Vous êtes sur la page 1sur 49

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

APOSTILA DA DISCIPLINA DE SISTEMAS CONTBEIS PS-GRADUAO EM GESTO CONTBIL ELETRNICA NFE Notas Fiscais Eletrnicas

Alex Magno Diamante

Set/2012

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Mdulo I Notas Fiscais Eletrnicas


1.

Sistema Pblico de Escriturao Digital

Decreto n 6.022, de 22 de janeiro de 2007 Institui o Sistema Pblico de Escriturao Digital: Instrumento que unifica as atividades de

recepo, validao, armazenamento e autenticao de livros e documentos que integram a escriturao comercial e fiscal dos empresrios e das sociedades empresrias, mediante fluxo nico, computadorizado, de informaes. O SPED, abreviao de Sistema Pblico de Escriturao Digital, entrou em vigor para algumas empresas em 2008, em carter de teste, atingindo em 2009 grande parte das empresas tributadas pelo lucro real no Brasil. Iniciou-se com trs grandes projetos: Escriturao Contbil Digital, Escriturao Fiscal Digital e a NF-e Ambiente Nacional. Atualmente est em produo o projeto EFD-Contribuies. E em estudo: e-Lalur, EFD-Social e a Central de Balanos.

Principais objetivos do SPED

Promover a integrao dos fiscos, mediante a padronizao e compartilhamento das informaes contbeis e fiscais, respeitadas as restries legais; Racionalizar e uniformizar as obrigaes acessrias para os contribuintes, com estabelecimentos de diferentes rgos fiscalizadores; Tornar mais clere a identificao de ilcitos tributrios, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso as informaes e a fiscalizao mais efetiva das operaes com o cruzamento de dados e auditoria eletrnica.

Dentro de cada rea Fiscal, Contbil e Nota Fiscal Eletrnica o SPED tem o objetivo de tornar os processos mais eficientes, o que beneficiar os usurios com tempo e ganho de produtividade.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Projetos que compem o sistema SPED:

Sped Contbil: a substituio da escriturao em papel pela Escriturao Contbil Digital - ECD, tambm chamada de SPEDContbil. Trata-se da obrigao de transmitir em verso digital os seguintes livros: I - livro Dirio e seus auxiliares se houver; II - livro Razo e seus auxiliares se houver; III - livro Balancetes Dirios Balanos e fichas de lanamento comprobatrias dos assentamentos neles transcritos. (veremos mais detalhes em nosso curso). FCONT: O FCONT uma escriturao, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os mtodos e critrios contbeis vigentes em 31.12.2007. Foi disciplinado pela Instruo Normativa RFB n 949/09. Sped Fiscal: A Escriturao Fiscal Digital - EFD um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escrituraes de documentos fiscais e de outras informaes de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apurao de impostos referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte. (veremos mais detalhes em nosso curso). EFD-Contribuies: A EFD-Contribuies trata-se de um arquivo digital institudo no Sistema Publico de Escriturao Digital SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurdicas de direito privado na escriturao da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apurao no-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operaes representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisies geradores de
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

crditos da no-cumulatividade. (veremos mais detalhes em nosso curso).

NF-e: Nota Fiscal eletrnica NF-e um novo modelo de documento fiscal: modelo 55; de existncia apenas digital cuja validade jurdica garantida pela assinatura digital, que foi criado para substituir a nota fiscal modelos 1/1-A. A NF-e foi instituda pelo Ajuste SINIEF 07/2005. Os Protocolos ICMS 10/2007 e o 42/09 estabelecem a obrigatoriedade de utilizao da NF-e a diversos setores da economia. O Projeto Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) est sendo desenvolvido, de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil, a partir da assinatura do Protocolo ENAT 03/2005, de 27/08/2005, que atribui ao Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributrios Estaduais (ENCAT) a coordenao e a responsabilidade pelo desenvolvimento e implantao do Projeto NFe. CT-e: O Conhecimento de Transporte eletrnico (CT-e) o novo modelo de documento fiscal eletrnico, institudo pelo AJUSTE SINIEF 09/07, de 25/10/2007, que poder ser utilizado para substituir um dos seguintes documentos fiscais: Conhecimento de Transporte Rodovirio de Cargas, modelo 8; Conhecimento de Transporte Aquavirio de Cargas, modelo 9; Conhecimento Areo, modelo 10; Conhecimento de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 11; Nota Fiscal de Servio de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 27; Nota Fiscal de Servio de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.

O CT-e tambm poder ser utilizado como documento fiscal eletrnico no transporte dutovirio e, futuramente, nos transportes Multimodais. Podemos conceituar o CT-e como um documento de existncia exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma prestao de servios de transportes, cuja validade jurdica garantida pela assinatura digital do emitente e a Autorizao de Uso fornecida pela administrao tributria do domiclio do contribuinte. NFS-e: O Projeto Nota Fiscal de Servios Eletrnica (NFS-e) est sendo desenvolvido de forma integrada, pela Receita Federal do Brasil (RFB)
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 4

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

e Associao Brasileira das Secretarias de Finanas das Capitais (Abrasf), atendendo o Protocolo de Cooperao ENAT n 02, de 7 de dezembro de 2007, que atribuiu a coordenao e a responsabilidade pelo desenvolvimento e implantao do Projeto da NFS-e. A Nota Fiscal de Servios Eletrnica (NFS-e) um documento de existncia digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operaes de prestao de servios.
2.

Nota Fiscal Eletrnica (NF-e)

O Projeto est em operao normal desde 15/09/2006, com as empresas credenciadas como emissoras emitindo normalmente a Nota Fiscal Eletrnica em substituio tradicional Nota Fiscal em papel, modelo 1 e 1A. O protocolo do 42/2009, define ao obrigatoriedade de emisso de NFe por segmentos de atuao, vide clusula primeira:
Acordam os Estados e o Distrito Federal em estabelecer a obrigatoriedade de utilizao da Nota Fiscal
Eletrnica (NF-e) prevista no Ajuste SINIEF 07/05, de 30 de setembro de 2005, em substituio Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, para os contribuintes enquadrados nos cdigos da Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE (grifo meu) descritos no Anexo nico, a partir da data indicada no referido anexo.

A relao destes segmentos pode ser encontrada na legislao nacional da NF-e, em consulta aos Protocolos ICMS do CONFAZ pelo Portal Nacional da NF-e, que pode ser acessado pelos Links: Relao completa das empresas com obrigao de emisso de NFe em Minas Gerais:
http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/lista_completa_empresas_10042012_protoc10_protoc4 2.html

Consulta

obrigatoriedade

de

emisso

de

NFe

por

CNAE:

https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/obrigatoriedade/obrigatoriedade.asp

Estatsticas: NF-e Autorizadas: O clculo de NF-e autorizadas realizado diariamente e no considera NF-es que foram canceladas ou denegadas. ltimo valor apurado: 4,553 bilhes Data da ltima apurao: 07/05/2012 Nmero de Emissores: O clculo de emissores de NF-e realizado a cada 10 dias e considera apenas os contribuintes que efetivamente emitiram NF-e nos ltimos 30 dias, contados da data de apurao da estatstica. ltimo valor apurado: 823,709 mil Data da ltima apurao: 02/05/2012
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 5

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Informaes sobre o projeto: O Projeto tem amplitude nacional, mantendo na Internet o Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrnica: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx com informaes detalhadas sobre:

Servios Disponveis; Legislao Federal Documentos Downloads

Outro site sobre NFe o portal da NFe da Secretaria do Estado da Fazenda de MG: http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/index.html. Neste site podemos considerar como destaque:

Manual de Credenciamento: contm todas as informaes sobre os procedimentos operacionais para habilitao ao processo de emisso de NF-e perante SEF/MG. http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/credenciamento.html

Manual de Integrao do Contribuinte: documentao tcnica que detalha as regras e especificaes da NF-e. http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA 3.

Viso geral do Processo.

De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e gerar um arquivo eletrnico contendo as informaes fiscais da operao comercial, o qual dever ser assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrnico, que corresponder Nota Fiscal Eletrnica (NF-e), ser ento transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda de jurisdio do contribuinte que far uma prvalidao do arquivo e devolver um protocolo de recebimento (Autorizao de Uso), sem o qual no poder haver o trnsito da mercadoria. A NF-e tambm ser transmitida para a Receita Federal, que ser repositrio nacional de todas as NF-e emitidas (Ambiente Nacional) e, no caso de operao interestadual, para a Secretaria de Fazenda de destino da operao e Suframa, no caso de mercadorias destinadas s reas incentivadas. As Secretarias de Fazenda e a RFB (Ambiente Nacional), disponibilizaro consulta, atravs Internet, para o destinatrio e outros legtimos interessados, que detenham a chave de acesso do documento eletrnico. Para acompanhar o trnsito da mercadoria ser impressa uma representao grfica simplificada da Nota Fiscal Eletrnica, intitulado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica), em papel comum, em nica via, que conter impressa, em destaque, a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um cdigo de barras bidimensional que facilitar a captura e a confirmao de informaes da NF-e pelas unidades fiscais.
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 7

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

O DANFE no uma nota fiscal, nem substitui uma nota fiscal, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta da NF-e, pois contm a chave de acesso da NF-e, que permite ao detentor desse documento confirmar a efetiva existncia da NF-e atravs do Ambiente Nacional (RFB) ou site da SEFAZ na Internet. O contribuinte destinatrio, no emissor de NF-e, poder escriturar os dados contidos no DANFE para a escriturao da NF-e, sendo que sua validade ficar vinculada efetiva existncia da NF-e nos arquivos das administraes tributrias envolvidas no processo, comprovada atravs da emisso da Autorizao de Uso. O contribuinte emitente da NF-e, realizar a escriturao a partir das NF-e emitidas e recebidas.
4.

Estratgia de Contingncia:

Quando em decorrncia de problemas tcnicos no for possvel transmitir a NF-e para a unidade federada do emitente, ou obter resposta solicitao de Autorizao de Uso da NF-e, o contribuinte dever gerar novo arquivo, conforme definido em Ato COTEPE, informando que a respectiva NF-e foi emitida em contingncia e adotar uma das seguintes alternativas: I. Transmitir a NF-e para o Sistema de Contingncia do Ambiente Nacional (SCAN); ou
IMPORTANTE - Para enviar NF-e para o SCAN: a. Utilizar srie na faixa 900 a 999; b. A numerao da NF-e dentro destas sries independente da numerao da srie original; c. No arquivo XML da NF-e, informar o campo tpEmis com valor "3" (Contingncia SCAN); d. Utilizar o layout atualmente vigente da NF-e (verso 1.10); e. O SCAN estar disponvel apenas quando a SEFAZ estiver indisponvel e tiver acionado este sistema; f. As NF-e enviadas para o SCAN estaro disponveis para consulta, por ora, apenas no site nacional da NF-e.

II.

Imprimir o DANFE em formulrio de segurana e transmitir a NF-e, em contingncia, conforme definido na legislao vigente.
Fonte: Portal da NFe SEFAZ de SP: https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Observem que as secretarias informam no portal nacional da NFe o perodo de contingncia.

5.

Benefcios NF-e

Para o Contribuinte Vendedor (Emissor da NF-e): Reduo de custos de impresso; Reduo de custos de aquisio de papel; Reduo de custos de envio do documento fiscal; Reduo de custos de armazenagem de documentos fiscais; Simplificao de obrigaes acessrias, como dispensa de AIDF; Reduo de tempo de parada de caminhes em Postos Fiscais de Fronteira; Incentivo a uso de relacionamentos eletrnicos com clientes (B2B); Para o Contribuinte Comprador (Receptor da NF-e): Eliminao de digitao de notas fiscais na recepo de mercadorias; Planejamento de logstica de entrega pela recepo antecipada da informao da NF-e; Reduo de erros de escriturao devido a erros de digitao de notas fiscais; Incentivo ao uso de relacionamentos eletrnicos com fornecedores (B2B); Para a Sociedade: Reduo do consumo de papel, com impacto positivo no meio ambiente; Incentivo ao comrcio eletrnico e ao uso de novas
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 9

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

tecnologias; Padronizao dos relacionamentos eletrnicos entre empresas; Surgimento de oportunidades de negcios e empregos na prestao de servios ligados Nota Fiscal Eletrnica. Para as Administraes Tributrias: Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal; Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercmbio e compartilhamento de informaes entre os fiscos; Reduo de custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalizao de mercadorias em trnsito; Diminuio da sonegao e aumento da arrecadao; Suporte aos projetos de escriturao eletrnica contbil e fiscal da Secretaria da RFB (Sistema Pblico de Escriturao Digital SPED).
Fonte: Portal da Nota Fiscal Eletrnica www.nfe.fazenda.gov.br/portal

6.

Vdeos Recomendados:

Assista ao vdeo disponibilizado pela SEFAZ de SP ele prover uma viso geral do projeto de NFe: https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/downloads/arquivos_vigentes.asp

7.

Certificao Digital

Os computadores e a Internet so largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidados, governo e empresas. No entanto, essas transaes necessitam da adoo de mecanismos de segurana capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade s informaes tramitadas. A certificao digital a tecnologia que prov estes mecanismos. Em seu centro est o certificado digital, documento eletrnico que contm o nome, um nmero pblico exclusivo denominado chave pblica, que serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrnicos, e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informao. Essa inovao tem trazido inmeros benefcios para os cidados e para as instituies que a adotam, pois torna possvel utilizar a Internet com meio de comunicao alternativo para a disponibilizao de diversos servios com maior agilidade, facilidade de acesso e substancial reduo de custos. Graas aos avanos da criptografia, mecanismo para esconder a informao na forma de um texto incompreensvel e codificado, foi possvel desenvolver a Certificao Digital.
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 10

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Fonte: Hitec (2011)

Tipos de certificados:

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

11

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Onde ficam armazenados:

Tipos de Certificados por projeto SPED:

8.

Software Emissor NF-e

O Software Emissor NF-e um programa, que depois de instalado na mquina do contribuinte, permite a emisso de Notas Fiscais eletrnicas
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 12

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

(NF-e) para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ). O Software compreende a gerao do arquivo da Nota Fiscal eletrnica, meios para realizar a assinatura com o Certificado Digital que o contribuinte possuir e a sua transmisso para a SEFAZ relacionada. Tambm permite o gerenciamento das NF-e's e o cancelamento das mesmas, a impresso do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrnica (DANF-e) para a circulao das mercadorias e outras funcionalidades acessrias para facilitar a criao da NF-e, tais como os cadastros de clientes, produtos e transportadoras. Objetivo do Software: Fornecer, de forma gratuita, um Software para a emisso de notas fiscais eletrnicas em substituio s notas fiscais modelos 1 e 1A, de forma a auxiliar o processo de envio de informaes ao Fisco. Ser compatvel com a maioria dos Sistemas Operacionais existentes no mercado, com preferncia ao Sistema Operacional Windows e Linux. Premissas: O usurio do Software Emissor NF-e deve ser um emitente de Notas Fiscais modelos 1 ou 1A e devidamente cadastrado e autorizado na SEFAZ correspondente realizar a emisso de NF-e's. Para ter acesso ao software baixe o programa de emisso de nota fiscal gratuito fornecido pelo fisco no link: http://www.emissornfehom.fazenda.sp.gov.br/download_v2.html

V confirmando as opes que o sistema ser instalado automaticamente na sua mquina. Aba o software e siga os passos descritos abaixo no item 8. Mas antes veja os recursos do software descrito no item 7.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

13

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Menu do Software Emissor NF-e


Segue abaixo uma apresentao dos recursos do software. A Secretaria possui dois tipos de softwares que so completamente iguais. O que difere que um verso oficial e o outro homologao, neste ltimo as notas no possuem validade fiscal, este tem como objetivo permitir a simulao da emisso de NFe pelo contribuinte. Menu: Notas Fiscais

Emitir Nova Nota Abre a tela para criao e emisso de uma nova Nota Fiscal eletrnica. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Gerenciar Notas Abre a tela de gerenciamento de Notas Fiscais eletrnicas. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Consultar pendncias na SEFAZ Abre a tela de aviso de pendncias do emitente relacionado Secretaria da Fazenda ao qual est vinculado. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente.
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 14

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Inutilizar Faixa de Numerao Abre a tela de gerenciamento das inutilizaes de faixa de numerao de NF-e do emitente. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Consultar NF-e pela Chave de Acesso Abre a tela para a consulta de uma NF-e na Secretaria da Fazenda vinculada ao emitente. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Cancelar NF-e pela Chave de Acesso Abre a tela para o cancelamento de uma NF-e somente pela Chave de Acesso e o nmero de protocolo de autorizao da NF-e. Operao permitida somente para as NF-e's que no esto cadastradas no Software; Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Sair Encerra o programa.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

15

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Menu Emitente

Dados do Emitente Atual Abre a tela de cadastro de dados do emitente atual. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Selecionar Emitente Abre a tela para a seleo de outro emitente. Sair do Emitente Atual Opo para sair do emitente atual, mas o Software continua ativo.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

16

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Menu Cadastros:

Cliente Abre a tela de cadastro e listagem de dados dos clientes do emitente. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Produto Abre a tela de cadastro e listagem de dados dos produtos do emitente. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Transportadora Abre a tela de cadastro e listagem de dados das transportadoras do emitente. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

17

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Menu Sistema:

Avisos Abre a tela de avisos Parmetros Abre a tela de parmetros do sistema, vlido para todo o Software Emissor. Certificados Abre a tela de cadastro de certificados do emitente. Disponvel apenas aps a seleo de um emitente. Importar Abre a tela de importao de dados para o Software Emissor NF-e. Backup Abre a tela para a realizao do backup de todos os dados do sistema. Restore Abre a tela para a realizao da restaurao de todos os dados do sistema do arquivo de backup feito previamente.
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 18

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Relatrio Gerencial Abre a tela de gerao do relatrio gerencial do emitente. Menu Ajuda

Contedo da Ajuda Exibe os contedos da ajuda do Software Emissor. Sobre Exibe uma janela com informaes sobre o Software Emissor, incluindo a verso atual.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

19

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA 9.

Passo a Passo para executar o programa Emissor NF-e

8.1. Ao instalar o software o sistema ir mostrar a tela descria abaixo:

8.2. Aps clicar no OK da tela inicial o sistema ir abrir a tela de cadastro do Emitente (empresa que ir emitir a nota fiscal). Efetue o cadastro do emitente informando os mesmos dados informados na tela.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

20

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Aps digitar os dados, clique em incluir. Se estiver tudo ok o sistema apresentar a tela abaixo, confirmando que o cadastro foi efetuado com sucesso.

8.3. Aps incluir o Emitente o sistema apresenta a tela de pesquisa dos Emitentes. Clique em pesquisar para que o sistema apresente todos os emitentes cadastrados. Aps selecionar marque o emitente sistemas contbeis e clique em iniciar.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

21

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Na tela abaixo o sistema demonstra o status das notas fiscais perante o SPDE.

8.4. Inicialmente temos de parametrizar o tipo de Certificado: acesse o menu sistema => Certificado. Selecione Utilizar Repositrio de Certificado Windowns. Este o tipo de armazenamento do meu certificado digital.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

22

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

8.5. Para incluir um nota fiscal acesse o menu Notas Fiscais => Emitir Notas Fiscais. Informe os dados da nota nas respectivas abas. Lembro que estamos utilizando uma verso homologao. As notas fiscais aqui geradas no possuem validade fiscal.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

23

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

8.6. Os dados do emitente so preenchidos automaticamente.

8.7. Informe os dados do seu cliente.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

24

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

8.8. Informe os dados dos produtos.

8.9. Consulte o valor total da NF.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

25

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

8.10. Informe os dados de combrana e salve a nota fiscal.

8.11. Valide se os dados da nota fiscal est condizente com o requerido. Se tiver validado, feche o programa.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

26

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

8.12. Voc poder pr Visualizar o DANF

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

27

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

8.13. Assinar Notas Fiscais. Nesta rotina o emitente dever assinar a NF com a certificao digital. Se vocs no tiverem certificado digital, no iro conseguir executar esta atividade.

8.14. Transmitir Notas Fiscais. Nesta rotina o emitente poder transmitir a nota fiscal para o site da SEFAZ, Neste momento os sistema verifica a certificao ditital e se o contribuinte est devidamente cadastrado na SEFAZ para emisso de NF.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

28

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Se vocs no tiverem certificado digital ou estiverem cadastrados na SEFAZ, no iro conseguir executar esta atividade. Neste caso eu no consigo pois no estou cadastrado. Minha empresa somente prestadora de servios, no comercio ou indstria. Existe um projeto de unificao das notas fiscais de servios, passando estas a utilizarem o sistema SPED. Cada prefeitura tem autonomia para fazer o acordo ou no com o estado.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

29

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Importar notas fiscais: Menu Sistemas => Importar Arquivos 8.15. Toda vez que entrar no sistema voc poder consultar as notas fiscais emitidas. Para isto acesse o menu Notas Fiscai =>Gerenciar Notas Fiscais. Clique em pesquisar.

8.16. Podemos tambm duplicar na nota fiscal ou incluir outra aproveitando os mesmos dados da 1.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

30

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Informe o nmero da prxima NF.

Aps clicar em OK o sistema aparecer a tela abaixo.

Aps clicar em OK, o sistema ir demonstrar a tela de gerenciar as notas fiscais, se desejar alterar a NF clique em Detalhar.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

31

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Para alterar a NF clique em editar na tela abaixo.

Depois de editar e enviar outra nota, salve e siga os passos do item 8.11 em diante.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

32

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Os demais cadastros tais como clientes, produtos e transportadoras so opcionais. Outro ponto que o sistema possibilita a importao das notas fiscais geradas pelos softwares ERP, facilitando a gerao da NFe.
10. Software

Visualizador de NFe e CTe.

A nota fiscal eletrnica (NFe) e o conhecimento de transporte eletrnico (CTe) devem ser armazenados pelo perodo decadencial pelo emitente e tambm pelo destinatrio. Para isto o fisco disponibiliza um programa visualizador de notas fiscais que permite validar a estrutura do arquivo, a assinatura digital e a situao do mesmo no sistema SPED. Link para instalao do visualizador: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/download.aspx?tipoConteudo=s/eYlu5 e+Y4=

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

33

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

11. Software

Emissor de Nota Fiscal

Execute o software Emissor de Nota Fiscal, menu Notas Fiscais => Gerenciar Notas e exporte as notas geradas.

Clique em pesquisar e selecione uma das duas notas

Aps pesquisar e selecionar a nota fiscal, solicite exportar. Selecione um diretrio para arquivar o arquivo gerado. Aps isto, solicite exportar. Ob: Voc somente conseguir exportar a NF em formato XML se a mesma j estiver assinada.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

34

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Repita o mesmo procedimento para a nota 000002.


12. Software

Visualizador de NFe e CTe.

Aps exportar as notas fiscais, execute o software de visualizao para podermos importar e visualizar as mesmas. A) Execute o menu arquivo => importar.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

35

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Selecione as notas fiscais exportadas e solicite abrir para iniciar a importao.

Aps a importao o sistema apresenta uma pasta de NFe.

B) Consultar notas Fiscais

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

36

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Abra a pasta e selecione uma nota fiscal. O sistema mostrar na tela ao lado os dados da nota.

Consulta Emitente da Nota Fiscal

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

37

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Consulta Destinatrio

Consulta Produtos

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

38

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Consulta Totais

C) Verificar Situaes da NFe: Verificar a estrutura e contudo da NFe.

Esta opo verifica a estrutura e o contedo da NFe

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

39

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Verificar a estrutura e contudo da NFe.

Solicite Todos

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

40

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Aps selecionar todas as notas fiscais, solicite verificar, para apresentar a tela ao lado.

Verificar a situao da NFe no site da SEFAZ.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

41

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA 13. Complemento:

Ciclo de Vida da NFe.

Abaixo descrevemos os fluxos de cada etapa: Etapa 1 Solicitao para Emisso de NF-e

Contribuinte

Defere Solicitao

Contribuinte

SIM

OK?

NO
Solicita Credenciamento

Indefere Solicitao
NO Anlise da Solicitao

Efetua Correes

Secretaria Fazenda

SIM

Ambiente de Homologao

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

42

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Etapa 2 Emisso e Transmisso da NF-e


FS / FS-DA Vendedor Comprador Trnsito Autorizado (DANFE + Autorizao Uso)

Envia NF-e NFE

Devolve

Fiscalizao

Autorizao Lote NF-e de Uso NF-e

Validao Recepo:

Recepo OK Assinatura Digital Esquema XML SCAN OU DPEC Emitente Autorizado

Ps Validao: Coerncia Informaes Cruzamento de Dados

Validao Secretaria Fazenda

Destinatrio

Etapa 3 Envio para Receita Federal e Outras Ufs

Vendedor

Comprador Trnsito Autorizado (DANFE + Autorizao Uso)

Envia NF-e

Devolve Autorizao de Uso LoteNF-e NF-e

Retransmite NF-e
Secretaria Fazenda (Destino) Secretaria Fazenda e Receita Federal

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

43

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Etapa 4 Consulta De Nf-e e pela Internet


Vendedor Vendedor Comprador Comprador Trnsito Autorizado (DANFE + Autorizao Uso) Trnsito Autorizado (DANFE + Autorizao Uso)

Envia Devolve

NF-e NFE

Autorizao
de de Uso Uso NF-e NFE

Consulta Consulta NF-e: NFE:


CNPJ Emitente Nmero Nmero NF-e NFE

Secretaria Fazenda

Cdigo de Acesso

Consulta NF-e: A consulta NF-e pode ser feita: 1. No portal da SEF/MG (no caso de ser autorizadora) http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/index.html. 2. No Portal Nacional: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/ ; 3. No portal NF-e da SEFAZ do emissor da NF-e ( vide link no Portal Nacional).

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

44

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Etapa 5 Confirmao de Recebimento de NF-e Pelo Destinatrio

14. Modalidade

de Contingncia:

Ocorrendo problemas tcnicos com a emisso de NF-e, a empresa poder seguir os procedimentos de contingncia previstos na legislao (vide Ajuste SINIEF 07 de 2005 e suas alteraes) e na documentao tcnica da NF-e (vide Manual de Integrao do Contribuinte - verso 4.0.1 - NT2009.006 Anexo X - a partir da Pg. 177 / 232). A documentao tcnica da NF-e, assim como os principais dispositivos legais relacionados NF-e, podem ser encontrados no Portal Nacional da NF-e, em www.nfe.fazenda.gov.br.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

45

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

No se admite a emisso de NF mod. 1/1-A como operao de contingncia de NF-e. vedada a reutilizao, em contingncia, de nmero de NF-e transmitida com tipo de emisso "Normal", mesmo que o contribuinte no tenha obtido xito em obter resposta solicitao de Autorizao de Uso da NF-e. Resumidamente, os procedimentos de contingncia atuais podem ser descritos da seguinte forma: 1) Autorizao da NF-e pelo Sistema de Contingncia do Ambiente Nacional - SCAN: Emisso da NF-e em contingncia com transmisso para o Sistema de Contingncia do Ambiente Nacional (SCAN) e o DANFE pode ser impresso em papel comum. A transmisso para o SCAN depende de ativao prvia pela Sefaz autorizadora, de forma que sua utilizao estar relacionada na maior parte dos casos com problemas tcnicos na Sefaz autorizadora (e no no ambiente da empresa emitente). Nesse caso, a empresa dever gerar NF-e com srie a partir de 900 (sries de 900 a 999 esto reservadas ao SCAN), seguindo normalmente os demais procedimentos. 2) Transmisso de Declarao Prvia de Emisso em Contingncia - DPEC: Emisso de NF-e em contingncia com o registro prvio do resumo das NF-e emitidas e impresso do DANFE em papel comum. O contribuinte informa ao fisco atravs do ambiente nacional da NF-e, por site ou transmisso por web service algumas informaes resumidas da NF-e que ir emitir em contingncia. O DANFE deve ser impresso no mnimo em duas vias, contendo o segundo cdigo de barras com dados adicionais da nota no lugar normalmente reservado para a impresso do Protocolo de Autorizao. Uma das vias servir para acompanhar o trnsito das mercadorias, devendo ser guardada pelo destinatrio pelo prazo decadencial, e a outra via dever ser mantida em arquivo pelo emitente pelo mesmo prazo. As NF-e emitidas com DPEC, devem ser transmitidas para SEFAZ de origem, imediatamente aps cessarem os problemas tcnicos que impediam a sua transmisso. 3) Impresso do DANFE em Formulrio de Segurana para Impresso de Documentos Auxiliares - FS-DA: Para as situaes em que exista algum impedimento para obteno da autorizao de uso da NF-e, como por exemplo, um problema no acesso
PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante 46

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

internet ou a indisponibilidade da SEFAZ de origem do emissor, o contribuinte pode optar pela emisso da NF-e em contingncia com a impresso do DANFE em Formulrio de Segurana - Documento Auxiliar (FS-DA), previsto no Convnio ICMS 96/09. Somente as empresas que tiverem adquirido o FS-DA podero optar por esta modalidade de operao em contingncia. A transmisso das NF-e emitidas em FS-DA para SEFAZ de origem ser realizada imediatamente aps cessarem os problemas tcnicos que impediam a sua transmisso. Nesta modalidade de operao em contingncia o DANFE dever ser impresso em FS-DA com no mnimo em duas vias, contendo o segundo cdigo de barras com dados adicionais da nota no lugar normalmente reservado para a impresso do Protocolo de Autorizao. Uma das vias servir para acompanhar o trnsito das mercadorias, devendo ser guardada pelo destinatrio pelo prazo decadencial, e a outra via dever ser mantida em arquivo pelo emitente pelo mesmo prazo. Nas modalidades de operao em contingncia 2 e 3, se a NF-e transmitida aps cessado o motivo que determinou a operao em contingncia vier a ser rejeitada, o contribuinte dever: I - gerar novamente o arquivo com a mesma numerao e srie, sanando a irregularidade desde que no se alterem as seguintes informaes: a) as variveis que determinam o valor do imposto tais como: base de clculo, alquota, diferena de preo, quantidade, valor da operao ou da prestao; b) os dados cadastrais que impliquem mudana do remetente ou do destinatrio; c) a data de emisso ou de sada; II - solicitar Autorizao de Uso da NF-e; III - imprimir o DANFE correspondente NF-e autorizada, no mesmo tipo de papel utilizado para imprimir o DANFE original. Em relao s NF-e que foram transmitidas antes da contingncia e ficaram pendentes de retorno, o emitente, aps a cessao das falhas, dever solicitar o cancelamento das NF-e que retornaram com autorizao de uso e cujas operaes no se efetivaram ou foram acobertadas por NF-e emitidas em contingncia, bem como solicitar a inutilizao da numerao das NF-e que no foram autorizadas nem denegadas.

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

47

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

A empresa dever observar os demais procedimentos a serem adotados, acordo com o tipo de contingncia, previstos na legislao e documentao tcnica (Ajuste SINIEF 07/05, Manual de Integrao Contribuinte). Destaca-se que vedada a reutilizao, em contingncia, nmero de NF-e transmitida com tipo de emisso "Normal", conforme da clusula dcima primeira do Ajuste SINIEF 07/05.

de na de de 14

15. Perguntas

e Respostas:

A receita disponibiliza uma srie de perguntas e respostas sobre notas fiscais eletrnicas, consulte o link disponibilizado abaixo: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/perguntasFrequentes.aspx?tipoConteu do=47FIo72z99s=

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

48

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO INSTITUTO DE EDUCAO CONTINUADA

Bons estudos! At. Prof. Alex Diamante

PUC Minas Gesto Contbil Eletrnica Sistemas Contbeis: Alex Magno Diamante

49

Vous aimerez peut-être aussi