Vous êtes sur la page 1sur 10

25/07/2012

DIREITO TRIBUTRIO
Professor Rogrio Correia
Doutorando em Cincias jurdico-econmicas e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra/Portugal Ps-graduado em Direito Tributrio pela FGV/RJ Especialista em Gerncia Contbil, Finanas e Auditoria Advogado inscrito na OAB/SP sob n. 228.766 E-mail: roger.diasadv@yahoo.com.br

CONCEITO DE ESTADO
O Estado apresenta-se como uma instituio poltica e juridicamente organizada que tem por finalidade a satisfao das necessidades da vida coletiva.

A existncia do Estado importa em despesas que devero ser custeadas por alguma fonte de financiamento.
2

Fontes histricas de financiamento estatal


Extorses sobre outros povos Recebimento de doaes voluntrias Receitas decorrentes dos bens do Estado Exigncia de Tributos

25/07/2012

Principais formas de financiamento do Estado contemporneo

RECEITAS PATRIMONIAIS

RECEITAS TRIBUTRIAS

EXPLORAO DO PATRIMNIO DO ESTADO

EXIGNCIA DE TRIBUTOS

Evoluo histrica da tributao

ESTADO FISCAL NEOLIBERAL ESTADO FISCAL SOCIAL

ESTADO FISCAL LIBERAL SC. XIX

ESTADO PATRIMONIAL - SEC. XVI

O Perfil fiscal do Estado brasileiro


O exerccio da atividade econmica dever ser desenvolvido pela iniciativa privada (art. 173 da CF) Cabe ao Estado assegurar a prestao de alguns servios, tais como: Sade (art. 196 da CF) Educao (art. 205 e 208 da CF) Assistncia social aos necessitados (art. 203 da CF) Assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos (art. 5., inc. LXXIV, da CF)
6

25/07/2012

CONCEITO DE TRIBUTO
Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano por ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. (art. 3. do CTN).

ELEMENTOS DO CONCEITO
Prestao Pecuniria Tributos in natura ou in labore Da dao em pagamento Questo dos indexadores

Cont.
Prestao compulsria Obrigao imposta, sendo irrelevante a vontade das partes. Decorre do princpio da legalidade.

25/07/2012

Cont.
Prestao que no constitui sano por ato ilcito Distino entre tributo e multa Questo dos rendimento ilcitos Princpio da pecunia no olet (dinheiro no cheira)

10

Cont.
Prestao instituda em lei Decorrncia do princpio democrtico No taxation without representatiton Tributo autoconsentido

11

Cont.
Prestao cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada Decorrncia do principio da legalidade Ausncia de discricionariedade da autoridade administrativa Princpio da indisponibilidade do interesse pblico.
12

25/07/2012

ESPCIES TRIBUTRIAS
Teorias bipartida, tripartida, quadripartida e pentapartida

TRIPARTIDA
a) IMPOSTOS b) TAXAS c) CONTRIBUIES DE MELHORIA

PENTAPARTIDA
a) IMPOSTOS b) TAXAS c) CONTRIBUIES DE MELHORIA d) EMPRSTIMOS COMPULSRIOS e) CONTRIBUIES ESPECIAIS

Fundamento no art. 4. do CTN

13

IMPOSTOS
Tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independentemente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte (art. 16 do CTN).

14

CARACTERSTICAS
Incidem sobre situaes que revelam aptido econmica do sujeito passivo; Destinam-se ao financiamento das despesas gerais do Estado (uti universi); Unilateralidade (carter contributivo) Vedao da vinculao do produto arrecadao (art. 167, IV, da CF) da
15

25/07/2012

TAXAS
Tributo que tem como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, EFETIVA OU POTENCIAL, de servio pblico ESPECFICO E DIVISVEL, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio (art. 77 do CTN). Tributo bilateral (contraprestacional)

16

Taxa de polcia - caractersticas


Fundamento: supremacia do interesse pblico sobre o privado. Definio do poder de polcia (art. 78 do CTN) O exerccio do poder de polcia tem que ser efetivo. Ex. Alvar de funcionamento.

17

Taxas de servio
Caractersticas Servios so comodidades materialmente fruveis Os servios efetivos ou potenciais Os servios devem ser especficos e divisveis Ex. taxa de gua, taxa de coleta de lixo, custas judiciais etc.
18

25/07/2012

Base de clculo das taxas


As taxas no podem ter base de clculo prpria de impostos (art. 145, 2., da CF) A base de clculo deve estar relacionada com o custo da atividade ou servio pblico prestado a cada contribuinte (relao custo/benefcio) Questo das custas judiciais Smula 667 do STF: Viola a garantia constitucional de acesso jurisdio a taxa judiciria calculada sobre o Valor da causa.
19

Taxas e Tarifas notas distintivas


TAXAS a) regime tributrio b) Receita derivada c) O sujeito ativo deve ser pessoa jurdica de direito pblico d) Visam remunerar servios pblicos essenciais ao interesse pblico TARIFAS a) Regime contratual b) Receita originria c) O sujeito ativo pode ser pessoa jurdico de direito privado d) Visam remunerar servios pblicos no essenciais (servios postais, energia, telefone, gs)
20

CONTRIBUIO DE MELHORIA
Tributo institudo para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel (art. 81 do CTN).
21

25/07/2012

FATO GERADOR DA CM
Realizao de obra pelo Estado

+
Valorizao dos imveis vizinhos Fundamento: vedao ao enriquecimento sem causa
22

Contribuio de melhoria - limites


Na cobrana da contribuio de melhoria devem ser observados os seguintes limites (art. 81 do CTN): LIMITE TOTAL: valor gasto com a obra LIMITE INDIVIDUAL: acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado.
23

Requisitos para cobrana da contribuio de melhoria art. 82 do CTN


I - publicao prvia dos seguintes elementos: a) memorial descritivo do projeto; b) oramento do custo da obra; c) determinao da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuio; d) delimitao da zona beneficiada; e) determinao do fator de absoro do benefcio da valorizao para toda a zona ou para cada uma das reas diferenciadas, nela contidas; II - fixao de prazo no inferior a 30 (trinta) dias, para impugnao pelos interessados, de qualquer dos elementos referidos no inciso anterior; III - regulamentao do processo administrativo de instruo e julgamento da impugnao a que se refere o inciso anterior, sem prejuzo da sua apreciao judicial.

24

25/07/2012

EMPRSTIMOS COMPULSRIOS
Previso art. 148 da CF/88 Pressupostos: Atender despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; No caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional.
25

CARACTERSTICAS DO EMPRSTIMO COMPULSRIO

Exigncia de pressupostos Competncia privativa da Unio Dever de restituio Receita vinculada Instituio por COMPLEMENTAR. meio de LEI

O fato gerador pode consistir em atividade vinculada ou no vinculada


26

CONTRIBUIES ESPECIAIS Art. 149 da CF


Seguridade Social Contribuies sociais Contribuies gerais
COFINS, CSLL, CPP, PIS/PASEP Salrio educao e contribuies para o sistema

S
Contribuio de interveno Domnio Econmico Contribuies corporativas Contribuio para custeio do servio de Iluminao Pblica no

(SENAC, SESI, etc.) CIDE -Combustveis

CRC, CRO, CRA, etc..

COSIP
27

25/07/2012

CARACTERSTICAS
Vinculao do produto da arrecadao Competncia exclusiva da unio, ressalvado o disposto no 1. do art. 149 e o art. 149 A da CF. Fato gerador pode ser tanto vinculado quanto no vinculado.

28

10

Vous aimerez peut-être aussi