Vous êtes sur la page 1sur 10

5o ano do Ensino Fundamental 10 pontos

09

04

2013

Gabarito 1 a) b) c) d) e) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Por mares nunca dantes navegados Durante sculos, diferentes povos praticaram a navegao e aventuraram-se pelo mar Mediterrneo (mar que banha os continentes europeu, africano e asitico) e fizeram dele sua principal rota comercial e via de influncia cultural. Tal influncia pode ser percebida at mesmo no sistema de numerao. J o Oceano Atlntico era to temido que o chamavam de mar tenebroso e acreditavam que nele existiram criaturas terrveis, como sereias que afundavam navios, peixes voadores, monstros, entre outros. Entretanto, a ambio dos europeus foi maior. Encantados pelas possibilidades de riquezas que encontrariam no Oriente, partiram em busca de rotas comerciais mais rentveis. E foi um grande feito.

1) A esse feito chamaram de: a) expanso europeia. b) expanso terrestre. c) localizao martima. d) expanso martima. e) grandes descobertas.
Descritor: Inferir uma informao implcita em um texto.

2) Entende-se por rotas comerciais mais rentveis: a) lucrativas. b) pesadas. c) distantes. d) perigosas. e) medonhas.
Descritor: Inferir o sentido de uma palavra.

3) Na passagem J o Oceano Atlntico era to temido que o chamavam de mar tenebroso...., evidencia-se a consequncia de um fato anterior. Situao idntica ocorre em: a) Tanto as tormentas quanto os furaces causavam naufrgios. b) Era frequente o retorno de apenas uma parte da tripulao. c) Ficaram to encantados com tantas possibilidades de riquezas que saram a se arriscar. d) Alm da falta de comida, enfrentavam doenas. e) O escorbuto causava dor aos marinheiros.
Descritor: Estabelecer relao causa/consequncia entre partes e elementos do texto.

4) Observe as palavras destacadas nos trechos a seguir: I) ... que o chamavam de mar tenebroso... II) ... criaturas terrveis, como sereias que afundavam navios, peixes voadores, monstros... III) Durante sculos, diferentes povos praticaram a navegao... Esto destacados termos que atribuem caractersticas aos seres em: a) I, II e III. b) I e II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) II apenas.
Descritor: Reconhecer os adjetivos em um texto.

5) Baco, o deus do Vinho, no simpatizava com os portugueses, j que no aceitava que eles fossem lembrados por suas grandes conquistas. Um dos sentimentos negativos que ele deveria trabalhar, a fim de que pudesse melhorar a sua convivncia com os seres, : a) o cansao. b) a inveja. c) a repugnncia. d) a solido. e) a alteridade.
Descritor: Reconhecer sentimentos negativos que devem ser trabalhados.

6) Escreva (V) diante dos trechos que completam corretamente a frase e ( F) diante daqueles que no podem complet-la. Na poca das Grandes Navegaes, enfrentar os oceanos em frgeis caravelas era uma aventura cheia de perigos, de muita ousadia e que exigia, principalmente, algumas habilidades de ( ( ( ( ) aprender a respeitar o prximo. ) reconhecer as diferenas das pessoas e ignor-las. ) adquirir autoconfiana. ) agir de forma solidria. A sequncia correta : a) V F F V. b) V V F V. c) F F V F. d) V F V V. e) F V F V.
Descritor: Reconhecer atitudes positivas que devem ser cultivadas.

Leia esta informao para resolver a questo 7. Sabe-se que todas essas navegaes permitiram uma srie de descobertas entre 1415 e 1543. 7) De acordo com seus conhecimentos e com a informao anterior, escreva ( V), para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ( ( ( ) As datas mencionadas anteriormente correspondem, respectivamente, aos sculos XIV e XV. ) correto afirmar que o perodo de 1415 a 1543 corresponde a um intervalo de tempo ) Os hindus utilizavam o sistema numrico posicional. Sendo assim, o numeral quatro nas datas ) O ano de 1415, em algarismos romanos, representado por MCDXV. A sequncia correta : a) V V V F. b) F V F V. c) F F F V. d) V F V F. e) V V V V.
Descritor: Reconhecer os diferentes sistemas de numerao romano, egpcio e indo-arbico.

representado no sistema de numerao egpcio por IIIIIIII. 1415 e 1543 representa o mesmo valor posicional.

Dentre os seres mitolgicos abordados por Cames no livro Os lusadas, encontram-se os deuses da mitologia romana, Jpiter, Marte, Vnus e Netuno, nomes hoje dados aos planetas do nosso Sistema Solar. De acordo com seus estudos sobre o Sistema Solar, observe o grfico a seguir e responda s questes de 8 a 10. Distncia dos planetas em relao ao Sol

8) Sobre o numeral que representa a distncia do planeta Jpiter em relao ao Sol, pode-se afirmar que: I) um numeral que possui 9 ordens e 3 classes. II) a classe das unidades de milhar est representada pelos algarismos 7 e 8. III) a leitura correta desse numeral : setecentos e setenta e oito milhes, trezentos e trinta mil. correto o que se afirma em: a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) I e III apenas. d) II apenas. e) I, II e III.
Descritor: Reconhecer as diferentes ordens e classes de um numeral e fazer a sua leitura.

9) A diferena entre as distncias dos planetas Vnus e Jpiter em relao ao Sol pode ser escrita na forma abreviada por: a) 670,1 milhes. b) 67,13 milhes. c) 6,70 milhes. d) 670,13 milhes. e) 6,701 milhes.
Descritor: Escrever nmeros de forma abreviada.

10) O numeral que representa a distncia do planeta Netuno em relao ao Sol possui quantas unidades de milho? a) 4 504. b) 4. c) 450. d) 45 043. e) 45.
Descritor: Reconhecer a quantidade de unidades de milho que um nmero possui.

11) Leia o trecho de um texto que aborda uma teoria sobre a organizao do Sistema Solar: Acreditava-se que a Terra era um disco plano que pairava no espao, circulando sua volta os outros corpos celestes, como a lua, o Sol e as estrelas visveis no cu.

Essa afirmao est de acordo com a Teoria: a) Heliocntrica, proposta por Cludio Ptolomeu. b) Geocntrica, proposta por Cludio Ptolomeu. c) Heliocntrica, proposta por Nicolau Coprnico. d) Geocntrica, proposta por Nicolau Coprnico. e) Heliocntrica, proposta por Galileu Galilei.
Descritor: Reconhecer o que a Teoria Heliocntrica, descrita por Nicolau Coprnico, que explica a organizao do Sistema Solar.

12) Durante o perodo histrico do Renascimento, foi criada a mentalidade crtica, ou seja, as pessoas comearam a fazer experimentos, pesquisas, comparaes, testar hipteses para construir o conhecimento. Charles Darwin foi um cientista que se utilizou de diversos experimentos para testar suas teorias. Em uma delas, ele relacionou o tipo de bico dos pssaros ao alimento que eles consumiam. Faa como Darwin: analise os bicos dos pssaros a seguir e associe-os aos alimentos adequados.

Beija-flor
Disponvel em: <http://download.ultradownloads.com.br/.../Papel-deParede-Beija-Flor....jpg>. Acesso em: 31 mar. 2013.

Papagaio
Disponvel em: <www.baixaki.com.br/.../wpapers/71908-31531280.jpg. >. Acesso em: 31 mar. 2013.

Andorinha
Disponvel em: <http://1.bp.blogspot.com/.../ Andorinha-das-chamin%C3%A9s.JPG>. Acesso em: 31 mar. 2013.

I) nozes. II) inseto. III) nctar. Assinale a sequncia correta de associao. a) I, II e III. b) I, III e II. c) II, I e III. d) II, III e I. e) III, I e II.
Descritor: Associar os diferentes tipos de bicos de pssaros aos alimentos consumidos por eles.

Utilize este mapa para responder s questes de 13 a 16.

13) De acordo com o mapa e com seus conhecimentos, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) Era comum representar em mapas antigos monstros marinhos devoradores de embarcaes. ) Muitos acreditavam que, se navegassem em linha reta, sempre em frente, acabariam caindo ) Cames, em sua obra, aborda no s seres mitolgicos, como Vasco da Gama e seus ) A aventura martima de portugueses, de espanhis e de outros europeus em busca de novas

da Terra, pois aquele seria o fim do mundo. marinheiros, mas tambm seres reais, como o Gigante Adamastor e as Nereidas. rotas comerciais tornou-se conhecida como o perodo das Grandes Navegaes. A sequncia correta : a) V V F V. b) F F V V. c) V F V F. d) F V V F. e) V F F V.
Descritor: Inferir informaes a partir de um mapa.

14) Analise estas afirmativas. I) A esquadra de Vasco da Gama partiu da Europa, contornou a frica e, finalmente, chegou Oceania. II) As naus portuguesas partiram do hemisfrio ocidental e chegaram ao hemisfrio oriental. III) A Ilha de Madagscar encontra-se no Oceano Pacfico. correto o que se afirma em: a) I apenas. b) II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III.
Descritor: Localizar informaes em um mapa.

15) No canto inferior esquerdo do mapa, est a rosa dos ventos, utilizada para indicar os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. De acordo com esses pontos, pode-se afirmar que: a) Goa situa-se a sudoeste de Lisboa. b) a Ilha de Madagscar encontra-se a oeste de Moambique. c) Sofala situa-se a norte de Mombaa. d) a Ilha dos Aores encontra-se a oeste de Portugal. e) o Cabo das Tormentas situa-se a sudeste do continente africano.
Descritor: Identificar os pontos cardeais e colaterais.

16) De acordo com a escala, a distncia aproximada, em linha reta, entre Lisboa e Calicute de: a) 30 100 km. b) 27 220 km. c) 26 210 km. d) 22 110 km. e) 25 100 km.
Descritor: Utilizar a escala numrica para calcular a distncia.

Leia os dois trechos sobre as Navegaes de Vasco da Gama. ...a 2 de maro de 1498, completando o contorno da costa africana, a armada chegou costa de Moambique. ...Vasco da Gama iniciou a viagem de regresso a Portugal em 29 de agosto de 1498. Agora, observe os calendrios a seguir para responder s questes 17 e 18.

17) Identifique o dia da semana em que o navegador iniciou sua volta a Portugal. a) Monday. b) Tuesday. c) Sunday. d) Wednesday. e) Saturday.
Descritor: Saber usar o calendrio e identificar os nomes dos dias da semana em ingls.

18) Identifique o dia da semana em que a armada chegou costa de Moambique. a) Sunday. b) Saturday. c) Monday. d) Wednesday. e) Thursday.
Descritor: Saber usar o calendrio e identificar os nomes dos dias da semana em ingls.

Vous aimerez peut-être aussi