Vous êtes sur la page 1sur 7

As mensagens DNS possuem um cabealho com tamanho fixo de:

12 bytes, sendo que os dois ltimos tratam o nmero de informaes adicionais.

Formato das mensagens DNS As mensagens trocadas pelo DNS utilizam protocolo UDP com a porta 53. O encapsulamento da mensagem mostrado conforme figura 2. A mensagem possui um cabealho de tamanho fixo (12 bytes) e uma rea de dados varivel. Nome de domnio que especifica a sua localizao exata na hierarquia da rvore do Domain Name System DNS. Trata-se de FQDN (Fully Qualified Domain Name) O Nome de Domnio Totalmente Qualificado (FQDN Fully Qualified Domain Name) descreve a relao exata de um host para o seu domnio. O DNS usa o FQDN para resolver um nome de host para um endereo IP.

Base de dados distribuda, organizada hierarquicamente, uma descrio sucinta do: Domain Name System (DNS)

Considerando o modelo TCP/IP de cinco camadas, o DNS um protocolo da camada de aplicao

IEEE 802.2 um controle lgico de enlace (LLC), que oferece servios de conexo lgica a nvel de camada 2. Implementando funcionalidades para transmisso confivel (conexes, controle de erro, controle de fluxo) oculta as diferenas entre as vrias tecnologias de LAN (em relao a camada de rede). Prov o formato de quadro nico, interface de servio nica, interface do MAC: Possui 3 tipos de servio:

1.Datagrama no confivel;
2.Datagrama com reconhecimento; 3.Confivel, orientado conexes Nos dois ltimos o quadro LLC inclui nmero de sequncia de reconhecimento.

Considerando as camadas da arquitetura de rede Wi-Fi e o modelo OSI, o padro IEEE 802.2 uma camada que tem a funo de LLC (controle do link lgico) O cabealho da mensagem DNS possui um tamanho de: 12 bytes.

O cliente DNS faz solicitao a um servidor DNS utilizando nome completo do host, como, por exemplo, www.algo.com.br. O servidor DNS responde ao cliente o endereo IP do host ou um cdigo de erro, caso o endereo no seja resolvido. Trata-se da resoluo de nome DNS do tipo: recursiva Resoluo de nomes Para que o endereo IP de determinado host na Internet seja encontrado, solicitando a pesquisa pelo nome do host, por exemplo www.ciclano.com.br, o servidor DNS ter que fazer a resoluo de nomes na sua base de dados. Esta resoluo nada mais do que retornar para o cliente que fez a solicitao, o endereo IP do host solicitado. Existem trs tipos de resoluo de nomes DNS: Resoluo recursiva Resoluo interativa Resoluo reversa Resoluo Recursiva: o cliente DNS faz solicitao a um servidor DNS, utilizando nome completo do host, por exemplo, www.fulano.com.br. O servidor DNS responder ao cliente, o endereo IP do host ou um cdigo de erro caso o endereo no seja resolvido. Resoluo Interativa: a solicitao feita por um servidor DNS a outro, isto quando a solicitao no encontrada em seu cadastro. Por exemplo a solicitao do DNS interno para o DNS externo. Resoluo Reversa: a solicitao que retorna o nome completo do host, dado seu endereo IP. Por exemplo, o cliente DNS faz a solicitao de resoluo reversa do endereo IP 192.168.137.101, a resposta desta solicitao na rede interna ser smtp.fulano.com.br. Gerenciando registros de recursos
Este tpico ainda no foi avaliado como - Avalie este tpico

Gerenciando registros de recursos


Aps criar uma zona, os registros de recursos adicionais necessrios precisam ser adicionados a ela. A maioria dos registros de recursos (RRs) a serem adicionados : Host (A) Para mapear um nome de domnio DNS para um endereo IP usado por um
computador. Alias (CNAME) Para mapear um nome de domnio DNS alias para outro nome primrio ou cannico. Servidor de Mensagens (MX) Para mapear um nome de domnio DNS para o nome de um computador que troca ou encaminha mensagens. Ponteiro (PTR) Para mapear um nome de domnio DNS inverso com base no endereo IP de um computador que aponta para o nome de domnio DNS encaminhado desse computador. Localizao de servios (SRV) Para mapear um nome de domnio DNS para uma lista especfica de computadores host DNS que oferecem um determinado tipo de servio, como controladores de domnio do Active Directory. Outros registros de recursos conforme necessrio.

Registros de recursos de host (A)

Os registros de recursos de host (A) so usados em uma zona para associar os nomes de domnio

DNS de computadores (ou hosts) aos seus endereos IP e podem ser adicionados a uma zona de diversas maneiras:
Voc pode criar manualmente um registro de recurso A para um computador cliente TCP/IP esttico usando o console do DNS. Os servidores e clientes do Windows usam o servio do cliente DHCP para registrar e atualizar dinamicamente seus prprios registros de recursos A no DNS quando uma alterao de configurao IP ocorre. Os computadores cliente ativados para DHCP que executam verses anteriores de sistemas operacionais da Microsoft podem ter seus registros de recursos A registrados e atualizados pelo proxy se eles obtiverem suas concesses IP a partir de um servidor DHCP qualificado (somente o servio do servidor DHCP do Windows Server 2003 e do Windows 2000 fornecem atualmente suporte a esse recurso).

O registro de recurso de host (A) no obrigatrio para todos os computadores, mas necessrio para computadores que compartilham recursos em uma rede. Qualquer computador que compartilha recursos e precisa ser identificado por seu nome de domnio DNS precisa usar registros de recursos A para fornecer resoluo de nome DNS para o endereo IP do computador. A maioria do RRs A obrigatrios em uma zona pode incluir outras estaes de trabalho ou servidores que compartilham recursos, outros servidores DNS, servidores de correio e servidores da Web. Esses registros de recursos incluem a maioria dos registros de recursos em um banco de dados de zona. Para obter mais informaes, consulte Referncia de registros de recursos. Registros de recursos de alias (CNAME)

Os registros de recursos de alias (CNAME) so tambm algumas vezes denominados nomes cannicos. Esses registros permitem que voc use mais de um nome para apontar para um nico host, tornando mais fcil a execuo de tarefas como hospedar um servidor FTP e um servidor Web no mesmo computador. Por exemplo, nomes de servidor conhecidos (ftp, www) so registrados usando RRs CNAME que mapeiam para nome de host DNS, como "server-1", do computador servidor que hospeda esses servios.
Os RRs CNAME so recomendados para uso nos seguintes cenrios: Quando um host especificado em um RR A na mesma zona precisa ser renomeado. Quando um nome genrico de um servidor conhecido, como www, precisa ser resolvido para um grupo de computadores individuais (cada um com RRs A individuais) que fornecem o mesmo servio. Por exemplo, um grupo de servidores da Web redundantes. Ao renomear um computador com um RR A existente na zona, voc pode usar um RR CNAME temporariamente para permitir um perodo de cortesia a usurios e programas para alternar da especificao do nome de computador antigo para usar o novo. Para fazer isso, voc precisa do seguinte: Para o novo nome de domnio DNS do computador, um novo RR A adicionado zona. Para o nome de domnio DNS antigo, um RR CNAME que aponta para o novo RR A adicionado. O RR A original do nome de domnio DNS antigo (e seu RR PTR associado, se aplicvel) removido da zona. Ao usar um RR CNAME para renomear ou criar um alias para um computador, defina um limite temporrio para o perodo que o registro ser usado na zona antes de ser removido do DNS. Se voc esquecer de excluir o RR CNAME e, posteriormente, seu RR A associado for excludo, o RR CNAME poder desperdiar os recursos do servidor tentando resolver consultas para um nome que j no mais usado na rede. O uso mais comum para um RR CNAME fornecer um nome de domnio de alias DNS permanente para resoluo de nome genrico de um nome baseado em servio, como www.example.microsoft.com, para mais de um computador ou um endereo IP usado em um servidor Web. Por exemplo, o tpico a seguir mostra a sintaxe bsica de como um RR CNAME usado. alias_name IN CNAME primary_canonical_name

Nesse exemplo, um computador denominado host-a.example.microsoft.com precisa funcionar como um servidor Web denominado "www.example.microsoft.com." e um servidor FTP denominado "ftp.example.microsoft.com". Para obter o uso pretendido para o nome desse computador, voc pode adicionar e usar as seguintes entradas de CNAME na zona example.microsoft.com:

host-a IN A 10.0.0.20 ftp IN CNAME host-a www IN CNAME host-a Se, posteriormente, voc decidir mover o servidor FTP para outro computador, separado do servidor Web em "host-a", simplesmente altere o RR CNAME na zona para ftp.example.microsoft.com e adicione um RR A a mais para a zona do novo computador que hospeda o servidor FTP. Com base no exemplo anterior, se o novo computador foi nomeado "hostb.example.microsoft.com", os RRs A e CNAME novos e revisados sero como os seguintes:

host-a IN A 10.0.0.20 host-b IN A 10.0.0.21 ftp IN CNAME host-b www CNAME host-a Para obter mais informaes, consulte Referncia de registros de recursos. Registros de recursos de servidor de mensagens (MX)

IN

O RR de servidor de mensagens (MX) usado por aplicativos de email para localizar um servidor de mensagens com base em um nome de domnio DNS usado no endereo de destino do destinatrio de uma mensagem. Por exemplo, uma consulta DNS para o nome "example.microsoft.com" pode ser usado para localizar um RR MX, ativando um aplicativo de email para encaminhar ou trocar mensagens para um usurio com o endereo eletrnico "user@microsoft.com".
O RR MX mostra o nome de domnio DNS do computador ou computadores que processam mensagens para um domnio. Se existirem vrios RRs MX, o servio do cliente DNS tentar contatar os servidores de mensagens na ordem de preferncia do valor mais baixo (prioridade mais alta) para o valor mais alto (prioridade mais baixa). O exemplo a seguir mostra a sintaxe bsica para o uso de um RR MX. mail_domain_name IN MX preference mailserver_host Usando os RRs MX mostrados abaixo na zona example.microsoft.com, a mensagem endereada para user@example.microsoft.com enviada primeiro para user@mailserver0.example.microsoft.com, se possvel. Se esse servidor no estiver disponvel, o cliente resolvedor poder, ento, usar user@mailserver1.example.microsoft.com.

@ IN MX 1 mailserver0 @ IN MX 2 mailserver1 Observe que o uso da arroba (@) nos registros indica que o nome de domnio DNS do remetente o mesmo nome da origem da zona (example.microsoft.com). Para obter mais informaes, consulte Referncia de registros de recursos. Registro de recurso de ponteiro (PTR)

Os RRs de ponteiro (PTR) so usados para fornecer suporte ao processo de pesquisa inversa, com base nas zonas criadas e com raiz no domnio in-addr.arpa. Esses registros so usados para localizar um computador por seu endereo IP e resolver essa informao para o nome de domnio DNS desse computador.
Os RRs PTR podem ser adicionados zona de vrias maneiras: Voc pode criar manualmente um RR PTR para um computador cliente TCP/IP esttico usando o DNS, como um procedimento separado ou como parte do procedimento para criar um RR A. Os computadores usam o servio do cliente DHCP para registrar e atualizar dinamicamente seus RRs PTR no DNS quando uma alterao de configurao IP ocorrer. Todos os outros computadores cliente ativados para DHCP podem ter seus RRs PTR

registrados e atualizados pelo servidor DHCP se eles obtiverem suas concesses IP a partir de um servidor qualificado. O servio do servidor DHCP do Windows Server 2003 e do Windows 2000 fornece esse recurso. O registro de recurso de ponteiro (PTR) usado apenas nas zonas de pesquisa inversa para dar suporte pesquisa inversa. Para obter mais informaes, consulte Referncia de registros de recursos. Registros de recurso de localizao de servios (SRV)

Para localizar os controladores de domnio do Active Directory, os RRs de localizao de servios (SRV) so necessrios. Normalmente, voc pode evitar uma administrao manual do RR SRV durante a instalao do Active Directory.
Por padro, o <b>Assistente para instalao do Active Directory</b> tenta localizar um servidor DNS com base na lista de servidores DNS preferidos ou alternativos, configurados em uma de suas propriedades de cliente TCP/IP, para qualquer uma de suas conexes de rede ativa. Se um servidor DNS que pode aceitar uma atualizao dinmica do RR SRV (e outros RRs relativos ao registro do Active Directory como um servio no DNS) for contatado, o processo de configurao ser concludo. Se, durante a instalao, um servidor DNS que pode aceitar atualizaes de nome de domnio DNS usado para nomear seu Active Directory no for encontrado, o assistente poder instalar um servidor DNS localmente e configur-lo automaticamente com uma zona que tem como base o domnio do Active Directory. Por exemplo, se o domnio do Active Directory que voc escolheu para seu primeiro domnio na floresta foi example.microsoft.com, a zona cuja raiz se encontra no nome de domnio DNS de example.microsoft.com deve ser adicionada e configurada para ser usada com o servidor DNS que est sendo executado no novo controlador de domnio. Se voc instalar ou no o servio do servidor DNS localmente, um arquivo (Netlogon.dns) ser gravado e criado durante o processo de instalao do Active Directory que contm os RRs SRV e outros RRs necessrios para dar suporte ao uso do Active Directory. Esse arquivo est localizado na pasta systemroot\System32\Config. Se voc est usando um servidor DNS que se ajusta a uma das descries a seguir, use os registros no Netlogon.dns para configurar manualmente a zona primria nesse servidor para dar suporte ao Active Directory. 1. O computador que opera seu servidor DNS est executando em outra plataforma, como UNIX, e no pode aceitar nem reconhecer atualizaes dinmicas. 2. O servidor DNS nesse computador, que no o servio do servidor DNS fornecido com a famlia Windows Server 2003, autorizado para a zona primria correspondente ao nome de domnio DNS do seu domnio do Active Directory. 3. O servidor DNS oferece suporte ao RR SRV, conforme definido no documento da Internet, "Um RR DNS para especificar a localizao dos servios (DNS SRV)", mas no oferece suporte a atualizaes dinmicas. Por exemplo, o servio do servidor DNS fornecido com o Windows NT Server 4.0, quando atualizado para o Service Pack 4 ou posterior, se ajusta a essa descrio. No futuro, o RR SRV tambm poder ser usado para registrar e pesquisar outros servios TCP/IP conhecidos na sua rede se os aplicativos implementarem e fornecerem suporte s consultas de nome DNS que especifiquem esse tipo de registro. Para obter mais informaes, consulte Referncia de registros de recursos. Outros registros de recursos

Outros registros de recursos adicionais recebem suporte dos servidores DNS do Windows Server 2003 e so usados menos freqentemente na maioria das zonas. Esses tipos adicionais de registros de recursos podem ser adicionados conforme necessrio usando o console do DNS. Para obter mais informaes sobre os registros de recursos com suporte, consulte Referncia de registros de recursos.

INCORRETO afirmar:
Dentre os tipos de registros de recursos do DNS, o CNAME tem como funo especificar o nome do host preparado para aceitar mensagens de correio eletrnico para o domnio especificado.

CORRETO afirmar: O servio TCP obtido quando tanto o transmissor quanto o receptor criam pontos extremos chamados soquetes; o soquete consiste no endereo IP do host e em um nmero de 16 bits local para esse host, chamado porta. A possibilidade de acesso ao servidor NFS requer que trs daemons estejam executando e, entre eles, o portmap, para permitir aos clientes NFS saberem qual porta o servidor NFS est utilizando. O FTP trabalha com o modelo cliente-servidor e possui a caracterstica de utilizar uma conexo de controle (dedicada aos comandos FTP e suas respostas); e uma conexo de dados (dedicada transferncia de dados). No contexto do SNMP, configurar os parmetros dos objetos gerenciados e responder s solicitaes dos gestores funo do Agente Principal (Master Agent).

Dado um comando ftp ftp.xxxx.com fato que o endereo aps o ftp necessita ser traduzido para um endereo numrico para o servidor (IP). Quem realiza essa traduo o protocolo DNS.

Considere: I. Autenticao. II. Privacidade. III. Controle de acesso. Quanto aos servios, o protocolo SNMPv3 fornece o que se afirma em I, II, III

O servidor DNS que o navegador usar aquele que est configurado para o computador usar. Todos os computadores que esto conectados Internet tm um campo para configurao do endereo IP de pelo menos um servidor DNS, normalmente configurado: automaticamente pelo DHCP

A solicitao de DNS passada camada de Transporte que, antes de entregla camada de Rede, envolve-a em um pacote: UDP

Uma organizao pode criar uma entrada para orientar pessoas e programas na direo correta quando informado um domnio inadequado (p.ex. nome@pa.unv.edu.br quando o correto seria nome@cpa.unv.edu.br). O registro do DNS para o IPv4 que permite essa correo o CNAME

O DNS um protocolo da camada de __I__ e suas requisies so feitas usando a porta 53 do protocolo __II__ na camada de __III__. As lacunas I, II e III devem ser preenchidas, respectivamente, por aplicao, UDP
e transporte.

Em relao ao nvel de aplicao Internet TCP/IP, correto afirmar: Na


comunicao com o resolvedor, o servidor DNS usa como padro a porta 53 e o protocolo UDP.

III. "gesto.infraero.br" um DNS recursivo e "infraero.br" um DNS mandatrio.

Dentre os principais tipos de registros de recursos do DNS para o IPv4, SOA significa: Incio de autoridade.

Vous aimerez peut-être aussi