Vous êtes sur la page 1sur 13

COREN

Lngua Portuguesa Leitura e interpretao de diversos tipos de textos (literrios e no literrios). Sinnimos e antnimos. Sentido prprio e figurado das palavras. Pontuao. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advrbio, preposio e conjuno: emprego e sentido que imprimem s relaes que estabelecem. Concordncia verbal e nominal. Regncia verbal e nominal. Colocao pronominal. Crase. Matemtica Operaes com nmeros reais. Mnimo mltiplo comum e mximo divisor comum. Razo e proporo. Porcentagem. Regra de trs simples e composta. Mdia aritmtica simples e ponderada. Juros simples. Equao do 1. e 2. graus. Sistema de equaes do 1. grau. Relao entre grandezas: tabelas e grficos. Sistemas de medidas usuais. Noes de geometria: forma, permetro, rea, volume, ngulo, teorema de Pitgoras. Raciocnio lgico. Resoluo de situaes-problema. Atualidades Fatos polticos, econmicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2013, divulgados na mdia local e/ou nacional. Noes de Informtica MS-Windows 7: conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, tabelas, impresso, controle de quebras e numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MSExcel 2010: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura bsica das apresentaes, conceitos de slides, anotaes, rgua, guias, cabealhos e rodaps, noes de edio e formatao de apresentaes, insero de objetos, numerao de pginas, botes de ao, animao e transio entre slides. Correio Eletrnico: uso de correio eletrnico, preparo e envio de mensagens, anexao de arquivos. Internet: Navegao Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impresso de pginas.

CREFITO
LNGUA PORTUGUESA: Interpretao de texto. Acentuao grfica. Pontuao. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advrbio, preposio e conjuno: emprego e sentido que imprimem s relaes que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocao pronominal. Concordncia verbal e nominal. Regncia verbal e nominal. Crase. Sinnimos, antnimos e parnimos. Sentido prprio e figurado das palavras. RACIOCNIO LGICO: Noes de lgica: proposies, conectivos e negao de proposies compostas. Conjuntos: caracterizao, pertinncia, incluso e igualdade, unio, interseco, diferena e produto cartesiano. Composio de funes. Funo inversa. Principais funes elementares: 1 grau, 2 grau, exponencial e logartmica. Progresses aritmticas e geomtricas. Anlise combinatria. Trigonometria. Geometria (plana e espacial). Matrizes e Determinantes. Regra de trs simples e composta. Porcentagem. Matemtica Comercial e Financeira: juros (simples e composto), montante e descontos. NOES DE INFORMTICA: Uso de correio eletrnico, preparo de mensagens (anexao de arquivos, cpias). Microsoft Word 2007: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, e tabelas, impresso, ortografia e gramtica, controle de quebras, numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Microsoft Excel 2007: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao. Microsoft PowerPoint 2007: estrutura bsica das apresentaes, conceitos de slides, anotaes rgua, guias cabealhos e rodaps, noes de edio e formatao de apresentaes, insero de objetos, numerao de pginas, botes de ao, animao e transio. Microsoft Windows XP/Vista/7: conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos Microsoft Office. Navegao Internet, conceitos de URL, links, sites, impresso de pginas, Internet Explorer e Google Chrome.

PARA O EMPREGO DE ESCRITURRIO CONHECIMENTOS ESPECFICOS: Controle de expedio, recebimento e arquivamento de documentos em geral. Uso de equipamentos de escritrios: materiais de consumo, fax, mquinas de calcular, copiadora, impressora e perifricos do computador. Atendimento com qualidade (pblico interno e externo), pessoalmente, por telefone ou mensagens eletrnicas; Redao, digitao de documentos em geral e elaborao de planilhas em geral. Noes sobre arquivo: conceitos bsicos, e tcnicas de arquivamento. Noes sobre correspondncia oficial e comercial: tipos de documentos, abreviaes e formas de tratamento. tica e sigilo profissional. Almoxarifado e estoque: caractersticas, controle e gesto. Noes de Legislao: Decreto Lei n 938 de 13/10/69. Lei Federal n 6.316 de 17/12/1975 (Alterada pela Lei Federal n 9.098, de 19/09/1995). Lei Federal n 9784 de 29/01/1999 (Alterada pela Lei n 11.417/2006 e Lei n 12.008/2009). Resolues COFFITO n 08/1978 (alterada pelas Resolues n 15/1980, 18/1981, 28/1982, 184/1998, 331/2007, 353/2008, 359/2008, 410/2011 e 426/2013), 37/1984, 139/1992 (alterada pela Resoluo n 153/1993), 182/1997, 224/2001 e 244/2002. Essas resolues podem ser encontradas no site do COFFITO - www.coffito.org.br

IMESC
Lngua Portuguesa Leitura e interpretao de diversos tipos de textos (literrios e no literrios). Sinnimos e antnimos. Sentido prprio e figurado das palavras. Pontuao. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advrbio, preposio e conjuno: emprego e sentido que imprimem s relaes que estabelecem. Concordncia verbal e nominal. Regncia verbal e nominal. Colocao pronominal. Crase. Matemtica Operaes com nmeros reais. Mnimo mltiplo comum e mximo divisor comum. Razo e proporo. Porcentagem. Regra de trs simples e composta. Mdia aritmtica simples e ponderada. Juro simples. Equao do 1. e 2. graus. Sistema de equaes do 1. grau. Relao entre grandezas: tabelas e grficos. Sistemas de medidas usuais. Noes de geometria: forma, permetro, rea, volume, ngulo, teorema de Pitgoras. Raciocnio lgico. Resoluo de situaes-problema. Atualidades Questes relacionadas a fatos polticos, econmicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2 semestre de 2012, divulgados na mdia local e/ou nacional. Noes de Informtica MS-Windows 7: conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, tabelas, impresso, controle de quebras e numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MSExcel 2010: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura bsica das apresentaes, conceitos de slides, anotaes, rgua, guias, cabealhos e rodaps, noes de edio e formatao de apresentaes, insero de objetos, numerao de pginas, botes de ao, animao e transio entre slides. Correio Eletrnico: uso de correio eletrnico, preparo e envio de mensagens, anexao de arquivos. Internet: Navegao Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impresso de pginas.

ESPECFICAS OPO 008 - EXECUTIVO PBLICO Governo e administrao pblica: noes de governo, administrao pblica, organizao da administrao: administrao direta, administrao indireta (entidades integrantes da administrao indireta) e administrao auxiliar. Modalidades administrativas: agncias reguladoras, contrato de gesto, agncias executivas, organizaes sociais e organizaes da sociedade civil de interesse coletivo. Administrao por Objetivos (APO): fixao de objetivos, planejamento estratgico e planejamento ttico e ciclo da APO. Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO): as mudanas e as organizaes, conceito de DO, os processos de DO, os tipos de atividades de DO e modelos de DO. Teoria da contingncia e administrao estratgica: abrangncia da estratgia, planejamento estratgico, anlise do ambiente, diagnstico organizacional, preparao do plano estratgico, seleo de estratgias, implementao de estratgias, acompanhamento e controle. Conceitos, tcnicas e metodologias para o gerenciamento de projetos: integrao, escopo, prazo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicao, riscos e aquisies do projeto. Noes bsicas de oramento pblico: tipos de oramento, princpios oramentrios, ciclo oramentrio e espcies de oramento. Receita pblica: conceito, classificao, estgios, codificao e receita por fonte de recursos. Despesa pblica: conceito, classificao, estgios, restos a pagar, despesas de exerccios anteriores, suprimento de fundos, dirias e codificao da despesa. Subvenes e transferncia de recursos: subvenes financeiras, transferncias voluntrias, convnio, contrato de repasse, procedimentos para aplicao de recursos, transferncias legais, fundos especiais e transferncias constitucionais. tica e responsabilidade social. Princpios da Administrao Pblica. Improbidade administrativa. Ato administrativo. Processo administrativo. Licitao e contrato administrativo. Convnios e consrcios administrativos. Infraes e sanes administrativas. Agentes pblicos. Servidores pblicos. Cargo, emprego e funo. Regimes jurdicos. Provimento. Exerccio. Vacncia. Contagem de tempo. Direitos e deveres. Estabilidade e efetividade. Sistema remuneratrio. Acumulao de cargos, empregos e funes. Responsabilidade dos agentes pblicos. Processo administrativo disciplinar e sindicncia. Infraes e sanes disciplinares. O Estatuto dos Servidores Pblicos do Estado de So Paulo e legislao complementar.

INSS Lngua Portuguesa 1 Compreenso e interpretao de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuao grfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da orao e do perodo. 8 Pontuao. 9 Concordncia nominal e verbal. 10 Regncia nominal e verbal. 11 Significao das palavras. 12 Redao de correspondncias oficiais. tica no Servio Pblico 1 Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: Decreto N 1.171, de 22 de junho de 1994 e Decreto N 6.029, de 1 de fevereiro de 2007. Noes de Informtica 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados Internet e a intranet. 3 Conceitos e modos de utilizao de ferramentas e aplicativos de navegao, de correio eletrnico, de grupos de discusso, de busca e pesquisa. 4 Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informtica. 5 Conceitos e modos de utilizao de aplicativos para edio de textos, planilhas e apresentaes. 6 Conceitos e modos de utilizao de sistemas operacionais Windows e Linux. Noes de Direito Administrativo 1 Estado, governo e administrao pblica: conceitos, elementos, poderes e organizao; natureza, fins e princpios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princpios. 3 Organizao administrativa da Unio; administrao direta e indireta. 4 Agentes pblicos: espcies e classificao; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e funo pblicos; regime jurdico nico: provimento, vacncia, remoo, redistribuio e substituio; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierrquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficcia; atributos; extino, desfazimento e sanatria; classificao, espcies e exteriorizao; vinculao e discricionariedade. 7 Servios Pblicos; conceito, classificao, regulamentao e controle; forma, meios e requisitos; delegao: concesso, permisso, autorizao. 8 Controle e responsabilizao da administrao: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei n. 8.429/92 (dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo da administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias). 9 Licitaes. 9.1 Fundamento constitucional. Conceito e modalidades. 9.2 Regime de licitaes da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993 e alteraes. Dispensa e inexigibilidade. Revogao e anulao, hipteses e efeitos. 9.3 Contrato administrativo. Conceito e caractersticas. Invalidao. 9.4 Principais espcies de contratos administrativos. 9.5 Alterao, inexecuo e resciso dos contratos administrativos. 9.6 Lei n 10.520, de 17 de julho de 2002. 9.7 Decreto n 5.450, de 31 de maio de 2005. Noes de Direito Constitucional

1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos polticos; partidos polticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e polticos. 2 Poder Legislativo: fundamento, atribuies e garantias de independncia. 3 Processo legislativo: fundamento e garantias de independncia, conceito, objetos, atos e procedimentos. 4 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de Governo; atribuies e responsabilidades do Presidente da Repblica. 5 Poder Judicirio: disposies gerais; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justia; tribunais regionais federais e juzes federais; tribunais e juzes dos estados. 6 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educao, cultura e desporto; cincia e tecnologia; comunicao social; meio ambiente; famlia, criana, adolescente e idoso. Noes de Direito Previdencirio 1 Das finalidades e dos princpios bsicos. 2 Dos benefcios da Previdncia Social: Dos Regimes da Previdncia Social, Regime Geral da Previdncia Social. 3 Das prestaes em geral. 4 Do recolhimento da filiao. 5 Da habilitao e reabilitao profissional. 6 Das contribuies da Unio, das contribuies do segurado, da empresa e do empregador domstico. 7 Do salrio de contribuio. 8 Organizao da Seguridade Social. 9 Recursos. 10 Convnios, contratos, credenciamentos e acordos.

Conhecimentos especficos - formao em Administrao (cdigo ADMIN) I - ADMINISTRAO GERAL E PBLICA: 1 Evoluo da administrao. 1.1 Principais abordagens da administrao (clssica at contingencial). 1.2 Evoluo da administrao pblica no Brasil (aps 1930): reformas administrativas e a nova gesto pblica. 2 Processo administrativo. 2.1 Funes de administrao: planejamento, organizao, direo e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratgico: viso, misso e anlise SWOT. 2.2.2 Anlise competitiva e estratgias genricas. 2.2.3 Redes e alianas. 2.2.4 Planejamento ttico. 2.2.5 Planejamento operacional. 2.2.6 Administrao por objetivos. 2.2.7 Balanced scorecard. 2.3.2 2.2.8 Tipos Processo de decisrio. 2.3 Organizao. caractersticas, 2.3.1 Estrutura e organizacional. departamentalizao: vantagens

desvantagens de cada tipo. 2.3.3 Organizao informal. 2.3.4 Cultura organizacional. 2.4 Direo. 2.4.1 Motivao e liderana. 2.4.2 Comunicao. 2.4.3 Descentralizao e delegao. 2.5 Controle. 2.5.1 Caractersticas. 2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 2.5.3 Sistema de medio de desempenho organizacional. 3 Gesto da qualidade e modelo de excelncia gerencial. 3.1 Principais tericos e suas contribuies para a gesto da qualidade. 3.2 Ferramentas de gesto da qualidade. 4 Gesto de projetos. 4.1 Elaborao, anlise e avaliao de projetos. 4.2 Principais caractersticas dos modelos de gesto de projetos. 4.3 Projetos e suas etapas. 5 Gesto de processos. 5.1 Conceitos da abordagem por processos. 5.2 Tcnicas de mapeamento, anlise e melhoria de processos. 5.4 Noes de estatstica aplicada ao controle e melhoria de processos. II - ADMINISTRAO ORAMENTRIA, FINANCEIRA E ORAMENTO PBLICO: 1 O papel do Estado e a atuao do governo nas finanas pblicas; formas e dimenses da interveno da administrao na economia. 2 Oramento pblico e sua evoluo. 2.1 Oramento como instrumento do planejamento governamental. 2.2 Princpios, diretrizes e classificaes oramentrios. 2.3 Oramento pblico no Brasil. 2.3.1 Plano Plurianual. 2.3.2 Oramento anual. 2.3.3 Outros planos e programas. 2.3.4 Sistema e processo de oramentao. 2.3.5 Processo oramentrio. 2.3.6 Mtodos, tcnicas e instrumentos do oramento pblico; normas legais aplicveis. 2.3.7 SIDOR e SIAFI. 2.3.8 Receita pblica: categorias, fontes, estgios; dvida ativa. 2.3.9 Despesa pblica: categorias, estgios. 2.3.10 Suprimento de fundos. 2.3.11 Restos a pagar. 2.3.12 Despesas de exerccios anteriores. 2.3.13 A conta nica do Tesouro. 4 Programao e execuo oramentria e financeira. 4.1 Acompanhamento da execuo. 4.2 Sistemas de informaes. 4.3 Alteraes oramentrias. 4.4 Crditos ordinrios e adicionais. 5 Receita pblica: categorias, fontes e estgios; dvida ativa. 6 Despesa pblica: categorias e estgios; restos a pagar; despesas de exerccios anteriores; dvida flutuante e fundada; suprimento de fundos. III - GESTO DE PESSOAS: 1 Conceitos, importncia, relao com os outros sistemas de organizao. 2 Fundamentos, teorias e escolas da administrao e o seu impacto na gesto de pessoas. 3 funo do rgo de recursos humanos. 3.1 Atribuies bsicas e objetivos. 3.2 Polticas e sistemas de informaes gerenciais. 4 Comportamento organizacional. 4.1 Relaes indivduo/organizao. 4.2 Liderana, motivao e desempenho. 4.3 Qualidade de vida. 5 Competncia interpessoal. 6 Gerenciamento de conflitos. 7 Gesto da mudana. 8 Recrutamento e seleo. 8.1 Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. 8.2 Tcnicas de seleo: vantagens, desvantagens e processo decisrio. 9 Anlise e descrio de cargos: objetivos, mtodos, vantagens e desvantagens. 10 Gesto de

desempenho. 10.1 Objetivos. 10.2 Mtodos de avaliao de desempenho: caractersticas, vantagens e desvantagens. 11 Desenvolvimento e capacitao de pessoal. 11.1 Levantamento de necessidades. 11.2 Programao, execuo e avaliao. 12 Administrao de cargos, carreiras e salrios. 13 Regime dos servidores pblicos federais: admisso, demisso, concurso pblico, estgio probatrio, vencimento bsico, licena, aposentadoria. 14 Gesto por competncias. 15 Tendncias em gesto de pessoas no setor pblico. IV - ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS: 1 Classificao de materiais. 1.1 Atributos para classificao de materiais. 1.2 Tipos de classificao. 1.3 Metodologia de clculo da curva ABC. 2 Gesto de estoques. 3 Compras. 3.1 Organizao do setor de compras. 3 Etapas do processo. 3.3 Perfil do comprador. 3.4 Modalidades de compra. 3.5 Cadastro de fornecedores. 4 Compras no setor pblico. 4.1 Modalidades, dispensa e inexigibilidade de licitao pblica. 4.2 Objeto de licitao. 4.3 Edital de licitao. 4.4 Prego. 4.5 Contratos e compras. 4.6 Convnios, contratos de gesto e termos similares. 5 Recebimento e armazenagem. 5.1 Entrada. 5.2 Conferncia. 5.3 Objetivos da armazenagem. 5.4 Critrios e tcnicas de armazenagem. 5.5 Arranjo fsico (leiaute). 6 Distribuio de materiais. 6.1 Caractersticas das modalidades de transporte. 6.2 Estrutura para distribuio. 7 Gesto patrimonial. 7.1 Tombamento de bens. 7.2 Controle de bens. 7.3 Inventrio. 7.4 Alienao de bens. 7.5 Alteraes e baixa de bens.

PRODESP
Portugus: Interpretao de texto. Acentuao grfica. Crase. Pontuao. Ortografia. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocao. Termos integrantes da orao: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal. Significao das palavras: sinnimos, antnimos. Sentido prprio e figurado das palavras. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advrbio, preposio, conjuno (classificao e sentido que imprimem s relaes entre as oraes). Aspectos gerais da redao oficial. Raciocnio Lgico: Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lgica das relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. As questes desta prova podero tratar das seguintes reas: estruturas lgicas, lgicas de argumentao, diagramas lgicos. Matemtica: Operaes com nmeros reais. Grandezas (comprimento, massa, tempo, rea e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razo e Proporo: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de trs simples). Noes de: dzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um tero ou tera parte. Sistema Monetrio Nacional - Real. Permetro e rea de quadrado e retngulo. Juros simples e compostos. Equao de 1 e 2 graus. Progresses aritmticas e geomtricas. Resoluo de situaesproblema. Conceitos bsicos de geometria. Anlise combinatria. Microinformtica: Outlook Express: uso de correio eletrnico (preparo de mensagens, anexao de arquivos, cpias). Microsoft Word 2000/2003/2007: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, tabelas, impresso, ortografia e gramtica, controle de quebras, numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, caixas de texto. Microsoft Excel 2000/2003/2007: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao. Ambiente Internet Explorer: navegao Internet, links, sites, impresso de pginas.

A06 - Analista Suporte Gesto (Administrativo) Contedo programtico especfico: Consolidao das Leis do Trabalho (CLT); Fundamentos de Custos e Oramento; Conhecimentos subsistemas de RH; Administrao geral das rotinas de Execuo Financeira (contas a pagar, contas a receber); Administrao geral das rotinas de Execuo Financeira (faturamento, fluxo de caixa e acompanhamento financeiro de contratos); Comunicao e Redao empresarial; Noes sobre Normas Regulamentadoras de Segurana do Trabalho; Noes de Logstica e Administrao de materiais; Licitaes (Lei 8666/93) - noes modalidades licitatrias; Modalidade licitatria Prego com nfase em sua realizao na forma eletrnica (Lei 10520/2002 e respectiva regulamentao Paulista, decretos, resolues etc.); Conhecimentos e fundamentos sobre elaborao de editais e contratos; Normas e Procedimentos / Organizao e Mtodos; Tcnicas de empreendedorismo (fonte original atendimento ao cliente planejar, organizar, dirigir e controlar); Prova de Microinformtica Nvel Intermedirio; Anlise de dados estatsticos e interpretao de relatrios; Administrao geral das rotinas de Execuo Financeira (contas a pagar, contas a receber, tesouraria, faturamento, fluxo de caixa e acompanhamento financeiro de contratos); Fundamentos de Custos e Oramento; Gesto de Recursos Humanos; Teoria Geral da Administrao. LEI N 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informaes previsto no inciso XXXIII do art. 5, no inciso II do 3 do art. 37 e no 2 do art. 216 da Constituio Federal; altera a Lei N 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei N 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no8.159, de 8 de janeiro de 1991; e d outras providncias e o Decreto 7.845/12.

E15 - Especialista Suporte Gesto (Administrativo) Contedo programtico especfico: Administrao geral das rotinas de Execuo Financeira (contas a pagar, contas a receber, faturamento, fluxo de caixa e acompanhamento financeiro de contratos); Anlise de dados estatsticos e interpretao de relatrios; Comunicao e Redao empresarial; Conhecimentos e fundamentos sobre elaborao de editais e contratos; Conhecimentos subsistemas de RH (Gesto de Recursos Humanos); Consolidao das Leis do Trabalho (CLT); Modalidade licitatria Prego com nfase em sua realizao na forma eletrnica (Lei 10520/2002 e respectiva regulamentao Paulista, decretos, resolues, etc.); Estatuto do Servidor Pblico (administrao de frias, licenas, benefcios e frequncia) (nvel bsico); Fundamentos de Custos e Oramento; Licitaes (Lei N 8666/93) - noes modalidades licitatrias; Noes da Lei 10294 de 20 de abril de 1999 - Proteo e Defesa do Usurio do Servio Pblico do Estado SP - Captulo II - Seo I, II e III; Noes de Logstica e Administrao de materiais; Normas e Procedimentos / Organizao e Mtodos; Normas Regulamentadoras de Segurana do Trabalho; Organogramas e fluxogramas; Tcnicas de apresentao e conduo de Reunies; Tcnicas de empreendedorismo (fonte original atendimento ao cliente - planejar, organizar, dirigir e controlar); Tcnicas de liderana, Planejamento, delegao, feedback; Teoria Geral da Administrao. LEI N 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informaes previsto no inciso XXXIII do art. 5, no inciso II do 3 do art. 37 e no 2 do art. 216 da Constituio Federal; altera a Lei N 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei N 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei N 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e d outras providncias e o Decreto 7.845/12.

UFABC
LNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretao de diversos tipos de textos (literrios e no literrios). Sinnimos e antnimos. Sentido prprio e figurado das palavras. Pontuao. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advrbio, preposio e conjuno: emprego e sentido que imprimem s relaes que estabelecem. Concordncia verbal e nominal. Regncia verbal e nominal. Colocao pronominal. Crase. MATEMTICA Operaes com nmeros reais. Potncias e razes. Razo e proporo. Porcentagem. Regra de trs simples e composta. Mdia aritmtica simples e ponderada. Juro simples. Equao do 1 e 2 graus. Sistema de equaes do 1 grau. Relao entre grandezas: tabelas e grficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, permetro, rea, volume, ngulo, teorema de Pitgoras. Raciocnio lgico. Resoluo de situaes-problema. LEGISLAO Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990; Lei Federal n 8.666, de 21 de junho de 1993; Lei n 12.527, de 18 de novembro de 2011 NOES DE INFORMTICA MS-Windows 7: conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, tabelas, impresso, controle de quebras e numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MSExcel 2010: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura bsica das apresentaes, conceitos de slides, anotaes, rgua, guias, cabealhos e rodaps, noes de edio e formatao de apresentaes, insero de objetos, numerao de pginas, botes de ao, animao e transio entre slides. Correio Eletrnico: uso de correio eletrnico, preparo e envio de mensagens, anexao de arquivos. Internet: Navegao Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impresso de pginas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS - ADMINISTRADOR As Funes Administrativas: planejamento, organizao, direo e controle. Introduo administrao pblica: o contorno institucional e organizacional; importncia da sociedade civil. Inovao na gesto pblica. Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990 - Regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Recursos humanos: os servidores pblicos nas administraes direta e indireta; cargos de carreira e comisso: celetista e estatutrio; planejamento de recursos humanos: dimensionamento, competncias essenciais; recrutamento e seleo no setor pblico; treinamento e desenvolvimento: conceitos; autodesenvolvimento; organizaes do aprendizado. Decreto n 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Gesto por competncias. Avaliao de Desempenho: objetivos, mtodos, vantagens e desvantagens. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programao, execuo e avaliao. Gesto por processos. Sistemas e mtodos: teoria das organizaes; desenho de organizaes: tipos e forma de configuraes organizacionais; metodologia para redesenho de processos e organizaes. Planejamento socioeconmico na administrao pblica: planejamento oramentrio financeiro: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria Anual; avaliao de planos e projetos; Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal. Recursos patrimoniais e materiais: introduo administrao patrimonial e de materiais; suprimentos: Lei Federal n 8.666, de 21 de junho de 1993 - licitao e contratos; Lei n 10.520, de 17 de julho de 2002 - prego: presencial e eletrnico. Controladoria: conceitos bsicos; financeira x controladoria estratgica; o papel da controladoria estratgica como suporte gesto de polticas pblicas, com nfase na eficcia da governana das organizaes do setor pblico. Formas de organizao do Estado: pblico e privado: o papel do Estado e as parcerias na realizao de polticas pblicas: formulao, delegao, autonomia e controle. Gesto de projetos.

Vous aimerez peut-être aussi