Vous êtes sur la page 1sur 9

Captulo 6- Impresso, insero de cotas e atributos Quando voc cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho,

na grande maioria dos casos, ser impresso. Numa primeira abordagem foi indicado que voc utilizasse layers com cores diferentes para que cada cor fosse associada a uma espessura. Padres e recomendaes de espessuras a utilizar fazem parte da rea de desenho tcnico e representao grfica e devero ser detalhados por outros professores. 6.1 Procedimento de impresso O procedimento a seguir simplesmente ensina voc a deixar um desenho pronto para ser impresso partindo de dois princpios: -O desenho encontra-se praticamente acabado, porm ainda sem cotas. -Os blocos das margens j esto criados.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

b) Ative o layer margem

c) Clique no layout1. O desenho criado vai aparecer dentro de uma moldura. Delete tudo! Observe a figura abaixo direita. Deve ficar com essa aparncia. Voc est no ambiente chamado paper space. Nele que o desenho ser preparado para ser impresso!

ProgeCAD 2D

35

d) No momento est sendo exibida uma folha em branco. Acesse o menu File / print setup e regule os parmetros: -Printer: voc escolhe ento um driver de plotter previamente instalado ou o PDF. -Format: deixE a princpio com A0. Mesmo que voc trabalhe com uma margem menor, esta folha grande facilita a visualizao. -Regule os parmetros de papel e desenho. No progeCAD depende um pouquinho do driver que voc est trabalhando. -Apply to layout e exit

Voc deve ter a visualizao abaixo com a certeza do formato A0.

e) Acesse o menu Insert / Block - From file - Browse - Regule o diretrio -Escolha a margem -Abrir -D um pick com o boto da direita para fixar a margem. -V digitando ENTER at sair

ProgeCAD 2D

36

Deve ter ficado assim! Muito importante! A escolha da margem est associada com a escala de impresso, nvel de detalhamento e bom senso. No existe frmula.

f)

Amplie a rea da legenda. Utilize explode no bloco. Edite os textos dando um duplo click

g) Volte a visualizao com zoom extent

h) Ative o layer vp. i) Acesse o menu view / paper space views. Crie um grande retngulo de forma dinmica.

ProgeCAD 2D

37

Lembre-se que voc est no paper space, tendo acesso somente aos elementos da margem e a paper space view recm criada. Tente selecionar os elementos do desenho. Voc no conseguir pois eles esto no model space. Outra coisa importante: voc no sabe a escala que est sendo exibida. A mesma est associada com o tamanho da paper space view e precisa ser regulada. Para resolver o problema: j) Digite o comando ms ou d um duplo click na rea da paper space view. Voc notar a diferena na exibio da origem:

k) Para acertar a escala digite z[enter] seguido da digitao do fator XP [enter] Exemplo: 1000/100xp ou 10xp escala 1 para 100. 1000/200xp ou 5xp escala 1 para 200. 1000/50xp ou 20xp escala 1 para 50. 1000/1000xp ou 1xp escala 1 para 1000. 1000/2000xp ou 0.5xp escala 1 para 2000. Muito importante! O fator XP no regra. Depende da unidade que voc adotou para seu desenho. Se voc adotar cm ou mm o raciocnio muda. Os exemplos acima so para unidade m. l) Centralize o desenho com o comando pan. A figura abaixo ilustra a escala 1 para 50 com o desenho devidamente centralizado. Falta cotar!

ProgeCAD 2D

38

m) Utilize o comando ps ou duplo click na rea da margem para retornar ao paper space. Este ambiente ser utilizado para inserir as cotas. No forado criar as cotas no paper space, mas neste incio mais simples! Observe a mudana de aspecto! Salve o desenho.

6.2 - Cotagem Antes de cotar necessrio regular alguns parmetros das cotas atravs do menu dimension / dimension style. A figura abaixo ilustra alguns parmetros importantes.

ProgeCAD 2D

39

Voc deve criar um estilo de texto para as cotas! (menu format text style) Regulados os parmetros, so utilizados dois menus para criar as cotas: dimension/ linear e dimension radius. Por hora somente estes sero abordados. Estando no paper space, acesse o menu dimension / linear e defina a cota atravs de 3 pontos. A cota de crculos e arcos precisa de dois pontos (dimension / radius).

As matrias de desenho complementam o processo indicando a maneira correta / elegante de cotar uma planta.

6.3 - Atributos Atributos so variveis ligadas a blocos. Podem ser de vrios tipos: numricas e alfanumricas, estticas e dinmicas, etc. Por exemplo, voc pode criar um atributo preo aos blocos de mobilirio, janelas e portas e fazer oramentos. Nestes mesmos blocos de mobilirio pode-se criar um atributo cdigo e por essa identificao buscar uma descrio detalhada e at preos em outros arquivos. Nesta primeira abordagem o atributo facilitar o preenchimento da legenda! Importante!! Para que o atributo funcione, o bloco no pode ser explodido!

ProgeCAD 2D

40

Antes de criar o bloco (comando wblock) crie ento o atributo.conforme procedimento abaixo: a) Abra o arquivo que contm a legenda. (enviado no e-mail)

b) Crie e ative o layer atributos. c) Defina um estilo de texto para os atributos (format / text style / new nome fonte arial e altura 2.5 )

d) Acesse o menu draw / block / define atributes e) Para cada um dos campos da legenda defina uma varivel. Voc vai indicar com o cursor uma posio inicial qualquer

ProgeCAD 2D

41

f)

Com o comando move posicione adequadamente as variveis.

g) Copie esta legenda vrias vezes, uma cpia para cada formato, completando a margem conforme figura abaixo:

h) Crie blocos (nomes adequados) com wblock para cada um dos formatos. Na ilustrao acima esto indicados apenas os formatos a3, a2 e a1 . Voc deve criar tambm o A0, A4 e A4 horizontal. i) O bloco com os atributos, uma vez inserido no desenho permite a edio dos campos. Basta dar um duplo clique em qualquer um dos textos do atributo.

ProgeCAD 2D

42

j)

Observe que alguns campos j esto preenchidos pois voc indicou valores iniciais.

k) Outra forma de preencher / alterar os demais campos acesse o menu: modify/ object / attribute / single e escolha o bloco. Basta apenas preencher a tabela.

ProgeCAD 2D

43

Vous aimerez peut-être aussi