Vous êtes sur la page 1sur 4

dQUESTES DA PROVA DE DIREITO CONSTITUCIONAL AV1 E AV TERESINHA: (11) 5221-6433 ROSE:

Devonica: 75-99721545 OU 758266-1786 MARIZA_G: TIM 011 9 87021820 MINHA NOOOOOOOOOOOOOOOOSSA, VC REAL MESMO? AFFFFFF COMO PODE SER TO LINDA ASSIM ME DIZ? CONFESSO QUE FIQUEI ENCANTADO POR SUAS FOTOS E CONSEQUENTEMENTE POR VC, LINDAAAAAAA D++++++++++ DA CONTA, PARABNS.

1. Suplente de deputado estadual possui as garantias constitucionais de imunidade parlamentar, bem como a ele se estende a prerrogativa de foro, pois ostenta a posio de substituto eventual do titular do mandato. R: falso, As imunidades parlamentares apenas so prerrogativas previstas Deputados e Senadores enquanto em exerccios de suas atribuies. Elas no se estendem a outras pessoas do poder legislativo como assistentes, auxiliares e acessores, to pouco aos suplentes. 2. Conforme a C.F., aos deputados estaduais se estende a imunidade formal. Est expressa a inviolabilidade civil e penal dos deputados por suas opinies, palavras e votos, neutralizando a responsabilidade do parlamentar nessas esferas. R: falso, primeiramente pois a inviolabilidade civil e penal dos deputados por suas opinies, palavras e votos tida como imunidade material. Segundo, a C.F. prev a extenso da imunidade material e formal tambm. 3. A Constituio Federal prev imunidades materiais e formais aos deputados estaduais e vereadores. No que tange a estes, no entanto, a imunidade material limitada territorialmente circunscrio do municpio. R: falso, Apesar da imunidade material dos vereadores serem limitadas territorialmente a sua circunscrio eletiva, a eles no foram estendidas as imunidades formais, tornando a questo incorreta. 4. A no apreciao pela cmara dos Deputados e, aps pelo Senado Federal, no prazo de 45 dias contados da publicao, tem como conseqncia apenas o sobrestamento da deliberao dos projetos de emenda a constituio. R: falso, Trata-se de procedimento sumrio instaurado mediante pedido de urgncia para aprovao de Lei de iniciativa do Presidente da Repblica. Neste trmite o projeto de Lei dever ser apreciado e at 45 dias em cada casa, sob pena de sobrestamento das demais votaes, salvo as que tiverem prazo assinalado pela C.F., logo no apenas os projetos de Emenda a Constituio sero sobrestados.

5. No processo legislativo, a promulgao de iniciativa do presidente do senado, no caso de rejeio de veto e sano tcita de projeto de lei, diante da omisso do presidente da repblica. R: verdadeiro, Caber ao Presidente do Senado sancionar projeto de lei, cujo veto presidencial fora rejeitado pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. Entretanto, aps esta aprovao o projeto de lei ser enviado antes para o presidente da republica para que este promulgue a lei no prazo de 48 horas, visto que s ento a competncia transmitida ao Presidente do Senado Federal, tambm no mesmo prazo. 6. A edio de Medida Provisria torna prejudicado o projeto de lei que disciplina o mesmo assunto e que, a par j aprovado pelo Congresso Nacional, est pendente sano ou veto do Presidente da Repblica. R: falso, Constitui uma das vedaes materiais a edio de Medidas Provisrias a regulamentao de tema j aprovado pelo Congresso Nacional, pendente apenas de sano ou veto do chefe do executivo. 7. O processo de elaborao de decreto legislativo assemelha-se ao de lei ordinria com relao a apresentao de veto do Presidente da Republica. R: falso, Diferente do procedimento das leis ordinrias, que so encaminhadas para sano ou veto do Presidente da Repblica, os decretos legislativos constituem normas primrias que regulamentam matrias privativas do Congresso Nacional, dispostas por exemplo no art. 49 da C.F., no necessitando de sano ou veto presidencial. 8. A nomeao, pelo presidente da Repblica, do advogado geral da unio depende de prvia aprovao do senado federal, que o far em escrutnio secreto. R: falso, A nomeao de Advogado Geral da Unio livre pelo Presidente da Repblica como tambm sua destituio, haja vista a finalidade do cargo, que busca defender os interesses pblicos da Unio. 9. Embora nomeado pelo presidente da republica para um mandato de dois anos, o procurador geral da republica poder ser destitudo do cargo, de oficio, antes do termino do mandato, por deciso da maioria absoluta dos senadores. R: verdadeiro, Para destituio de oficio do Procurador Geral da Republica necessrio a aprovao da maioria absoluta do senado federal. Tendo em vista o Procurador Geral da Repblica (PGR) ser o responsvel por denunciar o Procurador da Repblica em casos de responsabilidade para julgamento, sua destituio deve ser submetida ao crivo do Senado Federal. 10. No tocante a responsabilizao do presidente da republica, so alternativas as sanes de perda de cargo de presidente e de inabilitao, por oito anos, para o exerccio de funo pblica. R: falso, ....

AV2

1. A advocacia pblica, apesar de prestar consultoria e assessoramento jurdico ao poder executivo, um rgo independente, e seus membros so possuidores das mesmas garantias do Ministrio Pblico. R: falsa, 2. Os membros do Ministrio na sua totalidade esto impedidos de exercer a advocacia, outra funo publica ou atividade poltico partidria. R: falsa, Duas vedaes expostas na alternativa no so absolutas. O impedimento de membro do M.P. exercer outra funno pblica possui a exeo da possibilidade de exercer uma de magistrio. E quanto a atividade poltico-partidria tambm possui exceo por previso legal. 3. O magistrado somente perde o cargo mediante sentena judicial transitada em julgado, garantia que se aplicam, indistintamente, a todos os juzes e aos ministros do STF e demais tribunais superiores. R: falso, Pois tratando-se de garantia de vitaliciedade que consiste uma das prerrogativas dos magistrados. Por ela, os magistrados aps 02 anos de efetivo exerccio, apenas podero perder o cargo por sentena judicial transitada em julgado. Entretanto, a questo analisada incorre em erro ao afirmar que esta regra se aplica indistintamente tambm aos Ministros do STF, pois neste caso h um abrandamento da vitaliciedade. Isto por que os membros do STF tambm podem perder o cargo por julgamento do senado federal, nos crimes de responsabilidade, cominados com a inabilitao para funo publica por 08 anos, que o caso do impeacheman. 4. Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a sumula vinculante aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber argio de descumprimento a preceito fundamental ao STF, que, julgado-a procedente, anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial impugnada, e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso. R: falso, Diante de ato administrativo ou deciso judicial que contrarie sumula vinculante ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao STF, que julgado-a procedente, mandar anular ato ou deciso em questo, e determinara que outra seja proferida. 5. Aos juzes vedado exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. R: verdadeira, Esta regra tambm conhecida como quarentena e tem por finalidade evitar o trafego de influencia do juiz perante seus ex-servidores.

6. Compete ao STJ processar e julgar, originalmente, os litgios entre estado estrangeiro ou organismo internacional e a unio, o estado, o distrito federal ou territrio. R: falso, A questo traz uma competncia originria do STF e no do STJ. 7. O tempo de durao do estado de defesa no ser superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo, se persistirem as razes que justifiquem a sua decretao. R: verdadeira, Est correto o prazo e a previso de apenas uma prorrogao por mais 30 dias em caso de estado de Defesa. Vale ressaltar que aps a decretao e tambm a prorrogao, o presidente de republica deve submeter o decreto aprovao do Congresso Nacional. Em caso de persistncia dos motivos ensejadores por prazo alm do legalmente estipulado na C.F. dever o estado de defesa ser convertido em estado de stio, sendo este aplicado com a prvia aprovao do Congresso Nacional. 8. Enquanto durar o estado de sitio podero ser impostas restries a difuso de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas casas legislativas, independente de licena da sua respectiva Mesa. R: falso, caso o decreto que instaure o estado de sitio quanto a previso das restries a liberdade de pensamento, as mesmas no alcanam os parlamentares em deliberaes na suas respectivas Casas Legislativas, salvo haja licena das mesmas. 9. Os membros do Ministrio Pblico gozam de garantia da vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo, salvo por sentena transitada em julgado, ou por deciso do conselho nacional do ministrio pblico em processo administrativo, garantindo o contraditrio e a ampla defesa. R: falso, A garantia da vitaliciedade implica que os membros do MP apenas podero perder o cargo, aps 02 anos de efetivo exerccio, por sentena judicial transitada em julgado. Porm, no h previso legal desta perda por deciso do CNMP, em processo administrativo. 10. Para efeito da repercusso geral, necessrio interposio de recurso ao STF, ser considerada a existncia, ou no, de questes do ponto de vista econmico, poltico ou jurdico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. R: verdadeira, A repercusso geral deve ser demonstrada nos recursos ao STF, com a devida relevncia dos aspectos elencados na questo, bem como a demonstrao do interesse social da causa e no apenas os individuais atinentes apenas as partes.

Vous aimerez peut-être aussi