Vous êtes sur la page 1sur 36

PEDAGOGIA & DIDTICA

De que trata? Como se articulam? Qual a diferena entre esses campos?


Educao

Pedagogia Didtica Ensino-aprendizagem

Educao - sentido amplo

Compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivduos esto envolvidos de modo necessrio e inevitvel pelo simples fato de existirem socialmente. (Libneo, 1992)

Educao...
referente sociedade humana (Brando, 1981) Sociedade Atual... genuinamente pedaggica Rdio; Jornais; Revistas; Televiso; Materiais Informativos; Instituies de ensino.

Educao como prtica social...


Fenmeno complexo, histrico e situado; Expressa as mltiplas e conflituosas determinao das sociedades humanas nas quais realiza; Necessita das vrias cincias:

Pedagogia Filosofia Histria Antropologia Psicologia e etc

Abordam o fenmeno educativo na perspectiva dos conceitos e mtodos de investigao que lhes so prprias

Educao - sentido estrito


A educao ocorre em instituies especficas, escolares ou no, com finalidades explcitas de instruo e ensino mediante uma ao consciente, deliberada e planificada, embora sem separar-se daqueles processos formativos gerais. (Libneo, 1992)

Educao Informal... aes e influncias exercidas pelo meio e pelo ambiente sciocultural. Educao No-formal... realizada em instituies educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematizao e estruturao. Educao Formal... instncias de formao, escolar onde h objetivos explcitos e uma ao intencional institucionalizada, estruturada e sistemtica.

Educao ...
No a preparao para a vida, a prpria vida (...). A educao uma constante reconstruo ou reorganizao da nossa experincia, que opera uma transformao direta da qualidade da experincia, isto , esclarece e aumenta o sentido da experincia e, ao mesmo tempo, nossa aptido para dirigirmos o curso das experincias subseqentes. (Dewey, 1979)

A prtica educativa
parte integrante da dinmica das relaes sociais, das formas da organizao social. As relaes sociais so dinmicas uma vez que constituem pela ao humana na vida social

Educao, instruo e ensino


A educao corresponde, a toda a modalidade de influncias e inter-relaes que convergem para a formao de traos de personalidade social e do carter... Implica uma concepo de mundo, de idias, valores que se traduzem em convices ideolgicas, morais, polticas....

Instruo
Refere-se formao intelectual , formao e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas mediante o domnio de certo nvel de conhecimentos sistematizados. Pode-se instruir sem educar e educar sem intruir

Ensino
Corresponde a aes, meios e condies para realizao da instruo; contm, pois a instruo. A instruo tem resultados formativos quando converge para o objetivo educativo, isto , quando os conhecimentos e habilidades e capacidades propiciadas pelo ensino se tomam princpios reguladores da ao humana

A educao portanto
Objeto de estudo da pedagogia, colocando a ao educativa como objeto de reflexo, visando descrever e explicar a natureza, seus determinantes, seus processos e modos de atuar.

Pedagogia ...
Cincia que investiga a teoria e a prtica nos seus vnculos com a prtica social global; Uma cincia sobre a atividade transformadora da realidade educativa; Cincia da, e para a educao

Pedagogia...

Viso simplista mtodos e teorias; Viso ampliada - campo de investigao

especfico cuja fonte a prpria prtica educativa e os aportes tericos providos pelas demais cincias da educao cuja tarefa o entendimento, global e intencionalmente dirigido, dos problemas educativos.

Assim a Pedagogia...

Se configura na relao entre os elementos da prtica educativa:

Aluno: sujeito que se educa; Educador; Saber; Contextos em que ocorre

(Libneo,1998, p.30)

Didtica.. .
Uma das reas da Pedagogia, que investiga os fundamentos, as condies e os modos de realizar o ensino constituindo-se a teoria do ensino . (Pimenta, 2002)

Objeto de Investigao da Didtica... ENSINO

Didtica.. .
O termo conhecido desde a Grcia antiga e l significava ensinar, fazer aprender didtica Magna Comnio: A arte de ensinar tudo a todos. A Didtica: Tcnica de dirigir e orientar a aprendizagem

Da didtica...
Instrumental didtica fundamental -Reflexo sistemtica da prtica educativa, do que acontece na escola e na aula. o estudo do processo de ensino aprendizagem e seus resultados.

Didtica.. .
Disciplina que assegura o fazer pedaggico nas diversas instituies educacionais, na sua dimenso polticosocial e tcnica; Mediao entre as bases tericocientficas da educao escolar e extraescolar e a prtica docente

DIDTICA - diz dos fins do ensino


Polticos-ideolgicos: das relaes entre conhecimento e poder; conhecimento e formao ticos: das relaes entre conhecimento e formao humana, direito, igualdade, felicidade, cidadania Psicopedaggicos: das relaes entre conhecimento e desenvolvimento das capacidades de pensar e sentir, dos hbitos, atitudes e valores Didticos: da organizao dos sistemas de ensino, currculos, organizao de recursos,

ENSINAR - ENSINAGEM
Prtica social complexa, efetivada entre o professor e aluno, englobando tanto a ao de ensinar como a de aprender, em um processo contratual, de parceria deliberada e consciente para o enfrentamento na construo do conhecimento decorrente de aes concretizadas na sala de aula.

Situaes em que cada aluno re-elabora as relaes dos contedos, por meio dos aspectos que se determinam e se condicionam mutuamente, numa ao conjunta do professor e dos alunos, com aes e nveis de responsabilidades prprias e especficas, explicitadas com clareza nas estratgias selecionadas.

Didti ca Pedag ogia

Ensin o
Aprendi zagem

Educao

Educar no apenas formar indivduos tecnicamente capazes e de modo civilizados, mas conduzir energias e estimular o desejo de aprender, desenvolvendo no indivduo todos os nveis de sua personalidade, fortalecendo o carter e estimulando a criatividade (Martinelli, 1998:83)

A Educao precisa assumir definitivamente o seu papel de formadora de seres verdadeiramente humanos, conscientes de que as necessidades coletivas esto acima das individuais e de que todos ns, independentemente de qualquer conceito, sofremos as mesmas dores e ansiamos por

A DIDTICA E A FORMAO PROFISSIONAL DO PROFESSOR

A formao um processo pedaggico, intencional e organizado. De preparao terico- cientfica e tcnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino.

EDUCAO PARA LIBNEO


-EDUCAO- Possui um conceito amplo,so as influncias e interaes sociais que ocorrem na escola que convergem na formao da personalidade e carter social! TIPOS (Dependendo dos objetivos) Formal ( dentro dos sist.educ.) No formal ( fora o sist. Educac. )

Principais Assuntos do ConcursoLibneo/ 1994

1.A didtica como prtica educativa FUNO:Democratizao do Ensino; FOCO= o processo ensino aprendizagem; CARTER= Aglutinador dos contedos.

Principais assuntos do Concurso...

Principais Assuntos do Concurso -CONCEITO DE DIDTICA ?

R= o principal ramo da Pedagogia ( uma cincia que extrai


o que h de melhor nas outras reas)

DIDTICA; o principal campo de estudo da pedagogia.

Principais Assuntos do Concurso

7- A DIDTICA COLOCA-SE PARA ASSEGURAR O FAZER PEDAGGICO NA ESCOLA EM DIMENSES!!

O TEMPO HOJE PROMETE

AS DIMENSES DA DIDTICA

AS 3 DIMENSES DA DIDTICA NO FAZER PEDAGGICO =PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM... TCNICA:Planej./ Mtod./ Aval. HUMANA: Sujeito(rea emoc., social,contexto da realidade do aluno...) POLTICA :currculo, polt. publicas

AFORMAO DO PROFESSOR
A DIDTICA E O PROFESSOR... TERICO/CIENTFICA...Sociologia; Psicologia; Filosofia e reas afins TCNICO/ PRTICA... Metodologias; DIDTICA Recurso,didtica.

Viso Contempornea

Ensinar e Aprender so como as duas faces da mesma moeda


LIBNEO: A Didtica ao mesmo tempo uma matria de estudo fundamental,na formao do professor, e um meio de trabalho do qual os professores se servem para dirigir a atividade de ensino, cujo resultado a aprendizagem dos contedos pelos alunos!

Principais Assuntos do Concurso

-OS COMPONENTES DA DIDTICA

Vamos construir juntos...? A- internos B-externos Fechamos com a relao professor x aluno...

Obs:cada componente ser estudado separadamente.

GILVANDA SOARES TORRES

Vamos realizar provas de concursos anteriores...

Vous aimerez peut-être aussi