas ou lixamento de concreto.

REVESTIMENTO COM MRMORE Use banqueta para apoiar o mrmore; Use serra de cortar mrmore com o cabo sem emendas e ligado na tomada atravs de pino (plugue); Mantenha a proteo do disco da serra; Use gua para evitar poeira; Use protetor respiratrio.

170

SENAI-PE

TERMINOLOGIA

AREIA agregado mido originado atravs de processos naturais ou artificiais de desintegrao de rochas ou provenientes de outros processos industriais. E chamada areia natural se resultante de ao de agentes da natureza e de areia artificial quando proveniente de britagem ou outros processos industriais.

ABATIMENTO DO CONE (SLUMP TEST) ensaio normalizado para determinao da medida da consistncia do concreto fresco, permitindo verificar se h excesso ou falta de gua no concreto.

ARGAMASSA mistura de um aglomerante ( cimento) , gua e um agregado mido (areia). AGLOMERANTE - material pulverulento, que promove a unio entre os gros dos agregados. AGREGADOS - materiais granulares (brita, areia, etc.) que so unidas plea pasta de cimento no preparo de um concreto (cimento + areia + brita + gua) ou uma argamassa ( cimento + areia + gua). ARGILA EXPANDIDA agregados produzidos artificialmente pelo aquecimento de certas argilas em um forno, que se expandem pela reteno de gases formados, ocorrendo expanses danosas ou fissuras.

ABRASO desgaste superficial de uma determinada superfcie, no caso de placas cermicas esmaltadas, existe uma classificao quanto ao desgaste abraso, provocada pela movimentao de pessoas e/ou objetos , conhecida como PEI, diante desta classificao realizada a escolha adequada da placa cermica para determinado ambiente sala , cozinha, cinema, aeroportos, padarias, etc. ADITIVOS produto que quando adicionado ao concreto, modifica as suas propriedades antes ou aps a aplicao do mesmo.

171

SENAI-PE

REAO LCALIS-AGREGADO - reao qumica entre compostos do cimento (lcalis) e certos agregados reativos, ocorrendo expanses danosas ou fissuras. BRITA - material obtido pela triturao de rochas e classificado segundo a sua granulometria (tamanho dos gros). BOMBA LANA equipamento para lanamento do concreto com tubulao acoplada a uma lana mvel, montados sobre um veculo automotor. BOMBEAMENTO transporte do concreto por meio de equipamentos especiais, bombas de concreto e tubulaes metlicas, que transportam o concreto do caminho-betoneira at o local de concretagem. BOMBA ESTACIONRIA lanamento do concreto. equipamento bomba rebocvel para

BICHEIRAS OU NINHOS DE CONCRETAGEM falhas de concretagem que ocasionam buracos no concreto, um das possveis causas a falta de vibrao ou vibrao inadequada. CANTEIRO DE OBRAS instalaes provisrias destinadas a alojamentos, estoque de materiais, equipamentos e almoxarife, durante a fase de construo da obra. CENTRAL DOSADORA local de dosagem ou mistura do concreto por meio de instalaes e equipamentos especiais, sendo o mesmo transportado ao local de aplicao por caminhes-betoneira. COBRIMENTO espessura de concreto entre a superfcie da armadura e a superfcie do concreto. CLNQUER PORTLAND produto constitudo em sua maior parte de silicatos de clcio com propriedades hidrulicas. CONSISTNCIA medida da mobilidade da mistura plasticidade - isto , maior ou menor facilidade de deformar-se sob a ao de cargas. Expressa pelo ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test). CONSUMO DE CIMENTO quantidade dosada, em massa (kg), para produzir um metro cbico de concreto. 172

SENAI-PE

CORPOS-DE-PROVA - amostra de concreto endurecida, especialmente preparada para testar propriedades como : resistncia compresso, mdulo de elasticidade, etc. CURA procedimentos para a manuteno das condies favorveis de umidade e temperatura nas primeiras idades do concreto (sete dias) que possibilitam o desenvolvimento de sua resistncia e de outras propriedades. CURA A VAPOR cura do concreto sob vapor de gua a temperatura e presso controladas. DOSAGEM estabelecer as quantidades timas dos componentes do concreto ou argamassa, para atender a determinadas caractersticas ou propriedades pr-estabelecidas. DESMOLDANTE substncia qumica utilizada para evitar a aderncia do concreto forma. DESVIO-PADRO medida da disperso de um conjunto de valores. Disperso entre a mdia e os valores individuais. ENSAIO realizao de testes para avaliar propriedades fsicas ou qumicas de um material ou pea. ESCORAMENTO reforos executados na frma para que suporte o seu prprio peso e tambm do concreto fresco lanado, garantindo uma perfeita moldagem da pea concretada. EXSUDAO migrao de parte da gua de mistura para a superfcie da pea concretada. causada pela acomodao dos materiais slidos da mistura de concreto. ESPAADORES dispositivos colocados entre a armadura e a face interna da frma de modo a garantir o cobrimento necessrio. ESQUADRIA qualquer tipo de caixilho usado numa obra, como portas, janelas, venezianas etc. ESTACAS pea longa, geralmente de concreto armado, que cravada nos terrenos. Transmitek o peso da construo para as partes subterrneas e mais resitentes. 173

SENAI-PE

ESTRUTURA conjunto de elementos que forma o esqueleto de uma obra e sustenta paredes, telhados, etc. FISSURAO so pequenas rupturas que aparecem no concreto que podem ser provocadas por atuao de cargas ou por retrao, devido rpida evaporao da gua. FILLER material granular que passa na peneira 0,150 mm, conforme a NBR 5734. FIADA fileira horizontal de pedra ou de tijolos de mesma altura, que entram na formao de uma parede. FOLHA cada parte da porta e da janela que necessita de dobradia para se mover ou correr. FRECHAL componente do telhado, viga que fica assentada sobre o topo da parede, servindo de apoio tesoura. GRETAMENTO desenvolvimento aleatrio de fissuras. GRANULOMETRIA determinao das propores de quantidades de partculas existentes em um material granular, pela separao por peneiras de diferentes aberturas. HIDRATAO formao de compostos pela combinao da gua com o cimento portland, processo de endurecimento de pastas, argamassas e concretos. IMPERMEABILIZAO conjunto de providncias que impede a infiltrao de gua na estrutura construda. INCLINAO ngulo formado pelo plano com alinha horizontal, para compor coberturas, escadas, rampas ou outro elemento inclinado. INFILTRAO ao de lquidos no interior das estruturas construdas. Existem dois tipos bsicos ; de fora para dentro, quando se refere aos danos causados pelas chuvas ou pelo lenol fretico; e de dentro para fora, quando a construo sofre os efeitos de vazamentos ou problemas no sistema hidrulico.

174

SENAI-PE

ISOLAO quantidade de energia trmica proveniente dos raios solares recebida por uma construo. IRRADIAO propagao e difuso tanto de raios luminosos quanto de ondas sonoras ou de calor. ISOLAMENTO recurso para resguardar um ambiente do calor, do som e da umidade. JANELA abertura destinada a iluminao e ventilao dos ambientes internos, alm de facilitar a viso do exterior. JUNTA articulao, linha ou fenda que separa dois elementos diferentes mas justapostos. JUNTA APRUMO tipo de colocao do tijolo, do azulejo ou da cermica, um ao lado do outro, vertical ou horizontalmente. JUNTA AMARRAO tipo de colocao de tijolos em que um trava o deslocamento do outro. Existem alguns tipos, como a junta amarrao simples, a junta amarrao francesa, etc. LANAMENTO processo de colocao e adensamento do concreto. MASSA ESPECFICA relao entre a massa e o volume de um corpo (densidade). MATAO - material ptreo de dimenses superiores a 250 mm, podendo ser chamado de bloco de rocha quando obtido artificialmente. MATERIAL PTREO material constitudo essencialmente de minerais, variando quanto s suas dimenses desde matao a filler ( ver o significado de filler) MATERIAL CARBONTICO materiais finamente divididos constitudos em sua maior parte de carbonato de clcio. MOLDAGEM especificamente sobre concretos ou argamassas de cimentos portland, refere-se a procedimento normalizado de confeccionar corpos-deprova.

175

SENAI-PE

METALURGIA - o conjunto de tcnicas permitindo a extrao e o refino dos metais ou alguns de seus componentes ou ligas, tendo em vista a obteno de caractersticas de emprego desejadas. MDULO DE FINURA - soma das porcentagens retidas acumuladas, em massa, de um agregado nas peneiras da srie normal, dividida por 100 (ver o significado de srie normal de peneiras). MATERIAIS PULVERULENTOS partculas minerais com dimenso inferior a 0,075 mm, inclusive os materiais solveis em gua, presentes nos agregados. PEGA perda de plasticidade da pasta, argamassa, concreto ou gesso, medida pela resistncia penetrao ou deformao em ensaios normalizados. POZOLANA material silicoso ou slico-aluminoso que, quando finamente modo e na presena de gua, reage com hidrxido de clcio, formando compostos com propriedades cimentcias. PROTENSO tenses aplicadas ao concreto, antes da ao das cargas de servio. PROJETO ESTRUTURAL - especificaes tcnicas fornecidas pelo calculista. PEDREGULHO agregado grado que pode ser utilizado em concreto tal qual encontrado na natureza sem sofrer qualquer tratamento que no seja lavagem e seleo. Em algumas regies, conhecido como cascalho ou seixo rolado. PEDRISCO mistura, nas mais variadas propores, de pedra britada de graduao zero com agregado mido artificial. RESISTNCIA CARACTERSTICA DO CONCRETO COMPRESSO (Fck) esforo resistido pelo concreto, estimado pela ruptura de corpos-de-prova cilndricos em prensas especiais. ROCHA material natural consolidado na crosta terrestre, formado essencialmente por minerais.

176

SENAI-PE

SEGREGAO mistura heterognea, fato que tambm ocorre com misturas de concreto por excesso de vibrao durante o adensamento ou lanamento em alturas elevadas. SLICA ATIVA material pulverulento composto de partculas extremamente finas de slica amorfa 100 vezes mais fina que o gro de cimento, utilizado na dosagem de concreto de auto desempenho. SRIE NORMAL DE PENEIRAS coleo de peneiras que atendem NBR 5734 com as seguintes aberturas nominais, em mm : 76;38;19;9,5;4,8;2,4;1,2;0,600;0,300;0,150. TRAO especificamente em relao mistura compostas de cimento portland ou outro tipo de aglomerante, a forma de exprimir a proporo entre os componentes dessas misturas.

177

SENAI-PE

BIBLIOGRAFIA

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS I SENAI / CTCC / PE MATERIAIS DE CONSTRUAO FALCO BAUER. CURSO BASICO DE CERAMICA VERMELHA SENAI MRIO AMATO. COLEAO TECNOLOGIA SENAI MESTRE-DE-OBRAS - SENAI SO PAULO - MARIO AMATO. AO PE DO MURO AUTOR : ROBERT LHERMITE SENAI DF. MANUAL DE PINTURA IMOBILIARIA CORAL PE APOSTILHA ASSENTADOR SENAI/CTCC/PE DE REVESTIMENTO CERMICO

APSOTILHA MONTADOR DE PAREDE DE GESSO SENAI/CTCC/PE APOSTILHA PEDREIRO DE ALVENARIA SENAI/CTCC/PE APOTILHA PINTOR IMOBILIRIO SENAI/CTCC/PE APOSTILHA PEDREIRO DE ACABAMENTO SENAI/CTCC/PE APOSTILHA TELHADISTA SENAI/CTCC/PE MAOS A OBRA ABCP ASSOCIAAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND GUIA DA BOA CONSTRUAO CAL HIDRATADA PARA ARGAMASSAS ASSOCIAAO BRASILEIRA DOS PRODUTORAS DE CAL O GESSO PRODUO E UTILIZAO NA CONSTRUO CIVIL EDITORA BAGAO. O GUIA WEBER 2004 QUARZOLIT 178

SENAI-PE

Elaborao Olmpio Mendona Diagramao Anna Daniella C. Teixeira Editorao Diviso de Educao e Tecnologia DET

179

Vous aimerez peut-être aussi