Vous êtes sur la page 1sur 5

Gerenciamento de Escopo, Tempo e Custo

A Abordagem do PMI para as reas de Trplice Restrio

O PMI define nove reas de conhecimento e vrios processos divididos entre estas reas. Embora nenhuma delas seja tratada como a mais importante, trs delas so conhecidas como reas de trplice restrio e so naturalmente citadas como as de maior preocupao para os gerentes: escopo, tempo e custo. Alguns dizem que uma boa definio de escopo significa 80% do sucesso do projeto.

Objetivo

Este curso tem como objetivo consolidar conhecimentos sobre as melhores prticas de Gerenciamento do ESCOPO, do CUSTO e do TEMPO com base no guia PMBOK. Ao longo do curso, todos os itens abordados pelo PMI no PMBOK so apresentados e estudados em detalhes,
inclusive com apoio de papers e artigos sobre estes assuntos publicados em congressos internacionais

Pblico alvo
Gerentes de Negcio, Gestores, Lderes e Profissionais que desejam se especializar em tcnicas e ferramentas de Gerenciamento do Risco. No necessrio para este treinamento o conhecimento avanado de matemtica estatstica.

www.grupotreinar.com.br

central de atendimento -> 55(11) 3807-0188 ou atendimento@grupotreinar.com.br

Benefcios
As principais ferramentas utilizadas nestas trs reas de conhecimento (ESCOPO, TEMPO e CUSTO) podem ser utilizadas em projetos de pequeno, mdio e grande porte. O guia PMBOK contm um conjunto de orientaes de boas prticas para projetos e ferramentas teis para o bom gerenciamento. Participando deste treinamento o aluno ter uma viso de como o guia PMBOK lida com estas reas e como as ferramentas e conhecimentos podem ser utilizadas em sua prpria empresa de acordo com a metodologia j existente em seu ambiente de trabalho. Aps o treinamento o participante ser capaz de: - Elaborar Planos de Gerenciamento de Escopo, Tempo e Custo; - Lidar com restries e premissas em projetos; - Criar uma WBS eficiente; - Criar corretamente um cronograma de projeto; - Fazer estimativas de custo e tempo eficazes; - Elaborar relatrios de acompanhamento fsico e financeiro de projetos.

Metodologia de ensino

Exposio interativa com apresentao de estudo de casos e exerccios prticos. O curso tem como proposta preparar o participante para o Gerenciamento de Projetos em seus aspectos essenciais, atravs de abordagem terica e prtica. Propiciando um suporte para elucidao de dvidas durante e aps o trmino imediato do curso.

Pr requisitos
No existem pr requisitos mandatrios para este treinamento; no entanto, experincia de trabalho em governana, melhoria de processos ou Gesto em geral recomendada.

www.grupotreinar.com.br

central de atendimento -> 55(11) 3807-0188 ou atendimento@grupotreinar.com.br

Contedo Programtico
1. Introduo Apresentao do Guia PMBOK; Apresentao do Plano Pedaggico do Curso. 2. Gerenciamento do ESCOPO Plano de Gerenciamento do Escopo; Entradas para o processo de gerenciamento de escopo; Criao do Project Charter; Declarao do Escopo; Restries e premissas; Gerenciamento por objetivos; Tcnicas de criao de uma WBS (Work Breakdown Structure); Softwares para construo de WBSs. 3. Gerenciamento do TEMPO Plano de Gerenciamento do Tempo; Entradas para o processo de gerenciamento do tempo em projetos; Clculo de dependncias; Diagramas de Rede PERT (Program Evaluation and Review Technique), CPM e PDM; GERT Graphic Evaluation and Review Technique; Folgas no cronograma Datas de trmino (PDT e UDT), Datas de incio (PDI e UDI); Recursos de programao do tempo LAG, LEAD, DUMMY, HAMMOCK. Estratgias para reduo de prazos (CRASH e FAST TRACK); Estratgias para estimar o tempo total de um projeto; Nivelamento de recursos; Softwares para construo de cronogramas.

www.grupotreinar.com.br

central de atendimento -> 55(11) 3807-0188 ou atendimento@grupotreinar.com.br

4. Gerenciamento do CUSTO Plano de Gerenciamento de Custo; Entradas para o processo de gerenciamento de custo; Mtodos de seleo de projetos (ROI, TCO); Anlise financeira de projetos; Relao benefcio custo; Valor Presente, Valor Presente Lquido, Taxa Interna de Retorno; Custo Fixo/Varivel, Direto/Indireto, Custo de Oportunidade; Estimativas de custos Analogia (top down), Parametrizao, Composio (bottom up); Ferramentas computadorizadas para clculo de estimativas; Preciso e risco de estimativas; Oramentao; Mtodos de avaliao de progresso Ponderado 50/50, 20/80, 0/100, Variana, Earned Value; Relatrios de Custo. Mtodos de avaliao de progresso (50/50, 20/80, 0/100 e Earned Value); Processo de oramentao em TI; Tcnicas de controle dos custos em TI.

Carga Horria: 24 horas (09:00h s 18:00h) 3 dias

Mini Currculo: Luis Claudio dos Santos, M.Sc., PMP


Atua na rea de TI em rgos do governo e empresas privadas. Trabalhou como oficial-engenheiro no Departamento de Controle do Espao Areo onde foi relator e revisor de normas e instrues de TI, gerente em vrios projetos na rea de TI e fiscal de contratos para aquisio de servios e equipamentos. Mestre em Telecomunicaes (PUC-Rio) e ps-graduado em Redes de Computadores (NCE/UFRJ). Graduou-se em Engenharia de Computao (ITA). Possui certificaes em gerenciamento de projetos (PMP), gerenciamento de servios de TI (ITIL, ISO20000 e COBIT) e gesto da qualidade (Six Sigma). Professor em vrios cursos de extenso e psgraduao em instituies superiores do Rio de Janeiro e de So Paulo e em treinamentos in company em empresas de mdio e grande porte. Tambm possui certificao em Coaching conferida pela International Coaching Community (ICC) e membro do IT & Telecom Specific Interest Group do PMI.

www.grupotreinar.com.br

central de atendimento -> 55(11) 3807-0188 ou atendimento@grupotreinar.com.br

Material desenvolvido para o treinamento Gerenciamento de Escopo, Tempo e Custo A Abordagem do PMI para as reas de Trplice Restrio ministrado pela Primmoris em parceria com o Grupo Treinar. proibida a cpia deste contedo, no todo ou em parte, sem autorizao prvia.

www.grupotreinar.com.br

central de atendimento -> 55(11) 3807-0188 ou atendimento@grupotreinar.com.br

Vous aimerez peut-être aussi