Vous êtes sur la page 1sur 5

que acredita ser uma falha no sistema de segurana de uma roadeira costal, quase custou ao cafeicultor JS a perda de sua

perna direita no dia 2 de maro de 2010. Ele usava a roadeira para cortar o capim sob ps de caf, aps uma desbrota na lavoura.

O produtor usava todos os equipamentos de segurana e estava sozinho na plantao, j que havia chovido muito e os trabalhadores contratados no foram trabalhar. "Quis adiantar a roada em algumas ruas de caf para que eles pudessem trabalhar no dia seguinte", explica.

ROADEIRA BATEU NUM TOCO Foi quando a roadeira bateu num toco de caf. A lmina quebrou e foi diretamente em direo sua perna, cortando pele, nervos, veias, carne e o osso. "Senti uma pancada muito forte, vi o sangue saindo em grande quantidade. Se eu no estivesse de caneleira, teria ficado sem a perna.

ESTAVA SOZINHO Ca, gritei e tentei chegar ao trator. Comecei a gritar por socorro de novo, pensei que morreria, porque no havia ningum l. Mas um rapaz da fazenda Itapu - deve ser um anjo - voltou para pegar uma moto e me ouviu.

RESGATE Uma verdadeira operao foi montada, com acionamento do escritrio da Itapu, do Corpo de Bombeiros e do hospital Alzira Velano, onde foi constatada fratura exposta da tbia. JS passou por uma cirurgia na perna.

CIRURGIA E REPOUSO Quinze dias depois, nova cirurgia para colocao de placa de platina e pinos para juntar as duas partes da tbia. Ele conta que sentiu e ainda sente muitas dores e no consegue fazer nada sozinho; nem mesmo andar. Est na casa de uma irm, na cidade, pois no h como trabalhar. "Eu quero que a entrevista sirva de alerta para quem usa estas mquinas. Elas vm com um sistema de proteo, mas que no serve de nada. Tanto que ela continua l, intacta. No serviu para evitar que a lmina me atingisse. A proteo plstica nem foi tocada pela lmina", explica.

EQUIPAMENTO PERIGOSO

Para o cafeicultor, a exemplo de roadeiras de trator e outras mquinas, como furadeiras, por exemplo, a roadeira costal deveria ter um sistema em que, "se a lmina batesse em alguma coisa, o motor patinasse ou mesmo parasse. Seria uma espcie de embreagem. Mas estas mquinas no tm este dispositivo. Ento eu alerto que elas podem machucar ou mesmo matar algum", afirma. JS afirma que pequeno produtor, mora no campo com a esposa e cuida praticamente sozinho de 45 mil ps de caf. Quando precisa, contrata trabalhadores. "Quem usa estas roadeiras so pequenos produtores e trabalhadores do campo ou da Prefeitura. Ns ficamos expostos a esta mquina que no d nenhuma segurana. Alis, para mim, no uma mquina, mas sim uma arma. Infelizmente no fui o primeiro e no serei o ltimo O cafeicultor dever ficar sem trabalhar por aproximadamente trs meses. " difcil, porque a colheita est chegando e preciso preparar a lavoura. Minha roa est praticamente abandonada e eu no posso fazer nada, reclama. "Mas acho importante que as pessoas tomem conhecimento que estas mquinas podem machucar muito uma pessoa."

EQUIPAMENTO DE SEGURANA O professor da Faculdade de Agronomia da Unifenas, Jos Messias Miranda, explica que os equipamentos de segurana exigidos para a utilizao de roadeiras so bota com caneleira especial e culos ou viseira prova de choque, mas ele tambm recomenda o uso de um avental de couro para proteger o corpo. Segundo ele, as mquinas possuem um dispositivo em que, ao encontrar uma alta resistncia, o motor trava. Por isso, no sabe exatamente o que pode ter acontecido com o cafeicultor JS. E informa que a qualidade da faca e a inspeo diria do ponto de engate so fundamentais para evitar acidentes. "Ns adaptamos a faca longa, mas o fabricante recomenda a faca de trs pontos." O professor afirma que j presenciou alguns acidentes com roadeiras. "Num deles, o operador perdeu a viso de um olho, porque estava sem os culos ou a viseira."

Fonte: Jornal dos Lagos Alfenas, 31 de maro de 2010

Comentrio: Quem l o manual do fabricante? A maioria no l as recomendaes de segurana, cuidados que devem ter com o equipamento, procedimentos de cortes, etc. A velocidade de trabalho do disco ou faca de uma roadeira dependendo do modelo varia de 7.000 a 9.000 rpm. Isso equivale a uma velocidade angular de 733 a 942 rad/s. Em termos de velocidade linear equivale a 673 a 865 km/h. A roadeira pode decepar

uma perna, como j ocorreu na regio norte do pas. um equipamento extremamente perigoso se o operador no recebeu treinamento adequado. vendido em qualquer tipo de loja de artigos rurais ou na internet. Isso uma falha dos fabricantes que deveria exigir treinamento do operador, pois os manuais apenas recomendam cuidados no momento da operao desses equipamentos. A proteo de segurana da faca ou disco varia de tamanho de acordo com o fabricante.

Se a faca ou disco tem o dimetro de 30 cm, a proteo deveria ultrapassar o segmento do dimetro para evitar durante a ruptura da ferramenta projetar-se na perna ou no rosto do operador. A proteo de segurana deveria envolver muito mais a ferramenta de corte. A vtima desse acidente tem razo um equipamento perigoso e vendido para qualquer pessoa e a proteo de segurana deveria ser muito maior. O equipamento oferecido no apenas para empresas, mas tambm para os consumidores.

O QUE DIZ O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Na seo I - Proteo Sade e Segurana ART. 10 - O fornecedor no poder colocar no mercado de consumo produto ou servio que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade sade ou segurana.

O QUE DIZ A NORMA: NR-12 SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS As mquinas e equipamentos que ofeream risco de ruptura de suas partes, projeo de materiais, partculas ou substncias, devem possuir protees que garantam a sade e a segurana dos trabalhadores. 1-As protees devem ser projetadas e construdas de modo a atender aos seguintes requisitos de segurana: a) cumprir suas funes apropriadamente durante a vida til da mquina ou possibilitar a reposio de partes deterioradas ou danificadas; b) ser constitudas de materiais resistentes e adequados conteno de projeo de peas, materiais e partculas; c) fixao firme e garantia de estabilidade e resistncia mecnica compatveis com os esforos requeridos; d) no criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da mquina ou com outras protees; e) no possuir extremidades e arestas cortantes ou outras salincias perigosas; f) resistir s condies ambientais do local onde esto instaladas; g) impedir que possam ser burladas; h) proporcionar condies de higiene e limpeza; i) impedir o acesso zona de perigo; j) ter seus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente contra sujidade, poeiras e corroso, se necessrio;

k) ter ao positiva, ou seja, atuao de modo positivo; e l) no acarretar riscos adicionais.

O QUE DIZ OS MANUAIS DOS FABRICANTES O uso imprprio das lminas pode resultar em srios ferimentos. Utilize somente lminas recomendadas pelo fabricante Sempre utilize a lmina apropriada para o trabalho como indicado no quadro ao lado: Fio de Nylon - Grama e Acabamento Faca ou lmina 02 pontas ( tipo hlice )- (dependendo do fabricante, no recomendada a utilizao deste tipo de lmina ) Faca ou lmina de 3 e 4 pontas - Capim Alto Lmina circular Arbustos Inspecione a lmina antes da instalao e confira sua afiao. Lminas cegas aumentam o risco de rebote. Descarte lminas que apresentem rachaduras ou trincas (por menor que sejam). Quando a lmina (3 pontas) comear a ficar cega devido ao desgaste, inverta-a para continuar trabalhando e gastar a lmina por igual. Pequenas trincas ou rachaduras podem resultar em lascas de metal que com o alto giro se lanam como estilhaos em alta velocidade durante a operao. Estilhaos da lmina podem ser arremessados em alta velocidade durante a operao caso esta esteja quebrada. Inspecione as lminas antes de cada operao e descarte-as caso apresentem rachaduras ou trincas. No as utilize em hiptese alguma. A fixao incorreta ou no centralizada da lmina pode resultar em vibrao excessiva e conseqente perda do controle do equipamento ou ainda no desprendimento e arremesso da lmina. Cuidados Evite cortar muito prximo ao solo ou toc-lo com a lmina de corte. Caso a lmina bata em algum objeto, desligue imediatamente o motor, espere a lmina parar de girar e verifique a presena de danos ou pequenas rachaduras / trincos. No trabalhe com lminas tortas, empenadas, desbalanceadas, trincadas / rachadas ou ainda adaptadas de outro equipamento ou fabricante. Se durante a operao ocorrer alguma trepidao repentina, pare imediatamente o equipamento e verifique se a lmina est bem fixada. Caso a lmina se prenda na madeira ou capim, no tente livr -la acelerando o motor ou mexendo o equipamento, uma vez que forar o equipamento e entortar a lmina. Caso isto ocorra, desligue o motor e manualmente (com luvas de proteo) solte a lmina de corte.

Rebote: Ocorre quando se toca algum objeto / material duro com a parte frontal do equipamento. Esta fora far com que o equipamento se mova abruptamente / violentamente para a direita. Este movimento perigoso uma vez que o movimento repentino e pode resultar na perda do controle do equipamento. No suspenda a lmina acima da altura de seu joelho. Se muito alta, a lmina poder estar mais diretamente alinhada sua face. Objetos arremessados podero ferir sua face ou seus olhos. No utilize lminas fora da especificao ou adaptadas. No bata a faca contra pedras, britas ou qualquer outro objeto que possa ser arremessado ou danificar a lmina de corte. Nunca trabalhe com o equipamento de maneira improvisada, faltando algum acessrio ou danificado. Caso a lmina atinja algum objeto, pare imediatamente o equipamento e o inspecione. Nunca opere o equipamento quando este estiver danificado, do contrrio poder agravar ainda mais o dano ou causar algum acidente. Inspecione a rea antes de operar sua roadeira. Remova qualquer objeto que possa ser arremessado pela lmina de corte.

CORTANDO COM LMINA O corte de capim, usando-se fio de nylon ou lmina de ao, se faz balanando a lmina num arco plano horizontal. Em terrenos desconhecidos (onde no se consiga ver o que h embaixo da grama / capim) ou com pedras ou objetos que possam ser arremessados, o corte deve ser feito sempre da esquerda para a direita, mas nunca no sentido contrrio, sob o risco da lmina arremessar algum objeto contra o operador.

Vous aimerez peut-être aussi