Vous êtes sur la page 1sur 16

Captulo III

O que a Verdade
SUMRIO: 1. A Verdade como Correspondncia ou Relao. 2. A Verdade como Revelao ou Manifestao. 3. A Verdade como Conformidade. 4. A Verdade como Coerncia. 5. A Verdade como Utilidade. 6. Verdade e conjetura. 7. A Verdade no Direito. 8. Concluses.

Vimos o problema da certeza e seus vrios tipos. Em aprofundamento a esse tema, devemos abordar a questo da verdade, ainda como problema do conhecimento, ou seja, como o homem conhece as coisas e chega verdade. Um primeiro ponto diz respeito validez ou eficcia dos procedimentos cognoscitivos ou processos de conhecimento. a qualidade pela qual um procedimento cognitivo resulta eficaz ou tem xito; pode ser um processo mental, lingstico ou simblico; ele prescinde da distino entre a definio da verdade e critrio da verdade. Segundo ponto: mostrar que na Filosofia existem cinco conceitos de verdade: o primeiro, como correspondncia ou relao; o segundo, como revelao ou manifestao; o terceiro, como conformidade a uma regra; o quarto como coerncia; e o quinto como utilidade. Os mais conhecidos e difundidos na Filosofia so os dois primeiros: conceitos de verdade como correspondncia ou relao e como manifestao ou revelao; eles no se excluem, pois um racional e o outro metafsico-teolgico; encontram-se freqentemente num mesmo filsofo; mas so distintos e um no se reduz ao outro; so separados, mas se encontram juntos muitas vezes. 1

1. A Verdade como Correspondncia ou Relao

1. Nicola ABBAGNANO. Diccionario de Filosofia (1992). Verbete Verdad, p.1180ss, a quem seguiremos nas citaes.

O que a Verdade

44

O primeiro conceito de verdade o de correspondncia ou relao: o mais antigo e mais difundido, desde os pr-socrticos. Plato 2, em seu dilogo sobre o discurso, afirmava: "verdadeiro o discurso que diz as coisas como so, falso o que diz como no so". Aristteles, 3 por sua vez, ensinava que: "Negar o que e afirmar o que no , o falso; enquanto afirmar o que e negar o que no , o verdadeiro". Este filsofo, para ns, dos mais importantes, enunciou dois teoremas fundamentais sobre este conceito de verdade: o primeiro, que a verdade est no pensamento ou na linguagem, no no ser ou na coisa 4. A verdade, portanto, est dentro de ns, no pensamento ou naquilo que falamos. O segundo: a medida da verdade o ser ou a coisa, no o pensamento ou o discurso 5; por exemplo, uma coisa no branca porque se afirma como verdade que tal, mas se afirma como verdade que tal porque branca. Depois destes pensadores, os esticos e os epicreos seguem admitindo que verdade a correspondncia do conhecimento com a coisa. Ento, a verdade como correspondncia ou relao se d entre o conhecimento e a coisa. No sabemos que objeto este, at o momento em que a inteligncia nos explica o que isto, como o objeto tal. Ento, a verdade a relao ou a correspondncia entre a coisa e o nosso pensa-mento. Este raciocnio vai prevalecer na Filosofia, at hoje. Em relao a estes conceitos, Santo Agostinho 6 definia o que era "verdadeiro", no a verdade, "o que assim, tal como aparece", ou "o que revela o que ou que se manifesta a si mesmo". Ele identifica o Verbo ou Logos como uma primeira, imediata e perfeita manifestao do Ser. J Santo Toms 7 define a verdade - esta a expresso mais freqente na Filosofia - como: "conformidade entre o entendimento e as coisas", observando, portanto, o teorema de Aristteles: so as coisas e no o entendimento que constituem a medida da verdade. O filsofo brasileiro Carlos Lopes de Matos, em precioso trabalho sobre a teoria do conhecimento em Santo Toms, assim analisa o ensino do Doctor Angelicus:
2. Crtilo, 385 b. 3. Metafsica, IV, 7, 1011 b 26ss. 4. Idem, VI, 4, 1027 b 25. 5. Idem, IX, 10, 1051 b 5. 6. Solilquios, II, 5; Da Verdadeira Religio, 36. 7. Suma Teolgica, I, q. 16, a.2; Contra os gentios, I, 59; Sobre a Verdade, q. 1, a. 1.

O que a Verdade

45

Uma caracterstica da verdade a certeza, que consiste na adeso do intelecto a seu objeto - o verdadeiro. No se trata do sentimento da certeza, mas da certeza objetiva, fundada na evidncia, e que s perfeita quando se atinge o juzo. Eis porque ela no existe no erro. A verdade estritamente dita , portanto, a do intelecto que julga. Consiste num ser de razo, mas tem fundamento na realidade. Esta ltima a causa da verdade; no se diz, porm, que ela mesma verdadeira seno num sentido derivado, como a sade se diz num sentido secundrio do remdio, que sua causa. Trata-se neste caso da verdade das coisas em relao a nosso conhecimento: dizemos verdadeira uma coisa quando tem tais aparncias externas que ela nos faz conhecer o que em si, e falsa, se nos induz ao erro quanto a sua natureza. 8

Existe, pois, uma verdade das coisas, que aquela pela qual se assemelham sua causa primeira. A "coisa" a que se deve conformar o entendimento a res intellecta, ou seja, a coisa tal como apreendida, no seu exterior, pelo entendimento. Ento, o nosso entendimento, nossa inteligncia deve se conformar a este objeto como ele no seu exterior ou externamente nossa compreenso; a evidncia que mais uma vez aparece como fonte de verdade.
A evidncia critrio de verdade, ou seja, algo distintivo da verdade, (verdade do conhecimento). A evidncia envolve um mostrar-se do prprio ente, o qual significa que a verdade tem sua medida no ser das coisas. A evidncia constitui o necessrio fundamento lgico da certeza.9

Do Sculo XIV em diante, este conceito de adequao ou conformidade perde seu alcance metafsico e teolgico e passa a ter um significado estritamente lgico ou semntico, a relao entre a coisa e o intelecto. Aps esse sculo, a Filosofia comea a mudar, a partir dos nominalistas, Ockham e Duns Scott, franciscanos ingleses; Ockham 10 identifica verdade com proposio ou afirmao verdadeira; com isso, nega valor metafsico palavra verdade. Entretanto, houve um grupo de filsofos platnicos, da Escola de Cambridge, que manteve, nessa poca, este carter metafsico da noo de correspondncia; definiram a verdade como conformidade da coisa consigo mesma ou com a prpria essncia, contida no entendimento.
8. Um Captulo da Histria do Tomismo. A Teoria do Conhecimento de Toms de Aquino e sua Fonte Imediata (1959), pp.51-52. 9. Mrio Ferreira dos SANTOS. Teoria do Conhecimento (1954), p. 260. 10. Suma Lgica, I, 43; Quodlibetais, I, q. 24.

O que a Verdade

46

Hobbes prossegue na linha nominalista, entendendo a verdade como simples atributo das proposies ou afirmaes, assim como Locke.11 Leibniz12 rejeita mais ainda a noo metafsica da verdade, ao dizer: Verdade a correspondncia das proposies que esto no esprito do homem, aquilo que pensamos ou afirmamos em relao s coisas de que se trata. Wolff 13 j divide a verdade em dois conceitos: o primeiro uma definio nominal da verdade e o segundo, uma definio real da verdade. Definio nominal: a concordncia do nosso juzo com o objeto, ou seja, com a coisa representada no intelecto. Definio real ou noo lgica: a determinabilidade do predicado mediante a noo do sujeito. Baumgarten 14 voltou noo de verdade metafsica de forma muito original e bem platnica. Sua definio bela: verdade a ordem do mltiplo na unidade. O problema do um e do mltiplo, a ordem do mltiplo na unidade, noo ontolgica tanto estudada por Plato, 15 e que vai nos interessar diretamente no estudo da Lei e da Jurisprudncia, pois aquela una (genrica) e esta mltipla (casos particulares). 16 Kant, 17 por sua vez, insiste na definio nominal da verdade: o acordo do conhecimento com seu objeto. O filsofo de Koenigsberg afirma ter encontrado um critrio formal da verdade, a conformidade do conhecimento a regras prprias; se o conhecimento obedecer a regras prprias ele conhecer a verdade formalmente. Nas Filosofias mais recentes, a partir do sculo XIX, este conceito da verdade como correspondncia, s vezes est suposto ou escondido, mas muitas vezes vem explicitamente definido, especialmente entre os realistas. Parece ser uma posio correta: definir a verdade como uma ponte entre o pensamento e o objeto pensado, como correlao. Por exemplo: uma parede, supe-se que seja branca; a verdade ser esta, porque o nosso entendimento sobre o branco j existe.

11. Ensaios, II, 32, 3-19. 12. Novos ensaios, IV, 5, 11. 13. Lgica, 505 e 513. 14. Metafsica, 89. 15. Mrio Ferreira dos SANTOS. O Um e o Mltiplo em Plato. Parmnides em Plato (1958). 16. V. Cap. XII, Jurisprudncia: fonte ltima da segurana jurdica. 17. Crtica da Razo Pura. Lgica, Introd., III.

O que a Verdade A verdade processual

47

E na Justia, como que o Juiz decide, diante de uma prova, se algum culpado ou no? foi autor ou no de um dano? Sua funo buscar esta verdade. Sabemos que h uma distino entre a verdade no processo civil e no processo penal; no penal, bem como nas aes de ordem pblica, essa verdade deve ser real ou o mais prximo da realidade, no valendo as fices, ou presunes absolutas; ao passo que no civil, ao menos em relao aos direitos disponveis, a verdade a que as partes trazem para o processo, est nas provas que apresentam; aquela provada nos autos. Pode no ser a verdade real, mas nem por isso deixar de haver justia. Por isso, o problema da verdade importante para o Juiz e este conceito da verdade como correspondncia ou relao entre o pensamento e o objeto, tambm vlido para o juzo decisrio.

No campo da lgica contempornea, Alfred Tarski 18 afirma que um enunciado ou afirmao verdadeiro no caso de designar um estado de coisas existentes; um enunciado verdadeiro se satisfeito por todos os objetos, e falso em caso contrrio. Ele introduz uma noo semntica de verdade; por exemplo, o enunciado "a neve branca" indica apenas que, ao afirmarmos ou rejeitarmos este enunciado devemos estar prontos para afirmar ou rejeitar o enunciado correlativo: a neve branca" verdadeiro. Quer dizer, uma verdade tem de afirmar outra verdade, para que a primeira seja verdadeira.

Seria o que se chama de contraprova, como tcnica de argumentao. No basta que se afirme "este objeto um livro"; este enunciado deve ser provado como verdadeiro; da os "porqus": a boa tcnica prova com trs argumentos: por que este objeto um livro? Primeiro, porque foi adquirido por indicaes bibliogrficas; segundo, porque serve para leituras e consultas; terceiro, porque conhecemos o autor e podemos cit-lo em trabalhos doutrinrios. Estas propriedades s podem ser atribudas a um objeto que se conhece por livro. Tambm no campo do Direito, o advogado sabe muito bem que deve raciocinar, argumentar, provar suas razes da verdade, e o mesmo se aplica ao Juiz, que deve justificar suas decises com fundados argumentos.

assaz conhecida a original teoria dos jetos de Pontes de Miranda, que assim a explica, em referncia sucinta:
A verdade inexistente como ser, no h verdades descobrveis; h fatos, relaes sobre as quais se enunciam proposies verdadeiras, ou falsas: a verdade apenas... a qualidade das proposies verdadeiras. ... Portanto, a cincia no pode ficar na coincidncia entre pensamento e
18. Cf. ABBAGNANO, op. cit., p. 1182.

O que a Verdade

48

objeto (identidade ou analogia entre eles). Por processo seu, seguro, reduz tudo a jetos (fatos e pensamentos so jetos, a univocidade da correspondncia entre um smbolo e uma experincia j se passa dentro da cincia, que no comea ex nihilo): o clculo e a experimentao; os valores da experincia correspondentes aos do clculo. 19

2. A Verdade como Revelao ou Manifestao

Passemos ao segundo conceito de verdade: como revelao ou manifestao. Ela se apresenta sob duas formas, emprica e metafsica. A verdade emprica a que se manifesta imediatamente ao homem, a que se revela de pronto; uma sensao, intuio ou fenmeno. A fenomenologia, em grande parte, se fundamenta neste conceito. A verdade metafsica se revela por modos de conhecimento excepcionais. Veja-se o problema de conhecimentos privilegiados, atravs dos quais se faz evidente a essncia das coisas: o "ser" das coisas ou mesmo o seu princpio, o princpio supremo ou geral. A caracterstica fundamental a importncia da evidncia: aquilo que evidente, que se manifesta como uma evidncia. Temos aqui algumas afirmaes sobre os cirenaicos, epicreos, esticos, mas vamos chegar logo modernidade. Ockham 20 coloca o problema do conhecimento intuitivo, uma noo de manifestao imediata das coisas ao homem, em seus caracteres e em suas relaes. Para Plotino, 21 o mais importante dos neoplatnicos, a Verdade no est de acordo com outra coisa, mas de acordo consigo mesma; nada enuncia fora de si, mas enuncia o que ela mesma ".
o princpio da no-contradio: tal livro ou no livro; o livro est de acordo com ele mesmo, pois no pode ser outra coisa; ento, a verdade nada enuncia fora de si, porm enuncia o que ela mesma.

Depois, Santo Agostinho, 22 tambm neoplatnico, afirmou que deve existir uma natureza to prxima da Unidade suprema, de modo a reproduzi-la em tudo e ser "um" com ela; esta natureza a Verdade ou o Verbo. A verdade, aproximando-se da Verdade, acaba sendo uma s, e a ltima Verdade seria Deus. Na Escolstica, segundo
19. O problema fundamental do conhecimento (1972), pp. 196-198. 20. ABBAGNANO, op. cit., p.1182. 21. Idem, p. 1183. 22. Da verdadeira religio, 36.

O que a Verdade

49

Santo Anselmo 23e Santo Toms, 24 a verdade , em primeiro lugar, o prprio entendimento ou Verbo de Deus. Chegamos a Descartes, 25 racionalista, mas no menos metafsico: ele concebe a verdade a partir do critrio da evidncia, afirmando a existncia de verdades eternas. O cogito de Descartes uma evidncia originria, a que revela ao sujeito pensante sua prpria existncia. H uma frase sua, quase um teorema para os cientistas: deve ser considerado como verdadeiro tudo o que se manifesta de modo evidente. O que ele chama de verdades eternas? So verdades garantidas e reveladas diretamente por Deus que, por isso so eternas. 26 o que a Filosofia clssica chama de leis eternas ou leis naturais, que no podem ser revogadas, como a lei da gravidade. Hegel 27 afirma que a idia (pois Hegel idealista, quase platnico) a verdade, porque a verdade a resposta da objetividade ao conceito. Diz Hegel: todo real, enquanto verdadeiro, a idia e tem sua verdade s por meio da idia e nas formas dela. Em sntese, ele afirma a objetividade do conceito ou racionalidade do real.

Husserl, 28 conhecido fenomenlogo, afirma que a verdade e a evidncia pertencem no s aos objetos tericos mas tambm a todos os objetos da considerao fenomenolgica, sejam valores, sentimentos, intuies etc.
Portanto, quando temos uma intuio, um sentimento, como evidncia, isto uma verdade. Como que os namorados sabem que se gostam? Existe alguma medida dessa verdade? Eles se amam e este gostar um sentimento, uma verdade intuitiva, contida nesse relacionamento.

Heidegger 29 diz que a verdade uma alethia, revelao ou descobrimento da verdade; pela etimologia desta palavra grega h uma estreita relao entre o modo de ser da verdade e o modo de ser do homem.

23. De Veritate, 14. 24. De Veritate, q. 1, a. 4. 25. Meditaes, IV, 16. 5. 26. Objees e Respostas, 541. 27. Enciclopdia das Cincias Filosficas, 213. 28. Idias sobre Fenomenologia Pura, I, 136. 29. O ser e o tempo, 44.

O que a Verdade

50

Trata ele o homem como o "ser-a"; o homem no o "serpara-si", no "ser-em-si", como pretendia Sartre, mas o homem um ser-para" ou ser para o outro", como nos ensina a Filosofia crist.
O homem para a mulher, o professor para os alunos, os pais so para os filhos; , portanto, um ser de finalidades.

Heidegger fala do "ser-a": o homem um ser enquanto est aqui, enquanto a verdade pode se revelar, e se revela somente ao homem; h uma estreita relao entre o modo de ser da verdade e o modo de ser do homem, como "ser-a". Afirma que o lugar da verdade no o juzo do homem, o julgamento. A verdade no revelao de carter predicativo, mas consiste no ser descoberto do ser das coisas ou destas prprias coisas e no ser descobridor do homem. Todo o descobrimento do ser, enquanto descobrimento parcial, tambm o seu descobrimento. Porquanto descobrir-se conhecer-se.

Aqu voltamos a Scrates: "conhece-te a ti mesmo," gnoti seautn. Santo Agostinho, uma das expresses mais fecundas do existencialismo personalista, repete: Noli foras ire, in teipsum redi; in interiore homine habitat veritas, significando que a Verdade reside dentro do homem. 30

3. A Verdade como Conformidade Estudemos o terceiro conceito: Verdade conforme a qu? Conforme a uma regra ou a um conceito. Plato foi o primeiro a enunci-lo: "tomando como fundamento o conceito que julga o mais slido, tudo que parece estar de acordo com ele, eu considero verdadeiro, sejam causas ou coisas existentes; o que no me parece estar de acordo com ele, considero no verdadeiro. 31 O mesmo Agostinho Aurlio, 32 enveredando por essa linha, afirmava existir por sobre a nossa mente uma Lei que se denomina

30. Da verdadeira religio, I, 39, 72. Cfr. Luis VELA, El derecho natural en Giorgio Del Vecchio (1965), p. 231; Ismael QUILES. La interioridad agustiniana (1989), p.14. Para Michele Federico SCIACCA, conhecer julgar; logo, conhecer significa crtica: crtica significa precisamente juzo; antes de Kant, Vico se havia dado conta disto. Mas, quando um juzo verdadeiro? que o que garante a validez do juzo? La interioridad objetiva (1955), p.32. 31. Fdon, 100a. 32. Da verdadeira religio, 30-31.

O que a Verdade

51

Verdade, e que podemos julgar todas as coisas de conformidade com ela, ainda que escape ao nosso juzo.
Ora, isto est de acordo com princpios de Direito natural, pois o legislador pode fazer leis de conformidade com uma Justia superior, ideal; o mesmo se d com Juzes ou com intrpretes, aplicadores das leis ou administradores. No basta abrir cdigos e verificar o que a norma diz; alm da norma existem valores no escritos. As normas precisam ser valorizadas de acordo com as circunstncias e pessoas envolvidas no caso concreto 33. O juiz no julga nem raciocina matematicamente, pois a lgica do julgador deve ser razovel, o juzo prudencial no se d pela letra da Lei, pela norma em si mesma, mas segundo a natureza das coisas e a natureza do homem. 34 Quanto ao problema da Segurana e do Direito, do conhecimento e da verdade, existem leis que independem da vontade humana, que esto fora e acima de nossa mente e do campo do Direito, podendo-se dizer que so de Direito natural.

Voltando ao conceito da conformidade, propriamente, o filsofo mais influente foi Kant; 35 ele utilizou a noo de conformidade como critrio da prpria verdade. No definio da verdade, mas conceito da prpria verdade, porque, como nominalista, sua definio de correspondncia. Dizia Kant que o critrio pode concernir somente forma da verdade, isto , ao pensamento em geral; consiste na conformidade com as leis gerais necessrias do entendimento; o que contradiz estas leis falso, porque nesse caso o entendimento contra suas prprias leis, portanto, contra si mesmo.
Entretanto, parece-nos que este critrio formal para estabelecer a verdade material ou objetiva do conhecimento, a tentativa para transformar esta regra de valorizao formal em rgo de conhecimento

33. No Criton, de Plato, Scrates, j condenado morte, se recusa a fugir da priso, pois significaria invalidar a lei; ainda que o Juzo e a sentena se considerem injustas, diz, temos que aceitar suas consequncias para que as leis justas sejam obedecidas. Ensina a Criton no se preocupar com a opinio da maioria, pois os mais capazes reconhecero a verdade dos fatos, mas preocupar-se com o Justo, o Belo e o Bom, pois o importante no viver, mas viver bem! Cfr. Criton ou O Dever do Cidado. 34. Neste sentido predomina modernamente a Wertungsjurisprudenz, jurisprudncia estimativa ou de valorao, que busca os princpios tico-jurdicos para aplicao da lei. VALLET DE GOYTISOLO. Metodologa de las Leyes (1991), p. 397; Metodologa de la Determinacin del Derecho (1994), p. 1205. 35. Crtica da Razo Pura, Lgica, Introd. III, VII.

O que a Verdade

52

efetivo, no mais do que um uso dialtico, e portanto, ilusrio, da razo.

Outro filsofo alemo, Windelband 36, disse que o que mede e determina a verdade do prprio conhecimento no uma realidade externa, inalcanvel e incognoscvel, mas a regra intrnseca do prprio conhecimento. Rickert 37 tambm identificou o objeto do conhecimento com uma norma qual o conhecimento deve se adequar para ser verdadeiro. Resumindo, de Kant o pensamento mais influente: para o filsofo, a conformidade regra do pensamento o critrio da verdade; mas os neokantianos dizem que a conformidade regra a nica definio da prpria verdade. Basta que se adote uma regra ou frmula de pensamento, para que se descubra a verdade e ela to somente aquilo.

4. A Verdade como Coerncia Vejamos esta conceituao da verdade como coerncia; apareceu no sculo XIX, na Inglaterra e nos Estados Unidos, no chamado movimento idealista, em que surgem duas obras interessantes 38, a propsito da experincia humana. Que a experincia humana? O contraditrio no pode ser real; portanto, a realidade ou a verdade coerncia perfeita; aqui se trata da coerncia com a realidade ltima que, para os autores desse movimento, a Conscincia Infinita ou Absoluta. Eles admitem graus de verdade; um tipo de julgamento a partir do grau de coerncia que se possua, mesmo aproximativa ou imperfeita. Afirmam estes autores que esta conceituao de verdade tem antecedentes em Spinoza, quando a chama de "terceiro gnero de conhecimento", que seria "o amor intelectual de Deus", o conhecimento da ordem total e necessria das coisas, que significa o prprio Deus.

5. A Verdade como Utilidade

36. Preldios. 37. O objeto do conhecimento. 38. B. BOSANQUET. Lgica ou morfologia do conhecimento (1888). F.H.BRADLEY. Aparncia e Realidade (1893).

O que a Verdade

53

O ltimo conceito a analisar sobre a verdade como utilidade; sabemos que o utilitarismo e o pragmatismo so Filosofias de ao. Nietzsche, que no fundo era utilitarista, buscou o super-homem; para ele, verdadeiro significa o que apto conservao da humanidade. Isto penetrou na raiz da ideologia nazista, povo aquele de raa pura:
Verdadeiro no significa seno o apto para a conservao da humanidade; o que me faz perecer quando creio que no verdadeiro para mim, uma relao arbitrria e ilegtima do meu ser com as coisas externas. O que me faz morrer no acreditar nas coisas que so aptas para a minha vida".39

William James 40 identificou utilidade e verdade somente at o limite das crenas no verificveis empiricamente, ou no demonstrveis como crenas morais e religiosas. Quer dizer, tudo o que no puder ser empiricamente demonstrvel no verdade; ele identifica, pois, utilidade com verdade. Schiller 41 estendeu este conceito de verdade e utilidade a toda esfera do conhecimento; uma proposio verdadeira somente por sua efetiva utilidade, ou porque til para estender o prprio conhecimento, ou para ampliar o domnio do homem sobre a natureza, ou seja, "o homem conhece para agir". (Marx, igualmente utilitarista, mais tarde viria a dizer: "conhecer para transformar o mundo"); esta utilidade deve-ria estar voltada para a solidariedade e a ordem do mundo, que pressupe respeito liberdade e dignidade de toda pessoa humana. Dewey 42, tambm pragmatista, tem uma concepo semelhante: todo conhecimento adquirido um instrumental vlido, mas nem sempre verdadeiro; quer dizer, o conhecimento um instrumento para se chegar verdade.

6. Verdade e Conjetura No podemos desconhecer, igualmente, outra forma essencial do conhecimento cientfico, que a conjetura, como bem estudou Miguel Reale, em valioso trabalho dedicado a este tema:

39. F. NIETZSCHE. Vontade de Potncia. 40. O desejo de acreditar, 1897. 41. Humanismo, 1903. Cf. Mrio Ferreira dos SANTOS. Op. cit., p. 259. 42. Lgica, XV.

O que a Verdade

54

Podemos dizer que as conjeturas fazem parte essencial de nosso modo de ser pessoal, e se inserem na problemtica da verdade, dado que visam a preencher os vazios a que acima me referi: a linha que passa, pois, entre a verdade e a conjetura no a de dois opostos que se repelem, mas antes a de dois termos distintos que se complementam.

...estou convencido de que o pensamento conjetural merece nossa mais dedicada ateno, como forma autnoma de pensamento que, correndo em paralelo ou complementarmente com a investigao positiva, e nunca em conflito com esta, tem seus princpios e normas prprias, no se desenvolvendo como simples resultado do arbtrio. 43

Outro autor que trata do pensamento conjetural como pensamento metafsico Bertrand de Jouvenel, pensador social preocupado com a arte de conjeturar na linha da previso do futuro ou dos futurveis, conforme define: a arte de conjeturar a respeito do futuro, com plausvel segurana, a partir de suposies, fices, analogias, probabilidades e at mesmo causas intercorrentes, baseadas em dados conhecidos 44.

No mesmo campo o ilustre pensador Karl Popper ps em relevo a participao da imaginao no ato de conjeturar; focalizando o problema da conjetura sob o prisma epistemolgico, considera ele a conjetura um momento relevante inserido no processo do conhecimento cientfico, atuando como antecipaes justificadas (ou no), palpites e tentativas de solues, graas s quais a cincia pode progredir, justamente porque aprendemos com nossos erros 45.

Segundo Reale, a conjetura ocupa um papel dos mais significativos em todos os atos praticados pelos homens, tanto comuns como cientistas, seja operando como ponto hipottico e provisrio de partida,
43. Verdade e Conjetura (1983), p. 19. 44. A Arte da Conjetura (1968). Para este autor, a construo intelectual de um futuro verossmil se constitui numa obra de arte, na plena acepo da palavra. isso que chamamos de conjetura. p.36. Cf. Miguel REALE, op.cit., p. 22. 45. Conjetura e refutaes (o progresso do conhecimento cientfico), p. 260. Cf. Miguel REALE, idem, p. 23.

O que a Verdade

55

mais tarde confirmado graas a novos processos de conhecimento, seja valendo como verdades prticas que nos auxiliam a superar o estado de dvida, sempre incerto e inseguro, como prprio de todos os homens 46.

7. A Verdade no Direito

Destes conceitos sobre a verdade, quais os que mais se aproximam ou se aplicam ao Direito, s regras e princpios jurdicos e ao ordenamento em geral? No h uma resposta definitiva, mas uma pergunta para continua discusso. Os Juzes costumam utilizar expresses como "os fatos esto em conformidade ao Direito", indicando que a verdade jurdica pode estar conforme lei ou justia. Os tabelies costumam atestar que tal declarao ou documento "est conforme Lei".

Pelo princpio geral da anterioridade, exige-se que o fato, sobretudo o criminoso, esteja absolutamente conforme ao enunciado da Lei (fato tpico ou descrio legal do tipo penal), sob pena de excluso da criminalidade. Qual a verdade do processo? Fala-se em verdade formal e verdade material; no penal, seria a verdade real ou material; no cvel, a formal. J contestaram os doutrinadores esta separao, por caber o aforismo quod non est in actio, non est in mundo. Quando o Juiz se convence da verdade? qual o papel das evidncias em Direito, sobretudo no campo da prova? Kant falava em conformidade regra como critrio formal da verdade e os neokantianos em conformidade regra.
Acreditamos que daqui derivou o positivismo jurdico e a exclamao de Napoleo de que seu Cdigo no poderia ser interpretado, proibindo sua interpretao e mandando excluir do Projeto Portalis at mesmo a eqidade.47. Este apego ao juridicismo ferrenho Ccero j o condenara, proclamando o summum ius, summa iniuria; se levarmos a Lei ou ius, ao

46. Op. cit., pp.25-26. 47. V. Cap. I, Segurana Jurdica e Certeza do Direito, N. 6.

O que a Verdade

56

p da letra, cometeremos injustia; pois o resultado da sentena poder ser pior do que aquilo que as partes pediam 48.

Esta anlise nos leva demasiado longe: quando se fala de Segurana no Direito, onde est esta Segurana? Acreditamos que se encontra no apenas na Lei escrita, na regra legislada, mas muito mais em sua aplicao judicial; o estudo sobre a Segurana se fixar, portanto, com maior nfase, na aplicao do Direito, do que na formulao da norma estrita; entendemos que a Segurana se constri com mais amplitude social atravs da Jurisprudncia, sobretudo nas Smulas e Enunciados, do que na regra positiva.

De fato, a norma escrita uma hiptese de Segurana. Este termo lembra, por exemplo, Segurana Pblica: a Constituio reza que o cidado deve ser garantido na sua integridade fsica e patrimonial. No entanto, quantos assaltos e mortes! Qual norma garante a inviolabilidade do domiclio? hipottica esta garantia; no h segurana autnoma na Lei; ela um projeto, proposta, hiptese, porque no tem, por si mesma, fora coercitiva; a coero vem da sentena, na execuo; o Juiz pode requisitar a fora judiciria, e esta age, pois sua funo garantir o imprio da Lei; pode-se prender em flagrante, abrir inqurito, manter priso provisria etc, mas na prtica sabe-se que falta segurana, pois a polcia nem tudo e a todos pode garantir.

Em suma, na ordem do Estado democrtico de Direito, no se concebe que um agente policial aplique melhor a Lei do que os Juristas. Quer dizer, onde est o homem, est a imperfeio; no est nas instituies, no sistema econmico ou no regime poltico, mas est no ser imperfeito do homem, problemtica humana; as reformas no se fazem por decretos, muito menos por revolues, pois a grande revoluo a educao, sobretudo a pessoal, que opera do interior para fora da pessoa; mas este tema j do campo do Direito e da Moral...

Estas observaes, no tocante interpretao e aplicao da lei pelos Juzes e Tribunais, enquadram-se satisfatoriamente como conjetu-ras ou prognsticos do homem comum ou dos juristas em geral, quanto previsibilidade dos julgamentos, e que constitui a base da segurana jurdica: a razovel estabilidade das decises, segundo os parmetros da lei e da Constituio.
48. Exemplo ilustrativo encontramos no Mercador de Veneza, de Shakespeare: desejando casar-se, um jovem pede dinheiro a um mercador; este diz que tomar uma libra da carne do devedor, se no lhe pagar; inadimplente, vo ao Juiz, que reconhece o pacto, mas adverte: se derramar sangue, haver excedido sentena, com culpa; ento, confisca-lhe os bens, apenas. Soluo de eqidade...

O que a Verdade

57

8. Concluses

O tema da verdade tratado pela Teoria do Conhecimento. Procurar, conhecer e determinar o que verdadeiro constitui, para Juzes e Tribunais, o mtier do seu dia-a-dia. Formar convico constitui o fim ltimo do processo judicial, para chegar sentena. E este conven-cimento se forma, de um lado pela prova dos fatos concretos, e de outro, pela adequao regra jurdica aplicvel, sem excluir a incidncia das experincias pessoais do julgador e as circunstncias do momento da deciso. A verdade do processo emerge desta conjuno entre as questes de fato e as questes de direito (como exaustivamente as estudou Castanheira Neves 49), e constitui a verdade humanamente aceitvel, porque foi buscada atravs dos vrios processos lgicos e dialticos da razo. Na convico dos Juzes se assenta, portanto, a determinao do juridicamente verdadeiro, apto a produzir a certeza do direito para as partes, para terceiros (paz social), para os rgos julgadores e mesmo para a ordem jurdica, como criao jurisprudencial. Quanto ao mtodo que melhor se aplica ao raciocnio judicial, para chegar verdade, excluida as vias da revelao e a da coerncia idealista, parece-nos que o Juiz pode se utilizar cabalmente dos conceitos de correspondncia ou conformidade entre seu entendimento e os fatos; tambm, segundo os neokantianos, pode se dar uma conformidade regra; ou mesmo utilizar o conhecimento para alcanar o que verdadeiro, ao modo pragmatista. Enfim, a conformidade do objeto do conhecimento a uma norma lembra bem a adequao dos fatos lei ou subsuno, conformao tpica dos fatos norma legal. Esta adequao parece atender melhor, num primeiro momento, ao conceito de conformidade entre o pensamento do Juiz e o caso singular em apreciao no processo; mas posteriormente se ver que a deciso judicial no consiste em puro silogismo, antes atem-se a regras de prudncia
49. Antonio CASTANHEIRA NEVES. Questo de Facto-Questo de Direito ou O Problema Metodolgico da juridicidade (1967).

O que a Verdade

58

razovel, intuies do valor Justia e aplicao da interpretao jurdica mais eqitativa aos interessados.

Vous aimerez peut-être aussi