Vous êtes sur la page 1sur 5

Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educao Curso de Cincia Poltica e Educao Prof.

: Lea da Cruz Alunas: Evelin Mariana Claro Barbosa Evelyn Rodrigues da Silva

O seguinte texto tratar basicamente da questo do poder., do Estado e as suas relaes com a Educao Para isso, ter como base trs textos trabalhados em sala de aula, relacionando os fundamentos tericos e idias, questionando e comparando, indicando divergncias e convergncias entre os autores. So eles: DUSO, Giuseppe (2005). Introduo do livro O poder: histria da filosofia poltica moderna; CARNOY, Martin (1987). Educao, economia e Estado: base e superestrutura: relaes e mediaes; MINOGUE, Kennete (1998). Poltica. Primeiramente, necessrio que se defina o conceito de poder e suas relaes nos diferentes momentos histricos. Em Duso necessrio que o conceito seja trabalhado levando-se em conta sua histria, ou seja, especificamente em dado momento histrico, em contra-ponto aquele modelo de trabalhar conceitos como universais, sem levar em conta as diferenas em que o mesmo possa passar de determinado perodo para outro. o que acontece com o termo poltica. Apesar de ser um termo antigo, seu ncleo sempre esteve no poder. A poltica moderna, no entanto, contar com o conceito moderno de poder, que segundo Duso, a conseqncia da ruptura com o pensamento anterior, cujo conceito de poltica estava relacionado as organizaes naturais humanas. Apesar de sempre ter sido pensado e utilizado desde a Antiguidade, com Aristteles frente, colocar as concepes em p de igualdade esquecer as condies do contexto em que foram criados. Governo,

Democracia, Povo, precisam ser desmontados e colocados em suas conexes corretas. Assim tambm se aplica a questo do conceito de Estado, povo, democracia. Em relao ao Estado, apesar das diversas formaes "polticas" que j ocorreram na histria, como por exemplo a Plis Grega e o Imprio Romano, o que entendemos por Estado no nada seno o Estado moderno, tal qual o conhecemos. Duso explica que Uma histria do conceito de poder pode constituir tambm um longo caminho atravs do qual os conceitos modernos so questionados, perdendo o papel de pressupostos necessrios para o rigor do uso cientifico da razo. Ele nos encaminha para uma reflexo no sentido contrrio, partindo dos conceitos modernos para da em diante entender os antigos. Esse movimento feito por Minogue ao se referir posio dos governantes ao longo da histria poltica. Ele aponta que, na democracia, a autoridade do governante cria uma distncia entre ele e os governados, apesar da tese de que todos goverrnam. Esta distncia , segundo o autor, proveniente do perodo desptico, onde o governante se porta como Deus. No reino medieval, o rei tinha responsabilidade com seus vassalos, assim como estes com seus servos. A sua relao era de proteo e convenincia. J na Antiguidade, o autor menciona um certo "esprito pblico", uma base comum entre governantes e goverrnados. A transformao proveniente do Estado Moderno ocorre devido as mudanas no plano religioso. Se antes, no Reino Medieval, a religio determinava a poltica, no Estado Moderno a essncia est na individualidade, principalmente na esfera religiosa. Com os movimentos de Reforma e Contra-Reforma, o indivduo pde desenvolver sua conscincia, seu senso de escolha. Minogue deixa claro que a viso Liberal de Estado apenas uma verso deste Estado moderno, onde a funo do 'Grande Orgo' seria promover a paz, para possibilitar a realizao dos projetos individuais; este governo, como na realidade atual, se apresenta forte e durvel. Neste Estado encontra-se o poder salvador, que garante a 'minha proteo'.

Segundo Minogue, Marx se contrape a Hobbes e Hegel em relao a viso que eles tinham do Estado; ambos viam o Estado como elemento fundamental da sociedade, j Marx era a favor da abolio do Estado, acreditando ser a economia o elemento fundamental, aquele que determina a poltica social. Martin Carnoy nos traz vrios autores que seguem em princpio o pensamento de Marx sobre o Estado e seu papel. Para o prprio Marx, o Estado emerge das relaes de produo e serve principalmente manuteno do poder da classe dominante, funcionando como um comit dessa mesma classe, onde sua funo organizar e concentrar o poder repressivo a fim de manter o controle da produo, rejeitando totalmente a concepo liberal de Estado provedor do bem comum. J Gramsci, foi alm dessa expresso econmica do Estado. Para este, o Estado seria muito mais do que um aparelho coercitivo da burguesia, incluiria a hegemonia da superestrutura da mesma, ou seja, promovendo um nico conceito de realidade e promovendo a predominncia ideolgica de valores e normas da sociedade burguesa s classes subordinadas. Assim, a burguesia estaria inviabilizando a tomada de conscincia da classe trabalhadores em relao sua explorao por parte dos capitalistas. Ele chama de controle da conscincia, que diz ser mais importante que o controle das foras de produo, pois o principal pilar da dominao burguesa. Porm, para ele, isso no uma situao imutvel. Ele desenvolve estratgias que poderiam fazer com que os prprios trabalhadores criassem sua hegemonia, e a sim teria sentido tomar o poder do Estado, para que esse reproduzisse agora a hegemonia da classe trabalhadora. Atravs da perspeciva gramsciana sobre os intelectuais, podemos entender a relao entre Estado e Educao no pensamento desse autor. Ele define dois tipos de intelectuais: os tradicionais e os orgnicos. Os primeiros, tidos como construtores da classe dominante, os segundos, definidos por qualquer pessoa que possuidora de uma capacidade tcnica particular e dos elementos de organizao e pensamento de uma classe social.

Para Gramsci, o papel do sistema educacional vigente, que burgus, desenvolver intelectuais orgnicos da classe burguesa e se infiltrar nas classes populares para obter intelectuais que deem homogeneidade ao grupo dominante, e que esse sistema tem por base a diviso por classe, sendo parte do aparelho ideolgico do Estado burgus e um fator contribuinte da hegemonia burguesia. Portanto, a escola no pode ser fonte de desenvolvimento dessa hegemonia proletria. A contra-hegemonia, estratgia gramsciana, criada fora das escolas, e seria ela que daria incio a luta contra a escola como extenso da dominao burguesa. A tenso existente entre a Viso Liberal e a Viso Marxista do Estado revela o ritmo da poltica moderna, ou seja, o dilogo entre estas duas alternativas de Estado representa a poltica que vivenciamos, portanto, Minogue nos lembra que, enquanto no houver este dilogo entre a economia e o Estado, no haver uma nova teoria a favor do socialismo, pois o socialismo fruto desta relao. Atravs do estudo analtico desses trs textos, foi possvel obter uma viso integrada da histria conceitual e das modificaes decorrentes na histria poltica e social. Percebemos a importncia de avaliar os conceitos de acordo com o seu perodo e contexto, levando em considerao os embates poltico-religiosos presentes no decorrer destes perodos. Um dos conceitos fundamentais estudados o de Estado. Pecebemos que a histria desse conceito revela muito sobre o papel desse Estado nos dias de hoje. A formao deste Estado, calcada no individualismo, no desenvolvimento do ser humano como 'indivduo', princpio presente no pensamento liberal, promoveu a transformao deste indivduo em cidado burgus e principalmente desta sociedade moderna capitalista, na qual vivemos. O Estado Moderno, teorizado por diversos pensadores, fruto da grande tenso entre as duas vises citadas ao longo do estudo. Apesar de ser encarado pelos pensadores liberais (e neoliberais) como Grande Orgo capaz de prover as necessidades de todos e garantir a "paz", percebemos que as relaes polticas atuais se mostram mais coincidentes com o pensamentos de Marx e seus "seguidores". A questo do Estado como Reprodutor das relaes de produo,

como orgo de manuteno da classe dominante e instrumento de dominao. Nesse mbito, os processos educacionais se apresentam como a extenso desse aparelho reprodutor. Como Gramsci vai sublinhar, a escola est posta como meio de promoo da ideologia imposta e valores prprios da classe dominante toda sociedade, inclusive classe trabalhadora, contribuindo para a hegemonia burguesa. Assim, tomar conhecimento de todo esse processo da histria poltica e do Estado como problema terico permite compreender a importncia de haver uma poltica presente no desenvolvimento da sociedade, distinguindo as diferentes formas que esta possa ser utilizada, a forma como se pratica o poder se faz determinante na formao desta sociedade, no se trata de defender ou criticar o Estado como Instituio, mas de analisar e comparar as diferentes possibilidades de uso deste poder; da mesma maneira pensamos a Educao, como ncleo de formao para alm de uma reproduo hegemnica, mas de uma formao crtica do cidado.

Vous aimerez peut-être aussi