Vous êtes sur la page 1sur 4

INFORMTICA INDUSTRIAL Comandos Eltricos

Professor: Rodrigo Amaral Bonatti

Reviso Lgica Combinacional / Portas Lgicas


I Sistemas de numerao Converso Decimal Binria: pode-se utilizar a tcnica das divises sucessivas, onde divide-se o nmero a ser convertido pelo valor da base pretendida, no caso, divide-se o valor a ser convertido por 2, que corresponde base. Utiliza-se os restos dessas divises como sendo um dos algarismos do nmero convertido. Ao quociente dessa diviso, aplicamos uma nova diviso e novamente utilizamos o resto como algarismo. Esse processo se repete at que o quociente da diviso Q(x) seja menor que o valor da base, ou seja, at que Q(x) seja igual a 0 ou 1, onde se pegam todos os restos e o ltimo quociente, a partir dele, formando o nmero convertido.

Converso Binria Decimal: Para a converso de um nmero binrio para um nmero decimal, utilizamos o processo da Notao Posicional (NP), onde busca-se estabelecer o peso relativo de cada algarismo expresso pelo nmero.

Converso Binria Hexadecimal: Cada 4 dgitos binrios resultam em 1 dgito hexadecimal e vice-versa. Para realizar a converso basta fazer uso da tabela a seguir:

Vamos utilizar como exemplo a converso do nmero 1100111012 para a base hexadecimal. Separando o nmero binrio de 4 em 4 algarismos, completando com 0 o ltimo conjunto de 4 algarismos caso esteja incompleto, e consultando a tabela obtemos:

Logo, o nmero binrio 1100111012 equivale 19Dh. Converso Decimal Hexadecimal: Para essa converso, os mecanismos das Divises Sucessivas e Notao Posicional podem ser aplicados, porm a maneira mais fcil utilizar a base binria como ponte, ou seja, converter primeiramente o nmero para a base binria e depois para a base escolhida, no caso decimal ou hexadecimal, por um desses processos. Inicialmente, isso parece dobrar o trabalho, porm, com prticas nas converses anteriores, a converso entre as bases decimal e hexadecimal utilizando a base binria como ponte se torna muito mais fcil e rpida.

II Portas Lgicas: Continuando os itens de reviso, vamos relembrar as sete portas lgicas: as portas lgicas bsicas (AND, OR e NOT), as comparadoras (XOR e XNOR) e as universais (NAND e NOR). Vamos relembrar seus smbolos eltricos, tabelas-verdade e diagrama de ligao a partir de chaves NA e NF. Porta AND:

Porta lgica AND e seu (a) smbolo padro, (b) tabela-verdade e (c) diagrama de ligao

Porta OR:

Porta lgica OR e seu (a) smbolo padro, (b) tabela-verdade e (c) diagrama de ligao

Porta NOT:

Porta lgica NOT e seu (a) smbolo padro, (b) tabela-verdade e (c) diagrama de ligao

Porta XOR:

Porta lgica XOR e seu (a) smbolo padro, (b) tabela-verdade e (c) diagrama de ligao

Porta XNOR:

Porta lgica XNOR e seu (a) smbolo padro, (b) tabela-verdade e (c) diagrama de ligao

III Exerccios: 1) Converta os nmeros a seguir para as demais bases (Decimal Binria Hexadecimal): a) 736 b) 11101010010002 c) 32BAh d) 1101110h

2) Faa os diagramas de ligao para as portas NAND e NOR.

3) Associe duas portas lgicas quaisquer. Faa o diagrama de ligao desta associao.

Vous aimerez peut-être aussi